Política

ADI defende o reconhecimento do KOSOVO e diz que a declaração do Presidente da República é inexistente

O partido ADI na oposição, considera de inexistente a declaração do Presidente da República, segundo a qual a República Democrática de São Tomé e Príncipe não procedeu ao reconhecimento da soberania da República do Kosovo. Garante que o Chefe de Estado foi informado sobre os procedimentos para o reconhecimento do KOSOVO.

Num comunicado lido pelo seu porta – voz Abnildo d´Oliveira, o partido ADI, garante que o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, foi devidamente informado sobre as demarches do anterior Governo no sentido do reconhecimento do Kosovo como Estado soberano. «Imediatamente investido nas suas funções o actual Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, este foi detalhada e minuciosamente informado de todos os expedientes levados a cabo e das intenções do Governo solidamente apoiados num parecer técnico-diplomático do Ministério dos Negócios estrangeiros e Comunidades, que fora oportunamente remetido ao Presidente», refere a ADI.

A posição da ADI lança mais polémica e controvérsia no caso KOSOVO, se se tomar em consideração, uma nota da presidência da república datada de 19 de Julho de 2012, endereçada ao então Ministro Secretário do Governo Afonso Varela, em que o Chefe de Estado são-tomense através da sua casa civil, solicitou informação ao Governo sobre os expedientes com vista ao reconhecimento do Kosovo, e segundo a presidência da república, nunca o executivo respondeu a tal solicitação. «Para a correcta informação de Sua Excelência o Presidente da República, tenho a honra de solicitar de Vossa Excelência, documentação de carácter internacional e unilateral do nosso Governo, relacionada com o reconhecimento do Kosovo por São Tomé e Príncipe», lê-se na nota da presidência da República que deu entrada no gabinete do então Ministro Secretário do Governo no dia 19 de Julho do ano 2012.

ADI, acrescenta no comunicado que os expedientes com vista ao reconhecimento do Kosovo, se iniciaram ainda durante a presidência de Fradique de Menezes.

No seu comunicado a ADI, diz que através de um decreto o Presidente da República, retirou o reconhecimento à República do Kosovo. No entanto na última terça feira a presidência da república publicou apenas um comunicado, no qual o Presidente da República declara que São Tomé e Príncipe, não reconheceu a soberania do Kosovo. (clique sobre o comunicado da PR-COMUNICADO da Presidência da República ).

Para a ADI, a posição assumida pelo Chefe de Estado, é inexistente. «Na perspectiva da ADI, trata-se de um acto inexistente que visando o Governo da ADI, chefiado pelo seu líder, Patrice Trovoada, atenta profundamente contra a imagem e a credibilidade internacionais do nosso país e ao princípio a continuidade do Estado», reforça o comunicado da ADI.

Foi em Março de 2012, que o Governo da ADI, liderado por Patrice Trovoda, decidiu reconhecer o Kosovo com base numa resolução do Conselho de Ministros, assinada pelo então ministro da Justiça Ilísio Teixeira. Uma resolução que deixou entender que o processo de reconhecimento não estava concluído, como se pode ler na cópia em anexo, CLIQUE –scaner

Mas a ADI, considera a declaração do Presidente da República, segundo a qual a República de São Tomé e Príncipe não reconheceu a soberania do Kosovo, como sendo um acto « de impostura, absolutamente irreflectido, retrógrado, e de pura vingança visando pura e simplesmente destruir tudo o que fez o anterior Governo e a diabolização de um cidadão nacional, que não partilha as opções do senhor Presidente da República», frisa o comunicado da ADI.

Abel Veiga

61 Comments

61 Comments

  1. Viegas Abreu

    10 de Janeiro de 2013 at 10:19

    Não vejo o mal de reconhecer REPUBLICA DE KOSOVO como um Estado……todos precisamos de ajuda…

    • A luta continua

      10 de Janeiro de 2013 at 12:03

      Também não vejo mal nisso mas, quando esse reconhecimento seja transperente seguindo os tramitres legais para o feito. O que eu penso, é que o Governo reconheceu o estado de Kosovo mas, não deu a conhecer ao Presidente da Republica enquanto representante pela Politica Externa do País. E pergunto será que esse reconhecimento não teve nenhuma contrapartida? Quem e como recebeu? Será que esta contrapartida entrou legalmente nos cofres do Estado? se entrou, apresenta o justificativo.

    • PINTO MARTINS

      10 de Janeiro de 2013 at 22:01

      Meu caro eu tb, não vejo qual o mal que ha no reconhecimento do Kosovo , qdo as grandes potencias mundiais ja o reconheceram, salvo paises como a china e a russia( paises que normalmente são do contra e que não devem servir de exemplo a ninguem , esses são paises onde os direitos civis dos cidadãos não são observados. Por outro lado , importar recordar que qd se aventou tb o reconhecimento da CHINA TAIWAN iamos pelo mesmo caminho, a grande diferença é que hoje temos no poder PC, se tivessemos seguido a ideologia desse senhor hoje a nossa galinha de ovos de ouro certamente não estaria ai, assumindo a maior parte da nossa ajuda externa. Caso para dizer, a quem interessa toda essa confusão, Pinto que não é, ele so tem mais 20 anos de vida por ai e não esta mto preocupado, e nós a nova geração é que ficaremos na tanga com toda essa confusão

    • A luta continua

      11 de Janeiro de 2013 at 12:07

      Meu amigo quero morrer pobre mas com dignidade. Ouvi e não vi que, houve contrapartida de Kosovo para quem não sei em S. Tomé refente a esse reconhecimento. Como diz e bem, os grandes Países reconheceram o Estado de Kossovo mas com transparencia com certeza o que ja não aconteceu para caso de S.tomé Pois, que, se notar bem o Documento foi batido no Gabinte do Ministro Secretario Geral do Governo e foi assinado pelo Ministro de Justiça o que para mim ja é notar que alguma coisa funcinou mal. Mas enfim, é administração que temos em S. Tomé e Principe.

    • Andre

      10 de Janeiro de 2013 at 17:25

      Amigo o que e’ que o Kosovo tem para nos oferecer? Sabes qual e’ a situacao de quase toda
      Europa actualmente?
      O Kosovo como muitos paises Europeus vivem de crises agudas; sem emprego, dezenas de fabricas
      em insulvencia, suicidios e desesperos alarmantes, etc..etc… .
      Na nossa MAE AFRICA , esta’ o futuro da humanidade. O nosso Sao Tome’ e’ muito e muito RICO, ai se tivessemos governantes serios e capazes a esta hora seriamos quase um Paraiso.
      Temos materias primas em quantidade e qualidade
      de fazer inveja a qualquer pais Europeu. O reconhecimento em questao deve ser seriamente ponderada e nao tomar decisoes precepitadas.

    • Andre

      10 de Janeiro de 2013 at 17:28

      Digo: insolvencias.

    • Béto

      10 de Janeiro de 2013 at 21:58

      Meu caro eu tb, não vejo qual o mal que ha no reconhecimento do Kosovo , qdo as grandes potencias mundiais ja o reconheceram, salvo paises como a china e a russia( paises que normalmente são do contra e que não devem servir de exemplo a ninguem , esses são paises onde os direitos civis dos cidadãos não são observados. Por outro lado , importar recordar que qd se aventou tb o reconhecimento da CHINA TAIWAN iamos pelo mesmo caminho, a grande diferença é que hoje temos no poder PC, se tivessemos seguido a ideologia desse senhor hoje a nossa galinha de ovos de ouro certamente não estaria ai, assumindo a maior parte da nossa ajuda externa. Caso para dizer, a quem interessa toda essa confusão, Pinto que não é, ele so tem mais 20 anos de vida por ai e não esta mto preocupado, e nós a nova geração é que ficaremos na tanga com toda essa confusão

    • Andre

      11 de Janeiro de 2013 at 13:40

      As grandes potencias ocidentais reconheceram este Pais por questoes
      estrategicas. Kosovo e’ um Estado criado artificialmente pelos mesmos que sempre usaram e usam (dois pesos e duas medidas) de acordo com seus interesses economicos. Nao se pode reconhecer precipitadamente um Estado artificial la
      porque nos abona algum dinheiro; isto significa
      perder a nossa independencia nas decisoes internacionais.

  2. fica atento

    10 de Janeiro de 2013 at 10:35

    Que tipo de partido ADI é este cujos deputados se retiram da Assembleia Nacional em bloco, que vem agora denunciar a legalidade de uma decisão soberana de um Estado de não reconhecer um outro Estado. É possivel que o Estado santomense venha a reconhecer o Kosovo, mas nos moldes em que foi feito é que não é legal. O chefe do Estado santomense, é o chefe do estado e cabe a ele decidir.
    Não podemos estar admitir que um partido politico tenha tais comportamentos de descredibilização do país…Um governo sozinho não pode reconhecer um Estado. É um Estado que reconhece outro Estado. Há regras institucionais que devem ser seguidas, por isso que quando o PR miguel trovoada reconceceu o Taiwan, o partido que estava no governo, nem quando deixou de o ser, não veio ao publico reclamar que o acto foi ilegar ou inexistente.
    Chamo o ADI a refletir bem no que está fazendo. Pois a sua imagem está se degradando cada vez mais…por favor parem com isso…

  3. JRamos

    10 de Janeiro de 2013 at 10:42

    Voces de ADI deveriam fechar a boca para sempre;Porque nos últimos tempos,de lá só tem saído “MOSCAS” e incomodar o público.
    Sou de ADI,mais ienhor RAIVA de vocês.Sacrificamos para ser poder,e vocês entregaram aos outros.
    NAO CONTEM COMIGO,NEM MEUS AMIGOS E FAMILIARES.
    E parem de criar agitação na sociedade.A sociedade está calma;Há estabilidade no país.Não querem contribuir em nada nem ao menos no Parlamento,…VAO TRABALHAR AS ROÇAS,OS OBÔS QUE VOCES NEGOCIARAM a vosso favor.
    O País está indo BEM.

    • Nom scá pia

      10 de Janeiro de 2013 at 16:23

      Coitado. Então você é igual a aqueles que vêm saltando constantemente de partidos? Es um impostor do MLSTP ou do PCD sr.PALHAÇO. Tu e a tua familia não servem pra o ADI mas sim pra esses assaltantes. Deixe de truques sr. PALHAÇO.

  4. mdfm2012

    10 de Janeiro de 2013 at 10:43

    ADI está desesperado.
    Esses gajos todos da ADI, entre os Patrices, os Varelas, os Levis deveriam todos ir para a cadeia.
    Uma corja de bandidos e ainda bem que S.Tomé é Deus vivo e em tempo oportuno salvou-nos a todos.
    Olha que há informações que o Agostinho Fernandes e o Abnilde Oliveira já largaram o barco como se fossem ratos. Já estão fazendo contactos com outros partidos porque chegaram a conclusão que Adeus à ADI. Esse partido jamais ressurgirá. Basta ver como o seu lider e toda a sua claque familiar fugiu do país.
    Mas vão ter primeiro que prestar contas.

    • Nom scá pia

      10 de Janeiro de 2013 at 16:37

      Estás sendo pago para fazer contra-informação? Bom trabalho CAMARADA.

    • de Ceita

      14 de Janeiro de 2013 at 10:45

      Caro camarada, se houver prestações de contas como dizes que tem que ser feita, pode-se começa-la desde 1975, de forma a que acabasse de uma vez por todas com a impunidade neste país, acabar com aquele pensamento que uns políticos acham que são melhores que outros.

    • de Ceita

      14 de Janeiro de 2013 at 10:53

      Os partidos MLSTP, PCD, MDFM, UDD, assumiram os destinos do país para governar ou para continuar a fazer oposição ao ADI, mesmo no governo. Preocupem-se em trabalhar para o desenvolvimento do nosso país em vez de fazer política de terra queimada.

  5. Paracetamol 500mg

    10 de Janeiro de 2013 at 10:50

    Mas porque que o Patrice trovoada acha-se o centro do mundo, dizendo sempre que esta sendo perseguido?
    Enquanto Primeiro Ministro não agiu bem. Como politico deve ser criticado, se necessário. Agora misturar fortuitamente a sua pessoa, enquanto cidadão e a sua pessoa enquanto político, é um demagogo sem escrúpulo, usando todos os meios para ser o centro das atenções. O Populismo do Chefe lider, eis a ideia do Patrice.

  6. são tome

    10 de Janeiro de 2013 at 10:58

    Afinal a greve da ADI é só no parlamento.Na comunicação social estão bem ativos.
    Mais um pormenor, afinal o Patrice não passou os dociers para o atual governo, e levou-os para a sede da ADI, donde estão a tirar esses documentos que estão a mostrar ao público.
    O PM Gabriel devia mostrar que ” tem aquilo no lugar” e mandar confiscar todos esses documentos na sede da ADI, ou onde estiver.
    O PT é mesmo um grande golpista, malandro!!

  7. era uma vez

    10 de Janeiro de 2013 at 10:59

    ERA UMA VEZ…………. a ADI-acção democrática independente… enfim…. a história,não acaba…

  8. JRufino

    10 de Janeiro de 2013 at 11:02

    Tomem juizo,..S.tome e Principe nao e do pai de Patrice Trovoada,ja foi com China Taiwam…cuidado bem feito…senhor presidente,que aprendam a fazer coisas claras para nao haver duvidas gostam disto entao deu no que deu,agora so resta a quem fez o tal reconhecimento dizer nos amigos que afinal este golpe nao deu…Deus abencoe S.tome e Principe.

  9. Cassuma - .Sofredor......F-G

    10 de Janeiro de 2013 at 11:52

    Eu acho que nem com 18 meses tudo feito ou ñ feito por anterior governo estará clarificado a situação está num vai vem como porta. Mas agora eu pergunto quando é que o governo vai dar atenções nos problemas deste povo? Que carece de mais tempo para garantir o desenvolvimento? Se ainda continua em busca das provas que o povo ñ entende o que povo quer é uma vida digna, saúde, alimentação, energia eléctrica que na zona de CASSUMA-Mé-zochi tem falta criando êxodo rural devido ser uma necessidade básica quem em séc XXI ainda ñ chegou lá em CASSUMA com uma popularidade eleitoral de «200 pessoas» em 40 casas só distando de pouco mais de 300 metros da localidade vizinho que chorou e por ter deputado com amizades ao governos anteriores hoje em Otótó, Pedro Mateus, António Soares já existem luz amais de 4 anos fizeram nós de gente burra ou gente de casa que prato da comida passa à frente até que a comida acaba ficando com fome população de Cassuma.

    • Fitxím di Flôgô.

      11 de Janeiro de 2013 at 8:09

      Tens razão, amigo. Eu acho que uma das medidas que o Governo actual vai preocupar, é colocar energia em Cassuma. Porque é inadimissível, passar energia para António Soares e outras localidades vizinhas e não passar por Cassuma. Tenha calma. Daí a pouco isto será resolvido. Um abraço à Cassuma.

  10. binóculo século XXI

    10 de Janeiro de 2013 at 12:10

    O Governo da ADI, liderado por Patrice Trovoada, decidiu reconhecer o Kosovo com base numa Resolução do Conselho de Ministros, no papel timbrado do então Ministro secretário do Governo e firmado pelo titular da pasta da justiça. (Que arranjo mais patético, e grotesco) e sem dar satisfações ao PR. Francamente senhores do defunto governo da ADI. Os actos normativos do Governo são efectuados por decretos-leis e decretos e somente versam sobre matéria respeitante à organização e funcionamento do Governo. Que a ADI nunca se esqueça que o artigo 113.º da CR advoga que o Governo é responsável perante o Presidente da República e a Assembleia Nacional. No artigo 114.º, reza que o Primeiro-Ministro é responsável perante o Presidente da República e, no âmbito da responsabilidade política do Governo, perante a Assembleia Nacional. Não me venham dizer, que o finado Governo com famosos juristas que havia no seu seio como a Voz do Povo, Varela, (estudou em (Toulouse – França) entre outros sabiam que o seu acto estava eivado de irregularidades insanáveis? Apenas a Assembleia Nacional delibera através de leis, resoluções e moções. Não sabiam que nenhuma lei pode criar outras categorias de actos legislativos ou conferir a actos de outra natureza o poder de, com eficácia externa, interpretar, integrar, modificar, suspender ou revogar qualquer dos seus preceitos? Sabiam e bem. O que queriam era ganhar dinheiro fácil e sujo, contornando as leis, intrujando o Povo prometendo o CAOS… A Voz do Povo a pedir eleições antecipadas. Agora que o caldo entornou-se é bom refrescar a memória destes vis ladrões do POVO: que os membros do Governo acusados por crimes cometidos no exercício das suas funções incorrem na pena de prisão maior. Agora a ADI, vem considerar de nula a declaração do Presidente da República, convenhamos. Isso é de quem perdeu por completo o tino. A justiça será feita a duas velocidades. A primeira pelas autoridades judiciais locais, ao seu tempo, após a instrução dos respectivos processos, O Varela é o substituto legal do PT e assumirá todas as culpas, assim como a voz do POVO, Isabel Fernandes entre outros larápios. A segunda será feita a qualquer momento pelos emissários rebeldes Kosovares que foram ludibriados por uma equipa de BANDIDOS. (Ou entregam a massa toda que receberam ou vai ser realmente o CAOS, somente para a equipa de espertalhões. S. Tomé é Poderoso e Santo António é Vencedor, porque se não fossem os enormes pecados cometidos pelo finado Governo, qualquer dia esses Ambiciosos desde a Infância venderiam o país connosco lá dentro.

  11. mana

    10 de Janeiro de 2013 at 12:30

    Esse Patrice sómente vive de expediente para enrequecer. Depois do seu paí ter reconhecido Taiwain e recebido uma grande massa ele agora reconheceu Kosovo e recebeu muito dinheiro. Ele mais o Varela. O Elisio,melhor o Paquetinho assinou o documento mas nem fumo do dinheiro ele viu. Minha gente, pedem a Interpol e aos Americanos no ambito da cooperação judiciaria internacional para vaculharem as contas desse rapaz, mesmo as existentes no deserto do Mali.

    • bom só...

      10 de Janeiro de 2013 at 15:37

      Sr. “Caros” e trabalho na procuradoria explica-me bem essa história do suposto envolvimento da Diretora das Alfandegas Dra. Ilsa Amado Vaz, na pedofilia. Queres dizer que ela anda com MIÚDOS OU GAROTOS, é isso?

    • conóbia cumé izê

      10 de Janeiro de 2013 at 16:32

      Será um erro se actual governo praticar política terra queimada de caça as bruças ! Quem assim pensar, não é santomense !!!…Fui

    • Nom scá pia

      10 de Janeiro de 2013 at 16:34

      Quando é que vas pedir a interpol para investigar as contas das pessoas do MLSTP e do PCD que se enriqueceram de um dia para outro com dinheiro público? O fanatismo te tornou BURRO? Va fazer outra coisa e deixe de ser constantemente enganado

    • Guiducha

      18 de Fevereiro de 2022 at 23:00

      O Afonso da Graça VARELA enganou á muita gente quando foi o militante ferrenho e PUXA-SACO da JOTA MLSTP…o maior TRAIDOR da República de STP, ele e o seu ex kamba Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa. Ambos venderam as suas almas aos TROVOADA pai e filho vagabundos e corruptos. O Gabriel Costa foi afastado pelo Patrice TROVOADA porque ele conhece muitos segredos dele( tribunal de Bobigny, departamento da Seine Saint Denis em França), quando este foi julgado por delitos graves de tráficos etc. O Varela ligou-se a ele, PT, por complexo , interesse e oportunismo.
      Quem se mistura com esta família acaba sempre mal e muito mal. Qui vivra verra!

  12. Cassuma - .Sofredor......F-G

    10 de Janeiro de 2013 at 12:43

    Será que o Governo de Gabriel Costa quis dizer que KOSOVO é o sinónimo do STP TRADING? como o Governo do Patrice foi atrás do Trading hoje o Gabriel e os ditos juízes e alegados na dividas e envolventes do caso Stptrading estão vacilar para dizer o povo que existe polícia que tb é ladrão. pontapé dá ni giba iném quê mu.”Dura lex cede lexhi ( A lei é dura mas é a lei)” O que eu ñ gostei foi assalto ao poder poque foi um desrespeito do governo de Gabriel Costa para com o povo de S.Tomé & Príncipe. contagi munto cu sá telá sé

  13. Paparazzi

    10 de Janeiro de 2013 at 13:31

    Sinceramente eu nao voto nunca mmais no adi e perguntam me pq.sao intrujoes nao sao serios ainda nao cresceram nao sao responsaveis nao sao crediveis e gostam de confusao de rua (manisfestacao de arruacas)

  14. Paparazzi

    10 de Janeiro de 2013 at 13:37

    Como pode um partido na oposicao confrontar o presidente que ele proprio ajudou a ganhar as eleicoes.quando um governo faz o que quer sem coordenacao com o predidente da republica resultados sao negativos.sugestao ao adi rever o seu comportamento.ja nao esta no poder agora evita conflitos colabora ok

  15. zeme Almeida

    10 de Janeiro de 2013 at 14:19

    Esta metodo pensar de forma retrogada o nosso vai sempre continuando a bater no fundo.O npsso S.Tome tem credibilidade externa a mais se agirmos estamos de vivendo senpre de mao estendidas

  16. GABONNÉ 50%

    10 de Janeiro de 2013 at 14:46

    Porque k Sr Salvador dos Ramos não participou nessa negociação tendo em conta k ele era ministro da tutela ? K o Patrício devolve a massa .Ele deixou os miúdos a responder coisas k eles não sabem interpretar . Deixem governo trabalhar ..

  17. Mimi

    10 de Janeiro de 2013 at 15:38

    Neste momento fazia jeito ao ADI jogar um jogo de inteligentes, aceitar o erro advindo dos atropelos políticos do seu líder/chefe/patrao e marchar em frente. Os comunicados e intervençoes públicas a mais cansam, depois da propaganda populista dos últimos dois anos e do espetáculo triste dos últimos dois meses. Boa sorte aos políticos porque do povo mesmo só Deus sabe!

  18. Lulu

    10 de Janeiro de 2013 at 15:57

    Meus caros amigos, compatriotas, conhecidos: estamos todos a procura do bem estar social,com a nossa contribuição + a ajuda do governo Deus acreditará em S. Tomé, por isso deixemos de críticas destrutivas, comentários que não vem melhorar nem ajudar a sociedade a fazer juizo do País.Vamos ajudar o Governo a trabalhar apenas, todos sabemos que ADI, MLSTP, PCD são desgraças desse povo, são cheios de maldeitores. mas no meio deles ainda houve o bom censo de escolher os melhores para levar o Páis a bom porto, por isso deixemos de pisar quem já esta no chão

  19. mana

    10 de Janeiro de 2013 at 16:58

    Patrice é um grande demagogo. Ele e o pai estão ricos a custa da alienação da soberania do Estado de São Tomé e Príncipe e ele anda a dizer que é defensor do povo pequeno. Pinto da Costa , por favor, põe os gajos todos na cadeia. Senhor Pinto da Costa , o senhor ja não tem nada a temer e a perder na vida. Seja duro com esta gente. o Senhor mais o Gabriel poem ordem definitivamente neste país.

  20. Põe boca não tira

    10 de Janeiro de 2013 at 17:38

    ADI tem que saber que o país tem Leis e devem ser respeitados. STP não e nem deve ser país de negócio particlares. Pergunta-se que negócio estava por de traz desse reconhecimento de Ksovo, quais foram as contrapartidas e que as rfecebeu? Será que é tão importante neste momento para STP o reconhecimento de Kosovo? Se for sigamos os tramites legais se não PR deve suspender de imediato toda essa negociata e o ADI que vá lamber sabão que é o que eles mais sabem fazer, dexem de lamentar,fui……..

  21. jovem de 90 anos

    10 de Janeiro de 2013 at 17:40

    isto tudo e uma brincadeira, ADI e um partido de s tome e merece respeito , mas o que estao a fazer ja e dimais desrespeitar um comunicado do maior orgao da suberania ,so mesmo em stome ,desmoralisao o presidente da republica, nao recomhecem o novo governo do povo,chamam seus adiversarios politico de ladrao e nao apresentam provas , o que o ADI pretende de s tome , se nao semeam a paz, que tipo de governantes serao com maioria absoluta. vamos ver brasa se isso aconteser.

  22. Gente

    10 de Janeiro de 2013 at 21:22

    E, se O Partido ADI reconheceu, não bastaria nestas cirscuntâncias afirmar que reconheceu em contraposição ao PR. Seria sim, oportuno, esclarecer porque reconheceu, os benefícios e vantagens internacionais deste reconhecimento. Aí sim, poderíamos ajuizar melhor destas posições infantis e de fraca linguagem na confrontações entre instituições tão importantes. Isso, sim, é uma grande pena expor o país a tão ridícula observação.

  23. zeme Almeida

    11 de Janeiro de 2013 at 2:14

    Este modo de pensar de forma retrogada dos nossos derigentes o nosso STP vai continuando sempre a bater no fundo.O nosso Pais com credibilidade que tem,continuamos sempre no mesmo sitio.Senhor PM Gabriel Costa e PR Manuel Pinto Costa,por favor pensem e repensem e facam algo para este povo.Estamos na era moderna nao podemos continuar sempre com maos estendidas.

  24. Deputado

    11 de Janeiro de 2013 at 8:29

    O ADI ,tem que convecer o povo ,mas não desse jeito ,e com essas atitudes de criança.
    Mostram o documento no qual diz que o presidente sabia e so isso.
    Pois assim o povo dar-vos-ia a razão,e não estar aqui a destrair o povo com mentiras
    Viva Pinto da Costa
    Força coragem ,e põe sempre o Patrice trovada debaixo do teu sapato

  25. Fitxím di Flôgô.

    11 de Janeiro de 2013 at 8:45

    Fitxím di Flôgô. diz:
    O seu comentário aguarda moderação.

    11 de Janeiro de 2013 às 8:30
    A presença do ADI, é para STP e ao Mundo inteiro, o fortalecimento da nossa Democracia.

    Mas, a presença de alguns dos seus Membros, principalmente nessa anterior governação do ADI, isto não é fortalecimento da Democracia. É emagrecimento da Democracia. Por isso, o Paixão Lima pôs-se de parte. Nunca mais falou, nem de mal e nem de bem do ADI, devido o seu envolvimento do regime de Moçulmano.

    O Patrice Trovoada, foi Primeiro Ministro por período de três meses, assumiu com toda a satisfação sem exigir a eleição legislativa antecipada. Não vi pessoas sem dentes a morrer de fome. Quanto mais longe estiver o Patrice, Deus cria pobres sofredores em STP.

  26. TOny de MATO BRAVO

    11 de Janeiro de 2013 at 9:00

    ADI(mosca) deixa de encomodar STP, se não sabem os seus militantes estão revoltados convosco, os deputados estão revoltados em silêncio, porque estão a os tirar DÓTES que ganham no Parlamento, as estruturas estão degradando cada vez que simulam ser legais, sem darem conta que o povo de STP tem vosso rabo aberto e nas mãos. Acham que com o MLSTP,PCD,MDFM e outros partidos juntos vocês terão probabilidade de voltar a politica, ou se não calarem o actual PM vos colocará atráz das grades.

  27. nora

    11 de Janeiro de 2013 at 9:25

    Tens razão viegas abreu, mas as coisas têm que seguir o seu procedimento normal como manda as leis da república. Mais uma vez prova-se que o Patrice Trovoada queria passar por cima de tudo e de todos. Graças a DEUS que temos um ESTADISTA como PINTO DA COSTA COMO PRESIDENTE. BEM HAJA SENHOR PRESIDENTE.

  28. Eusebio Neto

    11 de Janeiro de 2013 at 10:10

    Meus caros compatriotas, nao ha quaisquer problemas para reconhecer a Republica do kosovo. A unica e grande falha que houve/ha, e a forma tao indisciplinada como o falecido governo de Patrice Trovoada conduziu o processo. Nao podemos continuar a residir e defender um pais das bananas onde cada orgao de soberania e cada lider faz o que mais lhe apetece e convem. Existe uma Constituicao da Republica cujo teor e sacro-santo e de cumprimento obrigatorio. O PR e o garante da Constituicao e, particularmente em questoes de defesa/seguranca e relacoes internacionais, o maior magistrado da nacao tem de ser escutado e respeitado. Perante esta situacao, a ADI deve publicar toda a documentacao que o seu governo trocou com a presidencia da republica. So assim todos saberemos de que lado esta a razao. Mas, atencao, nenhum governo (pelo menos o nosso) pode dar-se ao luxo de reconhecer outro estado sem que haja um decreto aprovado pelo Parlamento (orgao legislativo, promulgado pelo PR e inevitavelmente publicado no DR (Diario da Republica). Afinal onde estamos? Ha avestruz com cabeca escondida na areia mas com todo rabo no ar.

  29. zeme Almeida

    11 de Janeiro de 2013 at 14:07

    Policia judiciaria ja esta accao neste STP.Voces que andam a fazer certos comentarios para agradar o XV governo de ser o mais democratico,a suspeitadas e interrogacoes ja comecaram.O Bala o antigo colaborado do governo anterior esta sendo investigado por coisas sem provas de estar simular algo contra o estado Saotomense.Nunca se viu ou ouviu algos destes genero no governo anterior e assim que voces querem?Estou ca muito atento no desenrolar disto tudo e ver o destino de cada cidadao residente de Pais.Estas noticias passa despercebido no Jornal Tela-Non.visite http://www.adidigital.com

  30. zeme Almeida

    11 de Janeiro de 2013 at 14:16

    O povo tem que estar a par de tudo que passando neste Pais.Muito mau a queremos voltar ao passado.Somos democraticos ou nao!Tenho medo viver aqui com estas atitudes retrogadas.Muita coisa esta pra vir e depois veram

  31. Mario da Costa

    11 de Janeiro de 2013 at 16:18

    um princípio que está na Convenção Contra a Corrupção, assinada por STP, que diz que quando alguém tenha tido supervisão sobre um sector, como oficial público, deve ter um período de nojo, ou seja, um intervalo razoável, antes de assumir funções de direcção em empresa desse sector. Será que este principio tem sido observado? A Corrupcção é a mais antiga prática em STP. É mais velha que a nação.
    Rei Amador!!

  32. HOMEM DE DEUS

    11 de Janeiro de 2013 at 19:02

    Credo que país é este eu me sinto envergonhado quado vejo esse tipo de noticias, parace que o país virou fuba com bicho, cada um faz e desfaz o que quer e quando quer. Esse reconhecimento é fere a nossa Constituição.
    Mas a culpa é daqueles que elegeram certos individuos que leêm muito interpretam pouco e no final ficam sem conhecimento.
    Esses mancebos de ADI com muita ganacia e pressa achando que são equipas Jovens tiveram uma Oportunidade de demonstrar ao Povo um pouco da Força Juveni mas por culpa de arrogancia não aconselharam com nenhum ancião, quer dizer um unico ancião que eles tinham o P.A que por sua vez era um pau mandado.
    O S.G do ADI é um revoltado e muito apressado ajuntou o PT que é muito arrogante e mafioso tentaram dar a volta a população. Sou de agradecer alguns anciões que conseguiram retirar Poder nas mão dos Gulas. Mas acoselhos a esses ancioões que tentam organizar uma Equipa Jovem com dignidade ou sofreram com a Força Jovem. Cuidado porque contra Força não ha resistencia.
    Reconhecem um país por dignidade não olhando só para as contrapartidas. Porque sinceramente deixo uma Pergunta com a China ou Taiwan qual das duas nos daria mais segurança.

    China cria infraestuturas coisas que devemos honrar, construiu o Palacio do Povo e pelo menos Costruiui a sua propria Embaixada, mas Taiwan como sabe que o nosso país é sol de pouca dura, passa todo tempo alugando Edificios e Finaciar Projetos que empregam os seus proprios Técnico Taiwaneses.

    Pensemos bem naquilo que queremos. Vamos definir Prioridade e não correr atras de dinheiro facil.

  33. HOMEM DE DEUS

    11 de Janeiro de 2013 at 19:05

    Queria eu dizer Palacio dos ongressos

  34. zeme Almeida

    12 de Janeiro de 2013 at 3:11

    Quando a borrachada comecar a dar no corpo de muita gente voces lembraram do governo anterior.Alguns comentarios feitos por alguns para agradar alguem,estou ca pra vos ver com este de governo.A coisa esta preta ja existe preseguicoes em todo STP!Tomem cuidado meu povo com que o falam bufos andam a soltas .Durante estes 18 meses vai dar muito que falar. Para aqueles que nao morrerem durante este mandato poderam tirar algumas ilacoes.Estou com medo de viver neste momento em STP, porque a coisa esta preta nao so para os membros do antigo governo, como para o cidadao comum.Meu Deus proteja filhos desta Terra,porque regime de intimidacao esta de volta.Jornal Tela-Non por favor prestem informacoes com cuidado,porque a coisa esta preta.Movimentacoes as caladas das noites e que nao falta.Abram os olhos,porque a coisa esta preta.O regime do passado esta de volta.Viva a democracia e a liberdade de expressao.

  35. zeme Almeida

    12 de Janeiro de 2013 at 3:21

    Lede de alame Sa aua{Rede arame encontra-se na agua}verso do antigo flachico bebe zaua.Meus conteraneos tomem cuidado com que vos sai da boca,A coisa esta preta.

  36. Santosku

    12 de Janeiro de 2013 at 11:03

    Sr. Conóbia a politica actual do Governo não é caçã as bruchas mas sim antes de começar a arrumar a casa tem de a conhecer bem. O Governo não deve entrar numa casa arrumar e começar a dormir, isto é que seria péssimo. Se a violações deve-se repor a legalidade, queira o senhor ou não.

  37. zeme Almeida

    12 de Janeiro de 2013 at 14:31

    Borrachas esta de volta.Logo veremos

  38. Olinto Daio

    13 de Janeiro de 2013 at 11:42

    Façam como eu:
    REZO todas as manhãs para VOLARMOS AO PODER,para…

  39. patriota

    13 de Janeiro de 2013 at 11:47

    SOU DA OPINIÃO:

    Investigar profundamente o caso KOSOVO e punir SEVERAMENTE todos os ENVOLVIDOS.Seja quem fôr.E colocar por detrás das grades.
    TRAÍRAM a confiança do Povo Santomense e o País em Geral.
    COMEÇANDO METER POR DETRÁS das GRADES os corruptos,bandidos,malandrecos do PATRICE TROVOADA e VARELA.E os outros virão atrás. NÃO LHES DAR NENHUM PALMO DE TERRA. Peço encarecidamente.

  40. " NÓS TEMOS O POVO!!""-

    14 de Janeiro de 2013 at 9:27

    AFINAL! QUEM É RESPONSAVEL PELA POLITICA EXTERNA? É GOVERNO OU PRESIDENTE?? O que eu penso, é que o Governo reconheceu o estado de Kosovo mas, não deu a conhecer ao Presidente da Republica enquanto representante pela Politica Externa do País. E pergunto será que esse reconhecimento não teve nenhuma contrapartida? Quem e como recebeu? Será que esta contrapartida entrou legalmente nos cofres do Estado? se entrou, apresenta o justificativo.

  41. " NÓS TEMOS O POVO!!""-

    14 de Janeiro de 2013 at 9:41

    Voces de ADI deveriam fechar a boca para sempre;SENHORES BURRUUS!!!Porque nos últimos tempos,de lá só tem saído “MOSCAS” e incomodar o público.
    Sou de ADI,mais ienhor RAIVA de vocês.Sacrificamos para ser poder,e vocês entregaram aos outros.
    NAO CONTEM COMIGO,NEM MEUS AMIGOS E FAMILIARES.
    E parem de criar agitação na sociedade.A sociedade está calma;Há estabilidade no país.Não querem contribuir em nada nem ao menos no Parlamento,…VAO TRABALHAR AS ROÇAS,OS OBÔS QUE VOCES NEGOCIARAM a vosso favor.
    O País está indo BEM.

  42. GABONNÉ 55%

    14 de Janeiro de 2013 at 22:40

    Os que amam o ADI , os que estão apaixonado por P. Trovoada melhor arranjarem um outro líder pk ele já não vai voltar
    . Por falcatrua que ele cometeu ele ainda vai preso. Este governo esta a lutar contra corrupção, este sim , como casos negociação do supermercado, o caso dos barcos,caso Kosovo as viagens e viagens do internacional sr Patrício Trovoada e seus Capanga.

  43. Binibone

    16 de Janeiro de 2013 at 11:10

    Com ADI a islamização do país será uma realidade.Alguns Libaneses já estão a tomar posição.

  44. HT

    16 de Janeiro de 2013 at 11:23

    Eu também votei para ADI, por queria mudança não contem mais comigo seus ignorantes…

  45. Guiducha

    18 de Fevereiro de 2022 at 23:05

    O Afonso da Graça VARELA enganou á muita gente quando foi o militante ferrenho e PUXA-SACO da JOTA MLSTP…o maior TRAIDOR da República de STP, ele e o seu ex kamba Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa. Ambos venderam as suas almas aos TROVOADA pai e filho vagabundos e corruptos. O Gabriel Costa foi afastado pelo Patrice TROVOADA porque ele conhece muitos segredos dele( tribunal de Bobigny, departamento da Seine Saint Denis em França), quando este foi julgado por delitos graves de tráficos etc. O Varela ligou-se a ele, PT, por complexo , interesse e oportunismo.
    Quem se mistura com esta família acaba sempre mal e muito mal. Qui vivra verra!

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top