Miguel Trovoada acredita numa nova fase de cooperação para o desenvolvimento sul – sul

Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné, o ex-Presidente Miguel Trovoada marcou presença na terceira cimeira África – Ásia realizada recentemente em Malabo – Guiné Equatorial. Trovoada acredita na nova parceria transatlântica, para o desenvolvimento sul-sul.

Convidado para a cimeira que reuniu Chefes de Estados e de Governos da África e da América Latina, Miguel Trovoada enquanto secretário executivo da comissão do Golfo da Guiné, considera que está aberta uma nova fase de cooperação sul – sul. «Não se sobrepondo, nem excluída a cooperação Norte – Sul, mas desenvolvendo este eixo Sul – Sul, em que há muito pontos de convergências. Eu creio que pode ser positivo pondo em conjunto os esforços, as energias, as vontades, a vontade política está na base de muita coisa», declarou o ex-Presidente de STP.

Miguel Trovoada acredita que a parceria entre a América Latina e o continente africano, vai impulsionar ão só as trocas comerciais como também a circulação de pessoas entre as duas regiões do atlântico sul. «Que possa criar realmente o dinamismo de desenvolvimento para proveito útil, portanto para África e para América de Sul», reforçou Miguel Trovoada.

Abel Veiga

  1. img
    LINO Responder

    Porquê só agora?
    Aonde é que estavam?
    Angola viveu uma guerra e nós andamos a ver a guerra como se fosse connosco. O que temos com a guerra entre irmãos dentro da casa.
    Tomamos partido para um e outro que se lixe!!
    E agora!!!

    • img
      Hugo Chavez Responder

      Miguel Trovoada porque nao falas mal dos Brancos/Ocidentais/Europeus que estao a roubar as materias primas d’Africa? Tens medo! Recursos Natuarais do nosso continente nao esta sendo bem usado para o desenvolvimento dos paises Africanos. Porque^? Temos que melhorar a vida do povo Africano, em geral, e tambem desenvolver e criar mais infra-estruturas, melhorar formacao intelectual de homens e mulheres d’Africa. Temos que ter instituicoes capazes e com condicoes adequadas para alcansar o nivel internacional e competir. Temos que nos ajudar uns aos outros dentro do continente. Abri os olhos–nao deixa Branco roubar e destruir tudo! Miguel Trovoada tem que falar sobre isto, e mais…

    • img
      Nação Santomense Responder

      Srº Trovoada deveria descançar e colocar este lugar a desposição ao verdadeiro Cidadão Santomense com interesse de ajudar este povo da RDSTP que se encontra numa fragilidade extrema de vida difícil.

      O srº prejudicou este povo cobrando a sua vingaça e o seu filho Patrece fez o mesmo roubando o bem público colocando ao vosso poder. Poquê que não organiize uma CIMEIRA só dos País do Golfo da Guiné ou da África Central? Só andam a espera dos outros para tomar iniciativa, isto só vai ficar no papel.

      A África deve fortalecer a sua politica junto dos países Africanos criando acordos Mútuo com parcerias ao países que lhe dá a garantia de financiamento.

      As Cimeiras são sempre formalidades de cortesia e mais nada. Cada presidente e Governante devem criar e difinir claramente a sua politica com paises mais Rico que lhe possa dar a garrantia de financiamento reiais.

      O srº Trovoado camofolou o Dossie do Petroleo ao seu interesse familiar e como já sabe de que em 2015 hade haver sinal da riqueza do petroleo já vens dar a cara, deveria é ter vergonha deste povo.
      Nunca fez nada que demonstrou o desenvolvimento do pais, um Metafisico e oportunista como é a sua pessoa não interessa a STP.

  2. img
    Barão de Água Ize Responder

    Generalidades e generalidades, ao gosto de quem acha que a politica é o alimento dos povos.
    O Sr. Miguel Trovoada devia explicar por que no seu tempo o dossier petróleo estava no “silêncio dos Deuses”, isto é, tratado como se fosse um negócio privado, e que terá atrasado de forma significativa a sua exploração.
    STP está uma desgraça, miséria, pobreza à vista, e há espera da sua salvação pelos barris de petróleo. Governantes do nosso País, concentrem-se a dar dignidade minimade vida ao povo de STP, e deixem o o circo da arena internacional para quem pode e tem a consciência tranquila.

  3. img
    Assuncao Responder

    Annnh,apareceu,e disse so isso,ou so isso lhe perguntaram!? Esperava mais…,especificamente sobre STP,esse Trovoada sabe ‘e muito!!,sem fretes…
    Com cumprimentos.

  4. img
    comê suzu diz: Responder

    Ele é da familia dos vabus

  5. img
    Bôca iiglanje fala Responder

    è da familia dos vabu sem vergonha, velho tendencioso, daqui a pouco tambem vai vende imagem como o filho e Manuel Pinto Costa

  6. img
    mana Responder

    TRovoada é o maior responsavel pela nossa desgraça. A unica pessoa que vale para ele é o seu filho Patrice. Ainda bem que ainda temos homens como Gabriel Costa que não aceitaram a traição do Trovoada que fez a muitos.

    • img
      jose santos Responder

      Meu Amigo, Miguel Trovoada e um homem que existe tambem fora de Sao Tome ao contrario do nosso actual presidente que depois de ser PR na era dictatorial nao fez mais nada na vida se nao voltar a ser PR. Muito gostaria que o Pinto da Costa tambem tivesse a credibilidade que tem Miguel Trovoada fora de STP para desempenhar tal alto cargo algo que deveria agradar a todos os Sao tomenses independentemente das nossas querelas internas. Quanto a G Costa estamos conversados. Esse e so bla bla bla, agora deu para afugentar todas as pessoas que querem visitar STP gritando para todo o cantos que somos um narco estado. Pior e que depois dizem que querem apostar n turismo. Pergunto se o nosso filho consome drogas que vantagem tem dizermos aos vizinhos que temos um filho dorgado quando sabemos que eles so vai lhe criar estigma ao invez de tomarmos medidas para que ele deixe de consumir drogas. Qual familia vem visitar Sao Tome e Principe sabendo que somos um narco estado? Alias
      G Costa ja nos habituou a essas reaccoes intempestivas, todos se lembram que por causa da denuncia do mesmo todos os cidadaos Sao Tomenses ficaram lesados com a troca das cartas de conducao em Portugal acabando por pagar os justos e os injustos. Alguem se lembra quem foi a portugal negociar com o estado portugues para que hoje os santomenses possam cambiar livremente as suas cartas de conducao? Pois foi P Trovoada. Por isso digo um PM tem que ter responsabilidade naquilo que diz e nao acusar e denegrir internacionalmente o Pais so para atacar alguns acabando por prejudicar a todos.

      • img
        menina Responder

        Mas não te esqueças que este homem saiu do poder e foi logo para fora do pais. Porquê não ficou em STP e foi logo para outro “bom taxo”? Chama-se a isso lutar pelo bem do povo?

  7. img
    estudante de IUCAI Responder

    Trovoada é grande complexado e não vale nada. É só conversas para viver a grande e a francesa.

  8. img
    teu tio Responder

    Pensei que este Senhor apagou-se no tempo ainda está com palavras para enganar quem não conhece esse maú caracter de ser humano. Falso e Bandido…

  9. img
    Pidu Mamon Responder

    Mana se soubeces a metade da missa não estarias aquí a dizer asneiras.

  10. img
    Aristides Barros Responder

    Meu caro, a Cimeira foi África/América Latina e não Asia

  11. img
    CREDO Responder

    Agora o Sr Miguel Trovoada, aparece como quando a galinha cai na água, de muito sorrateiro, querendo dar-se nas vistas. Miguel Trovoada, O Senhor não poderia ter aconselhado o seu filho, PATRICE TROVOADA, a respeitar as pessoas e as leis? O próprio Sr. Miguel Trovoada, também deu muita contribuição no constrangimento de São Tomé e Príncipe. Em 1991, a mudança foi muito bem-feita. Se o Presidente na altura, o Sr. Miguel Trovoada, tivesse conduzido bem o País, São Tomé e Príncipe, não estaria nesse sufoco atualmente. E o Seu filho, PATRICE TROVOADA, veio para agudizar mais nossa desgraça. Povo São Tomense, ABRA OS OLHO.

  12. img
    CREDO Responder

    Quis dizer, Santomense, ABRA OS OLHOS

  13. img
    “ FÁBÚ do Erário Público” Responder

    Devia é estár calado!!
    O Sr. Miguel Trovoada devia explicar por que no seu tempo o dossier petróleo estava no “silêncio dos Deuses, isto é, tratado como se fosse um negócio privado, e que terá atrasado de forma significativa a sua exploração.

    O SR. TAMBÉM CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA RDSTP. SE O SR. apostasse na exploração do ouro negro, como fez Guinê Equatorial, o nosso STP estaria mais AVANÇADO, de certeza. Portanto, não vem ai com politiquice internacional, que isso não enche barriga do povo Santomense.

    STP está uma desgraça, miséria, pobreza à vista, e há espera da sua salvação pelos barris de petróleo.

    Governantes do nosso País, concentrem-se a dar dignidade minima de vida ao povo de STP, e deixem o o circo da arena internacional para quem pode e tem a consciência tranquila.
    Um Bem haja a todos!!!

  14. img
    Calu nostempo Responder

    Abel, deixa de teimosia, escreva e volta a ler para corrigir os possíveis erros.
    Estou de olho.

  15. img
    falei Responder

    O senhor Miguel Trovoada é um estadista que só resolve os problemas familiares no escritório de lazer no Bairro Quilombo e com direito á seguranca noturna, até.

    Por isso, nao vejo que muito possa pronunciar no caso, Sul Sul.

  16. img
    sulila miranda Responder

    Voces não poupam nem mesmo um mais velho!
    Tudo bem que ele tenha cometido alguns erros,inclusive um terrível que foi ter filho com uma sobrinha-neta,mas é problema do sr.
    Só ele sabe o que lhe vai na alma!
    De que ele deixou cair vários governos,é um facto, julgo ser por isso que ele nada disse abertamente após a queda do governo do PT. Deixa o homem com a sua!vida

  17. img
    mana Responder

    Senhor Pidu Mamon, nós as manas conhecemos muito bem Miguel Trovoada desde Pantim ( França). Qual missa? Missa para voçes arrivistas e oportunistas é dinheiro de Taiwain, da Costa de Marfim , do Gabão, do Kosovo, do Gunvor etc…. Até um coitado como BALA dá -se ao luxo de andar com segurança em vez de ir estudar e fazer pelo menos a 4ª Classe. PIDU MAMON.

  18. img
    Ose Sousa Responder

    Caro compatriotas

    Temos que apostar-nos seriamente na parceria de desenvolvimento ao contrario da politico cega trapaceira e demagogica daqueles que se entitulam de NATO que no fundo pretendem delimitar do desenvolvimento dos chamados terceiro Mundistas ou em via de desenvolvimento atraves de uma politica hororosa de virar os povos dos paises soberanos contra os seus representantes, chamandos de ditadores so porque nao aceitam as palmadinhas sexys de olhar cobicoso virado para suas requizas a troco de bagatelas ou buzingangas.
    E precisos que eles intendam que a realidade do Mundo de hoje e diferente da idade da NATO que deste os tempos idos tiverem como agenda da sua politica internacional, o expansionismo que nao engana nem os cegos da actualidade.
    Portanto, temos que cooperar seriamente e justamente, com aqueles que olham para Sao Tome e Principe como paraceiro de desenvolvimento e nao como mais uma republica das bananas.
    Esta historia de EUA estar a olhar o nosso pais como o locar onde vao encher de armamento toxico e meia duzia de fardos da segunda guerra Mundial tem que acabar. E e preciso dize-lo se sabem o que e desenvolvimento, entao trazem-no para Sao Tome e Principe, ao contario de teimarem em pensar que o nosso Pais e terreno fertil para deposito de armamento toxico ou campo militar para atacar talibans. CAso contario, vamos apostando com os chinocas e latinos americanos. que estao a apostar seriamente numa polica de desenvolvimento para o bem estar os nossos povos.
    Hora viva e ate a proxima.

  19. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Todos aqueles que criticam o Miguel são precisamentes aqueles que comeram e comem o esforço do Ex Presidente. O Miguel foi o unico presidente que tivemos. Conseguiu contratos acerca do petroleo e China Taiwan e digam-me quem esta comendo?
    Pelo que eu saiba apenas os MLSTP e PCD estão comendo na Nigeria e mesmo ca, portando demonstram o contrario.
    Outra coisa, se esse senhor fez tanto mal ao Pais, então digam. No partido unico, o MLSTP prendeu o rapaz, mas alguma vez disseram o que ele fez? Nada. tenham vergonha e façam politica limpa. Não esqueçam que hoje o povo ja não é parvo.

  20. img
    Bernardino Monteiro Responder

    Nao condena sr miguel trovoada, todos governantes desse pais tem culpa das mas governacao, eu dou nota 10 a governacao do sr miguel trovoada pela simples razao, hoje tenho previlegio democratico de ter acesso a constituicao da republica li a analizei bem,hoje discuto politica de uma forma etica e educado,sou pros nao contra,todos se esforcaram para desenvolvimento de stp, as coisas falharam um dia teremos bons resultado e preciso colaboracao de todos sem radicalizacao e indisciplina, temos que unirmos associarmos

  21. img
    Bernardino Monteiro Responder

    Sr miguel trovoada, sr manuel pinto da costa, sr fradique de menezes, tiveram vantagens e desvantagens na governacao,so sei que o mais lezado, foi o sr manuel pinto da costa que governou stp nos momentos dificeis com nivel de alfabetizacao muito elevado sem quadros,nao foi facil, sr miguel governou numa democracia prematuro, sr fradique de menezes deu o seguimento as reformas que estava em curso,eles todos sofreram com tentativas do golpe e mocao de censura do estado,as tentativas do golpe do estado e mocao de censura,instabiliza politica cria incerteza nas cooperacoes e nos finaciamentos internacionais,foi o que aconteceu deixam o passado e criemos solucoes e sentemos para dialogar os mecanismo millenium prevendo o futuro no seu geral,solucionar uns modelos economicos e sociais

Deixe um comentario

*