Política

XV Governo Constitucional está composto, mas com cofres vazios

As duas pedras que faltavam no xadrez executivo liderado por Gabriel Costa, tomaram posse na presença do Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa. Osvaldo Abreu Ministro das Obras publicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente  Edite Tem Jua Ministra da Justiça, Administração Publica  e dos Assuntos Parlamentares.

Oram investido no salão nobre do Palácio do Povo na última quinta – feira pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa. Os dois jovens quadros que trabalhavam no estrangeiro não puderam estar presentes na semana passada no momento em que o décimo quinto governo constitucional foi investido.

O Governo está composto, mas os cofres do Estado estão vazios. A margem da cerimónia, o Primeiro Ministro Gabriel Costa, confessou que a situação é crítica. Sugeriu que fossem os responsáveis da administração do Estado, nomeadamente a Governadora do banco Central e o Director do Tesouro a explicarem a nação como é que estão os cofres do Estado. «A situação é extremamente difícil, e por isso mesmo temos o dever de procurar por todos os meios resolver os problemas do povo», declarou Gabriel Costa.

Segundo o Primeiro Ministro para além de Angola, Guiné Equatorial e a República do Congo, citados no seu discurso de investidura, o Governo está a accionar mecanismos junto a outros parceiros de cooperação, em busca de alternativas para situação.

Na última semana o Ministro do Plano e Finanças, esteve na Guiné Equatorial, onde analisou com as autoridades equato-guinienses as vias de financiamento a favor de São Tomé e Príncipe. «Estamos nesta azáfama para tentar, minimizar as dificuldades que são extremamente grandes relativamente a situação económica e financeira do país», frisou, o Primeiro ministro.

Gabriel Costa, prometeu para breve a apresentação do Programa do seu governo ao Parlamento. Um programa que segundo o chefe do executivo, será realista e virado para as necessidades do cidadão , sobretudo  com utilitarismo  e humildade.

Abel Veiga

    54 comentários

54 comentários

  1. vestucio de almeida

    22 de Dezembro de 2012 as 12:08

    Jovens quadro. O país precisa de quadros jovens sim. Osvaldo Abreu muito competente na sua área mas com um ministerio alargado ainda pra mais com a Infraestrutura dificilmente dará conta do recado por mais vontade que tenha. Edite Tem Jua COMPLETAMENTE DESENQUADRADA. Sejamos realista. Nao sei onde o dr Gabriel Costa tinha a cabeça nesta escolha ainda pra mais conhecendo melhor que ninguem a realidade da justiça em STP. Será apenas MERA FIGURA. Seja como for, sorte aos dois.
    Cofres vazio, isto nao é novidade. Ora lê isto: “A constatação foi feita pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. Segundo Patrice Trovoada a situação dos cofres do estado em termos de receitas, é muito grave. “Está pior do que estávamos a pensar” disse o Chefe do Governo. Sem dinheiro nos cofres do estado, o Primeiro-ministro exige mais trabalho e pontualidade.”
    Entao dr Gabriel Costa, estava a espera de quê? Quando é que STP teve cofres cheios. Agora é trabalhar sr PM dr Gabriel Costa. Festas felizes e muita sorte.

    • Manuel Antonio

      23 de Dezembro de 2012 as 3:57

      Queriam poder a forca, toma. Estavam esfregando as maos de alegria pensando, mais uma vez, que governar e o sinonimo de roubar dinheiro do governo. Parabens ao governo anterior que mostrou contensao e controlo financeiro rigoroso. Esses assaltantes que mostrem que merecem o lugar que conseguiram de mao beijada por culpa do ditador.

      • Verdade dói

        24 de Dezembro de 2012 as 10:48

        É NORMAL QUE AO PERDEREM A MAMA VOCÊS CHOREM. MAS AO CHORAR DESSA FORMA JÁ É DEMAIS. VOCÊS ANDARAM LÁ A EXIBIR INVÉS DE ATENDER O POVO, OLINTO DÁIO JÁ CREDO, TORNOU-SE TÃO ARROGANTE ATÉ PARECIA UM MONTE DE MERD… PIIII. VOLTEM PARA OS VOSSOS VELHOS CARROS E ESPEREM A PRÓXIMA OPORTUNIDADE QUE NÃO SERÁ TÃO JÁ. LÁ ÚNICO QUE TINHA DINHEIRO ANTES ERA O ARROGANTÍSSIMO DA M..PIII DO VOSSO CHEFE PT, A VOSSA MORTE SÚBITA PERMITIU QUE VOCÊS ROUBASSEM POUCO NÃO É? JÁ QUE VOCÊS SÓ FALAM EM ROUBAR, FRANCAMENTE SEUS INVEJOSOS. BOAS FESTAS FORA DO GOVERNO SEUS PIIIII.

  2. vestucio de almeida

    22 de Dezembro de 2012 as 13:27

    COFRES DO ESTADO VAZIO…
    Abel Veigas, por favor deixe de ser parcial. Somos leitores do Tela Non, deixe passar os comentarios que nao lhe agradam. Mais uma vez deixe de ser LAMBEBOTAS.
    Comentarios de um compatriota nosso:
    “Eu ponho-me a disposicao do povo Sao-tomense porque tenho tudo requisito legal para defender qualquer acto patriotico em defesa do bem do povo. AS COISAS AZEDARAM COM ESSE ANUNCIO sobre o estado e condicoes financeiras de STP feito pelo actual Primeiro Ministro de STP, Patrice Trovoada!
    Assim nao vai dar. Temos evidencia que STP recebeu muito dinheiro recentemente:
    Onde entrou o dinheiro de venda da ENCO?
    Onde entrou todo esse dinheiro proveniente de ajuda de Taiwan?
    Oferta Japonesa? Ofertas e imprestimos provinientes de Angola?
    STP Trading? Loan from Brazil? Dinheiro imprestado d’ Uniao Europeia? Contracto de Pesca? Os impostos cobrados?
    Queremos numeros concretos para que possamos averiguar com os dados concretos! Numeros e detalhos! Numeros e detalhos: Contabilidade, Estatistica, e dados Macro-economicos e Micro-economicos de STP e’ o que queremos!
    Rafael Branco, Carlos Tiny, Fradique de Menezes, e outros te^m que fazer depoimentos! Eles, e outros que que fizeram parte na Administracao do Estado te^m que prestar contas!!!!!!! O novo governo deve fazer um INQUERITO sobre o dinheiro do povo; apontar “Special Prosecutors” to investigate and come up with indictments!!!
    O que a vontade popular de adultos homens, mulheres, idosos, e criancas Sao-tomense desejarem, tenho certeza que cidadaos Sao-tomenses de boa vontade coloborara nesta luta!
    Meu Contacto e’ o seguinte:
    Antonio Nilson Menezes do Rosario Amado Vaz
    Caixa de Correio (endereco):
    1728 Ocean Avenue # 131
    San Francisco, California 94112
    E-mail: antoniovaz_scc@yahoo.com
    Essa situacao em Sao Tome tornou-se algo pessoal—e e’ muito serio!!! Nao estamos a brincar!!! Este e’ ultimo aviso!
    Nos todos, UNIDOS, temos que combater essa gente (gatunos, corruptos, traidores da patria)! Eles continuaram a destruir o nosso pai’s. Temos que fazer alguma coisa que causar impacto e chamar atencao a nivel internacional! Temos que tomar medidas muito agressivas!”

    Sera que Assenbleia Nacional mudou assim tanto? Porque nunca pediram ao Governo de Rafael Branco para prestar contas? Vamos ser um pouco serio.

  3. zeme Almeida

    22 de Dezembro de 2012 as 13:39

    Assim vai o nosso STP em alta!Com constantes derrubes de Governos sem cumprir o seu mandato!O que se esperava?Este estilo e dos Saotomense quando se tira algo a alguem,aparece vinganca e rancores.Nao pedemos culpar ninguem de ma governacao porque todos que passaram pela governacao deste Pais,fizeram o mesmo ou pior.Quando o Rafael Branco pedeu as legislativas de 2010 mal soube que perdeu andou a destribuir dinheiro a muita gente e muitos deste gabinete conseguiram bolsas fantoches.Estas coisas quando se fala e censurado pelo Jornal-Non!Porque?Critico estas accoes dos nossos governantes quando deixam o poder porque nao e melhor forma de conduzir o Pais.Nos os Saotomenses somos rancorosos e invejos de natureza.Trocas de poder foram sempre assim e nao e novidade alguma.Assim vai o nosso STP no seu maior e o Pais sempre adiado.Tenho pena dos mais desfavorecidos que estao ali feitos de ovelhas a serem comandados por certos grupinhos organizados,que so pensam em si, os seus familares e amigos.

  4. zeme Almeida

    22 de Dezembro de 2012 as 13:44

    S,Tome e Principe e que esta a dar.

  5. assumido

    22 de Dezembro de 2012 as 14:29

    mas é claro que o cofre estaria vazio. ministro entra, ministro sai, sem fazer declaração de bems e sem prestar conta nenhuma.
    estamos no XV governo constitucional cada um que sai raspa cofre e leva cnsigo tdo que la havia. logo, é de esperar que não tenhamos nada no famoso cofre.
    mormalmente ao cair um governo ou nas eleições o tesouro de estado deve ser conjelado imediatamente, se nao desaparece cm a saida de governo cessante. isso sempre foi assim desde tempo dos romanos. n é novidade pra ninguem mas cm estamos n pais de deicha andar, seguro que o cofre fica a descoberta e o pior ainda usa-se a reserva de estado pra campanha aquando das eleições depois querem pra cofre estar cheio? palhaçada.
    enquanto nao modarmos da forma de ajir perante certas situações, jamas sairemos do poço.

    tenho pena desse pais, um dia ainda teram que anexar ao brasil ou estados unidos ou até mesmo a angola tendo em conta que sempre estao na porta deles a pedirem ajuda. quidalê
    uma vergonha…………….

    • Vai tu

      23 de Dezembro de 2012 as 19:01

      Vai tu,pergunta:
      Quem é o Director do Tesouro e à quantos governos está lá?
      Será que não pode prestar contas a uma comissão independente?

  6. consumado

    22 de Dezembro de 2012 as 14:38

    oóóóó´cofre vazio? assim PATRICE raspou tudo levou?
    que? banco central diz alguma coisa isso n pode ficar assim tdo mundo sabe q patrice é ladao claro que ele n iria perdoar cofre de um pais k nao o voi nascer e que ele n tem amor nenhum. nossa senhora fiquei ate arrepiado. coitado dos meus filhos n terão mas nem merenda esolar enquanto casa de patrice tem menu até pra chá..credo é

  7. Paparazzi

    22 de Dezembro de 2012 as 15:12

    Todos gatunos bom momento para pgr agir

  8. Original

    22 de Dezembro de 2012 as 16:49

    O Sr.Acha que o Governo cessante vai-lhe facilitar a vida?Cofre de Estado está vazio porque havia outros nos gabinetes
    e já agora cadê os IRS cobrados e outros impostos?

  9. Minuye

    22 de Dezembro de 2012 as 18:11

    Quem leva São Tomé e Príncipe e os São-tomenses a sério dá um curtir aí.

  10. Direito

    22 de Dezembro de 2012 as 18:39

    Estou ansioso para saber o que os defensores de Deixa o GovernoTrabalhar têm a dizer,estavam Trabalhar tanto que se vê….Os estúpidos que diziam que Patrice tem dinheiro e não precisava,Esqueceram-se que quanto mais alto maior é o perigo e a queda.

  11. John Smith

    22 de Dezembro de 2012 as 18:48

    Desde pequeno que ouço essa ladainha, sempre que entra um governo novo, dizem que o cofre de estado está vazío, mas a verdade é que todos os ministros quando deixam de o ser, saiem ricos e ninguém faz nada, então deixam de conversas fiadas e passam ao ato. Onde é que foi o dinheiro? Gastou como e com quê? De quem é a responsabilidade?
    De conversas ja estamos cansados.
    J.S

  12. zeme Almeida

    22 de Dezembro de 2012 as 21:58

    Assim vai STP no seu melhor.Viva a democracia.

  13. Shiloe

    22 de Dezembro de 2012 as 23:30

    deixa de Impudor, meus irmãos São-Tomenses, sejamos apenas construtivos e não desmancha prazer.
    Não é apenas escrever é que vamos aparecer…
    Fico por aqui…
    SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE VAI CRESCER EM NOME DE DEUS…

  14. Barão de Água Ize

    23 de Dezembro de 2012 as 3:17

    Vai ser precisa muita coragem e vislumbre para tomar as medidas necessárias que devem passar pela revitalização da Economia, reduzindo a intervenção do Estado, isto é, começando por cortar as suas despesas.
    Quantas embaixadas necessita STP?
    STP necessita de ter excército, marinha, força aérea? Por que não dar cidadania SãoTomense a quem investa mais de EUR. 1 000 000 e faça residência cá? Por que não criar um forum/comité/conselho permanente dos principais investidores em STP? Os ministros têm que viajar em classe executiva? E mais…..

    • consumado

      24 de Dezembro de 2012 as 14:21

      sem falar dos carros de ultimo grito..jaguar entre outros.. luxo na miseria.. que IPOCRESIA.

  15. Olga Onofre Santos

    23 de Dezembro de 2012 as 4:15

    Calma minha gente. depois dessa legislatura terminar, ai sim, vai haver respostas e campo para acção. STP está numa era e conjuntura diferente. O povo agora está maos lúcido e atento! Especuláções e conversas levianas só prejudica tudo. Vamos observar, com a nossa visão crítica e construtiva e com serenidade por enquanto. Avaliação faz-se no fim do mandato, e no começo, deve dar-se o benefício da dúvida e apoiar-se, penso eu. Um santo natal a todos

  16. Jose

    23 de Dezembro de 2012 as 7:12

    Então os cofres estão vázios ! Este é o resultado da boa governação dos últimos 2,5 anos caracterizado por viagens do Patrice Trovoada, naturalmente delapidaram todo o dinheiro que se encontravam nos cofres do Estado

    • Vai tu

      23 de Dezembro de 2012 as 19:13

      Vai tu,pergunta;
      Será que o Director do Tesouro,não poderá dar,algumas respostas a uma comissão de inquérito independente?
      Parece que sim

  17. Cidadao

    23 de Dezembro de 2012 as 11:43

    ESTA E A ORACAO DE SEMPRE. DESTE MODO NAO TEM COMO O POVO RECLAMAR E EXIGIR. CAMBARDAS DE …

  18. Argenezio Antonio Vaz

    23 de Dezembro de 2012 as 18:04

    Francamente, tanta incompetencia…

  19. Fala pouco

    23 de Dezembro de 2012 as 18:13

    Este pouvo inocente ,que pensava que o Patrício Trovoada era uma pessoa seria e responsável acabou de provar a sua desonestidade perante este pouvo . Ele deveria estar cá no pais para justificar o motivo de outro governo encontrar os cofres do estado vazios. Já sabíamos quem era esse entruju veio para tratar da vida dele e enganar o Pouvo com alguns tustoes . Agora senhor primeiro Ministro Gabriel Costa queremos ver a prestação de conta do ex primeiro ministro queremos saber como o dinheiro do estado foram gastos .

  20. RUCA

    23 de Dezembro de 2012 as 20:35

    Meus parabens ao Sr Primeiro Ministro por ter depositado a confianca em Osvaldo Abreu, é uma forte solucao aos problemas que nos enfrentamos em STP .

  21. zeme Almeida

    24 de Dezembro de 2012 as 0:04

    Tudo isto nao passa de uma mera chantagem,caso este cumprir o prometido,o cofre vazio servira como escudo da heranca deixada pelo governo anterior.Isto de deixar o cofre vazio nao e novidades pra ninguem neste STP.Todos os governos que passaram pela governacao deste Pais, seja de que partido for,sempre deixaram o cofre estado vazios.Como decidiram derrubar o governo legitimo que faltava cumprir o seu mandato que arranje dinheiro e nao procurem culpar ninguem.

  22. zeme Almeida

    24 de Dezembro de 2012 as 0:07

    Caso este governo nao cumprir o prometido, cofre vazios servira como escudo.

  23. Altino Antonio Saramago

    24 de Dezembro de 2012 as 5:58

    se o cofre esta vazio, inventem. a solucao tem-nas o
    PR…enquanto autor moral e material do plano maquiavelico de assalto ao poder, o PR tem a obrigacao de arranjar dinheiro para Gabriel trabalhar.

  24. Altino Antonio Saramago

    24 de Dezembro de 2012 as 6:03

    e… se Patrice tivesse dado “tudo “como alguem exigiu,o governo cairia?!…nao sei nao, fui…

  25. binóculo século XXI

    24 de Dezembro de 2012 as 9:38

    Como poderá os cofres de um Estado, que vive de ajudas externas e que, cujos ministros e o seu chefe ao abandonarem o barco, que nem ratos, não prestarem contas. Levaram os dossiers todos, apagaram informações nos computadores, até papel higiénico esses larápios levaram. O mais estranho é que ninguém faz nada? Senhor Gabriel Costa, PM, mande urgentemente proceder a um exame metodológico da situação, de cada ministério, verificar a, programação ou sistema, por uma equipa independente e competente que depois apresente um relatório que deverá seguir de imediato para o TC. Todos os meliantes apanhados na malha da corrupção serão banidos definitivamente do sistema e para além do procedimento criminal jamais farão parte de qualquer governo neste País. O Diabo da Educação agora já sabe que quem voltou as costas para Deus não pode abraçar os Homens. Agora está em casa rir-se de nós. Fez tantos negócios em que as partes eram MECFXGLOBUS. Vendeu 15 computadores portáteis da Globus para o ministério que dirigia e os ofereceu aos seus coordenadores sem nenhuma documentação. Isso é que boa gestão senhor Daio. Senhor presidente da Assembleia, depois de 5 faltas se os deputados não aparecerem aja em conformidade. A senhora deputada Isabel quando perder o passaporte diplomático e a viatura, vamos ver se volta ou não volta para o Parlamento. É uma questão de tempo.
    Bem haja a todos.

  26. Um Elemento do Povo

    24 de Dezembro de 2012 as 9:47

    Se cofre do Estado está vazio, então pessa a Americo Ramos o Mercedez topo de gama que ele tem escondido, coloque este carrão em asta publica e o dinheiro reverter a favor do povo. Esse Mercedez foi fruto de corrupção entre Americo Ramos, ex ministro da finanças e uma empresa de construção civil que anda a fazer obras na estrada em STP, tem a haver com a assinatura de adendas de contratos de construção.

  27. EN

    24 de Dezembro de 2012 as 10:26

    COMO? VAZIO??

    Vai tu,pergunta;
    Será que o Director do Tesouro,não poderá dar,algumas respostas a uma comissão de inquérito independente?
    Parece que sim

  28. "LADRÃO DE POVO""-

    24 de Dezembro de 2012 as 12:06

    ??Se cofre do Estado está vazio, então pessa a Americo Ramos o Mercedez topo de gama que ele tem escondido, coloque este carrão em asta publica e o dinheiro reverter a favor do povo. Esse Mercedez foi fruto de corrupção entre Americo Ramos, ex ministro da finanças e uma empresa de construção civil que anda a fazer obras na estrada em STP, tem a haver com a assinatura de adendas de contratos de construção.

  29. francisco

    24 de Dezembro de 2012 as 12:07

    Bom(a) dia, tarde, noite meus carros leitores! Se eu falei mal dá um clique no “RUIM” e se eu falei bem dê um clique no “BOM”
    Eu,Francisco vejo que Orgãos de Soberania” esta composto por este Governo ou vice-verça.1ºPinto da Costa,2ºAssémblia,Governo,Tribunais. eu acho que de Presidente ao Governo é farinha do mesmo tacho. Qual será desculpa para este Governo ñ dar passo de desenvolvimento?

    Este Governo tem tudo nas mãos para ganhar as próximas eleições mas se trabalhar coerente diante das necessidades básicas do povo o cofre vazio ñ significa resolução impossível basta saber caminhar” passo lévé lévé sá lumõ cansá. O que deverá ser triste para o governo anterior(Patrice Trovoada) para uma pessoa que fez nozado colectiva com o povo na praça da independência mas na hora de apoderar os bens(cofre Estado) apenas os mais velhos e classificados do poder levou os bens. Agora pergunto onde esta dos manifestantes, dos que perderão sono na praça da Independência? Que pena? Eu tenho pena daqueles que deseja patrice no poder!!!!!!!!!! Sabendo este governo ñ gostava nem gostará de deste povo que dormiu na praça ao choro junto ao Patrice que tem lágrimas de Crocodilo(mata pessoa come depois finge chorar) e alguns Tubarôes na sua volta(Af.Val),(Le. Naz) devia fazer do povo recompensa do apertar sinto que o povo apertou durante dois(2) anos do seu mandato nada o Pires Neto disse cai só Vabu. Feliz natal para todos leitores deste jornal bem como todo povo de S.T.P Obrigado caso queira me agradecer a minha retribuição será igualmente dos votos formulados…

  30. " POVO""-

    24 de Dezembro de 2012 as 12:10

    Cofre do Estado está vazio? Então pede a Americo Ramos, o Mercedez topo de gama que ele tem escondido, coloque este carrão em asta publica e o dinheiro reverter a favor do Povo. Esse Mercedez foi fruto de corrupção entre Americo Ramos, ex ministro da finanças e uma empresa de construção civil que anda a fazer obras na estrada em STP, tem a haver com a assinatura de adendas de contratos de construção.

  31. arlindo fernandes

    24 de Dezembro de 2012 as 16:24

    SERA QUE ISTO E O TAL CAOS CAOS CAOS? COMO DIZ O OUTRO?

  32. Altino Antonio Saramago

    24 de Dezembro de 2012 as 18:29

    venham explicar ao povo santomense que o golpe parlamentar foi ardilosamente preparado pelo actual Patrao da casa cor-de-rosa. Governo ilegal do Tio Gabriel tem algumas promessas para o futuro, mas tem problema grave: vai ter que enfrentar a raiva das cupulas dos partidos assaltantes do poder. imaginem so que nem Pajo, nem o Victor Monteiro foram para o Governo da trapaca, porque o maior ambicioso dos chamados jovens turcos do partido do Riboque queria ser Ministro dos Negocios Estrangeiros….aiueμ yan bote…

  33. angolano de gema

    25 de Dezembro de 2012 as 0:04

    Cofres Vazios… ah, ah, ah… ate me faz rir. O maior cego e aquele que nao quer ver. Leem o artigo do nosso conteraneo Antonio Nilton Menezes Amado Vaz e deixem de esconder a cabeca debaixo da areia. Bando de HIPOCRITAS. No Governo do Rafael Branco (MLSTP/PCD/MDFM) ninguem na Assembleia lembrou-se de pedir contas. Claro, todos comiam. Fradique viu-se prejudicado mandou retirar o seu partido. Lembram-se do fiasco da Cristina Dias e Justino Veiga que nao aceitaram? Pois bem. Viver fora do poder em STP nao e pra gente do MLSTP/PCD/MDFM. Assim vai o nosso pais.

  34. keblancana

    25 de Dezembro de 2012 as 10:41

    Ohoooo!!!!! Cofre está vazio mas “coflî”, Gabriel está cheio.
    Gabriel Costa, lição básica:

    1. Cobrar e declarar a sério todas as receitas e despesas do Estado.

    2. Exigir a todos os sectores do Estado a entrega dos “sacos azuis”.

    3. Investigar toda riqueza dos novos ditos ricos Santomenses.
    4. Reunir e analisar toda ajuda externa recebida, contracto pesca com União Europeia, Vendas de de barris petroleo de ZEC cedidos pela Nigéria, etc, etc…
    5. Exigir do Tribunal a reposição de milhões como Caso Trading GGA, e outros…

    Enfim, enfim…..

    Ohhh Sr. 1º Ministro, se começa já a dar sinais de incompetência, melhor nem sequer continuar….Mas compreendo que também não tem coragem de ir por este caminho. Por isso nem sequer devia começar. Pois se não é capaz de resolver isto, o País vai continuar na mesma. Por isso não se preocupe que no fim do seu mandato, não vou lhe exigir nada, pois de si para STP é só mas uma passagem. Pena é o País que vai perdendo tempo com estes PMS.

    Aliás a sua nomeação para Justiça, Defesa, Negócios estrangeiros e…. vê-se mesmo que é só para preencher lugar. Este perfil para Negócios estrangeiros? Francamente. Deus é grande…Ajuda STP e livrai-o destes nossos “Govenos”, desprovidos de ideias e politicas serias de relançamento do nosso País. O povo vota nestes tipos… fazer o quê???????

  35. keblancana

    25 de Dezembro de 2012 as 10:46

    Oh SR PM….. Cofre está vazio????
    Basta ler todas as soluções apontadas nos comentários, que rapidinho temos dinheiro no cofre. Resta saber se tem coragem de as levar a cabo. Claro que não tem, é pena. Fui…..

    • Helder Dias

      25 de Dezembro de 2012 as 14:51

      Era de esperarporque não havia ministro das finanças quem assinava tudoera PT.
      1.O Abnilde conseguiu no antigo campo da Trindadecontruir uma grande casa etambémpara sogra quem tiver duvida é só ir ver.Com salario?.
      2.Levi no Lucuminão fica atrás.
      3.O PT viajou com40 grandes malas e comprouemPortugalumacasa aonde instalou os filhos que estão a estudar.Ele sabia como estava a roubalheira por isso tinha medo que alguém fora do seu controle conhecesse a careca.Tribunal de conta deve agir já.Lembrem-se da historiadepegaladrão.O ladrão para não ser apanhado começou a gritar pega ladrão.O discurso de PTfoide lutarcontracorrupção quqndo o Director Geral dos Corruptosé ele.INTERPOOL Já

    • Helder Dias

      25 de Dezembro de 2012 as 15:33

      O Olinto padre nem com pau 3 não arranca.A esposa “arrogante mula”não brinca em serviço já que o homem não arranca e tem mais tempo para negociatas e desvio das bolsas de estudantes a 12 meses sem pagar.Caro Altino tu tens o discurso já conhecido de um porta vozdo Governo cessante tire a tua MASCARA.Já não podesir ao Seminário nem a Radio Nacinal.NelsonCarvalho não precisa de ti.Abra uma casa para vender produtos desportivos que tiraste no gabinete a calada da noite”Onda da Vitoria.Vitoria de quem estava acomer o suor do povo.SantissimaTrindadefaz justiça

    • Setilio Gamboa

      25 de Dezembro de 2012 as 15:55

      Abnilde foi sempre um criado do PT,pior que mina quia.Como o objectivo erasafar-se humilhou-se até que tomou um estalo do dr PT.Valeu a penaporque antesvivia mal sem casa e hoje tem pelo menos2 viaturas.Jornalista mediocre que nem sabe falar.Insulto ter este tipo de gentecomo jornalista.Apanha estagio com Armindo Tomba.Criou grupo dejovens para desporto de repente transformou-se num larapio dapolica.Não apareça na imprensa porque até as crianças querem ouvir e ver a tua cara de xinemaltratado.Estão a tua espera na radio com banquinho que lá .deixste

  36. fresquinho

    25 de Dezembro de 2012 as 20:31

    Este e um pais de enriquecer os mais favorecidos.

  37. ATENCIOSO NA DIASPORA

    26 de Dezembro de 2012 as 9:12

    O OSVALDO JA MOSTROU A SUA COPETENCIA MAS A TENJUA, NAO SEI…ESPERO QUE DEEM O MELHOR.
    FORCA AIIIIIIIIIIII

  38. Dias

    26 de Dezembro de 2012 as 9:33

    Antes de comentar gostaria de que me aporesentacem provas, porque estou cansado de tanto cofre vazio.

  39. Dias

    26 de Dezembro de 2012 as 9:54

    Cofre esta vazio é que ainda estão a pagar o salário? cofre vazio é que falam de désimo terceiro? será que o dito dinheiro de Angola e Quiné Equatorial ja chegaram? agora me diz caro comentadores deste jornal que muitas vezes especulam muito, será que dois em dois anos nós temos que está a deichar governo cair para continuarmos a ficar de mãos estendidos,até quando vamos produzir o suficiente para deicharmos de pedirmos estes paizes, até parece que não é de interce de muitos destes, desde mais alta magistratura até a mais baixa evidar esforços para que pais se caminhe pela sua propria perna,poriço eu como jovem que sou apelo a todos santomenses a ´~ao desistirem vamos lutar,e fazem como jovens de juvercórdia na igreja de Fátima em BOMBOM que vão efetuar uma grande limpesa na praia pomba neste Sabado.

  40. Euclides Quaresma

    26 de Dezembro de 2012 as 10:12

    Bom dia caros leitores. Que memoria jornalistica temos em STP? Nessa danca constante de cadeira desnecessaria contrariamente Aquilo que esta estipulado na nossa constituicao que a governacao eh de quatro anos todos os governo que entram reclamam cofres vazios. Na minha opiniao o que se passa de facto eh desconhecimento do Pais real por parte dos assaltantes do poder. Ora vejamos se o Pais nao produz riquezas, recorre a ajuda e credito externo

    • Euclides Quaresma

      26 de Dezembro de 2012 as 10:19

      Para financiar mais de 80% das suas despesas anuais, o que significa, para quem entende da materia que o Pais nao tem poupanca nenhuma, explica-me por favor Sr jornalista como eh que os cofres podem estar cheios? Jornalistas teem que investigar caso contrario desiformam os leitores .

  41. Ospibinho

    26 de Dezembro de 2012 as 10:26

    Que tamanha vergonha minha gente. Assaltam poder logo a contar com o dinheiro do vizinho para comer e sustentar os Seuss vicios (Guine Equatorial). Estah com olho cheio no dinheiro do outro.

  42. Dias

    26 de Dezembro de 2012 as 10:58

    Apezar de reispeitar muito o director deste jornal, mas sinceramente por vezes parece que ainda tenhem muito trabalho pele frente, tenhem que investigar mais a fundo porque quanto não publícitam coisas que não tenhem certeza e assim este mesmo jornal terá a sua credibilidade ameaçada fui

  43. Petroleum

    28 de Dezembro de 2012 as 9:38

    Gerir o País de forma a garantir o seu desenvolvimento harmonioso e sustentado tem de ser encarado como uma tarefa de todos os Santomenses e não do Governos, até porque em STP, quase todos terem morte súbita antes de atingirem a puberdade.Se cada Santola dar a sua quota parte sem os habituais primeiro EU,EU,EU, segundo EU,EU,EU, etc, este País crescerá e será um cantinho da terra onde dará gosto viver sem cobiçar o alheio.

  44. Petroleum

    28 de Dezembro de 2012 as 9:50

    o actual PM,terá de estudar um pouco de economia para lidar melhor com as Finanças Publicas e ter uma visão económica do Pais real. Assumir o cargo e começar logo a chorar, choramingar e lamentar que os Cofres estão vazios, só assustará inutilmente os Investidores que andam muito satisfeitos com São Tomé e Príncipe e já passaram o ano todo a dizer que São Tomé,tem cumprido e muito bem os seus programas financeiros,tendo até dado 3,5 milhões euros, na altura do assalto ao parlamento, euros fresquinhos que será o actual PM a gerir. O PM tem é de rir um pouco mais quando fala a nação, procurar ser menos rígido na forma como fala ao País, porque estando a dirigir-se dessa forma antipática prejudicará o carisma que não tem para galvanizar o seu MLSTPUDT as próximas eleições.

  45. graca

    4 de Janeiro de 2013 as 23:07

    na premeira republica 0 Trovoa pai ¦ sofreu e forcado exelar para Franca ‚na segunda republeca por eronia do destino agora a vez do TRovoada filho o rancor eranca maldeta desse pinto pensando ele que esta projudecar famelia Trovoada mas sim o povo ,a vinganca e terivel.o povo tem memoria fraca ,das eleicao em que saio como perdor.Agora tanto o povo como o Trovoada Pagam com mesma mueda. (ploco manjoca a po pe kua ne leche ,a a po mude de chito sa kua se me’)moral da hetoria …sera que alguem consege mudar um ditador?agora temos um governo do sim …apoiado pela podredaao…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo