“The Power of Interdependence” – Livro de escritor Nigeriano pode relançar polémica sobre o Golpe de Estado de 2003 em São Tomé e Príncipe

O livro do nigeriano David Oladipupo Kuranga, publicado nos finais do ano passado, cita informações dos serviços secretos nigerianos, que apontam o nome do alegado principal financiador do Golpe de Estado de 2003 em São Tomé. O livro versa-se sobre o papel das organizações regionais na mediação de conflitos no continente africano. O autor estudou três casos, nomeadamente o Golpe de Estado de 2003 em São Tomé e Príncipe.

As referências do livro sobre o Golpe de Estado de 2003 em São Tomé e Príncipe, está a correr o mundo, daí o interesse do assunto chegar também ao conhecimento dos são-tomenses. O Téla Nón tentou por várias formas colher a reacção da individualidade política citada no livro do nigeriano, David Oladipupo Kuranga,como sendo o alegado financiador do golpe com base em informações dos serviços secretos nigerianos, mas não teve sucesso.

Note-se que a intervenção da Nigéria foi determinante na resolução do Golpe de Estado de Julho de 2003. Os ex-búfalos assaltaram o quartel general das forças armadas, e puseram em marcha a destituição do Governo na altura chefiado por Maria das Neves. O então Presidente da República Fradique de Menezes, encontrava-se ausente do país, mais concretamente em Abuja, na Nigéria. Foi pelas mãos do ex-Presidente nigeriano Olusengo Obasanjo, que Fradique de Menezes regressou ao país. A imagem do então chefe de Estado nigeriano, segurando uma das mãos de Fradique de Menezes, e conduzindo-o do aeroporto internacional de São Tomé até ao Palácio do Povo na capital são-tomense, foi marcante naquele dia. Obasanjo reuniu-se com os golpistas no Palácio do Povo, e terá dito que não queria ouvir nada mais sobre golpes aqui.

O leitor tem acesso ao estrato do livro que se refere ao golpe de 2003 em São Tomé e Príncipe, e também pode consultar mais elementos sobre o livro e o seu autor, clicando nos elementos abaixo :

1 – The Power of Interdependence

2 – http://us.macmillan.com/thepowerofinterdependence/DavidOladipupoKuranga

3 – http://www.kaglobal.net/Home_Page.html

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Sensa Comissário Responder

    O Poder da Interdependência desafia visões dominantes nos assuntos globais, que cada país manter o controle sobre o sistema internacional. Ele avança uma possibilidade alternativa, que, de fato, o poder de cada país está agora a ser acompanhada e às vezes consumida pelo poder das organizações supranacionais, que são organismos internacionais fez-se de vários países independentes. O livro utiliza contas detalhadas, com dados insider classificados, de intervenções multinacionais em países selecionados na África para demonstrar a mudança nos assuntos globais. O texto dá um olhar raro dentro o funcionamento interno da diplomacia coercitiva na área pouco estudada e nova maneira de olhar para o nosso mundo.

  2. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Isto é grave. Vou ficar atento a reacção do Levy Nazaré, que até então não desmentiu as acusações proferidas contra o seu líder, e mais esta bomba.
    Será que PT virá a stp?

    • img
      patrice provoada Responder

      levi nazaré n conseguirá responder …ele não é dente aberto…não se preocupem porque eu vou responder isso a rir…..estou no gabão na minha terra natal…quando tiver necessidade vou aí….

      • img
        Franco Responder

        Sr Trovoada!
        A culpa nao ‘e sua, mas sim da constituicao Santomense. Como diz e bem, o Gabao ‘e a sua terra natal, Mais nao digo.

      • img
        Seabral Responder

        O camarada P. Trovoada é um indivíduo sem princípios morais…vive na corrupção e no cambalacho. Nada sabe fazer de Bom, de intéressante, de inteligente, para os outros, muito menos para STP, que ele e familia utilizam únicamento para tirar proveito, beneficio pessoais…quer dizer ENRIQUECEREM, apenas! É verdade que ele é gabones , em tudo… Não tem nenhum sentimento para STP, não é patriota, mas oportunista!!!

      • img
        Seabra Responder

        Quem é o camarada Arzelio Costa? Não será por acaso o filho da uma das irmãs do atual pm, Gabriel Costa? Não se trata daquele sobrinho que vivia na África do Sul?

  3. img
    nora Responder

    Lembro o golpe ainda como se fosse ontem.
    Eu estava na tropa. Era da praça 2002, muitos foram os carregamentos de armas e artelharias que até hoje tenho a certeza que não foraão recolhidas pelo Estado.

    E da forma como as coisas se desenrolaram estava claro que o objectivo do golpe era atingir a então Primeira Ministra “MARIA DA NEVES” MARIA DA ESPERANÇA RENOVADA.

    E DE CERTEZA QUE A PRAÇA POLITICA SANTOMENESE SABE QUEM FOI/FORÃO OS MENTORRES DO GOLPE. O FERNANDO PEREIRA “COBÔ E OA BATALHÃO BUFALO” SÃO SOMENTE INSTRUMENTOS DA SUBVERSÃO POLITICA.

    FALO MUITO, É MELHOR CALAR… MAS A VERDADE TARDE MAS APARECE SEMPRE UM DIA.

    • img
      descomplexado Responder

      fale tudo que sabe so assim poderemos por cobro a essas manobras

  4. img
    Joker Voz do Povo Responder

    Vocês sabem quem é este homem é o Patrice Trovoada. Tudo porque o Fradique de Menezes o demitiu de Ministro dos Negócios Estrangeiros. Sr. Presidente da República, faz muita atenção com este homem. A Sra. Maria das Neves (uma das vistimas) uma vez disse no Parlamento que mais tarde ou cedo a gente iria saber quem era o mentor do Golpe de 16 de julho de 2003, porque a justiça de Deus tarda mas não falha, aqui está. o mentor de golpe é o Patrice. Por isso, ele tentou comprar os militares, por isso ele falou em caos, caos, caos, quando lhe tiraram a chupeta. E dizem que ele vai regressar em 20 de Janeiro. Que regresse, mas para cadeia, para aonde deve ir das explicações das asneiras que andou a fazer. Patrice quidaleooo!

  5. img
    Leopaldo Responder

    Essa informação não faz sentido….

  6. img
    cao sem sorte Responder

    Boa tarde meus senhores, para dizer sobre este artigo, será que isso é mesmo verdade? gostaria muito de saber mas sobre isso, mais voces publicaram o texto em ingles, e assim esta a dificultar a perceber bem a historia, agradeceria que traduzise este tior em portugues de modo a esta bem situado na materias, obrigado FUIIIIIIIII

    • img
      A luta continua Responder

      Não traduza nada Por favor o texto deve manter em inglês tal como está pois assim não vão dizer que é mais uma invensão do tela nón. Não sei falar muito bem o ingl~es mais deu pra entensder a parete sublinha aonde fala do patrice trovoada.

    • img
      google tradutor a sua pagina de tradução Responder

      Meu caro amigo”cão sem sorte”
      Quero ai deixar o meu contributo como forma de o ajudar a traduzir e entender o texto.

      1º Passo: Vai ao google e digita google tradutor,assim que abrir a aba ves la,a sua pagina de tradução e abres a pagina.
      2ºvais ao texto copeia e cola na pagina ggogle tradutor.
      3º escolher tradução ,ingles portugues e clica ok.
      em caso de duvida deixa o seu comentario.

  7. img
    cao sem sorte Responder

    Volte de novo parece que vc nao sabem o que esta a falar, estao a falar que é o Patrique Trovoada o mentor do Golpe, mas vc nao acha que tem muita considencia? quando o Fradique viajou é que deram o Golpe, reparam uma coisa se fosse para, que a Maria da Esperança Ronovada estava a ganhar aplauso e estava a fazer o Fradique fronta e com isso ja avia uma ” Guerra entre o fradique e Maria das esperança renovada” na sei se fiz endeter ,,,FUIIIIII

  8. img
    são tome Responder

    Alguem sabe onde se pode adquirir o livro?
    Acho que a PGR tem que entrar imediatamente em contacto com sua congenere da Nigeria, para averiguar o que diz o tal investigador/escritor para apurar as verdades.
    E seu eu fosse um daqueles que estava preso nesse golpe, com metralhadora na cabeça durante 24 horas, eu metia o gajo nas barras do tribunal, já!!! Que grande maroto que ele é!!

  9. img
    Barão de Água Ize Responder

    Para que precisa STP de forças armadas?
    Se houvesse visão e coragem politica todas as forças militares seriam transformadas, incuindo a policia e bombeiros em força civil.
    Seria uma lição exemplar para África e demonstrativa que a Democracia em STP tinha atingido um alto padrão.

    • img
      Novo Paradigma Responder

      Parabéns Barão
      partilho da tua visão.
      Vou até mais longe e digo que STP não precisa de partidos.
      Precisa sim de uma equipa de gestão executiva (governo) e de uma equipa de fiscalização (oposição).
      Os elementos seriam seleccionados por concurso publico.
      Só haveria eleições presidenciais e autárquicas.
      Claro que é preciso definir alguns pormenores mas a estrutura e princípios básicos seriam esses.
      Somos pequenos para imitar os outros.
      Deve haver multinacionais com mais funcionários que STP tem de habitantes, por isso não me parece descabido.
      Tela sa dji non

  10. img
    patrice provoada Responder

    olha, é normal fazer golpes de estado….estamos na bandalha…e não esqueçam que a vossa birrice em não tomar decisões levou-me a isso…será k voc~es conseguem me prender? a vossa justiça é para aqueles que não têm dinheiro…e isso não é o meu caso…sei fazer muito business…sou o nº 1 de africa em business

    • img
      Seabra Responder

      Si vous êtes, vraiment, l’imbécile, l’escroc, le voyou…le vrai Patrice Trovoada, celui que est connu par tous comme un VOLEUR sans vergogne, donc, vous êtes le fils légitime de Hélène et Miguel Trovoada. Le portrait crache des vôtres. Donc, c’est bien normal que vous soyez ce que vous êtes, un monument fait ORDURE. Vous êtes tous pourris, dans cette maudite famille!

  11. img
    UE Bétu Responder

    A se confirmar essa noticia , será desolador sinceramente. O santo afinal tem o pé de barro

  12. img
    Eusebio Neto Responder

    Mais lenha para a fogueira politico-social santomense. A noticia parece ser simplesmente a confirmacao oficial daquilo que muita gente ja sabia mas tinha falta de coragem para a publicar. Assim a minha expectativa e certamente tambem de todos os cidadaos santomenses e nao so e que o Patrice Trovoada apareca em publico e reaja. Se preferir, ate podera fazer-se ouvir atraves da RDP Africa na voz apaixonada do seu porta-voz Abilio Neto. Mas sera que alguem tem duvidas quanto a veracidade dessa grave acusacao feita pelo consagrado escritor nigeriano? Essa “descoberta”podera nos ajudar a compreender final e realmente as razoes de tanta resistencia que a ADI e o seu lider as ultimas decisoes dos orgaos de soberania nacionais. Quem tem rabo na estrada nunca querera que o pizem! A marcha continua, a Justica Divina pode demorar mas jamais falha!

  13. img
    mana Responder

    Roberto convoca o Patrice para prestar declarações no Ministério Público. Urgente. Faça pelo menos isso.

  14. img
    Maria Livramento Responder

    Que grande novidade!!!
    Isto é coisa que já se sabia, mas felizmente agora a verdade veio a superfície.

  15. img
    Bacue Responder

    Aé se este país fosse sério! Com uma informação como esta muita gente estaria em maus lençois, porém como se trata de STP…

    Até quando minha gente?

  16. img
    dizer umas coisas Responder

    Perguntem ao BALA, cão de guarda do PATRICE TROVOADA, porque razão na altura do Golpe de Estado ele andava de AK47 (arma de guerra) no carro?

    Ele vai vos explicar essa história direitinho.

    Isso não vai dar panos pra manga porque todos nós que vivemos em STP sabíamos de antemão que o responsável pelo golpe de Estado era o famigerado PATRICIE TROVOADA.

    Mas neste país nada acontece aos grandes (os que têm algum poder económico) façam eles o que fizerem.

  17. img
    homem do céu Responder

    Podreco. Grande homem na foto. Um abç

  18. img
    mana Responder

    Cõbo, ficou só cobo mesmo. Agora entra teso e sai fraquito que nem assusta uma mosca.

  19. img
    ILHA NO MAR Responder

    20 anos após tudo que estava guardado ja veio a superficie.
    ADI é do Patrice a ilha de STP é totalmente dos Santomense viver com humildade respeito e transparencia.
    Si o nosso tribunal funcionasse como tribunal de Deus Patrice iria sentar na cadeira para prestar conta aos aquele que votou nele, e não nos enganar com agua e energia e projeto ao longo prazo.
    Não transforme a nossa ilha no porto de transito em negocio escuros.
    DEIXA-NOS TRABALHAR mas com claresa e transparencia e não nos trata com anafalbeto.

  20. img
    inteligencia Responder

    Onde Estava o Presidente Fradique aquando do Golpe? Qual a nacionalidade do autor do livro.
    É melhor aconselhar o autor do livro a concluir o seu trabalho de investigação.

    Senhores, este tipo de política não arranca mais em São Tomé, por enquanto é Patríce Trovoada o Politico do Povo São Tomense, este homem é que o povo quer para conduzir o destino deste Pais. Se os senhores, Albertino, Cosme Rita, Jorge Correia, Delfim, Xavier Mendes, Alcino Pinto, Norberto Costa Alegre, Bidão, Guilhrme Posser da Costa, Henrique costa, Jorge Amado, Guilherme Octaviano, Gaudêncio Costa, Rafael Branco, etc… fizessem algo para diminuir nível de pobreza do Pais, as coisas poderiam ser diferente. Geriram o país na época da abundância, Quando os estados estrangeiros enjeitava o dinheiro ao país que infelizmente eram todos canalizados aos bolsos desses senhores supracitados e mais.

    • img
      original Responder

      Para um santomense atento,os nomes citados nunca foram referência para si mas permita-me dizer-lhe que o PT é um pouco de cada um deles ou resumo de todos eles juntos.

  21. img
    santiago filho Responder

    Se o povo de S.tome desconfiava desse maldito homem, porque que lhe foi confiado a pasta de PM?
    Ainda bem que S.Tome e Deus vivo.

  22. img
    nora Responder

    It was expected that everything that happens is rotten in Sao Tome and Principe has finger Trovoada. The rise of the political scene in Patrice Santomense could only derrivar through a coup, in which he himself was the greatest financier. Today we understand why 5000 (five thousand) bags of rice given by Trovoada the former battalion commander buffalo (Arlézio Costa) and why the military level was the ringleader Major Fernando Pereira aka army (COBO). And it is known that Fernando Pereira is militant party Trovoada (ADI) and is currently councilor of District Cantagalo Camara. Of course the Trovoada is the monster that this brings for all of this. Haver go as far as it goes. God Bless Sao Tome and Principe from enemy hands.

    • img
      STP Responder

      Escreve em Português…

      • img
        Na Sombra Responder

        Esperava-se que tudo o que acontece de podre no São Tomé e Príncipe tem dedo Trovoada. A ascensão da cena política em Patrice Santomense só poderia derivar através de um golpe de Estado, em que ele próprio foi o maior financiador. Hoje entendemos por que 5.000 (cinco mil) sacos de arroz dadas por Patrice Trovoada o ex-comandante do batalhão búfalo (Arlézio Costa) e porque o nível era o líder militar major Fernando Pereira aka exército (COBO). E sabe-se que Fernando Pereira é militante do partido Trovoada (ADI) e atualmente é conselheiro do Distrito Cantagalo Câmara. É claro que o Patrice Trovoada é o monstro que isso traz de tudo isso. Haver ir tão longe quanto ele vai. Deus abençoe São Tomé e Príncipe das mãos do inimigo.

        • img
          Na Sombra Responder

          à tradução do texto

        • img
          saotomense Responder

          voces la na terra so falao bulshirt… foi assim que o ministro da defesa oSCAR sOUSA mandou o seu homen de vigia para me vigiar em africa do sul dezemdo que eu vou fazer golpe porque tirarao patrice no poder BULSHTTT….
          EU fui dos Bufalos sim com orgulho, mas sera que a minha vida sera so de golpes DE ESTADOS E VIVER COMO FUGITIVO? meus senhores aquele nigeriano que vem a mim dizer ou dar as provas de que o patrice e que financiou o golpe de 23 de junho.. isto nao foi escrito pelo nigeriano isto e uma propaganda do M.
          PARA MAS GOSTARIA DE DEZER AO NOSSOS POLITICOS LA NA TERRA eu sou um cidadao honesto pronto para dar de bom que posso dar para aquele pais de sao tome , o homem pode muito bem se corrigir os seus erros, se participei no golpe de estado de 2003 nao quer dizer que a minha vida e so golpis e golpista, mas se assim querem me considerar nada mal, mas eu gostaria de dizer que o homem faz historias.
          vivo e e tenho familias como todos, para ja fui sempre trabalhador, nao estou em sao tome pedindo zimolas de ninguem, sou formado como paramedico e trabalho numa empresa multinational estrangeira e ganho o suficiente para subreviver n, nao tenho interresses em golpes e altrabisses, sao tome e para todos os sao tomesses de boa vontade, e sou un dos com boa vontade, se venho para sao tome porque o patrice era o primeiro ministro, nao era para pedir zimolas, era para trazer algunsmas oportunidade que os os outros governantes nao me derao, mas ele claro como parente poderia me dar.
          alias quando este em saotome depois dom tal dito golpe resolvi trabalhar , e fui tecnico da saude em ASPF e apresentei programas de saude na televiasao saon tomense nunca pedi, nunca comportei mal sempre como um cidadao como outros.
          tenhp prtovas concreta que o senhor ministro da defesa em sao tome uma pessoa que tenho muito respeito como pai e amigo., numa conversa com alguem de alto cargo em sao tome acusame como possivel mentor de golpe ou de possivel golpe em sao tome, recebi as informacoes de fontes de inteligencia de uns dos paise amigo de sao tome aconselhando me de nao ir para sao tome porque serei preso, porque.tenho provas de gravacao da voz do Oscar sousa e tambem poem para me espinhar um dos collegas sao tomense vizinho para controlar os meus passos isto e uma aberacao meu amigos.

          • img
            Franco

            Santomense, nao quero nem vou julgar-te entretanto e como sabes tens direito a provar a tua inocencia. Faca-o de forma digna e reponsavel,

            Forcas

    • img
      STP Responder

      Essa informação é uma acusação muito grave. Em nome da boa relação entre os povos e estes paises(STP e Nigeria)e do direito do democratico Sr. PT deve levar esse assunto a instancias competentes. Se não o fazer podemos concluir que tem mm algo a ver com o acontecimento de Julho de 2003.

    • img
      STP Responder

      Obrigado. Assim esta ao alcance de todos os seguidores deste portal de notícias.

    • img
      Juca Responder

      If you going to write in english, please do it well…

      (Se vais escrever em Inglês, por favor, faça-o bem …)

      • img
        Franco Responder

        didn’t you forget of to be verb? (are) Oh it was a mistake. If I were you, I would write as follow: “If you are going to write in English, doing it well”… please let me know if I am wrong.

        Thanks

    • img
      Seabra Responder

      Porque tanta arrogância, porque escrever numa língua estrangeira, ora que o sítio é lusófono e lido por todos os interessados da língua e expressão portuguesas…você é mesmo ridícula, Nora ! Desça do seu fraco pedestal, hoje em dia, falar uma língua estrangeira não lhe faz ser + inteligente e interessante do que os outros…sabe, Nora, à humilde tem um grande valor e torna as pessoas distintas. Acredite-me! Seabra

  23. img
    nora Responder

    Já era de esperar que tudo quanto de podre que acontece em São Tomé e Principe tem dedo do Patrice Trovoada. A ascenção do Patrice na cena politica Santomense só poderia derrivar atraves de um golpe de estado, em que ele mesmo foi o maior financiador. Hoje nós entendemos o porquê de 5000 (cinco mil) sacos de arroz dado pelo Patrice Trovoada ao Comandante do ex- batalhão bufalo (Arlézio Costa) e porquê que a cabecilha a nivel militar foi o Major do exercito Fernando Pereira vulgo (Côbô). E sabe-se que o Fernando Pereira é militante do partido do Patrice Trovoada (ADI) e neste momento é vereador da Camara Distrital de Cantagalo. É claro que o Patrice Trovoada é o monstro que esta por de traz de tudo isso. Haver vamos até onde isso vai dar. Deus abençoa São Tomé e Principe das maõs dos inimigos.

  24. img
    SEIS E MEIA- 968026401 Responder

    Boa tarde senhor/a ou leitor/a, quando neste preciso momento acabei de apreciar vários comentários, que podem ser verdade como falsas só para denegrir certos pessoas da nossa praçça política.fomos burros ou aqueles que escolheram a cabeça do país, pois agora temos o pai os filhos e só faltam espíritos e santos. Agradeço pelos comentários mas todos que anteciparam meteram erros ortográficos graves e mais coisas, agora é ter com o senhor pinto da costa para vos dar bolsas e ou empregos, Vejamos amigos inocentes crianças e cegas: o quê que pinto da costa criou como empresa em S. TOMÉ E PRÍNCIPE? Não há mais empregos pra ele? Já procuraram de saber o quê que ele tem em Angola? Porquê que não fez e criou emprego na terra natal onde nasceu que onde comeu coisas que lhe deu a vida e que hoje ele é a cabeça? Vocês irão sair a rua daqui a pouco,porquê? Carro de Estado de novo nas festas a tráz das igrejas, batismos,aniversários,praias casamentos. Quem pagará as avarias, os combustíveis, etc , já pensaram? vocês são totois, vam roubar o quê e a aonde? O governo de Patrício estava a trabalhar bem, o senhor pinto odeia Pai, filho e os netos da familia trovoada. família beirão, família menezes, família Basílio, etc,etc. Pinto nasceu encontrou S.TOMÉ,e vai morrere e deixar S.TOMÉ. Não queremos ódios nem rancores, mdá-lhe o recado por favor okei. Até já os inocentes. Falou

    • img
      Franco Responder

      seis e meia,todos nos estamos neste mumdo em fila indiana.Cada um so consegue ver as costas dos outros que estao a frente. Quanto ao conteudo escrito por Vexa, nao vou comentar. Entretanto devo dizer-lhe que deviamos mudar a Constituicao, So e somente so os nascidos em Sao Tome e Principe deviam ocupar determinados cargos politicos.
      Politicos que abandonam as suas funcoes, terminam os seus mandatos e levam, desviam ou ocultam documentos do Estado deviam ser considerados CRIMINOSOS. POIS ‘E CRIME.

    • img
      Seabra Responder

      …ninguém tem algo contra os cambalacheiros TROVOADA, você aprecia os DESONESTOS, certo…mas não deve, de jeito nenhum, criticar os Outros por não Apreciarem. Posso dizer , que São os TROVOADA que não gostam e não querem o Bem de STP . É uma constatação, camaradas !

  25. img
    concozuco Responder

    Meus senhores, nós santomenses temos muitas virtudes mas também temos muitos defeitos. Uns dos grandes defeitos é sermos influenciados e pelos vistos os COMUNISTAS (vestidos na pele de cordeiros) são especialista na matéria de influenciar e na propaganda barata. O escritor nigeriano David Oladipupo Kuranga diz tudo, menos que o Patrice Trovoada estava por detrás do golpe. O jornal “telanon” muito habilmente tirou a parte do livro onde fala-se do Patrice para mais vez influenciar-nos, os santomenses, de que o mesmo estava implicado. Outro defeito que nós temos é a memória curta. Todos já se devem ter esquecido da campanha para as eleições legislativa de 2010 onde o sr Arlezio Costa atacava impiedosamente e inclusivo fora do contexto politico o sr Patrice Trovoada. Agora pergunto eu se o sr Patrice Trovoada estivesse involvido neste tal golpe será que o sr Arlezio teria a coragem de o atacar assim como fez? A troco de quê? Tirem as vossas conclusões? Viva a verdade. Viva a STP.

Deixe um comentario

*