Patrice Trovoada e o seu Governo despediram-se da Nação

Numa despedida de 9 páginas, Patrice Trovoada, defendeu o seu ponto de vista sobre as causas da queda do décimo quarto governo constitucional. Disse que perdeu uma batalha, mas não a guerra.Atacou também o Presidente da República Pinto da Costa. O leitor tem acesso na íntegra ao discurso de despedida de Patrice Trovoada e do seu governo. 

Povo de São Tomé e Príncipe

Caros Compatriotas

O Senhor Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, tomou ontem a decisão de demitir o XIV Governo Constitucional da República Democrática de São Tomé e Príncipe, após 30 meses de exercício.

Surpreendentemente o Presidente anunciou a sua decisão ao Povo São-tomense através de uma mensagem a Nação divulgada pelos serviços da Presidência as 23h00, horário em que a maioria dos nossos compatriotas já se encontram mergulhados no seu merecido sono.

Se esta longevidade parece contrastar com a permanente valsa de governos a que estávamos habituados até recentemente, este acto grave do senhor Presidente da República vem relembrar-nos com toda a sua crueldade e dureza que a instabilidade está ainda presente no nosso sistema de governação e que ainda não estamos ao abrigo de aventuras e de aventureiros políticos, movidos pelos egos e pelos interesses particulares de grupos.

Mas uma coisa deve ficar clara para todos os santomenses: mesmo se na tomada desta decisão houve hesitações, receios e pressões, o senhor Presidente da República fê-lo por vontade própria. Fê-lo igualmente nesta data, desta forma e nestas circunstâncias, porque escolheu o momento para o fazer, obedecendo uma agenda cuidadosamente elaborada.

No uso do seu livre arbítrio, após uma semana de expedientes para lidar com uma moção de censura ilegal e uma atitude precipitada da coligação MLSTP/PCD/MDFM de assalto ao Parlamento, após reconhecer no Conselho do Estado que a Assembleia Nacional não esta a funcionar regularmente, tendo conhecimento de que um recurso foi interposto junto do Tribunal administrativo e do Tribunal Constitucional, após reconhecer que todos os sectores do Estado estão funcionando normalmente, o Presidente Manuel Pinto da Costa escolheu abater um Governo legitimo que ainda há poucos dias recebeu o apoio de milhares de São-tomenses de todos os horizontes sociais implorando estabilidade e que deixem o Governo trabalhar.

A apreciação política que o Senhor Presidente fez do pais real foi no nosso entender parcial, já que após não ter produzido o decreto de demissão do Governo logo a seguir no dia 28 de novembro, o momento já não era jurídico constitucional mas sim político.

Infelizmente, partindo de uma crise de essência parlamentar, culminando com cenas de violência jamais vistas na nossa democracia, originada pela impunidade de alguns São-tomenses que se consideram intocáveis aos olhos da Lei, se quis demitir um Governo legitimo, popular e respeitado pela comunidade internacional, admitido até nos bastidores que se tratava de atingir exclusivamente a pessoa do Chefe do Governo, desferiu assim um golpe político de consequências que não se pode hoje presumir, mas que o senhor Presidente da República, terá de assumir na sua plenitude.

Não lhe faltaram conselhos e sugestões, de dentro e de fora, que poupariam a nação inteira mais uma nova crise de instabilidade, num contexto político e económico extremamente difícil. O nosso pais ira irremediavelmente recuar em termos económicos, financeiros, de atracão de investimentos e sobretudo em termos sociais e de redução da pobreza, com a formação de um novo Governo neste contexto.

Não tendo tido a sensatez de aguardar pelas decisões dos Tribunais e antecipando desta sorte as suas decisões, para muitos dos nossos compatriotas e observadores internacionais, o senhor Presidente da República ESCOLHEU SEM QUAISQUER AMBIGUIDADES O SEU CAMPO, e consequentemente, pareceu dizer assim ao povo claramente de que lado está ao invés de esgotar uma solução negociada, judicial e mais equilibrada.

Temos assistido a artifícios grosseiramente congeminados, com o propósito evidente de impor ao povo dirigentes que não escolheu, e que rejeitou nas urnas.

Estamos presente uma fraude sem precedentes na nossa história democrática e que desvirtua o voto popular e toda a sua essência. Acresce ainda o facto dela romper um EQUILÍBRIO DESEJADO igualmente pelo Povo e augura o regresso ao partido único.

Povo de São e Príncipe

Estamos, pois, perante uma falsa questão. Melhor, estamos diante de oportunistas e usurpadores, reunidos num sindicato de partidos, que na impossibilidade de conquistar o poder pela via das urnas, não se importam de desferir golpes baixos, renunciando a todos os valores basilares da sociedade, deturpando a essência mesmo da democracia, das disposições constitucionais, enfim, da vontade popular soberana.

Fomos e permanecemos um Governo legítimo e constitucional. Governo legítimo, porque face ao insucesso permanente, às combinas tradicionais, à corrupção avassaladora, aos compadrios facilitadores e às inoperâncias paralisantes dos governos de coligação ou de outros ainda chamados de Unidade Nacional, tanto o povo como os partidos políticos REPUDIARAM expressamente essa forma de governação e afirmaram categoricamente que QUEM GANHA GOVERNA

Caros Compatriotas

Com esta decisão o senhor Presidente da República não resolveu a crise, ele cedeu infelizmente no nosso entender, a vontade de pessoas que ele bem conhece, naquilo que constitui a primeira fase do plano de destabilização do ADI e de legitimação de um governo das forcas da oposição, fragilizando o seu próprio papel de arbitro e de Presidente de todos os São-tomenses.

O país quanto a ele, mergulhou numa crise ainda mais profunda, e ao convidar o ADI a voltar a formar o Governo com um Parlamento paralisado e partidos da oposição reclamando “tudo menos Patrice Trovoada” o Senhor Presidente da República sabe perfeitamente  que o desfecho mais sensato para esta crise não será possível sem eleições legislativas antecipadas hoje ou daqui a mais alguns meses por teimosia e com custos acrescidos.

Para explicar sem complicar, devo dizer que:

O Senhor Presidente conhecia a proposta e a agenda dos partidos da oposição, que consiste num governo ADI de nome, sem o seu líder, Patrice Trovoada, e sem o Programa do ADI.

O Senhor Presidente também sabia que ia em seguida nos exigir sustentação parlamentar em nome no nosso intender, de uma falsa estabilidade, passando por uma aliança, ou a nossa submissão a chantagem de alguns radicais do MLSTP PCD MDFM, perdedores das eleições legislativas de 2010 e titulares de programas e comportamentos que foram categoricamente rejeitados nas urnas pelo povo.

O Senhor Presidente da República, por fim, sabe que o ADI não regressara ao Parlamento se não houver uma clarificação política da situação reinante e a moralização do parlamento.

Sabendo isto tudo e conhecedor de quase todos os atores políticos desta crise e as suas motivações, o Presidente Manuel Pinto da Costa mandou hoje, pelas 10h00 da manha uma carta a exigir até amanha dia 06 de Dezembro que o ADI apresente a figura do Primeiro Ministro e um acordo de sustentação parlamentar.

As competências constitucionais estão expressamente definidas e não suportam interpretações que conduzam a sua limitação, à imiscuição de uns órgãos nos poderes dos outros ou a colisão dos mesmos. Assim, não havendo qualquer intenção da parte de Sua  Excelência o Presidente de aniquilar a ADI e o seu Presidente, consideramos que a problemática da sustentabilidade deverá apenas ser discutida na Assembleia Nacional, ou com partidos com assente parlamentar e o abismo que os separam leva tempo a ser colmatado.

Com este prazo de 24h o Povo e a comunidade internacional podem justamente questionar da vontade do Senhor Presidente em encontrar uma solução justa e duradoura para todos.

Contudo, amanha dia 6 de dezembro, o ADI fara chegar sua proposta ao Senhor Presidente da República e já esta noite, mais uma vez, num espírito patriótico e de humildade, solicitaremos um encontro com um grupo de deputados da oposição disponíveis ao dialogo. Isto tudo levara o seu tempo…

Importa aqui dizer que um governo do MLSTP PCD MDFM para 18 meses, não terá por isso, a consistência, a coerência e a lógica de uma plataforma programática susceptível de propor ao pais um verdadeiro governo, capaz de lidar correctamente com os mais diversos e complexos problemas de que padece o país.

E mais de que tudo será rejeitado pelo Povo que não o elegeu.

Convém notar que este grupo, apesar de maioritário na Assembleia Nacional, jamais apresentou um projecto de lei ou qualquer outra proposta alternativa de seja o que for, para que ficássemos com uma ideia daquilo que pretendem para o país. É, pois, gravíssimo em democracia impor ao povo qualquer coisa que nunca e jamais se submeteu ao escrutínio popular.

Para o bem do nosso São Tome e Príncipe o Presidente da República jamais deveria permitir a formação de Governos sem a necessária clarificação política que passa por eleições legislativas antecipadas como o Povo na sua sabedoria e soberania exigiu hoje, em São Tome e em Santo António do Príncipe, e continuara a exigir saindo em massa pelas ruas do pais. O Conselho do Estado não devera nem poderá ser a desculpa permanente.

O Presidente Manuel Pinto da Costa, temos a certeza, tem os meios objetivos e subjetivos  para rapidamente sairmos da crise.

Um Presidente deve ouvir o seu Povo!

Vamos as eleições.

Esta e a única e melhor via capaz de  estabilizar a situação política actual, evitar derrapagens imprudentes e criar as condições de um novo arranque, com menos custos para o país, salvaguardando as conquistas já alcançadas.

O nosso Governo fez em dois anos e meio aquilo que jamais qualquer outro governo da República fez no mesmo lapso de tempo, num contexto interno de uma oposição destrutiva sistemática dos partidos políticos de oposição e de um contexto internacional de uma crise económica e financeira sem precedentes.

Ele é sobretudo diferente no seu comportamento ético, no seu sentido de justiça e na sua perspectiva da coesão social.

Durante pouco mais de dois anos de governação, para além das difamações e panfletos habituais, não foi registado qualquer caso de corrupção envolvendo membros do Governo, como acontecia no passado. Os santomenses ainda não se esqueceram dos escândalos das casas pré-fabricadas, GGA, das obras dos passeios da capital, da Doca, da compra do navio Príncipe, do crédito do Brasil com a STP Trading, da apropriação indevida de bens do Estado, burlas ao Estado por políticos empresários, entre muitos outros casos que faziam o nosso triste quotidiano.

Enfim, a probidade e a integridade dos membros do governo jamais foram postos em causa e os bens do Estado jamais foram desviados do seu fim natural, o bem comum. Houve neste Governo uma nítida separação entre a coisa do Estado e a coisa particular de cada um.

Minhas senhoras e Meus senhores

O Povo de São Tomé e Príncipe acolheu o advento da democracia de modo voluntário e consciente. O povo cresceu, evoluiu e é hoje um povo maduro, adulto, consciente das suas responsabilidades e detentor de uma elevada capacidade de discernimento. Há para o nosso povo, uma clara distinção entre o bem o mal, o justo e o injusto, os corruptos e os íntegros, bem como o nosso povo sabe bem quem são os que querem trabalhar e avançar e aqueles que querem manter o povo eternamente sob a sua tutela.

O nosso povo é igual aos outros povos. Quer ser respeitado, quer que os seus direitos sejam respeitados e não sistematicamente usurpados, quer o bem-estar e a felicidade. Enfim, quer que os seus filhos tenham um futuro melhor do que é hoje o nosso presente.

Povo de São Tomé e Príncipe

Estamos numa encruzilhada. Mas nada está perdido. Estamos perante um enorme desafio, que diz respeito a todos. É a nossa democracia e o futuro do nosso país que está em causa.

Vamos dar início hoje a uma caminhada que será árdua, mas curta, que nos levará certamente à vitória. Na política nada é fácil e não há vitórias sem sacrifícios. Podemos perder uma batalha mas não perderemos a guerra para o progresso e o bem estar social.

Precisamos de trabalhar muito. Mas precisamente igualmente de muita fé em Deus e na justiça para vencer esta fase bastante critica da nossa existência colectiva.

A partir de hoje, por todos os meios legais e democráticos à nossa disposição, em toda a parte onde estivermos, em cada ato que praticamos, vamos numa só voz afirmar que em democracia não há outra forma de se guindar ao poder senão através dos votos do povo.

O XIV Governo Constitucional foi brutalmente interrompido no seu trabalho e na sua trajetória para um melhor São Tome e Príncipe. Eu, o ADI e muitos outros que partilham connosco a mesma visão para São Tome e Príncipe, estamos disponíveis em continuar a Governar, trabalhar para o Povo e a formar o XV Governo constitucional se essa e a vontade do Povo.

Para concluir, gostaria formalmente de reconhecer e agradecer aqui os esforços abnegados dos membros do governo, das Chefias militares e da segurança, bem como todos os elementos das forcas de defesa e segurança, dos quadros e funcionários da administração publica, da administração regional e das Câmaras distritais, dos professores e educadores, dos trabalhadores do sector da saúde, médicos, quadros técnicos e  assistentes, durante estes trinta meses para fazer de São Tome e Príncipe um pais melhor. O nosso reconhecimento vai igualmente para os sindicatos, associações profissionais, ONG-s, pessoas de boa vontade e anónimas, que imbuídos de um alto sentido de patriotismo e de cidadania, prestaram toda a sua colaboração para que o nosso pais conhecesse durante este período a paz e a tranquilidade que propiciam o crescimento e o desenvolvimento.

Não vos diremos adeus.

Apenas um até já!

Eu nunca abandonarei o Povo pequeno

Viva São Tome e Príncipe e Viva a Democracia

Muito obrigado

  1. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    O primeiro ministro arrogante EX.

    • img
      Bingo Responder

      Uma coisa é não se gostar do Dr. Patrice Trovoada – não se tem de gostar.

      Uma coisa é reprovar-se a governação do Dr. Patrice Trovoada – muita gente reprova.

      Uma coisa é dizer-se que se gostaria de ver o Dr. Patrice Trovoada pelas costas.

      Mas não estará muita gente a confundir os seus desejos com a realidade?

      Acham realista escrever o epitáfio de Patrice Trovoada porque o seu governo minoritário foi demitido?

      Tenham juizo!!!

      O homem vai continuar por cá, minha gente, vai continuar por cá.

      Passar bem, pessoal.

    • img
      Janete Responder

      Eu vi no tempo de antena do PCD que o Patrice vive numa caverna…é para lá que ele se dirige agora?

      Ou será que o avião dele é uma caverna voadora?

      Um homem primitivo muito avançado no tempo!…lol. É muita água para a nossa piscina.

      Voa voa voa brabuleta!

      Voa com a caverna!
      Voa para a caverna!
      Voa dentro da caverna!

      Até o século XXII

      • img
        Bingo Responder

        Janet,

        Muito obrigada, por este serviço prestado à nação.

        Afinal ele, Patrice Trovoada, tem um avião!

        E esta, hen?

    • img
      tlabé sa lençu Responder

      Arrogancia seria fazer apreciações tão patéticas quanto essa mostrando-se uma injénua burrice e total desconhecimento relativamente as funções de um 1º Ministro.

  2. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Agora tens mais tempo para viajar…despreocupado. Devido a sua má conduta, de não comparência na A.R originou todo esse desenrolar de situações.
    Autoritarismo, criar nas pessoas sensação de medo, perseguição.

    • img
      maguitta Responder

      organizar um país e acabar com a corrupção não pressupõe dizer que tem que se amedrontar as pessoas. Trabalhar á base do medo não põe um país em funcionamento pelo facto das pessoas não trabalharem á vontade o que as faz prestar um mau serviço.

  3. img
    governo sensurado Responder

    Descanse em paz ,amemmmmmm!!!!!!
    ja foi tarde,não acham??????????????

    • img
      santola Responder

      tu também deves ser uns daqueles que recebeu rosas na mau de esse corruptos, malandrãooooooo

      • img
        Betodo Responder

        Cuidado com este teu santinho. Ele nao e corrupto. Porque nao explica como a DOCA passou para supermercado??? Porque nao explica os contornos do negocio Kosovo???? Porque nao apresenta o acordo dos navios?????
        Pergunta a quem sabe como ele tratou o Evaristo Carvalho, como obrigou o Evaristo a vir a TVS dizer o dito como nao dito. CUIDADO! voce nao conhece este DITADOR. Viste como o sorriso dele logo transformou em olhos de criminoso. Seja como for um Presidente da Republica e um Presidente da Republica. E o que o Patrice, Levy e alguns seguidores estao fazendo nem merece comentario. Como queres ser respeitado se nao respeitas a entidade maxima do pais eleito por surfragio universal????????? Onde manda a regra de boa educacao qualquer cidadao merece respeito. O exemplo politico que o ADI e o Governo mestao a dar so vem lhes tirar alguma credibilidade se e que os teem. Paga as pessoas para participarem nas manifestacoes e dizem que sao expontaneas, dao garafoes de vinho as pessoas para irem ebrias as manifestacoes talvez para irem ebrias e causarem disturbios e para mais tarde fingirem de inocentes e culparem os outros ir a igrejas e darem dinheiro aos fies a noite a porta fechada. o que e isto???????????? Exemplo para ser seguido??????????? Que Deus nos livre!!!!!!!!!!!!!!

        • img
          não te interessa Responder

          falas mal de doca quero te fazer lembrar segundo ao nosso amigo Delfin Santiago das Neves, não se chama doca mais sim lota para ainda te fazer lembrar todos incluindo você no dia da inauguração do super Kcdo vocês todos cara de pau fora ali para arrematar tudo porque nas vossas vidas nunca tinha conhecido um supermercado a não ser quiosque dos vossos bairros degradados fique bem seu ignorante e atrasado

    • img
      Sofredor Responder

      Menos mal que já vais tarde maldito, eu votei em ti, mas sinto arrependido, já pertences o passado, por pensar que eras Homem correcto mas sim um bom obsceno, que não da resposta e nem presta as contas a nos, a sua estupidez e seu cinismo, enganando ao iletrados comprando eles com dinheiro, que só deus sabe donde vem, ou com mesmo nosso dinheiro, afundando mais o conta do estado. Espero que vais em Paz sem Raiva.

    • img
      silvia Responder

      E agora? com quem vão dar? desafio aqui os colegas deste fórum a sugerirem no proximo governo da oposição ou do ADI pessoas eleguíveis sem curriculum de corupção. porque este é o principal problema de muita gente que nao quer a saida da ADI.Não querem pessoas queimadas, gastas.Por alguma razão grande parte das pessoas formadas que chegaram ao pais foram se enfileirar no ADI. porque acreditam ter más hipótesis ai. o k ná verdade acaba sendo verdade é vamos ver a resposta da oposição a esse aspecto quando for a sua vez que parece ser(In) felizmente próximo.

  4. img
    safu Responder

    Os partidos políticos ( ADI, MLSTP, MDFM e PCD) têm que começar a falar a verdade porque não é quem ganha as eleições é que governa mas sim a maioria, e como mentira tem pernas curtas deu o que está a dar….

    • img
      joao pereira Responder

      Caro assinante, antes de esboçar qualquer tipo de prosa, certifique-se de que não vai exibir a sau falta de conhecimento sobre questões em epígrafe, porque estas perante uma rede publica, sitio em que estas sujeito que,modéstia á parte perante personalidades que sabem mais ou menos do que tu.
      Por isso,quero perguntar-lhe em que manual de ciências politicas viu que, “QUE QUEM GANHA NÃO GOVERNA MAS SIM A MAIORIA” Não é que eu não perceba implicitamente a sua afirmação! Mas como estudei ciências politicas preferia q não cometesse este absurdo.

  5. img
    agnaldo timoteo Responder

    viva denocracia vamos ganhar outra ves, viva estabilidade,viva dr Patrice Trovoada
    abaixo a corrupção abaixo enriquicimento elicíto, viva continuidade conte com o meu voto na diáspora

  6. img
    agnaldo timoteo Responder

    Se necessario vou para stp só para lhe dar o meu voto

    • img
      Lódoma Responder

      Podes ir ele te paga passagem

      • img
        joao pereira Responder

        Pseudo-cibernautas deixemos de trivialismo,não usem á rede para demonstrarem as vossas faltas de higiéne mental.Falemos de questões sérias, deem ideias, pontos de vista mesmo que de forma atabaloada desde que se perceba. não vamos usar á erde para conversas fúteis,zangas de comadres.
        Eu pelo menos face a atual crise defendo a revolta popular, porque quem ganha deve governar desde que lhe haja sustentaçao popular,ignorando a sustentação parlamentar,e na insistência deste em inviabilizar as prpostas do governo deve-se devolver o poder ao povo.

  7. img
    agnaldo timoteo Responder

    Quem quer a estabilidade politica vote ADI

    • img
      Fiá paga Uê Responder

      Se quiser estabilidade, presta conta ao povo e aos seus representantes mesmo estando a governar bem. Na democracia não se deve fugir ao debate. Isso é que provocou a crise.

      • img
        inteligencia Responder

        tens razão és ignorante, procura saber a verdade

  8. img
    JOSE CARLOS Responder

    Mais uma demonstração clara da arrogância do Patrice Trovoada e dos seus seguidores, ao invés de procurarem culpados pelo vosso fracasso, deviam é pedir desculpas ao Povo pelo aumento da miséria nos últimos 30 meses, pelo desmando na Justiça (Tribunal), pela falta de medicamentos nos hospitais, pelos vários projectos anúnciados e nenhum concretizados, pelos desmandos na TVS, pelo aumento da corrupção, pela falta de liberdade de expressão etc…… isso sim é que devia ser feito…. Espero que o senhor nunca mais volte a ser nada em S. Tomé e Principe e irei lutar para que tal aconteça… VIVA SÂO TOMÉ E PRINCIPE

  9. img
    mafili Responder

    lágrimas de crocodilo…na hora da despedida não teremos saudades…os homens passam e STP continua.
    Ninguém é insubstituível.

    • img
      pato d a´agua Responder

      Malandro vai de vez…

    • img
      pato d a´agua Responder

      Senhor Ex primeiro ministro só vem ao povo si deixar de ser arrogante, porque pais sério onde as pessoas vêm as coisa como elas são nunca o senhor teria a coragem de despedir do povo… porque o senhor mais do que ninguém sabe que quando uma pessoa trabalha pra outra pessoa tem que presta conta… porquê que senhor não quer fazer isso… O senhor esta pedir eleições anticipadas, mas senhor acha que esssa pessa pessoas que estavam na marcha onde já ganho… Um Ex primeiro ministro que só tem promessas e mais nada… mafafe-lo, má-raça, má conduta, má manguê… seja feita ninguém mais pode falar que senhor ja esta mandar tirar de trabalho porque senhor é que tem poder…vai e nem pense de voltar…bazar..bazar

  10. img
    Jose Rufino Responder

    Enfim…sem fim coisas de politicas,francamente o nosso povo nao merece isto,tanto tempo de ditadura depois vem a democracia tudo isto os politicos nao conseguem ultrapassar.Era bom que refletissem bem o que falta o nosso pais.Penso ainda ser possivel mas sinceramente nao se compreende.Na parte final deste discurso so existe tantas palavras bonitas so na dispedida,assim vai a nossa politica e os nossos politicos.Ainda e cedo para se saber de que andou a fazer este governo durante estes dois anos porque na pratica nao si viu nada.Este discurso tem coisas positivas e verdade porque ja se sabe tipo de politicos que faziam oposicao,mas nao compreendo o porque deste governo dimicionario nao conseguir levar estes senhores que diz ser intocaveis aos tribunais para poder prestar as contas…enfim…coisas de politicas…verdade hoje mentira amanha…que deus nos ajude.

  11. img
    A luta continua Responder

    O porquê que o Senhor não aproveitou este momento de dispidida a seus militantes, para esplicar ao povo que o senhor diz que muito respeita, alguns pontos da carta constante na moção de senssura apresentada a assemleia Nacinal contra o seu Governo tais como: a questão do navio, se na verdade S. Tomé e Principe recebeu o não dinheiro com o reconhecimento do Estado de Cozovo,se o reconhecimento de um estado é da copetencia do governo ou da presiedencia. Se o Senhor esclacesse a esse povo essas e mais questões que achasse importante, acredita que o seu partido não sairia mais de poder em S. Tomé.

  12. img
    Ami mé Responder

    Perguntem ao Sr. Jurista BIDÃO do PCD onde estão os animais da Roça Agua-Izé. Eles desgraçam o povo e depois vêm como os salvadores do mesmo povo. Os ladrões que estão no PCD podem esperar as legislativas para não serem mais DIPUTADOS LADRÕES COM INMUNIDADE PARLAMENTAR. Deste modo, ou vocês fugirão do país ou irão todos para a cadeia. BANO, DELFIM e Outros ladrões do PCD e MLSTP o que é vosso está guardado. O PCD irá cair pior que o MDFM. Estaremos aqui a vossa espera com toda a calma porque esse país irá mudar e vocês farão parte da população prisional de STP.
    Não contem sempre com a proteção do vingador PINTO DA COSTA.

    • img
      de ceita Responder

      concordo, o Sr. Bidão na sua entrevista ainda disse que o governo de Norberto Costa Alegre foi derrubado pelo pai do Patríce trovoada,quer dizer que está consumada a vingança. É triste mais é o tipo de político que temos. Imagino a felicidade do Sr. Bidão neste momento.

  13. img
    Paparazzi Responder

    Sinceramente sr patrice nao acha que esta a faltar com verdade a forma deselegante como se dirige ao presidente da republica.acha mesmo que e vontade do presidente fazer discurso a nacao a esta hora .? Temos que despartidarizar alguns sectores publicos de sao tome

  14. img
    Bernardino Monteiro Responder

    Goste ou nao, eu irei a sao tome exercer o meu direito de voto, vou juntar aos militantes do adi em procurar uma maioria absoluta,para que daqui em diante poderemos conhecer o que estabilidade politica, por sem estabilidade nao ha investimento nao ha confianca nem certeza, porque investir numa fabrica que so ha prejuizo, sou filho de sao tome e de santomense,nao vou deixar o meu pais nas maos. Dos senhores sem nocao sem respeito pelo povo,

  15. img
    Paparazzi Responder

    A sua mensagem num pais serio jamais sairia a rua num pais de respeito jamais lhe davam oportunidade de faltar respeito ao pr.um aviso ja assim aos senhorew da emae o tempo ha de vos julgar e saberemos quem evo verdadeiro culpado disso

  16. img
    PTE Responder

    Patrice Trovoada estás a ir tarde demais. Vai com mdemónio e que o demónio te acompanhe. Arrogante, mentiroso, malfeitor.vigarista, vingarista, etc.

    • img
      silvia Responder

      nada contra os muçulmanos desde que fiquem bem longe de São Tomé e principe. o pais é muito pequeno estão ja ha 450 km da nossa terra na nigeria a matar com atentados.

  17. img
    Mimi Responder

    Nao entendo o porquê de tanta amargura. Entao agora já está à procura de emprego?

  18. img
    Nova Ordem Responder

    Realmente, são Tomé e Príncipe é um país santo, onde todos falam, todos decretam, mas nada de mais acontece, muitos estão a achar que, a queda do PM foi um acontecimento, mas na realidade, nada de novo aconteceu. Só os burros que não conseguiram fazer leitura desse acontecimento, é que vêm isso como um acontecimento.
    Meus caros, São Tomé este a pagar a culpa e praga dos nossos antepassados.
    (Olho que tudo vê), tudo decreta, esta analisando esta situação de perto.
    Meus compatriotas, esta a chegar a hora de verdadeira revolução, hora de criar novo movimento, hora de honrar os nossos antepassados que morreram lutando por nós.
    Batalha dos juntos, desenvolvimento dos mais desfavorecido e amor a pátria.
    Mais uma vez, a hora esta chegando.
    Nova Ordem (Iluminates )

    • img
      Direito Responder

      Meu Caro Compatriota, Nova Ordem nao poderia estar mais de acordo consigo,a revolução chama por nós,reparou que no discurso do demissionário primeiro ministro em momento nenhum ele fez referencia aos estrangulamentos que o actual sistema Presidencialista representa na governação em São Tomé e Príncipe,nem ele nem a cúpula Política que há anos tem vindo a delapidar,Tela bila cume fé che,pan lentla,é daí que emerge os léxicos modernos, IONÒ, VABÚ…Eu peço a todos os filhos dessa ilha,que reflitam,o problema nao esta só no ADI,e transversal a todos os Partidos existentes na nossa cena política,a EMPRESA PARTIDÁRIA é tão rentável que muitos trocam de um para outro de acordo com as conveniencias,o próprio primeiro Ministro tentou explorar as fragilidades do Sistema,basta que se atente ao caso Amandio Pinheiro,bem como o do outro deputado do MDFM Sr.Orlando Fernandes,substituído porque os interesses do MDFM nao estavam a ser atendidos por ADI,caros compatriotas,exijamos,um referendo a nossa Constituição e ao Sistema Político vigente,porque se assim nao for,estaremos perenemente na terra onde há fome,e que todos ralham mas ninguém tem razão …Disse.

      • img
        Direito Responder

        Quis dizer Semi Presidencialista .

        • img
          Fatima de Santana Responder

          Eu li tanta contradição nesta carta de Patrice Trovoada que acho que ele tem pouco escrúpulo, é rancoroso e, ao contrário daquilo que ouço dizer, acho pouco habilidoso politicamente.
          Senão vejamos:

          1- O Patrice andou todo este tempo a gabar-se que quer combater a corrupção no país mas nomeou o maior corrupto do país para dirigir a EMAE. Está metido até a cabeça no processo de corripção da cervejeira Rosema. Está metido no escândalo de navios que estão nas nossas águas e não se sabe o que andam cá a fazer. Está metido no maior escândalo de falta de transparência em relação aos dinheiros públicos porque não explicou nunca o negócio da reconstrução e entrega da Doca Pesca aos seus amigos estrangeiros. Ninguém sabe onde o seu cão de guarda, Levy Nazaré arranjou dinheiro para fazer prédios cá em S.Tomé. Ele nunca explicou quem paga e como paga as sucessivas viagens intercontinentais que ele realiza com os seus amigos para o estrangeiro. Como é que uma pessoa que quer acabar com a corrupção pode fazer exatamente ao contrário nos seus actos no governo? Como é que uma pessoa que quer acabar com a corrupção pode permitir que a TVS seja, no seu reinado, uma grande caixa de corrupção no país gastando milhões sem qualquer controlo? Como é que uma pessoa que quer acabar com corrupção pode continuar a pagar as pessoas muito dinheiro para participarem nas manifestações? Tudo isto é muito estranho e contraditório.

          2- Um político que tem a consciência que está sem suporte maioritário na Assembleia Nacional deve ter uma postura de diálogo, humildade e aproximação. O que é Patrice Fez? Fez tudo como se tivesse uma maioria a suportar o seu governo. Desafiou os partidos da oposição, negou ir para Assembleia para ser fiscalizado pela oposição, desafiou várias vezes o senhor presidente da república,etc. Como é possível que um primeiro-ministro que preze estabilidade faça isto???? Eu nunca vi nada assim. Por isso é que tenho dificuldades em compreender este discurso do Patrice Trovoada. Não faz sentido nenhum. Quem andou a desafiar toda a gente, a desafiar o senhor presidente da república para experimentar derrubar o governo que ele ganharia as eleições com maioria absoluta, vem agora com este discurso de virgem ofendida??? Sinceramente que eu não percebo o Patrice Trovoada.

          3- Depois de aldrabar tanta gente que iria fazer auto-estradas, terminal de combustível, porto de águas profundas, etc, o senhor não fez nada e agora aparece a dizer que o país desenvolveu. Desenvolveu como???? O que é que o senhor fez ?? O senhor na campanha foi para ilha do Príncipe enganar aquela gente que iria dar-lhes 2 milhões de dólares. Até hoje o senhor não deu nem um cêntavo aquelas pessoas e, ainda por cima, quando eles arranjaram investimento estrangeiro por iniciativas deles o senhor quis estragar tudo impedindo o progresso deles. O que é que o senhor queria. Ou seja, o senhor não fez nada por eles e ainda queria atrapalhar o que eles fizeram por eles mesmo. É assim que o senhor trabalha.

          4- O Presidente da República cumpriu as suas obrigações constitucionais. Não foi ele que apresentou a moção de censura. Porquê que o senhor utiliza esta linguagem inqualificável para tratar um chefe de estado???? Porquê que o senhor não deixa estes ódios para trás? O senhor não foi para primeiro-ministro para voltar a fazer guerra ao actual presidente da república como o seu pai fez e o povo continuar a sofrer. É isto que o senhor quer??? Eu se fosse o presidente da república é que lhe mostrava? Eu sei muito bem o que eu lhe faria. O país não pode continuar neste clima de ódios, ódios, vingança, vingança. O país não é seu nem da sua família. Por favor, eu sou filho de pobre e sou gente de baixo não me venha enganar que o senhor está a fazer algo por mim porque eu não vi nada que o senhor fez por mim durante estes anos que o senhor está no governo. O senhor tem feito muito pelos seus amigos e familiares. Por mim não…
          Agradecida

          • img
            não te interessa

            Patrice não tem culpa da vossa estupidez porque se a ex DAF da EMAE cometeu algum erro foi no vosso mandato e o Patrice é culpado de vocês serem um bando de incompetência ele só trabalha com pessoas competentes.
            Vocês nem foram capazes de sancionar levar a tal senhora aos tribunais por causa das vossas cumplicidades porque se ela roubou vocês levaram a vossa parte então não venham criticar o Patrice porque ele tem dado prova de ter diminuído a corrupção e vocês viram posição de São -Tomé no rank mundial.

  19. img
    Jose Responder

    Estranho, um Governo que gaba-se de não corrupto quandoa assistimos as situações como Cervejeira Rosema, a alianças a personalidades associadas a corrupção sofisticada como os irmãos Monteiros, Sebastião Pinheiro e a nomeação de um dos maiores bandidos de S. Tomé ao cargo de Director da EMAE… Francamente !!!!

  20. img
    sun fodê budu Responder

    Patrice a coisa é assim em, agora vai descançar um bocado ja ti chegou e foi tarde demais, da dinheiro povo come, poder mas limpa boca no chão como galinha.

  21. img
    Lucas vaz Responder

    Já vai tarde!
    já que não sabes fazer mais nad além de viajar, então BOA VIAGEM!

  22. img
    Na hora Responder

    Ja vai muito tarde PT. Os santolas nao te querem no poder, seu autoritario,arrogante.
    Deixa de criar instabilidade e de comprar a consciencia do povo, so para ir fazer manifestação. quem sabe em 2000 e bolinhas, o povo possa pensar na tua situaçao. xau

  23. img
    sun fodê budu Responder

    Patrice é vergonha do povo de STP, vê só o que ministro dele senhor Afonso Varela fez, expulsou Zé Bouças da TVS, coisa que nunca vi, expidir um funcionário quase posso dizer velha guarda da TVS, sem processo disciplinar, é porque TVS não tem união, todos funcionários deviam fazer uma greve e fechar aquilo a sete chaves. Isso é pra ver boa governança dos gajos, má fé, vão pra casa já. quem viaja vai em paz, quem fica faz manifestação quando cansar para….

  24. img
    santiago filho Responder

    So tenho a desejar-lhe boa viagem

  25. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    Nada de Choros ó Patrice. Ca se faz ca se paga. Vai à tua terra rezar o alcorão. Senhor manfioso

  26. img
    100%nosporCá Responder

    PT cai de pára-queda, já sabia, brincadeira tem hora patrice trovoada,boa viagem, e agora levy, estamos cá pra ti ver, corpo vai te arder. Advogado 100cultura.

  27. img
    DebNazare Responder

    Este mensagem de despedida não foi escrita pelo Patrice Trovoada. O Patrice Trovoada não sabe falar o Português. Quem fez o discurso é o Afonso Varela o homem que andou muitos anos a chular Manuel Saozinha. Viveu em casa de Manuel nunca pagou renda e andou a comer e beber a custa de Manuel Saozinha na chamada boca livre.

  28. img
    Joao Batepa Responder

    Alguem tem que fazer qualquer coisa.
    Este pais esta a apodreder.

  29. img
    kua-li-tassondu Responder

    Um bom jogador tem que saber perder! o senhor patrice trovoada tem que creser e depois aparecer. que patriota que ke,sempre a culpar o terceiro pelos seus erros por favor vai e vai tarde.ate aparece que esta a chorar por outra coisa(vida boa ke politica vos oferece) e nao por pena do povo pequeno se reparar bem nao fez absolutamente nada por nos,se fose mesmo pariota sangue do nosso sangue(santomensse)farias algo por nos k penssase em nos antes!!! cuidado cu ma cunxesa. eu particularmente elogio acto do presidente da republica por ter dado o partido ADI oportunidade de apresentar um novo rosto (alguem) pra o cargo do primeiro ministro .

  30. img
    kua-li-tassondu Responder

    se fosse mesmo patriota

  31. img
    Mé Zemé Responder

    Mais uma queda, já estamos habituados. Quém será o próximo a ir lamber o resto de ano e meio que falta? Trite a vida dessa nossas lindas ilhas que devia ter políticos mais patriótico.

  32. img
    sun fodê budu Responder

    Vê só mobilizador dos reformados, Cauíque,xê Cauíque é gente pra fazer campanha, mas é ele tomou um bom banho, acredito banho que Cauíque tomou da para pagar um terço dos reformados que ele tem estado a confundir, abrem pestana povo,Patrice vai ti embora pra xau.

  33. img
    Verónica Responder

    Patrice bé cu Dêçu ê!!!!
    Agora vai fazer vigília. Nãoés Muçulmano?
    Tens que ser menos arrogante enão ir para o meo do pôvo só na campanha.
    O verdadeiro Sãotomense não tem tua atitude.
    Tantos governso já cairam nesta terra e nunca choraram tanto O teu pai deixou cair mtos e todos com legitimidade e com maioria na Assembleia.Cáse faz cá se paga. Até a 5ª. geração.

  34. img
    STP no coração Responder

    Dizem que STP melhorou ao nível de corrupção, mas estão a esquecer que piorou ao nível de branqueamento de capital e sensibilidade de apoio ao terrorismo. Porque será??
    Por outro lado, o Sr. Patrice Trovoada está a esquecer que ele assaltou o poder em 2008 quando fez cair o governo do Sr. Tomé Vera Cruz e foi empossado como 1º Ministro durante largos 3 meses, ele na altura foi eleito?? Pimenta no olho do outro é refresco né??
    Por favor, falem verdade ao Povo.

  35. img
    Lede di alame ça ua Responder

    ja vais tarde……….

  36. img
    s.tome Responder

    Viva o sr Patrice,perdeu uma batalha,mas nao perdeu a guerra.o povo esta contigo.viva o Patrice,viva viiva,viva viva ate qualquer dia……brevemente.estamos todos contigo.

  37. img
    Grigorio Peseiro Responder

    Um muçulmano com gesto de cristão falso profeta um islamita mesmo que batizado nunca será um bom cristão.
    Pela primeira vez o homem não viajou em menos de 15 dias 3 vezes. Poupou o pais numa boa soma. São Tomé Poderoso e Santo António ainda irá fazer saber a este povo o que fez este homem durante este tempo. Tem medo para não virmos a saber a verdadeira historia dos barcos, petroleo da ZEE, negocio para assinatura do projecto com o investidor sul africano no principe que só avançou quando ele fez questão de encontrar com o investdor, o CEKADO que é socio, eo dinheiro enviado ao seu Banco junto ao Museu para financiar a Juventude do ADI, terminal Link o choro é de ver as coisas a sairem do seu controlo.A vinda da delegação da RDP à STP foi financiado por ele para que a RDP dê cobertura nojenta a ADI.
    A mulher destes dirigentes do ADI que batem palmas para ele estão estes dias mais tristes mas é assim mesmo. Vão para praia das conchas no carro de vidro fumado.
    O gajo é malcriado … Vai ao Inferno deixe nosso STP

  38. img
    Lucia Almeida Responder

    Patrice viajou e não foi pouco mas para tirar um país de buraco, sentado na Casa Rosa, não se resolve…

    Patrice foi e é arrogante sim mas ainda fez algo em 2 anos de mandato, não sejamos injusto…

    Patrice, tentou gerir o país como uma empresa privada sim mas infelizmente não teve a justiça do seu lado…

    Patrice, poderia ainda estar a governar mesmo com toda esta arrogante e algum desrespeito perante o povo, por não dar satisfação de muito dos seus actos mas infelizmente, o parlamento tornou-se um organismo de refugio para muitos ladrões (por exemplo: Alzemiro dos Prazeres,vulgo Bano)…

    Patrice, perdeu esta por ter Levy Nazaré como secretario geral do ADI e outros tantos deputados preguiçosos e irrogantes, que são deputados para ganhar mais dinheiro e nada mais….

    Patrice não é mau, nem é bom, é diferente, arrogante, ambicioso e acima de tudo visionario, não podemos dizer que é mau politico… porque soube escolher o elenco para formar o XIV, estes elogios não são extencisos ao elisio, andela e abnildo (essas duas caras envergonham o ex elenco)…

    Parabens, Americo e Salvador dos Ramos, Agostinho Fernandes e Carlos Vila Nova….

  39. img
    original Responder

    Pior coisa na vida é ter cabeça rija;quando povo nos elege não é para fazermos o que queremos mas sim o que deve ser feito e Sr. foi avisado várias vezes e não podemos ter na nossa cabeça que a razão só está do nosso lado o Sr. tinha tudo e se calhar poderia ter boas intenções mas acredita que nada acontece por acaso e Deus pode ter visto o fim antes de nós e não permitiu que o que tivesse de ser acontecesse.Vai dar uma volta cresce um pouco e apareça mais maduro para conhecer bem o povo de S.Tomé e Príncipe;O Sr.Sempre esteve surdo para questões delicadas e esteve rodeado de gestes polémicos e nunca moveu uma palha para por cobro a algumas situações sobejamente criticas. O povo disse governa desta vez e faça algo diferente de outros na prática algumas coisas melhoraram e muitas outras coisas pioraram por falta da sua humildade e lidar com povo,paga-se sempre com juro e tudo por sua culpa.O Sr. colheu o que semeou e até breve. Não esqueça de transmitir esta mensagem ao levy.

  40. img
    Deniker afonso Responder

    esse presidente quer deixa sao tome na merda como 37 anos atras deixa nosso povo a passa fome e mizeria MLSTP ja governou moitos anos e so afundou o pais so tem politicos porco e sem vergonha e o presidente ja nao tem idade pra tar na politica ja esta cansado dimais idade pra reforma

  41. img
    Edafonso Responder

    Foi povo quem colocou Patrice, são eles quem devem tirar, a oposição só querem tomar poder a força, eles sabem que o ciclo estão a fechar, já não podem roubar, por isso eles estão a fazer essas cenas. Vamos ver se ADI não vai ganhar a eleição. Porque MLSTP, PCD,e ainda o moribundo MDFM que não tem vergonha fazem uma coligação ridicula para deichar o governo cair. Cinceramente, Cinceramente,. Não te preocupes Patrice daqui a pouco tu a-de regressar. Vamos ver qem manda.

  42. img
    lbgm Responder

    Tamanha Falta de Caracter e Rancor Manifestado Por Este Senhor que Infelizmente Foi 1º Ministro do Meu Nosso S.tomé e Principe…………………. Tal Pai, Tal Filho…………..
    Simplismente VERGONHOSO……..
    Viva S.tomé e Principe ….
    Viva Tela Non…….
    Boa Noite a Todos..

  43. img
    Bazofo Responder

    Finalmente!!! Agora vê se leva consigo o Levy Nazareto,o Bala e alguns pedintes do “Banho” Vai para o Gabão,Arabia Saudita,Palestina,Libano onde quer que seja…Mas senhor diabo,demonio,vai rapido,rapido e deixa-nos em Paz.

  44. img
    Santomense 100% Responder

    Senhor Primeiro Ministro,
    A sua arrogância acabou consigo. O seu pai roubou muito a esta nação e o senhor também veio para fazer o mesmo. Essa despedida da vossa excelência não passa de lágrimas de crocodilho. Agora que o senhor aparece como defensor do povo pequeno ? Quando o senhor e o seu pai aproveitaram do dinheiro de Taiwan porque o senhor não pensou em povo pequeno ? Hoje o seu pai está milhonário com dinheiro de Taiwan, porque o senhor não chama o seu pai de corrupto como chama os outros ? O senhor andou no governo com as suas megalomanias, anuciando projectos, para demonstrar que está a trabalhar, cujos resultados foram (zero).Só andou a fazer viajens. Se hoje algumas organizações internacionais dá nota positiva a São Tomé, não pense que foi devido seu governo, mas sim fruto do trabalho do governo anterior. A unica coisa que se pode falar de positivo em São Tomé é a reforma fiscal que começou pelo governo anterior. do seu governo não se viu nada. Só blá blá blá e os comerciantes Libaneses a tornarem ricos e os comerciantes nacionais cada vez mais pobre. O senhor já vai tarde. Coitado do meu povo que deixa ser enganado com seu banho e bebida para dar-lhe votos !
    Para sairmos desta crise, o senhor Presidente da República devia criar um governo de iniciativa presidencial, sem estes cambardas de malandros de MLSTP e PCD, com gente com copetência, cara nova da sociedade civil, sem rabo de palha, tecnocratas dispostos a levar nosso STP a bom porto.
    Bem haja a todos Santomenses. Que Deus nos proteja e nos livres destes políticos maldosos que só querem roubar esta terra.

  45. img
    arlindo fernandes Responder

    Qualquer governo deve respeitar as decisoes do presidente da republica e quem meteu a lenha na fogueira foi secretario geral do ADI por sua ignorancia e arrogancia em desrespeitar o presidente da republica

  46. img
    Engenheiro Responder

    Não morro de amores por partidos políticos pois qualquer um, se merecer, poderá ter a confiança do povo,mas eu GOSTO DO MEU PAÍS E DA SUA GENTE,se bem que é impossível agradar a todos. De qualquer forma eu sinto-me muito por esta situação de CRISES CONSTANTES, OS POLÍTICOS NÃO SE ENTENDEM, NÃO APREDERAM AINDA A CONVIVER EM DEMOCRACIA,SÃO ARROGANTES,NÃO ENTENDEM QUE FORAM ELEITAS PELO POVO, PARA TRABALHAR COM O POVO E PARA O POVO,NÃO TÊM ESPÍRITO DE SERVIR,MAS SIM GOSTAM DE SER SERVIDAS. SE FORMOS AO DICIONÁRIO,A PALAVRA”ministro” significa SERVO ou seja aquele que está ao serviço de alguém e neste caso ao SERVIÇO DO POVO.
    Mas hoje em dia a palavra significa SER SERVIDO,SERVIR-SE DE, O LUXO, O PODER, O “MANDACHUVA”,etc.

    É bom que entendam que não estou a referir-me ao senhor A ou B.
    Porque, eu julgo que tanto MLSTP/PSD,PCD,ADI,MDFM/PL,CODO,UDD,PT(PATIDO TRABALHISTA)e outro legalmente constItuido pode ser governo em São.Tomé e Príncipe.
    Mas, aproveitar do poder para sustentar a CORRUPÇÃO, COMETER TODA ESPÉCIE DE ATROCIDADE,EXPLORAR O OUTRO,PERSEGUIR SANTOMENSE TEU IRMÃO, FILHO DA MESMA TERRA,APENAS POR PENSAR OU TER OPÇÃO DIFERENTE, É UM CRIME QUE DEVE SER PUNIDO SEM MISERICÓRDIA, PORQUE PARA MIM NÃO EXISTE SANTOMENSE DA PRIMEIRA,DA SEGUNDA OU TERCEIRA.
    É MUITA PENA QUE ESSA GERAÇÃO DE DIRIGENTES UM DIA VAI PASSAR SEM DEIXAR UM LEGADO POSITIVO PARA A GERAÇÃO VINDOURA.
    A HISTÓRIA há de NARRA QUE O “FULANo” ou “FULANA” foi dirigente politico,LADRÃO OFICIAL;CORRUPTO;VAGABUNDO;TINHA 300 MULHERES E 1000 FILHOS MENINOS DA RUA E TUDO QUE É MAU SERÁ CARACTERÍSTICO DOS FULANOS.
    É TRISTE ESSA SITUAÇÃO QUE A GENTE VIVE DURANTE MUITO TEMPO.

    • img
      Bodon Kulu Responder

      Acontece que o Patrice mexeu com certos interesses instalados à décadas à “tubarões das ilhas”. Esta é a grande verdade.
      O Patrice tomava as medidas sem medo das bruxarias e baiás.
      Patrice não é um santo mas já mostrou que não tem medo dos “tubarões”.
      Bem aja a todos.

  47. img
    luisó Responder

    Não queres formar governo?
    Ok.
    Agora pedes eleições?
    Não é obrigatório, o PR pode convidar o segundo partido mais votado para formar governo com maioria parlamentar.
    E depois o que vais dizer?
    Que é golpe de estado?
    Vai trabalhar para o Gabão…

  48. img
    Ana de Ceita Responder

    PM diga o caduco pinto da costa para ir viver no cemiterio ,ele é um atrasado mental e amigo dos melstp/psd que devoraram STP nos 35 anos , VIVA ADI VIVA STP

  49. img
    Revolucionario Responder

    olha meus caros compatriota filho da terra, nós estamos sempre a ser enganado em são Tomé e Principe, o sr. Patricio Trovoada pensa que nos engana com essa labia toda ai, olha senhor quem esta a falar é um jovem estudante indeguinado com o que passa no País,o senhor só põe culpa no Presidente na oposição, porquê que em vez disso senhor não explica melhor ao povo o porquê dessa mossão de censura.
    Eu pensava que senhor fosse o exemplo mas vejo que fui enganado o senhor é pior que os outros políticos usa a inocência do povo para abusar do poder.
    o seu partido não podia fazer toda esse escândalo por causa da oposição cumprir com o seu dever legislador e ainda por cima senhor Patrice manda os militantes do seu partido fazer manifestação contra o presidente isso não passa de chantagem,o povo de são tomé não é só essas meias dúzia de pessoas influenciada e subordinadas a manifestar sem conhecer bem o porquê. olha meu caro senhor já não nos engana com este sorriso falso

  50. img
    Barão de Água Ize Responder

    O Sr. Patrice tem um pendor ditatorial que se sente neste discurso e outras atitudes que teve no passado próximo.
    Se no seu partido (ADI) ainda existem politicos que pensem pela sua própria cabeça e não dependam económicamente do Sr. Patrice, devem ingitar novo 1º Ministro, a não ser que o partido seja propriedade do sr. Patrice e os ministros e deputados seus empregados.

  51. img
    J.Rosário Responder

    Contra fatos não pode haver resistência.A prepotência,o autoriterismo,o egoismo,a falta de humildade ferem a sensibilidade de pessoas integras e equilibradas e dificultam o bom relacionamento entre pessoas,instituições …Aque que se refugia da critica quando construtiva,que se esconde por não ter argumentos para inverter uma censura ou prestar contas é logo suspeito,pois o Patrice Trovoada não ter comparecido no parlamento foi comprovar a sua prepotência e a sua pessima convivência com a democracia e a crítica.O povo sabe o que quer,portanto não dorme,quer estar no centro das decisões.O Presidente,sr.Manuel Pinto da Costa é o presidente de todos os são-tomenses,dos que votaram e dos que não votaram nele,nesse momento da vida politica do país não é justo de ser considerrado carrasco,o mal amado.A sua decisão era a primeira etapa mais esperada e de maior consenso. A segunda etapa ,perante esse desafio,a imposição,das intenções do lider do ADI ,só poderá passar por um convite a outra força politica com maior expressão no parlamento quanto ao numero de deputados chamados a formar governo ou em coligação com outras forças políticas com representação no parlamento. Quem acusa os outros ,por felicidade ou infelicidade passam de acusadores a acusados.”Aventureiros políticos” Na verdade ,no cenário político de STP há muitos aventureiros políticos e acusam-se mutuamente,o triste de tudo quem sofre é o povo com as politicas dos aventureiros,dos profissionais da política.A moçao de censura em democracia nunca é ilegal,é um recurso que a oposição tem para alertar os executores do programa ,governo que algo vai mal,uma amostragem de cartão amarelo que poderá converter-se em vermelho.Em espirito democratico cabe aos que serão sensurado a defesa,argumentoa para prvar o contrario,o que não aconteceu.Não foi escolha do Presidente o abate a prepotência,ao egoismo,ao aventureirismo politico.O sr.Pinto da Costa foi eleito pelos são-tomenses sem preconceitos,não rancorosos,porque na vida nem tudo é mar de rosas e aprende-se com os erros.Crise? Se a situação economica é tão debil por que razão não ser patriota e não deixar que a crise politica se arraste por teimosia e arrogancia.ADI não terá outro que reune consenso para ser indicado ao cargo de chefia do governo?Correto que quem ganha deve governar mas quando as condições são estáveis,os lideres não são eternos
    Patrice tem que fazer uma introspeção e diferenciar osinteresses.Com essa comédia ADI poderá ficar mais fragilzado.Eleições antecipadas é o braço d e ferro imposto por ADI,mas poderá ter um desfecho desfavoravel para o mesmo se vier a acontecer.EM REALIDADES DEMOCRATICAS DIFERENTES ,SITUAÇÕES COMO ESSA FORAM ULTRAPASSADAS COM A ESCOLHA DE UM OUTRO LIDER DO PARTIDO.Bem haja,João do Rosário

  52. img
    J.Rosário Responder

    a corrigir-autoritarismo,aquele,censurad,provar

  53. img
    Amélia Responder

    PATRICE VC ESTA A CHOURAR A BOA VIDA COMO PRIMEIRO MINISTRO VC NUNCA QUIZ SABER DO POVO,VC NAO RESPEITOU O PINTO IAS RESPEITAR O POVO AGORA COMO A CASA CAIU O POVO JÁ EXISTE,ISSO E O VOSSO MAL COMO GOVERNANTE TANTA VAIDADE PR NADA TU QUE COMEÇA COM MA FE TERMINA ASSIM A GORA OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS COMO FICA,VC ESTA ENRRASCADO,NAO QUERIA ESTAR NA SUA PEL, E JÁ FOSTE TARDE DEMAIS ,!!!

  54. img
    Sum mé chinhô Responder

    Tem jeitinho para teatro. Pode continuar a viajar para tudo quanto é lado.

  55. img
    tem panciencia Responder

    vai a sua terra natal, nos deixe em paz, ai na sá telá de gabon fá ai sá tela folô, bô concê folô mali

    • img
      tem panciencia Responder

      Quenguê fada bô cumâ mina Gabom, zó cu sé quiasson, ca bí manda ne folô,

  56. img
    da trindade Responder

    Gostei da opinião publica esse primeiro ministro paraquedista esse turista que muito falou e nada fez demorou muito no poder .muitas promessas . muitos acordos assinados e nada passou de papel .meus senhores vamos deixar de propagandas falsas e vamos pensar em desenvolver o nosso pais vamos construir predios .escolas .hospitais vamos copiar os outros paises anualmente podemos construir uma coisa com pouca riquesa que temos .somos um pais pequeno temos que construir predios e não essas casinhas que so ocupam espaço, ,,fora P.T.

  57. img
    Kebla Responder

    Patrice, não te preocupes. Assim tens mais tempo disponivel para viajar e tratar dos teus “negocitos” eh… que tal…

    Vai fazer outra coisa na vida..trabalhar como funcionário publico e ganhar 900 mil dobras por mês. Tenha esta experiência, depois volta, ok. Faz-lhe bem meu caro.

  58. img
    fernando Responder

    quando ele entrar de novo eu vejo qual cara que voçê ficam com ele…ficam com cara de mascara…fui

  59. img
    zeme Almeida Responder

    Se porventura

  60. img
    zeme Almeida Responder

    Estamos todos degracados.

  61. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Patrice deveria entender que as coisas já não estão do lado dele. DEveria tirar ilação na última manifestação e na vigília. Não seja teimoso.
    O Patrice tem alguma coisa para fazer este povo.
    O PR pediu-lhe novo governo do ADI. Não se entende como ele vai de novo apresentar o seu nome. Está a pocura de pé de vento. Será que no ADI ele não tem nehum marionete? Põpe a Angela PM (ironia).
    Ele não pode estar amarrado ao poder.
    Caso o PR viabilize este Governo XV, como vai ser no Parlam,ento que já o chumbou? Óh homem! mude de atitude. Chega
    Vai arranjar força e venha.

  62. img
    Antagónico Responder

    Meus caros compatriotas!
    A situação política e social em São Tomé está de “rastos”. Pela filosofia do Sr. Patrice Trovoada eu estava convicto que algo iria mudar na sociedade santomense. É, de salientar que no seu elenco encontrei algum elemento que está disposto a trabalhar para uma sociedade mas, porém, existem outros que pretendem demostrar “falta de profissionalismo”, se eu não errado, alguém que me corrija. A situação da saúde degradou-se, a justiça nem se fala, ” caso, eu publique um artigo sobre a justiça em São Tomé e Príncipe” o Sr. Roberto Raposo já se demitia.
    Ora bem, Sr. Patrice Trovoada poderia levar a bom porto, o destino de São Tomé, mas navegou nas águas turvas por motivo da sua “ditadura soft”, o seu perfil deteriorou-se quando o cidadão começou a perder o direito e liberdade de expressão, repara no tipo do Slogan “falou, é demitido”, técnicos e quadros nacionais bem como cidadão comum vivia comovido com a tal situação, por conseguinte, estava a cultivar no terreno espinhoso, e agora assume as consequências. Eu tenho grande respeito por si e pelo povo santomense, mas na política afirmo-me como independente. Orgulho-me de aqueles que pretendem transformar São Tomé e Príncipe num país tranquilo e justo, fazendo boa distribuição de riqueza e dar as crianças uma educação sustentável, onde todos e de mãos dadas possam sorrir.
    Embora, o Sr. Patrice Trovoada não tenha aprendido a filosofia com seu pai, deveria especializar-se nas Ciências Políticas, acho que seria importante vê-lo nos Ministérios dos Negócios e Estrangeiros como ministro, diante de dois auditores ” Externo e interno”. A demissão do seu governo “constitucional” não se justifica, no seu discurso pela atitude ou vontade do Sr. Presidente da República, convenhamos: houve uma moção de censura, dias depois, foi convocado o conselho de estado, assim como os partidos políticos com assento parlamentar. E, por mais que o Sr. presidente queira encontrar a melhor saída para a situação, houve necessidade de Sr. apresentar uma nova figura para seu elenco, se pretendia trabalhar com e para o povo não estaria a manipular manifestações, solicitando eleições antecipadas. No seu entender e com a crise interna e internacional, o país estaria disposto a suportar encargos com novas eleições? Procure uma saída airosa para esta instabilidade que retrocede cada vez mais o nosso belo país ” São Tomé e Príncipe”.
    Que o Senhor Jesus cristo continue a iluminar o povo e os políticos para melhor serviço da nação.

  63. img
    Antagónico Responder

    Meus caros compatriotas!
    A situação política e social em São Tomé está de “rastos”. Pela filosofia do Sr. Patrice Trovoada eu estava convicto que algo iria mudar na sociedade santomense. É, de salientar que no seu elenco encontrei algum elemento que está disposto a trabalhar para uma sociedade mas, porém, existem outros que pretendem demostrar “falta de profissionalismo”, se eu não estiver errado, alguém que me corrija. A situação da saúde degradou-se, a justiça nem se fala, ” caso, eu publique um artigo sobre a justiça em São Tomé e Príncipe” o Sr. Roberto Raposo já se demitia.
    Ora bem, Sr. Patrice Trovoada poderia levar a bom porto, o destino de São Tomé, mas navegou nas águas turvas por motivo da sua “ditadura soft”, o seu perfil deteriorou-se quando o cidadão começou a perder o direito e liberdade de expressão, repara no tipo do Slogan “falou, é demitido”, técnicos e quadros nacionais bem como cidadão comum vivia comovido com a tal situação, por conseguinte, estava a cultivar no terreno espinhoso, e agora assume as consequências. Eu tenho grande respeito por si e pelo povo santomense, mas na política afirmo-me como independente. Orgulho-me de aqueles que pretendem transformar São Tomé e Príncipe num país tranquilo e justo, fazendo boa distribuição de riqueza e dar as crianças uma educação sustentável, onde todos e de mãos dadas possam sorrir.
    Embora, o Sr. Patrice Trovoada não tenha aprendido a filosofia com seu pai, deveria especializar-se nas Ciências Políticas, acho que seria importante vê-lo nos Ministérios dos Negócios e Estrangeiros como ministro, diante de dois auditores ” Externo e interno”. A demissão do seu governo “constitucional” não se justifica, no seu discurso pela atitude ou vontade do Sr. Presidente da República, convenhamos: houve uma moção de censura, dias depois, foi convocado o conselho de estado, assim como os partidos políticos com assento parlamentar. E, por mais que o Sr. presidente queira encontrar a melhor saída para a situação, houve necessidade de Sr. apresentar uma nova figura para seu elenco, se pretendia trabalhar com e para o povo não estaria a manipular manifestações, solicitando eleições antecipadas. No seu entender e com a crise interna e internacional, o país estaria disposto a suportar encargos com novas eleições? Procure uma saída airosa para esta instabilidade que retrocede cada vez mais o nosso belo país ” São Tomé e Príncipe”.
    Que o Senhor Jesus cristo continue a iluminar o povo e os políticos para melhor serviço da nação.

  64. img
    cao sem sorte Responder

    meus senhores estou espantado, estou a ver a votação nos comentarios feito por alguns tenho um duvida, esta votação é feito como, parece que esta a ser feita muito mal. presta a atenção para mi esta votação nao tem credibilidade,
    Para vos dizer da minha opnião todos esse partido que formaram a coligação para derrobar o governo, todos ele ja foram governo de Sao Tomé e Principe, nao mi digam na vossa consiencia o País avançou com esta governação? há alguns politico nesse meio que até refogia-se na assembleia para nao ser julgado mesmo assim ha alguma pessoa que concorda,o senhor Guelherme Posser, Rafael Branco,Delfim Neves, Azimiro do Prazer( Bano) e mais outros todos ele foram governante deste pais mesmo assim o pais nao avançou, sera que eles ja tem como deselvolver este pais o querm robar mais para as sua asebeira, tenha paciencia, voces todos viram como o povo esta a reagir, se o povo queria que eles governace mais teria escolido, e nao sair a rua a favor do governo de Patrice Trovoada, a visão é clara o povo esta com o governo, voces que estão a falar que quem apoia o Patrice Trovoada é porque recebe dinheiro na mao dele, no meu ponto de vista voces tambem estão a receber da outra pessoa, a eleição antecipada tambem faz parte da democracia, porque nao aceitar, para ver a dicisão do povo, Que tenham um bom fim de semana,,FUIIIIIIIIIII

  65. img
    Raimundo Responder

    O que Patrice esta a fazer é faltar respeito e querer brincar com o Presidente da República. Um chefe de Estado nao deve ser tratado em momento algum como o nosso Presidente da República esta sendo tratado por Patrice e o Levy. quanto ao Levy entende-se … pelo historial do Levy… nao se pode esperar o melhor…. levou mais de 10 anos para concluir uma formação…todos os donativos da geração esperança ele delapidou… agora esta atrapalhado… porque se esta alavanca cair como ja caiu… só resta suplicar ao POVO… Povo este que lhes dará resposta na hora certa.

    Patrice nunca trabalhou na vida… só quer poder e ser CHEFE… nao tem noção da Liderança… só pensa na compra de consciencia… em vez de ajudar o POVO a ser independente esta a colocar este POVO cada vez mais na miséria e totalmente dependente.
    o Patrice nao tem a classe intelectual (pessoas lúcidas) deste país, o que ele aproveita é deste POVO que nao tem televisão nem radio… que deveriam estar informados … mas ele nao da pra continuar a explorar essas pessoas…
    POR ISSO VÁ PATRICE…. E NAO PENSE EM MATAR ESTE POVO COITADO… PORQUE ELES É QUE O ADI COLOCA A FRENTE DA LUTA…POR CAUSA DE 200 MIL DOBRAS (10 EUROS)

  66. img
    cao sem sorte Responder

    Meu carro raimundo, voce é um idiota, esta a falar que o Patrico Trovoada nao tarbalhou para Sao Tomé e principe, mais estas a esquecer que voce esta a defender um presedente que nunca trabalho para Sao Tomé e Principe, quando foi espulso de 15 anos no poder o que ele fez para sua patria, Fuiiii NADA, tens uma memoria muita fresca ou só ver e falas o que lhe conven não a verdade, entao mi diz o que o Pinto da costa vez durante 20 anos atras quando saio palacio do povo, conta me quero saber, falar a verdade para mi, nao fala só que coisa que convem a ti, FUIIIII…….

    • img
      A luta continua Responder

      Meu amigo! Também gostaria de lhe perguntar o que é que Miguel Trovoada fez pra S. Tomé e Principe depois de deixar de ser Presidente da Republica? Pelo que eu sei nada. Quanto ao Pinto penso eu que, fora os dois anos que esteve ausente de S. Tomé entre 1990 à 1992 ele sempre esteve em S. Tomé acompanhando a situação politica do País Dirigindo o MLSTP/PSD em fim e muito mais… Ou será que o Senhor queria ver uma fabrica ou empresa com nome de Pinto pra depois dizer que é dinheiro do povo? So pode ser porquanto que neste País toda gente que tem um bom carro ou uma boa casa, mesmo que seja adquirido com o seu erforço fisico e mental, os orgulhosos, preguiçosos e landrões desse País, que nada fazem lançam logo que é o suor do povo! Pra terminar, gostaria de deixar uma perguta pra todos os leitores deste jornal. Será que o Patricio Trovoada quer governar este Páis de boa fé?
      Fui, meus compatriotas!!!

  67. img
    Nikilay Monteiro Responder

    Os políticos e os dirigentes São-tomense, ao invés de copiarem a política de Cabo Verde, estão é a copiar dos Guineenses.

  68. img
    meu namorao Responder

    não entendo politica e tenho duvida nisso. oquê de concreto que estava no orçamento de EStado que fes com que o partido da oposição votasse cotra?

  69. img
    São Tomense Responder

    Deus é nossa Rocha e livrar-nos-á de ti e das tuas vinganças.
    Porque coisa boa imagino que não queres para nós, mas sim estás a investir para teres maioria, fingir e dar teu melhor para teres oportunidade de ser presidente de STP e depois nos colonizar de vez e outra vez.
    Imaginas só que em pouco tempo, quantos ficaram sem emprego? Pais de família, todos despedidos e falas de bem-estar, aqueles que foram despedidos não fazem parte de povo? Não merecem estar bem?
    Mataste-lhes e queres ter outra oportunidade para enterares, né?
    Como é que pedes contas a outros e outrem e não prestas a Assembleia?
    Não será que há corrupção no meio?
    Lave a tua boca antes de falares de nossas miserias, porque não passas e nem sequer passastes por elas.
    Dissestes bem povo já tem discernimento para suficiente para saber que onde há fumo porque tem fogo.Povo não são apenas só aqueles que estiveram na manifestação, não ouviu “QUEM NÃO DEVE NÃO TEME” Vá bem, só não queremos guerra em STP, por senão juro que morro por meu país e pela Paz do mesmo

  70. img
    os ladrões Responder

    Agora é que a corrupção vai acabar com pinto a frente e as suas carroças atrás este pais vai andar como há 37 anos atrás.Tamos aí para ver.

  71. img
    sun fodê budu Responder

    Cara PT transforma um dia pra outro isso quer dizer que poder tem mel ó tens mesmo de ir pra casa, vai descançar o povo ja não ti quer mas, vai em paz que senhor ti acompanha.

  72. img
    governo sensurado Responder

    O lugar do Cauique é na cadeia!!!!
    Por favor meus compatriotas licenciados,não acreditem em nada que o cauique vos diz,eu posso comprovar quanto é que o Patrice trovada deu a cauique para vos enganar,e ele esta comendo sozinho e vcs ,coitados estão atraz a gritar com ele!!!!!!
    Olugar do cauique ,pedofilo e aldrabão esta resevado,cadia ,cadeia,cadeia,a coisa esta a vir.
    veja que ja não existe o patrice ai por perto

  73. img
    Fókótó Responder

    Patrice com os seus habitos gananciosos e bombasticos adiou os destinos do ADI.

  74. img
    Eduardo Silva Responder

    Um alerta a nação São Tomense
    Certamente podem dizer que São Tomé e Príncipe vive um momento de ‘‘contratempo da sua era’’, mais conscientemente digo o seguinte «Não será que aqueles que trazem azar sempre estão connosco?»
    Portanto, muitos diziam que o Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa trouxe o azar para a nossa terra, mas infelizmente aqueles que afirmam isso são uns INFORTÚNIOS m PESSOAS. Como é possível todos aqueles que afirmam isso estão a fazer mesma SUJIDADE.
    Deixemos de apontar o dedo uns aos outros e trabalhemos; aprendem com os que sabem e dê o exemplo a nação para ser merecedor de boas avaliações. Um político que afirma ser a voz do povo é um autêntico demagogo, nunca auto identifique «EU SOU» quem te disse que és. A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos, e isso foi semeado por vós. O que foi que ADI no seu mandato demonstrou ao povo, nem que seja no mínimo para reduzir a pobreza.
    – NADA – e mais – NADA –
    Portanto – NADA –
    Não havia nenhuma vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome. Nada foi feito. O que sabem é estar ai a falsear como palhaço em circo procurando consolo do povo inocente. Que vergonha. A política faz-se com ética e respeito ao cidadão. Para tal, basta ter decência e caráter! O objeto principal da política é criar a amizade entre membros de uma sociedade, nunca foi criar fracionamento e desgoverno. Política é a arte de dizer coisas que o povo quer ouvir, e não destruir a mente da nação que já anda cansada.
    AO ADI E OS SEUS MEMBROS TENHAM VERGONHA. E POR FAVOR ENSINA AO sr. LEVY A TER BOAS MANEIRAS.
    ENFIM OBRIGADO

  75. img
    santo Responder

    so tenho a desejar-lhe boa viangem.

  76. img
    Pin Manager Responder

    Um alerta a nação São Tomense
    Certamente podem dizer que São Tomé e Príncipe vive um momento de ‘‘contratempo da sua era’’, mais conscientemente digo o seguinte «Não será que aqueles que trazem azar sempre estão connosco?»
    Portanto, muitos diziam que o Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa trouxe o azar para a nossa terra, mas infelizmente aqueles que afirmam isso são uns INFORTÚNIOS m PESSOAS. Como é possível todos aqueles que afirmam isso estão a fazer mesma SUJIDADE.
    Deixemos de apontar o dedo uns aos outros e trabalhemos; aprendem com os que sabem e dê o exemplo a nação para ser merecedor de boas avaliações. Um político que afirma ser a voz do povo é um autêntico demagogo, nunca auto identifique «EU SOU» quem te disse que és. A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos, e isso foi semeado por vós. O que foi que ADI no seu mandato demonstrou ao povo, nem que seja no mínimo para reduzir a pobreza.
    – NADA – e mais – NADA –
    Portanto – NADA –
    Não havia nenhuma vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome. Nada foi feito. O que sabem é estar ai a falsear como palhaço em circo procurando consolo do povo inocente. Que vergonha. A política faz-se com ética e respeito ao cidadão. Para tal, basta ter decência e caráter! O objeto principal da política é criar a amizade entre membros de uma sociedade, nunca foi criar fracionamento e desgoverno. Política é a arte de dizer coisas que o povo quer ouvir, e não destruir a mente da nação que já anda cansada.
    AO ADI E OS SEUS MEMBROS TENHAM VERGONHA. E POR FAVOR ENSINA AO sr. LEVY A TER BOAS MANEIRAS.
    ENFIM OBRIGADO

  77. img
    Pin Manager Responder

    Um alerta a nação de São Tomé e Príncipe

    Certamente podem dizer que São Tomé e Príncipe vive um momento de ‘‘contratempo da sua era’’, mais conscientemente digo o seguinte «Não será que aqueles que trazem azar sempre estão connosco?»
    Portanto, muitos diziam que o Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa trouxe o azar para a nossa terra, mas infelizmente aqueles que afirmam isso são uns INFORTÚNIOS em PESSOAS. Como é possível todos aqueles que afirmam isso estão a fazer mesma SUJIDADE.
    Deixemos de apontar o dedo uns aos outros e trabalhemos; aprendem com os que sabem e dê o exemplo a nação para ser merecedor de boas avaliações. Um político que afirma ser a voz do povo é um autêntico demagogo, nunca auto identifique «EU SOU» quem te disse que és. A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos, e isso foi semeado por vós. O que foi que ADI no seu mandato demonstrou ao povo, nem que seja no mínimo para reduzir a pobreza.

    – nada – e mais – nada –
    portanto – nada –

    Não havia nenhuma vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome. Nada foi feito. O que sabem é estar ai a falsear como palhaço em circo procurando consolo do povo inocente. Que vergonha. A política faz-se com ética e respeito ao cidadão. Para tal, basta ter decência e caráter! O objeto principal da política é criar a amizade entre membros de uma sociedade, nunca foi criar fracionamento e desgoverno. Política é a arte de dizer coisas que o povo quer ouvir, e não destruir a mente da nação que já anda cansada.
    Ao ADI e os seus membros tenham vergonha. e por favor ensina ao sr. Levy a ter boas maneiras.
    Enfim obrigado
    Pin Manager

  78. img
    Barão de Água Ize Responder

    Se o Sr. Patrice é uma pessoa bem formada, honesta e politico de ações transparentes, devia apresentar relação das viagens que efectuou pagas pelo Estado e que resultados obteve de e que negociações com proveito para STP. Se não o fizer não merece execer qualquer cargo poltico em STP.

  79. img
    Pin Manager Responder

    Um alerta a nação de São Tomé e Príncipe

    Caros leitores do jornal Digital Tela Non e caros cidadãos São Tomenses.
    São Tomé e Príncipe precisa que os seus filhos aqueles que o ama possam dar o seu contributo de forma construtiva e positiva pra o adição de todos.
    E é preciso que cada um de nós possa expor sem ofensas a qualquer individualidade, mas a verdade que tenha que ser dita, para quem a merece. Como diz o Aristóteles «O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz».

    Certamente podem dizer que São Tomé e Príncipe vive um momento de ‘‘contratempo da sua era’’, mais conscientemente digo o seguinte «Não será que aqueles que trazem azar sempre estão connosco?»
    Portanto, muitos diziam que o Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa trouxe o azar para a nossa terra, mas infelizmente aqueles que afirmam isso são uns infortúnios em pessoas. Como é possível todos aqueles que afirmam isso estão a fazer mesma sujidade.
    Deixemos de apontar o dedo uns aos outros e trabalhemos; aprendem com os que sabem e dê o exemplo a nação para ser merecedor de boas avaliações. Um político que afirma ser a voz do povo é um autêntico demagogo, nunca auto identifique «eu sou» quem te disse que és. A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos, e isso foi semeado por vós. O que foi que ADI no seu mandato demonstrou ao povo, nem que seja no mínimo para reduzir a pobreza.

    – nada – e mais – nada –
    portanto – nada –

    Não havia nenhuma vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome. Nada foi feito. O que sabem é estar ai a falsear como palhaço em circo procurando consolo do povo inocente. Que vergonha. A política faz-se com ética e respeito ao cidadão. Para tal, basta ter decência e caráter! O objeto principal da política é criar a amizade entre membros de uma sociedade, nunca foi criar fracionamento e desgoverno. Política é a arte de dizer coisas que o povo quer ouvir, e não destruir a mente da nação que já anda cansada.
    Ao ADI e os seus membros tenham vergonha. e por favor ensina ao sr. Levy a ter boas maneiras.

    Enfim obrigado
    Pin Manager

  80. img
    Dondô Responder

    O governo foi eleito pelo povo, a fim de conduzir o destino do País no sentido de lhe dar outro rumo, que não este, em que tem vindo a registar. É claro, que alguma melhoria foi verificada. No conta- ponto de fazer mais e melhor, optou-se pelo pouco com o propósito de aguardar os últimos momentos para fazer-se mais um bocadinho, que servisse de mote para dizer a nação que muito foi feito; daí, mais um voto. No meio de pouco, muitas foram as viagens. Não se dava a devida satisfação a quem deveria dar. A paciência foi demasiado paciente, e disse basta. Foi o viajador para o além.
    Para que este me convença, o mesmo deve prosseguir com às suas viagens, dando entender ao mundo, que as mesmas não eram suportadas pelo cofre do estado, mas sim, pelo próprio. É pena, fica o país mais uma vez adiado; se alguém tivesse em conta isto “faltam 18 meses” ganharíamos mais. Que recomeçam mais uma vez, pois, só assim concebemos a Democracia.

Deixe um comentario

*