Política

Ministro da Defesa e Ordem Interna visitou Quartel-General

O ministro da defesa e ordem interna Óscar Sousa, visitou o Quartel General das forças armadas. É a primeira visita oficial desde que foi empossado no cargo a 12 de Dezembro. Constatou dificuldades na maior unidade militar do país, com destaque para rotura do stock de fardamentos.

Depois de ser recebido com honras militares o ministro  da defesa e ordem interna Óscar Sousa  recebeu cumprimentos de boas vindas dos oficias e sargentos.

Seguiu-se um breve encontro com  as altas chefias militares entre elas, o chefe de estado maior das  forças armadas  o brigadeiro José Maria segundo e em seguida com os oficias  e sargentos.

A seguir ao encontro Óscar Sousa  fez uma visita as instalações  do quartel para se inteirar das actuais realidades existentes  neste sector vital do pais.

«Eu tenho uma noção muito geral  de aquilo que é essa instituição, portanto irei proceder a visita no sentido de constatar in loco quais são os constrangimentos, as dificuldades que naturalmente todos nós enfrentamos. O governo em que eu faço parte esta empenhado em trabalhar e dar uma atenção especial a aqueles problemas mais gritantes que confrontam diariamente sabemos que há um problema serio de fardamento e outros e estou convencido que nós iremos dar a atenção devida» disse Óscar Sousa Ministro da defesa e Ordem Interna.

Relativamente a aproximação da data de 3 de fevereiro o titular da defesa  convidou o comandante do exercito  a dar uma atenção  especial a este dia.

«Aproxima-se a data de 3 de fevereiro é uma data que nós historicamente temos um papel muito activo e eu gostaria de convidar o senhor comandante do exercito que nessa data que se aproxima já la vão 60 anos eu penso que nós devíamos homenagear  com algumas actividades de carácter politico cultura. disse Óscar Sousa.

O ministro da defesa e ordem interna efectua a sua primeira visita ao Quartel -General.

Sónia Lopes

    33 comentários

33 comentários

  1. ECAS

    18 de Janeiro de 2013 as 13:11

    É importante essa visita e as outras unidades que fazem parte do Ministério de modo a ter um melhor diagnóstico para que a receita seja refletida na proposta de OGE da casa.
    Desejo força ao Ministro e que não se esqueça que esta ao serviço do sector que tutela e do país. Faça isso com a maior humildade possivel, que conseguirá triunfar!
    Bem haja, STP!

  2. Obama

    18 de Janeiro de 2013 as 14:24

    Mais uma vez fica a prova de que o Ministro Óscarito n sabe como foi parar ao Governo afirmando ontem no telejornal da TVS o seguinte:
    “como voces sabem, o Governo foi remodelado…” – palavras do Ministro após visita ao Quartel das Forças Armadas.
    É que ele nem sabe que faz parte do XXV Governo e nao do XXIV Governo.
    Necessario é, chamarmos atençaão aos nossos dirigentes sobretudo quando aparecem na televisão pois n dizem nada com jeito.
    Um bem haja ao Povo de São Tomé e Príncipe.

    • falei

      18 de Janeiro de 2013 as 15:18

      Este só estica o estomago pra frente e faz paleio de importante, enquanto que nada de jeito politicamente falando, sabe.

      Ademais, devia deixar essa postura de valente e mau, ninguém tem medo da sua barriga que nem a 2,5 segundos, o deixa dar 1 passo, sequer.

      • Querido Joao

        19 de Janeiro de 2013 as 12:52

        Só dá pra rir… é muito triste Obama cometer erro tão grave no seu comentário ao criticar o lapso do outro.Pois assim acaba por saber que errar do homem e só o homem é que engana.

    • JB

      18 de Janeiro de 2013 as 22:30

      Senhor “Obama” pelo que sei o 14 e 15 em numeracao romana e XIV e XV espectivamente e como o senhor ve ninguem e perfeito.Da mesma forma como o senhor Oscar Sousa nao sabe em que governo esta o senhor Obama tambem nao sabe quantos governos S.Tome e Principe ja teve. Se os 15 ja sao exagerados para o periodo do multipartidarismo mais exagerado entao sera os 25.

      • francisco

        19 de Janeiro de 2013 as 14:25

        Para dizer mais ao senhor”OBAMA” é o seguinte ser ministro da defesa compete sim defesa e não politica. E sempre que um ministro defende activamente a politica o lugar dele é distante ao tutela de Ministerio de Negocios Estrangeiro,Ministerio da Defesa, Ministerio da Justiça o melhor o Obama vai a escola saber como deve separar a politica da segunrança força OSCAR SOUSA e faz de conta que a defesa é para quem lutou pela reflexão, marcha ao Independecia e passou da vida militar como es Tenente Cornel.

        • E. Santos

          21 de Janeiro de 2013 as 8:58

          O Paí está como está e vai continuar assim por maito mais gerações, porque aqui tudo se perdoa, nada é realmente importante. Querer comparar o lapso de um Ministro com o de um cidadão é mesmo de quem aceita qualquer coisa, de pessoas pouco exigentes, em suma “assim mesmo está bom”.
          Nós pagamos o salário do Sr. Ministro para que le não cometa erros e nem gafes vergonhosas e indignas de um representante do povo.
          Já o cidadão que dá a sua opinião, dá-a de graça, não nos custa nada. O grau de responsabilidade das suas palavras é de todo incomparável à do Ministro. Só mesmo aqui para se colocar toda a gente no mesmo saco e achar que tudo é igual para todos…mas a culpa não é sua. A culpa é da mizéria do país que temos e pior, do tipo de gente que temos.Vamos tentar ser sérios.

  3. Zémé só

    18 de Janeiro de 2013 as 16:04

    Quê cuá?!!!! cumaaaa, cuá sa 15º (XV) glóvéno Constitucional.
    Meu compatriota Obama este é o XV Governo Constitucional.Em numeração romana XXV é 25º e XXIV é 24º,felizmente ainda não lá chegamos (Governos Constitucionais),havemos de de la chegar,quem estiver vivo verá.
    Não me leve a mal.
    Obrigado.

  4. entre.nos.SANTOMENSES

    18 de Janeiro de 2013 as 16:20

    Meu amigo OBAMA.
    Meu irmao tem orelhas compridas…nao convem ver dos outros. DEZ em numeraçao romana e igual a X. e meu irmao nao sabe… socio e bocado BURRO.

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 9:05

      Só mesmo entre nós santomenses é assim. Em vez de vocês se preocuparem e serem exigentes com um membro de governo, com quem vos representa e conduz os destinos do país, estão a perder tempo e a crucificar o coitado do Obama, que sim senhora, fez bem em denunciar a gafe do Ministro. O Ministro que tome nota e tenha mais atenção da próxima vez. É para isso que lhe pagamos o ordenado ao fim do mês. Com o dinheiro de todos os contribuintes. É um direito nosso sermos exigentes com ele. Não com o coitado do Obama que vem aqui apenas deixar gratuitamente a sua opinião e fomentar o debate.

  5. Meninos Eu Vi

    18 de Janeiro de 2013 as 16:33

    Oscarito deve deixar de estar a intimidar as pessoas, porque já discobriram que ele é um grande medroso. Deve andar na viatura oficial e deixar de andar no taxi e estar a vestir de senhora. Tempos mudaram.

    Os carito deve entender que o país está cheio de novos quadros vindo de vários países e3 com mente aberta.

    Oscarito deve mudar. Para além de fardamento, há coisas mais importante. Os salários, a progressão, os treinos, o eequilibrio pscológico e emocional dos militares.

    O Problema das forças não se resumem nos fardamento.

    Fui…

    • Joao Cravid

      18 de Janeiro de 2013 as 16:48

      Concordo plenamente com o senhor Meninos Eu Vi

  6. lopes

    18 de Janeiro de 2013 as 16:36

    PARABENS…. nosso Ten. Cor. Oscar de SOusa.. de Portugal

    Abraços Grupo Portugués Firmino

  7. Pateta

    18 de Janeiro de 2013 as 18:58

    Oi pessoal qual é o actual paradeiro de Patrice Trovoada?

    • V.S s.t.p

      21 de Janeiro de 2013 as 16:19

      Preocupa com a tua vida, onde o P.T esta ou ira já não diz respeito a ti, são pessoas como vc que transformou essa nação como esta, voltamos a tempos de perseguição e bufarrias, cuide de ti e dos teus e deixe o outro em Paz.

  8. Lote

    18 de Janeiro de 2013 as 20:51

    Sr Ministro,já agora que a circunstancia do destino levou o sr até onde esta! Trabalha para o nosso são Tomé ok,deixa de fazer bufaria, perseguição e bajular para a sua testa ok ; o sr ñ será jubilado como ministro.boa sorte.

  9. Barão de Água Ize

    18 de Janeiro de 2013 as 23:43

    Pergunta herética: STP precisa de forças militares? Por que não colocar a hipotese de unificar militares, bombeiros e policias numa unica entidade de caracteristicas civis, com evidentes poupanças para o estado e melhoria de serviço publico?

  10. geraçao esperança

    19 de Janeiro de 2013 as 11:44

    Sr OSCARITO já deveria é tomar medidadas e mandar prender O Patrice Trovoada e todos os Ministros e exigir que apresentem todos os Dossiers de Estado.Isto é CRIME.E CRIME é para ser punido.Deixemos de brincadeiras.
    O PATRICE TROVOADA mandou pagar motoqueiros para ir buscar-lhe no aeroporto hoje.ELE NÃO VEIO PORQUE?

    • Negro STP

      19 de Janeiro de 2013 as 13:22

      Sr geracao esperanca o senhor esta a falar em prender o senhor lembra da celebre historia q aconteceu em s.tome em que um cidadao santomence foi baleado no orgao genital(ovo) porque foi confundido com ladrao este cidadao acabou por morrer e o actor do desparo nunca foi preso o senhor investigue e tenta saber quem foi o actor do desparo. O senhor deve ser um destes parasitas do MLSTP que querem sempre do mesmo ROUBAR .

  11. Lote

    19 de Janeiro de 2013 as 13:35

    Meu caro sem comentário,ok és mesmo um besta .

  12. eng Bernardino Monteiro

    19 de Janeiro de 2013 as 15:27

    no meu ver este senhor ja foi ministro varias vezes,por isso eu quero deixar uma pergunta,e quero que alguem com conhecimento e causas explicar as provas dadas por esta senhor,o que ele fez nos seus mandatos, coisas boas,para depois puder analizar se mereceu estar de volta

  13. eng Bernardino Monteiro

    19 de Janeiro de 2013 as 15:47

    quero deixar bem claro, os meus comentarios
    e identificado pelo democratico que sou, sem medo de nada e de ninguem,comento as minhas preocupaçoes em prol de um sao tome e principe justo desenvolvido, se alguem achar incomodado que procura por mim, em mesa redonda debatermos os pros e contra,se notarem a falha escrita nos meus comentarios,desculpem por ter comentado atraves do telemovel, as criticas sao feitas e aceites,um bom politico tem que aceitar os erros e elogios, peço a toda a populaçao o seguinte: chegou a hora de sermos mais serios e unidos,buscar meios tomar iniciativa em fazer algo de bom,buscar solucoes chamar governo para um debate serio e disciplinar,sem insultos e gritos, temos que criar uma associaçao que fala pelo povo evitando quaisquer confronto com orgaos da suberania, ser mais exigente educarmos melhor nas expressoes, porque sem apoio nosso vai ser dificil concluirmos uma democracia em stp,a democracia exige os esforços de todos nao so do governo, e exige o governo o povo as igrejas associaçoes as ongs os tribunais etc..

  14. eng Bernardino Monteiro

    19 de Janeiro de 2013 as 15:48

    digo[debateremos]

  15. Bravo STP

    19 de Janeiro de 2013 as 20:44

    Vocês andam por ai escrever coisas negativas acerca do Sr. T.C. Oscar Sousa, sem ter conhecimentos das outras verdades da pessoa que este Homem é… eu posso vos dizer uma das verdades… este Homem é o MELHOR Ministro da Defesa que tivemos no nosso MDOI!!!!!

  16. ze maria gomes

    20 de Janeiro de 2013 as 10:35

    Tela Non, comentario do sr “geraçao esperança” agrada-vos por isso passa. Censurar porquê os comentarios que nao vos agrada? O meu primo que o sr Oscarito matou nao era ser humano? Ou porque nao é vossa familia? Ele alguma vez foi chamado a Justiça? Sinceramente, so em STP os criminosos podem ser ministros. Justiça Divina pra voces todos.

  17. budo-budo

    20 de Janeiro de 2013 as 13:34

    Nao entendo muito bem esta historia de tropa, mais uma coisa é certa se pensarmos bem para sao tomé deveria ter só uma policia de ordem publica dividida em varios subsectores ao em vez de muitos tropas sem fazer nada! oU fundir a policia e o exercito e mandar o excedente trabalhar

    • Cobló

      21 de Janeiro de 2013 as 18:56

      Desculpe, mas não entende de tropa, mas entende bem de polícia? Ou ouviu dizer e já passou a entender?

  18. observador

    21 de Janeiro de 2013 as 10:04

    Sr. Ministro, andam por ai a dizer que o Sr. Chamou para si pessoalmente algumas investigações, nomeadamente ao um possível golpe de estado, organizado e fincado, pelo antigo Primeiro-ministro, Sr. PATRICE TROVOADA. Dou-lhe muita força para o efeito. Da parte dos TROVOADAS, não se deve admirar. Todos os Santomenses, lembrem-se que o Sr PATRCE TROVOADA, AFIRMOU PUBLICAMENTE, QUE IRIA POR SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE num CAOS. Com esse dizer, significa que o mesmo não é Santomense, e ou pelo menos não gosta da sua própria família, se é que o tem em SÃO TOMÉ e PRÍNCIPE. O PATRICE TROVOADA FOI FINANCEANDO O ABILIO NETO. Reparem que todo o comentário desse ABILIO NETO, é sempre a favor de PATRICE. O ABILIO NETO não é a pessoa mais indicado para ser comentador, numa rádio como a RDP/AFRICA. Só é transparecido no ABILIO NETO, um recalcamento do passado dos seus Pais, para quem não os conhece, acha que eles foram ou são SANTOS. De SANTOS não possuem nada.
    por isso, Sr. MINISTRO, OSCAR SOUSA, é bom que depois de toda as investigações, faça o público saber de todas as verdades. Porque se ficar de novo escondidas as verdades todas, será como mexer com a cobra e não lhe matar. CUIDEM-SE.

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 17:45

      Esta afirmação de PT é completamente irrelevante no cenário São-tomense. Este país já é um caos, ninguém precisa de o pôr. Só mesmo os atrasados mentais que acham este país um espectáculo (viver que está aqui)não conseguem enxergar o caos em que estamos mergulhados. E maior caos virá quando a ditadura se instalar no país. Caos para o povo que já se ahabituou a falar a desbarato. Porque honestamente eu acho que um pouco de ditadura vai nos fazer bem. Pode ser que com ditadura resulte.
      Tenha santa paciência. Não acham que estão a dar demasiada importãncia as palavras do PT? Convenhamos!!!
      Eu no lugar do PT já teria vos feito a vontade e desistido deste país a que tempos. Renunciava inclusive a nacionalidade santomense para vos tranquilizar. Acham que ele perderia alguma coisa? O que é que este país tem a oferecer a alguém? Só problemas, gente tacanha armada em esperta, má indole, má conduta, sem qualquer luz no fundo, mas mesmo bem fundo do túnel com vista a desenvolvimento. Façam-me o favor.

  19. Carlitos

    21 de Janeiro de 2013 as 10:38

    Caros compatriotas, cada País merece dirigente que tem…. Este governo não tem qualquer comprimisso com o povo. Irá fazer o que der na telha sem qualquer responsabilidade.

    Não acredito ver no rosto dos apoiantes deste XV governo alguma satisfação. Infelismente o futuro ainda interrogado.

    Litos

  20. TÓLDO de MATO BRAVO

    21 de Janeiro de 2013 as 11:57

    Obama, se eu fosse tu, ja mais escrevia comentários, porque passas-te mt vergonha.
    Deixa o Oscarito em paz, e preocupa com P.Trovoada que ainda não esplicou tudo que deve ao povo de STP. Compreendo que alguns de vós néngos do Patrice estão a tentar destrair o povo, mais o PM. vai esplicar o povo todas as facatruas do governo de Patrice, pena somos nós M do ADI e Deputados que estão a ficar pobres.

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 17:52

      Antes morte do que vergonha. Melhor ficar pobre com dignidade do que andar por aí a correr atrás de migálhas, aramdo em quem tem dinheiro e completamente desavergonhado, desconsiderado por todos. Com todo o seu dinheiro as pessoas olharem para si como um nada, como ridículo…isto sim é pena.
      Ah, desculpa, aqui isto não é pena, é prémio. Esqueci-me.

  21. Santomé Plodôsu

    22 de Janeiro de 2013 as 16:41

    O sr. Oscarito é Ministro da Defesa como militar ou como civil? Acontece que em democracias não é normal um militar como Ministro da Defesa.
    É uma formula arcaica, pelo menos do meu ponto de vista.
    Aguardo informação,caso possível.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo