Grande Marcha de Repúdio à Situação Sociopoítico em São Tomé e Príncipe

Estimados compatriotas. O nosso jovem País aos 37 anos de independência dos quais 22 de multipartidarismo, conheceu 14 governos constitucionalmente eleito por sufrágio universal. É uma barra muito pesada para todos nós. Para nós que encontramos na diáspora em Portugal comove-nos a situação sociopolítico da nossa terra.

Por isso você que é santomense, descendente e amigos de São Tomé e Príncipe, está-se a organizar uma marcha a repudiar os comportamentos dos nossos dirigente.

Trata-se de uma iniciativa apartidária, com a concentração no jardim do Campo Grande em Lisboa pelas 10 horas do Sábado com  o seguinte itinerário:

10h30- partida de Campo Grande, -Avenida da República, – e termino nas instalações da Embaixada de São Tomé e Príncipe onde será entregue uma carta a todos os partidos políticos do País.

Exerça o seu direito de cidadania.

Participe!

Para mais esclarecimento contactar:

Engrácio Lucas (+351) 965 241 177

Paulino Fernandes (+351) 968 024 360

Isaura Viegas (+351) 925  639 060

  1. img
    Preto Responder

    Haverá pão com chouriço e cerveja ou não?

    • img
      Renata Responder

      É por isso e mais que o país não vai pra frente

    • img
      Lucas vaz Responder

      “O nosso jovem País aos 37 anos de independência dos quais 22 de multipartidarismo, conheceu 14 governos constitucionalmente eleito por sufrágio universal.”
      Esta informação é absolutamente falsa. Falta de conhecimento do proprio país levam pessoas a escreverem besteira.
      STP não conheceu 14 governos constitucionalmente eleito por sufrágio universal, uma vez que os 14 governos não surgiram das eleições legislativa.

    • img
      manuel bragança Responder

      haverá muito banho. vão pagar cinquenta euros a cada participante.
      o chalino esteve em STP e recebeu vinte mil euros nas maos do patrice para mobilizar as pessoas em portugal.
      o objectivo é tentar demonstrar que a diaspora aplaude as malandrices de um governo que em dois anos nunca prestou contas aos deputados, legitimos representantes do povo.
      temos uma democracia representativa. o patrice e o seu ajudante afonso varela, sabem o que isto sidginifica.
      fuiiiiiiiii

      • img
        Renata Responder

        Acho que bebeste não sei porque falas atoa, pessoas como tu deveriam escovar os dentes antes de sair a falar o que não deve….

  2. img
    Jacinto Novaes Responder

    Sr. Abel,
    Há uma notícia muito importante na página da Transparency International sobre combate a corrupção. São Tomé e Principe que ocupava o lugar 100, agora ocupa o lugar 72 a par de paises como Itália e Bosnia e Herzegovina.
    Este salto tão grande se deveu aos esforços e desempenho do governo de Dr. Patrice Trovoada. Todavia, o Telanon não faz uma alusão a esta noticia. Porquê? Porque não lhe convém. Os parasitas de São Tomé e Principe não querem fim da corrupção no pais, por isso se associaram ao Presidente da República para fazer cair um governo legitimo. Como alguem comentou numa outra matéria “ADI ganha nas urnas, os parasitas ganham no gabinte”.

    Este país nunca mais sai deste “buraco”.

    • img
      Mauro Aires Responder

      Concordo contigo Jacinto Novaes
      Tudo isto que está a acontecer é porque o Patrice Trouvada n está a dar ipotese aos parasitas para roubarem.
      O PCP acusa o governo liderado pelo Patrice Trouvada de arogância, tolerancia, incapacidade para o dialogo, a não prestação de contas, a criação de um mau relacionamento, as execessivas e desnecessarias viagens do Primeiro Ministro, obscuros negócios. ou seja resumindo concluido:

    • img
      Sensa Comissário Responder

      Jacinto Novaes
      Palavras sábias… e no momento certo.
      Eu gosto de estar informado, por isso procuro por um Jornal Santomense, um do meu País, e acho que o Tela Non devia passar mais coisas, principalmente a melhorar a nossa imagem, como País.
      Falando de parasitas… Senhores, eu acho que a nossa Sociedade, as nossas Pessoas, sofrem de uma enfermidade aguda… consequências dos nossos Dirigentes…
      Porque eu sou funcionário Público, mas vejo tantas coisas ruins na nossa administração… gente preguiçosa, burra, sem vontade de aprender, e pior… ganha uma burla do Estado.
      Eu até acredito que o Estado devia traçar uma nova estratégia para a nossa Administração Pública, porque com este ritmo, vamos sim ter sanguessuga por resto da vida nos Sectores Públicos… e pior de tudo, são essas gentes que querem mandar no País.
      Belo exemplo senhores!!!!
      Bem haja este ainda nosso País São Tomé e Príncipe

      Sensa

    • img
      Cidadao Responder

      Este e que e o verdadeiro cidadao. Acompanha a evolucao do pais mediante as noticias e as analises internacionais. Deixamos de ser amantes dos partidos politicos e comecemos a ser amantes do nosso pais. As boas noticias reveladas por entidades internacionais sobre sao tome e principe, e alavanca para o nosso desenvolvimento. Vamos pensar positivo e deixemos de mesquinhas.

    • img
      Betodo Responder

      Talvez tenha diminuido na quantidade explico me na corrupcao infantil isto e aquela praticada pelos funcionarios publicos etc, mas aquela de COLARINHO BRANCO investigue melhor…Eram muitas sardinhas e a quntidade em numeros era maior, agora sao alguns tubaroes e o valor e muito superior………FUI…

  3. img
    Graça Responder

    Na verdade isto é uma vergonha que será publicada na Diáspora que nada contribuirá para o nosso espelho de um país fora das manchas ridículas porém estamos num vai e vem antes o P.Trovoada(2ºKadaff em S.Tomé & Príncipe) pensar no povo deixar de ser seu amigo Kadaff-presidente Libío mesmo assim ele morreu porque estava agarrado ao poder! Kê Kuá Kadaff apenas os Libíos já dão bofetada aos Santomense na sua Terra isto quer dizer que a base dos Líbano é garantido por 2º Kadaff-mulato-dente aberto(P.Trovoada)

  4. img
    A luta continua Responder

    espero bem que vcs não venham a criar mais um partido politico para S. Tomé e Principe. Pois que no meu ver o que está acontecendo em S. Tomé é excesso de Partido Politico. No maximo devia haver somente três partidos politicos em S. Tomé e Principe.

  5. img
    Engenheiro Responder

    Senhor PRETO, não haverá PÃO NEM CHOURIÇO, e isso não interessa ninguém mesmo em situação de crise que se vive em PORTUGAL,o pão com chouriço não resolve os problemas internos que São.Tomé e Príncipe enfrenta antes e depois da Democracia.
    Graças a Deus que há gente que não pensa como você e EU sou uma delas. Penso no meu futuro, nos do meu filho e do POVO de STP, pois apesar dos nossos escassos recursos, temos condições para irmos mais longe. Respeito a sua opinião você é MIÚDO,POUCO LÚCIDO, talvez E NÃO RECEBEU A EDUCAÇÃO DOS SEUS PAIS.

    MAS UMA COISA TE DIGO COM PÃO OU SEM PÃO COM CHUVA OU COM SOL, ESSA MARCHA INÉDITA TERÁ LUGAR E É BOM QUE VOCÊE TODOS SEMELHANTES A VOCÊ ENTENDAM QUE ESSA MARCHA É APARTIDÁRIA, PORQUE EM STP COMO SABE TODOS PECARAM NA GOVERNAÇÃO DO PAÍS, MAS QUE É UMA VERGONHA E RETROCESSO VIVERMOS DE ELEIÇÕES É.
    PORTANTO GUARDA A TUA LÍNGUA DE FALAR ASNEIRAS E PENSA COMO HOMEM E NÃO COMO NÉSCIO(ILETRADO),BRICALHÃO E VAGABUNDO.

  6. img
    mãe joana Responder

    Levy vai participar convosco como representante da geração esperança. Vocês querem poder? Vêm para São Tomé mostrarem o que valem. OK

  7. img
    Coladura Responder

    Engrácio Lucas, Paulino Fernandes e Isaura Viegas, sejam claros.

    Não vale a pena tapar o sol com a peneira.

    É necessário que Santomenses cultivem o respeito pela hierarquia e é mesmo imperioso, sobretudo os dirigentes darem provas de civismo, respeitar as decisões emanadas das instituições competentes do País, para evitar que o País se torna ingovernável.

    Admite-se que na vossa qualidade de parentes, militantes e simpatizantes do ADI, façam manifestação a favor do Governo demissionário, mas simular essa vossa posição, e convidar as pessoas para participar numa manifestação de apoio ao anonimo!…Não passa de um um acto de enganar as pessoas como também é vigarice a mais…

    Afinal essa manifestação é de apoio a quê ou a quem?

    Desde quando é ou foi permitido a diáspora participar nas eleições legislativas?

    Não esqueçam, o nosso STP está cada vez pior porque muito pouco cidadão vota em consciência, a maioria de cidadão dá seu voto em troca de migalhas (100.000 a 400.000dobras), sem se lembrar de que o desenvolvimento de STP é que está em causa.

    Tire o vosso cavalinho da chuva porque os Santomenses na diáspora já têm uma outra visão
    não pactuam com a desobediência e a anarquia que está a ser implantada em STP.

    • img
      PAULINO FERNANDES Responder

      Boa tarde.
      Li o seu comentário e respeito-o, pois estamos em regime Democrático. Para o seu conhecimento a nossa organização não recebeu ou tenciona receber algum préstimos de qualquer partido Politico para a realização desse evento. Estamos somente mostrando o nosso espírito de Cidadania, pois o nossos interesses coadunam com o desenvolvimento do nosso São Tomé e Príncipe que somos oriundos. Com todo o respeito, o Srº/ª é daqueles que se houver uma invasão na nossa terra, é o 1º a se esconder!; É daqueles que se estivesse a frente dos destino da Nação não hesitava em nos vender!; Não é preciso estar no poder para contribuir ao desenvolvimento da nossa terra. Enfim! Infelizmente a nossa terra é assim, está assim por esses tipos de pensamentos (medíocre)!
      Bem haja.

      PAULINO FERNANDES

      • img
        Malapê de Tema Responder

        Incríveis essas mentes.
        Acredito que muitos sãotomenses não estão habituados a receber algo de mão beijada, daí a desconfiança.
        Mas ó povo de DEUS, até quando vamos continuar de costas viradas? Até quando vamos deixar de apontar o dedo na proeza do outro e começar a partilhar pelo caminho certo? Se não partilhas então propõe.
        Essa marcha é uma forma de mostrar o nosso descontentamento com a politica seguida no país, se vocês não fazem quem fara? Acham normal ter em media 1 governo para cada 10meses?
        Deixemos de comportar como delinquentes e passar a comportar como pessoas responsáveis, olho para muitos comentários nesse jornal sinto-me frustrado, se você que esta a ler não tem ideias então fica calado ou vai fazer outra coisa, invés de ti reduzires como pessoa.
        Povo de STP em Portugal que tenha oportunidade de estar presente por favor vamos fazer essa caminhada sem ligações a partidos, mais sim para o nosso povo, porque se vivemos cá e temos educação, saúde, oportunidades embora pequenas, os nossos irmãos em São Tomé e Príncipe uma boa parte deles, não tem acesso; agua potável, saúde, educação, mão de obras infantis, etc, etc.
        SEJAMOS RESPONSAVEIS.
        ABAIXO TODOS INDIVIDUOS QUE CONTRIBUEM PARA O ATRASO DO PAÍS (DESDE POLITICOS ATÉ JUSTIÇA)
        Pensemos naqueles que realmente precisam, não sejamos pequenos.

  8. img
    mãe joana Responder

    Sãotomense na dispora são diferentes dos que estão cá em STP. É a mesma casta de gente.

  9. img
    Joao Batepa Responder

    TELANON = MLSTP

  10. img
    Jójó Responder

    Parvo = ADI

    • img
      Quinta do Moxo Responder

      Eu preciso de dinheiro. Estou cá em Portugal desempregado. Eu estou interessado na marcha do ADI para ganhar dinheiro, minha gente. Por favor ajudem-me. Quando é que é a marcha? Digam-me por favor. Quanto é que vocês estão a pagar?. Digam-me quanto, por favor. Com pelo menos 100 Euros eu participo. Levo a minha mulher e a minha fulha mais nova. Agredeço a vossa resposta.

      • img
        Renata Responder

        que vas trabalhar, porque éssa marcha é pelo nosso S.Tomé e não pelo nenhum partido politico que fica ja bem claro quem espera receber algo em troca pela marcha melhor fica em casa porque não avera nada para ninguem, mas sim a demostração do nosso amor pelo nosso país.

  11. img
    santos e pecadores Responder

    Amigo Jacinto Novaes, essas noticias que engradecem o nosso pais, o Tela Non nao se interessa. O Tela Non está ao serviço da oposição assim como os indisciplinados da TVS. O pais precisa de ordem e quem tenta por ordem é DITADOR. Infelizmente temos que conviver com isto. Abração

  12. img
    Engenheiro Responder

    Senhor COLADURA,respeito a sua opinião como respeito a dos outros. Mas fique sabendo que não preciso de ter alguma afinidade com ADI,MLSTP,PCD,MDFM ou coisa parecida para poder servir o meu país,aliás,eu estou preparado e sempre estive preparado e hoje ainda mais bem preparado para trabalhar com ADI,MLSTP,PCD,CODO,P.TRABALHISTA ou partido sem nome e o objectivo será ÚNICO: SERVIR O MEU PAÍS,DAR O MEU MELHOR E MARCAR A DIFERENÇA ENTRE SERVIR E SER SERVIDO.
    Eu sinto-me ALEGRE quando sou ELOGIADO POR PRESTAR UM BOM SERVIÇO,ISSO DA-ME UM GOZO DE ESPÍRITO,SINTO-ME SOU ÚTIL.

    Esse é o meu prazer SERVIR E SERVIR BEM,deixar marcas de rigor e bem fazer!!!

    E andar a qualquer hora,em qualquer lugar do meu país e fora dele SEM OLHAR PARA TRÁS,SEM MEDO E SEM GUARDA-COSTAS. FREE(LIVRE). Esse deve ser o espírito do verdadeiro CIDADÃO DE UM PAÍS.
    Mas,quando se tem culpa no “CARTÓRIO” é perigoso!!! ANDAR NA RUA??? “TÁ QUIETO.”

  13. img
    Coladura Responder

    Boa tarde.

    Afinal a manifestação foi convocada por uma organização?

    Reflicta bem indicaram nome de três cidadãos Santomenses e agora é que vem esclarecer de que se trata de uma organização?

    A sua resposta acaba por confirmar a aldrabice e o objectivo dessa manifestação. Por isso reitero o meu comentário e rejeito as frases que abaixo passo a transcrever:

    a) “ Srº/a é daquele que se houver uma invasão na nossa terra, é o 1º a se esconder “

    Porque não estou interessado neste acontecimento nem nunca esteve na minha linha de pensamento para nosso STP.

    b) “esses tipos de pensamentos ( medíocre)”

    Porque essa linguagem não faz parte do meu a b c diário.

    Não esteja nevoso, com diálogo é que se entende.

    Dê resposta com civismo, rejeito insultos e tudo que esteja fora da ética,

    Não subscrevo essa carta porque não conheço o seu conteúdo.

    • img
      Coladura Responder

      Paulino Fernandes.

      Se vossa organização é apartidária, se é que ela existe, vamos reflectir sobre o escencial e mais útil para STP.

      Pense comigo,

      a melhor contribuição válida para actual situação sociopolítico de STP, é fazer apelo a todos os cidadãos Santomenses, dirigentes ou não, Partidos políticos e Organizações Civis, ao diálogo, ao entendimento, ao consenso e respeito as decisões das instituições hierárquicas do Estado.

      Porque tudo que relaciona com “ MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO” só serve para lançar acha na fogueira, enquanto que o momento é de deitar água na fervura.

      As minhas saudações.

  14. img
    dias Responder

    Boas estou de acordo com manifestação mais não com este propósito porque nos na diáspora devemos estar mais preocupados com bem estar dos nossos para terem melhor educação, saúde, ambiente, situação econômica,justiça igual não só quando há desavenças políticas,porquê o povo não esta sofrer com querelas políticas ja que se resolve mais sim com falta de tudo que mencionei em cima bem haja não estou feliz com instabilidade no nosso país.obrigado

    • img
      Gaby Responder

      Então esta na hora de juntamos as forças para isso e todo os restos não achas!

      • img
        dias Responder

        Mais o povo ira continuar a sofre eu gostaria que a manifestação fosse para exigir as melhores condições mesmo com governos estáveis não para manifestar em apoio a estabilidade que Vale ter estabilidade governamental e o povo a continuar a sofrer ne não estou contrário só que o propósito da manifestação acho que não é o mais plausível neste momento.eles irão resolver o problemas entre eles e nós povo como iremos ficar.

  15. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Meus caros, a verdade é a seguinte.
    O Presidente não detêm a verdade.
    O Presidente é chefe do mlstp e sabe de tudo.
    O Parlamento não funciona mesmo assim sendo o Presidente o garante das instituiições ele deixa andar, esta com quem?
    Sera que o parlamento esta mesmo a funcionar, como deve ser? Duvido.
    Se fosse presidente de todos, tomaria outra decisão, mesmo não sendo eleições antecipadas.
    O Patrice como Chefe do Governo, quiz fazer qualquer coisa, para começar, a restruturar os nossos tribunais, sera que o Presidente estava com ele? Não, pelo contrario disse ‘ blu blu na sa luta fa’. Isto é, ele o Presidente não esta de acordo que se faça uma restruturação nos tribunais. Tem de ser leve leve. Porquê?
    Passados dois anos, STP melhorou a sua imagem, os do MLSTP e PCD , nada dizem, porquê? Não lhes interessa.
    Pelo contrario nos governos anteriores, actos de corrupção eram diarios. Quem andou a beneficiar disso? Eles vão fazer o mesmo. Comer e comer…
    No parlamento estão indeviduos com problemas nos tribunais, alguem disse algo sobre isso? Nada
    Enfim, sendo o Presidente de todos, o presidente sendo arbito do jogo, deveria dar cartão amarelho, pelo menos. Sera que alguem ouviu algo sobre isso. Nada, apenas o governo pensa em fazer algo, mas tinha sempre a oposição do MLSTP e PCD.
    Finalmente, todos sabemos o plano, voltar ao partido unico, onde o parlamento, governo e presidente todos do MLSTP. O PCD vai comer broa que diabo amaçou, pois, irão fazer o jogo do MLSTP; comendo , como eles bem sabem , os restos. Quem vê hoje o PCD.Dizem que lutaram contra o partido unico , mas eram apenas o MLSTP2. Mas isso não é secredo, não são coerentes, desde 1994 que o PCD vem unindo com MLSTP, sempre apoiando o que MLSTP faz. Apenas por odio, no fundo são um braço de MLSTP.
    No fundo quem é orogante é a oposição, que não respeita os resultados das eleições, não aceitam os tribunais, etc.

  16. img
    Kebla Responder

    Sr Jacinta Novas! Analise o conteudo das noticias e o contexto socio-económico actual. De 1975 ao fim do partido unico, os cofres do Estado ainda estavam cheios. Pura e simplesmente, delapidou-se tudo inclusive há uma reportagem feita na altura por televisão, levaram até os quadros que haviam no Palácio. SE actualmente ocupamos o lugar 72, não se deve as politicas do Governo Patrice, que não sei quais são no que respeita ao combate a corrupcção, mas sim a inexistência de dinheiro em massa para ser desviado. Salvo uns projectos que vão aparecendo, fora isso, já não há muito para roubar. Aliás a abertura democratica de que tanto se fala, deveu-se fundamentalmente a falta de dinheiro para roubar. Governar sem dinheiro? Então o Pinto como jogada politica, em grande estilo, abandonou o barco, abrindo caminho ao multipartidarismo. Arrependeu-se mais tarde ao saber do Petroleo, tendo passado vinte anos exilado em Pantufo a arquitectar regresso a Presidencia. Os seus parceiros ficaram ricos e ele pobre vivendo a custa de Angola. Finalmente o povo da´-lhe esta Reforma por merito de conseguir passar vinte a anos a comer catorzinhas e fazer ginática. Percebeu meu caro…
    Isto não tem nada a haver com politicas anti corrupcção do Patrice, aliás desconheço-as por completo.

  17. img
    rancataco Responder

    estarei la …

  18. img
    Engenheiro Responder

    É preciso um pouco sábio para conviver e compreender os meus concidadão.

    VOU AFIRMAR OS SEGUINTE E VOU SER CLARO MUITO CLARO:
    -Eu particularmente não tenho nenhuma afinidade nem com ADI,nem MLSTP,nem PCD,nem CODO,nem qualquer outra organização política com ou sem nome e por uma razão muito simples.
    Em SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE qual deles que não PECARAM?Qual deles pode acusar de cabeça erguida o outro?

    A ideia da MARCHA é despertar a DIÁSPORA PORTUGUESA para necessidade de não ficar indiferente perante triste situação de calamidade GOVERNATIVA que se tem vivido no país. A Diáspora tem muito para dar e muito a contribuir para melhoria das condições de todos.
    Ora, se nós vivemos desentendidos uns
    com outros QUANDO É QUE NOS CONCENTRAMOS NA RESOLUÇÃO DOS NOSSOS PRÓPRIOS PROBLEMAS?
    Quando é deixaremos de VIVER DE MÃO
    ESTENDIDAS? Para uma população d de 165000, havendo BOA VONTADE,NÃO HAVENDO EGOÍSMO,RANCORES,ARROGÂNCIA,ORGULHO; SE AS PESSOAS SENTIREM MESMO QUE ESTÃO AO SERVIÇO DA NAÇÃO, DO POVO; SE CADA UM SE ESFORÇAR PARA CUMPRIR O SEU DEVER, O PAÍS ESTARIA MARAVILHOSO.
    Olha para os nossos irmão de CABO-VERDE. Porventura eles têm MAIS RECURSOS QUE NÓS? SÃO MAIS RICOS??? NÃO!!! Mas uma coisa são: mais trabalhadores, mais honestos, menos arrogantes e têm ESPÍRITO DE BEM FAZER PARA O BEM DE TODOS.

    PORTANTO ESSA MARCHA NÃO TÊM CUNHO POLÍTICO NEM É CONTAR PESSOA A,B,ou C., porque todos têm a culpa no CARTÓRIO.

    • img
      Argenezio Antonio Vaz Responder

      Concordo plenamente consigo, vão em frente

  19. img
    Engenheiro Responder

    Queria dizer” CONTRA PESSOA A,B ou C”

  20. img
    Estamos tramados Responder

    Senhores organizadores da marcha
    Não pensem que sao mais espertos que toda gente Acham que o Chalino tem tanto dinheiro para vir a São Tomé apenas assistir a reuniao dos quadros do ADI? Ele veio buscar o dinheiro que voces estão a gastar metade com a malta e o resto é pra vossa vida. Aqui em São Tomé tem sido o mesmo. Eu até acho bem sacar o Patrice esse dinheiro que ele nao trabalhou.
    Fui!!!!

  21. img
    sulila miranda Responder

    Acho bem que se manifestem. Façam marchas, caminhadas, passeatas e tudo mais, mas não se esqueçam de que internamente, tudo já está a funcionar, ou seja, não há caos! criem lá em Lisboa os vossos caos, mas saibam que nada têm a ver connosco!

  22. img
    djatta Responder

    Cada vez que vejo o nome Joana, faz-me lembrar numa tal Joana Torres , médica no Porto, que veio à França , ver os amigos O. Tini e a mulher , pela mesma ocasião “éclipser” o Jorge Bonfim da noiva ( que foi à bolsa de estudo do mesmo),pois que o complô já estava organizado pelos amigos dela o casal Tini ela. Tudo começou na casa onde vivia o Bonfim e à companheira….a Joana começou ai com o Bonfim as manobras traicoeiras… Acabou por 1 casamento , que se bem me lembro, foram os Trovoada os padrinhos da tal Joana Torres. Mas não se pode ser FELIZ quando se rouba ou tiras (com abuso) o que não te pertence. Tarde ou cedo acabas por pagar o mal que fizeste ao Outro .

Deixe um comentario

*