Presidente da República e Chefe de Estado rejeitou o nome de Patrice Trovoada como Primeiro Ministro do próximo Governo

Pinto da Costa fez questão de dizer isso mesmo, a Patrice Trovoada durante o encontro esta manhã no Palácio do Povo. O nome dele foi rejeitado. À solicitação do Presidente da República, a ADI  avançou o nome de Patrice Trovoada, para ser Primeiro Ministro do próximo governo. Proposta chumbada pelo Presidente da República, que no entanto deu a última chance ao ADI, no sentido de mais breve possível indicar um outro nome para formar o décimo quinto governo constitucional. Enquanto aguarda pela decisão da ADI, Pinto da Costa reúne-se esta tarde em separado com os 3 partidos políticos que formam a maioria parlamentar, nomeadamente MLSTP/PSD, PCD e MDFM-PL. São Tomé e Príncipe deverá ter um novo Governo, o mais tardar até a próxima semana.

  1. img
    santos e pecadores Responder

    Chamem o Fradique pra 1o Ministro, malandros

    • img
      Francisca CL Responder

      Patrice Émery Trovoada (Libreville, 18 de Março de 1962) é um político de São Tomé e Príncipe.

      Filho do antigo presidente da República, Miguel Trovoada, foi ministro dos Negócios Estrangeiros de Setembro de 2001 e DEMITIDO EM Fevereiro de 2002.

      Posteriormente ocupou o cargo de assessor do presidente da República, Fradique de Menezes, para as questões petrolíferas e acabou por ser DEMITIDO.

      Em 2006 foi candidato à Presidência da República tendo obtido 38.8% dos votos, líder da Acção Democrática Independente (ADI).

      Em Fevereiro de 2008 foi nomeado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, mas acabou por ser DEMITIDO.

      Em Agosto de 2010 coma vitória do ADI nas eleiçoes legislativas foi novamente primeiro ministro acabando por ser DEMITIDO novembro de 2012.

      É muito duro, muio duro mesmo. Se um dia conseguir ser PR o bicho vai pegar. Essse homem tem que ir vigiar o corpo. Deve estar “Devido” ou a “Dever”

      • img
        Povo é que manda Responder

        Senhor Dro. Presidente Pinto da costa: Deixa o Patrice Trovoada Governar o País,como o Legítimo Primeiro ministro eleito Democraticamente pelo POVO.Povo é que manda.Caso Contrario manda marcar Eleição antecipada. O POVO Elegeu o Senhor Pinto da Costa,para criar paz, coesão e estabilidade. Portanto o Sr,Presidente deve Respeitar a decisão do Povo. Basta! A queda sucessiva do governo,NÒS QUEREMOS PATRICE TROVOADA NO PODER!!!!!…
        0 0 Avaliação

        • img
          Os Leonenses Responder

          Coitado!
          Tambem recebeste dinheiro para dizer deixa o gajo governar? Se tu soubesses o quew esta por debaixo dessa pineira, nunca dirias isso. O Patrice nao foi eleito pelo povo. Quem foi eleito foi o partido ADI. Entao, porque e que ele nao pode indigitar outra figura para ser primeiro ministro? Pensa bem e com cabeca fria.

      • img
        Luis Dondoia Responder

        Caros compatriotas …
        Confesso que já esperava isto.
        Quando um Partido concorre a eleições legislativas , fá-lo em nome de um projecto posterior sufragado e o seu líder é o rosto deste projecto .Esse líder é escolhido dentre os seus pares .
        Ditador serão aqueles que pensam porque também fora ao sufrágio e ganham tem mais poder que outros .

        Só tenho duas questões e um comentario .

        1- Onde estava estava o Sr presidente quando a AN funcionava com 56 deputados para tomar posição .

        2 -Onde está o Sr PR quando a AN está a funcionar com menos 26 deputados .

        Será que não leiem a Constituição ?

        Comentário : Este não é o 15º Governo Constitucional , mas sim um Governo de iniciativa do Sr PR com todas as implicações .
        É a primeira vez que ouço que o Partido Perdedor arroga-se em legitimo porque o Povo não o deu .
        Não foi em vão que fizeram a festa após as presidenciais .

        o PSD+PCD+-FM sabiam que iriam ao Poder

        Em política o que parece É .

        Para o meu amigo Gabriel Costa … Aceitares esse papel ?

        Colaborares com Golpistas …coligação daqueles que têm conduzido esse País a miséria .

        Vergonha …

        E dizia PR que faria tudo para que a legislatura chegasse ao fim .

        Logo agora que começou a chegar o Cheiro a Dinheiro .

        Leiam “sites” dos outros países sobre nós

    • img
      joão Responder

      Pinto quer ColOCAR O mlstp no poder, o Pinto está assaltar o poder. Pinto da Costa vai arder no quintos dos infernos, esse homem é um demonio ele não muda mesmo.Os Santomenses pensaram que o Pinto mudou, pinto é o mesmo desgraçao de sempre, ditador , preguiçoso e criminoso.A unucia coisa que mudou no Pinto foi cabelo branco. Esse homem tem muita divida com esse povo. pINTO DA COSTA DEVE marcar eleições antecipadas, Pinto tem medo de eleiçãoes porque sabe que o Patrice ganha a brincar.Pinto e oposição esta a assaltar o poder.Esses ladrões e curruptos do MLSTP só sabem delapidar os bens públicos.Ladrões. DIABO TE LEVA PARA INFERNO PINTO

      • img
        Parvo Responder

        Oh João,criminosos em são tome e príncipe são muitos,nao sei quantos anos tens mas digo-te,em 22 anos da Democracia conheci mais criminosos do que na ditadura,porque outrora os criminosos tinham rosto,hoje fica difícil escolher,tu és saotomense,?Hoje,nos temos em são tome trafico de droga,consumidores em muitos bairros,como Lucumi,Vila Maria,Riboque,Prostitutas na ponte Tavares e CST,políticos que importam alimentos deteorados para o consumo publico,políticos que se arrogam no direito de nao prestar contas,que usurpam bens públicos a olho nu,jovens que terminam ás aulas no secundário e vão a quiosque tomar cerveja nacional,avião desaparece no aeroporto,pedofilia,disparos de arma de fogo na Assembleia fruto de escaramuça entre Deputados,assalto ao banco a mão armada,…etc,etc.Há um provérbio chinês que diz:”Queres levar um cego a loucura,põe lhe a riqueza na mão,a sua desconfiança em tudo e todos será tão grande que ficara só e morrerá de tédio …Nós recebemos a Democracia sem nos preparamos,alias defeito esse que vem desde a independência,a cobiça a preguiça,a pessoalizaçao dos factos,o ganho facíl,a opinião sobre o que sabemos,e o que nao sabemos,é o que nos caracteriza…Eu desafio os sociólogos saotomenses a elaborarem estudos sobre a nossa conduta coletiva,apesar de nao um único formado nessa área que esteja a trabalhar na sua área de formação,uns estão no Banco outros,no Palácio etc,etc,Precisamos saber quem somos nós,e para onde caminharemos nós…Só assim elevaremos a nossa conduta

      • img
        Os Leonenses Responder

        Quem tem problemas e vai arder nos infernos es tu. E vais juntamente com o Patrice Trovoada. So que ha uma coisa, tu aredes por complecto de uma so vez e Patrice ainda regressa para queimar aos poucos, porque tem muito ainda por pagar.
        Pinto da Costa pensa e depois reage. Ele nao compra as pessoas para depois dizer que povo esta com ele. Abra os olhos.

        • img
          Os Leonenses Responder

          Correccao: ” ardes por complecto” e nao aredes…..
          Obrigado

          • img
            Luis Dondoia

            O Sr quer dizer que foram os 2 anos de Patrice Trovoada que levaram o pais a esta situação ?

            Estranho !!! .
            Foram os Desgovernos do MLSTP – PSD + PCD +MDPFM .

    • img
      Nilson Responder

      Patrice apanhou cascudo
      Nini

  2. img
    mami Responder

    Brincadeira tem hora, patrice trovoada, boa viagem à terras gabonesa.

    • img
      joão Responder

      O Pinto da costa quer colocar esses ladrões no poder, esses corruptos do MLSTP que não sabem fazer nada a não ser roubar e delapidar os bens públicos.
      Pinta da Costa odeia Patrice Trovoada, o Pinto é um desgraçado. Diabo leva o senhor para inferno Pinto. Maldita hora que o povo colocou esse preguiçoso de Pinto no Poder, O pinto da Costa quer atraso do País, senhor presidente o senhor é preguiçoso nunca fez nada na vida a não ser presidente da republica, ditador, o senhor é um criminoso, o pinto da costa vai arder no quinto dos infernos.

    • img
      O Revolucionário Responder

      Tomará que nunca mais volte ao poder muito menos o seu idiota de secretario das parvoices Levy Nazaré! Seus manifestantes sem base… Rua Patrice Trovoada

    • img
      Luis Dondoia Responder

      Racistas , chauvinistas .

      Espero que tenham filhos ou netos e tentem governar STP comigo vivo .

      Vou querer rir ou talvez chorar de ver-vos .

  3. img
    Obama Responder

    Penso que desta vez o Pinto tirou a máscara e mostrou definitivamente de que lado está. Como é possivel o ADI formar um novo Governo com sustentaçao parlamentar, sabendo que o ADI nao negoceia com a essa oposição que temos actualmente, deputados fugitivos da justiça, preguiçosos, sugadores do dinheiro do povo.
    Penso que a decisão mais sensata seria de facto eleiçoes antecipadas, devolver a palavra ao povo e esperar que o ADI ou o MLSTP, vença com maioria absoluta, pois esta será a única forma de governaçao estável neste Pais.
    Caso seja os partidos de oposição a formarem o próximo Governo, teremos de certeza um País parado durante 6 meses, pois os novos Ministros irão preocupar-se em dividir os dividendos, acertos de conta , etc, etc.
    Queremos o melhor para o nosso Pais e nao uma situaçao apenas para remediar as coisas.
    Um bem haja ao povo de STP que já sofreu demais com toda essa brincadeira.

    • img
      santa Marta Responder

      Se não possuem capacidades para negociarem porque são dos mais serios do mundo vão durmir e deixem o povo coitado que enganam com umas dobrinhas para manifestar sem procurar sentar e ler como deve ser a constituição.
      Grupo de preguiçosos mentais.

      • img
        vaz Responder

        se patricio trovoada ta trabalha bem porque subistituir por outro voce parace que nao vêr

    • img
      Malé Dêçu Pádê Responder

      Afinal quem tirou a máscara foi o Patrice Trovoada!
      Porquê tanto apego ao poder? O ADI não tem outras pessoas capazes para serem indicadas?
      Não sabia que o Governo do ADI nunca teve sustentabilidade parlamentar! Porque não negociou com os outros partidos?
      Cabe ao ADI decidir quem deve ser representante do “povo” na Assembleia Nacional?

      • img
        Dionisio E. Fernandes Responder

        Meus caros compatriotas, nao é meu habito participar nem comentar nas informações cibernéticas, mas só o faço por terem falados de máscaras. Ha aqui de facto muitas mascaras para tirar, a começar por muitos intervenientes neste canal de informação. Porquê que nao fazem como eu e se identificam? Assim saberiamos quem é quem. Não temámos quando sabemos e temos certeza do que falamos.
        O senhor Pinto da Costa nunca deveria voltar a participar na vida politica activa. Regressou porque diz, segundo ele, tem uma divida com este povo o que gostaria de saldar, mas convenhamos. Eu nao sou e se calhar jamais serei adepto de algum partido politico nacional, mas sim adepto da coerencia, se não a 100%, ao menos 60% que já é positivo. Os pressupostos que suportam a moção de sensura, não têm motivos de ser. O que entendo de tudo isto, e falo com alguma propriedade pois conheço bem quem foram os antigos dirigentes do Pais, é que habituaram a sustentar os seus vícios na engorda, não estão habituados a contar dinheiro, não suportam ficar sem viajar ao menos uma vez por mês e e pensa-se que perderam namoradas, muitas delas menores por não conseguirem mais lhes dar ofertas. Tudo isso porque o Patrice cortou grande parte destes maus habitos. O senhor Pinto da Costa que a principio se escondeu da mascara dizendo que desligou-se do partido que criou, o MLSTP, cai-lhe agora a máscara, satisfazendo por completo os caprichos do seu partido. O ADI faz bem em não negociar com esses partidos que não sabem estar na oposição. Assim sairá de cara levantada a não se misturar com os corruptos assumidos . Melhor será avançar para eleições antecipadas, ou então aceitar a proposta do Partido que ganhou as eleições. O que esses partidos querem é ajuntar o ADI a sua lista de corruptos. Basta de assaltos a poder em Sao Tome. Sao apenas mais ou menos 18 meses, porque nao esperar???
        E já agora faço um apelo aos meus concidadãos no sentido de serem mais moderados quando se referem ao Patrice em relação a sua nacionalidade, porque como ele, pensa-se que muitos senão todos, ja não são santomenses, ou seja, pensa-se que todos têm outra nacionalidade, e porque podem cair no ridiculo de se tornarem xenofóbos, que não é muito comum nos saotomenses, era bom que pensassem bem antes de estarem por ai com conversas. Fica uma vontade expressa de abater uma figura que tem por direito os mesmos beneficios que todos nós. Obrigado

        • img
          José C. Cardoso Responder

          Concordo plenamente consigo meu camarada, esses malandros enchem a boca e dizem que são politicos e que estão a fazer politica. Isto pra mim, o que estão a fazer é politiquices, depois vem dizer que estam a fazer o papel da oposição, o que na realidade são oportunistas que delapidam os bens do nosso povo. Só peço a nosso povo que não baixe os braços e exigimos eleições antecipadas.

    • img
      STP NO CORAÇÃO Responder

      Caro Obama,
      1º As eleições poderão não resolver o problema porque não vejo partido algum em São Tomé a ganhar com maioria absoluta.
      2º Mesmo um partido com maioria absoluta, o seu governo deverá prestar contas no parlamento, o q o governo do Sr. Patrice anda a fugir.
      3º Em 2001 quando o Sr. Fradique de Menezes entrou para o poder, ele demitiu um governo de Maioria Absoluta, o Governo do Sr. Guilherme Posser. Não sei se lembras!!!
      4º O problema está na arrogância e complexo de superioridade de Patrice Trovoada. Ninguém sabe tudo, todas as opiniões são validas e todos têm uma contribuição a dar para o desenvolvimento do país, sendo assim, deve-se trabalhar com todos e aceitar as opiniões e críticas.
      5º Se formos as eleições antecipadas e o ADI voltar a ganhar com uma maioria relativa (Simples), voltaremos a ter a mesma situação.

      Por isso meu carro, as eleições não vão resolver os problemas.

      • img
        PETER Responder

        Ooooh CARO Limao, mas o Patrice se e mesmo assim e com a vossa ignorancia que vao lhe mudar???? agora diz me senhores espertos de sao tome e principe.. entre Patrice Trovoada e aqueles que dizem que fizerao cair o governo porque Patrice e orrogante, que e mais BUUUURRROOOOOO??? nos queremos a arrogancia do patrice ou o bom trabalho que ele esta a executar no pais? voces ate cheguem a ser mais arrogantes porque nao querem que alguem com a sua forma de manter respeito comanda vos. vao porfavor a biblia e leiam os livroa de PROVERBIO.
        ok meus senhores precisamos de arogancia ou o melhoramento para o pais?? que ponto muito baixo dos tais doutores?? por causa da tal dita arogancia, arrogancia que vos faz deichar um governo cair??? voces e que sao arrogantes porque nem o povo querem escutar. O Cota Pinto deve ser um outro ignorante , porque na sua campanha presidencial ele disse que nao vai ser arogante e que iria escutar a voz do povo, e agora?… Credo pah esses carniferros e belzebutes do M e do PCD SAO OS piores arrogantes e burros.
        ok.. ok responda esta pergunta:
        e melhor tu saber de uma coisa e nao eesultado! ou nao saber e dar resultado para o bem do grupo?
        sim o Patrice e orrogante como dizem, mas o governo dele em dois anos nao ouvi um caso de corrupcao.
        viva ADI

      • img
        safu Responder

        embora sendo do ADI, gostei da sua explicação

      • img
        Derson Esprito Santo Responder

        Caro STP NO CORAÇÃO !
        Quando você fala em aceitar opiniões Críticas, não se esqueça que as mesmas devem ser construtivas de forma com que o outro reconheça o seu erro. Já agora você pode me responder a seguinte questão:
        - Qual o contributo ou crítica construtiva que a oposição apresentou para desenvolvimento do país?

      • img
        Obama Responder

        Meu caro,

        A questao é q o Governo ja se mostrou disponivel pa apresentar-se no parlamento num debate programado pa 2h mas que no proprio dia, a oposiçao quis alterar pa 4h sem o consentimento do Governo.
        Eu vejo aqui alguns comentários que de facto n correspondem a realidade pois estamos numa situaçao diferente. Os sucessivos governos que o Presidente Fradique demitiu, do meu ponto de vista, foram maus para o País pois isso so atrasa todo um conjunto de acçoes, de programa governativo e cria instabilidade politica.
        Na há necessidade pa tal. No caso de haver eleiçoes antecipadas, ninguém estará em condiçoes de afirmar se haverá maioria quer para o ADI ou para o MLSTP mas ao menos o Povo seria chamado.
        A posicao do PR Pinto da Costa, n é de toda imparcial, repara que n so aceitou o nome do Patrice como tb sugere que n o ADI n avançasse o nome do seu secretario geral, o Sr. Levy Nazaré. Achas isso normal??!!
        É ele que agora escolhe os nomes para 1º ministro?? Onde estamos afinal?? Será que as pessoas n veêm o q ele quer claramente?
        O pior cego é aquele q n quer ver…
        O próximo governo n terá vida longa. Alguem alguma vez imaginou o PCD e o MLSTP juntos na governaçao??
        Dois partidos completamente opostos, de ideias opostas mas q agr estao juntos na luta contra uma so pessoa!!
        O pinto da Costa apenas adiou a situação de crise politica. O tempo depois dirá. Essa coligaçao n terá forças pa governar. Tou pa ver a distribuiçao das pastas…vai ser curiosa a luta e a disputa entre eles.
        Um bem haja ao nosso maravilhoso STP.

    • img
      Alberto George Responder

      Falou e disse tudo. O Presidente so tem que aceitar o nome de PT. como PM se ele ja nao e ditador. Afinal nao e o lider do partido mais votado a ser indegitado para o cargo de PM? Alias depois de uma mocao de censura fraudulenta que em conivencia com PC deitou abaixo um governo legitimamente eleito?

    • img
      Democrático Responder

      Patrice Trovoada é uma Fraude!

      Abram os olhos caros compatriotas!
      Eu a dias ainda tinha um pouco de consideração para com o ADI até 2 dias atrás, mas agora chegamos a conclusão de que os membros todos do partido ADI, desde Levy, Varela, até Oscar Medeiros toda este gama foi comprada, são paus mandados do Patrice e não têm orgulho e amor a STP, foram todos comprados. Políticos sem vergonha e sem escrúpulo.

      Como é possível um partido com 26 deputados na assembleia não ter um competente para o cargo de PM?? !!!

      Conclusão:
      Patrice Trovoada é uma Fraude e ADI tornou-se numa máfia organizada.

  4. img
    Lupuye Responder

    E isso mesmo. Esse homem e um brincalhao. Ate parece que quer o poder para cumprir objectivos escuros que so ele conhece. Homem, nao e so como primeiro ministro que podes ajudar o “teu” pais. Talvez faras melhor trabalho sendo empresario, criando trabalhos para os teus “compatriotas”. Nao soubeste ser humilde e prestar contas daquilo que fazias como primeiro ministro e agora queres regressar na mesma funcao? Realmente estas a brincar com o povo, com o presidente, em suma, estas a gozar com todos.

    • img
      STP NO CORAÇÃO Responder

      ADI não tem mais opções para 1º Ministro??? Coloca BALA…

    • img
      Negro Bue Responder

      Olá a todos só quero deixar claro k o Patrice deve continuar a ser o 1ºministro uma coisa seja clara estou farto dos elementos do Mlstp sejamos sinceros deixa o homem trabalhar meu Deus…o povo escolheu ponto final,sou da familia Mlstp mais digo mesmo são todos gatunos criminosos descarados sem vergonha dos homens pa…peço desculpas pelas palavras mais isso ja é de mais, alguém ja viu esses senhores a trabalharem são formados, formados em qué?…vão trabalhar roça dar aulas façam alguma coisa de util…sinceramente se eu estivesse em STP…isso iria dar barulho e dos grandes…garanto que iria só isso…

      • img
        Germino Vaz da Cruz Responder

        é pena,mas é desculpa de bom pagador, serias o primeiro a comer dinheiro com essa situação, o que esta cá é que muitos só querem tirar dividendo, ninguem gosta aserio deste país.
        é mt bom saber como falas dos que cá estão.

    • img
      Negro Bue Responder

      Camarada Presidente esta a se revelar a pois é…meu povo caros leitos todo o São Tomé e Principe vamos dizer basta ao poder do Mlstp…eu vos imploro de coração não devemos não vamos aceitar de forma alguma k outra pessoa k n seja Patrice governar, o povo escolheu ADI e Patrice pra governar portanto não é PR k vem dizer agora k não aceita…PR não esta acima do povo…tantos anos Mlstp governou e nada fez deixa homem trabalhar…se ele é gatuno tambem k seja, mais há gatunos e GATUNOS…por favor camarada Patrice Trovoada não desista nunca e não fraqueje luta juntamente com o povo lado a lado pra combater a corrupção em stp…bem haja…

  5. img
    STP Responder

    Só mesmo esse nosso actual Presidente para aceitar tal atrocidade. Tenho a certeza, que nem seu pai o ademitiria tal coisa Sr. PM.Vamos ser serios se queremos melhor vida para esse povo.

  6. img
    vava sovietico Responder

    logicamente que o nome do dtr PATRICE ia ser chumbado pois se para os deputados da oposição que fizeram a moção o problema estava na pessoa do dtr PATRICE,este mesmo nome não podera emcabeçar o governo do ADI que viesse a seguir sem eleições.
    Mas fazendo aqui uma reflexão rapida nós todos SANTOMENSES podiamos fazer a seguinte pergunta:para alem do dtr PATRICE TROVOADA quem mais no ADI tem competencia,carisma e capacidades para ser primeiro ministro? Na minha modestia opinião ninguem;digo isso porque todos os quadros que o ADI tem, e tem muitos,se limitam a seguir o chefe e para o partido ADI ou para a sua liderança é muito bom mas neste momento SAO TOME E PRINCIPE precisava que o ADI partido que ganhou as eleições apresentasse outro rosto mas ja vimos que só as eleições antecipadas vão poder clarificar o quadro politico em SAO TOME E PRINCIPE…mais uns milhões que vão sair do cofre do estado que ja esta vazio para as eleições e digo isso pois não acredito infelizmente em mais nenhuma solução que nos dignifique a todos;uma pena…

    • img
      Luis Dondoia Responder

      O Sr não sabe que os lideres partidários são eleitos nos seus congressos ?

      Leia a lei dos Partidos .

      Aprenda.

      Isto significaria que o ADI teria que fazer um Congresso Extraordinário para agradar a Oposição e ao PR .

      A acontecer se PT ganhasse ?

  7. img
    Carlos Responder

    O Pinto quer colocar esses escomalhas do MLSTP NO poder, porque que o pinto não marca eleições antecipadas, O presidente deve devolver a palavra ao povo, mas ele esta a fazer o contrario, até um sego vê que o presidente quer por os seus amigos do MLSTP NO poder. O povo santomense ja esta arrependido por ter votado por Pinto da Costa , o grande preguisoso desse País.Mas o Pinto sabe que é o seu último mandato por isso está a vingar do povo piqueno, diabo leva Pinto da Costa para inferno
    S.Tomé e Príncipe não precisa desses curuptos e fugitivos da justiça no poder, o MLSTP é o partido que desgraçou Stomé.O presidente não marca eleiçãoes antecipadas porque sabe que o Dr.Patrice Emery Trovoada vence com maioria absoluta. A única coisa que o presidentye quer é colocar esses ladrões de MLSTP no poder.

  8. img
    Carlos Responder

    O Pinto quer colocar esses escumalhas do MLSTP NO poder, porque que o pinto não marca eleições antecipadas, O presidente deve devolver a palavra ao povo, mas ele esta a fazer o contrario, até um sego vê que o presidente quer por os seus amigos do MLSTP NO poder. O povo santomense ja esta arrependido por ter votado por Pinto da Costa , o grande preguiçoso desse País. Mas o Pinto sabe que é o seu último mandato por isso está a vingar do povo piqueno, diabo leva Pinto da Costa para inferno
    S.Tomé e Príncipe não precisa desses corruptos e fugitivos da justiça no poder, o MLSTP é o partido que desgraçou S.Tomé.O presidente não marca eleições antecipadas porque sabe que o Dr.Patrice Emery Trovoada vence com maioria absoluta. A única coisa que o presidente quer é colocar esses ladrões de MLSTP no poder.

    • img
      Mudanças diárias Responder

      MEU CAMARADA CONCODO PLENEMENTE COM TIGO, EU JA ESTOU AREPENDIDO DE TER VOTADO NESSE HOMEM Q SE DIZ QUE É PINTO DA COSTA, PK ESSE HOMEM NAO PASSA DE UM INTRUJAO GANANCIADOR DO PODER POPULAR, O HOMEM NAO MUDOU… PRESIDENTE SEM VERGONHA, QUANTO A ESTE PARTIDO NAO MERECE DE TER O NOME DE MLSTP PORK TEM O STP. Q VERGONHA

  9. img
    cuba Responder

    o patrice tem outros fins com são tomé e príncipe, isto não é normal, ou ele não sabe o qui é moção de censura, PR pinto da costa chama oposição para formar outro governo,este homem está a abusar do povo, mostra a sua postura com idade que tens Pinto da costa e função que desempenha. não aceita mas a audiência com este brincalhão. o país não pode parar, e não vai parar dar a continuidade dos restos haver vamos.

  10. img
    homemserio Responder

    Pinto da costa já está mancumunado com os seus CORRUPTOS DE MLSTP e PCD para assalatarem também o GOVERNO como fizeram com a assembleia com a ajuda do Pinto.

  11. img
    JOSE CARLOS Responder

    O Patrice Trovoada é tão arrogante que pensa que o seu dinheiro compra tudo…, por isso mesmo vai matar o ADI, apostem comigo que esse Partido vai perder as próximas eleições por causa dos caprichos do Patrice Trovoada…..

    • img
      Mudanças diárias Responder

      VC DEVERIA LAVAR MIL VEZES ESSA BOCA SUJA, ANTES DE DIZER Q O ADI VAI PERDER AS PROXIMAS ELEIÇOES

  12. img
    Lódoma Responder

    Eu já esperava que Pinto da Costa não iria aceitar
    , e de maneira nenhuma é de aceitar é um insulto a maioria vence pergunto a Patrice e seus capangas nem as que tem participado na manifestação se fosse a pai desse malandro iria aceitar isso? É mesmo abusar gozar com os que votaram nele. Outra vamos ver a moeda de outro lado; Patrice se fosse sr. aceitaria? Seja honesto deixa de ser arrogante. Sr. Presidente não perca mais tempo com esse malandro desonesto chama a maioria e forma governo ponto final. Estas de parabéns com sua decisão os que vão contra deixem para la são dois irmãos que se andam negativo e positivo estas no lado positivo Viva Pinto da Costa FORÇA.

  13. img
    Sun Zetado Responder

    Tinha muito respeito pelo Patrice Trovoada primeiro ministro demissionário e o seu governo mas hoje estou desiludido.

    È inacreditável que face a crise que se vive no país e depois de um discurso de despedida tão inflamado, impuntando toda a responsabilidade ao PR, o PT volta a indicar-lo como novo primeiro ministro, só pode ser brincadeira. Costuma-se dizer que o peixe morre pela boca.

    Hoje posso dizer que ADI e o PT é que não querem estabilidade. O povo de São Tomé e Principe depositou muita confiança neste governo, viu neste governo a saída para o país, acredito que hoje muita gente pensa diferente, com toda razão.

    O Patrice Trovoada e o ADI só têm que queixar deles próprios e por simples razão, faltou a capacidade de DIÀLOGAR, faltou HUMILDADE.

    Não se entrega OURO ao bandido.O Patrice Trovoada e o ADI entregaram OURO ao bandido.

  14. img
    Joven Santomense Responder

    Mentir,menitira,mentira.

  15. img
    Motxí Responder

    Isso já era previsível, uma vez q sabe-se que a oposição n tem nada contra o governo, só mente contra o Patrício trovoada, logicamente q o Presidente tb sabe disso, logo um novo governo liderado por PT, isso não iria passar. A oposição está ansiosa pra subir ao poder…. Para quê….alguém pode me responder…??

  16. img
    Verónica Responder

    Gente do ADI! O Patrice Trovoada está acabar com o Partido.
    Tenha cuidado. Que teimosia. Qual é a causa de ele não deixar o cargo. Quer meter mercenários em S.Tomé?
    Tenham cuidado gente.
    Esse homem não quer paz em STP.
    Creeeeeedo!!!!!!!!!

    • img
      Mudanças diárias Responder

      OS MERCENÁRIOS SAO Q DESGRAÇARAM SAO TOMÉ E PRINCIPE, O PAIS FICOU ACIDENTADO POR CAUSA DO MLSTP E PCD

    • img
      Mudanças diárias Responder

      OS MERCENÁRIOS SAO Q DESGRAÇARAM SAO TOMÉ E PRINCIPE, O PAIS FICOU ACIDENTADO POR CAUSA DO MLSTP E PCD.

    • img
      vaz Responder

      véronica voce pode dizer me o que pinto da costa quer fazer em s.tomé ao meu ver eu acho que ja estamos a entra na ditadura pelo sr pr

  17. img
    Motxí Responder

    Rectifico ”somente” e não só mente.
    Obda.

  18. img
    Agostinho Viegas Responder

    Um homem precavido, vale por dois. Gostaria que me explicassem qual a parte da confusão que o PR não entendeu?
    Concordo que vem percorrendo sobre as linhas da constituição, mas há momento em que o homem tem que agir sob pena de vir a arrepender-se no futuro.
    É sabido que as eleições vão acarretar custos ao país, que não podem servir de desculpas ao PR para legitimar as forças politicas que perderam as eleições do mandato em curso.
    Descortinando, com sangue frio, apercebemo-nos de que o sentimento de injustiça social está já e vai acarretar custos indiretos piores ao estado do que aqueles que Ele supostamente quer evitar.
    Vamos ter uma grande parte do país vivendo inconformado com a realidade legitimado pelo PR que muitos que estão hoje manifestando nas ruas elegeram.
    Entristeci-me ver o meu PR a demitir um Governo sem imputar-lhe falta de zelo no discurso fatal.
    Aquele Abraço
    At. Agostinho Viegas

  19. img
    CT Responder

    Aí está a composição do novo executivo: Primeiro- ministro: Fradique Bandeira Melo de Menezes, ministro de negócios estrangeiros e cooperação:Olegário Pires Tiny, Ministro da Educação, cultura, e turismo: Jorge Bom Jesus, Ministro da Saúde:Ortopedista Celso Matos ( mas continua a exercer a medicina normalmente)
    Ministro da Agricultura e Pesca:Agostinho Fernandes( apesar de arrogante), Ministro da comunicação social, juventude e desportos: João Costa Alegre ( apesar de arrogante) Ministro das obras públicas, turismo e hotelaria: Carlos villa Nova, ministro dos assuntos parlamentares: Eugénio Tiny,ministro da Justição:Dr Justino Veiga, ministra da Defesa: Elsa Pinto e Secretário do Estado para Assuntos do mar: Patrice Emery Trovoada.

  20. img
    A dama do blin Responder

    DESGRAÇADO!!!!!

  21. img
    Olimidê Teixeira Responder

    esse senhor jamais deveria ser eleito presidente da republica porque o mesmo fará com que o seu partido embora dito que ja nao faz parte do partido devido as divergências existente no partido, lutará até conseguir que o MLSTP torne a todo o custo o partido do povo como no tempo da ditadura e esta decisão é mais uma prova disto e depois se o ADI nao indicar outro nome será um escolhido por ele, o assunto seria resolvido facilmente com marcação das eleições antecipadas e ponto final

  22. img
    Sun Zetado Responder

    Atenção,

    Menciono OURO no meu comentário porque na gíria diz-se assim, não quero com isto dizer que os elementos dos partidos da oposição são bandidos. Espero bem que entendam o verdadeiro sentido da minha palavra.

    • img
      em nome da lei Responder

      senhor e um zetado mesmo palhaço

  23. img
    Aviso a Presidencia da Republica Responder

    Eu que tanto critiquei Fradique de Menezes, neste momento sinto muita falta dele.
    Credo Patrice, Credo Deus não ti dá poder… Vai para Gabão deixa-nos assim mesmo…pobre desgraçados!

  24. img
    Direito Responder

    Acreditem no que vos digo,ADI nao indicará um nome para substituir Patrice Trovoada,eles querem apenas uma de duas coisas:
    Ou eleições antecipadas
    Ou governo de iniciativa Presidencial,desse modo hão de fazer vingar a tese de que Pinto da Costa é o formador do atual alárido em que vivemos,terão um triunfo para sustentar as teses conspiratórias do Levyzinho,povo bili uee óoooo…qua na ça muala fá êe,qua ça homé ku pimbi malado…

  25. img
    Preocupado com STP Responder

    faço a minha palavra a sua “Penso que desta vez o Pinto tirou a máscara e mostrou definitivamente de que lado está. Como é possivel o ADI formar um novo Governo com sustentaçao parlamentar, sabendo que o ADI nao negoceia com a essa oposição que temos actualmente, deputados fugitivos da justiça, preguiçosos, sugadores do dinheiro do povo.
    Penso que a decisão mais sensata seria de facto eleiçoes antecipadas, devolver a palavra ao povo e esperar que o ADI ou o MLSTP, vença com maioria absoluta, pois esta será a única forma de governaçao estável neste Pais.
    Caso seja os partidos de oposição a formarem o próximo Governo, teremos de certeza um País parado durante 6 meses, pois os novos Ministros irão preocupar-se em dividir os dividendos, acertos de conta , etc, etc.
    Queremos o melhor para o nosso Pais e nao uma situaçao apenas para remediar as coisas.
    Um bem haja ao povo de STP que já sofreu demais com toda essa brincadeira.”

  26. img
    MLSTP, rodent rat Responder

    Oa Energúmenos do MLSTP, já estão tão habituados com mama fácil, que já não podem viver sem ele.

  27. img
    lima de viseu Responder

    Fradique a 1º ministro já….

  28. img
    José Luís de Jesus Responder

    Prezados colaboradores do Tela Non, estou nesse momento fora do país e já estou a ver como o pessaol na diaspora tem a necessidade das informações da terra. Com a base nos princíos que norteam a informação digital, apelo-vos a celeridade, imparcialidade, exatidão etc.. Abraços e bom fim de semana

  29. img
    José Luís de Jesus Responder

    Ops! princípios

  30. img
    sun fodê budu Responder

    PT esta brincar com brincadeira, ele pensa que país é dele melhor ele pegar no avião dele fretado e bazar deixa nos que não temos lugar para ir.

  31. img
    Mafili Responder

    Meus Senhores do ADI,
    A vossa de poder é tanta, que ainda não se deram conta que o PT esta a tratar-vos com o maior desprezo e prepotência desse mundo.
    Pelos vistos para o PT a única pessoa dentro do ADI que pode ocupar o cargo de PM é ele.
    Os outros todos são acessórios, que são facilmente descartáveis.
    Então não há mais ninguém no ADI para ser PM?
    Só pode ser PT?
    E eu considero um abuso, o ADI ter proposto novamente o nome de Patrice Trovoada…
    Querem afrontar as instituições do Estado.
    PT, não será PM e acabou-se.
    Dê por onde der.
    STP é de todos e não é da familia Trovoada,
    E esses jovens todos corrompidos e corruptíveis que estiveram na manifestação…quando acabar o dinheiro e o banho, que é que vão fazer?
    e assim vai o nosso STP

  32. img
    Mé Zemé Responder

    O próximo governo de MLSTP/PCD/MDFM já está formado e com as pastas bem definidas. Mas, como já estamos habituados nesses governos de coligação…os ministros de outro partido nem sempre respeita o 1º ministro, o que esvazia o poder do 1º ministro e cria uma desordem dentro do governo e começa ai a confusão. Esperemos que consigam governar esses 1 ano e 8 meses que faltam sem problemas e que país ganhe alguma coisa. Como a ADI vai reagir essa nova posição, saberdo que o seu governo ganhou uma certa simpatia entre uma camada considerável da população (maior parte, camada mais desfavorecida) na sua governação de corte de alguns tachos…será que o novo vai conseguir ofuscar essa simpatia que a ADI ganhou, se conseguir, qual o partido da coligação vai ser o mais beneficiado (ies um dos problemas dessas coligação que a meu ver só serve para se cubrirem uns aos outros). Agora vai ser outra vez troca de cadeiras em toda a administração, nova linha, um pouco de tudo novo para 1 ano e 8 meses. CADA NGUÊ CÁ VIVU UBUÊ DÊ.

  33. img
    GIL Responder

    Fidelidade partidária ou culpa?
    Pai Grande!

    Depois de 34 anos de governos e desgovernos o povo de S.Tomé e Príncipe saiu as Ruas em desespero pedindo um líder de consenso.
    Pai grande lhe chamaram!
    Figura de consenso e respeito para unir o povo de S.Tomé e Príncipe.
    Que desilusão!
    Quando um pai não consegue por ordem em casa perde o respeito dos seus filhos.

    Triste figura!

  34. img
    Bazofo Responder

    Que tamanha falta de respeito. É mesmo oportunista este Patrice Trovoada,ele nem respeito tem para com o Evaristo de Carvalho,um individou com maturidade que certamente poderia ser um dos nomes a avançar, mas lembrou-se dele nas Presidencias para fazer figura patetica e passar vergonha. Sr. Presidente Manuel Pinto da Costa o que este senhor Patrice quer é conflito em S.Tomé e Principe ainda não se aperceberam é melhor estarmos bem vigilantes. Que teimosia!!!!

  35. img
    homemserio Responder

    SR Fradiqueê LÔÇÔÔ, LÔÇÔÔ para o primeiro ministro já!

    DIQUE, DIQUE, DIQUE.

    Vai ser uma guera entre o Dique e o Pinto…

    A ver vamos.

  36. img
    inteligencia Responder

    Pinto da Costa cérebro de toda esta confusão. Reúne em lugares privados com os corruptos, os seus camaradas que levou país a destruição total para formar o governo.

  37. img
    Revolucionario Responder

    Apoiado senhor presidente é preciso clarifica os factos, senhor Patrice Trovoada perdeu a noção do perigo ele humilhou o povo de são tomé e Principe, não é possível um Primeiro ministro não conhecer constituição do seu país ou ele deve esta a gosar com a cara do Presidente e com a cara do povo.
    Senhor deve pensar que São Tomé e Prinípe é todo teu é isso, estas é enganado quem te tirou não foi só oposição é o povo porque os depotados da oposição foram eleito também pelo povo esqueces-te, então vamos acabar com converça ai o problema de STP sempre é MLSTP isso é mentira o povo tem que ser mais inteligente o partido ADI
    só bota culpa nos outros nunca assume a sua má governação tirem a mascara Patrice Trovada é dono de ADI por isso não a outro substituto bá quê sum guê…kê kua

  38. img
    fernando Responder

    Apelo a todos os Santomenses, para nós Oramos por essa Crise Política, de modo a que ela não chegue a haver uma Guerra Civil. E se hover uma guerra Civel em STP, O culpado dessa guerra é o Presidente da República, porque a crise política ta na mão dele, é só ele marcar eleções antecipada e por fim a essa crise e deixar os Santomenses em Poz e estabilidade.

  39. img
    Cansado Poêtê. Responder

    Boa tarde a todos.
    Sinceramente, enquanto empresário deste país, estou cansado destas lutas políticas sem quartel, a maior parte das pessoas não imaginam os estragos que este tipo de crise geram – Reservas de hotéis canceladas, projectos de investimento adiados ou cancelados, juros dos bancos mais altos devido ao elevado risco do negócio, menos emprego, menos vendas, etc… Até quando é que este país continuará a marcar passo? Senhores políticos tenham vergonha na cara sejam racionais e promovam a estabilidade neste belo país!!!

  40. img
    Medroso Responder

    O presidente da república prometeu paz e estabilidade com o governo de patrice trovoada e antes do meio da estrada já está procurando Guerra. imagina até o fim da estra. iss vai haver um dia sangrento.

  41. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa, Presidente da República de S.tomé e Principe Meu Rico País, Tem Toda Razão, Agiu de Acordo com a Lei Fundamental do País……
    Muito Sinceramente, Espereva Muito Mais de ti ò Sr. Patrice Trovoada…….
    Demostraste muito Mau Caracter e Falta de de Bom Senso…… Que Pena
    Viva S.tomé e Princepe
    Viva Tela Non
    Boa Tarde a Todos

  42. img
    Grigorio Peseiro Responder

    Obrigado Dr. MPC.
    O gajo queria aliciar os militares para dar golpe de Estado. O Sr. tem que por isso a limpo. Ele tem odio do PC desde 1979 quando o seu pai MT aliciou o povo pequeno para não fazer o recenseamento depois foi o que se viu. Quando foi abordado na reunião ficou encoralado dirigiu-se a Emb de Portugal foi negado e envadiu a sede das nossas Unidas hoje Direcção das Pescas então o Kim Orbi foi apanhar o malandro ali dentro com o PT.
    Hoje ele usa o povo para fazer o seu jogo sujo.
    Tal pai tal filho em tudo.Perguntem aos camaradas fundadores do MLSTP que usurpava das verbas do partido e assaltava as mulheres dos camaradas de então. Hoje o PT faz as mesmas coisas. Afinal o sangue corre pelas veias, filho de peixe sai peixe, os jovens que teem as suas namoradas apresentem ao PT e depois comecem a requisitar no matadouro os chifres.Nisto ele é melhor que Messi ou Ronaldo é corredor de fundo.Ele sabe bem o que quer para o pais e alguns seguidores já beberam tanto chichi que nem pensam noutra coisa ..

  43. img
    lima de viseu Responder

    1º ministro – Fradique Menezes
    Vice 1º ministro e energia- Posser da Costa
    Ministro n. estrangeiros – Ovideo Pequeno
    Ministro das finanças – Agostinho Rita
    Ministro das obras Publicas – Arzemiro dos Prazeres

    Assim iam lá o resto dos ministros tanto faz

    • img
      PONTA MINA Responder

      POSSER DA COSTA, FOI MELHOR PRIMEIRO MINISTRO, QUE, STP JA TEVE DEVEMOS DAR VALOR AOS MELHORES QUADROS QUE TEMOS NO NOSSO QUERIDO SAO TOMÉ, INDEPENDENTEMENTE DA COR POLÍTICA E A IDADE.
      VAMOS PENSAR MAIS NO PAÍS…

  44. img
    Revolucionario Responder

    olha alguém ai tem acompanhado telejornal de stp com aquela manifestação que só vai a manifestação pessoas de baixo nivel academico são essas pessoas que ADI consegui manipular com suborno porquê que não vemos javens estudantes, quadros do pais, empresarios professores,etc nessa burra manifestação

  45. img
    lima Responder

    so com cristo o pinto quer fazer como angola partido unico,seu malandro e cheio de ma fe cabrao

  46. img
    Joao Responder

    Boa noite;
    Meus compatriotas;
    Tenhamos olhos aberto pq o Pinto desde muito cedo veio orquestrando esse golpe pq se ele nao desse desta maneira iria dar do outro jeito. De criminoso jah sabemos que o Pinto eh. De corrupto temos tb a certeza pq ele estah sem dinheiro e quer aproveitar a boa imagem que o ADI construiu do povo no exterior para apoderar do nosso dinheiro.
    ADI nao deixe que seja outro partido recebendo a governacao que vc com muito esforco ganharam. Confianca vinda o nosso povo. Nao nos deixe em ser mais uma vez maltratados pelo MLSTP. PCD. Vamos constituir o novo governo e nao formemos a governo com outro partido de formas a sabermos qual serah o proximo paso do Pinto.

  47. img
    lima Responder

    Quem tem que governar sera sempre ADI ganhou as eleicoes legeslativas a mais nada pinto quer por os seus comparsas no governo para foder esta merda de uma vez para todas

  48. img
    zemé Responder

    Quá cu tê demanda sé êê???Sun PT,S.Tomé cu Plinxipi na loça pé Sun fa.Sun na sebê fé ôtlô cuá,selá PM tã?Bon dóxi!!!Ba Gabon camiã cu Sun tava,punda pôvô S.Tomé sa poble, magi sa humilde.
    Vapô Sun nganha za,fô camiã Sun bi dê

  49. img
    Fulano Responder

    O presidente da república, tomou boa decisão. Patrice Trovoada não e não.
    Nós precisamos pessoas decentes para ajudar o nosso país. ADI arranje outra pessoa se não, Fora.

  50. img
    The Politics Responder

    Esse Pattrice só pode estar a brincar com assunto serio. Como é possivel que o Sr. sendo o responsavél maximo pelo seu Governo recebe um chumbo na mão da assemblei e como consequencia o Prisende dimite o Governo o Sr. tem a carra dura e descarraga de ainda querer ser 1ro Ministro outra vez, quando toda a responsabilidade do chumbo é sua. Isso é como se a equipa do futeball perde, dimitesse o treinar, e o treinar ainda pede candidactar outra vez pela mesma equipa.
    O Sr. Patrice deve ir a procura de outra coisa para fazer. Deixe que outro tente fazer melhor.

    • img
      Mé Pó Feladu Responder

      carissimos irmaos, deixemos de usar este tipos de linguagem, queremos é trabalho apresentemos soluções em vez de estar ai a procura de culpados em STP só existe um politico serio e honesto carlos alberto monteiro dias da graça unico até hoje que declarou seus bens portanto to o resto quer pinto, fradique miguel, os actuais assaltantes do poder e companhia são todos ladroes pergunto como é que enriqueceram é só com salario. viva democracia quem ganhou governa com menoria ou maioria o povo é quem ordena, abaixo tosdo os que enriqueceram a custa deste povo, viva 25 de abril viva 12 de julho hasta siempre

  51. img
    Susanas Responder

    Susanas

    Camarada presidente Pinto da Costa, o povo não merece ter Elsa Pinto , alcino Pinto António quintas essas escumilhas no poder outra vez… Por favor se assim for deixa Patrice governar!

  52. img
    Bazofo Responder

    Muito obrigado pela atitude Sr.Presidente Dr.Manuel Pinto da Costa…País tem que ter um governo

  53. img
    BIN Ladem Responder

    Caso n aceitam Sr. Patrício Trovoada como candidato, nesse caso queda o governo foi algo meramente particular.. se o jogo for nesse sentido, nenhum governo vai conseguir algo melhor.. mesmo com partido A,B ou Z..
    os que dizem ser políticos em s.tomé já tem uma condição sine qua non, ki é DESVIAR, FAZER BEM O KI PRETENDER e contar com apoio do governo e quando isso não está correm bem para eles, é pk o governo não está a trabalhar bem..
    E usa governo como o bode extorsionário.

  54. img
    Barão de Água Ize Responder

    A atitude da ADI e de Patrice é inacreditável. Não há na ADI quem não seja a voz do dono?

  55. img
    Barão de Água Ize Responder

    Revisão da Constituição e Leis Penais adequadas, para ser possivel o Presidencialismo(democrático)em STP, para se ultrapassar de vez estes bloqueios e conflitos que só agravam a pobreza na nossa Terra.

  56. img
    Diaspora Revoltosa Responder

    VIVA A DEMOCRACIA; POR AMOR DE DEUS POVO DE SÃO TOMÉ, ONDE É QUE VOCÊS ESTAVAM COM A CABEÇA NO DIA DO VOTO!!!! ENTÃO QUEREM VOLTAR AO PASSADO OU SEGUIR EM FRENTE!!! MANUEL PINTO DA COSTA OUTRA VEZ!!! 15 ANOS NO PODER, DEPOIS DE 20 ANOS OUTRA VEZ!!!É MAIS 5 ANOS PARA ACUMULAR MAIS UMA REFORMAZITA!!!SINCERAMENTE, NÃO HÁ OUTRA CARA NOVA TAMBÉM QUE SAIBA ROUBAR!!!!!EU PREFIRO ESPERAR FRADIQUE MENEZES, ROUBOU EM 10 ANOS; MAS METE O PINTO NUM CANTO ” FEZ MUITA COISA” É SEMELHANTE A LULA DA SILVA. MANUEL PINTO DA COSTA, CANTA MUITO BEM MAS NÃO PASSA DISSO; ABRAM OS OLHOS.

  57. img
    Estudante no estrangeiro Responder

    Esta é a melhor altura para realização de um referendo nacional para mudar a Constituição da República e acabar com assembleia nacional, porque os deputados já deram prova suficiente que não vão ao parlamento defender a nação, mais sim, interesses pessoais e para não citar o último episódio escandaloso na AN. Defendo a politica presidencial e não partidário, só assim podemos acabar com muitos casos de corrupção que paira na nossa terra maravilhosa e também acabar com imunidade parlamentar, de forma que todos sejam responsável pelos seus actos e não fugir a justiça por via parlamentar. O Presidente da República deve ter o poder absoluto durante o seu mandato e não apenas um mero representante do País. Um abraço a todos compatriotas estudantes no estrangeiro que tenciona regressar a terra e dar o seu contributo rumo ao desenvolvimento do nosso belo País que está a ser destruídos pelos políticos desonesto.

  58. img
    Amélia Responder

    PRESIDENTE PINTO AGIU MUITO BEM ,O PATRICE PENSSOU QUE S.TOME FOSSE A CASA DE MÃE JOANA,ONDE ELE PODESSE FAZER OS SEUS DESMANDES,FORCA PRESIDENTE,VARELA NAO DA PR SER O PRIMEIRO MINISTRO JÁ APRENDEU A ESCOLARIDADE DO PATRICE OS FALAM FRANCÊS E UM PERIGO.

  59. img
    Original Responder

    Isto acontece quando o partido tem um dono e perguntem ao Fradique o que acontece quando existe este fenómeno.ADI por esta via vai desaparecer da cena política tarde ou cedo.O que vi na manifestação é um bando de pessoas a prestarem serviço ao ADI e não militantes.Prestadores de serviço servem qualquer partido e na hora de votar é que é bamba.

  60. img
    ARLINDO DA COSTA Responder

    Minha gente vamos deichar de brincadeira,O Manuel pinto da costa esta a brincar.mas esta a brincar,o que esta acontecer em s.tomé n se admite e o pinto da costa esta a colaborar.até agora eu nao vejo a causa de tanta preciguiçao ao homen.isso sao problemas particular,vingansas entre a cupla M.L.S.T.P.e a familha TROUVADA .vejamos o seguinte quem sao os MDFM.PCD E outros partedo todos antigo M.L.S.T.P

  61. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Eu queria saber quem é patrício trovada?como é que povo vota num partido que só existe um homem,e é por isso que ele faz e desfaz porque o resto do pessoal são bobinhos,vamos deixar de bricadeiras

  62. img
    Victor Ceita Responder

    Afinal não estava enganado no meu anterior comentário. O Patrice Trovoada e o ADI não estão a altura desta crise. Uma vez mais perderam a oportunidade de fazer diferente, de mostrar atitude diferente. Preferiram ser fiéis à ao seu comportamento arrogante, na busca de bode expiatório para uma crise por eles próprios cromaram para imporem uma solução pensada por eles (eleições antecipadas), o que é inadmissível. Foi uma afronta barata o ADI apresentar, de novo, Patrice Trovoada como candidato a chefia do novo Governo. Patrice Trovoada já foi demitido, através de um mecanismo democrático, previsto na Constituição. Só um irresponsável, ignorante ou de elevada má fé pode dizer que não percebe isto. A solução proposta é também plenamente constitucional. Eleições antecipadas não são nem podem ser a única solução. E isto assim deve ser quanto mais não seja pela actual conjuntura internacional, pois a nacional parece não contar sequer. Mas se o ADI e Patrice Trovoada têm dúvidas sobre a legalidade/constitucionalidade da solução agora apresentada pelo actual Presidente da República, devem pedir aconselhamento ao primeiro Presidente eleito na país, fundador do ADI, que, no primeiro mandato derrubou a governo do PCD liderado por Daio, e convidou o mesmo PCD a formal novo governo, o qual veio a ser liderado por Norberto Costa Alegre. Será mero lapso de memória de Patrice Trovoada e dos seus seguidores? Convenhamos. O ADO já perdeu espaço de manobra para continuar a noventas artifícios para justificar o seu desaire. Agora sim, o Presidente da República não deverá ceder às chantagens dos malcriados e irresponsáveis que vêm sustentando as loucuras de Patrice Trovoada.
    Peço que relevem o meu desabafo. Mas o momento assim impõe.

  63. img
    Carlos Mendonça Responder

    Na opinião acho que deveria ser o ADI a governar o país ate as próximas eleições. O que acontece que o ADI é simplesmente propriedade privada dos Trovadas.

    NÃO EXISTE NESTE PARTIDO NENHUM ELEMENTO COM CAPACIDADE PARA SER PRIMEIRO MINISTRO?

    Isto é uma vergonha.

    O ADI tem que saber governar com a maioria relativa que o povo lhe deu e tem que procurar sustentabilidade parlamentar através de negociações. Os partidos da oposição não podem assaltar o poder.

  64. img
    CHUPAR DEDO Responder

    Temos um bom arbito no campo
    1º foi uma advertencia para respeitar o adversario
    2º deu-lhe um cartão amarelo por temosia
    3º continuou na mesma o resultado foi o vermelho com orgulho, agora diretamente para casa de banho.
    Foste bom ponta de lança, mas começaste a ver calcinhas nas bancadas e eloquecestes.

  65. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Brincadeira tem hora, chamam Patrice de estrangeiro e outras coisas. Dizem que eleñ quer largar o poder. E a oposição? Ñ sairam do poder faz dois anos? Quem governou esses anos depois de 75? Estão agarrados ao poder ou não? Estão sim seus malandros.
    Outra coisa, quem não é estrangeiro?
    De todos os presidentes so o Miguel não é estrangeiro, pelo menos os seus pais são santomenses, e os outros?
    Dos primeiros ministros, o Rafael, Posser, os pais são santomenses?
    Expliquem se querem ir por essa via ou têm medo?

    • img
      Ze Braz Responder

      Vaz estas a levantar uma falsa questão. Nao te esqueças que nasceste no meio do mar. Ninguém pode confirmar se estava mais perto do Principe ou do Gabão.

  66. img
    senora Responder

    jose louve
    quem é esse patricio trovoada’
    arrogante,desnaturado.
    ele so da para ser primeiro ministro de gabão.

    • img
      MLSTP, rodent rat Responder

      os Energúmenos do MLSTP PCD, “rodent rat” já estão ficar pobres, e têm que subir ao poder a qualquer custo, para roerem o pouco do cofre de estado.
      hoje eu sou 5 anos mais novo da independência. que mudança houve no país,alguém pode me responder? eu posso avançar com uma resposta 00 marcador, nada feito. meus manos o país está parado a mais de 3 décadas.
      Por favor não promovamos ignorância.

  67. img
    Lede di alame ça ua Responder

    Sr obama, nao sabe oque diz, esta site serve pra todo cidadao contribuir para o bem de sao tome, nao para falar barato, sem pe nem cabeca, o presidente agiu e bem, porque o ADI, nao e so patrice trovoada, ele esta brincando com o povo de STP.

  68. img
    santos e pecadores Responder

    Boa sr Argenezio Antonio Vaz,gostei dessa, e para meu caro CT, bom governo esse ai que sr fez. Mas isso so aconteceria nas tuas eleicoes, palhaço.

  69. img
    jose mourinho de stp Responder

    Amelia, desculpa-la mas tu es mesmo uma camelia, digo… amelia.

  70. img
    jose mourinho de stp Responder

    Sr PR, deixe de enganar o povo. DIVIDA não se paga destruindo ou atrasando o pais. A Oposição diz que o motivo da Moção de Censura foi a recusa de PT negar prestar contas a Assembleia Nacional. Mas hoje está mais do que claro que o sr PR é o maior mentor desta crise. Querem governar sem ganhar eleições. Patrice faz muito bem em não aceitar o seu jogo sujo. Vocês (PR, MLSTP, PCD e MDFM) que se vão entender, usurpadores do poder. Vejamos Pinto quer Paulo Jorge para pasta de MNE e o PCD quer Delfim Neves. PCD quer Benjamim Vera Cruz (o tal do barco Principe) para Min Finanças e o MLSTP… bem é melhor deixar isto no suspance. Essa gente já não enganam ninguém. As tetas secaram e criaram essa tempestade sabendo que o Pai Grande tem dívida e aí está. Pague pra ver. Assim vai a nossa jovem DEMOCRACIA. Quem viver, verá..

    • img
      Praia Melão Responder

      O Patrice e seus sequazes não têm nada que andar para cá a chorar relativamente à queda do actual governo. Foram cumpridos todos os pressupostos constitucionais neste caso da mesma forma que todos os pressupostos constitucionais foram cumpridos aquando da queda do governo do PCD, no início da 2ª República, pelo Presidente Miguel Trovoada, pai do Patrice Trovoada. Por que razão aparecem agora a chorar quando na altura não choraram nem acharam que o governo do PCD deveria continuar??? Eu que não tenho partido nenhum nem me interesso pela política acho muito bem que o Patrice e seus sequazes vão para rua e não têm nada que andar a reclamar. Quer dizer, o Miguel Trovoada pode mandar para a rua vários governos mas ninguém pode mandar para a rua o governo do seu filho querido Patrice Trovoada???? O país é deles??? Só eles é que podem tomar decisões políticas que põem em causa a legitimidade de governos alheios??? Vão trabalhar, fazer outras coisas como: plantar bananeiras, mandiocas, matabala, criar animais, etc. Ainda por cima este governo era muito incompetente.
      Só espero que o Presidente não aceite um outro eventual governo em substituição deste com nomes como Alcino Pinto, Rafael Branco, Elsa Pinto, Gaudêncio Costa, Arzemiro dos Prazeres, Delfim Neves e outros corruptos da nossa praça. O país não vai admitir uma coisa desta. Depois desta desgraçça toda é hora do nosso Presidente dar entender que quer de facto mudar o país criando condições para que se crie um governo novo muito competente e acima de todas as suspeitas em termos de corrupção. Seria para mim um acto muito grave se estas pessoas que citei voltassem para o governo. O senhor Presidente da República seria cúmplice em termos da sua formação e seria associado aos actos de corrupção e incompetência que o mesmo praticasse. Esta gente que citei e mais alguns casos já deram provas mais do que suficientes que não são gente sérias e com capacidade para mobilizar o país depois desta calamidade política que nos aconteceu. Seria um caso grave em cima de outro caso grave e daria ao Patrice todos os motivos para criticar a constituição do referido governo desde o início da sua posse associando-o, desde a sua formação a casos de corrupção que ele tanto tem falado e incompetência. O povo não perceberia uma tomada de decisão neste sentido. Além disso, o país já tem gente com credibilidade e competência suficiente para se poder sair deste rotativismo de corrupção.

  71. img
    Santa Rosa Responder

    Bom dia, boa noite e boa tarde a todos. Eu antes de mais, quero aqui afirmar que, este espaço criado por Telá Nón é muito interessante, uma vez que faz fluir aqui certas ideias que não fluem entre os nossos representantes. Centrando na atual situação do país, a instabilidade que assola constantemente STP, é o simples e forjado resultado daquilo que o sistema quer e reproduz. As estruturas políticas e socias que constituem o sistema organizacional santomense são frágeis, são frágeis não porque há uma fragilidade intrínseca mas sim, porque existe um grupo interessado, que seja assim o funcionamento das coisas. Não se pode aceitar que a Assembleia Nacional, símbolo de representação do povo e da fiscalidade do exercício democrático, seja tornada, num palco de resolução de conflitos pessoais e revelação de ódio e orgulho. É logico que nós os observadores, somos favorecidos por uma visão mais ampla, mas eu quero aqui frisar que os políticos santomenses têm que apreender que verdadeira política debate e focaliza se nos problemas e não nas pessoas, das pessoas trata a educação e consciência. No que toca a educação, se os santomenses acham que próprio o aparelho do Estado está interessado que a população, saiba ler e escrever, lamento dizer vos, mas estão enganados. Por uma razão muito simples, a minoria (Elite) movida pela ganância destrutiva, está interessada numa maioria (Massa) marginalizada, não digo completamente mas sim parcialmente desprovida de conhecimento, tornando mais fácil a manipulação. Fazer uma microanálise da sociedade santomense pode levar-nos a erros, ou seja, do ponto de vista sociocultural, o povo reflete uma certa falta de nacionalismo, ou seja de pertença a uma comunidade. Mas este processo deve ser visto, como resultado da colonização, que tratou de trazer para uma ilha desabitada indivíduos de culturas diferentes. No entanto, penso que o acesso ao conhecimento, o fortalecimento dos laços dentro do povo, o desenvolvimento de estruturas que ofereçam estabilidade local, regional e a reforma mental e intelectual da Elite são os passos corretos para o desenvolvimento sustentável.
    By: Santa Rosa
    PS: As minhas perceções não estão imunes a críticas.

  72. img
    João Rodrigues Serôdio Responder

    Em casa onde não há pão,todos ralham e ninguém tem razão.Á boa maneira Africana,quanto maior for a confusão,melhor será a festa.Esta situação,demonstra bem o que estes Senhores foram e são ao longo destes anos.Falta de Cultura Democrática,sentido de Estado,Verticalidade e acima de tudo,falta de Honra para levar em mãos os destinos de um País.O que hoje se passa,mais não é do que dividir para continuar a reinar.Resquícios de uma Descolonização feita à pressa,cujos Professores de então,têm como Alunos os protagonistas de agora,e o resultado está à vista de todos,e o Povo o que ganhou? Simplesmente nada.Tenham vergonha e reduzam-se a aquilo que sempre foram,que é nada,e já agora,façam um favor,desapareçam todos.

  73. img
    R 1591965 Responder

    Parece-me irealista negar a existência de uma estratégia politica que visa afastar o governo liderado por Patrice Trovoada, a seguir queimar politicamente o lider do ADI, ainda Patrice Mery Trovoada. Nesse caso concreto é de extrema relevancia a todos os niveis, que isso seja cabalmente esclarecido. Caso contrario é abrir as portas a um inferno de ódio que podera tornar cada vez maiores proporções, a medida que o tempo vai passando. MOÇAO DE SENSURA ora consumada faz parte de estrategia. É uma proposta parlamentar, a presentada pela oposição com proposito de derrubar ou contrager o governo e consequentemente chegar um impasse politico,obrigar que sai de iniciativa presidencial um governo constituido por MLST, PCD e MDFM. “Neste contexto uma disputa eletoral entre partidos supostamente democraticos não tem nada de drmático, nem nada tem aver com outras questões que advem estar fora do contexto das proprias eleições. Por outro lado ha um conjunto de inverdade que são obvias para toda gente; Também aparece óbvio as tentativas de convencer “Santomenses” que o Pais não esta em condições de realizar eleições, o que não corresponde a verdade! é por outro motivo… Tudo foi programado tanto é que estão preparados para assumirem o governo e cada um com asua atribuição, até os diretores já estão previamente digitados. Convem citar que a sustentabilidade parlmanetar tambem é mais um conto de fadas, é uma manobra, do qual salta a vista de quem não percebe das coisas…Estaremos perante um poder personalizado e conquistado por um grupo de deputados designados aliança inter partidaria que, não reconhecem um governo de maioria relativa a legitimidade democratica para exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pelo povo. Nesta fase o poder é tido como propriedade de um grupo, este impõe sua vontade até onde lhe é possivel. Apartir desse ponto se conclui que mais asquerosa tique “anti-democratica” veio ao superficio. ESPELHO DA GANANCIA- o medo de que, o Patrice Trovoada possa crescer pliticamente e instrumentalizar o sistema- receio de um possivel derrota eleitoral a 2014, constitui por si a razão motivador. Nos normas de constituição o Sr Presidente da Republoca, ao meu ver não deve ser acusado de inoperancia tem agido prodentemente. Infelizmente! na politica a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela. O nosso Pais precisa de avançar; São 37 anos, de independencia total emediata, não é rasoavel dizer que estamos bem quando ainda Temos popolação que, não tem acesso: energia, agua, ensino, condições habitacionais e medicamentosa. Precisamos quanto antes criar condições de oportunidades e igualdade de circunstacia e sem esquecer igualdade de genero. Se o motivo de moçao de sensura tivesse essas preocupações como pano de fundo seria compreensivel, mas não! uma birra politica e jogo de poder. Parlamento intima um 1º ministro como se de tribunal tratasse para vir explicar sobre um barco que supostamente contrabadeava sei lá o qué!!! Ex lota de pesca, que estamos careca de saber… acordos que se duvidam, mas que ninguém viu nem sabe de nada, mas no entanto acusa um cidadão de eatar contabandear,insulta insinuas e depois intima. Que tipo de deputados? A linguagem do poder deve ser objetiva e persuasiva. Porconseguinte esperamos de classe politica uma linguagem elegante, claro e sabia. Espero que o lider do ADI, crie condições de entendimento e ceder onde é possivel para envitar que sai um governo de iniciativa presidencial que, resolvem problemas de salarios para que todos tenham um bom natal e um fim de ano em paz. A democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões politicas está com cidadões, o senso comum, é a primeira suposta compreensão.

  74. img
    jose mourinho de stp Responder

    jose mourinho de stp, sr esta ciberto de razao. Deixe que eles se entendam. Cambadas de VADIOS que nao sabem fazer outra coisa, so querem o poder a qualquer preco. Fradique tinha razao quando lhes chamou de ESCUMALHAS e todo mundo se revoltou mas quao certo o homem estava. Vamos ficar de olho. Estamos a espera de alguns deles aqui em Londres. Pedintes sem escrupulos.

  75. img
    nilton ferreira Responder

    Meus amigos, depois do mau tempo vira a Bonanza. O MLSTP vai trazer muito dinheiro para o pais. Esse Natal vamos ter de tudo. Esperem pra ver. Viva o Pinto Ali Baba e os 40 ladores do MLSTP e PCD.

  76. img
    A luta continua Responder

    Meus caros compatriotas, no meu entender penso que, o Pinto da Costa agiu e muito bem. Pois vejamos, paralem de ser PR, tem idade suifuciente para ser pai de muitos do ADI que desde da campanha Presidencias tem vindo a insultar o Homem. Dai que muito honestamente, não vejo como pode o Pinto trabalhar com alguém que permanentemente tem lhe enxovalhado desnecessariamente. O Patrice sabia que o Pinto não ia aceitar o seu nome de volta como PM e nem tão do Levi mas fé-lo, para a sua campanha. Não quero imiscuir-me nos assuntos do ADI mas penso que o ADI tem mais pessoas com competencia para ser PM falo do Agostinho Fernandes, do Varela, e de muitos mais ali existente. Dai que, quero dizer que a derrota do ADI nas proximas elições terá muito a ver com as atitudes dos seus dirigentes. Para terminar, gostaria de chamar atenção aos dirigentes do ADI, para não esquecerem de uma das carateristicas desse povo ” SINISMO”.
    Um bem aja a todos.

  77. img
    Francisco Pires Responder

    Pinto da Costa e a oposição santomense venceram. Assaltaram o poder de Povo. Golpe Parlamentar e Palacial.

    Vamos ver se se confirma o que a Radio Boca Boca comentava:FRDI

  78. img
    Francisco Pires Responder

    Pinto da Costa e a oposição venceram. Assalto ao poder do POVO. Golpe Parlamentar e Palacial.

    Vamos estar atentos para confirmar o que a Radio Boca Boca já comentava: Fradique de Menezes Primeiro Ministro. Uma espécie de Gang Russo. Partilha do poder entre o antigo Presidente da República e o actual, para tanazar mais do que já está a vida do Povo Santomense.

    Não podemos ficar calados, é preciso que a comunidade nacional e internacional denunciam este complô, pois o Povo não merece o que está acontecendo.

    São Tomé e Príncipe está a precisar de uma revolução, do tipo da de 1974 e 1989.

    Uma vergonha para o País e para a África.
    Espero que os Militares Santomenses façam alguma coisa. Embora sejam forças Republicanas, mas é preciso dizer aos politicos santomenses ditadores, ladrõies e corruptos que o país não pode continuar assim.

    Tiraram o Governo legitimo do ADI para colocar os compadres do MLSTP, PCD e MDFM para sacar o pouco que resta do pais.

    O Povo organizado vos mostrará nas próximas eleições o melhor caminho.

    Estaremos atentos e denunciaremos todo o vosso plano.

  79. img
    MLSTP, rodent rat Responder

    Eu respeito opiniões das pessoas,mas existem pessoas com memoria muito fraca,o País foi governado por mais de 3 décadas por uns “rodent rat” e que não houve
    grandes mudanças, ADI que está no poder apenas alguns anos,sem oportunidade para governar porque os “rodent rat” não deixam,é que é o mau da fita.
    não sejamos “rodent rat”

  80. img
    Haja Paciência Responder

    Não tem nenhum cabimento o k aconteci em STP. O governo eleito democraticamente pelo povo e k apenas em 2 anos tem passado uma excelente imagem do país no exterior, simplismente vai deixar de continuar o seu programa.É mto triste, com um pouquinho de reflexão e afastando naturalmente dos politikeiros da oposição, verão k o país deu sinais positivos para crescimento. + não digo pk é mta indignação.

  81. img
    JOSE CARLOS Responder

    DIGAM O QUE DISSEREM, SÓ SEI QUE O PAIS NÃO PODE FICAR REFÉM DE NINGUEM, FOI DADO A ADI A OPORTUNIDADE PARA CONSTITUIR UM NOVO GOVERNO SEM A FIGURA DO PATRICE TROVOADA, NÃO ACEITARAM, OK. O PAÍS NÃO PODE FICAR PARADO POR CAUSA DISSO HÁ QUE SEGUIR EM FRENTE, TEMOS MUITOS ASSUNTOS A RESOLVER, O POVO PRECISA MELHORAR DE VIDA, E É NISSO QUE DEVEMO-NOS CONCENTRAR DORAVANTE….

  82. img
    rodolfo Responder

    “Santa Rosa e R1591965″ os vossos comentarios levam pensar o seguinte: os nossos politicos precisam fazer escolas, serem menos gananciosos e mais politicos, devem preocupar com uma boa governasão, não ataques pessoais.

  83. img
    Desiludido Responder

    Para quando o pensar na pessoas (povo)!

  84. img
    Mak Responder

    Pia cala tipoêe. Mau

  85. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Meus amados irmaos de S.tome e Principe o povo nao votou apenas no patrice trovoada como ele pensa,mas sim no ADI um grupo de Homems como alternativa mas como nos vemos foi uma decepcao total nao foi capaz de levar o seu projecto de Governacao avante,patrice demostrou ser um ditador porque dentro do ADI tem pessoa que pode muito bem assumir cargo de primeiro Ministro ,como podemos ver e constatar dentro de ADI nao existe DEMOCRACIA, aquilo que patrice dita e que tem que ser por isso ele nao passa de um ditador,se ele quezesse bem de S.TOME E PRINCEPE poderia muito bem selecionar um elemento do ADI para ser P.M. MAS mas como as intencoes sao outras, ele optou por abster porque quem dita as regra no ADI e ele SIM SIM e NAO NAO E ninguem fala mas nada ponto final,No MEU SENTIMENTO ADI PODIA MUITO BEM ASSUMIR A GOVERNACAO SEM PATRICE COMO P.M. SERIA DEMOSTRAR MATURIDADE RESPONSABILIDADE E FIDELIDADE PARA COM O POVO E AMOR A PATRIA, E QUE E UM PARTIDO DA DEMOCRACIA E QUE ENTERESSE DA NACAO ESTA ACIMA DE TUDO QUE DEUS ABENCOE S.TOME E PRINCIPE E ILUMINE OS NOSSOS DIREGENTES E QUE TODOS OS SANTOMENSE ORE A FAVOR DELES.AMEM

  86. img
    Antonio Rita Responder

    A única figura que eu vigo que esta trabalhando esforçadamente e com fidelidade e o senhor ministro de Plano e desenvolvimento ele sim merecei ocupar o lugar de Primeiro Ministre e se o ADI quer que as pessoas voltem a ter credibilidade pelo partido melhor elegeu o Agostinho Fernandes como Presidente do Partido ADI assim nem na próxima eleição o a ADI voltara a ter problemas o povo que o a ADI acha que neste momento esta aplaudindo são os mesmo povos que iram aplaude a outras forças partidárias eu não sou de nenhum partido eu so quero que o meu S. Tomé caminhe no caminho certo

  87. img
    Manuel de Jesus Bonfim Responder

    JA NÃO ERA SEM TEMPO

  88. img
    linda Responder

    ´Pois é, concordo com o MLSTP rodent rat, são eles bandos de abutres que não fazer nada e nao deixam que os outros façam algo que realmente possa mudar essa pequena terra. voces so mensam no vosso interesse pessoal, não pensam no futuro dos vossos netos.Essa situação é decadente meus sinhores, acabam com essa hipocresia . Eu emploro por mim e por esse povo que não merece. É demais.

  89. img
    Grigorio Peseiro Responder

    O Patrice Trovoada geria o ADI como se tratasse de uma empresa. Tenho duvidas em saber quem são as pessoas no ADI depois do PT. Claro que não existe tudo em volta do PT isto dificulta uma Democracia e sucessão no seio deuma estrutura partidária. Ele cultivou o culto de personalidade que tudo tinha que ser vão falar com PT. Um expediente simples tinha que ser o PT.
    Aliás vê-se isto no Gabão e Guiné aonde ele tem admiradores.
    Obrigado S. Tomé Poderoso e Santo António evitar este tipo de aplicar uma lei da SHARIA no nosso pais. Só isto pode levar o homem a não querer deixar o poder.
    Agora paga com a tua própria cabeça. Pague as dividas com a tua. O teu Banco junto ao Museu que o teu irmão Yuri Trovoada é Presidente do COns. Administração que ia receber Milhões de Dolares para financiar o ADI tem que ser investigada pelo Banco Central. O PGR aonde é que esta.

  90. img
    linda Responder

    essa é para a luta continua. o povo de stp não são sinicos , são povos umildes que sempre viveram na ignorancia e vão continuar na ignorancia. sao pessoas que todos conseguem enganar com boa vida na altura de campanha e nao pensam na vida futura, sao pessoas preguiçosas que gostam de vida facil. são pessoas que nunca lutaram p desenvolvimento do país, são pessoas que querem viver na luchuria sem esforsos, são pessoas faceis de enganar,faceis de subornar. se povo poem, povo tira, então não voces povo de stp quem esta destruindo com o país. mais de sinicos eles nao tenhem nada

Deixe um comentario

*