Patrice Trovoada é único nome da ADI para ser Primeiro Ministro do XV Governo Constitucional

Censurado e derrubado do poder pela Assembleia Nacional, através de uma moção de censura, Patrice Trovoada, volta a ser único candidato da ADI para ocupar o cargo de Primeiro Ministro do próximo Governo. Desde as 11 horas da manhã, que Trovoada está reunido com o Presidente da República.

É na qualidade de Presidente do Partido ADI, que Patrice Trovoada, se reuniu com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa. Seguindo a Constituição Política, depois de ter confirmado por decreto a exoneração do décimo quarto Governo Constitucional, chefiado por Patrice Trovoada, o Chefe de Estado são-tomense solicitou ao partido vencedor das eleições legislativas de 2010, o nome do próximo Primeiro Ministro.

ADI enviou apenas e só o nome do seu líder, Patrice Trovoada, que no dia 28 de Novembro último foi censurado e derrubado pela Assembleia Nacional por uma moção de censura.

Logo a seguir a conversa com o Presidente da ADI, Patrice Trovoada, nesta tarde Manuel Pinto da Costa, recebe no Palácio do Povo, os três partidos que constituem a maioria parlamentar, nomeadamente o MLSTP/PSD, o PCD e o MDFM/PL.

Abel Veiga

  1. img
    de ceita Responder

    Acho que ele deveria ser mais razoável,deveria indicar outra figura do partido como Dr. Varela ou dr. Agostinho para satisfazer as vontades da oposição, que só quer a sua cabeça.

    • img
      santomense Responder

      Meu caro, estariamos mais bem servido com salvado Ramos ou Evaristo.

    • img
      diogo nascimento Responder

      Levy Nazaré ficou uma pessoa patética. Quando ele fala que o Povo quer eleições antecipadas, faz-me lembrar o ministro de Informação do Saddan Hussein. Quando as tropas aliadas já estavam em Bagdad, bombardeando tudo e todos, ele ainda dizia que o regime de Saddan tinha o controlo de tudo.
      O Patrice anda a gozar com eles. Será que ADI não tem ninguém que pode ser PM? Só Patrice é competente no ADI? Isto é uma vergonha. Varela, Olinto, Levy, Agostinho, Stock, Salvador, Baluba, Idalécio, Alvaro Santiago, o que voces ainda estão a fazer no ADI se são todos incompetentes???

    • img
      jacarando Responder

      Patrice trovoada e para ADI assim como Pinto da Costa e para MLSTP. FRADIQUE/MDFM,DELFIM/PCD. Quem nao sabe disso. Os politicos santomenses ( MLSTP) sao todos fingidos,aldraboes, malandros e muito mais. Ninguem se lembra de quem e Pinto e a CLSTP. O povo tem memoria curta. Eu pago pra ver, sem palavras, nova novela para Povo de STP +30 ano para os gloriosos.

  2. img
    DONOGLESA Responder

    Alguém acha estranho ?! mesmo se houvesse um candidato, o que acham do seu real desempenho ?

  3. img
    bobo Responder

    Kidaleooooo
    Patrice deixa sao tome em paz.
    JA robou o suficiente vai pa casa sentar, beber seu cristal ao pequeno almoco.
    Kekua!!!

    • img
      Olimidê Teixeira Responder

      isto é um jornal não um circo ok deixa de palhaçada (bobo)

    • img
      MBeba Responder

      Como o teu próprio nome diz, és um bobo, mediocre!

  4. img
    Antonio Rita Responder

    na minha opinião sugeria que foce o Dr. Agostinho Fernandes é o único qualificado pra tal cargo

  5. img
    lunda Norte Responder

    Lider é Lider, eles por natureza na redem facilmente, deixemos de comentarios absurdo e que nada contribui ao fortalecimento da nossa democracia. cabe ao PM proceguir com o passo seguinte. temos muita gente para seguir com o trabalho do DR. Patrice até as proximas eleições de 2014.
    TODO O SER HUMANO É SUBSTITUIVEL, nada é absoluto. agora vejo que tudo esta a dar como a oposição perspetivou. neste momento si PR chama a opsição para forma o governo o ADI E O PATRICE ESTARIAM A PERDER 3 – 0. isso não é democracia carros compratiotas. O nosso país não tem politica nenhuma nem consenso como si trata sempre de buscar. este é o fim do cenario politico santomense
    até sempre

  6. img
    Joven Santomense Responder

    Patrice Trovoada não esquece,o povo esta contigo.Ajuventude esta contigo.Não respeitam a vontade do povo isto é grande abuso falta de respeito para com o povo .Esses senhores da oposição merecem todos bala na cabeça,assim ficariam todos a saber que não se brinca com a vontade do povo.Ora bola……Aproveitam a pacividade do povo para abusarem, mas isto um dia terá fim desejado.

  7. img
    Corvo Negro Responder

    os meus comentarios já não passam, Abel Veiga, a Censura Jornalistica feita por si, é uma violação de direito de espressão neste blog. Mude de atitude…

    • img
      Olimidê Teixeira Responder

      não és o único nesta situação sabes bem que a verdade dói quando são ditas

  8. img
    Mimi Responder

    O PM demissionário nao está a procura de emprego! Para quem nao tem memória curta foi o que ele disse uma vez. O que se passa entao agora?

  9. img
    Wilker André Responder

    Mas uma coisa deve ficar clara para todos os santomenses: mesmo se na tomada desta decisão houve hesitações, receios e pressões, o senhor Presidente da República fê-lo por vontade própria. Fê-lo igualmente nesta data, desta forma e nestas circunstâncias, porque escolheu o momento para o fazer, obedecendo uma agenda cuidadosamente elaborada.. Faço das palavras do Ex.P.M. As minhas..
    Sendo Assim, Sem demagogia. Apresenta o novo Governo; ja formado por MLSTP. o Presidente so esta a cumprir os parâmetros legais.. Uma coisa é certa… Bomba esta na Manga dos Emigrantes Santomense, Estudantes, Jovens.. Brevemente Lançaremos … Directamente a São Tomé e Príncipe para Por fim a esta Aparvalhada, que esta em São Tomé e Príncipe.. Jogos de Interesses e cagando para o povo e a terra..

  10. img
    e@hotmail.com Responder

    oh kacaooooooo, o país não é seu patrice, o homem não quer sair do poder, Presidente Manuel Pinto da Costa, urgente forma o governo com o partido da oposição e vai a frente, não perde mais tempo com essa brincadeira do patrice, brincadeira tem hora

  11. img
    Olimidê Teixeira Responder

    gostaria que me dissessem o porquê do PT não poder governar visto que foi eleito legitimamente pelo povo e porquê que o MLSTP tanto o persegue? 1º o MLSTP associou se ao ADI devido interesse partidário porque já nao conseguiam derrubar MDFM e depois deu no que deu, 2º foi a vez do RB tomar de assalto o poder para procurar roubar o dinheiro da parceria que na altura tinha sido feito com muitos países árabes pelo Patrice Trovoada e dessa vez querem meter quem no poder ? o veterinário, que mal sabe expressar ( Jorge Amado), o homem que desviou o dinheiro da estrada e que encomendou produtos com má qualidade para o pais( Delfim Neves) ou Fradique Menezes que é um de muitos dito# maçã podre em STP

  12. img
    maria chora muito Responder

    Pinto da Costa já chumbou o Patrice Trovoada e fez muito bem. Em STP existe muita gente que pode governar esse país em paz, sem manifestações,vigias, orações nocturnas na Praça da Idependencia. VIVA PINTO. Patrice não é o unico filho da terra. Existem muitos outros filhos da terra, muito mais bem formados e preparados do que ele. Patrice é um oportunista, arrogante e ambicioso do poder. Patrice, enquanto existir o PCD não terás treguas neste país. Eles não esquecerão nunca daquele que o teu pai andou a fazer com Daniel Daio, Noberto Costa Alegre, Alda Bandeira, Olegario Tiny, o Engº Paquete,João Bonfim, os irmãos Neves e muitos outros que foram utilizados e destruidos pelo Miguel Trovoada.

  13. img
    Filipe Samba Responder

    O Ex-PM PT é um teatro absurdo

  14. img
    Kua- li- tassondu Responder

    Uma tristeza! Daqui eu não saio, e daque ninguém me tira! Este sim podemos chamar de usurpador, dizem k Pinto da costa ficou 15 anos no poder mais kuando foi pra sair não houve stress . Este até podemos chama- lo de ( kadaf) a primeira vez na história de são tome, espero e faço apelo a todos santomenses o senhor patrice que fique e cumpra seus 4 anos , mais assim que terminar nos que não seremos estúpidos de lhe dar outra oportunidade de ocupar nenhum cargo seja ele qual for até porque estamos a ver quem é a pessoa( patrice )
    Um bom dia a todos santomenses

  15. img
    Ancrajoty Responder

    Estes fazem do Ze’-Povinho de PARVO.
    Caro ZP (Ze’-Povinho , lembrem que todos (antigos ou actuais) politicos sao miseraveis amnesicos por
    natureza. Esquecem tao facilmente do apoio dos seus votantes quando chegam ao poder. Eles utilizam-vos como seus para-choques descartaveis; isto e’, destinados apenas para uma utilizacao (conseguir vosso votos).
    Refletem seriamente qual e’ a melhor solucao para o futuro do nosso pais, porque no fundo somos todos culpados nas escolhas que fizemos com ou sem maldito banho. Vendemos a nossa alma ao diabo e hipotecamos sempre o desenvolvimento da Nossa Patria por misery Dobras.
    E’ verdade que o desenvolvimento foi e continua a ser um factor positivo, que tirou da miseria milhoes de pessoas. Mas aonde e’ que esta’ a tal promessa feita por estes Pseudo-Politicos apos o Multipartidarismo?
    A unica resposta que temos e vimos com os nossos proprios olhos e’ enriquerecimento ilicito com delapidacao do nosso patrimonio nacional.
    Mais Partidos Politicos nao e’ sinonimo do desenvolvimento ademais num pais como o nosso.
    Por favor vos todos sois uteis a pensar o que e’ melhor para o nosso futuro. Porque ate agora se nao demos sequer um passo duvido muito que no futuro daremos um e meio com este tipo de politicos.
    O Nosso Pais e’ muito RICO , somente nos falta
    um severo controlo e mao pesada aos infractores dos bens da Nacao.
    Bem haja.

  16. img
    fred dálá. Responder

    acho que esse miseravel quer sangue correndo pelas arterias de STP, ele fez isso em plena conciência pra intrigar o PR,mas se enganou pk creio que no seio dos ADI a sim potencial candidatos para ocupar essa pasta….esse cara é um arrogante ….o maior currupto de stp …..

  17. img
    JOSE CARLOS Responder

    Mais uma demonstração clara de quanto são intriguistas o Patrice Trovoada e os seus seguidores. Pretendem com esse acto forçar uma decisão contrária do Presidente da República para depois o culparem…De uma coisa o senhor Patrice Trovoada pode ficar certo, o povo tem olhos abertos e eu pessoalmente enquanto cidadão são-tomense darei o meu contributo para que tarde ou cedo ele seja corrido do poder

  18. img
    JOSE CARLOS Responder

    queria eu dizer cedo ou tarde

  19. img
    meu namorao Responder

    abre vista e deixa de comentario desnecessario. tantos deputados, mas quando é fomaram na area de politica? só sabem é preencher o formulario de moção de censura,e nada mais. um país com tudo para estimular a económia mas nada adianta, porque os inletrados é que sempre avalia o orsamento do Estado, e se no orçamento do Estado não comprovar que tem bomus para os deputados é logo reprovado. enfm…

  20. img
    Ancrajoty Responder

    Errata(Ze-Povinho)
    enriquecimento.

  21. img
    JOSE CARLOS Responder

    Esta é a prova inequivoca de que não existe democracia na ADI e como tal, deve ser sempre a mesma pessoa a mandar e os outros calam… O que têm a dizer sobre isso os senhores Levy Nazaré, Mário Bandeira do Jornal o Parvo e os outros, que têm acusado o Presidente da República de ditador…. Não será que diante deles estará o maior dos ditadores da nossa história ?

  22. img
    DA TRINDADE Responder

    O PARTIDO ADI NÃO TEM ESCRUPULO SE O PATRICE FOI EXONERADO O PARTIDO ADI DEVE NOMEAR TODOS O MEMBRO MENOS ESSE INDIVIDUO TURISTA QUE GASTOU O DINHEIRO DO POVO EXORBITADAMENTE PARA DAR VOLTA AO MUNDO.QUEM PENSA COMO PATRICE NÃO TEM PATRIA ,QUER VER O POVO SEMPRE NA MISERIA EXTREMA.

  23. img
    Tela Responder

    O nome do PT ja foi recusado pelo PR

  24. img
    Lódoma Responder

    Este homem mais o seu partido são confusionista eles acham que Sua Ex. Doutor Manuel Pinto da Costa é bobo querem eleição antecipada… os manifestantes estão enganado. Estou em Portugal ouvi que haverá manifestação ca gostaria de perguntar aos sãotomenses residente ca em Portugal que benefícios tiveram com governo dos trovoadense? A treze anos que sou residente nunca vi nada então pensem bem antes de fazerem tantos doentes ca graças as famílias e amigos caso contrário o que seria deles?..
    Até já

  25. img
    Príncipe Responder

    O patrice não foi nada razuavel…

  26. img
    mami Responder

    patrice trovoada leva nome dele para presidente Pinto da Costa nomear como primeiro ministro de novo, acho ki patrice não sabe o ki é moção de censura, sinceramente, boa viagem até já, homem estranho que apareceu em são tomé poderoso, nosso santo Tomé e santo António não dorme. alguma vez este homem trabalhou em são tomé e príncipe. aaahhhhaaaaaa, dá pena levy, tu vas sentir na pele, na carne, nos ossos e na alma.

    • img
      silvia Responder

      é com vingança que pretendem apaziguar pais com ameaças a integridade de pessoas? é assim que cabo verde está aonde está?afinal querem tender para mais infinito como cabo verde ou menos infinito como Guiné Bissau?

  27. img
    Verdade dói Responder

    HUMILDADE É UM DOM MUITO VIRTUOSO. E ISSO É QUE FALTA A MAIORIA DOS NOSSOS POLÍTICOS. SÓ ISSO DE SE PATRÍCIO CAI PINTO CAI, JÁ FOI UMA CHANTAGEM E UM VERDADEIRO DESPROPÓSITO. COMO AGORA, PATRÍCIO JÁ CAIU, SERÁ QUE O PINTO VAI CAIR? OU SE TRATAVA DE UM PINTO LITERALMENTE FALADO (DESSES QUE NASCEM DA GALINHA?), O DESFECHO DISSO TUDO É QUE O PINTO (NÃO O QUE VEM DA GALINHA), NÃO TERÁ OUTRA OPÇÃO SENÃO CHAMAR A SEGUNDA FORÇA MAIS VOTADA PARA GOVERNAR, NADA DE ELEIÇÕES ANTECIPADAS. ESSE TRUQUE JÁ ESTÁ VISTO, VAI FALHAR. DEPOIS QUEM FOI QUE DISSE QUE TAL PARTIDO IRÁ GANHAR QUEM POVO? ACHO QUE NÃO.

  28. img
    Assuncao Responder

    Onde andam os juristas deste governo fracassado?Porque Patrice anda tao mal aconselhado? Onde anda Miguel Trovoada, porque os medias nao o procuram e traz-nos o k andara a pensar esta “entidade”? Nunca vi tamanha anormidade!!!
    Com cumprimentos.

  29. img
    Eusebio Neto Responder

    Os nossos politicos insistem em nao respeitar o povo santomense que sofreu para hoje eles serem o que sao socialmente. Mas passa/passaria na cabeca de alguem que o nome de Patrice Trovoada seria pura e vigorosamente vetado pelo Presidente da Republica? Como e sob que bases juridico-legais poderia um chefe do governo derrubado por uma mocao de censura ser reconduzido na mesma legislatura? Em lugar nenhum do mundo! Perante tudo o que esta passando nesses ultimos dias, oferece-me chamar a atencao/questionar os santomenses sobre o seguinte:
    1- Nao estaremos, nos os sem voz, a fazer papel de bobos enquanto as cortes de cima e de baixo estando-se entendendo a calada da noite?
    - Nao sera que tudo isso nao passa de uma montagem para nos enganar a todos (os nao politicos e militantes de base dos partidos)?
    - Sera que o reenvio do nome do Patrice Trovoada nao e fruto de um arranjo entre Pinto da Costa, Miguel Trovoada, etc com propositos tambem acertados entre eles?

    Meus senhores, perante a evolucao que a situacao tomou, atrevo-me a ventilar o seguinte:

    No contexto de um eventual acordo entre os citados politicos, e possivel que a apresentacao do nome de Patrice Trovoada, fosse so para deixar a oposicao inocente de que realmente a ADI cumpriu o que lhe fora pedido pelo PR mas este recusou a candidatura. Assim, os cidadaos terao de ir as eleicoes antecipadas para eleger um novo parlamento e, consequentemente o pais ter um novo governo. Meus caros compatriotas, e preciso nao se esquecerem que as eleicoes movimentam muito dinheiro, maior parte dele de proveniencia duvidosa. Mais as eleicoes sao a grande oportunidade que os nossos politicos aproveitam para se enriquecerem mais, recebendo dinheiro de empresas e paises interessados nos nossos recursos e outros favores. 2013 e exactamente o melhor periodo para conseguirem todo o dinheiro que precisam pois, como sabem S. Tome e Principe tem diversos projectos publicos e privados programados para esse ano. Pergunta-se, como vai o pais realizar eleicoes se esses mesmos politicos e potenciais candidatos nao param de nos dizer que os cofres do estado estao vazios que nem para honrar os compromissos que assumiram com os nossos estudantes bolseiros conseguem? Sera que o Patrice Trovoada e o Savimbi/Dhakama/Mobutu/Bongo/Mugabe/Teodoro Mguema ou outro tirano de S. Tome e Principe? Na ADI, e ele o unico com moldes e tiques para PM? Esta posicao da ADI cheira a passagem de certidoes de incompetencia a homens como Salvador dos Ramos (comlarguissima experiencia governativa), Agostinho Fernandes, Olinto Daio (padre), etc. Que me perdoem, mas esses nossos politicos nao passam de grandes oportunistas! E para defenderem os seus interesses particulares ate as botas lambem ao chefe. Talvez por causa dos apelidos. E verdade que uns soam mais que os outros. Quem tem medo de um Domingos Anacleto? Maximiano Araujo? Manuel Tomba? Viva a morte!

  30. img
    Direito Responder

    Eu nao me surpreendo com esta noticia,dado ser para qualquer observador atento e imparcial ,que desde as Presidenciais( e as hesitações do Partido ADI quanto a indicação de um candidato,uma vez que era um governo minoritário) que o Senhor Patrice quer uma forma absolutista de exercício de poder,ora,nao tendo obtido estes resultados nas urnas, tem lançado mão de todos os artifícios,desde o desrespeito pelos órgãos institucionais democraticamente eleitos ate ao incitamento ao caos…O objectivo é colocar na mão do Presidente da Republica,a assunção de responsabilidade por um eventual governo de iniciativa presidencial,ou eleições antecipadas,caros compatriotas,assim como o país nao suporta quedas sucessivas de governo também nao suportará frequentes atos de eleições antecipadas,bom denoto que muitos falam da conjuntura económica mundial pouco abonatória,e que a situação que atualmente vivemos acresce as dificuldades de investimento,etc,etc,será que o executivo Patricista,tem face as suas ultimas atuacões,primado pela defesa desse interesse e pelos supremos interesses da nação,nao é ao meu ver,a oposição que colocou o pais nessa situação,os resultados das ultimas legislativas configuravam

  31. img
    Eusebio Neto Responder

    Queria dizer que o “nome de Patrice Trovoada nao seria…”

  32. img
    sotavento Responder

    Por favor PT pelo menos uma vez na vida seja sério e sensato…creio que ja se esta humilhando a ele mesmo…por favor

  33. img
    rostov Responder

    O PT sofre da mesma doença que o Louren Gba Gbo. So depois de levar umas boas galhetas o cara ficou curado. Não só ele existem como muitos dirigentes são dopados. Ingerem algo estranho que até esquecem que ninguém é vitalicio nos cargos em que labutam.

  34. img
    Direito Responder

    já esse quadro,daí que o Sr primeiro Ministro devia,procurar trabalhar em coordenação estreita com a Assembleia,para o bem de todos,em vez de se querer aproveitar da fragilidade da atual Oposição,que deve-se dizer é fraca,para legitimar adstempo o seu poder.O MLSTP,deve tirar ilações da atualmente crise,è premente que o Partido internamente ultrapasse o seu défice de democraticidade e se renove,que reconquiste as suas bases e se abra aos novos desafios,a culpa da atual situação do pais è do MLSTP,que enquanto Partido da Independência nao tem sabido dar esperança ao povo antes pelo contrário tem nas suas fileiras indivíduos cuja a incapacidade para desenvolverem o país,são puro de mais evidente,dando lugar á que aventureiros almejem o poder…

  35. img
    Verónica Responder

    Patrice é teimoso.
    Na giria de S.Tomé diz-se: Ê tê kuá fé nguê.
    Home na ka pô sá ku tema axi fá.

  36. img
    DebNazare Responder

    O Patrice Trovoada está brincando com Pinto da Costa e o povo Santomense. O Pinto da Costa está tendo muita paciência com este miúdo. O Patrice Trovoada Levy Nazaré e Varela devem ser levados a barra dos tribunais acusados de tentativa de insitação a revolta e desordem em S. Tomé. Segundo informações que tive há instante o nome que ele vai apresentar é do Levy Nazaré. Que brincadeira?

    • img
      jonas Responder

      Vamos deixar de querelas politicas, e sermos todos santomenses.
      Desde de quando que o presidente da republica tem o poder de mandar no partido do outro, que nesse momento é um partido maioritario no país, a não ser que o Senhor presidente esqueceu que estamos na democracia e nao no sistema que ele mamdou durante 15 anos.
      O ADI foi apena solidario com o seu lider, e unico que todos nós sabemos que é capaz de tirar STP nesse poço.
      Pinto, MLSTP, PCD e MDFM, deveria esperar as eliçoes de 2014, mas estão doidos para distruir o que foi construido, nesses 2 anos, sobre tudos a imagem do país ao nivel internaciol, o que fizeram é o Assalto ao Poder, e todos nos sabemos, o Poder na democracia se conquista nas Urnas e não nos casamentos de pouca duração.
      já estou a prever qual é o cenario final deste casamento. Mas quem vai sofrer é o povo.
      Força Patrice,
      Força ADI
      Força STP
      Força o Povo de STP

  37. img
    sun fodê budu Responder

    Esse Patrice esta gozar com povo foi demitido e manda o mesmo nome de novo credo mulçumano, ja esta constituir perigo pra STP, temos de estar atento com isso ja quer cheirar mal…Patrice kidaléóóóó deixa s.tomé podoseo em paz…credoooo

    • img
      Lódoma Responder

      É bom que os São-Tomenses ficam sabendo que religião mais assassina no mundo é Muçulmanos como prova pergunto a quem tem conhecimento que religião tem praticado suicidas? Patrice faz parte dos assassinos. Povo de S. Tomé e Príncipe tem cuidado com esse homem…

      • img
        jonas Responder

        não seja parva ou parvo, respita a religião do outro,
        Assassino, é MLSTP, PCD e Pinto.
        quantas pessoas pinto Matou no tempo de Partido Unico, voce já esqueceu.
        deixa de baboseira

  38. img
    Joven Santomense Responder

    È isso que a oposição quer, vamos a caos caos caos……Povo de S.Tomé e Principe tem ou não tem palavra a dizer ….A oposição quer caos, então vamos a caos caos caos.

  39. img
    Direito Responder

    San Veronica êê,san na bê nada xi fá kua skabi,povoo muê,kua na ça muala fã ê,kua ça homé ku pimbi malado,o que Patrice quer esta travestido…Sei do que vos digo

  40. img
    Joven Santomense Responder

    Aqueles que não gostam do País é que criaram toda essa situação.Merecem todos bala, bala,bala….

    • img
      jonas Responder

      concordo consigo

  41. img
    Pensador Responder

    Já estou vendo o Filme…O objectivo do patrice não é maioria absoluta, mas sim o presidencialismo….Estamos LIXADOS!!!!

    • img
      jonas Responder

      Senhor pensador,
      de tanto pensar o senhor, está a pensar tudo acontrario.
      o Pinto apronta, o PCD, apresenta uma proposta de revisão constituição, onde o Presidente da republica sera também o chefe do governo. é o patrice que quer Presidencialismo?
      MLSTP, assalta o parlamento
      pensador, pensa menos.

  42. img
    inteligencia Responder

    Nós já sabemos porquê que SÃO TOMÉ não evoluiu. Culpado número Nº Manuel Pinto da Costa
    2- Os comparsas de Pinto da Costa( Alcino Pinto, Elsa Pinto, Jorje Amado, Rafael Branco, Guilherme Posser… do MLSTP e Bidão, Delfim Neves, Jorge Correia, Xavier Mendes, etc…)
    Senhores prestem bem atenção povo de ontem não é o povo de hoje. E o povo está unido. Já roubaram muito nesta Terra!!!!!!!!!!
    Cuiudado1

  43. img
    Paulo.Portas Responder

    Dr. Patrice com muito respeito melhor o Sr. Cair fora e deixar as coisas andarem. Assim o Sr. esta a gastar a sua imagem.
    Cecilio Quaresma seria o melhor nome para 1º Ministro, é jovem e entende bem das coisas, da-lhe uma chance

  44. img
    O Analista e Censurador Responder

    Que teimosia!…Até parece quem esta a planear algo de estranho contra Povo. Outrossim, se continuarmos com esse Pós e Contra, nunca sairemos desse fundo de poço.

  45. img
    BIN Ladem Responder

    Caso n aceitam Sr. Patrício Trovoada como candidato, nesse caso queda o governo foi algo meramente particular.. se o jogo for nesse sentido, nenhum governo vai conseguir algo melhor.. mesmo com partido A,B ou Z..
    os que dizem ser políticos em s.tomé já tem uma condição sine qua non, ki é DESVIAR, FAZER BEM O KI PRETENDER e contar com apoio do governo e quando isso não está correm bem para eles, é pk o governo não está a trabalhar bem..
    E usa governo como o bode extorsionário.

  46. img
    Diaspora Revoltosa Responder

    SE O POVO SANTOMENSE TIVESSE VERGONHA NA CARA NÃO REGRESSAVA AO PASSADO ESCOLHENTO UM HOMEM QUE JÁ GOVERNOU SÃO TOMÉ DURANTE 15 ANOS, E NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA EM BENEFÍCIO DO POVO SANTOMENSE; AGORA VÃO COMER O PÃO QUE DIABO AMAÇOU MAIS 5 ANOS…. QUEM VIVE DO PASSADO É MUSEU!!!! NÃO SOU POLÍTICO, MAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SÃO TOMÉ NESSES ULTIMOS ANOS, QUE NENHUM PARTIDO ELEITO PELO POVO CONSEGUE CUMPRIR O SEU MANDATO É DEMAIS, UM DIA ISSO VAI ACABAR, NÃO HÁ TRISTEZA QUE DURE PARA SEMPRE, NEM FELICIDADE QUE DURE PARA SEMPRE.OS DONOS DA ILHA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, PODEM FAZER TUDO O QUE QUISEREM COM O VOSSO POVO, O VOSSO DIA VAI CHEGAR.OS PODEROSOS DO MLSTP + A COLIGAÇÃO SOLITÁRIA( DELFIM NEVES ) PODEM FAZER GERRAS, LUTAS, ASSALTO AO PODER PORQUE FALTA AQUELA FACILIDADE EM TER SEMPRE ACESSO HÁ MUITOS MILHÕES DE DOBRAS NO BOLSO PARA GASTAREM SEM DISCRIÇÃO E O ZÉ POVINHO A CONTAR 1000 DOBRAS, 2000 DOBRAS PARA COMPRAR UM PÃO PARA MATAR BICHO, OU MESMO O ALMOÇO, PORTANTO O QUE VOÇÊS QUERIAM; CLARO QUE CONSEGUIRAM, DERUBAR O GOVERNO DE PATRICE TROVOADA, PORQUE ELE É TALVÉZ O ÚNICO HOMEM COM CAPACIDADE PARA VOS INFRENTAR UM POR UM; A VITÓRIA É DO PATRÍCE TROVOADA, PORQUE PARA LHE DERUBAR É PRECISO” MLSTP+PCD+MDFM+MUSEU(MANUEL PINTO DA COSTA).

  47. img
    Rectificador monofásico em ponte com filtragem capacitiva Responder

    Nenhum homem é insubstituível.

    Se ADI fosse um partido serio e democrático indicavam outro primeiro ministro, ora vejamos:
    Se o governo foi censurado significa que quem estava no comando do governo(PM) causou o desgoverno, então só muita cara de pau para apresentar-se de novo como 1º Ministro, sabem disso, logo, concluímos que não querem a dita estabilidade que de tanto falam.

  48. img
    Carlos Mendonça Responder

    Na opinião acho que deveria ser o ADI a governar o país ate as próximas eleições. O que acontece que o ADI é simplesmente propriedade privada dos Trovadas.
    NÃO EXISTE NESTE PARTIDO NENHUM ELEMENTO COM CAPACIDADE PARA SER PRIMEIRO MINISTRO?

    Isto é uma vergonha.

    O ADI tem que saber governar com a maioria relativa que o povo lhe deu tem que procurar sustentabilidade parlamentar através de negociações. Os partidos da oposição não podem assaltar o poder.

    • img
      A luta continua Responder

      Foi o Patrice com o seu populismo barrato de não querer negociar com a oposição, quem promoveu asua derrota. Até começo a pensar que o Patrice não quer governar ele simplesmente forjou a crise para sair do Governo porquanto que não se aceita que somente o Patrice e Levi pode ser o PM do ADI. Aonde está o Varela, Agostinho Fernandes, O mnistro das Obras Publicas, O ministro das Finaças e Cooperação e muito mais…
      Convenhamos, o Patrice deve ter outras intensões que o os seu militantes e povo Sãtomense não sabe…
      Penso que o povo devia tirar uma ilação com o comportamento do Patrice ” NÃO ME PARECE SER FLOR QUE SE CHEIRA”.
      Em fim…
      Fui gente

  49. img
    DESILUDIDO Responder

    Mudar as moscas? Interessa, prioritàriamente, a mudança da porcaria, leia-se, sociedade!

  50. img
    Bernardino Monteiro Responder

    E verdade que pt e o seu partido foi censurado democraticamente, mais nao e o motivo de tantos comentarios a mal dizer do pt,meus senhores lembram bem, que ele so esta no poder a 2 anos, e os que andaram por la 35 anos o que fizeram,voces nao esta a expressar uma democracia ate parecem um grupo de extrema radical, faca me favor

  51. img
    Penso Logo Existo Responder

    Lamento que o Primeiro Ministro se diz portador de uma formação académica não saiba respeitar a figura da sua Excilência Presidente da República.
    Onde ja se viu um PM a tratar o PR por “ele”!? Será que o PM e o PR foram colegas de turma? Pelos vistos no nosso STP já não há respeito pelas pessoas e muito menos pelos mais velhos.Porquê que os politicos do nosso país não tiram exemplos de Cabo Verde para colherem do melhor que este país tem para nos oferecer? Não significa que em Cabo Verde tudo seja positivo mas, de certeza que não é igual a STP. Se na realidade querem deixar algo de bom para os nossos filhos, há que se colher os bons exemplos para o
    bem do nosso belo país e da nossa
    democrácia. Obrigada!

  52. img
    ARLINDO DA COSTA Responder

    prblema de nos s.tomense é que nos somos um povo sem nexo sem o ideal..o rafael branco viu tanto dinhero aonde.eu quando tinha meus 14 anos o s.rafael nao tinha nada.falo do rafael como os outros .é so politica esses só estao la pra nos dar migalha .s.tomé ca fla ,boca pliguito-resto é pra eles,o patricio ja veio com seu dinhero se por ventura estver a recoperar é normal.sao esses que meteram o senhor AURELHO MARTINS NA BANCA ROTA .DESGRAÇARAM O HOMEN . i ta e a vender cumida.

  53. img
    Felisberto Bandeira Responder

    PT.disperdicou a sorte e a oportunidade que DEUS lhe conscedeu por meio do povo embora com menoria, Eu tenho a certeza que ele esta mais que arrependido, è como se fosse um coitado ou um pobre que vive na pobreza a procura de muito dinheiro e quando encontra nao concegue fazer uma boa gestao,acaba gastando na putaria nos jogos na bebedeira etc e retorna novamente na pobreza e isto foi assim com o Patrice foi atras do poder e quando conseguiu nao soube gerir o poder,tornou surdo,deixou de enchergar,perdeu a capacidade de cumunicaçao,e tornou arrogante etc mas DEUS como e justo lhe deu outra oportunidade ,ele so tinha que indicar 1 dos elementos do seu partido mas ele nao foi SABIO ,seu EGO se apreçou e endurreceu seu coraçao tornou surdo ficou cego e ficou ignorante ,era o momento de CORRIGIR O SEU ERRO e torar o ADI num PARTIDO de REFERENCIA EM S.TOME e PRINCIPE apenas indigitar um dos elemento do seu partido como PM.e ele mesmo como guia deste PM. mas como ADI nao esta assima das suas ambiçoes nem o povo deixou tudo a perder,precisamos sim buscar o passado para corrigir o presnte e projetar o futuro,e nao agarrar no passdo para viver o presnte assim jamais irremos dar um passo a frente ,que DEUS ABENÇOE S.TOME E PRINCIPE.

Deixe um comentario

*