Governo avança com plano de contingência para iluminar a pista do aeroporto internacional

Até Junho próximo, luz volta a ser realidade na pista do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe.  Garantia do Ministro das Obras Públicas e Infraestruturas, Osvaldo Abreu, que projecta outras acções com vista a tirar o arquipélago da lista negra da Organização Internacional da Aviação Civil.

Há vários anos que o aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, não opera durante a noite por falta de iluminação da pista. O projecto de reabilitação do espaço aeroportuário financiado pela Sonangol, ainda não encontrou luz para a pista.

Segundo o Ministro Osvaldo Abreu, dentro de duas semanas responsáveis do accionista maioritário do aeroporto, a Sonangol, estarão no país para delinear o processo. Mas antes disso, o decidiu avançar com um plano de contingência. «Este acção de contingência nos levou a fazer contactos alternativos para conseguir meios de forma iluminar-mos a nossa pista mesmo de forma rudimentar mas vamos ter a nossa pista iluminada até ao meio do ano», referiu o ministro das obras públicas e infra-estruturas.

O Ministro Osvaldo Abreu que na última semana visitou o aeroporto internacional, deu conta que a vedação recentemente erguida com o apoio dos Estados Unidos de América, está a ser arrombada. Para se abastecerem de água potável as populações das praias Loxinga, Gamboa e Cruz, são obrigadas a violar o espaço aeroportuário.

Uma situação que põe em causa a segurança no aeroporto internacional, que deverá ser resolvida este ano, através de dois projectos de canalização de água potável que vão alimentar as populações das 3 praias vizinhas ao aeroporto internacional. «Assim esta dificuldade primária que obriga as pessoas a catarem água no outro lado será superada. Temos visto também estudantes a atravessarem a pista. O governo fez um reforço financeiro no OGE para 2013 para compra de autocarros para transporte dos estudantes», prometeu o ministro.

Enquanto não chegam os autocarros, o ministro anunciou que em concertação com a empresa que administra o aeroporto internacional deverá ser disponibilizada uma viatura para transporte dos estudantes das 3 localidades.

O Ministro fez questão de alertar que as obras de reabilitação do aeroporto internacional, começaram de trás para frente. Osvaldo Abreu considera que se deveria tratar em primeiro lugar da pista com destaque para a iluminação e a melhoria do funcionamento do corpo de bombeiros do aeroporto, para depois tratar-se da aerogare.

Na aerogare, o Ministro registou importante avanço das obras. As salas vips estão prontas, e as obras avançam para outras áreas da aerogare.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Ledji milondó Responder

    Deve haver uma maior fluidez na chegada dos passageiros a S.Tomé isto é melhorar ou aumentar o tapete rolante que dá saída as cargas dos passageiros.

  2. img
    A chave Responder

    Nao ha luz mas sim ha sala vip.

  3. img
    Intendido da terra Responder

    que tudo se concretize o mais breve possivel.. realmente o povo envade por motivo de falta de agua uma promessa de susecivos governos fazem e nao cumprir ,, nao podemos tapar o sol com a pineira… haver vamos..

  4. img
    H.Vaz Responder

    E lamentável dizer que noticias como estas chegam a ser surpreendentes, visto que se trata dum aeroporto internacional existente num pais mesmo sendo pobre cujo as condições básicas por si já devem obedecer os parâmetros estabelecidos pelos padrões internacionais ao invés de depois de serem criticados as anomalias e no momento da correcção trazer estas noticias vergonhosas ao mundo. Que barbaridade!!!

  5. img
    H.Vaz Responder

    Obrigado SONANGOL e se puder fazer mais favores a este Pais, pois sejam bem vindo de todo coração vos peço Amem

  6. img
    luisó Responder

    …(O projecto de reabilitação do espaço aeroportuário financiado pela Sonangol, ainda não encontrou luz para a pista)…
    Nota. a luz neste caso não se encontra, transporta-se e instala-se; por outro lado deve haver com certeza por perto algum poste de alta tensão, por isso não anda longe.
    (…Para se abastecerem de água potável as populações das praias Loxinga, Gamboa e Cruz, são obrigadas a violar o espaço aeroportuário…)
    nota- mas alguém obriga estas pessoas a travessar a pista?
    A falta de água leva as pessoas a violar…
    E tantas outras que não dá mais…

  7. img
    tomas dias monteiro Responder

    Sim… mais 132 mil Euros para os deputados aprovarem o OGE pouca coisa sobra para a pista. Tenham vergonha seus “parazitas”.
    Bandidos.

  8. img
    budo batxada Responder

    Boa iniciativa sô ministro

  9. img
    povo São Tomense Responder

    eu quero ver,basta so falar; São tomense so fala e e roba muito.

  10. img
    Barão de Água Ize Responder

    Para quando o HUB aéreo internacional em São Tomé que ligue a Àfrica centro-sul ao continente americano?
    É necessário pensar grande e com coragem.

  11. img
    Blá blá blá Responder

    O tapete rolante da sala de chegada é uma lástima. Mal chegamos, só nos apetece regressar ao ponto de partida.
    Enfim

  12. img
    João Carlos Responder

    Não se vai avançar com nada, tudo já está incluido no projecto de requalificação do aeroporto…A verdade é que as obras estão atrasadas..

  13. img
    Negro STP Responder

    Basta olharmos para aeroporto da Ilha do Sal em Cabo Verde que e uma coisa em condições comparável aos aeroportos europeus .
    Em São Tome os nossos governantes só servem para ROUBAR.

  14. img
    Frantz cassandra will Responder

    Mas minha gente de que sala voces tratam de vip aquela aonde ha aquelas cadeiras plasticas sinceramente voces os governantes estao a gozar daquele pais naquele voces mais do que ninguem viajam todos os dias e nao tem a mabilidade de mudar o rosto sombrio daquilo que voces tratam de aeroporto internacional como o senhor ministro quero ser visivel vem ai com promessas que o povo ja sabe recitar como bom dia.transporte para alunos dos bairros vizinhos do aeroporto sera electrico ou mecanico haver vamos mentirosos

  15. img
    João Carlos de Sousa Responder

    Haja Calma, povo de São Tomé, Com a Sonangol o vosso Aeroporto Internacional em breve estará com um novo visual. Sera um melhores da Palop. Por ca depois da Guerra, praticamente estão reabilitados quase todos aeroportos do Pais com tecnologia de ultima geração , até no final de 2014 teremos um dos melhores aeroportos do Mundo. Tenham Fe, porque nos tbém estamos interessados ajudar o Povo Irmão de S. Tome.

  16. img
    Negro de STP Responder

    Uma pessoa ao aterrar no aeroporto de Sao Tome parece que se esta aterrar em uma sona de GUERRA.

  17. img
    Negro de STP Responder

    Uma pessoa ao aterrar no aeroporto de Sao Tome parece que se esta aterrar em uma sona de GUERRA.

  18. img
    Gomes Responder

    Nunca mais têm iluminação na pista se dependerem da Sonangol , o povo de Sao Tome so serve para ser explorado por essa companhia Angolana. E mais não digo…

Deixe um comentario

*