Política

ADI não reconhece o XV Governo Constitucional

O agora maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe, ADI, diz que não reconhece o XV Governo Constitucional, e promete lutar por todos os meios legais, tanto no país como no estrangeiro, para defender a legalidade democrática.

Isabel Domingos(na foto), jovem, líder das mulheres da ADI leu o comunicado que a TVS, apresentou um pequeno estrato. « O partido ADI continuará a lutar por todos os meios legais e constitucionais dentro e fora do país, com o propósito único de restabelecer o regular funcionamento de todas as instituições da república e o respeito pela constituição», disse a líder do braço feminino da ADI.

ADI, condena o que considera ser assalto ao poder, e exige a clarificação da situação política actual. «O partido convida a todos os seus membros, simpatizantes e a população em geral que rejeitem e condenem esta acção de assalto ao poder e a tentativa de voltar com o pssado do partido único, a estar vigilantes e a lutar para que se clarifique a actual situação através de eleições legislativas antecipadas», referiu Isabel Domingos na declaração divulgada pela TVS.

Abel Veiga

    104 comentários

104 comentários

  1. Armindo

    12 de Dezembro de 2012 as 8:51

    Perderam e ponto final. Vocès tinham tudo nas máos deitaram fora. So vos resta passar a pasta aos que voces entregaram tudo de bandeja.

    • Bingo

      12 de Dezembro de 2012 as 9:41

      Quem deveria estar a tomar posse hoje como primeiro-ministro e chefe de um governo liderado pelo ADI, é o Dr. Agostinho Fernandes.

      Não está a tomar posse porquê?

      Passar bem, pessoal!

      • Ex militante do ADI

        13 de Dezembro de 2012 as 11:26

        Brincadeira tem hora. Deputados do ADI abandounou Parlamento e agora foram para Parlamento buscas salário e talão de combustivel. isto é um cumulo…

        • fla vede ca dochi

          13 de Dezembro de 2012 as 15:35

          Isabel Domingos(na foto), jovem, mulheres da ADI leu o comunicado que a TVS, apresentou isto e mulher de odai ou e mulher de martinho vai fazer politica das terra quemada espera para povo julgar-te aque a dois ano e ditermino por favor es a minha familia volta a parlamento assim ja nao vai pegar este milhoes da como depotada basta 4 falta, repara bem o salario mais dapotada pode viver a grande
          por favor vai porder o nosso carro quem vai mi dar bolieia vai isabel domingo

      • Bingo

        13 de Dezembro de 2012 as 12:57

        Isabel Domingos:

        Não aceite ser o rosto do caos e da política da terra-queimada. Não se deixe queimar completamente como o Dr. Levy Nazaré.

        Já foi lamentável vê-la no parlamento a fazer coro com os boçais e irresponsáveis.

        Aos comentaristas que a insultam, ignore.

        Aos seus colegas do partido que já entraram em debandada e não a defendem neste espaço, tome boa nota. Aprenda.

        A senhora tem todo o potencial para vir a ser um grande quadro do ADI e do nosso país. Não se perca e não seja seguidista cega de ninguém, porque a senhora pode fazer muito melhor do que isso – um ADI com várias cabeças pensantes é muito bom para o país.

        Entre o Dr. Levy Nazaré e o Dr. Agostinho Fernandes, tenha sempre o Dr. Agostinho Fernandes como referência. Para seu bem.

        Alguém que a estima, reconhecendo que o poder a tornou um pouco petulante e arrogante. Nada que não se possa corrigir.

        E força, que o país precisa de mulheres fortes.

        Passar bem!

        • Obiang

          14 de Dezembro de 2012 as 10:29

          Isabel Domingos:

          Bingo tem toda a razão. Quando lhe pedirem para ler o próximo comunicado incendiário ou para ir acender velas como se a senhora fosse uma simples beata, diga-lhes para mandarem o Baluba. Claro que ele não irá porque tem muito a perder se dá a cara.

          A senhora não se esqueça de que o seu capital não é dinheiro, porque não roubou e não tem fortuna pessoal.

          O seu capital é a sua credibilidade e o respeito que a senhora for capaz de conquistar na sociedade política e na sociedade em geral.

          Cuide de si. Se não for seguidista cega de ninguém como diz o Bingo, há-de ir longe. Vá pelos seus próprios pés, pela sua própria cabeça.

          Bom dia.

      • O Revolucionário

        13 de Dezembro de 2012 as 16:01

        E de quem é a culpa? O partido ADI tem um menino de nome Patrice Trovoada que so quer o poder pra ele, por isso não aceitou a ideia de ser uma outra pessoa a ser Primeiro Ministro, por isso não foi o tal Fernandes. Isso so mostra que esse menino desobediente não quer nada relacionado com o país ou com a população, mas sim quer apenas o poder e mais nada. POVO DE S.T.P, ABRAMOS OS OLHOS E ENCAREMOS A REALIDADE, PATRICE TROVOADA NÃO PRESTA PARA SER PRIMEIRO MINISTRO, E ISSO NÃO PODEMOS ACEITAR, A NÃO SER QUE QUEIRAMOS VER O NOSSO PAÍS COM A MANCHA NEGRA PERANTE TODOS OS PAISES E PERANTE TODOS OS SANTOMENSES.. Que o novo Governo saiba com sabedoria trazer o que esse país almeja desde a sua independencia. Vamos todos trabalhar juntos…

    • povomanda

      12 de Dezembro de 2012 as 11:12

      Meus irmãos(POVO), sãotomenses, não se deixem serem enganados pelo Presidente da República,nós já fomos escravizados por esse senhor durante 15 ou mais anos.Abrem o olhos. O partido que tinha que estar no poder legitimamente é ADI, Cujo foi eleito pelo povo. Agora O País retrocedeu-se ao tempo de Partido Único. MLSTP,na Presidência e no Governo . Povos vamos sair a rua em massa protestar com a decisão errado do Pinto da Costa. Porquê Ele não convocou eleição antecipada? Porque o senhor queria tomar novamente o seu Razão da ditadura. Oscarito é a pior pessoa para fazer parque de qualquer governo de um pais supostamente democrático. Quantos Cidadãos não foram esbofeteados por esse senhor,quando tentavam retirar areia de forma ilícita nas praias. Será esta a postura e ética moral de um Ministro???. VAMOS SAIR A RUA SIM.Nenhum partido vai governar o pais com perspectiva para desenvolvimento em menos de 2 anos . Eles Vão arrumar a casa e encher os bolsos, e mais nada vão fazer para o desenvolvimento dessas ilhas maravilhosas . Presidente da República devia aprender a trabalhar com o senhor Tozé Cassandra, esse sim,é um homem de saber e que luta para o desenvolvimento. Estamos fartos, desesperados com a politica praticada pelos políticos politiqueiros e Corruptos desse pais.BASTA;BASTA;BASTA!!!!!!! O Pais Precisa de Justiça.NOTA: Alguns dos atuais membros do governo não têm nada a ver com a minha a critica, alias parece-me pessoas jovem com vontade de darem o seu melhor,mas não têm tempo para isso.

      • povomanda

        12 de Dezembro de 2012 as 11:14

        Correção:

        BRASÃO ao invés de RAZÃO

        Obrigado.

      • povomanda

        12 de Dezembro de 2012 as 11:17

        Correção fazer PARTE e não FAZER parque

      • original

        12 de Dezembro de 2012 as 14:57

        Ó povomanda,pega no Levy e sai à rua quem sabe lá as coisas podem retroceder.

        • Nada

          15 de Dezembro de 2012 as 12:23

          Vamos seguir o exemplo dos nossos irmaos: Angola e Guine Equatorial.
          Vamos sim voltar para o regime em que o presidente da republica e’ quem dita as ordens. PONTO FINAL. SAo TOme precisa disso o mais urgente possivel.
          BOM Natal a todos……

    • fome

      12 de Dezembro de 2012 as 13:49

      O ADI só pensou neles.Quem andava no mato a procurar votos para o partido,não foi respeitado.

      È bom ficar claro que o ADI,não é o Patrice Trovada.

  2. ADI

    12 de Dezembro de 2012 as 8:51

    Nada de eleição antecipada, o Patrice tem de cair na real, se lica cara…

  3. Armindo

    12 de Dezembro de 2012 as 8:53

    Abel Publuque a listanominal dos futuros ministros, respectivas pastas e formação de cada um deles por favor.

  4. Fiô Glósso

    12 de Dezembro de 2012 as 8:58

    Nón reconhece d’ôcês! Kem tem contá?!

    • ha ha ha

      12 de Dezembro de 2012 as 16:49

      Falaste bem em momento sério mas fizeste-me rir

  5. Mimi

    12 de Dezembro de 2012 as 9:06

    Nao reconheçam enquanto puderem. Quando se cansarem de nao reconhecer…

  6. ATENCIOSO NA DIASPORA

    12 de Dezembro de 2012 as 9:12

    isabel domingos que fike calada e deixe de ser manipupalda pelo vosso lider….ja nao sabem fazer mais nada? é so governar….? ou formaram na governacao? ocupe se do vosso trabalho e contribua pra o engradecimento do pais e deixem de politikisse….se eu fosse Dr pinto da costa, vos fazia calar a boca…tao a falar muito…ja vi que esse pais precisa mesmo do sistema presidencialista.

  7. Ancrajoty

    12 de Dezembro de 2012 as 9:16

    Voce diz que todos do v/partido!!!. Entao se e’ assim voces devem ler bem e muito bem o que e’ uma Democracia e as Leis e os codigos parlamentares. Se meia duzia do v/partido nao concorda devido a vossa propria cegueira e o v/egoismo ,nao me parece que ,sejam todos porque existem pessoas de muito bom senso no vosso meio. Parem de atirar areia aos olhos dos outros.

  8. Célia Menezes

    12 de Dezembro de 2012 as 9:22

    Ora pois!! como dizem os portugueses!
    Acharam que eram espertos, forjaram toda a crise pensando que iam sair bem, agora, aguenta!!!Podem ir chorar até para o papa que daqui não levam mais nada.
    O que está feito, feito está. Quero ver quem vai mandar e mudar nas leis dum país democrático e soberano.

    • joao pereira

      12 de Dezembro de 2012 as 16:05

      não digues baboseiras minha sra.O Patricio é um bom bom homem se assim não STP estaria a arder.

      • joao pereira

        12 de Dezembro de 2012 as 16:08

        Não digues baboseirasw minha sra. o Patricio é um bom homem,se assim não fosse STP estaria a pergar fogo.

        • Bingo

          12 de Dezembro de 2012 as 17:01

          Sim, Sr. João Pereira.

          Como pegou fogo quando Miguel Trovoada demitiu dois governos de maioria absoluta do PCD.

          Como pegou fogo quando Patrice, Fradique e Miguel derrubaram o Pósser para pôr Patrice como ministro dos Negócios Estrangeiros.

          Como pegou fogo quando Patrice e Fradique juntaram cabeça e passaram a perna ao Tomé Vera Cruz para Patrice ser primeiro-ministro.

          Nem com manifestação nem com reza nem com vela. Acabou! Voltem depois, com menos abuso, arrogancia, atrevimento e cambalacho. O país é de todos, cá vos esperamos.

          E já agora, quem diz baboseiras é o senhor.

          Passar bem!

  9. Neto Keta

    12 de Dezembro de 2012 as 9:26

    Os nossos problemas sao resolvidos no nosso SAO TOME E PRINCIPE,nunca no estrangeiro,temos um Governo era disto que o Pais precissava,o ADI o P.Trovoada e o ADI sao agora aoposicao.ponto final…

  10. Felisberto Bandeira

    12 de Dezembro de 2012 as 9:28

    Esses cumentario nao devia vir ao publico, nem sei porque que voces continuam ainda no ADI ,um partido onde os membros nao tem liberdade de exprecao tenham vergonha pra me este partido nao devia existir e uma farca de partido para servir outros enteresses e nao o povo e a naçao Santomense, POVO DE S.TOME E PRINCIPE ABRA VISTA

  11. Lévé-Léngue

    12 de Dezembro de 2012 as 9:29

    Auó!!! Nancê legá cóbló bé dê, só sca da son bodón!!!
    Foi incrível a vossa demonstração de compromisso para com o País e os seus eleitores.
    Quando ouvia o Sr. 1.º Ministro dizer que há mais “Patrices Trovoadas” em STP, estava convencido que a ADI tinha alternativas de liderança.
    Afinal, saiu Patrice e caiu ADI em bloco. Não sei se se tratou de um plano estrategico, seja como for, FALHOU!!!

  12. raimundo das neves

    12 de Dezembro de 2012 as 9:29

    Senhora
    Isabel Domingos,
    O que lhe aconselho a você assim como outros seguidores do dito Dr. Patrice Emery Trovoada, para ficarem quietos. Cresçam e apareçam, porque vocês ainda não conhecem o povo de São Tomé e Príncipe. Não confiem muito. Poderão estar a pisar num lodo.
    Ainda outro conselho que vos dou, é de que abram os olhos, porque quando PATRICE TROVOADA, sentir-se mesmo muito apertado, devido as suas altas CAMBALHOTAS, o mesmo vai desparecer e acredita que o ADI desaparecerá também. NÂO TENHAM DUVIDAS. ADI, já teve muitos bons quadros. Aonde é que eles estão? Saíram todos, porque não estavam despostos a suportar os esquemas e falsidades dos TROVOADAS. ADI só está a existir, em defesa exclusiva dos TROVOADAS. Um dia que vecês todos acordarem e descobrirem quem são os TROVOADAS, poderá ser muitíssimo tarde.
    Você, ISABEL DOMINGOS, demonstra de ser muito vigorosa. CUIDADO MENINA. sabe quem são os que participaram e que deram o seu grande cabedal na fundação do ADI? Esses estão todos fora.
    Portanto, meus caros, no quadro de vossas especialidades ou atividade profissional, tentem crescer, pois, São Tomé e Príncipe, precisa de gente que trabalha de facto para o seu desenvolvimento e do seu povo. Não aqueles que pretendem refugiarem-se nos partidos, a procura meio de sobrevivência. “TACHO”
    ACORDEM, ACORDEM POR FAVOR E ABRAM BEM OS OLHOS.
    TCHAUÊÊÊÊÊÊÊ……………

  13. JOSE CARLOS

    12 de Dezembro de 2012 as 9:32

    Politica de terra queimada essa do Partido ADI, demonstra o quão radical é esse Partido, o que vem dar razão ao Presidente da República….

  14. Diogo Carvalho

    12 de Dezembro de 2012 as 9:41

    Maus perdedores!

  15. Um Elemento do Povo

    12 de Dezembro de 2012 as 9:41

    Eu também não reconheço ADI como partido político e nem essa senhora como politico. Voltem para assembleia trabalhar.
    STP precisa de trabalho, o país não precisa de reconhecimento nenhum, já tem reconhecimento que chega e basta.

    Vocês do ADI elegeram violência, ataques pessoas a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica como forma de fazer politica, o miúdo Levy Nazaré insultou Presidente de forma repugnante. Olha digo-lhe o que Levy Nazaré fez a Presidente Pinto da Costa, o pai de Patrice Miguel Trovoada não o admitia nem um dia se quer. Esse mal criado de Levy devia pedir desculpas públicas ao Presidente da Republica! Outro fraco de Domingos Boa Morte, digo fraco porque conheço-lhe muito bem, devia pedir desculpas públicas ao povo de STP que vocês muito defendem, pela cena patética que exibiu na assembleia nacional perante as câmaras da TVS.
    Eu não reconheço nenhum partido que ínsita o povo e o país a violência e arruaças publicas!
    Cenas de violências e arruas, são cenas típicas dos filmes Gaboneses.
    Senhora do ADI (Isabel Domingos), política é como jogo de cassete, pode-se atingir o adversário com as duas pontas do pau, tudo fica dependente da habilidade do jogador.
    Cuidado, Aqui mesmo é inferno, Aqui mesmo gloria.

    Imagem de marca do Governo do ADI, foi arrogância, nepotismo, e um falso combate a corrupção, sem quer esquecer de mais 102 viagem de Patrice com Arlindo Bala, Nino Monteiro, Teobaldo Cabral e outras corjas de fracos e incompetentes.

  16. isabel domingos

    12 de Dezembro de 2012 as 9:44

    Voces de ADI nem deviam mais aparecer ao publico.
    Tornaram todos IDIOTAS.
    Esperamos agora é que todos voces sejem entregue à Justiça.

  17. Féde ká Dóxi

    12 de Dezembro de 2012 as 9:45

    Isabel, Eu sou um dos teus apaixonados, gosto mto da tua fisionomia, mas tens uma cpoisa que só poderia te mudar se estivesse ao teu lado. É fazer-te ver oque não estás a ver nem queres ver. Está sendo enganada. Um dia te direi isso de perto frente a frente.
    Estás a ser usada. Tu insultaste o Bano no Parlamento, seguindo o Levy. Não te informaste e seguiste-o as cegas. Cuidado, este mundo não é bom. Esses políticos usam-nos como descartáveis.
    Agora vais dar tuas aulas e vamos-nos cruzar aí na vila junto a bomba todos os dias.
    O Patrice não soube usar o poder. Ele arranjou mulher bonita e muito linda e não soube cuidar dela. Apareceu um Zozó lové, bronqueiro levou-a e agora?! É só chorar.
    Agora no Parlamento o ADI vai gritar, gritar e ninguém vos vai ouvir. São minoria. Aonde está o teu esforço esse tempo todo. Deste a cara. Cuida-te

  18. cuba

    12 de Dezembro de 2012 as 10:04

    Armindo gostei da sua missiva, é mesmo assim e acabou a brincadeira, deram de bandeja e agora está a reagir. governo de patrice tinha tempo, muita arrogância, quer tomar terra mão à mão. O REI FOI NÚ KIKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKA quá líiiiiiiiiii bili cúá pia. acassamé súbaaaaaaaaa

  19. Casca Pau 3

    12 de Dezembro de 2012 as 10:05

    Olhe, tendo em conta a situacao economica desastrosa que o pais vive e nao so, so mesmo individuos que nao possuem QE & QI (Quoeficiente emocional e Quoeficiente de inteligencia)é que pense em fazer eleicoes antecipadas. a titulo de exemplo, se ha tanto dinheiro, porquê que nao de ou melhoram a imagem no nosso AEROPORTO INTERNACIONAL se assim posso o chamar?
    Por outro lado sera que dentro do partido ADI nao ha outra cabeça capaz de exercer a funcao do PM? Em resumo aceita a vossa fraquesa e falta de competencia.

    Ate mais.

  20. Teixeira

    12 de Dezembro de 2012 as 10:05

    atenção, não podemos continuar a viver na injustiça”viciosa”, o que aconteceu recentemete em STP, foi um autentico assalto ao poder, o que iré adiar cada vez mais o desenvolvimento do nosso Pais.
    O partido ADI, foi eleito legitimamente pelo povo e deve governar dentro do periodo estabelecido.
    Meus irmão, está situação so ira causar mais conflitos e sentimentos de vingança, “onde a corda ira rebentar sempre do lado mais fraco”, o lado do povo.
    Tenho dito.

    • tem panciencia

      12 de Dezembro de 2012 as 15:21

      VAI LAVAR BOCA QUE O DEMONIO SEJA SULDO

  21. original

    12 de Dezembro de 2012 as 10:06

    ADI com reconhecimento ou não o Governo já está formado.Agora,devem pensar no futuro do partido o que será a partir de agora porque julgo que muitos simpatizantes vão voltar as costas ao partido e o mesmo vai ficar desfalcado.
    A Srª Isabel Domingos é muito bonita para estar a fazer este papel de fiasco;deixa este papel para Levy e PT que foram o pivot deste conflito.

  22. omali uxi

    12 de Dezembro de 2012 as 10:26

    como disse outro,bó legá cobló valá zó scada som bodom,mináeee sossegá,cúa scá bi.SR ISABEL DOMINGOS queres um conselho,então toma…daqui há mais uns meses vc ISABEL e LEVY NAZARÉ acompanhem o vosso patrão,SR PATRICE TROVOADA e vão se embora pra GABÃO,CONGO OU NIGERIA,ELE É DE ONDE MESMO? CONCÉ DI MIGOEEEEEE FUIIII

  23. isabel domingos

    12 de Dezembro de 2012 as 10:34

    NOS ADI SOMOS TODOS IDIOTAS

  24. Manuel de Jesus Bonfim

    12 de Dezembro de 2012 as 10:45

    COITADA.EMAGRECEU

    • Tonga

      12 de Dezembro de 2012 as 14:32

      Sofrimento muitoê!!Tacho ta ir embora.Como agora?

  25. Bem para todos.

    12 de Dezembro de 2012 as 10:59

    Ao contrario do ADI não reconhecer o XV Governo Constitucional, deveriam em primeiro lugar não reconhecer o Patrício Trovoada como líder do partido, procurando instaurar a verdadeira Democracia no interior do partido ADI.

  26. Casa T

    12 de Dezembro de 2012 as 11:03

    Dona Isabel Domingos, você é um pau mandado do Patrice Trovada, vai ma zé cozinhar e passar para teu Marido que ficaria-te melhor… quem mandou vocês de ADI, serem burros, incompetentes, arrogantes?O povo de STP, nunca mais devia dar um voto de confiança mais, ao partido ADI, vocês desiludiram os vossos militantes e simpatizantes, principalmente o Sr. Patrice Trovada e Levy Nazaré. Vão para casa reflectir e vir pedir desculpas aos seus militantes, simpatizantes e o povo de São Tomé. Quanto ao SR,Presidente Pinto da Costa, muito obrigado, pelo trabalho que o Senhor tem feito a favor da nação e a decisão mas acertada que tomou face a crise política vigente. Mas uma vez, e desta forma, o povo está e estará consigo. Bem haja a nossa Democracia e ao povo de São Tomé e Príncipe.

  27. Amélia

    12 de Dezembro de 2012 as 11:20

    Isabel Domingos arranje ocupação e deixe de dar as caras,você e cega ou esta a fingir ? Vocês do ADI nao tem livre expressão nem o próprio Varela como ministro tinha voz era apenas um pau mandado pergunte ao PATRICE QUEM ASSINOU O DOCUMENTO DO KOSOVO ? Falsificou assinatura do PINTO tem muita água para rolar debaixo da ponte. O pior esta Pr chegar.PATRICE E VARELA E LEVY TEM QUE IR PR A CADEIA BANDIDOS.

  28. vava sovietico

    12 de Dezembro de 2012 as 11:30

    ADI não quis formar governo portanto agora não atrapalhem quem quer trabalhar,se voçês do ADI amam SAO TOME E PRINCIPE por favor parem com estas brincadeiras…SAO TOME E PRINCIPE não pode continuar a ser usado para beneficio de partidos nem figuras que se acham superiores a DEUS…

  29. A luta continua

    12 de Dezembro de 2012 as 11:44

    “Bô dêçá coblô valá zô escáda són bodón”. Enquanto o cão late a caravana passa. O ADI cavou a sua sepultura com as suas proprias acções. Deviam apostar no Agostinho fernandes. Agora o melhor é estar calado deixar o XV governo constitucional governar. E é melhor irem pra assembleia fazer oposição construtiva!
    Viva PG estou e estarei sempre do seu lado.

  30. Fiquei desempregado!negocio falhou

    12 de Dezembro de 2012 as 11:45

    É td que o patrice trovada ,ADI, e os seus comparsas merecem!
    fiquem fora disto ,o pais é nosso e não podemos aceitar que nos vendam como queriam fazer.
    Abaixo vcs!!!
    Abaixo ADI!
    Abaixo patrice trovada
    ABAIXO!
    ABAIXO!
    ABAIXO!

  31. Eugénio

    12 de Dezembro de 2012 as 11:51

    senhora Isabel Fernandes
    costuma-se a dizer «quem não tem argumento
    deturpa realidade» infelizmente é o que temos,que fazer.
    triste o ADI mais o seu lider revelou falta de maturidade política e saber e isto é muito perigoso para nossa jovem Democracia.

  32. Eugénio

    12 de Dezembro de 2012 as 11:55

    o Eugénio diz
    Isabel Domigos
    e não Fernandes

  33. Fiquei desempregado!negocio falhou

    12 de Dezembro de 2012 as 11:57

    Coitada de vc Isabel!!!!!! rrrrrrrrsssssssss, olha só pra cara dela ,que nem uma parva!!! sossega e saia disto
    não percebes nada.
    No proximo encontro paralamentar a porrada que o domingos boa morte deu a Manel ,ira sobrar pra vc!!!!!
    Vais apanhar por causa da boca que estavas a mandar !!!!!
    ta marcada!!!!!

  34. Shiloe

    12 de Dezembro de 2012 as 12:10

    Minha Senhora,
    Isabel Domingos

    São Tomé e Príncipe, apesar dos momentos difíceis que vem passando, soube com honra e esforço dos seus, erguer e caminhar por si só.
    Não há dúvidas que muitos tentaram ajudar o nosso país a erguer para o desenvolvimento em todos os sectores, mas infelizmente quando não há união nada se pode fazer.
    Triste é quando os militantes do ADI, que tantas oportunidades tiveram do povo de São Tomé e Príncipe, nada soube fazer; não é a primeira vez.
    É muito triste sendo que és uma jovem são-tomense e creio que deseja tanto quanto eu que a nossa terra siga em frente e prospere; Não é vires aí com um discurso trémulo sem caracter e tentar iludir o nosso povo.
    Façamos o seguinte aconselhando aqueles que estão a trabalhar para que eles possam fazer o melhor.

    Deixo um conselho de encorajamento para o nosso Governo « o XV Governo Constitucional »

    “Sê forte e corajoso e fazem a obra; não temam nem desanimem, porque o Senhor, há – de estar connosco; não nos deixará nem nos desamparará, até que acabem todas as obras…

    E que assim seja na graça de DEUS.

    Bem-haja São Tomé e Príncipe.

    Pin Manager

  35. sonhador

    12 de Dezembro de 2012 as 12:17

    Politicos fracos isto sim. DEveriam vir ser politicos ca na europa jornalista lhes tiravam caca. Bandos de medricas e mimosos.

  36. Graça

    12 de Dezembro de 2012 as 12:30

    Eu acho que o Governo do ADI, junto aos Donos de chora dores de lágrimas de crocodilo é ADI e seus membros morde à sopra vão para velharias do Barco do porto com negócios particulares.

  37. malebobo

    12 de Dezembro de 2012 as 12:32

    na politica é mesmo assim alegria de uns, tristeza dos outros,o tempo é que vai encarregar-se de tudo,não estou no pensamento de ninguem, mas eu acredito que mesmo nos partidos de oposição,há descontentamento, ok

  38. Manuel Antonio

    12 de Dezembro de 2012 as 12:48

    Todos os leitores deste jornal sao do MLSTP?

    • tem panciencia

      12 de Dezembro de 2012 as 15:35

      VAI LAVAR BOCA

    • Sonhador

      12 de Dezembro de 2012 as 16:32

      Incluindo vc que escreveu 😀

    • ha ha ha

      12 de Dezembro de 2012 as 17:13

      São quase todos sãotomemses e grande maioria partidariamente isentos

    • ir.jordao

      13 de Dezembro de 2012 as 22:28

      Ainda bem,

      e vc tambem.onde k esta os do ADI ?

  39. GIL

    12 de Dezembro de 2012 as 12:52

    Espero que isto sirva de lição ao ADI, apesar de não me conformar com este desfecho!
    Tinham tudo nas mãos para negociar e avançar um elemento do governo que fosse consensual. Em vez disso, andaram a fazer joguinhos parvos e arriscados com base numa aliança de união partidária e não pelo superior interesse da nação!
    Vocês são todos faria do mesmo tacho. Só muda a cor e cheiro!
    Se o ADI pensasse no povo, não ia adiante com esta teimosia. Onde já se viu nomear Levy Nazaré para primeiro-ministro! Figura que esteve no centro da vergonhosa cena de pugilato no parlamento. Até parece brincadeira. Que tipo de consenso queriam quando pensaram nesse individuo?
    Estão de parabéns pelo excelente trabalho que fizeram, faltou maturidade política e humildade.

  40. Nós

    12 de Dezembro de 2012 as 13:10

    Penso que é legitimo ADI, através da Isabel Domingos, reclamar ou pelo menos não reconhecer o XV governo pelo fato de direito de reclamação ser um dos direitos legalmente reconhecido no nosso Estado Democrático.
    Porém, esse direito de reclamação nao tem sustentabilidade por padecer de vicios como manipulação social, incumprimento do dever de informação (ex :não prestação de conta) , falta humildade politica de um governo minoritário por parte do ADI o que dá lugar a presunção de culpa e má fé do mesmo. Sendo assim, a constituição do novo governo liderado pelo jurista Gabriel Costa é legitimo e deve prevalecer.
    Força STP

  41. Lódoma

    12 de Dezembro de 2012 as 13:10

    Isabel Domingos quem são vocês para reconhecer o governo? És crianças caso contrario não matérias teus pés neste laço. Podes crer não abrevias vas ver abrevias abandone esse grupo que é ADI reparas uma coisa que sguinificado das os anéis entrelaçados? Se não sabes percura saber, desenvolver sabedoria tu já tens os pés entrelaçados falta as mãos abrevia menina. Seja inteligente.

  42. Eugénio

    12 de Dezembro de 2012 as 13:36

    Triste,assim que eu recebo notícia de que há proibição do líder do ADI em relação aos deputados da nação e que pelo visto não é proprietário do partido nem tão pouco do senhor Patrício Trovuada
    também é mais do que certo que o povo no momento próprio saberá tirar ilação desse e pisódio triste e lamentável.

  43. Armindo

    12 de Dezembro de 2012 as 14:21

    Isabel estas perdida. Patrice ja foi como voce fica agora è! Mama acabou voce ainda foi falar na TVS esqueceu que tem que ir trabalhar, vao pó voce na rua no emprego sem vergonha.

    Ele comeu limpó mao foi imbora dele e agora voce fica como mulher com filho sem pai. sè vlegonha.

  44. ke kuá san guê

    12 de Dezembro de 2012 as 14:35

    nha isabel domingos,mó qui nha abri grande oju na cabeça si,cuidado pa cabeça ca abri nha é.ca nha liga kes cuça de mundo nau éééé,sima ta flado bens materiais,tudo kes cuça ta fica li.

  45. Mafili

    12 de Dezembro de 2012 as 15:07

    A politítica deve ser exercida com inteligência e com humildade.
    A Senhora enquanto esteve no parlamento,teve sempre uma atitude de arrogância, aliada a sua ignorância e inexperiência
    Foi atras das mensagens dos seus gurus, Patrice e Levy.
    Agora é que a porca torce o rabo.
    Levy, é advogado…bom ou mau é advogado.
    Patrice é rico, muito ou pouco é rico…
    e a Senhora? e os outros sequazes do ADI?
    A senhora vai continuar na sua linda Trindade, a comer em pratos de aluminio e a dormir na esteira.
    Não que isso tenha alguma coisa de mau…antes pelo contrário…é que as pessoas esquecem-se muito rapidamente donde
    vêm, das suas raízes.
    Nos países que adotam o sistema parlamentar, a moção de confiança é uma
    proposta parlamentar apresentada pelo governo com o propósito de verificar
    se o parlamento confia no governo (na prática, o objetivo é verificar se o governo
    detém a maioria no legislativo). A moção é aprovada ou rejeitada
    por meio de votação (voto de confiança). Em alguns países, é frequente que o governo proponha
    uma moção de confiança para substituir uma moção de censura proposta pela oposição.
    É isto que está nos anais de direito.
    Era isso que o PT devia ter feito.
    Nos sucessivos governos do PCD que o ex- Presidente Miguel Trovoada derrubou, houve eleições antecipadas?
    Ainda não percebi a razão dessa fúria ávida por eleições…
    Acho que consigo fazer uma idéia…banho..dessa vez quanto é que não iriam dar para comprar os votos
    e a consciência das nossas gentes.
    O que deu cabo do ADI?
    Ambição desmedida. Malcriação e arrogância.
    Com tantos nomes que poderiam ter sido indicados para o cargo de Pm….só havia 1…Patrice Trovoada.
    Agora ficaarm sem o zêtê, sem o matété.

  46. sun fodê budu

    12 de Dezembro de 2012 as 15:17

    Isabel queiiii miuda cala boca, você quer compitir falta ti muito ainda, um conselho de amiga vai dar aulas e fica te melhor não viste que o ADI morreu ja não existe, ó buter esta fazer muita falta porque ele já fazia caixão pra enterrar os Adistas, mélé cabá dé éééé xauéééééé

  47. Aristides Barros

    12 de Dezembro de 2012 as 15:22

    Rafael Branco ex 1º Ministro na sua entrevista a TVS, falou do que o seu Governo fez durante a sua governação.
    Peço encarrecidamente ao Patrice Trovoada que venha também dizer o que o seu Governo fez para vermos na verdade quem trabalhou melhor. Como muitos dizem que o Governo do ADI estava a trabalhar bem, este é um meio que nos permite comparar os feitos dos dois Governos tendo em conta que o mandato de cada um desses governos foi de 2 anos.

  48. belita Domingos

    12 de Dezembro de 2012 as 15:24

    Isabel cala te queres competir falta ti muito,ainda não reparaste que ADI acabou, vão para casa, tu vais dar aulas, que fica ti melhor, fosse tempo de buter ele fazia caixão e enterava ADI muito tempo, e vocês estão mandar muita boca cuidadooooo….

    • dor de dente

      13 de Dezembro de 2012 as 14:52

      ISABEL É PRA IR PRA CASA CUIDAR DE FILHO E MARIDOS,,,CONHECER OS SEUS DEVERES DE MULHER….NAO ANDAR POR AI COMO UMM CAO MANDADO,,,,,TENDO EM CONTA QUE ELA É BOA PESSOA E TEM CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PRA SABER QUE ELA NAO DEVERIA ESTAR NO MEIO EM QUE SE ENCONTRA

  49. Inominada

    12 de Dezembro de 2012 as 15:35

    Não sou ADIista, mas havia boa gente no ADI, particularmente alguns dos que compunham o governo do ADI, tinham o meu respeito e simpatia. È pena que Patrice não deixou que os bons que andavam no governo pudessem fazer o seu trabalho….

  50. Carlos Jorge da Silva

    12 de Dezembro de 2012 as 15:36

    Izabel és neta de feticeira. Por isso andaste na praça da Independência a baiar a noite. Vai pegar camarão em varge mulembú.

  51. Preto

    12 de Dezembro de 2012 as 16:14

    Ó minha “querida” Isabel, gostaria muito de te conhecer! É possivel?

  52. antmtarita

    12 de Dezembro de 2012 as 16:21

    se tdos os leitores aque sao do MLSTP ja é um bom sinal na proxima eleiçao vamos bombar

    • A luta continua

      13 de Dezembro de 2012 as 7:49

      Concordo consigo mas, com muito trabalho.

    • A luta continua

      13 de Dezembro de 2012 as 8:04

      Olha, essa gente são tão arrogantes ao ponto de não comparecerem na serimonia de tomada de posse ontem, do XV governo constitucional. Acho que o PG junto da Assemleia Nacional deve tomar uma medida contra esse Partido porquanto que, não se admite uma coisa dessa. Visivelmente mais uma vez esse Senhor faltou respeito ao Presidente da Republica assim como também a Povo Sãotomense. Nunca se viu uma coisa dessa em S. Tomé. É muita brincadeira mesmo enfim…

  53. lumary

    12 de Dezembro de 2012 as 16:35

    porque é que o sr patrice trovoada não disse isso pessoalmente?
    tinha que mandar essa pobre coitada que nem tem 5 anos no parlamento?

  54. O Analista e Censurador

    12 de Dezembro de 2012 as 16:42

    O Presidente da República decidiu …esta decidido!… Nada de lutar no País nem Internacionalmente, porque não existiu nenhum conflito Político o que existiu é má governação e desrespeito a Democracia. No entanto a única coisa que o ADI deve fazer é preparar melhor para próxima eleição caso se vencerem, procurar governar sem ambição de agarrar muito no poder. São Tomé e Príncipe é de todo povo e não do partido ADI.
    Viva a Democracia
    Viva Presidente da República Dr. Manuel Pinto da Costa.

  55. CAOS CAOS CAOS.....

    12 de Dezembro de 2012 as 16:44

    Não haverá nunca caos em S. Tomé e Principe….haverá sim caos no partido ADI quando vierem as eleições

  56. sotavento

    12 de Dezembro de 2012 as 16:46

    Creio que este partido com este comportamento demonstra muito bem a classe que tem …a democracia nao compadece com essas selvajarias…estamos em mundo muito desenvolvido para este tipo de actos…ha que saber reconhercer os erros, meditar e buscar formas para que nao sucedam mas estes erros e nao com esses comportamentos absurdos

  57. Armindo

    12 de Dezembro de 2012 as 17:39

    piquena on ta Levy é! bobo

  58. Mé Zemé

    12 de Dezembro de 2012 as 17:52

    Efetivamente devem estar insatisfeitos, mas este é um jogo democráticos e todos os jogadores sabem as regras. O que conselho ao partido ADI, é que volte a assembleia e faça uma boa oposição e demostre ao povo que voces querem mesmo o melhor para este país, pois já não vale apenas andar por ai a lutar pela eleições. Eleições mesmo só daqui a 1 ano e 8 meses. Este governo vai trabalhar bem e vão tentar ofuscar o bom trabalho que fizeram no governo para terem bom resultado nas próximas eleições ( que basicamente vai ser só MLSTP contra ADI, pois PCD vai continuar de boleia). Conselho, se não quiserem perder esta popularidade que ainda têm, é voltar a assembleia e fazer uma oposição tipo policia (com investigação concreta) de modo a manterem a vossa popularidade e o país tambem fica a ganhar, pois fungindo a assembleia, vão ser rotulados de fracos e perderão a popularidade, e a oposição vão usar isso contra voces nas próximas eleições. Pensem nisso e pensem que oposição constritiva e séria também dá votos.

    • A luta continua

      14 de Dezembro de 2012 as 14:28

      E se governar bem nesse periodo, sou de opnião que assemlbleia reune e prolongue pra mais 2 anos o mandato deste governo e so se faz as eleições legislativa quando as condições estiverem criadas. Basta de brincadeira quero ver este País transformado na veradeira ilhas maravilhosas aquele cantinho que da vontade de viver que dizia sempre o PG nas suas intervenções.

  59. Jose

    12 de Dezembro de 2012 as 17:59

    O ADI não esta preocupado com isso…Comunidade internacional com voçês!!!!! tudo ilegal.

  60. humor de stp...

    12 de Dezembro de 2012 as 22:00

    Meu Deus ate quando ?

    • dor de dente

      13 de Dezembro de 2012 as 14:25

      ate sao tome chegar no fundo poço talvez possaM PARAR…….

  61. Barão de Água Ize

    13 de Dezembro de 2012 as 1:00

    O atrevimento na politica chegou a um limite tolerável. O sr. Patrice e os seus ajudantes, os que aceitam ser a voz do dono, ainda não perceberam que a democracia tem regras que devem e têm que ser respeitadas, nomeadamente as que estão plasmado na Constituição da República. Na próxima revisão da Constituição deverá ficar escrito a vermelho que o partido do sr. ex-primeiro ministro não pode desencadear cenas de pancadaria no parlamento, fazer ameaças veladas e impedir que haja liberdade de expressão, isto é que os deputados da oposição possam falar livremente.

  62. lima de viseu

    13 de Dezembro de 2012 as 1:54

    Não sei o que reclamam foram convidados a formar um novo governo mas como quiseram manter o Sr. Patrice no poder tentando que tudo continuasse na mesma azar…
    Agora façam uma oposição credível e não rejeitando fazer parte do parlamento…
    bye, bye

  63. Idalecio stock

    13 de Dezembro de 2012 as 6:05

    Tenno Pena. De si va a oposicao e faca o melhor mas si querem continuar , melhor afastarem do Patrice,
    Stock

  64. Santosku

    13 de Dezembro de 2012 as 7:21

    Pia kala tipa, ê fé mô cabla ku Gabon ku na bendefa. Ba fogon bá fé cumé da homem bô, laba lop da nen mina bô, magi na meté ni cua ku bô na sebe faê, pe na bida gan se bê.

  65. Português-Fôrro

    13 de Dezembro de 2012 as 8:41

    Isabééé, ocê dexô patrice enganá ocê. Ele safô vida dele e agora ta í mbora embarcá. Como agoraééé. Ocês acompanhô ele e agora ele cu mulhé dele e filho ta í mbora. ôcê cu tê omé é professó. Ocês ganha pôco, dinhêro di diputado nom tem más, como agoraééé. Agora tem que entregá carro c’ocês tem de ssembreia, passaporte deplomático na tem más. Agora comu è. Viu, ocês foi acompanhá levy, mulela (Domingos Boa Morte) e outros colega nervoso, nervoso agora eles tem otra vida deles. Se ocês na tem gleba, adewa congoééé. Ê gostava docês, principarmente ocê, mas agora`ê tô triste poke ocês discontrolô uhm caminho e sô patrice enganô ocês. Tchauêêê. Deus ajuda ocês ééé. Poritica é assim mêmoêêê!…

  66. Graça

    13 de Dezembro de 2012 as 11:26

    Na verdade celá mosca cuji da flida punda ché na cuji da flida kê kuâ ê cá lóló sá Patrice Trovoda cu san Isabel Domingos miolêê sá bilá wuê da plasma cu canal Zimbô tan êêêêêê papa cabaêÊÊ

  67. Grigorio Peseiro

    13 de Dezembro de 2012 as 11:45

    Uma coisa notei nos dirigentes do ADI mesmo antes de queda do Governo.
    Estavam muito abatidos e sem acção. Denotava-se um semblante carregado, situação que acontece quando se passou noites sem dormir ou mesmo um purgante.
    Isto não terá actividades de mágia negra nisto já que o lider é gabonês terra com tradições macabras neste tipo de acção. Vejam só a história do falecido Bongo e asua esposa.A história irá desvendar muita coisa.Quem faz trato com Diabo ou entrega-se ou alguém querido. Será que estes dirigentes não tinham cabeça ao prémio? Vamos dar tempo ao tempo, quem viver verá.

  68. lado a lado

    14 de Dezembro de 2012 as 8:08

    lado a lado,mais do que isso so na china.

  69. lado a lado

    14 de Dezembro de 2012 as 9:59

    isso é que é lado,mas do que isso so não china,ou não taiwan…..
    políticos que so fazem políticas por inglês ver.

  70. observador

    14 de Dezembro de 2012 as 15:29

    ISABEL, MINHA QUERIDA,CUIDA-TE PORQUE TENS MUITO PÃO QUE DIABO AMASSOU PARA COMERES.SOSSEGA PORQUE A TUA VERBOSIDADE DEVE SER MELHOR AMADURECIDA. CUIDADO QUE SÃO TOMÉ TEM PESO E OCUPA ESPAÇO.”NÊ CABALO CÚ TÊ QUATLO OPÉ, NA PÔ CÚ SON CLOGÁ-FA, QUANTO MASHI Bô, CÚ NA SÊBÊ ANJI ÁUA FÔ DÊ FÁ. CUIDA-TEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

  71. PLIGUITO!

    14 de Dezembro de 2012 as 16:09

    kei piquena cala boca docê.Cheê!Você não tem familia para da você conselho?Eu ouvi dizer que gente ta da gente purrada muitoêm, até no parlamento reiou borno!?HÓ,cada coisa que ta dece la na grota.kei bobo muito.Gente disse que partiram Levy dente, furaram Agustinho olho, Sr.Padre baricou na igreja a rezar só!Kei mina, bô bila eska bé?Bo te tema!Tchauê

  72. Fernando Borges

    14 de Dezembro de 2012 as 23:11

    É uma lastima ver esses tipos de comentários.
    Há uma semana atrás, todos estavam apoiando o LEVY NAZARÉ, e hoje ele é todo esse monstro?Quantas línguas possuem esse povo? Quanta hipócresia!
    já dizia o ditado popular que quem tando desdenhe quer comprar! Não temos caracter para isso tudo…

  73. crédo

    15 de Dezembro de 2012 as 22:30

    Isabel eu tambem quero, vc ser minha, tu pode crer.

    muitos querem mais eu não fico atrás

    até breve!

  74. Fala pouco

    17 de Dezembro de 2012 as 1:35

    Isabel volta a assembléia porque vais precisar deste dinheirinho porque o Patrício já foi e vos deixou nem os filhos dele estão cá mais a esposa também já foram para o pais deles e ficamos nos e nos passando por um a outro o saco azul acabou a mama deixou de dar leite e agora o filho dele mais velho que si chama Bala e que ficou por aí abandonado

  75. Manuel de Jesus Bonfim

    17 de Dezembro de 2012 as 9:08

    Só o cabelo dela, nem tempo pra fazer trança.Mulher que cria filho sem pai consegue estar no governo e governar um povo?

  76. Manuel de Jesus Bonfim

    17 de Dezembro de 2012 as 9:10

    Eu quero é estar com a Isabel, embora ela não é gostosa mas para um dia dá

  77. ERC

    19 de Dezembro de 2012 as 3:13

    Acabou a boa vida! Este governo do ADI foi um dos maiores erros que alguma vez a nossa jovem democracia conheceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo