Política

Gabriel Costa é Primeiro Ministro do XV Governo Constitucional

Gabriel Costa, foi indigitado pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa, como Primeiro Ministro do Décimo Quinto Governo Constitucional a ser investido ainda nesta semana. Segundo uma nota de imprensa da presidência da república, o Chefe de Estado são-tomense fará esta noite uma comunicação ao país.

Nota de Imprensa

10/12/2012

Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Manuel Pinto da Costa, decidiu aceitar o nome proposto pelo MLSTP-PSD e indigitar o Dr. Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa como Primeiro-Ministro e Chefe do Décimo Quinto Governo Constitucional de modo a que este inicie, imediatamente, as diligências necessárias para formar o novo elenco governativo.

Na sequência desta decisão Sua Excelência o Presidente da República fará esta noite uma comunicação ao país.

    102 comentários

102 comentários

  1. Diogo Carvalho

    10 de Dezembro de 2012 as 16:25

    Caro amigo, parabéns. Dada as circunstâncias que Deus te proteja e inspire para que estes dois anos de mandato sejam coroados de êxito e sobretudo que ponhas ordem na casa da justiça… Se fizeres apenas isso dar-me-ia por feliz.

  2. pirilampo

    10 de Dezembro de 2012 as 16:29

    POIS ATE Q ENFIM A BRINCADEIRA PAROU ATE Q ENFIM POIS UM HOMEM COM PERFIL VAMOS VER Q VAI DAR Q Q NOVO PM NAO ACEITA SER MANIPULADO PELO MLSTP BEM AJA STP

    • Obama

      11 de Dezembro de 2012 as 8:21

      Caros leitores do Telanon,

      Reparem bem no discurso do PR Pinto da Costa de ontem. “após auscultar as forças politicas, pedi ao ADI que me indicasse um nome para 1º ministro e foi-me indicado o nome do Patrice Trovoada que, foi automaticamente rejeitado por mim pois constatei que era ele o foco do problema. Decidi entao, como manda a constituiçao, pedir ao MLTSP que formasse o proximo Governo e indigitei o nome do Sr. Dr. Gabriel Costa para ser o próximo 1º ministro de STP”.
      Meus Senhores, isto é grave. Primeiro o Sr. Presidente deixa bem claro que ele é tb o Presidente do MLSTP, pois fica claro que a escolha n foi do proprio MLSTP. Depois demonstra que n é o Presidente de todos os santomenses mas sim, de alguns.
      Como é que podemos compactuar com tamanho atropelo a nossa democracia?!
      Povo, n deixemos de lutar contra esses abusos. O País é de todos nós e devemos sempre lutar por ele.
      O Pinto da Costa parece querer ter o controlo sobre o proximo Governo e tudo indica que assim será.
      Agora eu pergunto, será que conseguiu resolver a crise ou vai apenas adiá-la por mais algum tempo??!!
      Foi para isto que ele foi escolhido??!!
      Um bem haja ao povo de STP.

      • Tufão

        11 de Dezembro de 2012 as 10:18

        Creio agora a Vontade do Pinto da Costa realizada, veja formula;
        Presidencia = Pinto da costa
        Assembleia = Alcino Pinto
        Primeiro Ministro = Gabriel Costa
        Resumo = Familia Pinto da Costa

        • dor de dente

          13 de Dezembro de 2012 as 16:16

          é bom que se realise a vontade de pinto da costa… ele é como josé eduardo dos santos.
          se angola está rica hoje é por causa de josé eduardo dos santos,porque tal como pinto também gosta de ordem…se vocês não correcem com pinto são tomé não estaria como está…por favor pinto põe ordem…estamos juntos

          • Fulano

            14 de Dezembro de 2012 as 16:47

            Deixa quem sabe governar, o nosso país precisa de ordem e de gente que força o desenvolvimento. O Pinto da Costa faz isso. Espero que vocês têm consciência de dizer quem é ou não melhor, mas sim devemos ver quem poderá ou não fazer alguma coia para o desenvolvimento do nosso País. Nós precisamos de vergonha pelo que mostram de STP é muito vergonhoso ver o nosso país em Mídias internacionais dessa forma.

        • mandjuandadi

          2 de Abril de 2014 as 11:17

          Imbecil…os apelidos coincidem, mas nao sao da mesma familia. Pelo menos o Gabriel da Costa ,nao faz parte de nehuma familia destes citados.
          Supunhemos que fosse o caso, onde é que està o problema, sabendo que trabalham com inteligência para o bem de todos, em ocurrência de STP, “Téla- Non”!

      • Aldair

        11 de Dezembro de 2012 as 11:06

        devemos deixar de criticar e começa a dar força se este homem foi escolhido por DR.MANUEL PINTO DA COSTA é pk é uma boa figura o ADI ñ tem nada a diser pk eles estão a pensar k são eles kem manda nisso mas isto é para eles verem k eles ñ manda em nada

    • Razão

      11 de Dezembro de 2012 as 11:49

      Agora é: POVO PÕE – PINTO TIRA!
      Quem rí no fim ri melhor: Haver vamos!

  3. JOSE CARLOS

    10 de Dezembro de 2012 as 16:34

    Como antigo bastonario da Ordem dos Advogados, não espero outra coisa que não uma melhoria na justiça, sobretudo nos Tribunais, nada de impunidade aos corruptos…

  4. Mé Zemé

    10 de Dezembro de 2012 as 16:36

    Outra vez…., não!
    Este homem mostrou no passado na altura que foi 1º ministro que não gostava dos santomense, chegando a Portugal e dizer que em STP se falsificava carta de condução e por conseguinte Portugal deixou de reconhecer as nossas cartas de condução, sejam elas verdadeira ou falsa. Ou seja, em vez de resolver o problema do país, anda por ai pelo mundo a maldizer dos nossos problemas. Embora já tenha passado alguns anos, mas não gosto dessa figura. Mas logo se vê, somos uma país adiado mesmo…

    • Stp avante

      10 de Dezembro de 2012 as 17:25

      Com tdo respeito meu caro..mas isso so mostra a integridade do homem…

      God bless STP

      • Razão

        11 de Dezembro de 2012 as 9:19

        Quem rí no fim, ri melhor. Haver vamos!

    • ghadafi

      10 de Dezembro de 2012 as 18:26

      Concordo plenamente consigo meu caro, afinal o papel de qualquer cidadao que exerca qualquer cargo desse calibre, deve salvaguardar os nossos interesses.No entanto nao entendo, o Homem ja la esteve, e nada de especial fez(tal ao qual Pinto), qual a razao de la voltar? Como e que o pais sai aganhar repetindo sempre os mesmos erros?

  5. Leopaldo

    10 de Dezembro de 2012 as 16:37

    Decepção Total …. Melhor que fosse o Agostinho Fernandes…esse Gabriel Costa è muito parado…. não serve….

    • Pão com Chouriço

      10 de Dezembro de 2012 as 18:59

      Vocês vai comparar Agostinho com Gabriel? Isto é brincadeira?! O Agostinho ainda não demosntrou competência em vários domínios, designadamente, liderança política, capacidade de mobilização, capacidade de gestão de equipas rumo a um determinado objectivo, e, sobretudo,liberdade para pensar, implementar e avaliar sem condicionamentos pensando pela sua própria cabeça. O facto do Patrice recusar a apresentação do seu nome ao Pinto da Costa como um putativo ou potencial primeiro-ministro é sinal de pouca confiança política nas capacidades que referi anteriormente. Ele ainda não foi capaz de fazer nada sozinho, não tem ideias sobre nada, não tem um discurso articulado sobre os pontos fortes e fracos do país, não sabe para onde o país pode e deve ir, de forma fundamentada. Ser primeiro-ministro é muito mais do que dizer umas coisas bonitas embora sem nexo do ponto de vista programático ou metodológico.

  6. MLSTP, rodent rat

    10 de Dezembro de 2012 as 16:39

    Jogo de rato e gato, que brincadeira!!!
    vamos ver quem ganha, desta vez lol

  7. STP sempre

    10 de Dezembro de 2012 as 16:46

    vamas ver no que dá

  8. Daile Fernandes

    10 de Dezembro de 2012 as 16:46

    MENOS CRITICAS E MAIS APOIO AO NO PM…HA QUE SERMOS OTPIMISTA E ACREDITAR NUM FUTURO RISONHO DO NOSSO PAIS!!!FELICITACOES AO SR.DOUTOR

  9. Nova Ordem

    10 de Dezembro de 2012 as 16:47

    Hoje vou pedir a vossa atenção para as palavras que vou Auferir como um Revolucionário.

    ” Antes de tudo, estamos numa revolução. Agora uma revolução não quer dizer desordem nem quer dizer indisciplina. Mas sim, um dos grandes perigos da nossa revolução é a desordem e a indisciplina. É verdade que existe no nosso seio social e económico, devido a questões de ordem política, de ordem ideológica e propriamente até de interesses de classes, porque nós temos de enfrentar isso com toda a clareza! E não sei se todos os camaradas, quando aprovaram/ concordaram com o nosso sistema político, onde cada um faz o que quer, e ninguém é responsabilizado pelos seus atos, estavam bem conscientes do que isso representa. Não basta a gente dizer que optámos pela democracia. Há toda uma gangue, todo o meio em que nós vivemos, toda a nossa vida, os estratos sociais a que pertencemos e de que nos temos de libertar, se queremos, de facto, optar pelo democracia e caminhar nesse sentido. Mas mesmo nós, até como somos em larga escala pequenos burgueses, estamos ligados a esses interesses; uns são filhos de pequenos comerciantes, outros de funcionários, etc.…Nós também podemos fazer parte deste tal bloco histórico de apoio. O que é preciso é que tenhamos noção disso, que estas coisas não se fazem por varinhas de condão, nem por milagres, e que se desenrolam todas no seio de uma aguda luta de classes.
    Não é uma palavra vã o facto de aquilo que vemos, o capital nos move a uma luta de morte (onde os mais ricos ficam cada vez mais ricos). A gente ou tem a noção disto ou não tem. Se a gente pensa que as lutas entre os Partido políticos (Onde São Tomé, só existe partido democrata) são lutas entre o Benfica e o Sporting, ou que estão a administrar uma empresa, então não há dúvida nenhuma que nós estamos afundados e vamos para o fundo. Agora se pensarmos que são lutas muito mais profundas, são lutas através das quais se manifestam as lutas de classes e os objetivos finais dos seus estratos sociais, então já podemos ver com muito mais lucidez nessas lutas.
    Meus caros compatriotas, esta na hora da verdadeira revolução, esta na hora dos jovens tomarem o camando/ rédea deste navio que, desde a independência tem vindo a conhecer vários comandante e que ate agora não ouve nenhum capaz de dar prova com convicção.

    O futuro do país, esta nas nossas mãos.

    Companheiro, tu sozinho não és nada! Juntos temos o Mundo na mão.

    Um abraço do tamanho do mundo para todos!

    Nova Ordem (Iluminados)

  10. JOSE CARLOS

    10 de Dezembro de 2012 as 16:51

    É MESMO ISSO, É NECESSÁRIO APOIAR O HOMEM, AFINAL DE CONTAS, TENTOU ARRANJAR-SE ALGUEM INTEGRO E ELE É, O QUE TEM QUE FAZER AGORA É CONSTITUIR UMA BOA EQUIPA, O RESTO SÃO CANTIGAS…. FORÇA DR. GABRIEL COSTA, QUE DEUS O ILUMINE E ILUMINE STP….

  11. esse?

    10 de Dezembro de 2012 as 16:52

    Patrice não servia e foi bem que caiu, mas este? o tal que esbofeteou um deficiente fisico? Eu ainda era miudo que a podridão deste ja vinha ao de cima…Tenho pena de meus compatriotas santomenses.

    • Takora Mohamed

      11 de Dezembro de 2012 as 6:17

      Devias e ter vergonha de fazer este comentario.
      Enuncie as razoes que estiveram na origem desta atitude.
      O TIPO CAGAVA NA RUA EM PUBLICO. BOFETADA BEM MERECIDA.
      SE TODOS ATUASSEMOS ASSIM TALVEZ PUZESSEMOS ORDEM NO PAIS.
      E gente recta com Gabriel que o pais precisa.
      Bem haja Gabtiel Costa.
      Viva STP.
      Viva democracia!

  12. SAÚDE

    10 de Dezembro de 2012 as 16:57

    Esse sim é um homem de carismo, apenas espero que não seja influênciado por esses nosso corupto

  13. Ams

    10 de Dezembro de 2012 as 17:03

    Obrigado a meu deus O Sr. Gabriel seja um homem com H

  14. Manuel de Jesus Bonfim

    10 de Dezembro de 2012 as 17:06

    Diogo esta a procura de tachos. Esse gajos não brincam pá

  15. pinto

    10 de Dezembro de 2012 as 17:09

    fala bonito, mas nao faz nada, ja foi primeiro ministro nunca fez nada, n tinham ninguem pior que este?

  16. Manuel de Jesus Bonfim

    10 de Dezembro de 2012 as 17:09

    SEJA O QUE DEUS QUIZER

  17. Joker Voz do Povo

    10 de Dezembro de 2012 as 17:21

    Olha, não sei até aonde vamos parar.
    Mas uma coisa é certa, desta vez o MLSTP/PSD soube jogar. Não avançou para liderança do governo nenhum dos seus corruptos. Coisa para dizer 10 pontos.
    Agora, o Patrice e o ADI, sobretudo os jovens quadros do ADI é que sairam e vão continuar a sair a perder, porque quem tudo quer tudo perde. Tanta arrogância para quê Sr. Patrice? E agora? Foram buscar um fundador do ADI para substituir o Patrice que também é do ADI. Para quem não sabia é bom que saibam, Gabriel Costa é um dos fundadores do ADI.Já foi Ministro da Justiça num governo coligado MLSTP/PSD e ADI e já foi um PM de um tal governo de Unidade nacional. Portanto, a semelhança de muitos outros larapios este também é ou poder ser, até prova em contrário. Por ser como Santo Tomé, pois sou são-tomense vou esperar pra ver e crer. Sr. Patrice, deixa os deputados do ADI representar o povo que os elegeu, porque de contrário vão apanhar faltas e perderem o mandato, por um lado e por outro, poderão ser acusados de abandono de lugar.

  18. Assuncao

    10 de Dezembro de 2012 as 17:24

    Gostei.Muito trabalho, e forca ai.
    Com cumprimentos.

  19. zemé

    10 de Dezembro de 2012 as 17:29

    Viva STP;
    Viva Democracia;
    Viva a Nação Santomense;
    Obrigado PR por essa escolha.
    Temos que mostrar quem somos e que a terra é de todos nós.

  20. Olimidê Teixeira

    10 de Dezembro de 2012 as 17:33

    este da ultima vez que lá estava não fez nada e foram busca-lo de novo? realmente STP esta tornando um país de palhaçada

    sinceramente

  21. carlos

    10 de Dezembro de 2012 as 17:35

    Dr. Gabriel Costa, que deus lhe abençoe e lhe dê força, coragem, e muita imaginação. Porque de competência o Senhor tem. Meu amigo, com amor a S.Tomé e Príncipe e como filho puro da terra, busque todas as alternativas para conduzir o barco ao bom porto. Solidarize-se com o Presidente da República, com os partidos políticos, os Deputados e todos aqueles de boa fé, juntos encontrem formas para desenvolver , este País de nome Santo…Viva S.Tomé e Principe
    Abaixo os invejosos, abaixo a todos aqueles que pensa mal de si

  22. pantufas

    10 de Dezembro de 2012 as 17:36

    Então O dr.J Amado e Nito recolheram o rabinho?Pq não assumiram?
    Estão com medo,heemmm?

  23. rs10

    10 de Dezembro de 2012 as 17:43

    O Jorge sabe o q faz, Quer transmitir a ideia de que ñ tá interessado no poder e, consequentemente, de assaltou o poder pro bem do povo ou, talvez, pra salvar a democracia.
    Além de feio, é malandro.

  24. João Carlos

    10 de Dezembro de 2012 as 18:09

    Sem comentarios, agora não precisa mais fazer campanha….

  25. Eusebio Neto

    10 de Dezembro de 2012 as 18:13

    Parece-me que, ate provas em contrario acabamos por um cidadao santomense capaz de criar e dirigir um governo serio e responsavel e representar dignamente o valoroso povo santomense. Alguem tem duvidas quanto a integridade e idoneidade de Gabriel Costa? A oposicao e o Pinto da Costa estao de parabens pela escolha pois Gabriel e de um grupo muitissimo restrito de santomenses intelectuais ainda existente capaz de dirigir um orgao tao importante como o governo. Agora, e tempo de enterrarmos as guerras artificiais que vinhamos alimentado ja quase um mes. Os deputados da ADI devem dar sinais de liberdade e verdadeiros defensores do povo (seus eleitores) e voltar a Assembleia para fazer o seu trabalho de oposicao. Se necessario, quebrem as correntes, masmoras com que Patricio vos tem mantido amarrados e honrem a confianca que os vossos eleitores depositou em vos. Deixem de marionetes e capacho do PT e assumam as vossas responsabilidades parlamentares. Vamos, pelo menos dar o beneficio da duvida ao novo PM e apoio-lo o suficiente para que saiamos deste desterro em que estamos metidos ja ha mais de 35 anos. Ao novo chefe do governo desejo um mandato exemplar e a medida das necessidades nacionais. Parabens Gabriel!

  26. Deus tem poder

    10 de Dezembro de 2012 as 18:14

    Um suspiro de alegria temos um primeiro ministro de valor este consertesa não terá no orçamento estrada com patrocínio da Nigéria

  27. Carlosceita

    10 de Dezembro de 2012 as 18:22

    Bem não tenho nada contra nem a favor do senhor que agora vai ser Primeiro Ministro. Não sendo este senhor uma figura do MLSTP fico com a impressão que este é um governo de iniciativa presidencial com apoio do MLSTP e dos outros partidos da oposição.
    Acho é que se deve repensar o regime politico que temos em STP presidencialista ou semipresidencialista. Não gosto mesmo nada de ter um governo empossados por decreto sem legitimidade do voto popular. O que é que este senhor vai fazer em dois anos que restam da legislatura. Nada vezes nada. oxalá me engane.

  28. vava sovietico

    10 de Dezembro de 2012 as 19:02

    fiquei surprendido pela positiva com o nome do sr 1 ministro indigitado e mais surprendido fiquei com a atitude do MLSTP,isso prova que as pessoas aprenderam com os erros do passado e isso é muito bom,,,boa sorte ao novo primeiro ministro e ao seu elenco governativo…

    • jovem de 90 anos

      10 de Dezembro de 2012 as 19:56

      nos temos que valorisar o que nos temos
      se nomearao doutor gabriel costa no meio de muitos e porque ele tem seu valor,o pais saira a ganhar. viva o nosso pais, viva o nasso 1º ministro , força.

    • Argenezio Antonio Vaz

      10 de Dezembro de 2012 as 22:19

      Bom, mais uma.
      Esperemos o que vai dar.
      Esse politico como os ministros que virão são os fanaticos de Pinto. Saltaram para PCD, depois ADI, outros MDFM enfim continuaram sempre do MLSTP com os seus vicios. Portanto, vamos ver o que vai passar na justiça,p.e. Uma coisa é certa, nada vai mudar para melhor.

  29. aderito pontes

    10 de Dezembro de 2012 as 19:03

    s.tome e principe pertence ao povo e so o povo pode escolher quem nanda nao pode ser o pinto da costa a decider o povo e suberano tem que ouver a voz do num pais democratico.
    abacho detadura

  30. J.Rosário

    10 de Dezembro de 2012 as 19:33

    “As aparências enganam”Espero que o novo chefe de governo priorize o combate a corrupção,inverta o estado social (programa de luta contra a pobreza e a sua execução),reformas no sistema da saúde ejustiça .Que seja um primeiro ministro preocupado e interessado pela mudança da degradação em que o pais se encontra mergulhado.Diferente de muitos outros antecessores que ao longo dos anos STP conheceu.Que o cidadão são-tomense Gabriel Costa seja verdadeiro patriota e ausculte o real batimento dos corações de todos os são-tomenses.Criamos em situações várias impressão errônea devido as nossas limitações perceptivas e cognitivas,mas espero que o novo Primeiro Ministro não nos dê motivos para duvidar da sua capacidade de ação/execução enquadradas num principio:fazer algo digno para o povo e que o mesmo ganhe com agradecimentos como retribuição.Que seja um chefe de governo que se envolva e sinta os problemas do povo como os dele.Tenho esperança,o povo vive de esperança e esperamos todos que o mal que inferniza STP possa conhecer gradualmente o fim,como referência de partida o futuro governo.ESPERO UM GOVERNO A TRABALHAR PARA O POVO.Bem haja,João do Rosário

  31. melo

    10 de Dezembro de 2012 as 19:36

    Eu continuo a acreditar que o Dr M. Pinto da costa vai colocar este comboio na linha
    O Homem deu prova durante toda esta situação, é mesmo um democrata e é mesmo um lider, é mesmo Pai Grande

  32. Barão de Água Ize

    10 de Dezembro de 2012 as 19:56

    Gabriel Costa é um homem sério, tranquilo.
    É a antipoda do sr. Patrice.
    Seria bom que ele lançasse o debate sobre o Presidencialismo (democrático) e consequente revisão da Constituição da República.

  33. omli uxi

    10 de Dezembro de 2012 as 19:59

    sum levy cumá uó?óla omali cá decé nom cá bi piá ue di budú.decá bô blutuuuuu.fuiiii

  34. Direito

    10 de Dezembro de 2012 as 20:17

    Camaradas do MLSTP,ainda não é conhecida a composição do xv Governo,mas congratulo-me com a maturidade revelada,espero que percebam que tanto na política como na vida por vezes é indispensável dar 2passos atrás para conseguirmos depois vários passos a frente,ao Dr. Manuel Pinto da Costa,sugiro que seja sempre coerente com os seus Princípios,um homem nunca poderá agradar a todos sob pena de permanecer em inércia,qualquer decisão assumida por um político tenderá a acolher vozes favoráveis e vozes contras,e isso chama-se Democracia,sou apenas pelo bem do meus País e do meu Povo,e comprometido com as minhas convicções pessoais,Um bem haja a todos os Saotomenses,que têm amor a terra.

  35. De sousa pontes das Neves

    10 de Dezembro de 2012 as 20:28

    O Primeiro caso do pai do Povo,o passado volta a cima aos 20 Anos depois Pinto Costa trava o filho do Trovada sem o poder, só gostaria saber o que andava a faz os 20 anos no País. na sonbra,isso prava que as pessoas na esquece o passado e aqui está a vista. no momento que País procuro establedades e rumo é assim que faz o pai do Povo.

  36. Zé Maria Cardoso

    10 de Dezembro de 2012 as 20:44

    Nem no jogo de búzios ou de cartas, eu acertaria, no actual contexto, nesta figura para o PM. Espero q o ex-PM, Patrice Trovoada não continue a roubar os pontos de “democrata” do seu pai ao favor de Pinto da Costa. É muita burrice ou ódio exagerado.
    Dr. Gabriel Costa, o tempo é-lhe curto, mas faça surgir o Estado q tanta falta faz ao país de todos nós.
    Parabéns sr. Primeiro-Ministro Gabriel Costa!

  37. Deniker afonso

    10 de Dezembro de 2012 as 20:47

    porque outra ves esse homem nao e saotomense ele nos vendeu aus portugueses ho pinto toma joiso por amor de deus queres acabar com sao tome e princepe ?

  38. José Paquete

    10 de Dezembro de 2012 as 21:13

    espero que esta decisão do PR serva para os políticos Santomense que STP ,é de todos santomenses

  39. Bengue Doxi

    10 de Dezembro de 2012 as 21:15

    Está tudo dito. Acabou no saco.
    Mais um pau mandado.

  40. samangwana

    10 de Dezembro de 2012 as 21:39

    Queres te safar em Sao Tomé? Tens que ser corrupto, ou seja,tens que estar assossiado a qualquer escandalo, ENFIM,ser do MLSTP

    • dinika

      10 de Janeiro de 2014 as 12:39

      …apenas para corrigir o êrro que “feriu-me”os olhos : assossiado 0/20, escreve-se “associado”.

  41. Eduardo Santos

    10 de Dezembro de 2012 as 21:48

    Este é escolha do Prisidente da Republica ou do MLSTP? Mal começou ja esta com muitos problemas. Agora falta a confusão da formação do governo. Pasta de defesa e negocios estrangeiro para o Pinto e o resto vão ter que fazer confusão entre os partidos do MLSTP , PCD e MDFM. Defesa Oscar Sousa e Negocios estrangeiro Paulo Jorge. Vamos ver para quanto tempo. Tenha pena do povo pequeno de STP.
    Abraço a todos que Deus nos perdoe.

  42. Portuguesa

    10 de Dezembro de 2012 as 22:21

    Parabens; dos poucos santomenses integros e honestos que conheço.

  43. realista

    10 de Dezembro de 2012 as 22:35

    pra mim isto mais uma armadilha para tapar o povo olho resta saber quem vai fazer parte deste quadro governamental

    • Verdade dói

      11 de Dezembro de 2012 as 9:54

      Acalma-te amigo, SEJA LÁ COMO FOR, O MAL DEVE SER CORTADO PELA RAIZ. MELHORIAS CERTAMENTE VIRÃO, VEJA SÓ POR EXEMPLO COMO ELE TEM VISÃO. VOCÊ ALGUMA VEZ CONHECEU ALGUM MINISTRO DA EDUCAÇÃO MELHOR DO QUE JORGE BOM JESUS? E CONHECEU ALGUM PIOR QUE OLINTO DAIO? VOCÊ ALGUMA VEZ CONHECEU ALGUM MINISTRO DA SAÚDE PIOR DO QUE ÂNGELA PINHEIRO? AS ESCOLHAS DE MINISTROS, TAMBÉM DETERMINA O QUE PRETENDE O PRIMEIRO-MINISTRO, SE É DESENVOLVIMENTO OU ATRASO. De uma coisa podes crer, pior do que está não vai ficar.

  44. João Rodrigues Serôdio

    10 de Dezembro de 2012 as 22:44

    Autêntico Golpe de Estado Palaciano feito pelo Presidente da República.Ao demitir o Primeiro-Ministro,deveria ter marcado Eleições Legislativas,no prazo de 90 dias.Um Partido Politico ao ganhar qualquer eleição,muito embora sem Maioria na Assembleia Parlamentar,formou Governo,bem ou mal foi empossado e o seu programa foi aprovado na Assembleia com abstenção da Oposição.Com esta tomada de posição do Presidente da República,a situação política pode-se tornar de tal maneira insustentável e o País ingovernável.Irá o MLSTP coligar-se com outro Partido de modo a ter consenso na Assembleia? Seguramente com ADI não.No caso da ADI avançar com o não tomar assento na Assembleia,por parte dos seus Deputados,como a mesma poderá funcionar? Se S.Tomé e Príncipe estava à beira do precipício, agora deu o passo em frente.Foi pior a emenda que o soneto.Triste País e Povo,que ao longo destes anos entregou o seu Destino,nas mãos deste bando de incompetentes,que tanto mal fizeram e continuam a fazer.Numa Democracia a sério,este estado de coisas é impensável acontecer,e este Presidente da República deu mostras de não estar à altura do cargo que exerce.Cabe a cada um de nós tirar as ilações para o que se tem passado.

    • Original

      11 de Dezembro de 2012 as 10:52

      O veneno gerado por PT fez efeito em si mesmo e aconselho os deputados do ADI regressarem ao trabalho porque o povo é que vos escolheu e não PT;devem contribuir e não vale a pena chorar por uma trovoada que já passou. O PT tem forma como se safar mas vocês se seguirem o vosso patrão NANCÊ CÁ PLÊDE ZÊTE PLEDÊ MATÉTÉ.

  45. Internacional Invest

    10 de Dezembro de 2012 as 23:53

    Quanto ganha um deputado?

  46. Kua- li- tassondu

    11 de Dezembro de 2012 as 0:48

    Um alívio e tanto! Graças a DEUS! 1000 vezes Gabriel costa doque Rafael branco agora já podemos respirar, uma jogada de mestre da parte do presidente da republica .

  47. caverna

    11 de Dezembro de 2012 as 1:21

    parabens senhor Bastionário!
    só espero que n seja mais um não obstante já lá ter estado.
    Não se deixe influenciar pelos ditos “ratos da Politica” saotomense e, a semelhança daquilo que defendi na OA, prima sempre pela LEGALIDADE.

  48. sotavento

    11 de Dezembro de 2012 as 6:16

    As pessoas aprendem com os erros. o GC já ocupou esta funcao e se errou no passado claro que como inteligente que é estou certo que nao ira cometer os mesmos erros..temos que dar um voto de confianca e apoiar ao homem.De certeza o que ele vai encontrar é uma batata quentisima…

  49. Féde ká Dóxi

    11 de Dezembro de 2012 as 7:54

    Viva a Democracia.
    Agora espero que o Mano ITO (Gabriel Costa)saiba escolher, embora seja da competência do Presidente, um Ministro da Defesa de pulso. Que saiba pôr termo a determinadas situações. Um Ministro da Justiça capaz e competente. Isto para ver Patrice a fazer manifestações a torta e direita.
    Francamente o Patrice foi mto ingénuo. Como ´+e possível um homem com todo esse poder que o pôvo lhe deu, hoje não tem nada. Aonde está a Comunicação Social? Quem mais vai ouvir a voz de Patrice e dos Levy’s? Tchau ê.
    Vamos arregassar as mangas, pegar no machin e gancho e vamos trabalhar, deixar de todas as querelas.
    Amigos do ADI, saiam da masmorra, desobedeçam o Patrice e olhem para S.Tomé e Príncipe e toquem para frente.
    O Ito é do Príncipe e não é como a Ângela.
    Um abraço meu amigo Ito.
    Não sei por que carga de água, infeliz ou felizmente, foste filho querido do Miguel Trovoada e fundador do ADI. Que brinacdeira. Toca pra frente meu caro.
    Tu não viste tapete diante da cama.
    Aguardo o anuncio do teu elenco.

  50. homemserio

    11 de Dezembro de 2012 as 8:01

    Só espero que desta vez, o sr não esbofete um deficiente fisico e puxe a arma para lhe dar tiro como da outra vez.

    Que desta vez o sr defenda os interesses de STP e não complique a vida dos santomenses em Portugal como fez quando foi embaixador naquele país.

    Que o sr seja digno de conduzir os destinos deste país neste ano e meio que falta e não se junte AOS CORRUPTOS DE MLSTP e PCD para delapidarem os poucos bens publicos.

  51. Eliseu Neto Vaz

    11 de Dezembro de 2012 as 8:21

    o que importa é a estabilidade no nosso Pais. com um ou outro partido no poder, queremos sim que o Pais avance e um basta nesta brincadeira que passou. temos é, que procurar limpar a nossa imagem na diaspora. bem haja e que Deus abencoe STP.

  52. Bom Samaritano

    11 de Dezembro de 2012 as 8:23

    Fiquei suprendido quando soube que o novo 1º ministro é Senhor Gabriel Costo.eu gostei da figura, porque ele é um homem honesto não tem fama de corrupto, espero que ele e os seus ministro trabalham para o bem do povo santomense.Mais uma vez fiquei suprendido irmão. Agora vamos toma um novo rumo ao nosso país juntos vamos trabalhar para desenvolvimento, e vamos buscar união amor, compreenção. Força novo 1º ministro.

  53. Cunha

    11 de Dezembro de 2012 as 8:27

    Pessoas como Célia Posser, já têm lugar garantido no governo, tráfico de influência, nome de papai a falar mais alto.
    Filhos de pobre mesmo inteligentes não safam!!!

  54. Josias Umbelina dos Prazeres

    11 de Dezembro de 2012 as 8:27

    Parabens Dr. Gabriel Costa. Esperamos de Si e do seu futuro elenco um grande trabalho para o bem do Nosso País!

  55. Futuro

    11 de Dezembro de 2012 as 8:33

    Força STP,
    Já temos um novo primeiro ministro, vamos respeita-lo e trabalhar, deixar de entrigas. O ADI precisa crescer, o que aconteceu foi falta de maturidade política, nem Evaristo, Ilísio Teixeira, José Paquete, conseguiram fazer a cabeça ao homem, “eu decidi ta dicidido”, eu conheço bem ADI não tem comissão política, ha trocas de opiniões e a decisão final é do Patrice. Falam do povo mas o povo não pode ser a vontade de um homem.
    Srs. Deputados do ADI, voltam ao Parlamento, o Patrice dentro de dias quando ver que ja não tem hipóteses para as confusões criadas por ele, vai viajar e vocês vão “chupar no dedo”, as dívidas no banco vai falar mais alto se ainda são homens com honra. Ou vão continuar a espera das sobras do patrice? Tenham dignidade e vão trabalhar o povo elejeu-vos para trabalhar não para estar as sobras de um homem isso sim é uma grande corupção.
    Acabou arogância, e por causa do presidente e secretário-geral do ADI muitos militantes e outros lambebotas por tachos apanharam pela tabela.
    Trabalho de casa para os senhores deputados do ADI, enquanto estão em casa vão lendo a nossa carta magna, a constituição, o regimento da AN, estatutos dos Deputados, quem sabe dentro de 15 anos quando forem de novo deputados estarão preparados e com sentido de estado e não ficar no parlamento a fazer números, murmúrios durante a intervenção doutros. Não chorem pelo leite deramado a bira de criança dá nisto.
    Abraços a todos, S.Tomé e S. António livrai-nos das mas intenções do Patrice e os seus seguidores do mal! Porque ha gente no ADI com boas intenções.

  56. Biji

    11 de Dezembro de 2012 as 8:53

    Sr.Cabriel com conhecedor da justiça espero que e faça,faça,quando estava de fora criticava como eu que as justiça vai mal em S.Tomé.Agora chegou a sua vez.Faça a justiça funcionar,
    A fé cu deçu passa baia!!!!!!!!

  57. Tuntuntu

    11 de Dezembro de 2012 as 8:59

    O POVO NÃO PRECISA DE MUITOS DISCURSOS, O POVO PRECISA DE SER AMADO E CONSIDERADO PELOS GOVERNANTES. PRECISAMOS DE COISAS CONCRETAS: HA MUITOS SANTOMENSES Q NÃO TEM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, DESLOCAM SE QUILÓMETROS A PROCURA DE AGUA… ISSO E Q DEVE SER PRIORITÁRIO E PREOCUPAÇÃO. EU AMO S.TOME, GOSTO MUITO DO MEU POVO. Q SR. GABRIEL SAIBA LEVAR ISSO COMO ARMA.

  58. jorge desalmado

    11 de Dezembro de 2012 as 9:17

    Tela Nom, deixe de brincadeira e deixe passar os comentarios ou entao fecha isso.

  59. jorge desalmado

    11 de Dezembro de 2012 as 9:20

    SALVE JORGE. Temos “FUMO BRANCO” meus senhores. Dr Gabriel Costa é conhecido pelo rigor e pela firmeza que demonstra quando o assunto é coisa publica. Alias Fradique que o diga. Agora dizer que o MLSTP/PSD é que indicou: mentira. Pinto “impos”. Assim como Pinto “impos” todos os ministros. O PCD está DANADO. O Jorge nem se fala. SALVE O JORGE!!!

  60. edzander afonso

    11 de Dezembro de 2012 as 10:02

    STP esta no poço. Aquilo que ADI fez como 1º Ministro, este Senhorzinho não fará, este homem, só esta a ir para la para tirar que é nossa e nada fazer. O que mais me adimira é que ele ja era 1º Ministro e nada fez, ficou pouco tempo devido a incopetência. STP esta de luto mais uma vez. O culpado de tudo isso é p Patrice que não cedeu seu lugar a outra pessoa, sendo assim irresponsável com todos são-tomense ou todos que agredita nele. STP esta de LUTO.

  61. congratulation

    11 de Dezembro de 2012 as 10:14

    È hora do Jorge Amado demitir-se das suas funções, porque se o MLSTP foi chamado para constituir Governo, deveria ser o SRº do Talho do Kolombo a figura ideal para 1º Ministro. Se ele não gera consenso, tenham coragem e demitam-no!!!

  62. de ceita

    11 de Dezembro de 2012 as 10:22

    Cada novo PM que aparece, renova as expectaivas do povo, mais as expectativas são logo defraudadas. Este vai ser mais um entre os muitos que já apareceram. A única diferença que poderá marcar, é se tiver a capacidade de melhorarar o estado da justiça no país, demonstrando assim a firmeza nos discursos que fazia quando era bastonário da ordem dos advogados.

  63. A luta continua

    11 de Dezembro de 2012 as 10:44

    Valeu a pena a escolha do PR, sinceramente que gostei. Agora vamos todos nos nossos postos de trabalho ajudar este governo porquanto que o tempo é curto para dar volta a situação. Este Governo tem que ser objectivo nas suas acções. Algumas Proposta de acções concretas para programa desse Governo.
    1)Educação – mais Autocarros Escolares,pagamento de bolsas aos estudantes bolseiros
    2) Social (População) – abastecer o mercado com genero da 1ª necessidade para população
    3) Saude – Abastecer o Hopital com medicamentos.
    4) Infra-estrutura continuar com o projecto de reabilitação de estradas e pontes

    5) Pesca – continuar com o projecto de Pesca nomedamente construção de canoa tipo Prau e outras coisas mais de relevancia.
    6) Jovens – Financiar os jovens com iniciativa Empresarial
    7) Trabalhadores Licenciados- Resolver de uma vez por toda a questão de indemnização dos licenciados ( acabar de uma vez por toda com a imagem do nosso corrupto Kawik)
    Um bem haja a todos

  64. Chiquinho Cabral

    11 de Dezembro de 2012 as 10:57

    O que se passa em S.Tomé….Será que não temos outros quadros para tratar do destino do nosso jovem país.. O país precisa de pessoas com novas ideias… Jovens com capacidadas endogenas de reflexão.. Sangue novo…Estou farto de tanta politiquice…e VCS?????

  65. Quá ê dá ê dá

    11 de Dezembro de 2012 as 10:58

    Isso ta virando uma palhaçada, qual a legitimidade que o MLSTP tem para comandar o país? Acaso foram eles os últimos vencedores das eleições legislativas? Trata-se evidentemente de um golpe de estado político, temos que manter e ter a mente aberta para os acontecimentos no mundo hodierno e pegarmos o exemplo de Paraguai que foi excluído do Mercosul, por ter tomado posições semelhantes aquelas vistas em São Tomé e Príncipe.

  66. carlos

    11 de Dezembro de 2012 as 10:59

    Gostei da escolha, finalmente!
    Patrice Trovoada para além de ser, arrogante, estupido e sínico é malcriado.
    Já reparam a forma como o Patrice trata o Presidente: ele ao invés de sua excelência-tem que voltar atras com a sua decisão, entre outras maneiras de dirigir a alguém que pode ser o seu pai. Sendo assim pergunto: que culpa tem o Pinto da Costa, se não foi o Pinto da Costa que introduziu “moção de censura ao governo? Se as pessoas não são educadas, não sabem dialogar, não sabem colaborar, sentem-se superiores, de quem é a culpa se as coisas lhes correm mal? O Presidente da Republica, buscou todas as formas de entendimento e viabilidade para que o ADI continuasse no governo. Mas o Patrice Trovoada, com a sua estupidez e ganancia, fez com que as coisas conhecem-se outro ritmo. País é de todos nós e não pode parar por causa de uma só pessoa “PATRICE EMERY TROVOADA”, assim sendo medidas tinham que serem tomadas. Já foi escolhida uma figura para o ocupar o cargo de Primeiro-ministro, uma figura, inteligente,ponderante. Apesar de algumas pessoas dizerem que fez isto e aquilo mas não é o que importa porque são referências do passado e deixemos de rancores. Porque as pessoas aprendem errando. Viva Dr. Gabriel Costa, viva S.Tomé e Príncipe, abaixo as pessoas de má-fé e os invejosos.

  67. Verónica

    11 de Dezembro de 2012 as 11:22

    Admira-me mto qdo as pessoas dizem que o Patrice estava a governar bem. O que aconteceu é que a oposição deu-lhe período de graças e ele pensava que era infinito. Não soube aproveitar. Usou e abusou da confiança.
    Alguém que quer estabilidade,deve cumprir as regras da Administração. Porque razão ele não prestou as contas. Porque razão ele não foi a Assembleia qdo foi chamado. O coitado do povo pequeno que ele dizia que defendia era seu escudo. Coitado do povo pequeno.
    E era nesse povo que ele se refugiava. O PT e os seus sequazes diziam que os outros se refugiavam na imunidade e ele no povo.
    E agora. Queremos ver até aonde ele vai levar esse povo miudo/povo pequeno. Os deputados que se cuidem. Ele acabou com Angela, que foi muito ingénua e agora é com os deputados. Ele não quer cair sozinho. Dentro de dias ele vai sair e não vai vos deixar um tostão.
    Se cuidem

  68. Põe boca não tira

    11 de Dezembro de 2012 as 11:45

    ESPEREMOS QUE A CRITICA QUE TEM FEITO ENQUANTO NASTIONARIO DA ORDEM A SECTOR DA JUSTIÇA, AGORAS TEM UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA FAZER ALGUMA COISA PARA MELHORAR ESTE SECTOR TÃO IMPORTANTE NA DEMOCRACIA….
    BEM HAJA…

  69. DESILUDIDO

    11 de Dezembro de 2012 as 12:28

    Há sempre um momento para um stop! Stop à decadência, à corrupção e à aflição (de muitos)! Stop à impunidade e ao salve-se quem puder (para alguns)! Espero que o 1º. Ministro indigitado assuma o papel histórico de protagonizar esse STOP! Há que iniciar a viragem e estou certo que chegou a hora. Gabriel, reassuma o espírito dos ideais nobres,puros e desinteressados que nos orientavam nos bons tempos da JMLSTP, quando só queriamos ser felizes e ver o povo feliz!
    Há muito para fazer mas não queiras fazer tudo de uma só vez… Comece a fazer! Ou o paciente que ainda não morreu da doença pode morrer da cura. O que faz falta é mobilizar quem esteja a altura de participar na viragem. Melhor que ninguém saberás escolher a tua equipa e a História ser-te-á justa e o teu povo agradecido!

  70. migo povo

    11 de Dezembro de 2012 as 13:37

    meus parabens ao PR´que de uma forma tao inteligente soube resolver essa dificil situaçao.
    quero deichar um conselho aos deputados de ADI a nao abandonarem a assembleia porque nao é so na governaçao é que se pode dar resposta ao povo que os elegerao e ate na hora de despedida tiverao lado ao lado com eles o meu grande receio é que se isso continuar o partido ADI corre o eisco de ficar na posiçao de MDFM daque a dois anos,um partido politico tem que ter varios homens preparados para assumir a lideransa porque se o lider morrre o partido n pode morrer com ele,deicha de lado a arrogancia,abana cabeça uma vez para o pai porque todos os filhos faz isso uma ves na vida,assim como quando estava a gorvernar criticava os outros a ter uma postura construtiva e de orientaçao é o que deve o ADI fazer agora porque o povo vai estar atento entao a opusiçao tambem tem o seu papel,estar na bancada a ver os outros a jogar é facil…..

  71. Amélia

    11 de Dezembro de 2012 as 19:10

    Forca D Grabiel Costa traga para assembléia todos os cambalachos do Patrício Trovoada porque ele faltou muito respeito aos depotados ele pensava que estava a governar a quinta ou fazenda do pai dele senhor Trovoada Pinto da Costa Forca .

  72. Medusa

    12 de Dezembro de 2012 as 6:29

    Isto eh uma bananada! eh o ke eh….este país nunca ira para a frente devido a instabilidade politica, sucessiva queda de governos …Quando acabar o curso nao sei se quererei viver num pais como stp ..sinceramente ja nao tenho esperancas neste meu pais…

    • tem panciencia

      12 de Dezembro de 2012 as 8:54

      O GOVERNO TEM Q APRESENTERA AS CONTAS, VIVA PINTO DA COSTA

  73. fransisco

    12 de Dezembro de 2012 as 7:19

    O que queremos afinal! onde queremos chegar afinal! porquê tudo isso?
    A plítica que vivemos é a política de pessoa e não do País,é o que herdamos dos nossos ancenstrais, e como sempre, os pequenos é que choram. Só deus sabe.
    Vamos assistir o XVI governo constitucional.

  74. ném uê chá

    12 de Dezembro de 2012 as 7:29

    O país é nosso ou de certos?
    porquê certos mandam e o povo obedece?
    Estamos num país onde diz-se que é o povo é quem manda mas o que vemos é que o povo não tem o poder nem a força nem autoridade para tal,por isso,vaomos morrer a mingua devido o nosso silêncio.

  75. Malê

    12 de Dezembro de 2012 as 8:44

    este sera um subordinado do pito da costa

  76. ENER CORREIA BARROSO

    12 de Dezembro de 2012 as 11:09

    Porquê Gabriel Costa, Sr Pinto da Costa?!..
    Será!?
    É A MELHOR OPÇÃO PARA O MELHOR DOS PEQUINITOS QUE VÃO PARA A ESCOLA À PÉ, E MUITAS VESES SEM COMER UM PÃO?
    SÃO TOMÉ E SANTO ANTÓNIO É VIVO, E NOS PROTEJA DAS VOSSAS INRESPONSSABILIDADE SOCIAL e humanistica. que Deus nos a Tenha. obrigado. filho da terra, purro.

    • mandjuandadi

      2 de Abril de 2014 as 11:10

      Correçao : pequenitos / pequinitos 0/20,
      vezes /veses 0/20, irresponsàvel / inresponsavel 0/20 .
      Leia e corrija, antes de enviar…

  77. VÓM VOM

    12 de Dezembro de 2012 as 11:25

    EPÁ. GOSTARIA DE VER CARA DO JOSE VIEGAS, QUINTAS DO MLSTP, IHIHIHIHIH, QUE RISOS, TANTA LUTA CONTRA O PATRICIO EM VÃO, AGORA ESTOU RINDO DESTES MARIONETES DO PINTO. DESEPÇÃO ATRÁS DA DECEPÇÃO, FRUSTRAÇÃO EXTENSIVA A JUIZ DO SUPREMO QUE ASSESSOROU A QUEDA..VEM AI O ROSEMA TÁ, NÃO ESQUEÇAM DE DEVOLVER A FABRICA.IHIHIIHI É TANTA PIADA QUE MORRO DE RISOS..

  78. de ceita

    12 de Dezembro de 2012 as 14:11

    existe algo muito estranho neste país, porque razão as pessoas não se entendem? geralmente, e, está comprovado que governos de iniciativa presidencial ou de coligação entram em desavenças uns com os outros, este não será diferente, sobretudo quando estiver perto das eleições de 2015.

  79. belita Domingos

    12 de Dezembro de 2012 as 17:22

    Viva Pinto da Costa
    Viva Gabriel Costa
    Viva Alcino Pinto
    Isso até rima é porque estamos no caminho certo força ai vamos conseguir……
    Abaixo Patrice trovoada
    Abaixo Isabel Domingos
    Abaixo Levy Nazaré
    Abaixo ADI, os oportunistas
    Nada Rimou caminho errado sujou quer dizer ruaaaaaaa

  80. Dinika

    13 de Dezembro de 2012 as 15:22

    Caro amigo Gabriel,
    Foi com muita emoçao e alegria, que toda a banda dos teus camaradas africanos,que estudaram contigo e, ou, conheceram-te em França,sabemos que sempre foste brilhante, honesto, capaz e muito corajoso …é uma sorte (se te deixarem dirigir livremente), que o santomense te tenha como 1° ministro. Mil bençaos, especialmente, do povo guineense que muito te aprecia e “darma”para ti oas seus espiritos , para que te protejam do maus olhados e de mà fé daqueles que te invejam e cobiçam o teu carisma , a tua personalidade, a tua aùrea…
    Djukumu stà ku bô, nha armon.

  81. Nira Alvim

    25 de Dezembro de 2012 as 14:15

    Forca,Gabriel.Espero que conserve e faca prevalecer en este mandato ,todas as ilusòes e espirito ,que eu lhe conheci há muitos anos.Evite as influencias ,mas sobretudo afaste as nuvens da corrupcao .Alguns confiamos em si e desejo-lhe sucesso na tarefa de dirigir ,se bem que vai ser difícil ,mas acredite VOCÈ PODE .NIRA e ANDRES

  82. mandjuandadi

    17 de Maio de 2013 as 9:15

    Gabriel, é de facto para ti uma longa, dificile e complicada caminha…na tua equipa , é certo que tens alguns que vao contra a maré do que fazes e/ou queres fazer (hà sempre elementos perturbadores e oportunistas nos governos, nem todos têm o mesmo espirito e combatividade, alguns esto contigo para tirar lucro pessoal…é pena!!!!). Infelizmente é assim. Mas continua firme e determinado no tem combate, com o objetivo de “délivrer” o teu pais e povo desta situaçao que jà dura , complicando-se com os mandatos TROVOADAS, que regressaram à STP com a intençao de se vingar e de tirar partido dos bens santomenses…enfim! Nô Pintcha!

  83. SEABRA

    2 de Abril de 2014 as 11:04

    …Outrora (para aqueles que dizem de ti”jà foi 1° ministro e nada fez…), foste 1° ministro que alguns dias, porque o grande CORRUPTO de STP Frédrigue de MENEZES, nao podia manter-te como 1° ministro, sabendo que és de longe bem + inteligente e competente do que ele…donc, ias-lhe fazer sombra (apagaà-lo, simplesmete), e por cima (o + importante), ias-lhe impatar no seu roubo doentio…é um LADRAO frustradissimo, porque nao tem maneiras , nao tem educaçao , nem classe “ce pauvre type”. Aliàs, foi imposto por um outro GATUNO da mesma equipa de CORRUPTOS, Miguel Trovoada. Enfim!
    Povo de STP, nao tenham memoria curta, lembrem-se do passado, que é a consequência do presente…gente de memoria curta, nao tem HISTORIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo