Política

Carta Aberta ao Primeiro Ministro Gabriel Costa

Abnildo d´Oliveira, ex-Secretário de Estado da Juventude e Desporto do Governo de Patrice Trovoada, escreveu carta aberta ao Primeiro Ministro Gabriel Costa. Jovem Jornalista, que foi tomado pela política e pelo poder, Abnildo d´Oliveira, escreveu bastante para mostrar ao Chefe do Governo, o que na sua perspectiva são os caminhos da democracia. 

Primeiro-Ministro e Chefe do Governo

Dr. Gabriel Costa

S.Tomé

Assunto: Carta aberta ao Primeiro-Ministro e Chefe do Governo

Excelência,

Venho, em primeiro lugar, apresentar a Vossa Excelência os meus melhores cumprimentos e votos de um bom ano e, em segundo, exercer o meu direito de cidadania, de acordo com os Artigos nº 29º e 49º da nossa Constituição República.

A primeira razão dessa missiva, Senhor Primeiro-Ministro, é pedir a Vossa Excelência que exerça efectivamente as funções do cargo a que foi investido.  A esse propósito, chamo atenção de Vossa Excelência para a observância do Artigo 73º da nossa Constituição que faz referência ao Juramento, que passo a citar: “Ao serem empossados nas suas funções, os titulares dos órgãos do Estado prestam o seguinte juramento; “Juro, por minha honra, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, defender a Independência Nacional, promover o progresso económico, social e cultural do povo São-tomense e desempenhar com toda a lealdade e dedicação as funções que me são confiadas””.

Cumprido esse juramento, Senhor Primeiro Ministro, quero informar que o senhor e seu Ministro da Juventude e Desporto mentiram à Nação proferindo DIFAMAÇÃO contra o cidadão Abnildo d’Oliveira. O Senhor, como jurista de formação, e Advogado de profissão, deve saber o que significa DIFAMAÇÃO. Os senhores não estão a representar devidamente o Estado são-tomense e a vossa acção na Assembleia Nacional não dignifica as funções que lhes foram confiadas, no termo do juramento prestado, isto é, ao abrigo do Artigo 73º.

Senhor Primeiro Ministro,

A Nação são-tomense, na passada quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, assistiu e ouviu o XV Governo que senhor chefia, que alegadamente se dirigiu à Assembleia Nacional para o alegado debate sobre o Estado da Nação, num vergonhoso acto de desabafos, demonstração do ódio, de rancor, Ministros transfigurados, baixando de nível e concentrados na tentativa de denegrir a imagem e bom nome de outros cidadãos através de falsas declarações. Uma delas, faz referência a um pedaço de terreno que o Estado concedeu ao cidadão Abnildo d’Oliveira, localizado na Zona a ser Urbanizada na Roça Santy, fronteira com Uba-budo, Trindade, com cerca de 20m de largura e 30m de cumprimento, onde já se deu início a uma auto construção ( “Edifício unifamiliar” para habitação) devidamente aprovada pelos serviços competentes nomeadamente, Cadatros e DOPU. Para sua informação, existe igualmente, outro terreno para a construção de um campo de futebol em benefício a equipa de Futebol da Trindade, localizado também na Roça Santy, desta feira, fronteira com Piedade Trindade e Unquanquán, Trindade, cujo o Título de posse está em nome da Câmara Distrital de Mé-Zóchi, uma resolução do Conselho de Ministros em 2012.

Esse espaço, concedido ao cidadão Abnildo d’Oliveira, tem sido motivo de aproveitamento político com fins claros para abater politicamente a figura do jovem político. Os senhores, Primeiro-Ministro e Chefe do Governo e o Ministro da Juventude e Desporto, entraram na cena. O Senhor Primeiro Ministro, Dr. Gabriel Costa, 14/02/2013, na AN, disse que: “o Estado pagou 500 milhões de dobras para a terraplanagem de um espaço para campo de futebol para a equipa da Trindade e o Senhor Ex-Secretario de Estado, apoderou-se desse espaço. Essa é a verdade nua e crua”. Fim da citação. Posteriormente, o Senhor Ministro da Juventude e Desporto, de quem não me espanta os seus comportamentos de mentiras, basta perguntar os motivos do seu afastamento da CST, atrapalhou-se na explicação e confundiu a todos e a ele mesmo.

O que os senhores proferiram a esse propósito (Campo de futebol na Trindade Vs Abildo Oliveira) é a mentira nua e crua proferidas por dois altos dirigentes da Nação. Assim sendo, exijo a reposição da verdade, onde quer o Senhor Primeiro-Ministro quer o Ministro da Juventude e Desporto têm oportunidade de pedir desculpas pública à Nação no mesmo local (Assembleia Nacional) e da mesma forma (emissão em directo na Rádio Nacional e TVS), e com destaque e reposição nos serviços noticiosos. Desafio os senhores para se informarem melhor e convido a Vossas Excelências a visitar os respectivos terrenos e fazer-se acompanhar dos Assessores do Presidente da República para área da Juventude e Desporto, dos Serviços Cadastrais e DOPU, da Polícia Nacional, da Câmara Distrital de Mé-Zóchi, dos Tribunais, dos Representantes dos partidos que sustentam o seu Governo (MLSTP, PCD e MDFM) bem como de cidadãos anónimos.

Atendendo que “todos têm direito à habitação e a um ambiente de vida humana e o dever de o defender”, número 1 do Artigo 49º da Constituição da RDSTP, defenderei com todos os meios possíveis os meus legítimos direitos até as últimas consequências. Esse espaço, por direito é o único que tenho na vida, concedido pelo Estado que faço parte, ao contrário de muitos dirigentes políticos da nossa praça, que o senhor bem os conhece, que receberam vários talhões e hectares de terrenos agrícola e alguns até já vendidos, enquanto muitos jovens procuram por um espaço de 20 por 20m e não encontram. A política de terra queimada não faz sentido em STP. Todo e qualquer cidadão honesto desta República esperava e espera algo diferente de Vossa Excelência, tendo em conta a sua trajectória política, a formação e carreira profissional.

A segunda razão da minha iniciativa é pedir a moralização do Estado são-tomense, sendo que “todos têm direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio”, Artigo 29º da Constituição da República. Permita-me, Excelência, ao abrigo do Artigo acima citado e no exercício da minha cidadania, aproveitar essa ocasião para manifestar o seguinte:

Quis o destino, ou o azar que o senhor fosse uma vez mais Primeiro – Ministro neste momento impar da nossa história marcada pelos internos e externo. No meu entender, está nas suas mãos, uma vez mais, a oportunidade de contribuir para o melhor caminho que essa nação deve seguir, o que pressupõe a estabilidade política, coesão nacional, estabelecimento de clima de paz social e de diálogo e acima de tudo a busca de consensos para todos trilharem o mesmo caminho o de bem-estar das populações do progresso e desenvolvimento do nosso país.

A esse propósito, congratulo-me com a iniciativa dos 29 deputados do MLSTP, PCD e MDFM, que tiveram a amabilidade de servir a nação com a proposta de resolução aprovada para chamar responsabilidades ao XIV Governo, do qual, com muito orgulho, fiz parte. Considero que o alcance dessa iniciativa é o de moralizar a nação. Essa moralização passa por uma averiguação, inspecção e responsabilização dos Ministros do XIV Governo pelos actos praticados. Estou certo que, assim o deve ser.

Quanto a mim, estarei disposto para, em sede própria, assumir as minhas responsabilidades pelos actos praticados enquanto Secretário de Estado da Juventude e Desporto. Como cidadão desse país defensor da luta contra a corrupção exijo igualmente que essa resolução que o senhor subscreve abranja também os outros Governos, liderados pelos senhores Daniel Daio, Norberto Costa Alegre, Raul Bragança, Guilherme Posser da Costa, Damião Vaz de Almeida Maria das Neves, Tomé Vera Cruz, Rafael Branco, e outros desde 1975. Deixo a vossa consideração e a todos quanto se apresentaram como salvadores da pátria para a moralização completa do Estado desde 1975.

Antes de terminar, gostaria de dizer que os donos de S.Tomé e Príncipe somos todos nós, incluindo eu, até a minha querida filha que nasceu fora do país. Quero com isso dizer que essas ilhas não pertencem apenas a meia dúzia. Sou possuidor de 20m/30m de terreno. O senhor Primeiro Ministro tem conhecimento dos proprietários de terrenos localizados na Zona de Queluz? Uba Budo Praia? Ferreira Governo? Maia -Monte Café, Praia Mucharife -Santana e Praia da Juventude (Único Proprietário)? Zona de Gongá e Praia Mucharife (mesmo dono)? Proprietário do Terreno onde seria erguido o Complexo SAFU? Vários terrenos agrícola que foram erguidas quintas e algumas delas encontram-se à venda? Vastas áreas na em Praia das Conchas, Terrenos em campo de milho ( Um até teve litígio com uma embaixada acreditada no nosso país)? Outros tantos que foram, alegadamente, negociados?

Senhor Primeiro Ministro. A lista é longa. Os proprietários desses e outros terrenos não são os únicos filhos dessa terra, onde o meu “úlulu” também foi enterrado. Por isso, espero que o Senhor bem como o Senhor Ministro da Juventude e Desporto reponham, o quanto antes possível, a verdade e o meu bom nome. O cumprimento da Constituição e das leis, a defesa da Independência Nacional, a promoção do progresso económico, social e cultural do povo São-tomense e o desempenho com toda a lealdade e dedicação as funções que vos foram  confiadas, não devem ser o exercício do poder com mentira, falsidades, ódio, rancor e perseguição.

Com os melhores cumprimentos.

Abnildo d’ Oliveira

87 Comments

87 Comments

  1. Bingo

    18 de Fevereiro de 2013 at 17:27

    O arrazoado e o falso sorriso de um pequenino vigarista.

    Passar bem, pessoal.

    • Lévé-Léngué

      19 de Fevereiro de 2013 at 12:01

      Parece um pouco contraditório o facto de alguém que diz ser tão vítima de difamação, logo em menos que 24h após tais acusações, sair em busca de “imunidade parlamentar”.
      Pois é, pra quem não soube os Deputados da ADI voltaram as funções para salvaguardar determinados direitos e regalias, e forçosamente deveriam no dia 15 investir o Sr. Abinildo (Juventude e Desporto), a Sra. Ângela (Saúde e Assuntos Sociais) nas funções de deputado, o que automaticamente lhes conferia a total imunidade.
      De novo a velha regra de esconder cabeça na assembleia que ADI tanto criticava… e que agora tanto precisa. AFINAL O QUE FEZ O ADI MUDAR DE REPENTE???

  2. SOMOS OS "VABUS" do MLSTP, PCD e MDFM

    18 de Fevereiro de 2013 at 17:44

    Muito bem Abnildo d´Oliveira, esperemos na verdade que esses ABUITRES moralizem os donos de STP.

  3. Geri

    18 de Fevereiro de 2013 at 17:57

    Meu Caro,

    Você falou, mas não exclareceu essencial!!. O que queremos saber é se o valor pago de 500 milhões a empresa JAA pelo serviços de terraplanagem foi no terreno que foi concedido a ti? É isto que todos os santomenses querem saber…
    Se o dinheiro público foi usado para pagar serviços pessoal…

  4. original

    18 de Fevereiro de 2013 at 18:41

    Temos que dizer basta e começar a partir de um ponto;se for para ir buscar historial do país para depois agir,então ninguém fica de fora e temos um País adiado.Sr.começou muito bem mas
    esbarou-se quando foi buscar antecedentes dos outros para justificar os seus actos como dissesse ( fiz porque outros fizeram)pergunto para que serve mudança?É para fazermos o mesmo que os outros fizeram?
    Assuma os seus erros e é normal que que País mude a partir de medidas tomadas sobre os seus actos.

  5. Porto Real & Sundy

    18 de Fevereiro de 2013 at 18:46

    Politica de terra queimada. Ngue cu na fofa ca quê Kumba.
    Está bonito!!
    ESte filme, artista é preso e capturado

  6. N.C

    18 de Fevereiro de 2013 at 18:51

    Haver vamos.Vamos de uma vez por todas acabar com esses desmandos,abusos de poder e apropiacao da coisa publica.O Sr 1 ministro e o seu elenco quer combater, esclarecer e punir os corrutos e responsabiliza-los por gestao danosa do estado,que o faca,e faca-o bem como disse o ex secretario de estado, e que resolvam todos”os sacos azuis”e escandalos finaceiros que ja abalaram a nacao,uns ja resssuscitados e subidos ao ceus,e outros morribundos aguardando no porgatorio a sentenca que certamente tambem subira aos ceus.
    Sou natural de Madalena e posso acrescentar mais uns nomes e umas zonas que sao propiedades e hectares de terras pertencentes a ex Empresa santa margarida,tudo isso so na area de Madalena.Grante extensao de terra destina a urbanizacao na vila que dariam para dezenas de talhaoes para construcoes unifamiliares, Via graciosa,Pedra Maria,Monte macaco,Benfica entre outros so na area da Madalena

    • Paracetamol 500mg

      19 de Fevereiro de 2013 at 21:40

      Precisamos de nome, e não de “sei que…”. Basta de “há alguém…”
      Diz os nomes dos indivíduos.

  7. Pina

    18 de Fevereiro de 2013 at 18:59

    Ser um 1º Ministro nesta condições nao, afinal é tarbalhar mesmo

  8. Paracetamol 500mg

    18 de Fevereiro de 2013 at 19:22

    Eis um a querer pular a cerca.
    O cerco esta a apertar.
    O Sr. Abnildo sabe o que fez. Agora quer vir limpar uma imagem suja? Quando não se quer ver embrulhado nessas confusões melhor não se enrolar nelas. Pede ajuda ao tão querido patrice.

  9. Afredo Mé-zochi

    18 de Fevereiro de 2013 at 20:00

    A coisa pública não pode ser uzada como tu queres bandedo ladrão, vai construi no terreno do seu pãi.

  10. mana

    18 de Fevereiro de 2013 at 20:35

    Carta aberta!!! Vai explicar os teus actos na justiça senhor padreco falhado.

    • Mufino

      18 de Fevereiro de 2013 at 20:49

      Experimente chamar lhe a justica e tu veras quem sai melhor!

    • Bragança

      19 de Fevereiro de 2013 at 10:04

      Sra. Mana, eu acho que esse cidadão só respondeu com a mesma moeda, se lhe tivessem chamado para a justiça antes de irem fazer propaganda politica na televisão e na rádio, tenho a certeza que este responderia no tribunal.

  11. jose botelho

    18 de Fevereiro de 2013 at 21:02

    vai estudar, que desparate? SINCERAMENTE?
    Assin não.

  12. Santiago

    18 de Fevereiro de 2013 at 21:15

    Excelente abordagem!
    São Tomé e Príncipe não é apenas dos “Grandãos”, a responder o Senhor Bingo. É de todos nós.
    Abnilde espero que mantenhas a sua postura até a fim.
    Os velhotes precisam de reforma para ir descansar memória, também ele cansada.
    Um cidadão que a bem pouco tempo entrou na política vocês estão a chamar de corruptos e os que estão lá desde a independência a roubar, é o que? Fico por aí!

    • Paracetamol 500mg

      19 de Fevereiro de 2013 at 21:46

      Ladrão não passa ladrão..! Ser novo ou velho, só muda a estratégia de roubo.

  13. Moço Lazon

    18 de Fevereiro de 2013 at 21:42

    Pouca vergonha!!

  14. incompetente

    18 de Fevereiro de 2013 at 22:17

    Quem não tem medo não teme. Se tens a certeza que não temes entao poe o caso na justiça. Que vale trazer nomes dos outros primeiros ministros? Vocês não estavam no governo para fazer o que agora exiges? É mas é um bom aldrabão. Vai-te catar que a tua carta aberta não tem qualquer eco. E onda da victoria não falas dele?

  15. mana

    18 de Fevereiro de 2013 at 22:18

    Não reconhece o governo. Agora esta aflito e o grande líder Patrice fugiu esta dar pra doido e esta escrever carta aberta. . Vai sentar no banco do réu. Vamos combater a corrupção.Somos defensor do povo pequeno. Cadeia. Ok

    • de Ceita

      19 de Fevereiro de 2013 at 14:44

      Gostei apenas daquela parte que mencionou em punir todos desde 1975.
      Ultimamente tem-se atirado bastante areia para os olhos dos santomenses, considerando que, os elementos do XIV governo constitucional, só é que foram corruptos, e que a corrupção iniciou com este governo. Quero bastante que se criasse um tribunal especial para julgar todos os governos corruptos deste país, desde 1975, em que surgiu o primeiro governo de ladrões em STP, ATÉ ao último do senhor Patrice Trovoada. Porque neste momento vê-se no nosso parlamento, alguns deputados que foram ministros com casos de corrupção grave, igualmente a este último governo, que comportam-se como cidadãos íntregos. Tenham vergonha na cara.

  16. h silva

    19 de Fevereiro de 2013 at 0:09

    Agora ficas apenas com a tua carta aberta…Quem sabe um dia voltas a nao responde-las.Adoro o mundo em que vivemos, aqui fazemos e aqui pagamos…era uma vez,,,quem sabe!Hoje teu dia,amanha o meu…assim vai passando mais uns dias ate que volte o meu dia outra vez.quem sabe…Forca mano Benildo”afe cu decu eeee”

  17. Sacode puera

    19 de Fevereiro de 2013 at 2:28

    Cala boca vocês estão perdidos Bandido chama o vosso chefe para vir a S Tme para vos defender

  18. Franco

    19 de Fevereiro de 2013 at 4:37

    Este ‘e o resultado da democracia. O sujeito perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

    • voz da razao

      19 de Fevereiro de 2013 at 9:09

      Se o jovem na sua carta disponibiliza-se para um possível julgamento, parece-me bem. Se as provas que ele diz possuir for verdade sairá em liberdade si não irá com certeza para prisão… Mas também estou de acordo que os outros governantes dos anteriores governos prestem contas…

  19. actua governo na razão

    19 de Fevereiro de 2013 at 7:55

    Eu peço de todo coração ao sr abnildo ,que respeite o povo e a nação,pois se soubesse que fez td certo enquanto esteve no governo,estaria, e aconselharia a todos os deputados afectos a sua bancada a estarem presentes na assembleia nacional ,cumprindo a missão que vos foram confiada,alias como o Srº próprio fez referencia ao artigo 73º da nossa constituição no qual os mesmos juraram defender e respeitar,o que na pratica estão a fazer o contrario,de forma a haver contraditório,e esclarecer a opinião publica ,não é vir cá neste espaço querendo se defender duma forma hipócrita , leviana ,nada convincente com as suas mentiras ,querendo dar lição de moral aos outros.
    Em directo assistimos e vimos a exibição de documentos comprovativo do 1º terreno concedido para o campo de futebol cujo o governo havia pago uma fortuna a empresa J.A.A. no valor de 500.000.000,para limpeza,e é o mesmo que o sr abinildo apoderou.
    E vimos o 2º documento comprovando a concessão do 2º terreno o qual vc, e o seu governo(ADI) decidiram erguer o campo de futebol.
    Vimos ,vimos e vimos,podemos ser burro mais de besta não temos nada.
    o mínimo que o estado terá que fazer é confiscar o terreno na sua posse ,isto pk temos um pais pobre e o estado não dispõe de recursos para voltar a pagar mais 500.000.000,para limpeza do outro terreno ,visto que ja havia pago.
    portanto devolve o terreno ao povo,e pedir desculpa por essa tamanha distracção.
    Se o SrºAbnildo acha ter matéria suficiente para acusar os outros ,inclusive o actual governo,que o fizesse a mais tempo e de uma forma responsável,não é aparecer agora tentando se defender, acusando como forma de distrair a atenção do povo que tanto espera o desfecho deste polémico caso de corrupção e não só.
    ffffffffffuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiii.
    Sangue sugas

    • inteligencia

      19 de Fevereiro de 2013 at 12:09

      Senhor está sendo igual ao 1º Ministro mentiroso. 1º ministro não poderia ser criança, não apenas ouvir a mentira e apoderar dela e mentir a toda comunidade, nacional e internacional. Ele tem instituições próprias para confrontar as informações e depois agir. mas entendo o objectivo é mais uma vez descredibilizar as instituições São-tomense ao mano do outro!!!

  20. V.S s.t.p

    19 de Fevereiro de 2013 at 7:58

    É justo, é democracia sim mas falar a verdade e com verdade governar e fazer politica, falo com conhecimento e causa propria, tenho provas por meio das minhas funções ministérias que isso não passa apenas que um acto de manchar o bom nome e deniguir a imagem do Jovem POlitico em causa, pois seria uma forma de mostrar que estamos todos sim juntos e mesturados somos todos corruptuas e tenho a certeza que se, se for a justiça o Gabriel Costa e MInistro da Juventudo Podem sim pagar-lhe pelos danos morais, calunia e defamação, pois eu tenho a certeza que há provas contrarias das declarações feitas. Abnildo de OLiveira força não desista o bom nome é o melhor que um Homem pode ter força e coragem, que Deus ti Proteja, pois contra estes DEMONIOS PRECISAS DE BENÇÃO DIVINA.

    • actua governo na razão

      20 de Fevereiro de 2013 at 8:37

      Acho que o srº não estaria a tratar-nos por parvos,mas sim o srº é que é um parvalhão da primeira.
      Quero dizer-nos que td quanto foi dito pelo 1º ministro e o ministro dos desportos,não correspondem a verdade??????
      O srº esta maluco ou quê???????
      Diga la quanto é que recebeu pra vir cá tentar convencer????? Srº idiota!!!!!
      Os documentos exibidos pelo 1º ministro e ministro do desportos,foram inventados?????
      Foram documentos encontrado nos gabinetes e confirmado pelos serviços cadastrais do pais…..
      O ADI ,tem que recorrer ao artigo 73º da nossa constituição,alias o abnildo ja postou o coteudo do artigo neste espaço.
      Vão assentar e trabalhar na assembleia nacional,é la o vosso lugar,respeiten-nos por favor.
      De uma coisa tenho a certeza ,NÓS JAMAIS OS PERDOAREMOS ,PODEM CRER,VEM AI AS ELEIÇÕES E VÃO SE VER.

  21. são tome

    19 de Fevereiro de 2013 at 8:04

    Abenilde, afinal reconheces o dr Gabriel Costa como Primeiro ministro!? Já deste um passo importante. Continue assim e verás que não doi nada. Seria tão mais facil dar essa explicação lá no parlamento! Deixe de seguir as ordens do Patrice cegamente; Não ofusquem a vossa mente, por favor.

  22. Mimi

    19 de Fevereiro de 2013 at 8:34

    Seja lá o que for, o ADI tinha a obrigaçao de nao “copiar” os outros. Tinha que fazer diferente e demonstrar ser melhor. Foi isto o que prometeu antes de subir ao poder. E foi isto que o eleitorado pro e contra esperava deles. Porque nao o fez? Porque embarcou tambem na onda do poder e fez o que fez? Agora paguem pelos seus erros e ambiçoes e de bico calado!…

  23. JOSE CARLOS

    19 de Fevereiro de 2013 at 8:52

    Cresça e apareça, creio que este senhor não está em condições de dirigir carta aberta a quem quer que seja, muito menos ao Primeiro Ministro….

  24. ca fé cá doxi

    19 de Fevereiro de 2013 at 8:53

    garroto bandido, deu cabo de agricultor em piedade cima, enganando os jovens da trindade que irias construir o campo de futebol, tirou terreno aos agricultores nem pagou os danos causaudos pelos mesmo, e de repente e tu que esta a constrir no terreno bandidooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  25. Lucas

    19 de Fevereiro de 2013 at 8:58

    Vai se eplicar na sustiça e no parlamento. Aprendiz de vigarista…

  26. Salvador dos Ramos

    19 de Fevereiro de 2013 at 9:00

    não acredito em uma só palavra deste jovem que trocou a batina com a política, só porque a Igreja não lhe apoiou num determinado momento. é ingrato e falso. já fez carta para voltar ao parlamento e readquirir a imunidade parlamentar. isto não contradiz com a posição do seu partido ADI? quem não deve não tema. Vai explicar-se no Ministério Público. Tolerancia zero . Quanto ao resto (1975 a 2010), todos participaram: Miguel Trovoada, Patrice Trovoada, Arlindo Ramos (Sinfo), Varela (Jota, Ministério das Finanças, Petróleo, etc). A maioria dos dirigentes do ADI passaram pelo MLSTP ou PCD. São bem conhecidos.

    • mandjuandadi

      2 de Abril de 2014 at 12:08

      …grande surprêsa , foi de saber o Afonso VARELA , da JOTA (que jurava ùnicamente pelo MLSTP e o Pinto da Costa), como amississimo e braço direita do Patrice TROVOADA. Esta foi de MATAR!!!!

  27. OBSERVADOR

    19 de Fevereiro de 2013 at 9:00

    Um dos grandes mal de S.Tomé e Príncipe, é que todos mas todos se batem para chegar ao poder. E é lá onde eles aspiram para chegar muito depressa para sacarem o máximo que conseguirem. para isso, nem que tenha que passar por cima da sua própria mãe. Na vida tudo tem que ser através de um percurso. Olha só para a cara desse lavrado ABNILDE. Pergunta-lhe, qual a sua História? Foi capanga da Igreja, e conseguiu fazer uma formação, que só perde tempo a exibir que é formado. E o resto? o que este senhor terá feito como carreira da sua vida. Também deixa estar, que próprio o seu patrão PATRICE TROVOADA, que nunca trabalhou, se não como segurança nas imediações em Paris/França. Em São Tomé, nunca fez nada. Só quer é de estar no poder, para viver a grande e a francesa a custa desses pobrezinhos Santomenses que também não querem fazer nada na vida, querendo viver a custa de trocos de PATRICE, esse dinheiro ganho de forma muito ilícita. Enfim! É bom ficar por aqui. Mas, penso que Abenilde de Oliveira, deveria parar ao Ministério Público, para aprender de não ser REBELDE.

    • Dlima

      19 de Fevereiro de 2013 at 10:29

      Caro Srº “OBSERVADOR”, com todo o respeito sabe me dizer qual é a carreira do Srº Drº Manual Pinto da Costa e o que mais fez na vida sem ser PR de STP ou estar no poder?

      Aguardo pela sua resposta.

    • Os Leonenses

      20 de Fevereiro de 2013 at 17:24

      O senhor Pr. Pinto da Costa nao e aqui chamado. Saiba defender-se. Ladrao

    • SEABRA

      2 de Abril de 2014 at 12:12

      Sr. Imbecil, a ocupaçao do Pinto da Costa(por quem nao tenho uma simpatia partiicular), foi de asilar-se fora do pais STP, privando-se dos seus familiares e da su

    • SEABRA

      2 de Abril de 2014 at 12:23

      …antes de mais, quero dizer ao ABNILDO” va de retro SATANAS”. Um individuo com uma péssima indola, nao podia caber -se na igreja catolica, que em principo, ensina o bem…a bôa MORAL, que o maldito Abni… nao tem. Foi o arcanjo Gabriel que correu com ele do PARAISO (ele conhece a Biblia, tendo frequentado a igreja catolica A. R. ), é uma verdade.
      Quanto ao imbecil que responde (ao excelente argumento do OBSERVADOR), quero dizê-lo simplesmente que: o que fez Pinto da Costa (por quem nao tenho uma simpatia particular), foi de se privar dos familiares, asilar-se, correr o mundo para defender a causa de STP da injustiça colonial, de libertar o seu povo…graças à ele , hoje o imbecil em questao, é livre e pode até ter a liberdade de expressao para criticar , injustamente , o M. Pinto da Costa, dizendo que ele so “sabe ser do MLSTP…”. E você, qual é o traço que vai deixar na vida? Talvez de ser RIDICULO E DE Mà Fé.

  28. asd

    19 de Fevereiro de 2013 at 9:32

    Tanto ele como o dito Padre Olinto são mesmo vigaristas e que moral ele tem hoje pra dizer que tambem é filho dessa terra se o mesmo diz que a sua querida filha não nasceu aqui em s.tomé. Têm mas é despreso de S.Tomé e Príncipe eles têm nojo de nós santomense.Ora vejamos todos os membros do XIV governo com excepção da Angela têm a sua vida fora de S.Tomé. É ou não verdade? Portanto nenhum deles queria bem pra nós e não venham aqui nos meter dedos nos olhos

    • Dlima

      19 de Fevereiro de 2013 at 10:32

      Caro(a) asd, consegues me dizer qual político em STP não é vigarista?

  29. semcorrupção

    19 de Fevereiro de 2013 at 9:39

    Se for verdade, o senhor Abenilde deverá responder perante a justiça e assumir a sua responsabilidade.

    Se for mentira o que foi dito pelo 1º ministro e o senhor ministro da juventude, eles deverão pedir DESCULPAS À NAÇÃO pela inverdade e a incapacidade de apurar a verdadeira verdade.

  30. rosario terço

    19 de Fevereiro de 2013 at 9:42

    É bom que se explique e esclarece tudo isto no lugar próprio,que é a casa parlamentar, senhor Abnildo deve dirirgir-se ao parlamento explicar sem complicar o povo santomense a sua inocência qunto as acusações que lhe foram feitas,porque é muito mau, as tais acusações!
    se não o povo santomense vai começar a agir,buscando os seus direitos…

  31. Leopaldo

    19 de Fevereiro de 2013 at 9:57

    Não obtive explicação da conta ONDA DA VITORIA

  32. verdadeiro

    19 de Fevereiro de 2013 at 10:09

    O PM fala, fala, queremos ver o arroz a cinco Mil dobras, queremos ver ele a fazer melhor pelo nosso País, ele é o escolhido do Pinto para comandar o STP uma pessoa neutra, mais a pressão é tanta que ele já nem sabe aonde esta, Desculpa PM eu tive uma visão deferente da sua pessoa, O Sr. Não se esqueça que foi o mentor que contribuiu para tirar todos os Poderes que o Tribunal de Contas tinha, quando lhe convinha no momento, sabendo ele que la era sede própria para por todos dirigentes a prova, o Actual PM não é melhor que o Patrice talvez ate pior que ele, o Sr. Fradique lhe disse eu vi Homem, não vi o seu coração estas palavras foram sabias PM.

  33. ddd

    19 de Fevereiro de 2013 at 10:13

    se esta carta é verdadeira ninguém tem como aprovar. ao meu entender para que aja um estado de Direito pacifico e Respeitoso, deveria este Jovem recém politico dirigir-se ao ministério publico só assim ficaria resolvida pacificamente o assunto contigo neste papel.

  34. Dlima

    19 de Fevereiro de 2013 at 10:23

    Não conhecendo bem o Srº Abnildo d’ Oliveira e muito menos o seu carácter, devo confessar que subscrevo quase por completo a carta, excepto a questão relacionada com o seu terreno, por não conhecer de funto os contornos do mesmo. Uma coisa é certa, este governo até hoje não fez nada senão defamar o antereior como se aquele fosse o único governo na história da nossa jovem democracia.
    Concordo que se faça justiça, se assim for, que seja para todos sem excepção e não para alguns que não caiam nas suas graças. Estou certo de que se forem levantar o pano dos negócios de terrenos em STP todos, mas mesmo todos políticos estarão na linha da frente para a “gaula”.

    Espero pois, que durante a investigação que o actual governo está a fazer sobre a “má” gorvernação do anterior governo abranja igualmente todos os anteriores desde a independência, incluindo o liderado outrora pelo próprio Gabriel Costa, não se esquecendo de perguntar ao Srª Drº PR quanto foi que ele desembolsou pela sua mansão (fortaleza) na zona de Pantufo.

    JUSTIÇA PARA TODOS

    • Dlima

      19 de Fevereiro de 2013 at 10:36

      Quiz dizer “…jaula”

  35. inteligencia

    19 de Fevereiro de 2013 at 10:28

    O nosso País precisa de gentes com coragem e determinação para vencer esses senhores MENTIROSOS e possuidores de tantos epidermes. Esses senhores são com crianças, não têm uma opinião própria. Neste “XV governo” observa-se coisas destas com acento tónico no “1º ministro, Gabriel Costa”
    Eu gostaria de dizer o “1º ministro” que um dirigente não pode ser mentiroso, porque descredibiliza o país e as suas instituições. Embora não ter sido eleito, o senhor deveria ser mais cauteloso na sua campanha, sob o risco de não por a sua imagem e o País num nível mais baixo que o senhor já pois nesses dois últimos meses.

  36. explicar sem complicar

    19 de Fevereiro de 2013 at 10:54

    PALHAÇO LADRÃO FEIO!
    Afinal ja tens mente de lembrar que o Dr Gabriel Costa é Primeiro Ministro de S.Tomé e Príncipe?
    Vai à Procuradoria contestar junto à Dra Elsa Pinto,Pateta e Burro!
    Agora esqueceste da TROPICANA e ja conheces Téla Nón!
    O Vosso lugar tem de se na CADEIA por ter
    desgraçado os SANTOMENSES.

  37. Felisberto Bandeira

    19 de Fevereiro de 2013 at 11:00

    e triste e vergonhoso ver este homem a falar o que falou ,porque ele foi membro de um governo que também prestou juramento perante DEUS perante a nação de cumprir e fazer cumprir as lei,e não cumpriu nada, portanto antes de acusar os outros olha pela tua condição …

  38. PÓLVO de MAR BRAVO

    19 de Fevereiro de 2013 at 11:39

    AMIGO ÉS TEIMOSO, NÃO DEVIAS COMPLICAR A TUA VIDA, O PM e MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTO FiZERAM MAIS ACUSAÇÕES GRAVES E NÃO ESCREVES-TE. NO DIA DO VOSSO JULGAMENTO ESTAREI LA COMO VOSSO ADVOGADO.
    GUERRA AVISADA NÃO MATA NINGUEM, SÓ MORRE QUEM QUIZER.

  39. agua viva

    19 de Fevereiro de 2013 at 11:39

    gostaria que o senhor Abnildo de Oliveira fosse a televisão desmentir a afirmação do 1º ministro e do Secretario de Estado da Juventude …..

  40. Meninos Eu Vi

    19 de Fevereiro de 2013 at 11:45

    Se o Gabriel mentiu, Abnildo está a falar verdade. Se Abnildo tiver razão Gabriel terá que pagar indmização. 500 milhões de Gabriel mais 500 milhões do Albertino (Ministro do Desporto)dará para abenildo acabar a casa.

    Se Gabriel estivar a falar verdade e Abenildo mentindo. a coisa pega. Ele terra que devolver o terreno ao Estado e o Dinheiro a cófre do Estado,

    Fui… Aguardo pelo desfexo da novela que tem como autor não san jorge, mas sim St Gabriel.

  41. nos.do.adi

    19 de Fevereiro de 2013 at 12:12

    São voces é que deram cabo do nosso ADI.PALHAÇO.
    Patrice fez muito mal apostar em vocês.Agora deu no que deu.ABENILDO!
    Tens formação? Se tem qual? Tens certificado? Porque diploma claro que não.

  42. E. Santos

    19 de Fevereiro de 2013 at 12:32

    Concordo com a carta aberta de resposta ao Sr. PM porque os nós precisamos conhecer não apenass o que diz o PM mas também a versão do outro lado. Mais ainda agora que nos obrigam a só ter uma versão na rádio ou TVS.
    De qualquer forma, não cabe a nós fazer qualquer julgamento a partir desta carta, uma vez que quer de um lado quer do outro, não nos foram apresentadas provas contundentes dos factos expostos.
    Deste modo, insto o Sr. Cidadão Abenildo a mover um processo crime por difamação, tal como Fradique de Minezes fizera em tempos (isto contando com a isenção dos nossos juízes).
    Mas confesso que gostei. Chamar ladrão gratuitamente ás pessoas é uma prática no país que tem de ser combatida. É verdade que ladrões proliferam na nossa sociedade. Mas as pessoas não nos podem julgar a sua própria imagem. Dito doutra forma, não é porque eles fazem isso que todos têm de o fazer da mesma forma.
    Acredito que existam no meio disso tudo pessoas com caracter, pessoas com dignidade, com princípios e valores morais que esta gente desconhece. Pessoas que se calhar estariam muito melhor arranjados fora deste cenário de gangs, mas que infelizmente por simples amor a camisola se propõe trabalhar para o país.
    São poucos, mas acredito que existam.
    E se você for um deles, caro cidadão Abenildo, por favor, não deixe a culpa morrer solteira. Leve este assunto até as últimas consequencias e responsabilize quem quer que seja.
    De facto a nossa sociedade não tem donos e a lei é para ser cumprida por todos.
    Com ou sem o ADI, com ou sem PT, o sr é de facto um cidadão do país com direitos e deveres como todos os outros.
    Não podem fazer da perseguição ao ADI, da necessidade que têm de abater a oposição política uma perseguição a um cidadão. Força e que vença a verdade acima de tudo.

  43. uê beto

    19 de Fevereiro de 2013 at 12:48

    Hoje o Abnildo já sabe que o país é de todos nós.Quando ele estava endiabrado e maluco pelo poder do Governo que mandava tirar de trabalho todos os que criticavam, madava prender e obrigava os funciona´rios públicos a serem de ADI, não dava emprego aos que eram do outros partidos, ele nunca se lembrou que este país é e será de todos nós. O mundo dá volta e ainda bem.carasco…

  44. PATRIOTA DA NAÇÃO

    19 de Fevereiro de 2013 at 12:51

    Caro Abinilde li atentamente a sua carta e juro que ao iniciar pensei que fosse de facto uma carta aberta ao P.M mas quando terminei percebi que acabei que é uma carta dramática escrita por uma pessoa altamente afectada pela frustração e hipocrisia. Na sua carta por diversas vezes diz ser detentor de um bom nome …. (Que também estou de acordo)
    1. Inicia dizendo que vem exercer o seu direito de cidadania …..
    R.1) Assim deve ser feito quando mas teria maior impacto se fosse no parlamento com os documento comprovativos de igual modo que fez o governo no dia 14
    2. Diz que os governantes prestaram um juramento ao abrigo da constituição da república sita os respectivos artigos e mais ……..
    R.2) De igual modo o Srº prestou esses juramentos de que lhe sérvio???????????????
    3. Diz sentir-se difamado..
    R.3) quem se senti difamado , porquê até hoje não procedeu uma queixa crime contra o XV governo ??????
    4. Explica o sucedido relativamente ao terreno da Trindade
    R.5) Meu caro eu não sei se ainda se lembra das macas tidas com o actual Presidente da Câmara de Mé-Zóchi a cerca desta dita construção unifamiliar a ser erguida ao meio do campo de futebol da trindade?
    5. Exigi da parti do governo a reposição da verdade de modo a limpar o seu bom nome
    R.5 Meu caro eu creio que essa forma de contradizer deixa muito a desejar, afinal quem tem que pedir desculpas a não nação e esclarecer as coisas? Repare que a situação já não esta a nível de politiquice. A situação esta a nível de justiça e luta contra a corrupção que se instalo no pais. Portanto não se faça de bonzinho
    6. Critica a falta de acesso as cameras da TVS e das antenas do RNSTP de modo a esclarecer a situação
    R.6 Abinildi este mundo da voltas tu e os teus compadres numa dada altura pegaram a TVS e a RNSTP transformaram na fossa pertença eu ainda mi lembro o Manuel Barros a me dizer ao telefone« esta informação não estamos autorizados a passar» hoje você senhor todo poderoso a reclamar ????????????? é motivo para dizer DEUS NUNCA DORME
    7. Diz estar desposto a colaborar com a justiça, Mente como sempre o fez
    R.7) Como cidadão desse país defensor da luta contra a corrupção exijo igualmente que essa resolução que o senhor subscreve e abranja também os outros Governos, isso quer dizer que assumis ter ROUBADO O PAIS POR OUTROS O FIZERAM E FIRAM IMPONI
    8. Termina dizendo que STP tem dono ect…..
    R.8) nisso tens razão tanto que também achas ser tão dono que apoderas um campo de futebol que iria beneficiar mais de 12.0000 pessoas , e mais grave ainda são as tuas ultimas palavras acabas por acossar a te próprio.
    na minha modesta opinião o teu lugar é na cadeia seu malandro e vigarista do povo pequeno

  45. Bô buiá

    19 de Fevereiro de 2013 at 12:55

    O Senhor Abnildo que chamava os outros de corrupto, ladrões, insultava até os Juízes, agora está com medo, o senhor que em colaboração com Oscar Medeiros mandava e desmandava na TVS, tirando oportunidade aos outros de falarem para que o povo não soubesse o que sabe hoje, vewm agora falar de direito de expressão de ideias e de pensamento… bandido, hipócrita, falso,sem caracter. O senhor pensava que o mundo ia só… mas enganou-se

  46. Jaca dóxi

    19 de Fevereiro de 2013 at 13:01

    O que o povo quer saber é onde foi parar todo o dinheiro da Onda da Vitoria, dinheiro de muita gente que contribuiu para o bem do nosso desporto, o que foi feito, isso é que deves explicar, devias é aproveitar esta carta para dizer o que foi pago com todo este dinheiro, sem vergonha, ladron tê uê liso… cê vlegonha…

  47. Porto Real & Sundy

    19 de Fevereiro de 2013 at 13:06

    Tantas cartas abertas
    O homem está naquela , “segura Homem”, pa bó pledê pom bó!!

  48. Veneno rato

    19 de Fevereiro de 2013 at 13:06

    Tomaram banho na lama com o senhor filho do papa, agora aguenta.kiiii

  49. Jaca dóxi

    19 de Fevereiro de 2013 at 13:15

    Como é que um dirigente usa dinheiro de Estado para pagar a sua obra e vem publicamente dizer que o país é de todos, é de todos por isso roubou a sua parte, …ladrão… porquê quis tomar posse como Deputado se o ADI nem ao Parlamento vai, só foi na sexta feira passada para tentar dar posse a este bandidos… pq que não tiveram no debate com o 1º Ministro, já que sabiam o que se ia descutir para desmintir tudo na cara, não tinham argumento e pra quem dizia que os Deputados refugiavam na imunidade agora está a trás da imunidade não é cuerente…

  50. afonso santos

    19 de Fevereiro de 2013 at 13:43

    ABNILDO,
    Voce é LADRAO igual a OSCAR,VARELA e outros…

  51. onda da vitoria

    19 de Fevereiro de 2013 at 13:56

    Para Rir ou Chorar!
    ABNILDO,ladrão fale-nos um pouco sobre o dinheiro da Onda da Vitória!
    CADÉ o cumbú?
    Meu Cunhado quando pagou voce disse que não era necessario RECIBO.
    Ladrao.

  52. antonieta

    19 de Fevereiro de 2013 at 14:00

    AfinaL VOCE É lADRÃO,Abnildo?
    Se bem que tua cara mostra.Ainda bem que eu não…

  53. Desgraçado

    19 de Fevereiro de 2013 at 14:14

    Este é o 1.º a pedir clemência publicamente, ainda virão muitos terroristas do ADI, so ficarei feliz quando vier patrice e o varela pedir desculpa ao povo por má fé contra povo santomense. isto é apenas começo… pediram caos e vão ter caos…

  54. Santiago

    19 de Fevereiro de 2013 at 14:55

    É engraçado! Tenho um requerimento no serviços Cadatrais,a mais de 4anos até a presente data não me foi concedido um terreno, ao abrigo da mesma Constituição que o jovem politico faz referência, mas ele como foi ao poder, teve direito preferêncial, porque não banir esta atitude?. Concordo com a expressão que somos todos filhos da terra e temos todos direito a um espaço para habitação unifamiliar, mas com justiça, equidade, algo que nem o Governo que o jovem fez parte pôs de lado, a verdade é que continuo o clientilismo.

  55. Negro de STP

    19 de Fevereiro de 2013 at 15:13

    Voces estao falar de Rocas !
    Queria lembrar-vos que as rocas no passado recente deram emprego a milhares de familias as Rocas produziao cacau e cafe para exportacao as rocas erao fonte de empregos e muitas familias dependiao destes emprego para viver ;
    Hoje estas mesmas Rocas sao propriedades privadas dos senhores politicos para Lazer para pssar fim de semanas com as miudas .
    Voces achao que desta forma o pais cria riqueza ? Os jovem desempregados voltaro todos para cidade para cambios de dinheiros e fazerem candongas para sustentar as suas familias enquanto meia duzia de politicos apoderarao das titas terras e rocas .
    E isto que voces devem refletir e dai tirar as vossas comclusoes.

  56. Negro de STP

    19 de Fevereiro de 2013 at 15:18

    Quero dizer ditas e nao titas .

  57. OBSERVADOR

    19 de Fevereiro de 2013 at 15:57

    19 de Fevereiro de 2013 às 10:29
    Caro Srº “OBSERVADOR”, com todo o respeito sabe me dizer qual é a carreira do Srº Drº Manual Pinto da Costa e o que mais fez na vida sem ser PR de STP ou estar no poder?
    Aguardo pela sua resposta.
    OBSERVADOR, tentando responder a interrogação feita pelo Sr. ou pela Sra. DLIMA.
    Senhor ou senhora Dlima,
    Se quer que eu lhe diga, na sociedade, tudo merece uma evolução. Comparar o período de luta de libertação, em que alguns deram a sua vida pela causa. Nunca mas nunca seria comparável com o momento atual. Quando o Senhor ou Senhora, pergunta qual é a cereira do Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa, com devido respeito, espere que eu lhe trate de GARROTO OU GARROTA. Se o Sr. Não sabe, Alguns cidadãos tiveram que fugir do chamado ESTADO PORTUGUÊS, exilar para outros países que lhes deram guarida, a partir daí outros conseguiram estudar, passando por dificuldades horríveis outros que não conseguiram estudar, passaram por situações que de certeza o Senhor ou a Senhora, não passaria nenhum Minuto da sua vida. Tenho a dizer, de que houve muitos erros de fato. Mas, já é tempo de começarmos a exigir mais, de aqueles que depois da independência, tiveram o privilégio de ter tido uma bolsa de estudo sem a preocupação de que um agente da PIDE/DGS, se é que o Sr. conhece a sigla, pudesse infiltrar, pondo a sua vida em risco. Muitos Pais, que já não puderam avistar com os seus filhos naquele período. A História de São Tomé, tem começar a ser contada por pessoas que de fato querem contar a verdade, sem estar a procura de protagonismo. Há muita coisa que tem que ser dita DE VERDADE. Não será aquilo que o Senhor BENÉ vem escrevendo só. Até porque quando o mesmo não se cansa de referir sobre a GURRA de 1953. Se essa é GUERRA, como é que devemos chamar GUERRA no seu sentido próprio. Em 1953 não houve GUERRA, mas sim CHACINA. Terá havido algumas resistências. Mas sem arma! Portanto, o Senhor CARLOS BENÉ DO ESPIRITO SANTO, TEM QUE METER NA SUA CABEÇA, que GUERRA NO SEU SENTIDDO CORRETO, QUANDO EXITEM DUAS FORÇAS QUE SE CONFRONTAM. Eu disparo, o outro lado também tem capacidade de disparar. Mesmo que uma das partes seja mais fraca. Mas existe sempre disparo das duas partes.

  58. Féde ká Dóxi

    19 de Fevereiro de 2013 at 16:37

    Abenilde,
    Tenho pena de ti, até para escrever tens dificuldades, não se diz ululu, mas sim cordão umbilical. OK?
    Não há fumo sem fogo. Qdo o Felício te denunciou na Assembleia, porque razão naõ tomaste medida desde aquela altura?
    Porque achaste que vóz de burro não vai ao céu. Agora que viste que o caso é se´rio, registes.
    Se o Patrice queria acabar com a corrupção e sabia que havia corruiptos, porque razão ele não tomou medidas como copntra os corruptos? Só falou, falou e falou. Agora com as denuncias feitas pelo 1º. Ministro Dr. Gabriel Costa, vamos ver se não vão “kangar” os corruptos? Porque razão querias te refugiar na imudidade parlamentar, se não reconheces esse Governo e a Assembleia (que foram tomado de assalto). Manda o Patrice vir. Porque fugiu. Metyeu-vos a todos dedo nu cú e agora chupa.
    Gabriel e Elsa sigam em frente, Quero ver os verdadeiros corruptos “kangados”
    A deuá congô!

  59. Maria Ricardo

    19 de Fevereiro de 2013 at 16:48

    Abnildo, meteste na camisa de onze varas. Antes, não reconheciam este Governo. E agora? O Patrice k tanto falava do povo pequeno. Aonde está ele? O Cantor Pêpê Lima afinal, tinha razão… O Patrice andou a enganar-vos e a nós todos. Depois de toda essa confusão, pegou nele, a sua família e até as suas viaturas pessoais, pediu que fosse lá ter. Aonde está o patriotismo daquele que falava tanto do povo pequeno e que até inventou o chamado Orçamento do Cidadão. Meu caro, o maior culpado de toda essa fezada, é o povo k enganou na escolha. Outro culpado, é Fradique de Menezes que empossou um governo minoritário, na perspectiva de k o ex-primeiro ministro Patrice Trovoada, pudesse satisfazer os seus anseios. A bala saiu pela culatra.

    Portanto meu caro, não vacile tanto. Este mundo é muito pequeno. Defenda apenas os seus interesses e não aponte dedo aos outros. Isto é muito mau. Como jovem que é, saiba estar na sociedade. Evite fazer politiquices, porque ser político na nossa terra é mesma coisa que apanhar água com cesto. Falo isso por experiência própria. Também, já fui dirigente neste país. Mas graças à minha deslocação ao estrangeiro, por isso hoje sou aquilo k sou. E digo-lhe mais: STP é muito pequeno. Um país onde todos somos parentes. Quem é que consideras teu inimigo? Em STP não temos inimigos. Temos adversários políticos e o chamado “placêlu”… e nada mais. Tenha coragem e enfrenta com muita cautela este peadelo que sobre si recai. Tlabé sá lençu. Nguê ku ná malé fá, cá klagué ngibela. Bô bê gibô zá…

  60. mãe joana

    19 de Fevereiro de 2013 at 17:01

    Meu caro Abinildo de Oliveira, se fores com Levy Nazaré como teu advogado para o Tribunal, podes ter a certeza que vais directamente para cadeia. Não te esqueças do comunicado, escrito por Varela, que você à tempo leu na TVS, dizendo um tal Juiz de nome “Monteiro”.

  61. defensor do povo pequeno

    19 de Fevereiro de 2013 at 17:12

    Meus senhores, os ex-ministros estão a procura de emprego. Patrice,chamou-os para Libreville deu-lhes umas migalhas e foram ver as meninas na discoteca e disse: Voces são doutores ( Americo, Varela, Olinto, Agostinho, Angela, Elisio ….) Agora debruillez-vous até a próxima tranche KOSOVAR.Segundo as informações postas a circular na nossa praça dissem que a nossa Angela Pinheira já não aguenta!!!. Ela morre!!

  62. Argenezio Antonio Vaz

    19 de Fevereiro de 2013 at 21:27

    Muito bem. Essse mostrou que tem os culhões no lugar. Esses bandidos do MLSTP e do PCD com tantas coisas do Pais querem que os outros passem de bandidos.
    Sera que os bens que eles têm são legais.
    Da proxima vamos listar os bens de cada um deles.

  63. Mario Neto

    20 de Fevereiro de 2013 at 8:15

    No artigo 29º da Constituição só está consagrado a liberdade de expressão e não informação, erro que pessoas como Vc Abnildo cometem na assembleia, não tipificaram a liberdade de informação.

  64. C.Semedo

    20 de Fevereiro de 2013 at 9:02

    Força Abnilde, só fizes-te muito bem, também és santomense e por isso gozas deste direito de beneficiar de um palmo de terra para construção de habitação própria. Gostaria de perguntar o Sr Gabriel Costa se ele já pensou nas médias Empresas e grandes talhões de terras dos Srs. Pinto da Costa, Alcino Pinto, Elsa Pinto, Guilherme Posser, Rafael Branco, Guilherme Octaviano,Maria das Neves, Carlos Quaresma, Carlos Neves, Gaudêncio, Quintas, Jorge amado e muitos outros. O qye será dos nossos filhos? Os filhos destes Srs já crescem com um ar de superior em relação aos nossos filhos e dizem que os vossos pais não trabalharam com cabeça. Só com uma verdaeira reforma de redistribuição de terras.

  65. Não tem nome

    20 de Fevereiro de 2013 at 9:25

    Deixa voçês, no dia que o povo perder a cabeça, vão ver o que poderá acontecer. Acham que o povo é estupido, fazem o que fazem, depois vão esconder na imunidade. O nosso ordenamento jurídico tende acompanhar esses fenomenos. Mudança urgente no EStatuto dos Deputados no que concerne a imunidade…
    Se essa peritagem para roubar, fosse para aplicação de saber, intelegencia e descoberta científica, novas invenções estariamos a um pé de desenvolvimento. Bandos de doutores, masque no fundo não passam de reprodutores de saber que lhes forma ensinados pelos brancos e vem cá exibir que são detentores de grandes conhecimentos. Queremos inventores, cientistas, descobertas de novas tecnologias, inovações…sem vergonha

  66. Joe Trindade

    20 de Fevereiro de 2013 at 12:17

    Este corruto e vigarista do Abenildo
    d’Oliveira deve se estar lembrando de uma das suas arrogancias e prepotências que foi o de ter mandado prender o Engenheiro Fausto Vera Cruz! O Fausto teve mesmo que passar o fim de semana detido e sera agora a vez do Sr. Abenildo d’Oliveira e passar também uma temporada ali cna cadeia para que ele saiba o que é bom para a tosse!

  67. Pliguito

    20 de Fevereiro de 2013 at 12:41

    Porque não te calas?! Saber perder as vezes, é melhor do que ganhar!
    Estes disse que disse, ja metem nojo.

  68. teu tio

    20 de Fevereiro de 2013 at 16:02

    Esta é boa Abnildo- ladron tê uê liso… cê vlegonha…

  69. teu tio

    20 de Fevereiro de 2013 at 16:10

    Temos em S.Tomé umas pessoas mal formadas que até refletir é um pesadelo. Este senhor é formado em Jornalismo nem escrever como deve ser sabe, francamente!
    Eu se fosse o senhor Abnildo ficaria no seu canto aguardando a hora do julgamento e cadeia.

  70. teu tio

    20 de Fevereiro de 2013 at 16:14

    Os senhores ABNILDO DE OLIVEIRA, OSCAR MEDEIROS, MARIO RODRIGUES, precisam de um só espaço, cadeia central

  71. mandjuandadi

    17 de Maio de 2013 at 9:47

    …estou , simplesmente , escandalizada com o que tenho ouvido sobre o Afonso VARELA, quanto a todos os disparates (graves…), barracas , que ele tem cometido.
    Ele que era o mais séptico quanto a credibilidade dos TROVOADAS …afinal (pelo que se diz), tornou-se um verdadeiro “toutou”,do PT, a ponto de juntar-se a ele para esvaziar STP dos seus bens…serà que trata-se do mesmo Varela que conheci outrora?

    “Les Filles”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top