Política

“Entendemos que o nosso Estado não pode correr o risco de ser um narco-Estado”

Preocupação do Primeiro Ministro Gabriel Costa, numa intervenção em que denunciou a entrada e circulação de grandes somas de dinheiro de origem duvidosa no sistema financeiro são-tomense. O Governo suspeita que o branqueamento de capitais ganhou força no país.

O Chefe do Governo são-tomense denunciou a entrada de dinheiro sujo, no circuito financeiro são-tomense. Segundo o Primeiro Ministro, o executivo tem conhecimento que somas avultadas de dinheiro de origem duvidosa, entraram no sistema financeiro nacional.

Gabriel Costa suspeita que nos últimos tempos o branqueamento de capitais, ganhou bastante força em São Tomé e Príncipe. « É preciso nós sabermos de onde é que sai tanto dinheiro, de onde é que sai tanto dinheiro e que entra no circuito financeiro em condições inexplicáveis. Nós temos , elementos  que indicam entrada de dinheiro, para o nosso sistema financeiro, cuja origem não sabemos», denunciou o Chefe do Governo.

O Primeiro Ministro manifesta-se preocupado com as implicações do branqueamento de capitais no sistema financeiro nacional. Odinheiro sujo pode alimentar vários tipos de crime. «Entendemos que o nosso Estado não pode correr o risco de ser um narco-estado, temos que ter o controlo do nosso território. Por isso é que não haverá acordos ocultos, matérias sensíveis serão matérias sensíveis. Pelo  menos comigo não há nenhum acordo que vincule o Estado santomense que a representação nacional não possa saber», pontuou.

Prometeu combate ao branqueamento de capitais, para dignificar o nome e a imagem do país. «Vamos estar atentos a questão do branqueamento de capital.  Não haverá cacofonia perturbadora da estabilidade institucional, não haverá conflitos desnecessários nem espetáculos burlescos que fazem com que o Estado fique nas ruas de amargura. Utilizaremos todas as nossas energias para permitir que se resgate a imagem do Estado» garantiu Gabriel Costa, Primeiro-ministro.

O Chefe do Governo fez tais denúncias durante a sessão plenária da Assembleia Nacional, realizada na última semana.

Sónia Lopes

    52 comentários

52 comentários

  1. Paracetamol 500mg

    7 de Janeiro de 2013 as 9:09

    Esse PM está a demonstrar ser um PM Primata.
    Se outrora, quiseram transformar Stp num país de prestações de serviços, criando mecanismos e instrumentos que favorecessem o tal desiderato, inclusive, Offshores, como vem agora insurgir contra esses avanços.
    Todos sabemos que STP é pobre, precisa de captar rendimentos e investimentos. Agora vir ao público lançar fumaça sem respeitar o esforços dos outros, isso é ser primata demais.
    O PM tendo conhecimento de entrada de somas avultadas, no sistema financeiro, deve controlar de onde vem, criando equipas especializadas. Porque o dinheiro pode ser de um empresário que queira pagar menos imposto, ou uma outra razão.
    Nem todo o dinheiro vem do trafico.
    O PM tem que dizer quais são os seus verdadeiros objectivos enquanto chefe de governo e não vir aqui queimar o pais sem mais nem menos. Lançar boatos é crime e ele sabe disso.

    • Paracetamol 500mg

      7 de Janeiro de 2013 as 12:26

      Outra situação que o PM Gabriel Costa não soube explicar. Quem pagou a viagem da Ministra Umbelina para a Ilha do Príncipe.
      Houve confirmação a realização do voo. Agora há que saber quem pagou? Será que foi a própria ministra? Ou houve um génio que concretizou um dos três desejos da Srª Ministra?

    • TOny de MATO BRAVO

      8 de Janeiro de 2013 as 11:51

      ó Parracetamol,se atitudes do PM está a te afectar ou tirar-te previlégio de algumas ilegalidades ou fazeres parte da mesma quadrilha, tenha paciência, por que ele esta a fazendo o seu trabalho em defesa dos interesses da Nação E mais a vaca nunca mais vai dar leite, bêba agua agora, para fazer descer bem o comprimido, parracetamol.

      • Paracetamol 500mg

        9 de Janeiro de 2013 as 14:43

        Meu caro Tony de Mato bravo.

        Graças a Deus não faço parte dessa estirpe de Políticos e Politiqueiros baratos. E ainda bem, não tenho costelas no poder.

        Simplesmente, o que não concordo é que, o actual PM sabendo da difícil realidade Santomense devia ponderar bem antes de tecer as considerações que fez. Sabendo que , nem todos os investidores são pessoas de mal, O PM não pode vir ao público de boca cheia afirmar que entraram avultadas somas de dinheiro no país.
        O que digo, na minha humilde opinião, é que, o PM devia ter cuidado antes de fazer as declarações que proferiu, de modo a não “espantar” os investidores de bem que querem, de alguma maneira, pagar impostos mais baixos. Não se deve misturar os investidores confundindo-os. É mau.

        Antes de falar, o mesmo devia mostrar trabalho. Desde que assumiu o cargo de PM só reclama, sempre a gaguejar, parece quem esconde coisas. E quando se fala sobre algo, deve-se mencionar os respectivos autores, factos e não lançar fumaça.

        Meus caro, usa cabeça, aprende a indagar as coisas, e verás a verdade verdadeira.
        Todos os políticos têm rabo preso.

  2. J.Rufino

    7 de Janeiro de 2013 as 9:17

    Muita coragem e sobretudo muita determinacao,nao faz sol de pouca dura,seja determinado faca da sua profissao(formacao)um exemplo a seguir,mas nao se esqueca nao fique so denunciando e preciso agir,agir no sentido de acabar com estas manobras…nao si esqueca o senhor e jurista de profissao,ajude estes tribunais patologicos com juizes medioques,corruptos a funcionar como deve ser assim o pais fica a saber quem sao estes senhores que estao ligado a crime de capital financeiro.Deus abencoe S.tome e Principe…

  3. Herminia

    7 de Janeiro de 2013 as 9:27

    É bom nos acautelar.
    Não existe nem existira um estado perfeito,por isso, quando necessário até negoceia com diabo para se salvar, somente deve haver certa atenção, porque nem toda sujeira lava-se ao publico, sobretudo num país dependente como nosso. Casos deste tipo deve merecer um tratamento próprio, porque são segredo do estado.

    • Bragança

      7 de Janeiro de 2013 as 17:17

      Caríssima,
      Concordo plenamente consigo, esses casos devem ser devidamente investigados, caso haja matéria para incriminação, deve entregar ao Ministério Público.
      O Sr. Primeiro-ministro está a ir pelo caminho errado, numa tentativa de caças as bruxas e se esquece que todas as matérias relacionadas com as relações internacionais são matérias muito sensíveis, isto porque dependemos do exterior em mais de 90% para a execução do Orçamento.
      Por outro lado, coloca em causa as relações institucionais, visto que é o Banco Central o órgão responsável pelo controlo das entradas e saídas do dinheiro no país. Gostaria de saber se o Sr. Antes de fazer tal declaração se procurou se informar junto da governadora do Banco Central.
      Não me venha dizer que a mesma esta relutante em não apresentar documentos que fundamentem a sua suspeita.
      Sr. Primeiro-ministro cuidado com a língua, como diz o velho ditado “ o peixe come pela boca e morre pela boca”.
      Na desviem do vosso trabalho, que é levar esse país ao bom porto, tentando queimar imagem seja lá de quem fosse.
      O vosso poder é executivo, e deixe o tribunal (poder judicial), julgar e incriminar caso haja matéria para o tal.
      Muito cuidado porque o tiro pode sair pela culatra.

  4. Roberto Carlos

    7 de Janeiro de 2013 as 10:29

    Muito bem.Parabéns Sr PM pela “DECISÃO”.
    O País não pode continuar a ter a imegem deixada por PATRICE TROVOADA.
    Boa sorte,coragem e determinação.

  5. silvestre

    7 de Janeiro de 2013 as 10:31

    Força PM estes casos obscuros que indeciam crimes devem ser combatidos. Casos de indicios de branqueamentos de capitais deve estar no País há varios anos e talvez acelerou nos ultimos dois anos. STP é tão pobre que nunca suportaria presença de tantos bancos comerciais.´Creio ser necessário seguir de perto todas suas actividades. Porque estes lucros deveriam beneficiar o povo e não pessoa de forma individiualizada.

    • joao pereira

      7 de Janeiro de 2013 as 17:29

      O Gabriel Costa está assustado,não sabe por onde começar.Digo isto porque,se é que ele é na verdade o chefe do governo, então começe a arrumar a casa,ou tenho eu que lhe dizer que,Os mercados não podem ser senhores do Estado,mas sim o Estado é que deve controlar o mercado.

  6. joao pereira

    7 de Janeiro de 2013 as 11:22

    Esse PM, é com certeza um trapalhão,ao invés de demonstrar obras com as quais se comprometeu, limita-se apenas a especular,enquanto na verdade devia trabalhar,demonstrar que a cabala em que esta enfarinhado consegue fazer melhor do que o ADI.Lançar boatos é facil,1º resolve o problema do povo e depois agrada os antinarcóticos. Segue o exemplo de Cabo verde.

  7. joao pereira

    7 de Janeiro de 2013 as 11:33

    Se entrou muito dinheiro,é bom sinal, cobra impostos!!!A omissão pode ser favorável ou desfavorável.No nosso caso será que estamos em condições de preocupar-mo-nos com as proviniencias do dinheiro?Nem as condições minimas de saneamento básico temos,luz electrica ainda é um luxo,agora vem esse PM falar de ,”…entrou muito dinheiro”. Trabalha e deixa de fofocas,de xibaria.

  8. joao pereira

    7 de Janeiro de 2013 as 11:38

    Se a necessidade olhasse a lógica,STP nã estaria inundado de ladrões de galinhas e nem prostitutas de um prato de comida.

  9. carlos

    7 de Janeiro de 2013 as 12:04

    este e o primeiro ministro ou so sabe fazer entrigas ve si consegue apresentar um programa viavel para povo e deixa de falar o k nao sabe nem tem provas

  10. zeme Almeida

    7 de Janeiro de 2013 as 13:00

    Que raios de seres humanos somos!O Jornal-Tela-Non publicou que o cofre do estado encontra-se vazio, afinal, temos muito dinheiro?Queiramos la saber de onde e a proveniencia do dinheiro?Se o dinheiro esta no cofre do estado deixe la estar!Nao tenham medo meus senhores que o vosso estado Saotomense nao vai ser vendido.Sou Saotomense eu nao aconcelho seja quem for que conseguirem o vosso dinheiro,por favor nao investam neste STP.O que passa neste S.Tome temos gentes muito pobre no espirito , invejosos de olhos em coisas dos outros.Este Pais nunca ira conhecer o seu desenvolvimento com gente destas e mesquinhas.Cabo-Verde e um Pais de exemplo :Os caboverdianos tem investido muito no seu Pais que o estado,nunca se preocupou de onde vem o dinheiro.Por favor senhor Gabriel Costa faca o seu trabalho porque Pais precisa de andar nao procurem denegrir a nossa imagem no exterior!O governo ainda nao comecou a andar estao a preocupar com o governo ja morto!Se o dinhiro fosse estivesse na conta de alguem,muito bem.Nos Paises ricos passam tantas coisas dessas nos e que ficamos ca a ladrar vendo a caravana a passar.

    • UE Bétu

      7 de Janeiro de 2013 as 13:23

      O grande problema da noticia, e da afirmação do senhor primeiro ministro de quem nutro até alguma simpatia meu caro , é querer fazer politiquice e lançar suspeições, colocando os factos como ele colocou realmente faz pensar que o dinheiro “sujo ” entrou no cofre de estado, mas a questão é que trata-se de operadores econômicos que atuam no pais e não dinheiro para cofres públicos, mas a politiquice não deixa esses senhores fazerem uma comunicação isenta. E pelos vistos começa a retirar alguma lucidez ao nosso ilustríssimo PM. Passôôôôôô

    • joao pereira

      7 de Janeiro de 2013 as 16:41

      Zeme amei a tua intervenção,é bacana.Granda contradição man,um shout out para ti my brother.

  11. zeme Almeida

    7 de Janeiro de 2013 as 13:15

    Nao estamos em campanha,se o dinheiro existe use e mais nada.Ou querem saber de quem e o dinheiro para os devolver.So em S.Tome porque no Principe ja pensam totalmente diferente{so pensam no desmvolvimento da sua ilha}O Sul Africano que tem o seu grande investimento ca no Principe,os de S,Tome sempre oposeram,hoje temos o Principe muito melhor.Sabe-se la a proveniencia deste dinheiro?

    • joao pereira

      7 de Janeiro de 2013 as 16:57

      Não interessa a proviniencia man.Faz como America,diz que os outros são ditadores e têm armas de destruição massiça,mas ao contrário de aquilo que apregoam,matam civis inocentes e em grande escala,perseguem o Julian do WIKILEAKS por este,ter revelado as atrocidades do país que se assume o dono da civilização.Nem por isso estão envergonhados,agora STP,pobre,quer olhar para os dentes do cavalo!!!Só pode ser excesso de modéstia,e quando assim, não é modéstia,é espetáculo ignorancia extrema.

  12. Horácio Will (na isenção)

    7 de Janeiro de 2013 as 13:17

    “NO artigo STP está no rumo da vitória”, concluí que o nosso xadrez tem peças para vencer e que devíamos fazer os lances acertados.
    Enumerando lances acertados sugeri o seguinte:
    “…É necessário substituir, nos discursos, a enumeração dos erros de quem lá esteve, pela relação de requisitos para cumprimento de novos projectos e, de preferência, com indicação de tempo definido para alcance de metas previstas. Tomar o reconhecimento da oposição como uma necessidade para a confluência das diferenças das partes que farão um todo em prol do país.”

    De facto, é preciso enunciar pprojectos e indicar aos cidadãos o que cada um deve fazer para termos uma nação construtiva. É preciso deixar para os jornalistas a informação de o que esteve mal. É preciso dizer aos da oposição que o que passou deve ser esquecido de modo a que se construa novos projectos e que se dê continuidade a o que eles teriam orgulho em ver feito. Se eles estiverem contrafeitos por terem saído, não é vir à rua dizer o mal deles que se vai conseguir a colaboração para construir o país. As más notícias a serem apresentadas pelos políticos ajudam a fortificar a espiral do Mal e de desconfiança que arrasam as nossas ilhas.
    Sejam agentes de construção e não de informação não construtiva.

  13. Anjo do Céu

    7 de Janeiro de 2013 as 14:39

    Sr PM por favor trabalha e dá provas do seu serviço. Não começa a meter em caminhos de 11 varas.Queremos é que haja dinheiro pra poder possibilitar investimentos para começar a dar emprego as pessoas.Isto é que é seu objectivo prinicipal.Não falas muito e nao começa arranjar fofoquices com entrada de dinheiro porque isso não te levas ao lado nenhum.ESte País que é de todos está extremamente pobre e inviavél e se alguem vier com dinheiro pra nos ajudar o SR só tem que controlar o dinheiro para bem do povo e do País.Andamos nisto 37 anos e estamos cada vez mas pobre.Vai pedir conselho ao Governo Caboverdeanos como lidar com essas entradas de dinheiro pra desenvolvimento do Pais.Um bem haja e pontapé pra frente

  14. V.S s.t.p

    7 de Janeiro de 2013 as 15:43

    Depois da declaração patetica do Sr.1º Ministro, agora sim tenho a certeza que aumentou sim o nº de sem nução e fala barrato nessa novela, M.P, se tens tanta vontade de fazer mágia em 18 meses força, mas pare de tirar conclusões pricipitadas e pare de entrar numa luta que não é tua, ou será fingança porque o Patricio Trovoada não deixou UDD entrar de Boleia nas eleições de 2010, quando vc queria que o ADI/UDD.

  15. concozuco

    7 de Janeiro de 2013 as 15:47

    Ora, ora sr primeiro ministro!!! Quem o vê até pensa que o sr é inteligente. Essa de dinheiro sujo não tem cabimento. Então o cofre tá ou não tá vazio? Qual é o seu problema? O sr quer ser jogador e arbito ao mesmo tempo? Faca o seu trabalho, se é que vai conseguir. Bom Ano 2013.

  16. Barão de Água Ize

    7 de Janeiro de 2013 as 16:20

    Não é STP que vai endireitar o Mundo.
    Desde que o dinheiro que entre em STP seja aplicado na Economia e em sectores produtivos, é bemvindo. O que não bemvindo é o dinheiro utilizado para o “banho”, formar/inventar partidos ou pagar comissões e segundos “salários” a politicos e ministros.

    • Maria Livramento

      8 de Janeiro de 2013 as 10:42

      O que está realmente em causa,é a forma como estas entradas de dinheiro são feitas.Utilizou-se o exemplo de Cabo-Verde.Toda a gente sabe que Cabo-Verde desenvolveu-se a custa de entrada de dinheiro sujo, um pouco consentido pelas autoridades, mas o que nunca houve foi falta de sintonia entre as autoridades.O Presidente da República, o Primeiro Ministro e a Assembleia, todos estavam a par do assunto e nunca como uma operação encapotada como tem sido feita.
      A mesma comunidade que fez vista grossa a entrada de dinheiro sujo, está a ajudar aquele País a livrar-se do flagelo.
      Os tempos também são outros e já existe legislação aprovada sobre o branqueamento de capitais em STP. Lembremo-nos do que está a acontecer aos paraísos fiscais, como a Suiça e a agora o Vaticano, que tem problemas sérios por causa do branqueamento. A lei de combate ao branqueamento de capitais, foi aprovada em 2008 e isto impõe serias exigências ao País.É sabido que “o ouro no lixo continua sendo ouro”, mas convenhamos.

      • Barão de Água Ize

        10 de Janeiro de 2013 as 0:15

        O dinheiro não tem cheiro, nem cor, nem alma, não é preconceituoso. É necessário para a Economia funcionar.Sem ele não há investimentos nem crédito barato.
        STP necessita de Economia e não de moralismos. Só quando quando não há prova efectiva da origem ilegal desse dinheiro se deve agir. STP necesita urgentemente da Economia a funcionar e não de moralismos politicos sem fundamento.

  17. Argenezio Antonio Vaz

    7 de Janeiro de 2013 as 20:28

    Parece que o complô que esta em curso vai andando. Primeiro , o antigo governo não deixou documentos, depois não deixou dinheiro, mais tarde os barcos comercializam a droga, depois o Patrice foi o chefe do golpe de estado, mais tarde o Kozovo, e branqueamento de capitais…etc, ect. Mas mostrem os documentos. Que raio de pais é esse? Que mal existe se entra dinheiro no Pais? Que mal existe se reconhecemos um Pais e se isso traz dinheiro? Que raio… meus senhores. Então não reconhecemos o Taiwan, quanto entrou nos cofres do Pais?Ficamos contra Africa de Sul , o aeroporto foi construido em Cabo Verde. Ganhamos o quê?
    Muito interessante, assim a gente esquece todos os actos de corrupção conhecidos e realizados em STP e voltamos a nossa atenção no Patrice como o maior diabo do mundo.
    Muito bem….

  18. maria tira ponha

    7 de Janeiro de 2013 as 21:39

    coitado do PM ñ conhence dinheiro,nem tão pouco lidou com muito dinheiro,o pouco k vê atrabalha,lhe faz confusão na cabeça,e põe a falar atoã como foi o caso da carta de condução k denuciou o pais com cartas falsas,,,,,,,,,,,,, acalmate homemmmmmmmm isto è so documentario,o filme esta por de trazzzzzz

    • de Ceita

      9 de Janeiro de 2013 as 9:56

      Este PM não conhece a realidade financeira mundial, muitos países que estão desenvolvendo, têm conseguido financiamentos até obscuros,num país tão pobre como o nosso todo o dinheiro é bem-vindo, desde que não ponha em causa os relacionamentos estado-estado e que a sua aplicação seja bem feita.
      No mundo actual quem manda são os detentores de grandes capitais. O grande capital manda no poder político.

    • de Ceita

      9 de Janeiro de 2013 as 10:01

      Um certo político disse: estão sempre no poder,são sempre reeleitos, mandam no poder político, são invisíveis; são os detentores do grande capital. O PM deveria saber disso antes de falar.

  19. ANCA

    8 de Janeiro de 2013 as 0:27

    Quando as esmolas são muitas, os pobres e santos desconfiam.

    Tenhamos Juízo,sentido de Estado, sentido de Responsabilidade, comecemos a Planear, Organizar, Disciplinar o País(Território/População) com cultura de Rigor,de Transparência e Verdade, de gosto pelo Trabalho.

    O País(Território/Pop8ulação), deve deixar de ser dependente do exterior e passar a ser inter-dependente, para a prossecução de objetivos de crescimento e desenvolvimento social, cultural, desportivo, político, ambiental, económico e financeiro.

    Para isso torna-se necessário cultivar e fazer cultivar uma cultura de responsabilidade e prestação de contas, cultura de rigor e sentido de estado, de punição quando haja contra-ordenações e ordenações graves,violando as Leis da República.

    As instituições continuam fracas no País, necessário fortalece-las, para uma melhor fiscalização e fortalecimento do Estado de Direito Democrático.

    Pois a soberania reside no Povo.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • ANCA

      8 de Janeiro de 2013 as 0:41

      Nas costas dos outros devia-mos ver a nossa.

      Países em que as suas instituições são fracas, pouco fiáveis, com pouco ou nenhum sentido rigor, de transparência, de responsabilidade e fiscalização, no seu funcionamento, constituem Estados Frágeis e Vulneráveis, a mêrce da bondade e vontades duvidosas e objectivos pouco claros de grupos nacionais e internacionais, de Intituições e Países Extra Fronteiras.

      Tenhamos capacidade de Planeamento e Organização do nosso Território e População.

  20. MLSTPENSES

    8 de Janeiro de 2013 as 8:50

    Quem alugou o avião para Ministra de negocios estrangeirops ir à Principe?

    Quando se fala que o cofre o destado está vazio!!!

    Essa Ministra deve ser despedida imediatamente e INCONDICIONALMENTE!

  21. zeme Almeida

    8 de Janeiro de 2013 as 10:49

    Ando muito revoltado com a forma de procedimentos de muitos desta terra!Estes orgulhosos tem que parar de uma vez por toda,de perseguir pessoas.Neste S.Tome houve muita que conseguiram o seu Bem no exterior,que nada teve a haver com o estado Saotomense muitos foram investigados,perseguidos ate mesmo preso!Voces acham isto normal?Se alguem desviou o seu dinheiro ou fez lavagem do dinheiro e foi investir no seu Pais seja benvido!Um exemplo de um Pais como a Italia so vivem de MAFIA e LAVAGEM de dineiro hoje estao ricos.Alguma vez este Pais foi sancionado?Conheco muita gente que nao vale a pena citar os nomes que foram presas por facto conseguirem um simples{carro}melhor que da presidencia foram presas!Neste mundo exterior temos muitos Saotomenses com muito dinheiro e nunca pensam levar a este Pais por causa destas coisas.Se nao acabar-mos com esta forma de pensar,ninguem estara interessado a regressar ao Pais para contribuir para o seu desnvolvimento com estas perseguicoes.

  22. zeme Almeida

    8 de Janeiro de 2013 as 10:54

    Neste S.Tome houve muita gente que conseguiram os seus bens no exterior,escorreram em agua de {BACALHAU}.

  23. malebobo

    8 de Janeiro de 2013 as 11:48

    O pm, neste momento so tem que se preocupar com a missão que tem pela frente, e deixar de falar tanto,porque nem esta ai para este discurso que não tem cabemento, força g.c.

  24. Mario da Costa

    8 de Janeiro de 2013 as 13:00

    Se o Dinheiro é tanto assim, investe nas infraestruturas desportivas, formação do jovem, reabilita as casas das roças grandes e dependencias que estão um autentico lugar abandonado.
    Este chefe de Governo, ja perdeu o Norte.

  25. Mario da Costa

    8 de Janeiro de 2013 as 13:03

    Discurso de mau Pagador, faz aumento na função publica. professores e Policias ganham muito mal.
    Compra avião, reabilita antigo aeroporto de Porto Alegre, etc.
    Navios de ligação rapida para Principe.
    Deixa de tretas!

  26. Argon

    8 de Janeiro de 2013 as 14:20

    Este PM nao gosta de STP.. cada mandato um comete um Gafe!!!! PM crionos poblema em Portugal com a carta de Conducao… Agora esta a vir com a lavagem de Dinheiro…Ate qdo vamos sair de pobreza assim…PM depe consultoria ao Caverdianos e mais… pegunta lhe como chegaram a este nivel..PM so quer alimentar o povo de banana e fruta mais bunzuio!!!!

  27. agua viva

    8 de Janeiro de 2013 as 15:36

    disse o P.M no seu discurso: ” sejamos pobres, mas com dignidade”. convem entendemos a dimensão dessa expressão:
    ESTADO ou NAÇÃO DIGNO, entendo ser um estaddo de direito democratico, onde haja livre circulação de pessoas e bem( a qualquer hora)…… e entrada de muito dinheiro no sistema financeiro de mado ilegal, para fins desconhecido pode por em cauda a dignidade da noção e a inquietação da população.
    STP é um país pobre, isso ninguém tem divida, mas em toda a nossa história soubemos cultivar a paz, mesmo sem dinheiro.que assim seja ……..

  28. joao

    8 de Janeiro de 2013 as 16:53

    Eu so quer voz dizer que Pinto da Costa levou Gagriel Costa para uma Guerra, que propre Gabriel não sabe como batalhar.
    Daque á 3 meses é que nós vamos ver o resultado dessa guerra. Mas digo assim mesmo, porque Gabriel sabe que Pinto ja viveu bué, está quase a morrer, voçê vai acompanha-lo p´ra guerra??? vç é que passa a morrer.

  29. N.C

    8 de Janeiro de 2013 as 19:30

    Francamente.So hoje sabe o Sr Gabriel que entra tanto dinheiro e sujo no pais?Se entra assim tanto dinheiro no pais o importante e nao deixa-lo sair.Enquanto fazedor da Justica qual foi o contibuto do Sr Gabriel para acabar com a corrupcao e branqueamento de capital entre outros crimes abundantes no nosso sistema?Se a memoria nao me falha(digo se nao me falha)ja vi noticias nesse forum que davam conta que o Sr Gabriel enquanto advogado defendeu alguem que estava em margem da lei e que foi condenado pelo Estado santomense.Caso estiver enganado que me desculpem e me esclarecam esse facto

  30. jose

    9 de Janeiro de 2013 as 14:10

    Eu tambem vou com o comentário do João, porque Pinto morre Gabriel é que fica em fama. O que fez Gabriel é vicio de dinheiro. ele ouvio que, quem vai pra querra sai com muito dinheiro, por isso ele foi. Mas se ele soubesse como é que Patrice trovoada tava zarrascar P´ra combater essa guerra ele não iria.

    • V.S s.t.p

      9 de Janeiro de 2013 as 15:22

      Meu caro tenho que concordar contigo, os ditos Srs defensores da democrácia apenas uniran-se pois estavam se sentindo ameaçãdos por um grupo de pessoas competentes e humanas susceptiveis de cometer erros, e repare bem como era para distruir uniram-se e ate falam a mesma lingua, e o pior é que são pessoas iguístas sem noção que estão insentas da situação economica mundial, e se nos de animo leve analizarmos a questão esta td claro que estão actualemente pintando o Ex.1º Ministro de Diabo porque apesar da arrogancia e alguns erros ele sim era estava fazendo alguma coisa para o País, façam uma análise e reflitam. Essa gente querem mesmo desenvolver nosso País? Falavam de arrigancia do antigo Governo e esse perguntem como andam os comportamentos desse Nossos MInistros Caloiros. gente sem noção.

  31. V.S s.t.p

    9 de Janeiro de 2013 as 14:26

    Meus caros amigos isso tudo não passa de uma estrategia de desvio de atenção, esse blablabla, então temos um Pais pobre que depende de boas relações internacionais, o Sr.MP, vem dar uma de Salsador do Patria e dos Pobres e Oprimidos, gente era para isso que vcs assaltaram o poder.

  32. V.S s.t.p

    9 de Janeiro de 2013 as 14:35

    A declaração do Ser 1º Ministro põe em causa,O BANCO Central , todos os bancos comerciais, todos o sector privado que vêm de uma forma contribuido para a economia e do sistema financeiro do Pais, e Pior ainda deixa-nos sem margem de duvidas que esta alguem no lugar errado que embora tenha o titulo de BAstionario não conhece as regras de Direito e pior ainda sem nução alguma da nossa realidade finnaceira, e atrevo-mi a dizer mais, ainda bem que são apenas 18 meses, e muita pena pois Borrada destas nem com ano o país limpa-se.
    S.r Gabriel Costa não faça POLITIQUICE QUER APARECER E LEVAR O MERITO FAÇA E SEJA DIFERENTE NÃO FAÇA PIOR.

  33. V.S s.t.p

    9 de Janeiro de 2013 as 15:06

    Declaração do P.M, eu não irrei estar sempre a Viajar para arranjar dinheiro para o Orçamento de Estado e resto….! agora digo ate quando será que a promessa e a expectativa de Dolar Angolano vai chegar para implementar o Orçamento que ha de vir desse programa do Governo? tambem convenhamos V.exª caiu de paraqueda para ir internacionalmente pedir donativos, emprestimos como? onde esta a politica de dinamização da Agricultura e pesca, onde esta a garantia dos cidadão quanto a justiça? onde esta a segurança dos invetidores internacionais ainda depois da patetica declaração e cosequente instabilidade politica? a Falta de Continuidade dos Estado? meus senhores sejemos sérios! aonde para o dinheiro o empreededorismo juvem?

  34. cua lumado

    9 de Janeiro de 2013 as 15:49

    Se a missão de informar não está ao serviço de nenhum outro interesse, seria no mínimo decente que o tela non informasse as pessoas sobre as bombasticas declarações do PGR quanto a estas alegadas irrugularidades insistentemene defendidas pelo PM.

  35. Barão de Água Ize

    10 de Janeiro de 2013 as 0:24

    Basta de politica ideológica e politica filosófica. STP precisa de poloitica Económica de desenvolvimento executada pela sociedade civil e não pelo erro e miragem do Estado.
    Gabriel Costa tem que pôr na cabeça, por mais bonitos que sejam os seus ideais ideológicos do que se chama esquerda, que não é ele que vai controlar os fluxos de dinheiro na Economia Mundial. E STP necesita desesperadamente de investimentos.

    • MANDJUANDADI

      19 de Fevereiro de 2013 as 16:56

      …STP precisa desseperadamente de gente capaz, inteligente, digna que queira levar o pais num bom desenvolvimento em bôas condiçoes, começando por se ser HONESTO, INTEGRO, TRABALHADOR… eis do que STP precisa…de homens inteligentes, exemplares e nao CORRUPTOS, como o Gabriel da Costa.Se querer bem do seu pais e do seu povo é ser-se de ideologia de esquerda, aprovo e felicito o Gabriel e muitos que lhe apreciam por ele ser assim, sempre IGUAL a ELE mesmo: JUSTO E HUMANO.
      Gabika naFantchamna, estàmos contigo e com olhos sobre ti te protegendo contra os Gomes Bandeira (que te odeia e complota contra ti assim como os kapamgas dele que defendem o ex governo corrupto).
      NÔ PINTCHA:

    • MANDJUANDADI

      19 de Fevereiro de 2013 as 16:57

      (correcçao : corruptos, nao se refere ao Gabriel da Costa que é muito integro e justo).

  36. Mario da Costa

    10 de Janeiro de 2013 as 14:39

    Não sabe o que fazer com tanto dinheiro, Chama a Interpol, não basta dizer que a crime, é preciso dar provas e o senhor sabe bem ou devia saber o que fala e como fala.
    Visita minha zona, Ribeira Afonso e Monte Mario, terra dos meus descendentes e, logo teria a aplicação o dinheiro que tanto propala.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo