Política

ADI avança com mega manifestação esta quarta – feira

O partido que ganhou as eleições legislativas de 2010, e cujo governo caiu através de uma moção de censura, promete inundar a cidade de São Tomé, com milhares de pessoas em manifestação de protesto contra a queda do décimo quarto governo constitucional, liderado por Patrice Trovoada, mas também para exigir a realização imediata de eleições legislativas antecipadas. Líder sindical como Aurélio Silva, vulgo Cauíque, está a mobilizar os membros do sindicato da Função Pública para aderir em massa a manifestação. Megafones da ADI, estão a sensibilizar populações de várias localidades para vir a cidade capital. Para convocar eleições legislativas antecipadas, o Presidente da República e Chefe de Estado, deve dissolver a Assembleia Nacional. E para que tal aconteça o Chefe de Estado tem que ouvir o Conselho de Estado, e só com o parecer favorável do órgão de consulta, a Assembleia Nacional pode ser dissolvida.

    91 comentários

91 comentários

  1. Hitler de são tome

    5 de Dezembro de 2012 as 9:31

    Se você é cidadão consciente, e não está interessado no banho, então mantenha-te no teu posto de trabalho! É com trabalho que o país desenvolve. Não adira a esta pouca vergonha!

    • Lucas vaz

      5 de Dezembro de 2012 as 11:02

      Quando os militantes do ADI perceberem que o problema do país e do partido está no Ex-Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, esta situação irá mudar…

    • Francisca CL

      5 de Dezembro de 2012 as 20:35

      Queremos eleições antecipadas=queremos banho antecipado. Raciocinio de pobre coitado e de irresponsáveis, que acham que conseguem comprar a consciencia de todos com dinheiro

    • José Moscavide

      5 de Dezembro de 2012 as 20:37

      Inacreditável

    • alcino Pinto

      6 de Dezembro de 2012 as 10:12

      voces tem medo de devolver o poder ao povo? bandidos, voces todos como esse jornal serao abatidos, lembrem que sao tome nao e so sempre santo, um dia vira a revolucao.

  2. Teixeira

    5 de Dezembro de 2012 as 9:34

    É isso ai.
    o que tá bom, não se muda.

    força ai meus irmãos estou com vocês.
    O MAIS IMPORTANTE É OUVIR E RESOLVER O QUE POVO QUER.

    • Moço Lazon

      5 de Dezembro de 2012 as 12:28

      Será que o povo sabe o que quer? Parece-me mais que o povo deixa-se enganar por aquele que dá mais banho.

  3. JOSE CARLOS

    5 de Dezembro de 2012 as 9:34

    Que brincadeira de mau gosto…. espero que o Povo santomense não ceda a chantagens do Patrice Trovoda e dos seus seguidores….

    • Estevão Maluco

      5 de Dezembro de 2012 as 9:55

      Querem manifestações???? Que façam. Onde é que está o problema? O país tem uma democracia para isto mesmo. Que façam duas, três, quatro ou cinquenta manifestações. É um direito que têm. Agora isto não me parece que seja o suficiente ou adequado como chantagem para inverter as coisas ao favor do senhor Patrice. O país tem leis e procedimentos que não podem ser violados em função de manifestações de qualquer partido ou movimento. Que façam cem ou duzentas manifestações, eu nãpo vejo qualquer problema nisto. É talvez até bom cpomo forma de ajudar a nossa democracia a crescer neste âmbito.

      • Moço Lazon

        5 de Dezembro de 2012 as 12:32

        Ser democrático não é só fazer manifestações . Tenho quase a certeza que mais de metade dos que manifestam não sabem o porquê (a essência)da manifestação, manifestam porque ouvirão que há manifestação.

        • Estevão Maluco

          5 de Dezembro de 2012 as 13:35

          Não deixa de ser democrático participar ou não em manifestações independentemente de se saber o significado ou objectivos da mesma, ou não? Isto chama-se liberdade. Eu devo participar em manifestações de quelquer tipo quer entenda ou não os objectivos que a mesma representam. Ou não? Só na ditadura é que eu estou privado de participar em qualquer coisa independentemente de saber ou conhecer os objectivos da mesma.

          • Moço Lazon

            5 de Dezembro de 2012 as 21:57

            O que demonstras agora é a mesma ignorância demonstrada pelo povo com o slogan “Patrice sai, Pinto sai”. Meu amigo, desculpa-me, mas eu tenho outra noção de liberdade. E não manifesto sem saber o objetivo e mesmo sabendo-os tenho que analisa-los pelos meus princípios e saber se valem mesmo a pena. E os cartazes nas mãos do povo mostram a ignorância e e o desconhecimento do conceito democracia e liberdade. E outra coisa, para ser democrático tem-se no mínimo que conhecer a constituição da democracia e conhecer os poucos poderes que tem um PR. No meu ponto de vista manifestar sem saber o objetivo é ignorância a todos os níveis e os espertos (Governo, e os partidos da oposição) manipulam fácil. Nenhum país se desenvolve quando há uma demonstração massiva da de falta de conhecimento e informação da população.

  4. Zé Maria Cardoso

    5 de Dezembro de 2012 as 9:36

    Sr. Patrice Trovoada, 1º Ministro dimitido,
    Sua Exª q faça um esforço adicional a estar e conviver na democracia. ADI q indique um novo PM e forme o seu Governo no respeito a minoria eleitoral.
    Deve buscar casamento com o diabo, coisa normal na democracia para suster o Governo minoritário no Parlamento até ao fim da legislatura.
    O povo de STP na paz, na estabilidade e na fraternidade lhe agradece sem qq banho.

  5. SUN DOLO

    5 de Dezembro de 2012 as 9:40

    Levy e os amigos estáo doidos varido. Deviam em vez de mega manifestaçáo preocupar que se avizinha a quadra festiva e deveriam se preocupar com a barriga das pessoas. O que os santomeses teráo a mesa na seia de natal e ano novo. Queremos paz. querem é confusáo e matar coitados.Um politico serio náo tira o povo desgraçado a fome de casa para defender seus interesses.
    Povo para essa malta serve de escudo, promovam debates na TVS entre vocés mostrem os vossos programas capacidades e convençam as pessoas que sabem.

    • não te interessa

      6 de Dezembro de 2012 as 12:11

      Meu caro leitor aprenda a escrever não se escreve ceia com S mais sim com C

  6. JOSE CARLOS

    5 de Dezembro de 2012 as 9:40

    Caso a ADI insistir na chantagem, o senhor PR deve chamar o MLSTP para formar governo e a ADI que vá a oposição, não podemos continuar nisso por causa dos caprichos pessoais do Patrice Trovoada

  7. santos e pecadores

    5 de Dezembro de 2012 as 10:01

    Ah… agora e chantagem? Eleições legislativas antecipadas e ja. Quem ganha governa. O MLSTP tem estado a governar sem ganhar eleições.Qual a ultima vez que o MLSTP/PSD(Partido dos Ladores de STP e Pinto Sabe Disso) ganhou
    eleições legislativas? Respondam por favor, mas teem estado a gorvernar e a enriquecer-se.

  8. Boris

    5 de Dezembro de 2012 as 10:04

    São Tomé e Príncipe fez um dos avanços mais significativos na história do Index de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional , publicado esta manhã para 2012: http://www.transparency.org/cpi2012/results. É um salto de 28 posições – do 100a ao 72a, que São Tomé e Príncipe agora divide com a Itália e Bósnia e Herzegovina e imediatamente abaixo da África do Sul, deixando a maioria África subsaariana trás.

    • Jacaré

      5 de Dezembro de 2012 as 10:35

      Por que razão o Patrice não acaba com o banho? Por que razão o Patrice ainda continua a pagar as pessoas para participarem em manifestações? Por que razão o Patrice instituiu a corrupção e cénsura na rádio e televisão pública de S.T.P? Isto é que é importante, ao contrário de todos os índices que publicam por ai.

    • Mimi

      5 de Dezembro de 2012 as 15:46

      E pagar pessoas para se manifestarem a seu favor nao é corrupçao, é democracia e transparência! Somos Todos Parvos

  9. JOSE CARLOS

    5 de Dezembro de 2012 as 10:17

    Senhor Santos pecadores,

    Seria bom que o senhor tambem compreendesse que em democracia quem governa deve prestar contas…. Das duas uma ou o senhor é muito burro e não percebe nada de democracia, ou é um dos privilegiados que vive à custa das benesses que o poder lhe dá… Desculpa a franqueza

    • Mé Pó Feladu

      6 de Dezembro de 2012 as 8:45

      Meus caros deixemos de politicas de odio porque gostaria de desafiar a todos os comentarista deste jornal qual foi o primeiro ministro que prestou conta neste pais no parlamento que o povo assistiu em directo quer na tv e rn.passado recente quando o brasil decidiu atribuir a stp uma lina de credito de usd 5000 que em qualquer pais do mundo é muito dinheiro o rafael foi a parlamento informar aos deputados qual seria a melhor forma de fazer gestao credito o que aconteceu meus senhores limitaram a criar uma empresa fiticia nao foi feito qualquer concurso publico surgiu stp traing para delapidar este montante e o povo e aue vai pagar quanddo decidiram vender a accoes da enco a sonagol os deputados foram informados, so venho a tona porque a distribuição do bolo convenhamos como foi construido a doca de pesca o sr delfim deu satisfação aos deputados na altura, enfim n coisas que devia estar a pronunciar aqui como mais um exemplo o actual presidente da assembleia ja devolveu ao cofre do estado o dinheiro que desviou enquanto pca da air s.tomé, jorge amado fundo do bad na altura era psd no poder bad exigiu a sua demissão ou então suspendia o financiamento que estava em curso, caso de fundo da camara de comercio usd 1.500, portanto sr presidente da republica isto nao passa de uma manobra sua, porque vejamos em portugal o governo de socrates
      foi sujeito a moção e o cavaco silva marcou eleições antecipadas porque que o sr presidente tambem devia fazer o mesmo em vez de criar espaço para os bandido ladroes irem de novo ao poder, na democracia quem tem a palavra é o povo o sr pr devia devolver a palavra ao povo, pq tudo isto so por este governo ter menoria, portanto no dia que surgir uma eleição em que houver maioria a mocão de censura tera lugar como mesmo o pm tiver a fazer algo que não agrada a oposição nesta alura teram que aceitar, viva sdemocracia

  10. Nikilay Monteiro

    5 de Dezembro de 2012 as 10:22

    Ao em vez de copiarem Cabo Verde, estão a copiar Guiné Bissau.

  11. Nikilay Monteiro

    5 de Dezembro de 2012 as 10:26

    peço desculpas ,queria escrever invés.

  12. inem tlaxa ê

    5 de Dezembro de 2012 as 10:26

    quero dizer vos que com este decreto do presidente, nem se o Pateta Travado fizer uma manifestação tamanho do mundo o mudaria.

  13. Kê Kuá-Kê Blágá -Agora que é.

    5 de Dezembro de 2012 as 10:27

    O Povo pequeno está sendo enganados pelo Patrice Trovoada, nós santomenses temos que abrir os olhos , quem é maluco vai a manifestação , quero eu pergutar , onde estiveram esses senhores , qual o motivo que levaram eles não aparecerem no parlamento . cumá ponto pé dá ni gibá . Eles estão pedir a população para participar pedindo eleições antecipadas. E mais ao senhor Aurélio Silva , se o sindicato dos trablahadores do estado tem alguma coisa a ver com a situação do governo .Penso que ele já recebeu dodooooo.

    • tem panciencia

      5 de Dezembro de 2012 as 10:49

      Aurelio silva e um camelo, deveria ser ruado dessa instituição, lacaio

    • olho grande

      5 de Dezembro de 2012 as 11:36

      deves ser um dos assaltantes

  14. sandra pereira

    5 de Dezembro de 2012 as 10:35

    telanon é uma fraude. até nas pontuações há aldrabices. se alguém classifica um comentário com bom, telanon, automaticamente classifica a mesma noticia com ruim. isto é uma fraude.

  15. em nome da lei

    5 de Dezembro de 2012 as 10:47

    e isso vamos todos a rua manifestar o nosso descontentamento meu povo somos livre bora la

  16. Pidu Mamon

    5 de Dezembro de 2012 as 10:51

    Manif ordeira sempre aceitavel.

  17. meu namorao

    5 de Dezembro de 2012 as 11:19

    porqué discutir como apareceu o problema, ou o tamanho? discutam como resolver o problema. povo esta cansado do blá blá blá

  18. Féde ká Dóxi

    5 de Dezembro de 2012 as 11:23

    O Patrice já teve tempo de entender que existem pessoas dentro do ADI que está contra a manisfestação. Quero ver o Patrice a frente da manifestação. Ele não vai.
    Pôvo abra os olhos. O processo já não tem retrocesso.
    SDe o ADI não forma o governo. O MLSTP que assuma e encontree paz para esse pôvo e o ADI vai para oposição e ponto final. parágrafo. Não haverá recapitulação da matéria dada. Vai pra casa e já não haverá comunicação social para Levy/Kauike mandar bocas.

  19. Bobuwabo

    5 de Dezembro de 2012 as 11:32

    Amigos de ADI

    É bom vçs ler a biblia,la diz o Seguinte,nenum cego pode guiar outro cego ambos cairam,O PT esta cego de poder mas ele sozinho não faz nada, ainda com acompanhante burro é pior é bom ele se alcamar td é leve leve.

  20. Tuntuntu

    5 de Dezembro de 2012 as 11:45

    Pois… quando um chefe vive na arrogância na cegueira de poder e dinheiro pensando que pode tudo… esta ai a lição, PM vai a casa receber a aula de como ser humilde. Não cumeu angu nem trepou fruteira anca anca quero governar… falta te muito. PM não ‘e Santomense e cuidado ele tem pensamentos muçulmano.

  21. José Junqueira

    5 de Dezembro de 2012 as 12:11

    Só se tivéssemos um demónio no palácio o Parlamento nao seria dissolvido. So se tivessemos um demónio no palácio o MLSTP e PCD seriam convidados para formar governo. Estou certo que nada disso ira acontecer e por isso teremos eleições antecipadas já.

  22. Mimi

    5 de Dezembro de 2012 as 12:26

    O ADI a usar o povo (pobre povo) como escudo para atingir objectivos até agora pouco claros. Pouca vergonha e grande irresponsabilidade deste partido numa onda de desespero para salvaguardar o que só eles mesmo sabem. Mas como estamos em democracia, que o povo vá atrás deles até quando puder!…

  23. silvia

    5 de Dezembro de 2012 as 12:38

    Povo lixo. peste devia vir expurgar – nos todos

  24. Mimi

    5 de Dezembro de 2012 as 12:46

    Aproveitando os desempregados para quem prometeu empregos que nao consegui arranjar… porque aquela hora ainda é de trabalho! E para quem fala em produçao e trabalho, esta é uma maneira engraçada de demonstrar esta intençao

  25. Corvo Negro

    5 de Dezembro de 2012 as 12:50

    o PR diz que após reflexão séria ao longo dos ultimos dias, decidiu convocar o ADI(que continuará a ser mioritário) para formar governo.

    A pergunta que fica no ar é a seguinte: Que estabilidade haverá se o ADI, agora chamado para novamente formar governo continuará a ser minoritario no parlamento? ou será que minoritariamente agora terá mais força sobre a fusão politica(MLSTP+PCD+MDFM+PARTIDOS INVISÍVEIS).???

    Entenda-se que esta saída, considerada sadia do PR, é uma saida para outro beco sem saída…

    será que na proxima crise, os As de Copa e 7 espadas não serão os trunfos da Presidência, para com ul solfão, fazer a nomeação de um Governo de Iniciativa PR. ver-se-á e vale a pena esperarmos sentados para não nos cansarmos…

    • Graça

      6 de Dezembro de 2012 as 8:42

      É normal sim haver minoritário desde que haja conversação do entendimento do governo e oposição. Somos S.T.P manteiga(MLSTP/PSD) , marmelada(PCD), açucarinha(MDFM/PL) servem de comer o pão onde está contradição mas se o PTrovoada criar novo Governo ele pode vir ser até Presidente da Republica eu no lugar do Primeiro Ministro ñ entraria em desafios com Pinto nem com a Oposição.

  26. Maria do carmo

    5 de Dezembro de 2012 as 13:00

    Por favor senhores “poderosos” parem de fazer o meu povo de marionetes ao vosso bel prazer…
    parem de manipular o povo sãotomense…
    Querem se esconder atrás do povo, para fazer o vosso trabalho sujo.
    COVARDES.

  27. STP no coração

    5 de Dezembro de 2012 as 13:12

    É lamentável como o sindicato da função publica envolve em manifestações partidárias. O sindicato é de função pública ou do ADI??? Alguém pode me responder???

    • são tome

      5 de Dezembro de 2012 as 13:56

      O Cauique é um gajo sem escrupulos. Ele apoia quem lhe der grana. Claro como água, que não irão os funcionarios mas sim um pequeno grupo de gente que ele der uns trocos ( as sobras do que o PT lhe der).
      Estamos mesmo mal, um pedófilo ( e sabemos que pedofilo uma vez será pedofilo para sempre- dizem os psiquiatras) a representar trabalhadores da função pública!

    • A luta continua

      5 de Dezembro de 2012 as 15:05

      Meu amigo, o Cauique está procurando alguma grogeta do patrice por isso tem que fazer esse gesto pra ver se sai de la algumas somas em de dolares falsos. Isso não passa de uma brincadeira mas em fim julgo que os trabalahadores da função publica é quem deve tirar ilação de tudo isso.

      • A luta continua

        5 de Dezembro de 2012 as 15:08

        trabalhadores queria eu dizer

      • silvia

        6 de Dezembro de 2012 as 8:21

        o nosso governo poderia ter sido muito melhor. más também uma oposição que em mais de dois anos não apresenta uma proposta na assembleia esta a fazer oque no parlamento? fiquei indignada más depois eu me lembrei que estão lá no parlamento letrados que de letrados não têm nada. candongueiros, vendedores de loja condutores. enfim e estes é que querem viajar a custas do pais para encontros parlamentares .enfim cada povo tem os políticos que merecem.

    • Mimi

      5 de Dezembro de 2012 as 15:39

      Quando o Aurelio Silva organizar a próxima greve o ADI vem apoiá-lo. Afinal, uma mao lava a outra…

  28. Kebla

    5 de Dezembro de 2012 as 13:17

    Se deixam os ex-governantes em paz, porquê chatear o Patrice?…..Ele é apenas mais um contribuinte da miseria que se vive nas ilhas. Não é seguramente o ex-PM a causa dos males em STP. Em quê que Patrice é diferente dos outros? Deve-se discutir uma solução para as ilhas. Preocupar com Patrice??????
    Francamente……Há outras soluções plausíveis para o País.
    Imagine por acaso que forma-se outro Governo com qualquer força politica. Isto muda o quê em STP?
    – Analfabetismo, clientilismo politico, corrupcção, má gestão, salarios baixos, falta de energia, agua, rede de transportes publicos, estradas, gestão transparente dos bens publicos, distribuiçao equitativa da riqueza nacional, boa educação, saúde em condições para todos, bolsas de estudos para todos, apoio aos doentes em portugal e estudantes no estrangeiro, etc, etc…..
    Tanta coisa para se preocupar. Algum partido destes existentes preocupam-se com estas questões?
    Discute-se estes problemas no governo?
    Apenas querem saber de projectos para meter a dinheiro no bolso. É isso que os partidos dito politicos Santomenses discutem. Sejamos sérios meus senhores.
    O Patrice não é o único responsavel por isto. Vocês todos sabem quem são estes vossos responsaveis delapidadores de bens publicos e analfabetos.
    Vamos todos pensar país e deixar de hipocresia, fingir que o problema é Patrice Trovoada. Francamente….

    Eleger Patrice, eleger presidente actual de qualquer outra força politica, é igual ou melhor seria melhor eleger a peixeira “Pochi” de pantufo. Pelo menos ela nunca desviou bens publicos que eu saiba…..desculpem-me a sinceridade…

  29. Hilario S.

    5 de Dezembro de 2012 as 13:17

    Só o tempo dira quem tem a razão”oposição presidente P.da Costa ou ADI” tudo foi dividamente arquitetado e planeado e, em nunhum momento pensaram o Pais. Somos hoje lider em mudar de governos.”PALOP” continuamos em permanente zegue-zague politica, a democracia á descareterizar, os politicos a despersonalizarem-se e navegando a vista. momento é ideial e mais do que nunca a necessidade de escoltar o povo e deixando expremir livremente. toda outra decisão venha adiar o processo. Ciente de que o povo deve ser dividamente esclarecido de modo a expremir em conciencia.

  30. Concordo plenamente

    5 de Dezembro de 2012 as 13:19

    Levy Nazaré e outros palermas do partido ADI vocês querem tanto eleições antecipada eu que vos pergunto S. Tomé só tem 5000 Cinco mil habitantes? Vocês s ao tão parvos que nem tiveram tempo pra analisar o naufrágio que vos esperam na eleição……… vão perder feio nem essas 5 000 pessoas q vão estar presente ( As mesma pessoas que foram na outra passada ) pra vos ajudar a gasta dinheiro do povo ………….. se tem la 1000 pessoas que são genuínos de ADI isto é muito .Carrascos sem vergonha ………………..a onde esta salário ao invés disso senhores devia pagar salário aos funcionário publico ao invés de estar a repartir dinheiro aleio ou seja estar assalta cofre de estado pq se fosse vossos dinheiro não estarão esbanjando atou-a ao invés de estar a fazer manifestações sem nexos deviam façam 1000 manifestasses que não vai dar em nada sabem porquê?
    R: O PR não é vossos empregado nem vossos filhos bandos de sem vergonha vcs sim é que são assaltantes de dinheiro do estado deviam agradecer o bom gesto do presidente

    • João Carlos

      5 de Dezembro de 2012 as 18:54

      Senhor “concordo plenamente”
      Haver vamos, todos os ladrões conhecem os ladrões, vcs andam todos famintos de poder, não sabem fazer mais nada, nem um quiosque vcs têm nessa terra…sempre viveram desse povo e roubaram desse povo, mas hj isso acabou e sei que vcs ainda acreditam que isto é terra de “mãe joana”, mas é melhor cair na real, 5.000 mil pessoas é só um refresco para vcs…por isso preparem que irás ver mais coisas ainda…e depois tem mais, vamos as eleições e ficamos com 5.000 mil pessoas e vcs ficam com maioria absoluta…vamos, têm medo, seus ladrões e sem vergonha..

  31. manuel ferruja

    5 de Dezembro de 2012 as 13:24

    Patrice Trovoada, é mesmo teimoso e gosta de desgraça. Entrou em contradição com o MDFM,PCD,MLSTP E PINTO DA COSTA. Que raio de ser humano que nãp entende que a razão não está do seu lado é mesmo um grande iguista e arrogante.Depois da indepencia, nunca tinhamos ouvido falar deste parasita Patrice Trovoada, é um nome bem recente na nossa sociedade,é Gabonês com ligações a aqueles que promovem o terrorismo. O Homem mais velho, do partido ADI Evaristo de Carvalho, esse minino Patrice faz-lhe de boneco,não aceita a concordia e vem agora com esta de manifestação. Ainda não entenderam que o Patrice quer é banho de sangue num País que ele não contribuiu para construir,pelo contrario só destruiu…

  32. manuel ferruja

    5 de Dezembro de 2012 as 13:31

    O País,não consegue viver em Paz por causa dos senhores Patrice Trovoada,Levy Nazareto e agora convidaram o faminto Aurélio Silva para fazer barrulho…Que raio de coisa? Precisamos de Paz meus senhores nem sei se merecem serem considerados de Senhores, mas acho que o termo ideal é “GAROTOS”

  33. santos Barros

    5 de Dezembro de 2012 as 13:34

    Na democracia todo poder politico, deve ser conquistada politicamente. Medida ora berificada é um erro Politico… STP é hoje um verdadeiro candidato a desavença politica.

  34. Graça

    5 de Dezembro de 2012 as 14:30

    Melhor que o ADI pensasse no povo em atribuir cabazes de natal para os funcionários públicos e privados do que estimular gastos nas manifestações consecutivas sem prever que o povo pode ser atingido nestes momentos de conturbações nas ruas governando pouco ou nada em prol do povo de S.tomé & Principe.

  35. Verdade dói

    5 de Dezembro de 2012 as 14:34

    ALÉM DO 1º MINISTRO, HÁ MUITOS OUTROS MINISTROS LÁ QUE O POVO NÃO QUER. POR EXEMPLO O MINISTRO DA EDUCAÇÃO E MAIS UNS TANTOS, SÃO MUITO MAL FALADOS AQUI FORA. E A CULPA TODA É DO 1º MINISTRO QUE NOS ARRUMOU ESSA CILADA TODA. SE ELE QUISESSE QUE O PAÍS DESENVOLVESSE, TERIA COLOCADO BOAS PESSOAS A SUA VOLTA. EU SOU UM DOS QUE DEIXEI DE GOSTAR DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E CONFESSO TER MUITAS SAUDADES DO JORGE BOM JESUS, APESAR QUE NINGUÉM É PERFEITO.

  36. homemserio

    5 de Dezembro de 2012 as 14:52

    ABAIXO PINTO E OS SEUS CORRUPTOS!

    Queremos legalidade no nosso país!

  37. Preto

    5 de Dezembro de 2012 as 14:52

    O “Cauíque” ja vai encher o bolso outra vez. Força Cauíque!

  38. luisa

    5 de Dezembro de 2012 as 14:55

    ADI quer eleições antessipada porque tenhem dinheiro para dar banho ao povo, e como sabem qui povo vota atravez de banho e ai eles ganham de novo e depos fazem aquilo qui querem com s.tomé e principe

  39. VIVA Banho

    5 de Dezembro de 2012 as 14:57

    Bom, já recebi 200 mil dobras de banho para fazer manifestação, pago por Carlos Pinheiro cá na Região Autonoma do Principe. Agora vou pegar nesse dinheiro pôr 4 litros de casolina na mota, e seguir meu destino, vou a sundy.
    Dinheiro do povo ao serviço do povo.

  40. ZE PEDRO

    5 de Dezembro de 2012 as 15:12

    Manifestão é o que o Levy Nazaré melhor sabe fazer, de politico esse senhor não tem nada, grande decepção para as novas gerações….

    • Mimi

      5 de Dezembro de 2012 as 15:40

      Ele lá tem os seus motivos. Quem corre atrás dele…

  41. abre os olhos por favor...

    5 de Dezembro de 2012 as 15:16

    Povo de São Tomé e Principe !
    Cuidado, cuidado, cuidado. Cuidado com o Patrice Trovoada. A familia trovoada, como o proprio nome diz: trovoada. Assegurem bem, ponham os pés no chão porque quando vem a trovoada, chapa de zinco bate na pessoa, arvore cai, inundações, etc.
    Abre os olhos! Em 1994 com o Governo do PCD, é ai que tudo começou. O ADI surge com a iniciativa do Miguel Trovoada-MT, ele derruba sem razões o PM Norberto e cria uma serie de confusão e foi o MT que criou toda onda de instabilidade em STP desde 1991 com a entrada da democracia. Foi ele.
    Hoje, o filho de MT acha que o STP é do pai e que ele é o unico que pode gobvernar, isso é mau.Porquê?
    Se houve moção de sensura, o Patrice Trovoada nunca deveria mandar os seus deputados se retirarem da Assembleia Nacional e recusar de prestar contas a AN. Até que se o grupo do ADI fosse a plenaria, quem sabe, justificando ou prestando contas, a oposição poderia retirar a moção…
    Agora, como é um facto consumado, moção aprovada, queda do governo do PT, não significa que o ADI não possa formar um outro governo. O ADI é convidado a formar outro governo. Porquê que Patrice Trovoada não indique um elemento do seu partido para ser primeiro ministro, porquê que só ele tem que ser e mais ninguém? Isso é mau. Aquele tipo PT é muito mau, muito mau, muito mau, francamente. O partido ADI é uma empresa dele e que ser primeiro ministro é ser o presidente director geral-PDG da empresa e como é obvio, ninguém pode ser chefe da empresa do PT. O ADI é um partido politico, formado por varias pessoas e sensibilidades, se o PT fosse democratico, ele indicaria um dos seus para ser PM.
    O Presidente da Republica não disse ao outro partido para formar o governo, mas sim, com indica na constituição, é o PRÒPRIO ADI QUE DEVE FORMAR O GOVERNO. Isso é normal, que mal tem? Agora uma pessoa do ADI forma e continua-se o funcionamento da AN, Governo como antes.
    Se o Patrice Trovoada não quer que outra pessoa seja PM, então ele é hiper CKDO EGOISTA. EGOISTA que nunca se viu na terra e nenhum partido fez isso em STP. O Patrice Trovoada ja governou sem ser eleito PM….
    Então ele tem negocios obscuros e super obscuros que se ele não continuar PM, não vao dar certo.
    Ele é capaz de vender o país para ganhar as eleições antecipadas. Porquê que ele insiste sempre em eleições antecipadas, é porque sabe que virá montes de dinheiro para enganar o povo pobre para votar nele e dizer que ele tinha razão. Não é só ser PM ou presidente que se possa contribuir para o desenvolvimento do STP?????
    Povo, abre os olhos…

  42. mafili

    5 de Dezembro de 2012 as 15:22

    Com ou sem manifestação, a decisão está mais do que tomada.
    Os deputados são os representantes do povo, o povo elegeu-os, e se os deputados tomaram uma decisão
    esta tomada…não há nada a contestar, nem ninguém pode contestar.
    Pinto da Costa foi a votos e o povo escolheu..esta escolhido.
    Tomou uma decisão! esta tomada, há-que acatar…
    podem fazer mil manifestações, que não vai mudar mudar a realidade.
    Só o Patrice pode ser 1º Ministro?
    O ADI como tem tantos intelectuais e estudiosos, pode formar um novo governo..
    Qual é o medo, porquê que querem tanto eleições antecipadas?
    O que é que estãoa a tramar?
    Estão muito comprometidos com os tais parceiros internacionais?
    ” é muito fulumento para o poder”, é muito estranho…
    Levy e compania estão furiosos a deitar fogo pelas ventas..
    Cada um tem a sua profissão, vão exercê-la.
    Levy é um extra-ordinário advogado…exerce ( ironia).
    Agora quererem pressionar o PR, é um abuso, é inadimissível, é incorrecto, é desonesto.
    Querem guerra?
    Façam-na sozinhos, com os vossos sequazes.
    O ADI não pode querer eternizar-se no poder..
    Canto vida cu nançê tê?
    e assim vai o nosso STP

  43. leniker

    5 de Dezembro de 2012 as 15:41

    esses malandro deveriam ter vergonha na cara… povo deveria ser mais inteligente quando é pra manifestação Levi Nanzaré conhece o povo. Povo Inteligente quando que Levi foi a tua casa saber como você vive.
    enquantos esses sacarnas come e bebe de bom vinho nós ficamos a sua traz a lastimar

  44. Banana pontada

    5 de Dezembro de 2012 as 15:43

    O Patrice Trovoada não tem nada que reclamar e meter o povo na ignorância. O Patrice Trovoada esteve em várias quedas de governo e ninguém convocou uma mega manifestação, vejamos:

    1. Na época 91-94, o Sr. Miguel Trovoada por sinal pai de Patrice Trovoada deixou dois governos abaixo e o Parice Trovoada era assessor do seu pai. De recordar que eram governos do PCD e o PCD tinha uma sustentabilidade parlamentar com 33 deputados. O PCD convocou alguma manifestãção popular? O PCD insultou de uma forma deliberada e abusiva o Sr. Miguel Trovoada? Estavamos também na democracia, e no inicio, onde deviamos ser mais tolerantes e compreensíveis.

    2. Em 2001 com a vitória do Fradique Menezes foi a família Trovoada que instigou a queda do governo de Posser da Costa. De recordar que aquele governo também tinha sustentabilidade parlamentar e com maioria qualificada. O Posser caiu. Houve mega manifestação? Gostaria de recordar que para aquele governo só faltavam-lhe alguns meses para o fim do mandato. É também de recordar que numa das entrevistas dadas por Fradique de Menezes durante uma das crises que houve em S.Tomé o Fradique de Menezes disse que foi influenciado pela família Trovoada.

    3. Em dois mil e dois cai o governo do Sr Gabriel Costa. Houve manifestação Popular? Não será que o Sr. Patrice Trovoada não esteve por detrás desta queda?

    4. Caiu o governo de Maria das Neves quem deixoU cair? Houve manifestação popular?

    5. Também Hove a queda do governo do Sr. Damião Vaz de Almeida. Houve manifestação
    popular? Quem foi mentor desta queda? O sr. Patrice Trovoada deve saber.

    6. Agora vejamos, até dá para rir. Quem foi o mentor da queda do governo do Sr. Tomé Vera Cruz? Para um santomense atento nem se deve perguntar. Tudo orquestrado e muito bem pelo Sr . Patrice Trovoada. Prova disto é que o Sr. foi indigitado primeiro ministro do famoso governo que durou apenas 3 meses.

    De recordar, que ainda houve uma queda de governo. Foi o governo do Sr. Armindo Vaz. Derrubado pelo seu proprio partido, o MLSTP. É assim a democracia e nós santomenses , optamos por este caminho e vamos continuar conviver com ela. É único caminho que temos.

    Agora cai o governo do Sr Patrice Trovoada. É normal na democracia. A democracia não convive com a não transpareência das coisas públicas, arrogãncia e falta de respeito pelas instituições do país. Porquê a convocação de manifestações populares? O Sr. Patrice Trovoada é mais importante que outros, ainda mais com um governo minoritário?

    Já terminou o tempo do Sr Patrice Trovoada. Patrice Trovoada que descanse em paz e deixe o povo santomense em paz.

    • Contribuição_STP

      6 de Dezembro de 2012 as 13:32

      Faltava falar das promessas falsas quando foi nomeado 1º Ministro, quando MDFM/PCD ganhou as eleições, disse que através dos seus amigos da américa do sul que havia 500 milhões de dolares para o OGE, nunca mais chegou o tal dinheiro.

  45. E agora.?!...Falo eu

    5 de Dezembro de 2012 as 16:20

    Esta “guerra” entre os arrogantes e os ambiciosos estão a destruir o pais cada vez mais…para manifestações já sabem que existe o povo? O que têm feito, todos estes nossos políticos, para resolverem os gritantes problemas que existem, por exemplo, no nosso hospital?
    Uma vez que os políticos acham que as coisas resolvem com a saída do povo as ruas, porque não, nós o povo, unirmos para exigirmos soluções dos problemas como os existentes na saúde, na educação, etc…?
    Enquanto estivermos dependentes dos tostões das campanhas, vamos continuar a ser umas marionetas nas mãos destes políticos.

  46. Isa Renata

    5 de Dezembro de 2012 as 16:33

    Somos todos parvos…
    Pela 1º vez temos luz verde do FMI e estamos a estragar tudo, o antigo governo tinha pouco tempo porque não espera o mandato terminar , os que deixaram governo cair não podemos esquecer que andaram la todo esse tempo e não fizeram nenhum, deixa o homem trabalha…
    Bandos de inuteis.

    • Motxí

      6 de Dezembro de 2012 as 11:01

      Estou contra as eleições antecipadas…

      O ADI – Tem futuro, mas….eliminem senhores a arrogância,
      – Sejam mais estratégicos, e inteligentes;
      – Não façam braço de ferro com a oposição;
      – Nem com o Presidente da república;
      – Não entrem no jogo sujo da oposição, (Que o único que querem é viver a custo do povo);
      – Trabalhem, mostrem ao povo que valeu a penas irem as urnas;
      – Mudem S. Tomé se forem capazes,.

      Do contrário….o caixão não se inventou para carregar bananas, mas sim mortos.

      O pais já tem muitos partidos mortos (CÓDO, PTS, MDFM PL, PCD e por fim o MLSTP).

      O Povo não quer mais funerais.

      Thks.

  47. dias

    5 de Dezembro de 2012 as 16:54

    Boas a todos desculpe meus caros amigos e compatriotas santomense.Desde ja acho que nós cidadãos nao devemos ser marioneta,dos políticos santomense mais sim pedir responsabilidades e melhorias de vida para todos.Na minha modesta opinião nao é com manifestações ou gritarias e vitamização que vamos chegar longe.EU sofro de ver o nome do meu querido e espetacular país e o seu povo a ser enchovalhados e desacreditados por todos.Nos somos identicos a Guine Bissau por mais respeito que tenho aos guinenses,a nossa diferença é que nao cometemos assassinatos.Mas a tortura que estes polÍticos faz ao povo tanto faz ADI,MLSTP,PCD e outros como os dirigentes sinticais só estao preocupado com seus bens e nos que fazemos parte desse povo que tambem é culpado de muitas coisas que acontece,em vez de se deixar banhar por sabonete barrato lutasse para tomar banho com sabao azul mais teria uma consciencia boa.Toda gente quer eleições por causa de dinheiro facil.SOU APOlogistas de quem ganha governa e cabe oposição fiscalizar e informar o povo tudo o mal que governo faz E Tambem apresentar provas refutaveis.Governo tem que ser mais transparente possivel de maneira que o povo perceba oque anda a fazer.Ao nossos jornalistas deixem de viver a custa de informaçao governamentais mas, investiga tudo oque se passa no nosso país.Se todos nos trabalhemos para o bem do nosso país quem ganhara sera todos nos e teremos um país com um futuro melhor.POVO DE SÃO-TOMÉ E PRINCÍPE deixem de ser influnciaveis mais exige tanto ao governantes como quem tem direito de nos liderar justiça para todos.OBRIGADO

  48. rostov

    5 de Dezembro de 2012 as 17:17

    o PT e o ADI terá esclarecer aos manifestantes o porque de não ter aceite prestar contas. Não é estar a usar as pessoas que la forem para fins pessoais.Tapando Sol com a peneira?

  49. homem de negocios

    5 de Dezembro de 2012 as 17:30

    Ho patrice feche dos acordos manda o seu balabala para o primeiro ministro.

  50. pedro santos

    5 de Dezembro de 2012 as 17:45

    Problema:

    STP é uma ” aldeia”, todos se conhecem e já foram Governo e Oposição, e o mais grave são as questiúnculas pessoais.

    Solução:
    Presidencialismo

  51. peneta

    5 de Dezembro de 2012 as 18:12

    O poder deve ser devolvido ao Povo!

  52. Macanblala

    5 de Dezembro de 2012 as 18:22

    Ainda bem que o meu povo irmao la no pais esta a perceber a ganancia do nosso ex primeiro ministro Patrice, que Deus o leve para donde ele veio. Porque eu nao entendo que raio de lider politico e esse k nao sabe negociar e nem sabe disfacar as suas intencoes. Nossa terra tem nome de SANTO, k ela nos protejas a todos, sobretudo daqueles k ameacam os Santomenses. Que Deus ilumine a mente dos lideres Santomense para k com HULMILDADE seja encontrada a melhor solucao para os STP. Contem comigo!

  53. Barão de Água Ize

    5 de Dezembro de 2012 as 18:35

    Patrice mostrou várias vezes tendencia ditatorial e o seu partido ADI não se demarcou. Têm agora os militantes desse partido oportunidade para a fazer indicando um novo 1º Ministro.
    O povo de STP corre risco de autoritarismo, senão de ditadura, se Patrice continuar na cena politica ou até vir a ganhar eleição Presidencial se houver revisão da Constituição para o Presidencialismo.
    Em democracia todos têm o direito de falar e obrigação de ouvir o contraditório, sem ameças ou pancadaria.
    Patrice deveria ter recriminado os agressores da cena nojenta de violência e não o fez.

  54. madalena

    5 de Dezembro de 2012 as 20:40

    STP, não pretigia o saber o merito. omo pode o ser Alcino Pinto ser Presidente do Parlamento,convenhamos.
    So porque foi da jota, trabalhou com o Pinto, muitos anos ago?
    Não sou Adi, mas nessa luta seria a favor do ADI. Qual é a pressa?
    UE aumenta seu apoio, investimentos existem, afinal?
    São apenas 2 anos que faltam.
    Queriam um faço alarme coma visita presidencial ao Hoispital , mas não deu, mas agora é o que se vé.
    Baue

  55. A dama do blin

    5 de Dezembro de 2012 as 21:22

    Força patrice, eu estou contigo. conseguimos por milhares de pessoas na rua p manifestar, coisa que os ladrões da oposição nunca irão conseguir.
    Já ouviram falar de dor de cotovelo????

  56. minángólá

    5 de Dezembro de 2012 as 22:35

    As vezes me supreendo com o população de santola sinceramente …..nós temos tantos problemas pra se manifestar em termo da educação, energia e água k ñ chegam em tdas as comunidade , pessoas andam kilometros a procura d água e essas cenas niguém sai para se manifestar !!!!enfim…………

  57. santos e pecadores

    5 de Dezembro de 2012 as 23:34

    Sr “JOSE CARLOS”, sou as duas coisas: sou burro e da DEMOCRACIA nada percebo, especialmente quando os DITADORES de ontem dao hoje aulas da Democracia. Vai se ver ao espelho, homem.

  58. Miguel trovada

    6 de Dezembro de 2012 as 7:59

    O patrice premiditou tudo isto,e esta disposto a transformar este pais em “CAOS E CAOS”como havia declarado.
    Ora pergunto. Porquê que a menos de uma semana pra esta crise arrebentar ele enviou a sua familia toda para estrangeiro,dizendo claramente ao povo (estou me cagando )
    Porquê que a sua familia não podia ficar ca ,como tds estamos?
    O homem é mesmo estrageiro ,abramos os olhos meus compatriotas!!!!!!
    Pois o Pais é nosso ,dos SANTOMENSES!!!!

  59. Pinochet

    6 de Dezembro de 2012 as 9:22

    essa manifestecao é so em sao tome….tinha que haver ditadura pra acabar com essa pouca vergonha…..manifestacao pra que? isto é que vai acabar com a crise? coitado desse povo burro….por isso é que os governantes santomenses nao querem investir na educacao..porque quanto mais burro houver, vai lhe facilitar o voto…claro, é só um pao com xourico que ja estao a votar…esse povo mesmo com sofrimento nao aprende…que raca?

  60. OSCAR MEDEIROS VADIO DIZ

    6 de Dezembro de 2012 as 9:44

    temos que trocar o povo deste pais e trazer novos sangues e n novas caras para esta terra.
    Pq tirando me meus filhos todos voces santomenses nao e Patrice Trovoada que esta desfarçar de santomense pior ainda.

  61. SUN DOLO

    6 de Dezembro de 2012 as 9:59

    Caros santomenseso que eu vi o Levy tirar da boca ontem meu deus, o pais ja esta para mim enfermo. Náo podemos adimitir que um cidadao fale assim de um chefe de estado. Acho que Laviza amigo é Levi tenha juizo.evy nao é jurista. E por outro lado ele nao sabe o que é um chefe de estado. Ele se esquece que Patrice ainda pode se distanciar dele ou basar e lhe deixar pendurado. Quem avisa amigo é Levy, ainda bem que voce nao tem medo de ninguem, bo cu boca bo.

  62. Zé Cangôlo

    6 de Dezembro de 2012 as 12:00

    Porquê que o ADI quer eleições se o seu número de deputado continua o mesmo?
    Creio que não mudou nada, só t~em que mudar a figura e pronto, agora se não têm outro competente no grupo, isto simé um grande problema. Então Levi só sabe mandar boca? põe ele uê!
    Querem ter maioria para fazerem o que quiserem ou o que o povo quiser?
    O sr. Patrice Emery Trovoada fez e tem feito o papel da serpente no jardim do EDEM, seduziu e, assim tem seduzido o povo de olhos vendados e os famintos pelo dinheiro. Poca vergonha. Deixa-nos em PAZ

  63. SN Londrino

    6 de Dezembro de 2012 as 13:49

    Telanon, porquê que ainda não ha notícias desta manifestação, será que o Telanon não estava presente?

  64. Engenheiro

    6 de Dezembro de 2012 as 14:27

    NO DIA 8, SÁBADO A DIÁSPORA PORTUGUESA TAMBÉM VAI SE MANIFESTAR, REPUDIANDO A ACTUAL SITUAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA DO PAÍS.
    22 ANOS DE DEMOCRACIA 14 GOVERNOS CONSTITUCIONAL, UMA VERGONHA INTERNACIONAL, UMA PERCA DE TEMPO, UM RETROCESSO QUE NÓS E GERAÇÕES FUTURAS VAMOS PAGAR.
    NÃO MORRO DE AMOR POR NENHUM PARTIDO, MAS REPUDIO ESSA SITUAÇÃO.
    POR INCRÍVEL QUE PAREÇA HÁ PESSOAS QUE AINDA NÃO APRENDERAM A CONVIVER EM DEMOCRACIA.

    DIA 08,Sábado pelas 11:00 horas. Concentração no JARDIM DO CAMPO GRANDE EM LISBOA, seguindo a marcha a EMBAIXADA DE STP em PORTUGAL, com entrega de uma carta ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA E TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS COM E SEM ASSENTO PARLAMENTAR.

    PARTICIPEMOS TODOS EM PROL DE UM PAÍS DIGNO,ESTÁVEL E SEGURO ONDE OS QUE ESTÃO DE FORA POSSAM REGRESSAR A QUALQUER MOMENTO PARA DAR O SEU MELHOR CONTRIBUTO.

    ABRAÇOS A TODOS.

    VIVA SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE!
    VIVA A DEMOCRACIA!

  65. sun fodê budu

    6 de Dezembro de 2012 as 16:43

    Povo abre olho, não sabemos donde vem esse dinheiro de banho, mas se aparecer toma só, come dinheiro não preocupa, os gajos estão todos malucos, fustrados, sem classificação, Cauíque já xê este é um joão ninguém, vive disso sóóóó, mendigo devia ser nome dele

  66. Sum mé chinhô

    6 de Dezembro de 2012 as 18:19

    Rostov, falas muito bem. Estou de acordo contigo. Eles que aproveitem oportunidade para prestar a conta ao povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo