Política

PATRICE NÃO QUIS AGOSTINHO FERNANDES?

O primeiro-ministro, Patrice Trovoada, comunicou no passado sábado ao país que o ADI não iria apresentar um segundo nome para chefiar o XV Governo Constitucional e que os deputados do partido iriam continuar fora do parlamento. Ou Patrice Trovoada ou ninguém, foi o que disse em resumo o chefe do XIV governo.

Na sequência dessa decisão do ADI, o Presidente da República convidou a segunda força mais votada, o MLSTP-PSD, a propor um nome para chefiar o próximo governo.

O Tela Non apurou que o ADI analisou possíveis alternativas a Patrice Trovoada. E que o nome do ministro do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes, foi discutido pela Comissão Política do ADI, mas acabou sendo substituído pelos de Manuel Salvador dos Ramos, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Carlos Gomes, o recém-nomeado ministro da Saúde e ex-vice-presidente do PCD.

Alegadamente, a Comissão Política do ADI não deu luz verde a nenhum desses dois nomes por se tratar de figuras sem ligações ou sem enraizamento dentro do partido.

Agostinho Fernandes terá sido o preferido pela Comissão Política do ADI para substituir Patrice Trovoada. E, aparentemente, na alta esfera do ADI, sabia-se que o seu nome mereceria aceitação do Presidente da República.

O Téla Nón apurou igualmente que a maioria parlamentar estava preparada para sustentar alguém com o perfil de Agostinho Fernandes. O ministro do Plano e Desenvolvimento é uma figura convicta e assumida do ADI, com um perfil misto de político e de tecnocrata.

Téla Nón

    70 comentários

70 comentários

  1. inteligencia

    10 de Dezembro de 2012 as 9:50

    Deixa de fazer política Abel. Agora já podes cantar a vitória porque já estás no poder. Já tens Presidente da República (eleito legalmente pelos são São-tomenses de forma transparente e democrática) Presidente da Assembleia (eleito ilegal, anti-democrática e reconhecido pelo Presidente da República) e Governo do MLSTP, PCD e MDFM) partidos chumbados pelos eleitores São Tomenses

    • Bragança

      10 de Dezembro de 2012 as 10:47

      Caro(a) Inteligência,
      Concordo plenamente consigo.
      Estranhamente esse senhor consegue influenciar as pessoas, pela leitura dos comentários “tristes” que vejo por cá.
      Parabéns Sr. Abel Veiga.
      Bom Trabalho.
      Já agora, a titulo d curiosidade o Sr. será Ministro, Secretário de Estado ou assessor?

      • carlos

        11 de Dezembro de 2012 as 16:26

        o judas estava quase la CARLOS GOMES esse tipo primeiro ministro sinceramente STP ta uixi uaxa

    • Dlima

      10 de Dezembro de 2012 as 11:07

      Meu caro, o Abel Viegas ja tem reservado para si a pasta de ministro da comunicação social no próximo governo daqueles k so sabem viver do poder.

      O Abel e o seu jornal estão de parabéns por mais esta vitória nas úrnas da corrupção.

      • joão

        10 de Dezembro de 2012 as 13:02

        Isso não é jornalismo Abel Veiga, estas a exagerar nas mentiras.Assim o seu jornal vai perder credibilidade.

    • joão

      10 de Dezembro de 2012 as 11:36

      O Abel veiga está a faltar a verdade. O presidente da república também não quis o nome do Levy Nazaré. Seja imparcial Abel Veiga.
      O Pinto da Costa está a fazer de tudo para colocar os seus comparças no poder.
      Porquê que o Pinto Da Costa não aceitou o nome do Levy Nazaré? O Pinto da Costa está a trair o povo, o povo escolheu ADI e o seu lider para governar.

      • agua fresca

        10 de Dezembro de 2012 as 13:28

        Meu caro amigo.
        Deculpe lá. Devemos todo ser sensactos e honestos, procurando o melhor possível para o bem da maioria do Santomenses. Achas que como as imagens passadas na televisão demonstraram, um deputado que incita e está incluido nos agitadores do Parlamento (Levy Nazaré), será uma figura para ser preferida pelo Presidente da República para o cargo de Primeiro Ministro? Convenhamos, por amor de Deus!! Então PR não estaria a ser o garante do funcionamemto da Instituições do País? Dentro do governo do ADI há muito boas personalidades, porquê não indicar essas individualidades, como por exemplo: VARELA, AGOSTINHO FERNANDES, VILA NOVA, AMÉRICO das Finanças, ARLINDO RAMOS. Logo o próprio Patrice Trovoada o que não devia ser, e depois, uma figura polémica e seria apenas um corta fitas do Patrice Trovoada.

        Tenho alguma pena desse governo não chegar a fim, mas não o quer o Primeiro minisstro demisionario, senão ele teria indigitado logo na primeira hora, uma boa figura desse governo ou alguém do partido com bons pré-requisitos.
        Se neste caso o PR não aceitasse, aí sim, ele estaria a ser culpado da situação actual.

        • passos Trovoada

          10 de Dezembro de 2012 as 16:26

          Vilanova seria o PM ideal e o PT seria Ministro das R. Exteriores e Cooperação e Investimentos.

          Ele continuaria a fazer tudo o que vinha fazendo…quer poder absoluto e cá esta.

      • governo sensurado

        11 de Dezembro de 2012 as 7:31

        Por favor não venha com mentiras ,porque o povo nunca escolhe o 1º ministro e mais,nunca escolheu o patrice trovada.
        Ja é mais do que momento para começar mos a ilucidar o nosso povo,basta de mentiras ,pelo menos na nossa legislação a eleição legislativa é para o povo eleger os 55 deputados que vão representar o povo na assembleia nacional e não o 1º ministro.
        o 1º ministro é eleito dentro do partido, através da reunião e analise da comissão politica do partido mais votado.
        Aproveito para lançar um repto aos partidos políticos santomenses,ja é momento de começar mos a mostrar figuras das pessoas candidatas a deputados ,ou seja, pessoas que vão representar as suas zonas ,bairro ou luchans(pais)durante a campanha legislativa.
        A eleição LEGISLATIVA ,é escolha dos 55 deputados que vão representar o povo,e não o 1º ministro.
        Va la enganar o outro ta!!!!
        Feito besta que nem o seu pastor patrice trovada.

      • não estou a procura do emprego

        11 de Dezembro de 2012 as 7:49

        O Sr patrice trovada deveria ter vergonha na sua cara!
        Um homen que disse durante a sua campanha que não esta a busca do emprego,e hj vem usar o povo para manifestar a seu favor ,apelando aos santomenses a violencia,a andar de joelhos e mãos levantadas ao ceu,durante a manifestação,apelar o povo a fazer o dito nozado na praça da independencia (penitencia )como forma de manter no poder!!!!!!! credo santo deus do ceu!!! nunca houve coisa dessa em santomé!!!! é muita vergonha srº patrice!!!!
        o srº deveria lembrar e bem ,que em 1995 o seu pai dissolveu o governo do PCD com maioria absoluta na assembleia 33 Deputados,mas o PCD aceitou na boa ,não apelou a vilencia,não usou o povo,não fez nozado ,não levantou as mãos ao ceu,então o que ven a ser isso???
        queres comparar te aos teus amigos ai da africa francofonos né ? que gostam e abusam do poder? em s.tomé não ha nada disso,seja humilde .
        Perante estes factos tds ,o srº esta a fazer o contario do que disse !!! quem esta a procura do emprega ai é o srª… aceita que isto é a pura verdade!!

    • Forro

      11 de Dezembro de 2012 as 10:11

      Ora, Acho que não deves ser inteligente, pois inteligentes têm mente aberta e não mente fusca, deve pensar e não deixar que outros pensem por si. Então O Patrice deveria criar empresa e não Partido… ELE É SIM UM DITADOR

    • Bingo

      12 de Dezembro de 2012 as 11:39

      Deixem o Abel Veiga em paz!

      Tudo o que ele diz no artigo é verdade.

      Se não fosse o Abel e o Tela Non, não saberiamos de muita coisa.

      Por exemplo: que o Dr. Agostinho Fernandes afinal tinha aceitação do Presidente da República e da maioria parlamentar.

      Passar bem. Obrigado.

  2. Conobia cua lumado

    10 de Dezembro de 2012 as 9:50

    Porque nao Agostinho Fernandes, e um jovem idonio, com um bom perfil e um jovem com qualidade, mais como nao tem nome Trovoada, nao defende os interesses Trovoada, nao interessa. E assim que o Sr. Patrice quer servir o povo. Mina pixe ca xe pixe, lanza zedo.

    • Ngonça

      10 de Dezembro de 2012 as 10:44

      Vocês são mesmo mentirosos, Ó Abel, até onde vai essa vossa mentira. Eu sinceramente não entendo o porquê dessa mentira toda se ja têm poder. Credooooo gente. fogo!!!!!!!!

  3. Foi uma Pena

    10 de Dezembro de 2012 as 9:50

    Este sim seria uma grande escolha! Patrice tirou a grande possibilidade de uma pessoa como Agostinho Fernandes ser 1º Ministro.
    Patrice você é mau!!! Eu nunca mais votarei no ADI. Foi muita má fé por parte do Patrice Trovoada.
    Agostinho Fernandes, é inteligente basta ver o show que ele deu na TVS, na defesa da tese a favor do Governo de Patrice Trovoada!
    Ficou claro que, esse indevido é um jurista com cabeça, tronco e membro.
    Estou triste!

    • Obama

      10 de Dezembro de 2012 as 12:02

      Essa noticia n tem fundamentos e qualquer importancia neste momento. Penso que o Sr Abel Veiga, uma vez mais demonstra que esta do lado da oposicao e como jornalista que diz ser, devia ter mais cuidado.
      Qualquer partido tem a sua estratégia politica e n me pareça q a atitude do ADI seja de animo leve.
      Acusaram o Patrice de n querer largar o poder e quando o homem larga o poder, começa-se a dizer coisas sem nexo. Por favor meus Senhores, sejamos mais serios nos comentários que fazemos.
      Devemos todos discutir ideias e deixarmos de falar de pessoas pois acredito q so assim avancaremos.
      Neste momento, o MLSTP formará o novo governo e eu penso q deveremos reflectir sobre isso, reflectir sobre os impactos q isso trará ao País em termos de politicas macro-economicas.
      Um bem haja ao povo de S. Tome e Principe.

    • Martelo da Justiça

      10 de Dezembro de 2012 as 13:47

      …e não foi preciso andar aos insultos ao Presidente da República como tem feito o Sr.Levy.O Presidente da República tem feito esforços com vista a resolver o problema.
      Um bom político tem que ser educado, acima de tudo.Para todos os efeitos o Dr. Pinto da Costa é Presidente deste Pais, pelo que deve ser respeitado o que não significa estarmos sempre de acordo com ele. Mas podemos manifestar o nosso desacordo se ser necessárior insultar.

    • AJARIS

      11 de Dezembro de 2012 as 15:56

      Concordo plenamente consigo, sr. Foi Uma Pena… embora ñao sendo do partido ADI, mas o s. Agustinho Fernandes seria uma opção fabulosa como 1º pinistro.. O senhor Patrice Trovoada é um sem consciência, tens sorte de em que S. Tomé só há pessoas de bem. Inventar o famoso nozado foi a idei mais triste q tiveram, que vergonha! manifestação sem pé sem cabeça,uma vez que PR já havia decididoé perca de tempo. tenho pena dos inocentes que se fizeram presentes nisso. pessoas passivas como sãotomense não se encontra em nenhuma parte do mundo senão já estarias fora do Planeta…
      É de Lamentar, é de lamentar…

  4. Nao gosto de Ditadores como Patrice Trovoada

    10 de Dezembro de 2012 as 9:56

    É uma pena que o Patrice Trovoada só pensa nele e nos seus interesses, lixando desta feita o ADI e os jovens quadros, que cegamente vem lhe seguindo, como foi o caso do Agostinho Fernandes, Pena, Pena, Pena… Patrice é mau.

  5. akeles

    10 de Dezembro de 2012 as 9:58

    Esse dou meu aval…mais um pequeno problema, ele n iria aceitar ser pau mandado k nem Evaristo… por isso essa pessoa n serve para Patrice…

  6. Leopaldo

    10 de Dezembro de 2012 as 9:59

    Agostinho Fernandes a pessoa ideal para ser primeiro ministro no sei de ADI ….

    • Verdade dói

      10 de Dezembro de 2012 as 12:01

      ESSE AGOSTINHO NÃO PASSA DE UM OPORTUNISTA, ELE FOI CLARO EM DIZER QUE EXISTE OPORTUNIDADES EM DESGRAÇAS, NA SUA ENTREVISTA A TVS. CERTAMENTE ANDOU A MEXER OS SEUS PAUZINHOS PREVENDO JÁ A DESGRAÇA OU SEJA A CABEÇA DO PATRICE (POLÍTICOS E PORCOS, POUCAS DIFERENÇAS). ONDE ESTÁ A SOLIDARIEDADE COM O LÍDER ONDE? ISSO ATÉ PARECE “DÉ FLOCADO DAMUM FÁ… LUGUÉCÉDÊ SÓ IÊ MUM” OLHO GROSSO DELAMBIDO – JUDAS. QUAL PATRIOTA QUAL QUÊ?

  7. JOSE CARLOS

    10 de Dezembro de 2012 as 9:59

    São conhecidas as caracteristicas pessoais e tecnicas do Agostinho Fernandes; boa pessoa apesar de ser introvertido, algo que muitos reprovam nele achando-o de arrogante, bom profissional e competente, por isso seria a melhor opção dentro do ADI. Foi reprovado pelo Patrice Trovoada porque caso viesse a ocupar o cargo de PM, tiraria o protagonismo ao PT, pois o Agostinho é um homem que pensa pela sua própria cabeça….

  8. Eusebio Neto

    10 de Dezembro de 2012 as 10:00

    Patrice Trovoada ou Ninguem! Sejemos serios e honestos connosco mesmo, afinal que especie de democracia e democratas residem na ADI? Pelos vistos, 3 nomes estiveram sobre a mesa e o nosso ex-PM vetou-os. Que disparate! Entao o Salvador dos Ramos e o Carlos Gomes estiveram ou nao ao servico da ADI? Juraram ou nao respeitar e executar o programa de governacao da ADI? As mascaras estao caindo e assim vamos sabendo quem e quem e que interesses cada um tem escondido. Na verdade havia pouquissimas duvidas que Salvador seria vetado pelo PT e AV pois, pois ele nunca foi militante das operacoes obscuras que o chefe e o sub-chefe do governo desencadeavam. Quem nunca questionou o facto do PM ter substituido o titular da pasta dos NEC em variadissimas missoes ao estrangeiro? Ate entao nao explicada, era o facto do PM (quase) sempre fazer-se acompanhar do seu substituto Afonso Varela nas suas saturadas viagens ao estrangeiro. Tambem nao e assim tao surpreendente a desaprovacao da candidatura do Agostinho Fernandes. O PT nao podia correr o risco de vir a ser ofuscado por aquele que tudo indica, viria a ser um grande primeiro ministro. Personalidade e argumentos intelectuais nao faltam ao Agostinho para desempenhar ser desempenhar com zelo, dedicacao, profissionalismo e sucesso as funcoes de chefe do governo. E depois? Quem seria indigitado PM se a ADI viesse a vencer as proximas legislativas? Meus caros, esta e a GRANDE justificacao dessa intransigencia fanatica do PT, ele nao admite ver outro “seu companheiro” a liderar um governo do seu proprio partido. Conclusao: Tirano a moda antiga, a Mobutu! Viva o Povo Santomense!

  9. homemserio

    10 de Dezembro de 2012 as 10:05

    Esse Agostinho Fernandes é um Grande tecnico do nosso país.

    Pegou 3 Ministérios transformou-os em 1, e deu conta de recado.

    O Ministério do Plano e Desenvolvimento foi o mais activo e dinamico do XIV Governo.

    O problema dele é que, ele não se submete às barbaridade do Patrice.

    Patrice queria alguém submisso a ele. E o Agostinho Fernandes é o homem de convicção e um grande tecnocrata.

    Não é pau mandado.

  10. meu namorao

    10 de Dezembro de 2012 as 10:08

    o que parece estar em causa é a crise pessoal e não a crise politica. e quem sofre com isso tudo é o povo principalmente a camada jovem que o unico destino no mercado de trabalho é ser motoqueiro

  11. Anjo do Céu

    10 de Dezembro de 2012 as 10:14

    Meus parabens ao PINTO DA COSTA. Conseguiu cumprir o se sonho de pagar as dividas que tem contraido na segunda volta da sua campanha com os seus amigos que te apoiaram.É prenda para este Natal de Fim do Ano.Mas pra o povo ficou na mesma ou pior porque vão passar natal a comer BUZIO (Mulata) e os seus com altos cabazes recheados de tudo.Cumpriu o que tinha prometido, mas cuidado com sentimento de revolta dum Povo. Aque se deve e aque se paga. Mesmo os seus parentes mas próximos irão saber a dor

  12. jacarando

    10 de Dezembro de 2012 as 10:14

    Patrice trovoada e para ADI assim como Pinto da Costa e para MLSTP. FRADIQUE/MDFM,DELFIM/PCD. Quem nao sabe disso. Os politicos santomenses ( MLSTP) sao todos fingidos,aldraboes, malandros e muito mais. Ninguem se lembra de quem e Pinto e a CLSTP. O povo tem memoria curta. Eu pago pra ver, sem palavras, nova novela para Povo de STP +30 ano para os gloriosos.

  13. Osvaldo Carneiro

    10 de Dezembro de 2012 as 10:17

    O patrice Trovoada está de rasto. Ele deve devolver à Kosovo o dinheiro que mamou do reconhecimento.
    É esse dinheiro que ele gastou nas manifestações dando a cada partcipante Dbs 200.000,00, mesmo assim a última manifestação foi um fiasco.
    Patrice Trovoada usa e abusa das pessoas. Ele sabe que Agostinho Fernandes não ia pactuar com suas adrabices e bandidagem.
    O rapaz é compentente, tecnoicrata por excelência ao Contrário do Levy Nazará que actua como palaiê.
    Nem cxomadre Póchi pensa primeiro e depois fala.

  14. Democrático

    10 de Dezembro de 2012 as 10:28

    O que vai acontecer com o ADI é isto:
    Quem tudo quer tudo perde.
    Porquê esse extremismo todo, desde que nasci não me lembro de STP ter um político tão extremista como o PT, será pelo facto de o individuo não ter nascido em STP e não foi abençoado pelo Santo Tomé!!???
    Cuidado com o extremismo e o radicalismo. O ADI ainda ira perder bem mal as próximas eleições devido esse extremismo todo.
    Pois andam a confiar muito no “banho”, Não confiem muito no banho que jovens como eu voto na minha consciência, não há banho que me compre. E parem de tratar os santomenses de burros e ignorantes.

  15. Bragança

    10 de Dezembro de 2012 as 10:42

    Caro Abel Veiga;
    Pela Milésima vez, peço ao senhor faça jornalismo.
    Caso não saiba fazer, peça uma bolsa e vá estudar, acredito que não será difícil para se agora, que tens o partido pelo qual tens prestado um bom serviço no poder.
    Eu penso que o propósito de um jornal é o de informar as pessoas, e não as influenciar como o senhor quase sempre faz.
    Se eu não tivesse acompanhado as noticias e lendo cá o que o senhor escreve, fazendo crer a alguns que os está a informar, ficava com a ideia que o senhor Patrice Trovoada disse taxativamente “Ou eu ou ninguém”.
    Ou o senhor é jornalista ou porta-voz do partido MLSTP/PSD?
    Eu enalteço a sua iniciativa de criar um jornal digital, mas peca pela falta de isenção e profissionalismo.

    • Jacinto Novaes

      10 de Dezembro de 2012 as 11:21

      Plenamente de acordo. Abel, uma vez mais, lhe aconselho a deixar o jornalismo e “trilhar” novos cominhos como político. Isto já começa a ser doentio. Abel vá se tratar.

  16. JOSE CARLOS

    10 de Dezembro de 2012 as 10:42

    Ssenhores do MLSTP, já que foram chamados a governar é preciso terem a atenção aos nomes das pessoas que vão trazer para o Governo, nada de trazer os Gaudêncio Costa, Celestino Andrade, Célia Posser etc.. figuras que apesar de ainda jovens já deram mostras de que não valem nada….

  17. ADELINO DOS SANTOS

    10 de Dezembro de 2012 as 11:02

    É muito triste quando um homem pensa que ele sabe tudo e os outros não esse sr.tem que ser bem vigiado acho eu,que ele tem qualquer coisa e que é muito grave e que ele quer cobertar,isso não esta a cheirar bem

  18. carlos A. P. Gomes

    10 de Dezembro de 2012 as 11:03

    Já iniciaram os ataques entre eles …

    Mal o Presidente da Republica solicitou ao MLSTP um nome para o 1º Ministro do xv governo, para ouvirmos falar das querelas entre os partidos da oposição. Afinal, queriam ou não assaltar o poder? Estão famintos ou não do poder?
    O MLSTP, nas suas reuniões, parece – me que propôs apresentar os nomes de um membro do próprio partido e outro do partido MDFM. Parece – me também que o partido PCD não ficou a gostar dessa “brincadeira” alegando que o MDFM tem apenas um deputado, o MLSTP já tem o presidente da Assembleia e o PCD tem sete deputados. Achamos que, já que há um acordo inter partidário, o nome para primeiro ministro devia ser do PCD. Como diz uma musica: “ Já tao a se matar”.
    Estão tao cegos que já não conseguem enxergar a incoerência partidária entre eles.
    Estão tao cegos que já não conseguem enxergar o risco politico que essa crise proporcionou.
    Estão tao cegos que já não conseguem enxergar que o risco politico é o maior e mais grave de todos os riscos, é o pai e mãe de todas as ameaças.
    Estão tao cegos que não conseguem enxergar que essa crise tem criado cenários vários e imaginários que não permitem, não quero ser pessimista, a oposição no xv governo chegar ao fim do mandato. A ver vamos.
    Será que não houve precipitação na gestão dessa crise politica?! Será que o processo não foi mal aconselhado e conduzido?! Houve ponderação suficiente que o caso exigia?! Não será que o Presidente da Republica, daqui alguns meses, ver – se – á “obrigado” a dissolver o parlamento e a marcar eleições legislativas antecipadas?! São questões – duvidas que coloco apos uma reflexão sobre a situação politica que vivemos.
    Ou a crise politica instalada em STP fortalece o nosso sistema politico ou o nosso sistema politico será debilitado pela crise.

    Carlos Gomes
    (10/12/12)

    • Martelo da Justiça

      10 de Dezembro de 2012 as 14:35

      Quem é esse Carlos Gomes??Será o ex-Ministro??Agora já tornou comentador político?? Enfim, só em São Tomé e Principe.

  19. Gabão

    10 de Dezembro de 2012 as 11:40

    A coisa mais patética de todas patetices do senhor Patrice Trovoada, é ver alguém que é muçulmano convicto, com vela na mão a rezar na praça de independência para manter-se no poder.
    A arruaça que promoveste nas ruas de ST, ficaram-lhe muito feio. Olha quando estiver a partir para Gabão leve consigo o palaiê Levy Nazaré…
    O dinheiro não vale tudo PT!

  20. preta de s.t.p

    10 de Dezembro de 2012 as 11:41

    Os vossos comentarios têm visão e Lógica, mas eu vos digo depois de ter pensado friamente no assunto e digo-vos, eu acho justo o comportamento do ADI e dos seus membros, pois eu tive oportunidade de conhecer quase todos os membros do ex. Governo posso concluir que não se tratava de numiar ou não o novo nome o Buraco e bem mais em baixo, gente mesmo de tivesse numiado e Vila Nova, ou Agistinho Fernandes, ou outros, vamos ser cincesros, para governar a onde com esse bloqueio, e governar quanto tempo? O P.R defendeu que seria uma pessoa idoneia e que o partido apresentasse sustentabilidade PArlamentar, como assim ? Seria pessoas idoneas que terriam que negociar com pessoas que se escodem na capa da imunidade para fugirem a sustiça? isso nunca, a questão é estamos juntos sim na luta em prol do desenvolvimento do País, mas não estamos misturados, uma coisa é vc ser justo direito digno, e outra e vc usar todos o meios para atingir o sei fim e ainda querer deitar na lama o bom nome de cada um. MLSTP/PCD apenas queimaram-se mais uma vez com essa atutide toda.

  21. mana

    10 de Dezembro de 2012 as 12:10

    AGOSTINHO FERNANDES NÃO SERVE. É UM ORTODOXO E INFLEXIVEL.

  22. vestucio de almeida

    10 de Dezembro de 2012 as 12:23

    “Ou Patrice Trovoada ou ninguém, foi o que disse em resumo o chefe do XIV governo.” Caro Abel, este é o teu RESUMO mas nao é o resumo de Povo de S.Tomé e Principe, porco!!!

  23. Preocupado com STP

    10 de Dezembro de 2012 as 12:27

    Abel nao preucupes porque nao vais seres o 1º Ministro… ja temos o 1ºMinistro o Dt. Gabriel costa…foi impolsado ainda a pouco…

  24. Antonio Rita

    10 de Dezembro de 2012 as 12:44

    A única figura que eu vigo que esta trabalhando esforçadamente e com fidelidade e o senhor ministro de Plano e desenvolvimento ele sim merecei ocupar o lugar de Primeiro Ministre e se o ADI quer que as pessoas voltem a ter credibilidade pelo partido melhor elegeu o Agostinho Fernandes como Presidente do Partido ADI assim nem na próxima eleição o a ADI voltara a ter problemas o povo que o a ADI acha que neste momento esta aplaudindo são os mesmo povos que iram aplaude a outras forças partidárias eu não sou de nenhum partido eu so quero que o meu S. Tomé caminhe no caminho certo

  25. Revolucionario

    10 de Dezembro de 2012 as 12:55

    Pinto é o verdadeiro presidente do povo pensa no bem da nação força estou com tigo pai grande de santola

  26. Parvo

    10 de Dezembro de 2012 as 13:20

    LÊDÊ DI BANSSÁ CÊ BANBÚ XE LIGUI PE COSTA SÁ DISTINU DÊ,XI PATLICE MOLE NI MUNÇO SENSURA,SÁ DISTINU DË,SÁ DISTINU DÊ,PUNDÁ OZÉ NGUE TAMÉ NHÓ KÉ,PASTELIN F,LAM “ACABOU A BRiNCADEIRA,SUM LEVI Ê SE LÁ SUM GOLÓ PIADÔ DI ZAÚA,PUNDÁ MODU

  27. Parvo

    10 de Dezembro de 2012 as 13:23

    KU KUÁ S,CADECÊ…SELA SÓ COM CRISTO.Ê BÔBÔ..

  28. Kebla

    10 de Dezembro de 2012 as 14:01

    Meus caros leitores…. Noção basica de investimento:
    1) Dono do Partido- Patrice Trovoada
    2) Investidor (meter dinheiro) – Patrice trovoada
    3) Objectivo Presidência da República
    4) QUem financia o “banho” nas eleições – Patrice Trovoada

    Então, é óbvio e natural que ele seja único candidato no ADI. Ele compra os votos, ganha eleições e atribui o cargo principal aos outros? Vocês fariam isso?….
    Atenção: Não pertenço ao ADI, não me interessa pra nada a politiquice Á moda santomense e para mim “Goveno” de qualquer um destes partidos é igual a Delapidar bens públicos e contribuir para aumentar a pobreza em STP. Nenhum destes partidos e seus elementos têm credibilidade para Governar STP. Interroguem Agostinho Fernandes sobre o destino das receitas dos impostos cobrados na Direcção dos Impostos , durante a sua administração. Enfim… Uma serie de bandidos, em todos estes partidos….Que credibilidade o País terá assim??????????????????? Todos Santomenses sabem destas impurezas na gestão puública. Quem tem a coragem de combater a corrupcç~~ao em STP?????

    Formar “Goveno” Com elementos dos Partidos A,B,C ou D, não resolve o problema do País. Apenas mudam-se os autores e o essencial mantém-se. Para quê então variar? Talvez o objectivo seja cada um comer um pouco. nesta perpectiva, estão no bom caminho…. Estamos a subir…resta saber para onde!……..

  29. zeme Almeida

    10 de Dezembro de 2012 as 14:04

    Parabens Jornal Tela-Non com a queda do Governo de Patrice Trovoada e o seu partido ADI.Que o nome do homenzinho neste vosso jornal,que esteje em paz.

  30. zeme Almeida

    10 de Dezembro de 2012 as 14:04

    Amem

  31. Não exija de mim qualidades que nem mesmo tu tens

    10 de Dezembro de 2012 as 14:09

    Quem realmente extorquiu supostamente o Governo a Patrice Trovoada, foi o Líder da Oposição,o MPC.

  32. Seja inteligente

    10 de Dezembro de 2012 as 14:30

    Esse jornal telanon ta perder mesmo credibilidade, Porquê que esse Sr. Abel não faz como o Sr. Adelino Lucas, deixa o jornalismo para os que de facto o sabem fazer. Cá para mim o Sr Patrice Trovoada deve ter uma grande dívida para com o Sr. Abel, porque isso não é normal, que jornalista é esse meu Deus? Isso é o que dá não querer ir estudar, depois dá nisso, que pena!

  33. Bragança

    10 de Dezembro de 2012 as 14:39

    Meus Caros,

    Coloquem-se no lugar do senhor Agostinho, e vos pergunto. Vocês aceitariam?

  34. Bragança

    10 de Dezembro de 2012 as 14:46

    Meus caro;

    Para aqueles que têm lido o que a telá non publicou relativamente a esse assunto, sem antes fazer uma análise, a deixar que os outros formem opiniões por vocês, eu faço a seguinte pergunta: Por acaso vocês estão na posse de provas de que houve consenso no seio do partido ADI e que o seu presidente vetou essa possibilidade?
    Eu vejo muitos cá a exaltarem o nome do Agostinho Fernandes, e bem na minha opinião.
    Vocês acreditam que um homem que segundo vocês pode fazer uma carreira política promissora, iria se queimar chefiando um governo que estaria condenado a “morte” certa? O senhor Agostinho Fernandes por sua livre vontade poderia não querer assumir esse risco.
    Vocês já pararam para pensar que isso podia estar na base de uma estratégia política da ADI?
    Vocês questionaram que a não apresentação do dessa figura pode ser para a defesa do próprio ou até mesmo por ser mais rentável em outras áreas?
    Coloquem-se no lugar do senhor Agostinho, e vos pergunto. Vocês aceitariam?
    Na minha modesta opinião, o partido ADI, ao contrário do MLSTP/PSD não dá presentes envenenados.
    Antes de fazerem estes comentários infelizes analisem e tirem as vossas ilações,´não ouvem os que as pessoas dizem, sem ter qualquer argumento, desatam para aí a dizer baboseiras.
    Usem a vossa cabeça para pensar, sejam críticos, fundamentem as vossas opiniões, eu digo isso para o vosso bem a para o bem do nosso país.

  35. madalenas

    10 de Dezembro de 2012 as 14:49

    Perdemos uma grade oportunidade de salvar a crise. Creio com o Dr Agostinho Fernandes, teria sido uma mais valia, rompia-se um grupo de analfabrutos que vagueiam por este solo pátrio.
    Que pena!
    Agostinho Fernandes, tem percurso brilhante enquanto académico. força havemos de nois encontrar.
    Não faltará a ocasião de tê-lo com Premier.
    Grande amigo

  36. original

    10 de Dezembro de 2012 as 14:49

    Verdade ou mentira?

    1- Quando alguém diz: ou ele ou ninguém
    significa dizer que partido tem dono.

    2- Os cotas directos do PT ficaram a
    saber que estavam apenas a prestar
    serviço ao ADI, não podendo ir para
    além para não incomodar o dono

    3-Na Democracia Partidos que têm dono
    desaparecem ao longo do tempo

    4-Se eu fosse 1º Ministro indigitado
    escolheria Agostinho Fernandes para
    fazer parte da minha equipa.

    5-Muitos simpatizantes do ADI irão
    regressar aos seus partidos de origem.

    6-Depois de x faltas o deputado perde
    mandato.

  37. mana

    10 de Dezembro de 2012 as 15:21

    Carlos Gomes dá AZAR minha gente.

  38. Petroleum

    10 de Dezembro de 2012 as 15:58

    Carlos Gomes, não seria um bom 1º Ministro, o tipo vai tratar das suas residenciais falidas, e o Povo que se dane.

  39. O Senhor é

    10 de Dezembro de 2012 as 16:13

    viva democracia

    • Conceiçao

      10 de Dezembro de 2012 as 16:37

      Isto também parece uma brincadeira. Colocar Carlos Gomes como primeiro-ministro??? Parece em exagero. Ele ainda não demonstrou competência quer individual quer na condução de homems e de projectos para uma tarefa desta envergadura. Além disso é um salta pocinhas. Ora está no PCD ora está no ADI ou está noutro lugar. Onde é que está a coerência deste homem? Ele acredita em quê? Não será que estas mudanças dele variam em função dos seus interesses pessoais, financeiros e políticos? Como é que uma pessoa com este carácter, incopetência e incoerência pode ser primeiro-ministro de um país com tantos problemas por resolver???? É isto é que falta o nosso país. Seriedade e comepetência na escolha dos nossos responsáveis políticos.
      Conceição

  40. crédo

    10 de Dezembro de 2012 as 17:19

    É assim mesmo Agostnho é arrumado e muito Convecido, achando que sabe muito e acha tambem que muito correcto, agora chora patrice nã te deu valor,

    agora volta as finanças seu pau mandado

    • Cua téla

      10 de Dezembro de 2012 as 20:01

      O Senhor Credo, deixa de ser otário, quem o garanti que essa noticia corresponde a verdade? mesmo correspondendo o que tem uma coisa a ver com outra. Analisando esse pais precisa de gente assim como como você refere.

  41. Antonio Rita

    10 de Dezembro de 2012 as 19:03

    ninguém da azar a ninguém deixe o homem em paz e vcs ai param de criticar os outro usando o anonimatos sejam realista nas palavra e deixa de criticar os partidos vamos rezar pro S. Tomé conhecer dias melhores seja com que partido for tanto o ADI, ou com MLSTP etc . deixem de se criticar nao é normal vcs estarem aqui a criticar um jornal que vcs mesmo é que sao leitores ou escritores essa é a maninha de todos Santomense criticar e não fazer nenho vcs falam tanto mal do ADI, vcs devem reconhecer que deste partido saíram bons fruto tanto serve para o MLSTP a prova disto esta patente a todos então param de falar mal dos outros sem que eles tenham como se defender

  42. Argenezio Antonio Vaz

    10 de Dezembro de 2012 as 22:01

    Essas noticias são para passar de bom, ser jornalista é deficil, pois entra dinheiro e tudo estraga. Esperar o quê desse jornalista?

  43. Entende mal

    11 de Dezembro de 2012 as 0:32

    Sao Tome esta a voltar ao parque de familia Costa,dentro em Posser da Costa

  44. Jorge Santiago

    11 de Dezembro de 2012 as 6:29

    Abel Veiga e Tela Non: a linha da frente da desinformação vinda do Palácio da Presidência
    Segunda, 10 Dezembro 2012 14:29
    Resposta ao artigo do Tela Non: “PATRICE NÃO QUIZ AGOSTINHO FERNANDES?”
    Todos que se dignam a exercer a profissão de Jornalista devem saber que existem algumas regras que precisam ser respeitadas e que regem a actividade profissional. A essa regra chama-se código deontológico que diz o seguinte: “ O jornalista deve relatar os factos com RIGOR e EXACTIDÃO e interpretá-los com HONESTIDADE”. Os factos devem ser COMPROVADOS, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público. Diz também o código deontológico que: “O jornalista deve combater a censura e o SENSACIONALISMO e considerar a ACUSAÇÃO SEM PROVAS e o plágio como graves faltas profissionais.
    No entanto, é inegável questionar-se se o proprietário do Jornal Digital Tela Nón, conhece ou já ouviu alguma vez falar desse código, já que ele se considera um grande Jornalista. Seria importante saber também aonde ele aprendeu a manipular a informação, fazer interpretações tendenciosas e maldosas, e o mais grave, informar falsas verdades aos leitores. Essa atitude não apenas fere a ética deontológica, mas é sórdida, e digna de repúdio por quem pratica a profissão.

    É assim que Abel Veiga, proprietário do Jornal Digital Tela Nón, que até ERA um Jornalista bem considerado está a cavar a sepultura da própria carreira. O senhor com «S» pequeno Abel Veiga deixou de ser um jornalista para virar panfletista lacaio de forças obscuras e condenado ao pântano dos miseráveis e maldosos. A mais recente prova disso é o artigo “PATRICE NÃO QUIS AGOSTINHO FERNANDES?” publicado pelo Tela Nón repleto de inverdades e interpretações maldosas e falsas. O que o senhor Abel Veiga e os que o comandam não sabem e não suportam é que o ADI é um partido coeso, unido e com pessoas que sabem o que fazem e o que querem. E o que querem é o bem estar do país e dos são-tomenses. Ao contrário daqueles a quem Abel Veiga serve.
    Resta-nos saber se o Presidente Manuel Pinto da Costa esta a controlar a manobra ou se ele está a ser objecto da manipulação dos seu staff que bem conhece o EGO sobredimensionado do «Chefe», o qual não pode sofrer de nenhuma crítica ou desfeita.
    Infelizmente, para o Sr. Presidente, os tempos novos são da consolidação do Estado de Direito Democrático, da Democracia e do Contraditório, sem deixar de se exprimir as opiniões mas com verdade e responsabilidades.
    Ora a desfeita que esta por detrás destas campanhas de mentiras e divagações, reside no facto do Pinto da Costa não ter podido legitimar o Golpe de Estado Parlamentar pela presença de uma ou outra figura do ADI no «seu» Governo ilegítimo que tão dificilmente ele tenta parir.
    Depois do Pinto da Costa ter recusado Patrice Trovoada, Presidente incontestado do ADI, e Levy Nazaré, Secretario Geral incontestado do ADI, o Partido emitiu um comunicado bastante claro e uma conferência de imprensa também bastante esclarecedora foi dada.
    O Palácio nomeadamente, o Sr. Gika Simão tentou «recrutar» o Ministro Agostinho Fernandes, outros emissários oficiosos foram contactar também, os Ministros Américo Ramos e Carlos Vila Nova.
    O Dr. Agostinho Fernandes, tal como todos os membros do XIV Governo Constitucional e os membros do ADI aderiram e contribuíram num projecto colectivo, pensado, organizado e executado com base na resolução dos problemas económicos e sociais dos São-Tomenses, dentro e fora do país.
    O padrinho Pinto da Costa assumiu a moção de censura, e face a reacção popular ele e os seus, precisam de dividir o ADI, «afastar» Patrice Trovoada dos seus e do Povo. O Pinto da Costa enfrenta outro problema que é agora impor ao MLSTP, ao PCD e ao MDFM, os seus homens e particularmente um Primeiro-ministro frágil, fragilizado e dócil que só depende dele. O argumento voltou a ser usado para a apresentação do Gabriel Costa ou seja um UDD, primo próximo do ADI, para ver se os 26 deputados do maior partido do pais regressam ao Parlamento.
    Contrariamente aos assaltantes do Poder do MLSTP PCD e MDFM, bem como todos aqueles que virão a dar a cara no golpe de estado parlamentar, a direcção do ADI e os seus simpatizantes, não estão agarrados ao Poder mas sim aos princípios, a honra e ao cumprimento da palavra dada ao Povo.
    Infelizmente essas qualidades parecem ter sumido da matriz ética e moral de muita gente que diz ser «político experiente conhecedor dos São-Tomenses» mas que não passam de maquiavélicos intriguistas.

  45. sotavento

    11 de Dezembro de 2012 as 6:44

    O PT esta a comportarse como um menino mimado , um menino de birras.Na politica este tipo de coisas nao serve.Nunca o vi como um politico mas sim como um politiqueiro como mutitos que temos ai deambulando que de politica nao entendem nada.Sao meros oportunistas e mais que tudo preguicosos , que querem obter tudo por via facil sem esforcos sem sacrificio sem trabalho.Temos em STP pessoas com muita capacidade pessoas sérias com principios muito nobres para tomar as rédias do pais mas infelizmente sempre equivocamos nas urnas.O principal problema é que muitos dos derigentes muito dos nossos politicos só pensam no eu, eu , eu.. sobrepoem os seus interesses da nacao abaixo dos seus interesses pessoais.

  46. boa vida

    11 de Dezembro de 2012 as 7:53

    O patrice não aceitou o AGOSTINHO FERNANDES, pq o ADI não e um partido plitico mais sim, uma EMPRESA, ADI & TROVADA E FILHOS LDª

  47. Forro

    11 de Dezembro de 2012 as 10:06

    Ora Esta Gestes..
    A Politica foi feita para Politicos e quem sabe fazer Politica e não para quem quer, o O Jornal é para Ler e procurar saber as cerdades e quem acha que a cor da terra é AZUL CLARO… Enfim, Teraa de Tds Nós, tmos q ter direito a livre expressão… Fico por aqui

  48. Jose

    11 de Dezembro de 2012 as 17:57

    Eu quer ver quais são as caras dos Ministros que os ditadores, mentirosos, ladrões vam escolher…Se for os que têm processos no tribunal ou os devedores das casas do estado estão todos mal…povo não quer justino Veigas, jose Veigas, Arzemiros dos Prazeres, Hilario Garido, Gaudencio Costa, Fernanda Pontife, Jorge Amado e muitos outros, porque têm dividas com estados e têm processos no tribunal.

  49. luisó

    11 de Dezembro de 2012 as 21:47

    A ADI vai continuar com os seus deputados fora da assembleia.
    Mas o que é isso?
    Onde é que esse Patrice aprendeu ou tirou curso de viver em democracia?
    Quem pensa ele que é?
    O rei LUIS XV que dizia que o Estado sou eu?
    Vai dar banho ao cão…

  50. Amélia

    11 de Dezembro de 2012 as 22:45

    PATRICE nao tem que querer o Agostinho Fernandes vocês nunca foram do ADI como exemplo VARELA, LEVY, AGOSTINHO, SALVADOR DOS RAMOS,tentaram assaltar o ADI esqueceram-se que o ADI e uma empresa privada,do PATRICE TROVOADA,
    QUEM GOVERNA SOU EU PATRICE TROVOADA,,VOCÊS FORAM DE BOLEIA ,VOCÊS SAO DA GERAÇÃO ESPERANÇA QUE VIERAM DESTRUIR O ADI.,,VÃO PARA SETE FUNDURA DO INFERNO, E QUE DIABO VOS ACOMPANHE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo