Política

MLSTP/PSD convocado para formar próximo governo após desistência da ADI

No último sábado o partido vencedor das eleições legislativas de 2010, a ADI, anunciou através do seu líder Patrice Trovoada que não iria apresentar qualquer outro nome para o cargo de primeiro ministro do próximo governo, após a recusa pelo Presidente da República, da proposta apresentada pela ADI novamente com o nome de Patrice Trovoada.

Na última sexta – feira o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, rejeitou a proposta avançada pelo partido ADI, para que o seu líder Patrice Trovoada cujo governo tinha sido demitido através de uma moção de censura, voltasse a formar o décimo quinto governo constitucional.

O partido vencedor das eleições legislativas de 2010 foi orientado pelo Chefe de Estado, a indicar outro nome para chefiar o próximo Governo. No sábado Patrice Trovoada chamou a imprensa para denunciar a situação, no seu ponto de vista bastante anómala. «Na nossa Constituição atcual, o Presidente da República não pode escolher individualidades no interior dos partidos. Ele tem sim de pedir aos partidos vencedores das eleições para designar o candidato a primeiro-ministro», referiu Patrice Trovoada.

O Téla Nón sabe que ainda no sábado, o Presidente da ADI, tinha sido convidado pelo Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, para encontro no Palácio do Povo, como derradeira tentativa para ADI, indicar uma figura para o posto de primeiro ministro do próximo governo. Agostinho Fernandes, Ministro demissionário do plano e desenvolvimento, era segundo apurou o Téla Nón, o nome que suscitava consenso para ocupar o cargo.

A presidência da ADI, terá declinado o convite para encontro com o Presidente da República, e enviou uma carta à Manuel Pinto da Costa, anunciando que ADI não iria apresentar nenhuma figura alternativa ao seu líder.

Seguindo a Constituição Política, o Presidente da República, chamou no domingo os partidos políticos da oposição com assento parlamentar, para encontro no Palácio do Povo. O MLSTP/PSD, segunda força política mais votada nas eleições legislativas de 2010, foi convidado a indicar o nome do próximo primeiro ministro. «O MLSTP/PSD, foi chamado pelo Presidente da República, em face de recusa da ADI em formar o décimo quinto governo, para efectivamente apresentar uma proposta sustentada que possa consubstanciar-se no décimo quinto governo da República», declarou Fernando Maquengo, Secretário Geral do MLSTP/PSD.

Segundo Fernando Maquengo, o seu partido irá «reflectir com bastante maturidade sobre a situação e apresentar uma proposta o mais cedo possível ao senhor Presidente da República», referiu.

Mas a crise persiste. Em declarações a imprensa no sábado, Patrice Trovoada, deixou claro que o seu partido não marcará presença na Assembleia Nacional. «A ADI fez uma proposta que é aquela que é mais justa e que permitirá o retorno a normalidade. Enquanto não houver sinais de que as pessoas querem de facto dialogar e encontrar em conjunto vias de sair da crise, em vez de impor, a ADI manterá suspensos os seus trabalhos a nível do parlamento», assegurou.

Crise política sem fim a vista.

Abel Veiga

    86 comentários

86 comentários

  1. Argenezio Antonio Vaz

    9 de Dezembro de 2012 as 20:09

    Tanto tempo e todos sabemos que o MLSTP assaltou o poder. Quem é realmente orogante? A oposição até acha que pode mandar no partido que ganhou as eleições indicando os eventuais nomes para primeiro ministro, dentro do ADI. O Pinto esta de parabens, veio para por outra vez o seu regime de partido unico com apoio de MLSTP 2, o PCD. Assim tudo poreiro, Assembleia, Governo, Presidencia e mais outras coisas. Vejam so quem faz parte do Conselho de Estado? Apenas o Trovoada não é do MLSTP. Depois dizem que estão a representar o povo. O CE deveria representar toda a nação.
    Lembrem que na altura das eleições presidenciais, os da oposição diziam que o ADI pretendia instalar partido unico, e hoje? Quem esta instalar o regime de partido unico? o MLSTP. Mas o povo sabera escolher. Estão de parabens, vamos ter mais casos igual a Casa pre fabricadas, GGA, financiamento do Brasil, Doca e muitos outras. Preparemos para mais casos…afim ao cabo não sabem fazer outra coisa.

    • Verdade dói

      10 de Dezembro de 2012 as 10:18

      Isso já era de esperar, passo seguinte tem dois desfechos, ADI vai assistir de camarote fora do parlamento e a coligação com sustentabilidade parlamentar delicia-se da governação até as próximas eleições. Ou, analisando desapaixonadamente, DEVO DIZER QUE O AFASTAMENTO NA ASSEMBLEIA É SIMPLESMENTE DEIXAR A CARAVANA PASSAR, será que O CÃO vai só LADRAR ou vai MORDER. NESSE CASO “MORDER” SERIA ENVIA-LOS TODOS AO PARLAMENTO TORNANDO ASSIM O PARLAMENTO INSTÁVEL E INVIÁVEL, FORÇANDO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A DISSOLVE-LO, COM CONSEQUENTE ELEIÇÕES ANTECIPADAS. LIBERA PROSOPAGNOSIA… Mas enfim, hoje em dia, com a enorme poluição que se assiste na mentalidade política, só é possível governar em mínima estabilidade com maioria absoluta. Caso contrário, PUITA-LODA cumba-loda CALHOU-CALHOU.

    • Verdade dói

      10 de Dezembro de 2012 as 10:48

      Isso já era de esperar, passo seguinte tem dois desfechos, ADI vai assistir de camarote fora do parlamento e a coligação com sustentabilidade parlamentar delicia-se da governação até as próximas eleições. Ou, analisando desapaixonadamente, DEVO DIZER QUE O AFASTAMENTO NA ASSEMBLEIA É SIMPLESMENTE DEIXAR A CARAVANA PASSAR, será que O CÃO vai só LADRAR ou vai MORDER. NESSE CASO “MORDER” SERIA ENVIA-LOS TODOS AO PARLAMENTO TORNANDO ASSIM O PARLAMENTO INSTÁVEL E INVIÁVEL, FORÇANDO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A DISSOLVE-LO, COM CONSEQUENTE ELEIÇÕES ANTECIPADAS. LIBERA PROSOPAGNOSIA… Mas enfim, hoje em dia, com a enorme poluição que se assiste na mentalidade política, só é possível governar em mínima estabilidade com maioria absoluta. Caso contrário, PUITA-LODA cumba-loda CALHOU-CALHOU. Pode-se perfeitamente também simular as datas.

    • Ancrajoty

      10 de Dezembro de 2012 as 12:08

      A nossa Nacao nao deve viver ao capricho de um louco.
      Perante esta circunstancia o 2- partido mais votado em qualquer Pais Democratico deve ser convidado a formar o Novo Governo.
      O verdadeiro culpado de tudo isto e’ o Partido Politico ADI, e mais ninguem . Deviam saber conviver com o sistema democratico e nao criar problema onde ele nao existe atirando areia aos olhos dos outros.
      A causa do NAO DESENVOLVIMENTO do STP, e’ o odio, muita arrogancia a mistura e como nao bastasse vem roubos de forma indiscriminada aos olhos de todos.
      Nunca gostei do MLSTP apos a independencia. Mas a verdade seja dita que havia incentivo a producao de tudo, criancas nas escolas, e,mesmo com juízes de 3-qualidade havia punicao para todo tipo de ladrão e muito respeito em toda sociedade sociedade civil. Nesta óptica de ideia penso que já e’ tempo de todos nos refletirmos buscando sintonia através de um Governo iniciativa Presidencial para que o barco possa andar doa a quem doer porque o que esta em jogo e’ o futuro dos nossos filhos.

  2. Sabiá

    9 de Dezembro de 2012 as 20:09

    ADI deixe esses usurpadores de a 37 anos a essa parte assumirem o poder, vcs podem ao inves de ir a esse parlamento infestado de criminosos, e fugitivos da justiça e que não mereceu nenhum puxão de orelha do PC, ficarem no terreno fazendo campanha, e deixar eles assumirem, que em 2014 eles terão oq merecem, sem falar que podem tb usar outros metodos mais extremos, 37 ano é qs um gereção, que venham o pior, a maldade não pode durar pra sempre

    • Shiloe

      9 de Dezembro de 2012 as 21:29

      Meu caro amigo…

      Ao invés de tu estares ai a expressar dessa forma sem nenhum pudor de contributo para o país, seria melhor ficares calado.
      Ao escreveres este artigo, estas a ser igual a aqueles que prometeram uma política transparente e no fim passou a fazer pior, assim estas a ser um asnático sem razão e apenas lavado pelo dinheiro do Patrice Trovada, ou estas a ser um falhanço igual ao Levy Nazaré que fala sem precisão.
      Vamos contribuir positivamente para o crescimento intelecto do nosso país.

      Obrigado

      • Sabiá

        10 de Dezembro de 2012 as 11:20

        E tu deves ser muito idiota mesmo ou não tem nada na cabeça, alguem que nasceu em 75, hj tem 37 anos , e considerando que o em stp se vive ate aos 64 anos digo media , o individuo ja vai a mais da metade da vida, e sempre a mesma coisa, quer dizer , vc nasce e morre na miseria porque alguns usurparam tudo, ate as casas sociais os individuos tomaram , qd ja têm as pre-fabricadas e ainda consegues encontrar algo pra defender esses indiduos, os caras n ganham as eleições e querem , governo e tu como cachorro que defende o dono porque lhe garante o osso , n consegue enxergar um palmo a sua frente, por mim que se faça guerra, alias alguem ja devia ter coragem e mater essa meia duzia de individuos, a experiencia me diz que existem lições que n se aprende sem derramamento de sangue

        • zemé

          10 de Dezembro de 2012 as 13:33

          Óh meu caro Sabiá,ñ é com banho de sangue q se resolverá as coisas,mas sim,com diálogo.Coisa que tem havido smpre mas por arrogância,por oportunismo,por má fé de certas pessoas que pensam como o Sr,isto continua assim.Acho que, uma vez que o ADI ñ decida ou ñ quer decidir,ñ vejo o mal do PR tomar essa atitude.Ñ vêm cá com brincadeiras pq brincadeiras têm hora e gozos têm limites.

        • Shiloe

          10 de Dezembro de 2012 as 17:19

          Por vezes a nossa atitude de acometimento, nos leva a reagir como se o nosso condiscípulo é nosso inimigo, pois te digo que nem sempre todos são.
          Assim em jeito de reflexão deixo a seguinte mensagem…

          «Quem reage vence o inimigo»

          ‘‘ Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.’’

          Reflita e ensina os outros a viver socialmente e a dar contributos para o desenvolvimento intelecto do nosso país.

          Bem haja e assim seja…

  3. Zé Maria Cardoso

    9 de Dezembro de 2012 as 20:11

    É o resultado de entregar de bandeja o poder constitucional ao outro evocando a quadra natalícia e a necessidade do banho ao povo. Democracia sem democratas. Que pena!

  4. CAMP

    9 de Dezembro de 2012 as 20:26

    Internacionalmente conhecidos como um povo do leve-leve, os santomenses “classe politica” mostram ao mundo outra face, aquela em que encarram a crise mundial com mais ganancia e a detenção de poder como arma de sobrevivência. Não podemos abrir precedentes na historia da nossa pátria e permitir que nos sejam impingidos a aceitar que outro governo, senão aquele democraticamente eleito e escolhido em sufrágio eleitoral pelo povo. Juntos diremos NÃO, que seja retomada o bom ritmo da governação que PT vinham imprimindo no desenvolvimento do pais. De um cidadão atento e indignado.

  5. JOSE CARLOS

    9 de Dezembro de 2012 as 20:51

    Caro(a) Sabiá, O ADI teve uma oportunidade de ouro para sair bem dessa crise e demonstrar que tem maturidade (alguém que lhes falta), bastava concordar com o nome do Agostinho Fernandes que ao meu ver é alguém capaz. O Partido ADI e o seu dono – Patrice Trovoada se de facto gostam do Povo de S. Tomé e Principe que tem que colocar de parte as ambições pessoais, deixar a arrogância, etc… e pensar no País, pois não é com atitudes como a do senhor Patrice Trovoada é que estaremos a contribuir para o bem estar desse País que é de todos nós… Por outro lado vejo as pessoas a falarem que os outros partidos só têm corruptos, é bom dizer que está é uma falsa questão porque quem deve combater a corrupção são os Tribunais com o apoio do Governo e pelo que vi nos últimos 2 anos, não houve qualquer iniciativa nesse sentido, aliás o Patrice chamou para perto de sí pessoas como Nino Monteiro, Raul, sebastião Pinheiro que todos sabemos quem são…, portanto é bom saber do que fala… desculpe a franqueza….

  6. samangwana

    9 de Dezembro de 2012 as 21:06

    Confesso que será muito difícil como santomense, ter que suportar aqueles “ceiva bruta” de 37 anos voltarem ao poder. Agora sim vão conseguir as suas recuperações financeiras, concluirem as casas que ficaram por acabar, recuperarem as gajas que foram parar às mãos dos “chonés”, tudo a custa dos impostos que pago. Mas enfim! É por essas e por outras que continuo a dizer que o inferno não existe. Agora o meu PCD só vai “chupar o dêdo”. Eu bem avisei que os ovos não deviam dançar com a pedra…

    • edy

      10 de Dezembro de 2012 as 14:00

      Mas acredita eles nao vivem sem o poder.

  7. Homem Paz

    9 de Dezembro de 2012 as 21:10

    Decisão correcto do PR.
    Não querem governar não governam.
    ADI tem semeado conflito na sociedade.
    Não têm maioria absoluto e querem impor.
    Portugal é governado por coligação(PSD,CDS-PP), porque PSD não venceu eleição com maioria absoluta, Inglaterra, Alemanha também, isto é, quando não se vence uma eleição com a maioria absoluta devesse procurar um parceiro politico com o objectivo de conseguir sustentabilidade no parlamento.
    O desenvolvimento de STP depende de todos nós.
    STP não tem dono.

  8. Neves

    9 de Dezembro de 2012 as 21:43

    Era isso que eles queriam, seus malandros de MLSTP/PSD, em fim, vamos ver o pais a recomeçar novamente

  9. Eusebio Neto

    9 de Dezembro de 2012 as 21:44

    Admira-me muito que um partido como ADI, recheado de tantos quadros, alguns deles munidos de experiencia governativa e de lideranca, abandone pura e simplesmente um lugar que e/era seu por merito proprio pois consquistou-o nas urnas. Sou obrigado a tirar as mais pessimistas e desencorajadoras conclusoes dessa decisao. Tudo leva-me acreditar que Patrice Trovoada e realmente um “ditador” de que o Agostinho, Olinto, Salvador, enfim, o proprio Evaristo de Carvalho tem medo e ou devem favores. Em pleno sec.XXI, num regime demcratico (entende-se com partidos democraticos), alguem tem o monopolio da decisao, faz da organizacao seu feudo, faz e desfaz dos seus seguidores? E inacreditavel! Vamos ser sinceros, o PR tem guiado este processo com a maior transparencia possivel. Sou obrigado a perguntar, porque tanta insistencia no nome de PT? Como podera um PM afastado pelo mais alto orgao legislativo do pais ser reconduzido? A Moncao de Censura tem ou nao tem valor? Reconduzir um PM que foi alvo de uma MC aprovada, seria abrir um gravissimo precedente e tiraria a MC toda e qualquer importancia. Para terminar, dizer que a atitude “mamikaze” da ADI deia transparecer que este partido foi o verdadeiro promotor desta crise com o proposito de provocar eleicoes antecipadas e, porque as sondagens lhe dao/davam a maioria, transformar a Assembleia nacional em uma Trovoada & Cia- Import e Export. Meus senhores, o pais precisa de um governo urgentemente seja ele da ADI ou de outro “clube” qualquer. Viva S. Tome e Principe.

  10. Elias Amado

    9 de Dezembro de 2012 as 22:18

    MLSTP…MLSTP,ja faz tempo que vocês não ganham uma unica ileição em S.T.P mesmo quando Patrice Trovoada foi candidato as eleições presedenciais o povo disse NÃO MLSTP,td bem a voz do ja não conta; mais uma vez vão ao poder de boleia:lembram a historia do Rafael Branco!…esperamos saber o nome do proximo banco dos socias democrata,O Banco Branco ainda esta na memoria do povo pois não? qual será o nome do proximo banco caseiro dos donos de STP(MLSTP)?penso que será banco:(Amados$Costas limitada) o povo só pode esperar para ver!… é a lei constituição da Politica da RDSTP, siga em frente mais uma oportunidade para sugar este povo que a anos vivi sofrendo……pobre povo

  11. povomanda

    9 de Dezembro de 2012 as 22:23

    Sãotomenses-povos humilde e inteligentes; não vamos deixar-nos ser Enganados mais uma vez pelos O CORRUPTOS DE MLSTP, Eles só querem roubar e encher as suas algibeiras e das suas familiar. É preciso manter-mos unidos contra MLSTP. Hoje posso dizer que há menos actos de corrupção no Pais ,ha mais justiça social, Com MLSTP no poder a bolsa de estudo era atribuída unicamente para os filhos dos Senhores GRAÚDOS. MLSTP, Faça a vossa oposição sim,mas de forma coesiva, respeitando a constituição; e não com trafulhas para assaltarem o poder.Deixe ADI Governar conforme o povo determinou . MLSTP E TODOS QUE FAZEM PARTE DA REDE DE CORRUPÇÂO; DEIXE DE TRAFULHICE!!!

  12. Afinal

    9 de Dezembro de 2012 as 22:26

    MAS, DESCULPEM Là, SERà QUE PATRICE TROVOADA é A ùNICA FIGURA NO ADI CAPAZ DE SER PRIMEIRO MINISTRO???? QUE ABSURDO! COM HUMILDADE

  13. povomanda

    9 de Dezembro de 2012 as 22:26

    CORREÇÃO

    Sãotomenses-povos humilde e inteligentes; não vamos deixar-nos ser Enganados mais uma vez pelos OS CORRUPTOS DO MLSTP, Eles só querem roubar e encher as suas algibeiras e das suas familias. É preciso manter-mos unidos contra o MLSTP. Hoje posso dizer que há menos actos de corrupção no Pais ,ha mais justiça social, Com MLSTP no poder a bolsa de estudo era atribuída unicamente para os filhos dos Senhores GRAÚDOS. MLSTP, Faça a vossa oposição sim,mas de forma coesiva, respeitando a constituição; e não com trafulhas para assaltarem o poder.Deixe ADI Governar conforme o povo determinou . MLSTP E TODOS QUE FAZEM PARTE DA REDE DE CORRUPÇÂO; DEIXE DE TRAFULHICE!!!

  14. Porto Alegre

    9 de Dezembro de 2012 as 22:30

    ADI deu tiro no seu próprio pés. Tinha tudo ainda governar.Agostinho seria um bom primeiro Ministro. Como antigamente e ira continuar assim ADI sempre foi de uma única pessoa, família Trovoada.Nao sou partidário de nenhum partido mas , o governo cessante estava a fazer um bom trabalho, mas faltou humidade dialogo e respeito do PT.Não há duvida que PT é um futurista , mas tem que aceitar que não é um bom gestor.Gerir não é impor nem ditar,é fazer para ser respeitado e compreensivél. PT mais uma vez não soubeste lidar com a oposiçao..Lamentavél..

  15. Mino ihê

    9 de Dezembro de 2012 as 22:44

    Mais uma vez o mundo assiste de graça, mais uma patetice e brincadeira de mau gosto de aqueles ditos políticos, que mais parecem uns autênticos politiqueiros da 2ª categoria. Amais de 37 anos que andam a experimentar políticas em STP, e até agora vê-se o resultado. Até o Presidente Manuel Pinto da Costa caiu na ignorância de demitir um Governo já chumbado numa moção de censura. Vem ai agora os barões que não conseguem viver longe do puder, como se não bastasse formaram um bloco central da oposição para derrubar o puder e com o apadrinhamento do presidente fazem a festa, pelo menos antes das pxm eleições. O povo terá uma última palavra mais cedo, ou mais tarde e saberá punir os maus dirigentes. Chega, basta, tenham compaixão do povo de STP. OBRIGADO

  16. Parvo

    9 de Dezembro de 2012 as 23:08

    Devo dizer-vos,que muito embora discorde da forma do exercício da política do ADI,isto é do chefe Patrice ( é assim que gosta de ser chamado) entendendo também a posição do Presidente PC,não me apraz nada o regresso do MLSTP ao poder e sou simpatizante deste Partido,porque acho que se estes enveredarem pela pratica comum,de formação de um governo tendo como critério de escolha “os camaradas”e os velhas guardas,e não num critério fundado em valências como a competência,estaremos na mesma,com uma pequena nuance,é que Patrice é um malabarista com gostos mais refinados o que implicava mais verbas no orçamento para rubricas com vista a satisfação de Despesas em visitas externas e de negocio…Mas espero que o Partido tenha aprendido com os seus erros.

  17. dhaniel Pires

    9 de Dezembro de 2012 as 23:17

    Agora estragaram tudo!!

  18. TAYSON

    9 de Dezembro de 2012 as 23:41

    Keiaaa, Deus tenha piedade da Conta e do Cofre do Estado que já estava a entrar em ordem.
    As boquitas menores e ainda de Uniformes vão voltar a ter grandes vidas.
    Bacuêee iném Ladlon, os malandros estão sempre a ser premiados.

  19. antónio silva

    9 de Dezembro de 2012 as 23:48

    Vamos trocar de disco e a música será a mesma. Assim não avançamos. Vai entrar nova equipa; todos os projectos serão considerados nulos, tudo irá começar a partir do zero e continuamos nisto.
    Não quer dizer que esteja do lado do Patrice trovoada. A caminhada que levamos nestes 37 anos de independência leva-me a fazer a afirmação que fiz no início.
    Os Governantes deste país têm de apresentar contas.

  20. dizer umas coisas

    9 de Dezembro de 2012 as 23:57

    Se um funcionário público abandonar as suas funções perde o emprego, o salário e tudo o mais.

    Os deputados abandonarem a Assembléia não constitui crime de abandono de funções públicas? Perguntem aos juristas por favor.

    Onde já se viu que um Primeiro Ministro demitido volta ele próprio como candidato?

    Será que a ADI é só Patrice Trovoada, porqur razão ele não aceita que mais ninguém na ADI possa desempenhar essa função?

    Será que os restantes membros da ADI se consideram incompetentes para desempenhar esse cargo ao ponto de se submeterem aos caprichos do PATRICE TROVOADA?

    Não esqueçamos que em 2008 PATRICE TROVOADA derrubou TOMÉ VERA CRUZ e assumiu ele próprio a primatura.

    Na altura para ele a situação não era anómala pois era ele o beneficiado.

    E têm a ousadia de dizer que pensam no povo.

    Mas, como diz um velho ditado, cada pove tem os dirigentes que merece.

    Os comentários que se fazem por aqui provam a veracidade deste ditado.

    O que está em causa não é gostar deste ou daquele poítico, mas sim, pensar em STP em 1º lugar.

    Por isso faço estas perguntas: É O SENHOR PATRICE TROVOADA MAIS IMPORTANTE DO QUE O FUTURO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE AO PONTO DE SÓ PODER SER ELE O PRIMEIRO MINISTRO?

    MAIS NINGUÉM NA ADI PODERÁ DESEMPENHAR ESTA FUNÇÃO?

  21. Revolucionario

    10 de Dezembro de 2012 as 0:35

    Agora sim ha bom governo com condições de governar são Tomé e Principe, não um ministro de sorriso e não faz nada pra são tomé de palavras ja estamos cançado. MLSTP/PSD tem homens inteligentes e capaz de mudar o rumo desse pais a melhor, olha meus caros falam de 37 anos um pais não desenvolve só em 37 anos é preciso pensar depois dizer somos um pais muito novo pra queremos tudo tão rapido Portugal ja existe a quantos anos? mesmo assim ainda esta na crise portanto calém e deixem o odio a MLSTP e pense no pais

    • meu namorao

      10 de Dezembro de 2012 as 15:11

      vc não esta bom? é usúa né. achas que o emprego que o país esta a conceder aos jovens como no caso do motoqueiro é otimo para esses anos todo? a menos que tivecem um cotrato ou seguro de vida, uo até lhes facultando a carta de codução (a um preço acessivel). vc é igualzinho a Fradique que ao terminar o seu mandato frisou que coseguiu acabar com o paludismo. lol .

  22. Democrático

    10 de Dezembro de 2012 as 0:35

    Mas como é possível um Partido da dimensão da ADI não ter mais nenhum Homem capaz de ser Primeiro Ministro ??? É estranho!!! algo de muito errado passa dentro desse partido.
    Nenhum homem é insubstituível.

    Afinal já somos quase 200 mil habitantes
    O país não pode parar por causa da ganancia, arrogância e má fé de um individuo ou um grupo chamado ADI.

    • Argenezio Antonio Vaz

      10 de Dezembro de 2012 as 6:43

      Ganancia, arrogância esta sim nos ditos partidos de oposição, MLSTP, MLSTP2, isto é o dito PCD, que dizem não estão atraz do poder, como disse o Maquengo, mas depois de dois anos, depois de perderem as eleições querem o governo para um ano e meses. Para fazer o quê? Muito simples:
      1. Controlar e estar no poder
      2. Fugir a justiça escondendo na assembeia
      3. Praticar actos de corrupção e ficar ricos, quardar tachos nas empresas publicas, projectos e administração publica
      4. Preparar as proximas eleições, roubando os votos, ver a experiencia antiga
      A verdade, mesmo que não seja de ADI, um cidadão normal,sabe que o que os partidos de oposição nos habituou foi sempre isso. Consegues contradizer com dados?

    • E. Santos

      10 de Dezembro de 2012 as 7:16

      A questão não esta em quem pode ser PM. A questão esta em um qualquer PM do ADI conseguir formar um Governo com sustentabilidade parlamentar. Isto implicaria uma qualquer aliança ou pacto com a oposição. O que as figuras do ADI não querem. Não estando eles agarrados a cadeira do poder olha, meu caro amigo, optaram por deixar a FORÇA de BLOQUEI tomar o pais e fazer a m… que eles quiserem.
      E quem andou a bater palmas para eles agora aguente. Se eu vir estas pessoas a padecerem, acredita que eu empurro um bocado mais para padecerem pior. A ver se da proxima vez abrem os olhos.

      • será que percebi

        10 de Dezembro de 2012 as 12:02

        Sr. E. S.
        Pelo que pude entender o ADI apresentou de novo o P Trovoada como Primeiro-ministro e nessa altura não se falou da tal sustentabilidade parlamentar.

        Quer dizer que o ADI conseguiria a tal sustentabilidade se fosse aceite o Trovoada como PM?

  23. Democrático

    10 de Dezembro de 2012 as 0:37

    STP ->>FORWARD->>>

  24. Barão de Água Ize

    10 de Dezembro de 2012 as 2:00

    O sr. Patrice é um irresponsável e arrogante. Está a promover o fogo para STP, quando humildemente o seu partido deveria apresentar outro 1º Ministro e esperar pelas próximas eleições para de novo se candidatar.
    O que ele fez, goste-se ou não de Pinto da Costa, foi gozar e tentar humilhar o Presidente.
    Quando Patrice pedirá desculpa à Nação pelas vergonhosas cenas de pancadaria promovidas pelos seus deputados?

  25. vava sovietico

    10 de Dezembro de 2012 as 2:07

    sem comentarios

  26. agnaldo timoteo

    10 de Dezembro de 2012 as 2:28

    O DR.MANUEL PINTO DA COSTA SABERÁ O QUE ESTÁ À FAZER, ESPERO QUE A SUA DECISÃO NÃO VENHA TRAZER CONFLITOS A NOSSA POPULAÇÃO,POR OUTRO LADO O ADI TEM RAZÃO QUANDO O SEU LIDER DIZ QUE NÃO VÃO COMPARECER NA ASEMBLEIA, AVIZINHA-SE UM CLIMA DE INSTABILIDADE NO PAÍS, PROVOCADO NO MEU INTENDER PELO PR DA REPUBLICA E TAMBÉM O ADI,TINHAM QUE CHEGAR AO ENTENDIMENTO, NA AUSÊNCIA DE INTENDIMENTO TINHAM QUE DAR AO PÔVO O DIREITO DE DECIDIR O DESTINO DE QUEM IRÁ GOVERNAR A NAÇÃO.

  27. Os Leonenses

    10 de Dezembro de 2012 as 3:57

    Estou plenamente de acordo com Democratico. Afinal de contas onde esta a democracia do ADI? Se eu nao posso, ninguem podera ir. Isto e sua propriedade. O povinho que esta atras dele nao lhe conhece. Ele diz que nao vai esquecer do povo pequeno. Alguma vez este homem deu confianca o povo pequeno? Ele desdenha pessoas. Fora desse periodo em que ele precisa das pessoas para manifestar tenta telefona-lo para vces verem. Abram os olhos e perguntem a vces mesmos, porque e que ele esta assim tao agarrado ao poder? Porque e que ele nao pode indigitar outra pessoa do ADI para ser mprimeiro ministro? Ele quer interesse para S.Tome e Principe ou ele quer seu interesse pessoal? Cuidado povo. Abram os olhos e nao deixem ser enganados ou comprados.

  28. Paparazzi

    10 de Dezembro de 2012 as 5:42

    Adi e patrice e quando patrice acabar acabou o adi
    Ve se agora para formacao do novo governo sou eu e nada mais excesso de igoismo tinham tudo pra dar certo mas devido os excessos vao comecar tudo de zero ate ter orientacao politica

  29. carlos

    10 de Dezembro de 2012 as 6:03

    Que iguismo,o Agostinho Fernandes na verdade a nivel do ADI seria um nome a indicar para primeiro ministro, alias foi votado pelos militantes mas como no nosso partido ha alguem que quer a todo custo ser primeiro ministro ou presidente da republica é por isso que as coisas descambaram assim. Nunca vi a nivel do nosso partido as coisas caminharem desse jeito. Sou militante do ADI, mas confesso que tudo quanto está acontecer tem apenas um culpado que é o senhor Patrice Emery Trovoada,

    • Bragança

      10 de Dezembro de 2012 as 11:26

      Meu caro;

      Mentes muito mal. Da proxima vez se esmere mais!!!

      Obrigado

  30. ADELINO DOS SANTOS

    10 de Dezembro de 2012 as 6:34

    ADI só tem um sábio?os restante não sei como os classificar.

    • Lódoma

      10 de Dezembro de 2012 as 7:52

      Os restantes são burros não tem outro nome caso contrário seria indicado outro nome ou então estão sobre mando do chefe reagindo contra consciências própria e caindo no abismo por causa de má fê do mulçumano PT.

  31. pantufas

    10 de Dezembro de 2012 as 7:00

    Q seja feita a vontade do PC.

  32. preta de s.t.p

    10 de Dezembro de 2012 as 7:44

    Infelismente, é essa a nossa democrácia, o SR. Presidente não respeita a Constituição, não respeita o Regimento, esta tão obcecado em tomar todo o poder que nem siquer esperou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, ou seja legitimou todo o acto a margem da Lei, e como se não bastasse deixe o governo cair e convida o partido vencedor repare bem vencedor das eleições legislativas e formar um governo que para ele o 1º Ministro tem que ser Pessoas Idones e com sustentabilidade Parlamentar, ou seja o PR. escolhe a figura do 1º MInistro e ainda o obriga a Coligar com esses LArapios do MLSTP, PCD para que as pessoas que ainda têm bom nome e bom indole se misture com esses Currupos, assim sendo S.Manuel Pinto da Costa Conseguiu, Tem Asembleia, Governo, e Presidencia

  33. Jacinto Novaes

    10 de Dezembro de 2012 as 8:00

    Ainda nas campanhas para eleições presidenciais alguem alertou para o facto de que o Pinto da Costa não deixaria o governo de Patrice chegar ao fim do seu mandato. Eis que chagamos agora à esta conclusão. O Pinto da Costa nas campanhas dizia que seria presidente de todos os saotomenses. Alguem consegue ver o quanto ele é presidente de todos nós? Ele, depois de tomar posse, ficou esperando por momento próprio para fazer cair o governo de Patrice e levar os seus “companheiros de luta” para o poder. Um saotomense atento, vê que toda essa crise política criada no “parlamento?” obdeceu um plano muito bem traçdo pelo Pinto da Costa e os seus. Pinto da Costa, de toda essa pouca vergonha que se viveu no nosso paí nessas últimas semanas, o Sr. é que mais nos decepcionou. Uma pouca vergonha.

    Como alguem já disse aquí – “que seja feita a vontade do Pinto da Costa”.

  34. Inteligencia

    10 de Dezembro de 2012 as 8:23

    Não interessava o ADI apresentar mais qualquer um, a cargo do 1ºministro porque o Presidente da República é a peça chave deste deste Xadrez. O Presidente da República não tem legitimidade de concordar ou não com a figura apresentada pelo partido vencedor da eleição ao cargo do 1º ministro, (a figura eleita pelo povo.

    Não percebo desta legalidade do Senhor Presidente da República em recusar esta figura que foi legal e democraticamente eleito ao mesmo tempo que não percebo da legalidade pelo Senhor de Presidente de um deputado foi que eleito de forma ilegal ao cargo do Presidente da Assembleia, a instituição do poder legislativo.
    Sinceramente é impensável, que um pais supostamente democrático, os dois primeiros órgãos de soberania a cometer tanta irregularidade.
    Pergunto:
    Onde está cidadania?
    onde está a democracia?
    Onde está instituição que garanta a democracia e cidadania?
    Qual é o sinal que emitimos para interior e exterior do país?
    Onde estão instituições credíveis no nosso Pais? Instituições que promovem ilegalidade? Que promovem corrupção?

  35. Santosku

    10 de Dezembro de 2012 as 8:26

    O Sr. Presidente da República foi sobejamente paciencioso com a arrogância do Patrice Trovoada. Se no ADI só existe Patrice Trovoada então a decisão do senhor PR foi sensata e de grande coragem em não temer as ameaças do PT. Se ele só sabe ser 1.º Ministro então ele que aguarde novas eleições e se ganhar com maioria absoluta porque se não é melhor ir de vez para Gabão. Certamente o ADI e os seus corriliogionários irão culpar o PR mas só cego e pessoas de má-fé é que vão acreditar o que daí vier.Bem haja para São Tomé e Principe.

  36. Verónica

    10 de Dezembro de 2012 as 8:27

    Que tristeza!!!!!
    Que Partido é este?
    Então no ADI, não há quem possa substituir PT?
    Que vergunha!
    Só um pequeno berro,todos correm. Se fosse um estrondo?!
    Se cagavam todos. Agora é que o ADI vai acabar. Tudo aquilo que Patrice anda a escomder vai vir a tona.
    Novo Governo deverá ter cara nova, gente sem mancha, como cordeiro para imulação e uma das primeiras acções é ver quem responde pelos barcos e um levantamento no Gabinete do Primeiro Ministro e no Gabinete de Varela para ver a legalidade de todos os acordos e a ENAPORT. Quanto é que os barcos pagam e o que estão aqui a fazer concretamente.
    Caça as bruxas. Sem medo vamops por termo a corrupção. Explicar tudo sem complicar.

  37. Buzio

    10 de Dezembro de 2012 as 8:28

    Ola a todos,o ADI so e Patrice Trovoada e mais ninguem o retso sao “cafe pequeno” nao concordo nem discordo da decisao mas ADI tem que ter outra pessoa com potencial para o cargo do P.Ministro.

  38. nilton ferreira

    10 de Dezembro de 2012 as 8:43

    Procurem a verdade: ADI ganhou as eleições, Patrice Trovoada é o Presidente do Partido, Pinto não quer, Levy Nazare é o Secretario Geral do Partido, Pinto não quer. O Pinto quer (segundo Fradique)os ESCUMALHAS que o ajudou a governar… a governar não, a arruinar esse pais durante 37 anos, o MLSTP/PSD (Maiores Ladroes de STP/Pinto Sabe Disso). Assim vai a nossa jovem “DEMOCRACIA”.

  39. Engenheiro

    10 de Dezembro de 2012 as 8:44

    Eu acho muito infantil e imaturo o comportamento do ADI.
    Se vocês ganharam as eleições para governar e cumprir um mandato, se efectivamente querem governar e amam esse povo que vos elegeu, num grande partido como vosso, NÃO HÁ MAIS GENTE PARA SER PRIMEIRO MINISTRO??? É muita má fé da vossa parte e aliás, digo-vos,tudo o que vier de mal e pior para povo de São.Tomé Príncipe A CULPA SERÁ DO ADI e Patrice Trovoada que é um IMATURO, ARROGANTE E CONVENCIDO E MAU, e que realmente não o sabe que quer. Tanta gente que existe no ADI, gentes formadas que já estavam na administração pública, com experiência na ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO ESTADO E BOA VONTADE e VOCÊS não encontraram NINGUÉM.
    DIABO QUE VOS LEVE PARA INFERNO!!! Vocês é que estão contribuir para que o ESPÍRITO DE 1975 regresse.
    Um partido não pode ter um DONO, isso não existe em DEMOCRACIA. Um partido é um grupo de gentes que NÃO PODEM TODOS PENSAR DA MESMA MANEIRA, se não não é DEMOCRATICO,É SIM,DITATORIAL, e isso não existe em DEMOCRACIA,ENTENDERAM.
    DEUS ME PERDOE, mas mais uma vez DIABO QUE VOS LEVE,e digo mais,se O POVO FOSSE APENAS EU, NUNCA MAIS VOCÊS GOVERNARIAM SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE, PORQUE VOCÊS ABUSARAM DO POVO, ABUSARAM DA QUE VOS ELEGEU.
    E por favor fiquem nos vossos lugares e não vêm forjar GUERRA CIVIL no país.

    E PEÇO AO SENHOR PINTO DA COSTA E OS SEUS QUE SE DISPAM DO ESPÍRITO DE
    1975,CASO CONTRÁRIO COISAS NUNCA VISTA VÃO ACONTECER NO PAÍS, DESNECESSARIAMENTE.

    PORQUE BEM SE SABE QUE O BURRO VELHO JÁ NÃO APRENDE LÍNGUAS.

  40. Engenheiro

    10 de Dezembro de 2012 as 8:53

    NO MLSTP OS DOIS ÚNICOS QUE PODEM

    ASSUMIR O CARGO SÃO DOUTOR JORGE BOM JESUS

    E DOUTOR ACÁCIO ELBA BONFIM, NO PCD LEONEL

    MÁRIO DE ALVA, OS RESTANTES TÊM CHAGAS DE

    LADROÍCES, CORRUPÇÃO,ARROGÂNCIA E TODA

    ESPÉCIE DE PECADO QUE SE COMETE DE BAIXO

    DOS CÉUS. NO MDFM/PL NENHUM ELEMENTO TEM

    PERFIL PARA CHEFIAR O GOVERNO,TALVEZ A

    “CAVEIRA DE MORAZ TÔTÔ”.

    É uma pena um país viver de brincadeiras e ao sabor de indivíduos que não se cansam em fazer o mal!!!

  41. venicius santos

    10 de Dezembro de 2012 as 9:16

    Ufa… até que enfim. Os armazéns de Delfim Neves voltarao a encher com o ARROZ do povo. Dr Manuel Pinto da Costa tem que pagar as dividas e os favores de estar hoje no poder. Favores com favores se pagam. O Povo que se LIXE.

    • orlando

      10 de Dezembro de 2012 as 9:54

      deixa delfim em paz kekua….. PR chamou mlstp, mxm axim nome de delfim k esta na voxa boca, credo..
      como ele proprio dixe ” so se atira pedras a arvores que dam frutos”.. viva a democracia

      • será que percebi

        10 de Dezembro de 2012 as 12:25

        O problema é que alguns gostam de frutos amargos e lhe chamam de doce. Ok. O gosto é relativo mas as consequências são inevitáveis quer sejam boas ou más.

        Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (ISAIAS 5:20)

  42. Coisa Feia

    10 de Dezembro de 2012 as 9:18

    No meu ponto de vista, falo precisamente da questão da Língua que é um assunto, acho eu, essencial, uma vez que a Língua Portuguesa é a nossa língua oficial,o redactor devia ser mais cauteloso a publicar artigos com erros graves de sintaxe. Todos nós somos susceptíveis a erros, mas devemos evitá-los. O que tenho verificado constantemente é a separação entre o sujeito e o predicado. Ora, a comunicação social deve ser um meio de divulgação, correcção e de aquisição de determinados conceitos. Logo, o que é transmitido deve ser feito de uma maneira mais cuidadosa possível.
    Só tenho a dizer que esta decisão do PR vem dar empregos a muitos que já estavam na bancarrota e desempregados.

    • será que percebi

      10 de Dezembro de 2012 as 12:34

      Será que você quisesse dizer que a decisão do ADI, ao recusar formar novo governo, vem dar empregos a muitos que já estavam na bancarrota e desempregados.

  43. me-zochi

    10 de Dezembro de 2012 as 9:20

    Eu acredito que se o partido ADI se quisesse governar em prol do bem estar do povo, eles têm muitas alternativas, Agostinho Fernandes, Vila Nova, Director do Ambiente, têm muitas figuras…agora é preocupante, como é possivel que um partido só tenha o Senhor Patricie como pessoa competente par governar. o ADI quer eleições, acreditando k terá maioria absoluta e assim reslvera o problema deles, mas isso não será possivel em nosso sistema. Ora vejamos o MLSTP por pior desemprenho k tiver tem uma militancia fixa k faz 21 Deputados, o PCD mesma coisa, uns 7, para piorar o resultado do ADI teve apio do MDFM, agora MDFM vai concorrer e tera uns 2 ou 3 Deputados, e ADI pode ganhar eleições, mas não terra maioria absoluta. logo a mesma sena acontecerá……..reflitamos..

  44. Manuel de Jesus Bonfim

    10 de Dezembro de 2012 as 9:28

    Agora é que esses jovens do ADI estão fodidos. Que será do Elísio Min. da Justiça com essas damas que ele andou a engravidar? Ele nem sequer comprou um carro e nem casa conseguiu fazer que será dele ehhh. Talvez o Pai dele vai lhe ajudar. E essas damas que ele andava a limpar como é que vai ser mordomia acabou uma merdança. Pior das coisas é quando estas no topo e cais.

    • Olimidê Teixeira

      10 de Dezembro de 2012 as 12:30

      ele voltará a andar com a (sua mulher), ele tem casa ao contrário do senhor com idade que tens ainda mora na casa dos teus país

  45. Conobia cu lumado

    10 de Dezembro de 2012 as 9:32

    E triste assistir esse filme do Sr Patrice Trovoada,gostaria de saber se o ADI, e Patrice Trovoada ou e um conjunto de pessoais que a constitui, por outra quem diz que ama o seu povo, nao pode servir de obstaculos para causar maior pobreza para o povo, Sr. Patrice pessa bem no que estais a fazer e pessa no bem deste povo sofredor, deixa de ganancia, os bens que ja tens chega, o povo esta a procura do pao e esta deficil.
    Fui…

  46. Manuel de Jesus Bonfim

    10 de Dezembro de 2012 as 9:43

    Engº Achas que Jorge Bom Jesus não é corrupto? Ele é esperto sabe fazer as coisas. Pergunta-lhe onde esta o Land Cruser do Minist. da Educação? Isso não é ser corrupto. Pra mim mesmo só Acacio Elba Bonfim

    • Olimidê Teixeira

      10 de Dezembro de 2012 as 12:33

      tinha de ser da tua família nao é? os Bonfim devem ter bom cadastro devem conheço muitos e acredita que se pudesse voltar atrás para nao os conhecer voltaria

  47. homemserio

    10 de Dezembro de 2012 as 9:45

    O Pinto da Costa está a pagar a divida de campanha à Delfim Neves.

    Pinto da Costa tornou-se o verdadeiro CAPANGA DE DElfim Neves e BANO.

    Essa será a verdadeira equipa dos CORRUPTOS DE STP.

    Vamos ter de novo a EQUIPA DE SALTEADORES DA NAÇÃO NO PODER, com Aceitação do Presidente da Republica.

    Vamos ver agora como é que se ROUBA O PAÍS.
    Já tinhamos esquecido de corrupção em STP.

  48. Bragança

    10 de Dezembro de 2012 as 10:24

    O Presidente da República rejeitou a nome o Patrice Trovoada, até aqui é aceitável, mas depois lança um aviso para não apresentarem o nome do Levy Nazaré, a pergunta que faço é: O PR tem poder de intervir nas escolhas de qualquer partido? O PR sabe qual é o plano do ADI, relativamente as suas figuras?
    Pergunto mais, quando o PR, era Presidente do MLSTP/PSD, ele se submetia a isso?
    No convite formulado ao MLSTP/PSD, também foi invocado alguns nomes que não poderiam chefiar o governo? A pergunta vem no seguimento de muitos deles estarem a contas com a justiça.
    Ainda bem para os santomenses que a aprovação da alteração da Constituição da República, carece dos 55 deputados eleitos no plenário, e como o ADI não levará os seus deputados espero que assim continue, porque caso contrário estaríamos a regressar a uma espécie de ditadura.
    Enganem-se aqueles que pensam que o PR esta preocupado com o bem-estar do povo.
    Se ele estivesse preocupado com o povo faria mais por ele, de outra forma. E não espera para aparecer de cinco em cinco anos.
    Alguém consegue me dizer os locais onde o actual presidente trabalhou, desde 1991 até 2011?
    Alguém sabe me dizer onde foi realizada alguma palestra organizada ou que tivesse a presença deste indivíduo? Quais os ensinamentos ele nos deu, a não ser o livro feitos as pressas, que causou desilusão de muitos, porque sabia ele que estava a aproximar a altura de aparecer novamente?
    Vocês têm a noção do valor da reforma de uma pessoa que trabalhou toda vida, deu tudo que tinha e que não tinha? Tentem imaginar quanto é que será deste senhor que na democracia só tem um ano e tal de desconto, e pela idade que tem não terá tanto tempo assim para mais descontos.
    Hoje está evidente o porquê dessa teimosia pelo cargo do Presidente da República. O homem até parece que se licenciou para ser Presidente da República. Eu agora chego a duvidar da “inteligência” desse senhor como muitos dizem. Porque na prática nunca vi nada de relevante que tenha feito.
    Como constitucionalmente ele não podia exercer a sua tirania, tendo a presidência, a assembleia, e o governo, o tribunal deveria ser independentes desses mas a verdade é que é mais uma extensão desses órgãos, com isso tudo sobre controlo será tarefa fácil.
    Isto é salve-se quem puder. De volta aos difíceis 15 anos. Quem não se lembre, solicita aos mais velhos, os poucos que ainda sobrevivem do sofrimento.

    Com isto esta tudo tido.

    • joão

      10 de Dezembro de 2012 as 12:05

      Estou de acordo consigo senhor Bragança.
      Do meu ponto de vista o Pinto da Costa é o maior preguiçoso desse País, o homem só aparece de 5 em 5 anos, ou seja só quer ser Presidente da República, teve tanto tempo sem fazer nada o que escreveu foi um livro de 100 e tal paginas e sem índice, esse homem não quer o bem do povo S.Tomense, nunca fez nada para este povo.
      Santomenses estão arrependidos, não sei onde estavam com a cabeça que votaram no Pinto da Costa.

  49. mafili

    10 de Dezembro de 2012 as 10:48

    Existe uma lista infindável e memorável de homens e mulheres que lutaram e fizeram coisas boas para a
    humanidade. Gente idónea, respeitosa e com valores.
    Muitos vivos e muitos que já pereceram.
    Martin Luther King, Jonh Kennedy, Malcom X, Angela Davis, Nelson Mandela, Amilcar Cabral….e muitos e muitos outros,~
    Todos eles figuras notáveis.
    E (in) felizmente nós em STP, parece que também temos uma figura que aparentemente se arroga como o único
    que pode salvar a Pátria, o único que pode salvar os sãotomenses.
    Insubstituível, necessário…ridículo.
    São Tomé e Princípe e os Sãotomenses existem desde sempre apesar dos Patrices, e para além dos Patrices.
    O certo é que da lista anterior Patrice Trovoada nunca fará parte.
    Por mais que tente nunca será reconhecido como um bom político.
    E assim vai o nosso STP, com o Patrice ou sem o Patrice.
    Nós sobreviveremos Patrice,
    nós sobreviveremos ADi.

    • Bragança

      10 de Dezembro de 2012 as 15:18

      Meu caro, muito infeliz e inoportuno o seu comentário.
      O seu nick name revela bem o que é sua mente.
      O senhor perdeu uma grande oportunidade de estar calado.
      O senhor referiu a “grandes” homens, os ditos imortais. Se há alguém que o senhor podia cobrar este feito relativamente a São Tomé e Príncipe, é o actual presidente da República.
      Pesquise algo sobre a nossa história. Vá ao Google e pesquise: CLSTP e MLSTP.
      Aliás de São Tomé e Príncipe, temos uma figura imortal que é a eterna Alda dos Espírito Santo.
      Faça o trabalho de casa, antes de vir ao público e poupe os vexames

  50. Mak

    10 de Dezembro de 2012 as 10:49

    Pinto da Costa e o seu MLSTP são Malandros. Pinto não muda. Este Tipo ja esta a cobrar vingança. Mau, Mau…

  51. cao sem sorte

    10 de Dezembro de 2012 as 10:59

    Bom dia, voces estão a ver que eu tenho razão? estão a ver as votação que eu tinha vos falado? Mas isso nao importa, o que vim falar agora é que O pinto da costa tambem faz parte dessa cupula desta coligação que derubou o governo, presta bem atenção uma coligação tinha que ter uma cabeçilia, e ja poderia ter uma oreimntação preparada, veja ai no MLSTP só tem 4 candidato para primeiro ministro PCD tem 2 MDFL tem 1 e estao em confuzão de formar o governo, todos querem ir ao poder, voces tao a ver, para mi este governo que vai ser formado vai trazer problema ainda mais para o pais, FUIIII…..

  52. Jacinto Novaes

    10 de Dezembro de 2012 as 11:34

    Meus caros, só não vê, quem não quer ver.

    O XV Governo “Constitucional” já foi criado e apresentado ao Presidente da República desde o dia 28 de Novembro. O Pinto da Costa está a levar todo esse tempo pra enganar o povo. Para depois não dizerem que ele não tentou. Os impasses estão agora nos nomes para o cargo de Primeiro Ministro e para o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros. Só não vê, quem não quer ver. O Pinto se reuniu com os malandros do MLSTP/PCD/MDFM desde da noite de 28 de Novembro depois da “aprovação???” da moção de censura ao Governo Legítimo – o de ADI.

    O Pinto da Costa sabe muito bem o que está a fazer.

  53. ANALISTA

    10 de Dezembro de 2012 as 11:44

    Meus caros compatriotas a verdade está para vir, vamos fingir que estamos cientes, que nada está a passar,porque o novo governo depois dessa confusão toda irá ser da mesma a ADI.

  54. jorge desalmado

    10 de Dezembro de 2012 as 12:39

    Lembram-se desse comentario? “Xêêêê, Patrice não faz isso não. O sr pode estar a criar uma instabilidade pra o país sem necessidade. Dá o homem FERRO dele. O homem fez negócio dele, assinou e até tentou justificar o injusticável e até acusou de terem falsificado sua assinatura (vergonha). Comissão dele nem chega $500.000,00. É alguma coisa pra o país? Insignificante. Mas pra ele é muito FERRO. Acredite, o sr não vai ter descanço se esse Ferro não sair pra ele. As casas sociais que ele tomou está a precisar de reparação. Talho faliu. O homem está mal, sr 1º Ministro. O sr não conhece Jorge Amado. Esse é só documentário, filme está a vir. Dá ele FERRO dele e confusão acaba. Vai ver que tenho razão. Viva MLSTP/PSD (Movimento de Ladrões de S.Tomé e Príncipe / Povo Sabe Disso). Assim seja.” Pois ai está o FILME.

  55. inteligencia

    10 de Dezembro de 2012 as 12:40

    A fúria para colocar no poder um governo manipulável pelo Presidente da Republica pôs à nu a hipocrisia de Manuel Pinto da Costa. Ora vejamos:

    Pinto
    da Costa, numa espécie de ultimato, deu ao ADI 24 horas para formar governo, quando precisou de 8 dias para simular, de forma hipócrita, negociações com Partidos políticos para um plano que já estava arquitectado.

    Em contrapartida, deu ao MLSTP todo o tempo do mundo para fazer o mesmo. Ou seja: para apresentar um nome para Primeiro-ministro com sustentabilidade parlamentar.

    Porquê tanto tempo quando entre os Partidos da oposição já existe um acordo interpartidário? Será que o Presidente teve outras razões para delatar o prazo dado ao MSLSTP? Gostaríamos de entender.

    Ao não aceitar o nome indigitado por ADI, Partido vencedor das eleições legislativas de 2010, ficou claro que Pinto da Costa quer governar e para isso tinha que derrubar o Governo legitimo de Patrice Trovoada.

  56. MLSTP, rodent rat

    10 de Dezembro de 2012 as 12:45

    eu não acredito que o povo ainda quer esses ranhosos e “rodent rat” no poder, já a muito tempo que MLSTP e os seus Abactores de PCD, que só sabem promover balbúrdias.

  57. Olimidê Teixeira

    10 de Dezembro de 2012 as 12:45

    sinceramente nao sei como deixaram uma pessoa como tu formar em jornalismo, o país anda no estado que esta devido pessoas com capacidades medíocres como a tua e muitos outros, nao és o único que tem um jornal online e pelos visto és o único que utiliza o mesmo para fazer campanha para o seu partido precisamente para os sãotomenses que vivem fora do país mas acredita que tudo aquilo que esta a passar em STP um dia terás fim e acredita que será de uma forma muito violenta, gostava muito do seu trabalho quando andavas na TVS e depois de saíres de lá estas a revelar o seu verdadeiro “ser” és um péssimo jornalista Abel Veiga

  58. Antonio Rita

    10 de Dezembro de 2012 as 12:45

    A única figura que eu vigo que esta trabalhando esforçadamente e com fidelidade e o senhor ministro de Plano e desenvolvimento ele sim merecei ocupar o lugar de Primeiro Ministre e se o ADI quer que as pessoas voltem a ter credibilidade pelo partido melhor elegeu o Agostinho Fernandes como Presidente do Partido ADI assim nem na próxima eleição o a ADI voltara a ter problemas o povo que o a ADI acha que neste momento esta aplaudindo são os mesmo povos que iram aplaude a outras forças partidárias eu não sou de nenhum partido eu so quero que o meu S. Tomé caminhe no caminho certo

    • jacarando

      10 de Dezembro de 2012 as 15:28

      Formar um governo do ADI pra que?
      Se vai ser dissolvido mais tarde ou mais cedo. E so uma questao de tempo. muito bem senhor Patrice gostei. Fique tranquilo veremos nas urnas quem vence.

  59. Elias Diakum

    10 de Dezembro de 2012 as 13:23

    Maravilha! Viva o MLSTP!

  60. Neto KETA...

    10 de Dezembro de 2012 as 13:46

    Sou de “75” nos ultimos anos tenho visitado o Pais,e o que constatei e que nao estamos a desenvolver.dito isto todos os Partidos sao culpados(MLSTP.ADI.PCD.entre outors)por nao criarem base solida para DEMOCRACIA e uma estrura forte para um desenvolvimento sustentado.Vejamos o caso de CAB0-VERDE que e um exemplo para Africa,souberam investir e apostar na maior riqueza que tem(as pessoas o povo de uma forma geral).Nos temos muito mais que eles,para alem do nosso sofrido povo.Vamos esta Terraa de SAO TOME E PRINCIPEe abencoado deixen-se de “politiqueses”e trabalham em prol da populacao.
    Tenham orgulho em ser SAOTOMENSE como eu…VIVA A DEMOCRACIA.O Pais pertence aos filhos da Terra.

  61. Não exija de mim qualidades que nem mesmo tu tens

    10 de Dezembro de 2012 as 14:20

    Parabêns MLSTP, pelo facto do Líder da Oposição vos ter ajudado a alcançar um poder que acreditem, ” o que sai barato, sai muito caro no futuro…

  62. prazos devem ser iguais para todos

    10 de Dezembro de 2012 as 14:27

    ao ADI, o MPC deu 24 horas para resolver!
    o assaltante do poder,tem toda a semana para pensar como formar um desgoverno…

  63. madalenas

    10 de Dezembro de 2012 as 14:53

    Grande asneira senhor Presidente.
    depois me digam, dai a poupo, bodom cu axa, ami na sa né fa ee!
    lembram de Censo da população???
    Bo bila bi!!

  64. Casa T

    11 de Dezembro de 2012 as 15:21

    Meus camaradas, eu sou um indevido que não tenho inclinação a nenhuma força política de São Tomé e Príncipe, mas convenhamos ser sincero e construtivo, o nosso País vive uma crise política, que na minha opinião, não devia existir se nós Santomenses, fossemos unidos em prol do Desenvolvimento do nosso lindo País. Povo de São Tomé e Príncipe, vamos deixar de sermos iguista, interesseiros, ignorantes, rancorosos e unirmos as nossas forças para que o nosso País saia da lama que está e transforme num Paraíso de luxo. Essa política que nesse momento está a existir no seio das nossas forças política não ajuda em nada para desenvolvimento do nosso País. Eu não tenho nada contra o Sr. Patrice Trovada, mas eu acho que ele não quer ver seu povo a viver em Paz e em harmonia.Se o órgão maior do País,dissolveu o seu governo por n razões que todos nós sabemos que não vale apenas citar e rejeitou o seu nome como Primeiro Ministro do décimo quinto Governo constitucional, ele só tem que nu miar outra figura consensual do seu partido de forma ao País sair da crise política que está e simplesmente… Mas não, fez o contrário. Será que ADI, não tem mais ninguém que pode representar o chefe do governo, que não seja só o Sr. Patríce Trovada? Isso é absurdo e inadmissível, esse senhor brincou com os seus eleitores e os membros que fazem parte do seu partido. E como a brincadeira tem hora, eu acho na minha opinião, que o Sr. Presidente da República, DR. Manuel Pinto da Costa,tomou a decisão mais acertada, que é mandar o segundo partido político mais eleito, formar o novo governo constitucional, chefiado por Dr. Gabriel Costa.Mas contudo, espero que o novo chefe do Governo, faça o seu trabalho honestamente nesse período de mandato que falta, de modo, que o povo de São Tomé e Príncipe saia da situação que está e tenha no mínimo, uma luz verde rumo ao desenvolvimento.Um bem haja a todo povo Santomense…

    Viva o Povo de S. Tomé e príncipe!

    Viva a Democracia!

    Um muito obrigado, Sr. Presidente da República, pelo seu empenho e trabalho prestado ao povo Santomense…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo