Política

Procura-se o montante de 14 mil milhões de dobras do fundo de contra-partida

É um montante equivalente a cerca de 572 mil euros. O valor estará em parte incerta. Foi retirado do fundo de contra-partida, da venda do arroz ofertado pelo Japão, desde Abril do ano 2011. O caso foi denunciado por um deputado. O PM Gabriel Costa, também confirmou que há grande buraco no fundo de contrapartida do Japão.

«Há um grande buraco nos fundos de Contra-partida», declarou o Primeiro Ministro Gabriel Costa, quando questionado pelos deputados sobre a gestão de tal fundo, resultante da venda do arroz ofertado pelo Japão.

A gestão do fundo de contra-partida do arroz ofertado pelo Japão, está na base de cerca de 3 escândalos financeiros que assolaram o país, emvolvendo milhões de dólares.

Na última sessão plenária da Assembleia Nacional, o deputado Pires Neto que representa o partido MDFM-PL, pediu esclarecimentos ao Governo sobre o paradeiro de 14 mil milhões de dobras, cerca de 572 mil euros, que foram retirados do fundo de contra-partida pelo anterior governo de Patrice Trovoada, e que até hoje o valor não foi reposto. «Tenho aqui dois valores grandes que saíram do fundo de contra-partida. Um para compra de açucar e outro para compra do arroz. Mas a dúvida que tenho é que esse dinheiro saiu do fundo de contra-partida e até este momento não foi reposto. Foram 7 mil milhões de dobras para compra do arroz e 7 mil milhões para compra do açucar. Até agora o dinheiro não regressou a sua sede própria», afirmou  o deputado.

Pires Neto falou com propriedade e mostrou os documentos comprovativos do levantamento do montante de 14 mil milhões de dobras do fundo de contra-partida. O deputado em causa é director do Gabinete de Gestão das Ajudas.

O Primeiro Ministro, Gabriel Costa, não conseguiu indicar o pradeiro do dinheiro que o anterior governo retirou do fundo de contra-partida. Gabriel Costa preferiu detalhar as consequências desta situação, que compromete a realização dos próximos actos eleitorais no país.

Tradicionalmente o fundo de contra-partida resultante da venda do arroz ofertado pelo Japão, financia grande parte das operações eleitorais em São Tomé e Príncipe. «Nós vamos ter sérias dificuldades, porque os fundos de contra-partida financiavam em parte as eleições. Eles disseram que no fundo de contra-partida, não há dinheiro suficiente para financiar as eleições que estão previstas», explicou o Chefe do Governo são-tomense.

Segundo o Primeiro Ministro são-tomense, o Governo japonês através do seu embaixador acreditado junto ao Estado são-tomense, manifestou-se «estupefacto com o preço que se vendeu o arroz. Disse-me o embaixador, de que eles o que pretendem é ajudar STP e não criar problemas à produção interna, e que já tinham encetado negociações com o Estado são-tomense de forma a não se criar desequilíbrios no mercado», frisou, Gabriel Costa.

Sem rasto dos 14 mil milhões de dobras, que saíram do fundo de contra-partida do arroz ofertado pelo Japão. É dinheiro público, daí o anúncio, feito pelo deputado Pires Neto, para que se procure o seu paradeiro.

Abel Veiga

62 Comments

62 Comments

  1. Antoniaquintas

    18 de Março de 2013 at 8:08

    Surpreende-me muito sinceramente a forma de gorvernação do Sr P.M. . Ao invés de fazer publicidade barata, o Sr. P.M. deve ter atitude. Se o seu Governo descobre um boraco no fundo de contrapartida de Japão, mais do que publiciata-la no Parlamento, o Sr. deve através de instituições próprias chamar esponsabilidade, se for o caso ao autores deste caso. Basta de pavreado sr. P.M. Já tens o programa e o Orçamento aprovado. agora é trabalhar sem mais desculpa. O povo k não te elegeu esta espera disso.
    Viva Democracia.

    • Desesperado

      19 de Março de 2013 at 19:03

      http://www.youtube.com/watch?v=j2kchDeX8Wk

      MULHERES DE STP,PARTEM PEDRAS ARDUAMENTE PARA SUA SOBREVIVÊNCIA

      Este é o Link,que nos demonstra a situação de sobrevivência que jovens mães,mulheres e senhoras da ilha do príncipe e também em Tomé estão sujeitas: Partem pedras desesperadamente sem qualquer condições de higiene e segurança,das 04 da madrugada até o cair da noite elas trabalham duramente como escravas para garantir o sustento das suas famílias. Tendo em conta o elevado numero de desemprego que se registam nas ilhas.ESTE É UMA IMAGEM DE UM PAIS COM O FUTURO QUE O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA E PRIMEIRO MINISTRO TEM DEFENDIDO “MAIS MISÉRIA E MAIS DESESPERO” É UMA VERGONHA SER FILHO DESTE TERRA DOS DIRIGENTES QUE LAPIDEM O BEM DO POVO E DEIXEM O POVO NA MISÉRIA.NÃO É ESTA A IMAGEM DO PAIS QUE TODOS NOS ESPERAMOS,FAZ-SE MUDANÇA NAS FIGURAS MAS OS MÃO HÁBITOS SE MANTÊM .O GOVERNO E TODOS OS DIRIGENTES ESTÃO SE LIXANDO PARA OS PROBLEMAS SÉRIOS DO PAIS .

    • Desesperado

      19 de Março de 2013 at 19:11

      Correcção:DELAPIDAR ao invés de LAPIDAR

  2. cua lumado

    18 de Março de 2013 at 8:49

    Mas que patetice. Já não entendo as pessoas desta terra. Se estão a dizer que o dinheiro foi retirado para compra de arroz e de açucar, agora perguntam pelo seu paradeiro. A única coisa que se deve apurar aqui é se os 7 mil milhões (arroz) e 7 mil milhoes (açucar) foram efectivamente usados para este fim. Se assim se confirmar, estamos perante um problema de gestão apenas e nada de escandalos financeiros como se pretende lavar a cabeça das pessoas.

    • Vai tu

      18 de Março de 2013 at 12:56

      Quem é que;
      Levantou o Dinheiro e com que autorização.
      Importou o Arroz e Açucar.
      Comercializou os mesmos.

    • cua lumado

      18 de Março de 2013 at 14:43

      Muito bem, caro comentador. É exatamente este tipo de indagação que se deve fazer antes de tentar fazer as pessoas acreditarem que há escandalos ou qualquer desvio. Só isto.

  3. Obama

    18 de Março de 2013 at 8:52

    Mais uma vez aparece-nos este Governo com alarmes sobre corrupção do anterior Governo. Meus Senhores, primeiro investiguem, façam o devido trabalho de casa, isto é, procurem saber onde pára o respectivo dinheiro, quem o tirou, qual o propósito, etc, etc e só depois de concluir as investigações, se houver matéria criminal, entrega o caso a Justiça.
    Estamos cansados do Sr. Gabriel Costa estar sempre com os fantasmas do anterior PM Patrice Trovoada. Eu sinceramente deixei de acreditar neste Governo pois estão a falar mais do que fazer.
    De qquer maneira, peço que deixem desse tipo de politiquices e dêem um rumo a este País pobre, onde as pessoas continuam a sofrer, alimentam-se mal, vivem sem as mínimas condições de higiene e saúde e n têm qquer perspectiva para o futuro.
    Um bem haja ao povo de STP!

    • cua lumado

      18 de Março de 2013 at 14:47

      Finalmente começo a ler comentarios sensatos e imparciais neste espaço. Felicitações. Faço das suas as minhas palavras. Eu tb já estou farto disto. É demais, até parece que estamos perante um governo de investigação ao invés de execução. Chatice homens. Vamos todos mais é trabalhar. Trabalho é o que queremos.

    • Ivan

      20 de Março de 2013 at 15:03

      Bem dito** realmente… este governo anda a perder tempo com criticas, em vez de trabalhar…..
      se calhar também foi a procura de dinheiro para roubar e não encontrou e anda nas criticas,,,
      Fala serio… tenham vergonha na cara meus Senhores

  4. bem ni wê mali ni tlachi

    18 de Março de 2013 at 8:53

    Muito bom gorveno de Sr. Patrice Trovoada…
    Eu também estou a espera de meu irmão que saiu de casa que ainda não voltou… eu não que não precisso de dizer não radio, si meu sai mais cedo mais talde tem que vi…

  5. E. Santos

    18 de Março de 2013 at 9:09

    Vindo de Pires Neto é compreensível. Como é que a gente pode esperar que um vianteiro entenda de Gestão do que quer que seja? É nisso que dá ter burros, pessoas que esqueceram lapiseira em casa desda Escola Primária a representar-nos no Parlamento.
    Só estranha, que na verdade não estranha, é o PM Gabriel Costa um indivíduo que até manteve a lapiseira com tinta até a Universidade, entre numa brincadeira desta.
    Vontade de desviar a atenção das pessoas e encontrar justificação para o que ele não está a conseguir fazer pelo país?
    Meus senhores, não quero defender ninguém, mas não é publicamente que se pede explicações deste tipo. Primeiro vai-se aos serviços certos, às contas do estado perceber os movimentos e o destino que se deu ao dinheiro ou onde ele foi aplicado e depois….atenção, depois, se concluir que foi mal aplicado, aí sim ´questiona-o e até mesmo envia o caso para o Tribunal se assim o entenderem.
    Mas antecipar factos, levantar suspeição contra Governos de forma desnecessária e leviana, meus senhores, só mesmo em São Tomé e Príncipe onde o parlamento está proliferado de atrasados, de pessoas sem qualquer estudo que lhes permita ter discernimento suficiente para perceber inclusive qual o seu verdadeiro papel no parlamento.
    E nós, infelizmente, é que temos de levar convosco…

    • E. Santos

      18 de Março de 2013 at 9:13

      Realmente, isto é tão ridículo que justifica o título da notícia.
      Agora quando se quer perceber as contas do estado coloca-se anúncio no jornal.
      “Procura-se o montante de 14 mil milhões de dobras do fundo de contra-partida”. E eu acrescento: O montante foi visto a circular no país, entre os sacos de arroz e açucar que se fizeram chegar a população ….quem tiver mais informações, por favor contactor o Sr. PIRES NETO no bobo do Parlamento de STP sita na…

    • E. Santos

      18 de Março de 2013 at 9:16

      Tenham juízo meus senhores, tenham juízo. Ao menos uma vez na vida tenham vergonha na cara e se confinem a vossa insisgnificância….volte a ser vianteiro e deixe Gestão para Gestores, para quem entenda do assunto. Se estudar não fosse importante as escolas já estariam todas fechadas e nós já seríamos uma país super desenvolvido.

    • PATRIOTA DA NAÇÃO

      18 de Março de 2013 at 16:12

      Não quero aqui tomar parte para o srº Pires Neto mas não devemos marginalizar as pessoas, cada um é doutor na sua área ninguém é burro ou analfabeto. Vos que sois doutores por mérito ou titulo o quê que já fizeram para ajudar o pais? Olha esse que estas a chamar de vinhateiro etc tem a popularidade suficiente para ser eleito deputado, os vinhanteiros como ele o ouvi e confiou-lhe essa responsabilidade de estar no Parlamento. será que tu conseguirias convencer os teus colegas doutores a votar em te? Se calhar não porque eles iriam dizer ele na universidade passou com 10,10,10,10 ,10 e não sabe nada mas tu sabes alguma coisa criticar .
      Meu amigo existem documentos altamente técnicos que por vezes somos forçados a contactar um especialista na área para desmistificar as entrelinhas
      Olha nos quando estamos a falar emocionamos é normal mas isso não nos dá o direito de maltratarmos os outros.

    • E. Santos

      20 de Março de 2013 at 8:19

      Meu caro amigo. Existe um ditado que diz “quem anda a chuva, molha-se” ou outro “quem não quer ser gato não se veste de pele”. Se cada macaco estivesse confinado ao seu galho, muito provavelmente ele não seria alvo de críticas.
      O Sr. Pires Neto, tal como muitos outros só conseguem ocupar o lugar de deputado porque nós temos um país onde as pessoas são contentadas. Vivem muito de “pelo menos” em vez de serem exigentes e pensarem que têm o direito ao amelhor e não a qualquer favor enquanto cidadão deste país. Acredite que no dia em que o povo ganhar maturidade suficiente para perceber que o país é nosso e não de uma meia dúzia de gatos pingados, talvés este estado de coisas vá mudar.
      Eu faço muito por este país. Mas, felizmente como estou a fazer o que sei fazer, você nunca vai se aperceber disso. E como eu, muitos outros são-tomenses que acordam de manhã e vão anonimamanete prestar serviço de interesse público. Se nada estivessemos a fazer o país estaria literalmente parado.
      Quanto ao Sr. Pires Neto, não é porque o Povo ingénuo o elegeu deputado que nós somos obrigados a assistir a todas as suas barbaridades. Este senhor já assumiu no parlamento que deram um golpe ao governo e assaltaram o poder, já pediu ao PM para prender jornalistas, e agora vem com este anúncio de jornal a procura do paradeiro do dinheiro de contas públicas. Isto tudo só revela que o Sr. Pires Neto é mais um burro activo da sociedade. Burro cheio de espediente que aos olhos de cego passa como esperto. Mas é burro, não há aqui nem mais e nem meio mais. É burro. Não me peça para dizer outra coisa. Não sei porque é que neste país as pessoas não são verdadeiras, francas e directas. Estão sempre a remediar. É isso é isso e pronto. Se o sr. se ssentir ofendido então sai, volta a ser vianteiro, volte a fazer o que sabe melhor fazer e onde provavelmente não lhe criticariam.

  6. cua lumado

    18 de Março de 2013 at 9:11

    Tenho notado um certa tendencia do Telanon em simplesmente não publicar alguns dos meus comentarios. Espero que não seja de forma intecionada e com o unico próposito de não deichar as verdades virem a tona.

    Um bem haja.

  7. Wilson

    18 de Março de 2013 at 9:16

    Se ha buraco ou buracos nos fundos de contrapartidas do arroz do Japao que nao é (sao) de hoje que se envie auditores externos. Isso é tao dificil? E caso haja crimes que se envie ao ministerio publico. Mas que Ministerio publico?! Sr PM Gabi governar é saber fazer os outros trabalhar bem e nao fazer campanhas politicas na comunicacao social a todo o momento. O senhor ja esta cansando a muita gente mesmo a aqueles que o apoiaram.

  8. Ze Assuncao

    18 de Março de 2013 at 9:38

    Sou Deus diz:

    15 de Março de 2013 às 10:59

    Obrigado Abel por esse espaço. Seja bem vindo mais uma companhia. A concorrência é saudável nos tempos actuais e que ganhe o consumidor.

    Por outro lado, a melhor profissão em STP é Deputado. Não importa se fala asneira, se se é formado ou se defende mesmo o país. Cerca de 132 mil euros foram gastos para aprovação do OGE. Donde vieo esse dinheiro? Com a falta de medicamentos estamos a dar Gorjetas a bandos de falabarratos.

    O Orçamento de Estado foi aprovado. Viva MLSTP, PCD e MDFM que salvaram o país.MAs eram necessário 132 mil euros.

    MAs cada deputado recebeu 3 mil euros. 29×3= 87 mileuros. O Presidente da Assembleia acumolou, o líder parlamentar do MLSTP e PCD acomularam mais 5 mil =15 mil. Cada Presidente dos partidos(MLSTP,PCD e MDFM) que sustentam o Governo recebeu 10 mil = 30 mil.

    Porconseguinte. 87+15+30= 132 mil euros.

    Viva Abel por nos dar essa oportunidade para gente desabafar. Força abel.

    • Candji mama cê

      18 de Março de 2013 at 16:15

      A Foriçada ao mais alto nivel, ainda dizem que ñ houve razões pra o Carlos Gorgulho ensinar a trabalhar daquela forma k nós todos lembramos mergulhados nos lamentos e lagrimas, naqueles tempos tinham que necessidade tinham os brancos de contratar caboverdianos, angolanos e muçambicanos pra trabalhar nas roças? E relegar paras os luchãs com a suas glebas que mal dava pra sustentar a suas familias, por isso a necessidade de artimanhas para garantir a subrivivência…. enfim, abetos e costumes que ao desses 38 anos de liberdade e bandalha tem servido a facil enriquecimento dos mais iluminados e o consequente ofuscar da luz ainda brilha no fundo do tonel. Eu deixei de acreditar no futuro brilhante em STP, quando percebi que os ratos dos glebas têm se sucedidos na condução dos destinos do país…

  9. A chave

    18 de Março de 2013 at 9:39

    Agora ja conhesco de onde saio o dinhero pra a nova casa do Patrice em Portugal.

  10. Filipe Zuma

    18 de Março de 2013 at 9:52

    Eu sou Pintista Carne e Alma.

    Pai Grande, Por favor. O senhor como homem de experiência não deve cair nessa casca de banana.

    O Senhor deve Vetar/não promulgar esse Orçamento de Estado porque a sua aprovação não teve o contributo de parte de representação da população.

    Embora os ADEISTAS estejam em greve na Assembleia, o certo é que se o Presidente Promulgar o Orçamento, acaba também de, com esse gesto, assumir o mau funcionamento da Assembleia Nacional.

    O Presidente deve urgentemente convidar os Partidos que sustentam o XIV Governo Constitucional para sentarem a mesa ne negociações com o ADI.

    Somos democratas e não podemos continuar assim. Temos que saber o que ADI quer. Devemos esgotar todos os mecanismos. Não sejamos egoístas e extremistas. Vamos o Senhor também, Pai Grande, Convida ADI para negociação. A comunidade internacional que apoia o OGE deve estar preocupada com esse processo.

    ADI acaba de dar um golpe. Não Participaram na aprovação do Programa nem do Orçamento.

    MLSTP, PCD e MDFM devia fazer leitura desse acto. Antes de avançar na mobilização deve-se urgentemente dá sinal a comunidade internacional que todos os actores estão interessados no processo. Ignorar ADI é erro fatal para o país.

    Por favor.

    • PATRIOTA DA NAÇÃO

      18 de Março de 2013 at 15:53

      Meu caro, eu francamente reconheço o nível da sua preocupação mas, convenhamos, este pais não pode depender de 26 mal educados e preguiçosos se não vejamos:
      1.- Os deputados da bancada do ADI(os adeistas) se gostassem mesmo deste povo como dizem faria o seu papel da oposição e não estaria a fazer papel de criança, diz que não reconhece a Assembleia mas pede que os seus deputados tomem posse por esta Assembleia afinal reconhecem ou não
      2.- O ADI teve 24 meses e dias para dizer aos deputados da república, nação e a quem quer que seja o que queria, não o fez por arrogância, por incompetência, por não saber o que dizer ou por não saber o que estavam a fazer com o pais não sei o certo é que não o fizeram.
      3.- Os países da comunidade internacional que apoiam o OGE são de certa forma mais avançados que STP e com uma experiência política mais elevada que STP de maneira que intendem perfeitamente o que esta a passar por isso predispuseram os meios financeiros disposição deste governo ( o que não aconteceu com o governo anterior) e SABEM QUE A DEMOCRACIA REINA DESTA TERRA.

      4.- E o srº PR não tem que negociar nada com o ADI nem com quem quer que seja e explico porquê: se o Gabriel é hoje o PM deve isso ao ADI por orgulho do vosso chefe, caso contrário o Agostinho Fernandes seria hoje nosso PM
      Por isso e mais coisas agradeço todos os militantes do ADI, MLSTP, PCD, MDFM,UDD, PTS, Côdo, FDC, UNDP, e mais que acima dos nossos interesses deve estar a nossa bandeira ( O PAIS)temos que procurar unidade na adversidade.
      QUE DEUS ABENÇOE STP

  11. João Trigeiros 22

    18 de Março de 2013 at 10:01

    Tentativa de Golpe de Estado foi travada.

    Cerca de 5 militares estão presos e brevemente serão apresentados ao tribunal. É conversa que dominou os papafigos, avenida e passante este fim de semana.

    Cada coisa que desce…

    • E. Santos

      18 de Março de 2013 at 11:46

      5 Militares dão Golpe de Estado hehehehehehe. Isto só pode ser encenação da cabeça do Ministro da Defesa heheheheheheh. E quem estava por detrás? Posso adivinhar? heheheh Patrice Trovada e o XIV Governo Constitucional hehehehehe
      Próximo passo? Posso adivinhar? Prender todos para os tirar de cena.
      hehehehehe, este pessoal é todo tão patético que até já se lhes consegue prever os passos. Façam-nos o favor. Se quiserem teatro rescucitem Buter. Este tinha imaginação melhor.

  12. asd

    18 de Março de 2013 at 10:06

    Isso já é tradição.A Justiça não funciona

  13. DEUS FILHO

    18 de Março de 2013 at 10:14

    mais um escandalo nas ilhas maravilhosas, mas com muitos casos de corupcao. em cada governacao um caso de desvio de fundos publicos… ha ond vamos assim?? um pais pequeno, mas apenas apenas o bolso dos politicos e que sao grandes.
    e o povo??
    a nacao??
    A onde vamos assim??

    • bem ni wê mali ni tlachi

      18 de Março de 2013 at 10:25

      vamos morrer todos…

  14. mata real

    18 de Março de 2013 at 10:31

    Eu sei quem pode dizer onde foi parar este dinheiro: Maria das Neves.

  15. nora

    18 de Março de 2013 at 10:38

    MESMO ASSIM O SENHOR PATRICE TROVOADA VEM A COMUNICAÇÃO SOCIL DIZER QUE O SEU GOVERNO ERA O MAIS TRANSPARENTE DA REPÚBLICA.

    TODO ESTES DESVIOS ESTÃO NOS CARROS QUE HOJE OS ANTERIORES MINISTROS DO PATRICE TROVOADA TÊM.

    AMERICO RAMOS, AGOSTINHO FERNANDES, ARLINDO RAMOS, EVARISTO CARVALHO,SALVADOR DOS RAMOS, OLINTO DAIO, QUEM QUER VER COM OLHOS DE VER VEJA OS CARROS QUE HOJE ELES TÊM.

    É OU NÃO CORUPTOS TODOS ELES, ENCHERAM-SE OS BOLSOS COM DINHEIRO DO POVO.

    • E. Santos

      18 de Março de 2013 at 11:55

      Dava para ser mais responsável e nos identificar para cada Ministro os respectivos carros e o ano em que os mesmos os adquiriram?
      Melhor do que isso seria identificar todos os bens que eles tinham antes e depois de serem Ministro ou sinais exteriores de riqueza.
      Só assim você nos vai estar a prestar uma informação fidedigna para avaliação.

    • João Martins

      20 de Março de 2013 at 11:02

      Cara Nora, a inveja é pecado

    • João Martins

      20 de Março de 2013 at 12:09

      O actual poder é saudosista, por isso recorre a marionete como Pires Neto (um homem vazio e descabido de qualquer conceito social) para ir preparando o terreno. O objectivo é não realizar as eleições para que o actual poder se perpetue. Um lobo nunca se torna cordeiro. Nunca conheci ditadores inteligentes, estes têm que morrer no poder, senão, não se sentem realizados.
      Seria muito bom que nós os que sofremos, devemos ser mais exigentes e não voltarmos a ditadura novamente, ao aquele sistema que o presidente, era primeiro ministro, ministro, presidente da comissão eleitoral, juiz de tribunal, deputado por ai fora, menos trabalhador honesto.

  16. medicamentos

    18 de Março de 2013 at 12:11

    O Srº Pires Neto disse na assembleia que depois de uma consulta no hospital, recebeu medicamentos, tomou alguns comprimidos e suspendeu, porque não estava a aguentar ficar uma semana sem tomar alguns copos. Eu gostaria que o senhor devolvesse esses comprimidos na secretaria do hospital para que eu possa lá ir levanta-los. obrigado

  17. zeme Almeida

    18 de Março de 2013 at 14:17

    Ser deputado ganha-se cada tacho importante neste S.Tome!Como é possivel este Pires Neto ter este cargo que ocupa agora.Teria que ser meramente politico.Na nossa politica temos cada politico que nao fazem politica,mas politiquices.Este esta desnorteado esta procura de bode espiatorio para terem pretesto da sua governacao.Estao a contar com este dinheiro para eleicoes!Que tristeza.Só em S.TOME

    • vem cá

      18 de Março de 2013 at 20:34

      meus senhores,aquilo que o senhor pr.Mnistro esta a explicar acerca de 14 mil milhões de dobras isto é natural, o governo cessante levou todo dinheiero de S.Tomé, não á dinheiro no cofe do estado, ele tem que dar informação ao povo, ai de nós se se ADI fosse presidente de S.Tomé, só isto obrigado!

  18. Antoniaquintas

    18 de Março de 2013 at 15:47

    Já que o governo optou por um jolgamento público(na praça pública) ao invés de uma auditoria e encaminhamnto ao ministério Público(se for caso),manifesto o meu interesse em fazer parte do juri.
    Assim sendo, quero que o actual director de GGA que certamente foi também director dessa instituição no governo sessante, responda o seguinte:
    O desaparecimento dos 14 mil milhões de dobras foi na sua gestão(se é k sabe o que é getão) ou depois do seu afastamento?
    Existem ou não documentos(estratos bancários)dessa operação?
    Se bem que na nossa nova constituição esta claro que o partidido menos votado(UDD) é que governa, isto parece uma manobra para não realização de eleições e perpetuarem no poder.
    o povo esta de olho.Façam por merecer que faremos valer a pena nas próximas eleições.
    Viva Democracia

  19. medicamentos

    18 de Março de 2013 at 15:56

    Os 14 mil milhões de dobras do fundo de contra-partida adicionado a divida dos 119 devedores das Casas Sociais de: Trindade I, Trindade II, Uba Budo Santana, Satom, Guadalupe, campo de milho, Almas, Madalena e Bombom, dariam para fazer-se “N”casas sociais.

  20. DE MLSTP

    18 de Março de 2013 at 16:20

    O dinheiro foi para indemnização de Delfim Neves e Companhia Lda em 2008 e 2009.

    Aquando do governo de Rafael Branco.

    Perguntem ao Rafael Branco, com que dinheiro pagaram a indemnização ao Delfim Neves vulgo Obama:

    Pires Neto não sabe nem intende nada. Só fala asneira.

    Isso tornou o país das bananas. Até Pires Neto fala e ocupa o cargo de Director…?

    AVISO: Procura-se Director para gerir arroz de Japão:

    Só pode dar nisso.

  21. pai nosso nos perdoa

    18 de Março de 2013 at 16:49

    É coisa que ta a passar em S.Tomé, ainda continuam com desvio de dinheiro de fundo contrapartida, credo os gajos não têm imenda. A justiça deixou mesmo de funcionar heee,

  22. cao sem sorte

    18 de Março de 2013 at 17:03

    Bom dia, Vc estao a ver sobre a votação que o autor de tela non esta a fazer? eu disse sempre esta votação nao tem logica para mi,esta votação é quanto querem satisfazer os seu interece,vejam nisto agora estam a reprovar atitude do senhor Pires Neto, quando ele falou dos jornalista alguns comentário foi bom, agora como ele esta a falar de um deputado que esta no meio a apoiar o governo, as votação esta sendo negativo, para vos dezer que este deputado só esta la como um pau mamdado nao sabe o que quer, tambem como o PM Gabeil costa tambem esta la como um pau mandado, nao é priciso esconder da de cezar o que é de cezar. Fuuiiiiii, e volta …………..

  23. E..Santos2

    18 de Março de 2013 at 17:22

    Minha gente, porquê que o Patrício Trovoada desapareceu da cena?
    Pra não responder na justiça de todos esses desvio do erário público?!
    Mas, o homenzinho é cruel pá!! Deixou todo seu elenco a deriva e bazou!
    Mas, vocês vão ver, quando tiver a faltar 3 meses para a eleição legislativa , o gajo vem….
    Isto é que é gostar de estar no poder…ISTO É QUE É TER FOME DO PODER!!! Enquanto não estiver no poder não conhece o povo, NÃO CONCENHE RDSTP!!
    O povo é que é burro, não vê isso

    • Antoniaquintas

      20 de Março de 2013 at 10:32

      Políticos como o Patricio Trovoada que gosta desta terra e desde povo só quando esta no puder temos vários ou melhor quase todos(claro k não há regra sem escepção). a diferença entre eles é que alguns como o Patricio tem onde se refugiar enquanto que os outros só ficam ai porque não há outro inferno, inferno sim porque é lá o lugar que lhes merece. Todos os dias luta-se contra pobreza, corrupção, mas é só viajar para interoir do País que os factos por si falam tudo.
      Viva Democracia

  24. zeme Almeidas2

    18 de Março de 2013 at 17:27

    VOCÊS JA REPARARAM NISTO!!!

    O Patrício Trovoada desapareceu da cena?
    Pra não responder na justiça de todos esses desvio do erário público?!
    Mas, o homenzinho é cruel pá!! Deixou todo seu elenco a deriva e bazou!
    Mas, vocês vão ver, quando tiver a faltar 3 meses para a eleição legislativa , o gajo vem….
    Isto é que é gostar de estar no poder…ISTO É QUE É TER FOME DO PODER!!! Enquanto não estiver no poder não conhece o povo, NÃO CONCENHE RDSTP!!
    O povo é que é burro, não vê isso…
    MAS, DEIXA ESTAR O GAJO, UM DIA AS COISAS VÃO MUDAR!!

    O DINHEIRO NÃO É TUDO!!!

  25. C.Semedo

    18 de Março de 2013 at 18:15

    Este governo é uma palhaçada, onde é que se viu um 1º. ministro , a falar sempre de dinheiro sujo, branqueamento de capitais, drogas e agora fundos de contra-partida, em locais não apropriados para tal, quando existe o Ministério Público e outras Instituições vocacionadas para o tratamento de questões tão delicadas. Que credibilidate podem ter deputados como Jorge Armado, Pires Neto, irem ao Parlamento dizerem questões que não só lhes compromete, como também compromete o nosso próprio país. Senhores sejamos sérios e responsáveis, deixemos de falsas acusações para distrair o povo, este povo precisa de solução dos seus problemas e não de porcarias como se tem vindo a demonstrar. O Sr Gabriel Costa, sabe que não é a pessoa certa para este lugar, demita-se, o povo já está cansado.O Sr é jurista, procure investigar antes de acusar, antes de abrir a boca procure ter a certeza no que vai dizer.

  26. Eusebio Neto

    18 de Março de 2013 at 18:31

    De escandalos financeiros (curiosamente no GGA), estamos nos habituados. Infeliz e atrevidamente ate agora nenhum dos seus verdadeiros responsaveis foram entregues a justica. Quanto a esta nova situacao, parece-me cedo demais para tirarmos conclusoes que incriminem este ou aquele dirigente ou ex-dirigente. Na verdade as explicacoes do sr. deputado Pires Neto parecem desprovidas de qualquer suporte legal e logico para andar a acusar ou suspeitar deste ou daquele. Se as receitas da venda do arroz japones foram usadas para a importacao do acucar e outro arroz, deve-se procurar atraves de canais normais as receitas provenientes da comercializacao destes produtos que foram comprados com o fundo do Japao. Ja e tempo de comecarmos a ser responsaveis por aquilo que dizemos. E essa exigencia torna-se muito rigorosa as autoridades publicas, nomeadamente deputados. Alias, o silencio do sr. PM sobre o tema retrata o seu cuidado em evitar conversas fiadas e sem argumentos legais e materiais. Aos deputados exige-se contencao e nada de especulacoes. Queremos provas!

  27. tufao

    18 de Março de 2013 at 19:16

    falar nao pode éhh ..auoooooooo

  28. Barão de Água Ize

    18 de Março de 2013 at 23:21

    Este caso é mais um digno de piratas de alta categoria. Há alguns piratas deputados; há alguns piratas comerciantes; há alguns piratas governantes, todos eles teimam em sugar que nem vampiros as esperanças dos Saõtomenses.
    Quanto aos Governos que continuam a ajudar enquanto esta “paródia” de piratas parece não ter fim, é de suspeitar se não haverá também uns piratas diplomatas que recebem uns diferenciais.
    As almas que vagueiam pelas Roças, pelo sofrimento e trabalho duro suportado no passado, se pudessem corriam a pontapé todos estes piratas, mesmo alguns que se dizem Nacionalistas mas que estão doutorados em pirataria.

  29. João Rodrigues Serôdio

    19 de Março de 2013 at 1:27

    Se o Sr.Pires Neto,mostrou o comprovativo do levantamento do dinheiro,o mesmo terá a assinatura de alguém,certo?Para isso teve que ter ordem escrita de um Superior Hierárquico,onde está a ordem escrita e quem a assinou?Quem eram os Dirigentes que geriam tais Fundos na altura?Estas e outras perguntas poderiam ser feitas,contudo este e outros casos,mais não são,do que casos para a Justiça investigar,mas como a mesma não funciona,fica tudo entre amigos.Uma coisa tenho a certeza,uns compraram o arroz,outros compraram o açúcar,e o “Arroz Doce”,foi feito de tal maneira que só poucos o comeram.

  30. pantufas

    19 de Março de 2013 at 8:01

    mt sinceramente,este Pires Neto é um palhaço.O acabado MDFM já não tem outro deputado?

  31. "O POVO, Presta ATENÇÃO!"

    19 de Março de 2013 at 10:55

    COMO É POSSIVEL UM LIDER COMANDANTE DO NAVIO DESAPARECER E DEIXA-LO A DÉRIVA?

    VOCÊS JA REPARARAM NISTO!!!

    O Patrício Trovoada desapareceu da cena?
    Pra não responder na justiça de todos esses desvio do erário público?!
    Mas, o homenzinho é cruel pá!! Deixou todo seu elenco a deriva e bazou!
    Mas, vocês vão ver, quando tiver a faltar 3 meses para a eleição legislativa , o gajo vem….
    Isto é que é gostar de estar no poder…ISTO É QUE É TER FOME DO PODER!!! Enquanto não estiver no poder não conhece o povo, NÃO CONCENHE RDSTP!!
    O povo é que é burro, não vê isso…
    MAS, DEIXA ESTAR O GAJO, UM DIA AS COISAS VÃO MUDAR!!

    O DINHEIRO NÃO É TUDO!!!

  32. Cassuma-sofredor

    19 de Março de 2013 at 11:02

    -Olha hoje em dia só não é policia aquele que não foi ladrão. Comete esta afirmação? O ladrão corre atras do outro dizendo pega ladrão afinal ele próprio é ladrão….. E o povo é que paga as dividas quer com qualquer “o governo pricipalmente que fez o país afunda a passos largos” Mas apelo o governo actual em actuar com as suas execuções o povo esta cansado de espera achamos que o anterior governo poderia fazer em 2 anos e meio e nada se fez vamos abreviar.

  33. Malaboia

    19 de Março de 2013 at 11:04

    CÓragem

  34. Anjo do Céu

    19 de Março de 2013 at 11:18

    Ainda não começaram sériamente a tomar medidas com devedores das casas sociais do Estato?O que anda esses homens das finançar a fazer? Só a passear em grandes JEEPS e atrás das mulheres?Por amor de São Tomé Poderoso.SR Gabriel Costa começa a exigir a reposição das coisas do Estado que é beneficio de todos nós.Isso é tua missao com Ministro das Finanças.Estou atento com sua reação e se não tem competencias ou medo entrega o caso a instasncia Judicial.Um bem haja

  35. congratulation

    19 de Março de 2013 at 11:42

    Não deveriam ficar criticando os dinheiros comidos. Desde 1975 que se vem comendo dinheiro a toa neste País, é necessario fazer-se um levantamento exaustivo de todos os dinheiros comidos e comemorar-se na praça da Independência os 38 anos, as “Bodas de Carvalho” desta efemeride endinheirada de dinheiros mal parados.

  36. santiago filho

    19 de Março de 2013 at 12:49

    o senhor diz q o Pires Neto e vianteiro e por isso n deve representar o povo, o sr q estudou o que anda a fazer para o seu povo.Caro amigo deixa a ignorancia de lado.

  37. original

    19 de Março de 2013 at 15:24

    Sr.1º Ministro,lembre-se de que algumas pessoas colocam questões com um tic pessoal e Sr.Pires Neto tem razões à sobra para colocar estas questões.Sou imparcial e evita sustentar assuntos colocados por alguém que quer dar show off e evita questões que serve para entreter a população.Digo-lhe com toda franqueza que esta questão não seria colocada por bancada de MLSTP nem do PCD tinha que ser mesmo Pires Neto.Pergunto:
    Se houvesse oposição para além da que está aí para papar bufufa e apresentasse facturas das despesas de compra de açucar e arroz?E daí? Não,não e não. Não vá por esta via porque o Sr. tem muitas coisas à sua frente.

  38. O Analista e Censurador

    19 de Março de 2013 at 17:35

    A única coisa a fazer é apurar onde é que foi parar os 14 mil milhões de dobras e as receitas das vendas do arroz e açúcar, respectivamente… Ora vejamos, se foi efectuado compra dos tais produtos para venda a população, não acredito que o valor da venda foi de conformidade com o da compra!… No entanto para além dos 14 mil milhões, tem que existir a margem do lucro. Assim sendo tem que se apurar o capital e o lucro.Vamos deixar de disse que disse e fez que não fez, investigar a questão em causa sem muitos alarmes…

  39. PRECISA-SE DE LIDERANÇA

    20 de Março de 2013 at 14:33

    Temos que convidar o senhor deputado que adora oferecer flores as mulheres para chefiar o MLSTP, caso contrario o Jorginho Amor vai estragar tudo nas próximas eleições com as suas imaginações drogadinhas e suínas.

  40. raposo joaquim

    20 de Março de 2013 at 21:54

    senhor tela nom, publique omeu comentario pf.

  41. inteligencia

    21 de Março de 2013 at 10:39

    Meus caros leitores, ouvir o senhor presidente do mlstp a fazer graves acusações na Assembeia Ncional ao senhor primeiro mimistro dizendo que ele tem droga consigo. Quando ele faz acusação aos ex-dirigetes do ADI. Recorda-se que os ex- dirigentes do zADI foram:?
    Gabriel Costa – coordenador
    Carlos Neves – secretario geral
    Comandante Diogo
    Edgar neves
    João costa alegre
    Etc.

  42. De Ceita

    22 de Março de 2013 at 15:16

    As autoridades governamentais deste país, infelizmente, estão mais interessadas em publicitar os factos do que resolvê-las em sede própia.

  43. Barão de Água Ize

    25 de Março de 2013 at 22:01

    Vamos criar um movimento da sociedade civil para tornar o Clube Naútico de interesse público. O proprietário ou faz obras e coloca-o a funcionar ou o Estado procede à expropriação e lança concurso público. É indesculpável e uma vergonha o caso “Clube Naútico”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top