Política

Assembleia Nacional, retomou as suas actividades após a crise política

Após a crise política, o órgão de soberania de poder legislativo, aprovou o Acordo entre o arquipélago e a República da Guiné Equatorial, constituiu o conselho Superior de Imprensa, a aprovou a proposta de lei da Dívida Pública.

A primeira sessão plenária da Assembleia Nacional, após a crise política, foi marcada pelo reforço das medidas de segurança, na casa parlamentar. Detectores de metais e alguma presença de polícias e agentes de segurança do Estado, dominaram o Palácio dos Congressos.

29 deputados garantem o funcionamento regular da Assembleia Nacional. Os três partidos que formam a maioria parlamentar, nomeadamente o MLSTP/PSD, PCD e o MDFM-PL, aprovaram o acordo geral de cooperação entre São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial, que envolve os sectores da economia, cultura, e intercâmbio científico e técnico.

O Conselho Superior de Imprensa, órgão que estava inoperante há vários meses, foi revitalizado, com a nomeação pelo parlamento de novos membros nomeadamente, Jociley Patrick Novais Lopes, magistrado designado pelo Conselho Superior de Imprensa, José Manuel D´Alva Noronha representante designado pelo Presidente da República, Fábio sardinha e Manuel Barros, designados pela Assembleia Nacional, Nelson Aguiar designado pelo Governo , Juvenal Rodrigues indicado pelo Sindicato dos Jornalistas, e Armindo Aguiar como cidadão representante da opinião pública e do sector da cultura.

Mas a recente crise política dominou a intervenção das bancadas parlamentares. As três forças políticas, saudaram o posicionamento democrático do Presidente da República Manuel Pinto da Costa. O Presidente da Assembleia Nacional, Alcino Pinto, enumerou algumas acções a serem desenvolvidas nos próximos tempos, nomeadamente a revisão de alguns diplomas legais relacionados com a lei eleitoral.

Parlamento são-tomense em pela actividade, apesar da ausência dos deputados do partido ADI, agora na oposição.

Abel Veiga

    35 comentários

35 comentários

  1. Armindo

    14 de Dezembro de 2012 as 17:20

    Levy ja nao vai la meus senhores.

    • Pinto Balsemão

      18 de Dezembro de 2012 as 17:42

      Verdade verdadeira é que se os deputados da ADI continuarem a não participar nas plenarias da Assembleia Nacional, ao acumularem quatro faltas consecutivas e injustificáveis, perderao o mandato e logo a seguir deverão ocupar os lugares os deputados suplentes e a ser assim duvido que os suplentes negem a oportunidade de irem ganhar de mão beijada cerca de 20 milhoes de dobras/mes.
      É necessário também que se diga que ADI já era. Patrice Trovoada todo nervoso já tirou sua mulher e filhos de STP, ele proprio já viajou agora os Levys Nazarés e outros que pensem noutra vida.
      ADI acabou. A chupeta acabou.

  2. JOSE CARLOS

    14 de Dezembro de 2012 as 17:20

    Até acho que deviamos ter um Parlamento com apenas 29 deputados, pois isso iria permitir poupar milhões de dobras aos cofres do Estado e também seria uma oportunidade para profissionalizarmos a classe….

  3. JOSE CARLOS

    14 de Dezembro de 2012 as 17:23

    Convinha por outro lado que esta Assembleia aproveitasse a oportunidade no ambito da revisão da Lei Eleitoral para proibir o fenomeno “banho” e muitas outras anómalias que enfermam a nossa Democrácia

  4. luisó

    14 de Dezembro de 2012 as 17:34

    É assim que se vive em democracia e não a apelar ao CAOS.

  5. MLSTPENSES

    14 de Dezembro de 2012 as 17:58

    São salteadores do poder.

    É um quarteto de assaltantes formado pelo Pinto da Costa, MLSTP, PCD e Fradique de Menezes.

    • original

      15 de Dezembro de 2012 as 18:48

      Ainda bem que existe Tela Nom onde as pessoas podem manifestar as suas opniões quer faforáveis ou desfavoráveis;fora deste jornal, me indiquem outro por favor.Jornal Parvo está mais parvo do que o pior parvo que possa existir neste território.Nun dos seus artigos em tempos gabou-se que contribuiu para derrota do mam Rafa e agora? deveria gabar-se que embora tivesse feito tudo não conseguiu manter do PT no poder e artista virou bandido.

  6. PETER

    14 de Dezembro de 2012 as 19:58

    com a arma que matas-te e a mesma que pode servir lhe na sua morte. isto e politica manos. voces sao os melhores democratas do seculo.
    cota OScarito nao pode ser o espelho de Odio.sim ele para mim e um grande Militar e tem servido o pais quando mais momento das dificuldades, mas tambem isso nao mostra o verdadeiro sentido de paz.
    quando tem medo e que chaman Oscarito? isto sao amecas ao povo?
    Cota OSCAR com muito respeito es um grande profissional um militar de carreira, nao es politico, e o povo de sao tome sao teus povo, nao deixe ser conoctado como inimigo do povo.
    mas tambem desejo a sua excelencia um bom trabalho e que deus abencoe.

  7. SantosGabriel

    14 de Dezembro de 2012 as 20:36

    A maioria sabe que tudo isto que esta a acontecer e que vem acontecendo na Assembleia é inconstituicional, mas como a vontade dos Deputados da oposiçao não tem outra coisa a fazer vão seguindo com seus trabalhos mas um dia a verdade virá. Que Deus nos perdoe.Presidente da Republica esta muito preocupado a pensar o que será deste País assim neste funcionamento, mas ja não tem outra soluçao, esperar para ver.

  8. Barão de Água Ize

    15 de Dezembro de 2012 as 9:53

    O fenómeno Banho devia estar explicito na Constituição: Partido ou pessoa que corrompa o sentido de voto dos cidadãos, através de ofertas materiais ou dinheiro,é eliminado das eleições e sujeito a penas segundo Código Penal.
    Claro que para isto é necessário rever a Constituição e o Código Penal.

  9. santiago filho

    15 de Dezembro de 2012 as 11:00

    cala boca seu Adeista Patricista mandaram-vos para a casa descansam em paz.

  10. Pantufo

    15 de Dezembro de 2012 as 11:03

    ASSEMBLEIA ILEGAL. FALTA POUCO PARA COMEÇAR O DESENTENDIMENTO. ADI E O POVO DE STP TENHAM PACIÊNCIA. TODA A VERDADE SERÁ REPOSTA. TEM DE HAVER ELEIÇÕES. PINTO É UM DITADOR. DEU GOLPE DE ESTADO, MANDOU VIR 200 ELEMENTOS DE FAPLA PARA A SUA GUARDA PESSOAL.

    • A luta continua

      15 de Dezembro de 2012 as 17:08

      Se omPintoteve ou tem molitar das FAA em S. Tomé, fé-lo bem, como se diz por ai um homem prevenido vale por mil. O que é que vocês queriam, que ele não tomasse algumas medidas pra defesa da sua integridade fisica assim como também dos País? Olha esse número pra mim foi pouco devia ser muito mais. Queriam colocar o país no caos e não queriam que o PR se previnisse… Meu Pai Grande, vá sempre em frente que o Senhor está no caminho certo. Faça tudo que é bom pra esse povo enquando o Senhor estiver neste mundo.
      Um, bem haja a todos que amam esta terra

      • A luta continua

        15 de Dezembro de 2012 as 17:09

        “Se o Pinto teve ou tem militares da FAA em S. Tomé” fé-lo bem quereia eu dizer

  11. tomas dias monteiro

    15 de Dezembro de 2012 as 11:23

    Agora sim, o quadro está completo. A PR…MLSTP, PA… MLSTP, PM… MLSTP.
    A famosa dupla PINTO/OSCARITO esta de volta. Cuidado meus senhores, estamos na era do PETROLEO e a “DEMOCRACIA” terá outro significado. Querem exemplos: Angola, Guiné Equatorial, Camaroes, Gabao… todos com DEMOCRACIA a sua maneira. O que há de comum nestes paises: PETROLEO, PR com poder VITALICIO e BORRACHA. Somente uma opinião minha, como santomense e como cidadão.

  12. ecuatorial guinea

    15 de Dezembro de 2012 as 11:28

    Democracia = partidos apresentam programas de governação ao eleitorado (povo) depois o povo vota e haverá um partido que sai vencedor. este partido governa de acordo com as suas promessas eleitorais.
    O presidente não tem que impor nada.
    Gabriel Costa (Líder do partido UDD; união de doidos) é o novo primeiro ministro. foi esta a vontade do povo de STP?

    • Fókótó

      16 de Dezembro de 2012 as 14:59

      O ADI abandonou o poder numa atitude de pura irresponsabilidade e o presidente da republica, como o verdadeiro garante da constituição usou os poderes que esta lhe dá e fez o necessário para salvaguardar a nossa democrácia e ao mesmo tempo dar um puxão de orelhas ao ADI

  13. zeme Almeida

    15 de Dezembro de 2012 as 12:17

    Esta assembleia que esta a funcionar meio gaz, podem aproveitar fazer todas as revisoes que vos der na tola!Uma coisa, nao se esquecam que daqui a um ano meio vai haver novas eleicoes!Meus senhores voces andam a retirar alguns poderes ao governo,espero que voces nao se arrependam,quando la chegarem!Muitas vezes tomamos certas decisoes em prejuizo dos outros e um dia ela podera sobrar a nos.

  14. zeme Almeida

    15 de Dezembro de 2012 as 12:55

    A assembleia como detentora de certos poderes,espero que futuramente as mesmas armas que estao a ulilizar,nao seje usada contra vos.Vem ali caca as bruchas,de alguns sectores chaves da governacao,espero que o vosso jornal nos de as informacoes em devida altura, como fizeram do governo cessante.OK!

  15. Mé Pó Feladu

    15 de Dezembro de 2012 as 17:28

    meus caros peço calma tempo passa espero que na proxima legislatura qualquer partido podera ganhar com maioria, caso haja um lº que não estiver a responder os interesses da oposição ou do pr, gostaria de perguntar a todos que dizem q moção faz parte do jogo democratico e nesta altura quero ver onde a moção faz parte esperemo q todos que escrevem para este jornal quer os politicos qlogo na primeira vieram a publico dizer que moção faz parte do jogo democratico e as eleições tambem não fazem para o senhor pc pr q ponha na sua cabeça que jamais havera os 15 anos viva a democracia via stp abaixo os ladroes,e mais o pc meteu nisto por orgulho pra encher mais a sua conta com seu compadre zedu,teodoro,sassou nguesso, a vida não é coisa vitalicia o pc devia deixar isto para outro pc vai ter q morrer um dia como nós todos q estamos na face da terra um dia teremos que partir deixar este mundo para outra geração portanto uma vez mais muita ambiguidade da parte do pc viva democracia viva stp viva povo que não merece este castigo que se encontra por todos enriqueceram a custa deste povo o pc fala sempre de angola angola, meus desafio qualquer um onde se encontra em stp um projecto estruturante de bandeira angolana, esta paraceria engorda as contas do pr e os seu lacaios veja so como esta a obra da embaixada uma vergonha, tantos projectos que vieram depois ja termiram com exemplo, pestana, liceu na trindade e muitos outos e a embaixada continua com cunha na boca a sonagol fvez tanta publicidade em angola q esta a construir aeroporto em stp isto q esta ai é mesmo um aeroporto ou estao a largar meia agua como se diz em stp, olha onde para a venda das ações da enco a sonangol usd 33.900.000,00,linha de credito do brasil usd 5.000.000,00 quem vai pagar é o povo senhor PC, onde esta justiça que foi muito falado em varios seu discurso como é possivel um caso desta envergadura que inicialmente o tribunal tinha ordenado prisão preventiva até ao julgamento depois é o mesmo que vem ao publico anular tudo dizendo que não há provas, as mercadorias q chegaram ao pais corresponde a linha de credito em que o estado foi avalista e o povo é q vai pagar senhor pc que mande ivestigar n casos de corrupção neste pais o senhor vai vem ver que muitos desses que o senhor promoveu a genarais são os mais ladroes deste pais hoje fico por aqui voltarei na proxima ocasião viva stp viva democracia desejo muita coragem dedicação sucesso a gabriel oscarito helio natalia antonio dias tenjua e outros membros que consigam reabrir todo o processo que lesam o povo de stp muito obrigado um bem haja a todos

    • Anjo da Guarda

      17 de Dezembro de 2012 as 14:26

      O senhor Me Po Feladu nao sabe que todo Processo esta congelado ou seja arquivado ? Agora e pensar no futuro de S.Tome e Principe, Tocar para frente.

      • Mé Pó Feladu

        18 de Dezembro de 2012 as 8:46

        senhor anjo da guarda o senhor tambem parte do grupo da forma como o senhor fala o processo não pode ser arquivado porque quem vai pagar so eu o senhor e muito mais não so deviam arquivar então tambem anular o emprestimo

  16. E. Santos

    15 de Dezembro de 2012 as 22:35

    “Parlamento são-tomense em pela actividade, apesar da ausência dos deputados do partido ADI, agora na oposição.”

    Claro né, eles nunca apresentaram nenhum diploma, não têm nada para fazer, o governo agora é deles…estão lá a olhar um para a cara do outro a fazer de conta que estão a trabalhar. A ver se justificam o salári que nós lhe pagamos.

    De qualquer forma Abel, podem tudo salvo quando for necessário os 2/3 dos deputados eleitos para se dar por votadas as leis ou alterações a estas.

    Mas como quem de uso não excusa, não duvido nada que possam funcionar e trabalhar com recurso sistemático a ilegalidades e contrariando as leis da nação.

    Já que Pinto da Costa que deveria ser o garante do cumprimento da constituição e das leis (juramento feito sobre livro) abriu-lhes o precedente, olha, a partir daí tudo é possível.

    Podem, meter e tirar da constituição o que quiserem. Ainda são capazes de ter a cara de pau de votar alterações a nossa contituição mesmo não o podendo fazer. Sobretudo se for para devolver mais poderes ao presidente. Não duvidem, ha ver vamos.

  17. O Analista e Censurador

    16 de Dezembro de 2012 as 16:59

    O interessante é ter um parlamento com homens(Deputados),capazes de mudar a tal situação desastrada que ali se verificava.
    Serem mais responsáveis, porque são eles defensores do Povo. Perspectivar e planificar bons objectivos para São Tomé e Príncipe e para povo em geral sem excepção.
    Viva a Democracia
    Viva São Tomé e Príncipe
    O Povo unido jamais será vencido.

  18. santola

    16 de Dezembro de 2012 as 22:50

    Eles agora vão prepara o assalto final .ai meu rico são Tomé. tenho muita pena de te. n sei o que vai ser de te dai em diante .. que Deus te proteja….

  19. Fala pouco

    17 de Dezembro de 2012 as 1:14

    Meus caros amigos o Patrício já foi o Levi precisa acabar o prédio o Pinto da Costa nao deu o Levi as eleições antecipadas para ganhar dinheiro agora ele vai ter que regressar a assembléia para viver do salário porque o saco azul já acabou a mama já nao sai leite como advogado zero foi muito mau aluno Pinto da Costa o povo ti confia

  20. ATENCIOSO NA DIASPORA

    17 de Dezembro de 2012 as 8:17

    se o ADI nao quer participar, eles que fiquem em casa..nao precisa se desse partido no parlamento…sao muito intriguista….se o ADI ta a pensar que vai ganhar a proxima eleiccoes, tao enganados…espero que esse governo trabalhe com esperado de forma a anikilar essa ganancia dos adi…forma pinto, forca gabriel

  21. Manuel de Jesus Bonfim

    17 de Dezembro de 2012 as 8:50

    Se o parlamento funciona com 29 deputados então acho que não é necessário na proxima legislatura 55 deputados. Pela dimensão do país 20 deputados chega. Não acham?

  22. Kekolo kua ca taxi

    17 de Dezembro de 2012 as 10:33

    Eu sinto que patrice trovoada e seus comparças estao a recentir da perda do poder agora,PINTO DA COSTA E A OPSIÇAO que se cuide.,mas quem agiu com infatilidade foi o pt ,patrice agiu pior que uma criaça,mostrou ser um icompetente,incapacitado,governava na base de clndestinidade,esqueceu se que havia outros orgaos de soberania que tinha que dar satsfaçao,patrice nem os seus adjuntos nao pode de maneira nenhuma atribuir culpa a ninguem patrice e que estava a conduzir adi e a governar o pais errrradamente, o minimo que patrice pode fazer ao Pais e arrepender dos erros comrtidos e da situao criada no PAIS ( CAOS CAOS ) e um pedido de disculpa ao POVO e a NAÇAO S.TOMENSE.,ACREDITO SE NO OUTRO PAIS ele DEVIA SER CHAMADO A BARRA DA JUSTIÇA PARA RESPONDER O QUE ele QUER DEZER COM (CAOS CAOS),O QUE ele FEZ E UMA AMEACA E AMEAÇA E CRIME EM S.TOME E PRICIPE ATE ONDE EU SEI.,AGORA EU PERGUNTO AOS SANTOMENSES S.TOME TEM OU NAO TEM PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA?

  23. carlos alberto

    17 de Dezembro de 2012 as 11:05

    faco muito gosto que este novo governo vai levar o povo saotomense, a ter melhores condicoes de vida.
    somos muito pouco nesta terra , e ha um pedaco de chao para todos e mais, temos capacidade de vivermos melhores do que os GABONESES.
    vamos fazer muito para nossa terra.
    abracos,,

  24. engenheiro

    17 de Dezembro de 2012 as 14:55

    Para alterar a lei eleitoral é necessário consultar quem vota o povo tendo em em conta que dois terça de 55 na dá 29 mas sim 37. Portanto era necessário ter 37 deputados para aprovar ou alterar leis eu decreto-leis. Muito cuidado, com o que vão fazer. Se será em vosso benefício por causa da arrogância e ganância e arrogância do senhor PATRÍCIO TROVOADA E a Timidez doutros membros do ADI. Embora o país não possa para por causa de um ARROGANTE, o país também não pode RECUAR por causa DE UM GRUPO DE MALFEITORES,CORRUPTOS E LADRÕES conhecidos da PRAÇA PÚBLICA.

  25. Casca Pau 3

    17 de Dezembro de 2012 as 15:47

    Olhem, seria bom que aproveitassem tambem para rever a qestao de imunidade parlamentar. Sendo este aonde muitos se refugiam mesmo cometendo e abusando da coisa publica.

  26. inteligencia

    17 de Dezembro de 2012 as 16:30

    O país está agora governado pelos Pintos e Costas, Tudo o que vier acontecer (desgovernação, corrupção, etc.) será da responsabilidade do Pinto da Costa e o MLSTP)

    Na campanha presidencial, o Pinto respeitava o povo. Num dos seus Cartaz de Campanha dizia:( Povo pediu e o Pinto aceitou). Pinto da Costa conhecia o povo antes de atingir o Poder, agora para o senhor o Povo não vale nada. O povo anda pedindo eleição antecipada a fim de confirmar os seus representantes no parlamento, infelizmente o Presidente da república reforça o dito do Presidente ilegal da AN, o povo só decide quando for chamado. Pinto esqueceu que dizia que o povo pediu e ele aceitou.
    O que senhor Manuel Pinto da Costa quer com o povo de São Tomé?

  27. belita Domingos

    17 de Dezembro de 2012 as 17:39

    Agora os Adistas se querem ir ao parlamento vão se não querem ficam em casa a chupar dedo assim o governo poupa mas, tambem tenho a certeza que ja estão sentir falta desses milhões no final do mês.

  28. observador

    18 de Dezembro de 2012 as 15:35

    O PATRICE TROVOADA DEVERIA SER IMPEDIDO SAIR DO PAÍS. A SUA AFGIRMAÇÃO FOI MUITO GRAVE E INFELIZ. O MESMO QUER IMPLATAR TERROR NO PAÍS QUE O MESMO DIZ SER SUA TERRA. NÃO ACREDITO NESSA DELE. PARA QUEM TEM FAMILIA, NÃO PODE NEM DEVE DESEJAR MAL PARA ESSA PEQUENA TERRA DE PAZ. A SUA ATITUDE, É COMO QUE CUSPIR NO SEU PRÓPRIO PRATO. MAS ACREDITEM ESSE PRATO NÃO É DELE. PORQUE SE FOSSE DELE, NÃO DESEJARIA POR O PRATO EM CAOS CAOS CAOS. PODER, VOCÊ TEM FORÇA! ELE NUNCA TRABALHOU NA VIDA. SEMPRE A PROCURA DE VIDA FÁCIL. MOSTRA O QUE VOCÊ JÁ FEZ NA VIDA, PARA RESPIRAR QUE TEM TANTO DINHEIRO.DE HERANÇA NÃO VEIO, PORQUE O PAI DE MIGUEL TROVOADA FOI POBRE. ESSE DINHEIRO VEIO DONDE? SÓ SE VEIO DE FORMA ILÍCITA.SE UM DIA COMEÇAREM A VASCOLHAR ONDE SAIU ESSE TODO BEM, MUITO PROBLEMA!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo