MDFM-PL e ADI querem eleições autárquicas este ano

O maior partido da oposição, a ADI, defende que as eleições autárquicas e regionais deverão ser realizadas em Julho próximo como determina a lei eleitoral. No encontro com o Presidente da República a ADI, descartou a possibilidade de haver adiamento das eleições por causa dos problemas técnicos que se registam na Comissão Eleitoral Nacional.

O maior partido da oposição considera que as eleições e a democracia não podem ser reféns de problemas técnicos. ADI exigiu que as autoridades pressionem as instituições responsáveis pela organização das eleições, de forma a cumprirem atempadamente com as suas obrigações. «Não podemos estar num sistema democrático que fique dependente das condições», declarou Agostinho Fernandes(na foto) após reunião com o Presidente da República.

O partido de Patrice Trovoada, manifestou ao Presidente da República, total convicção de que as eleições devem acontecer este ano. «Não estamos a pensar numa situação de atraso e esperamos que as eleições sejam realizadas dentro do prazo que a lei estabelece. Estamos confiante que para o bem da democracia as coisas fiquem resolvidas e que a eleição vai acontecer», frisou Agostinho Fernandes que se fez acompanhar por Manuel Diogo membro da direcção da ADI.

Por sua vez MDFM-PL, liderado pelo antigo Presidente Fradique de Menezes considera que é preciso que se cumpra o calendário eleitoral.

Adelino Lucas, Secretário-geral do MDFM-PL admitiu que o processo eleitoral pode atrasar porque é necessário recensear novos eleitores. «É necessário também proceder-se a actualização dos cadernos eleitorais. Consta que em 2011 não se procedeu a actualização dos cadernos eleitorais, em 2012 não, e em 2013 também ainda não. Daí que é necessário proceder-se a esse trabalho que tem que ser feito de modo a que não retiremos o direito de todos os são-tomenses jovens que já atingiram a maioridade nos últimos 43 anos, que têm direito de votar. Tem que haver uma celeridade por parte da CEN para que a que constitucionalmente o senhor PR marque a data das eleições», explicou o secretário geral do MDFM.

Partidos políticos com representação parlamentar são unânimes em considerar que as eleições autárquicas e regionais sejam realizadas este ano.

Abel Veiga

  1. img
    Jorge Spenser Responder

    Viva a Democracia. Dizem que deram Delfim Neves mais de 40mil milhões de dobras para a compra de arroz.

    O dinheiro saio do Fundo de GGA. Agora Comissão reclama 12 milhões de dobras para eleições. Há ou não dinheiro?

    Há ou não há dinheiro.

    Pinto da Costa. Esse povo já não está tapado. Há muita gente esclarecida e há muita informação na rua. Mesmo informação dentro do Palácio. Os Gicas e Diallos nos fazem o favor de nos informar.

    Por isso, vamos as eleições. Nada de medo. O senhor foi eleito para por ordens na casa.

    Mas Delfin Continua a fazer das suas. Por quê? Delfin á começou a pagar banquetes por esse país todo. Onde viu dinheiro?

    O Senhor Presidente, faça alguma coisa! Senhor Pinto da Costa. Como fica a qustão de STP Trading? Como fica o Dinheiro de Japão.

    Queremos pegar o Patrice, o Varela, o Américo, o Abenilde, o Agostinho e Vila Nova. Será que são mesmo esses os delapidadores da pátria?

    Onde ficam o processo de Linhas Aéreas de STP que Alcino Pinto foi Administrado?

    Onde fica caso da casa Pré fabricada?

    O Senhor é Presidente de Todos e até de Levis Nazaré. Portanto, é oportunidade de ouro para o senhor fazer a história pela positiva.

    Fico a espera.

  2. img
    Má cutá, Filha da terra. Responder

    Viva Democracia.

    Pinto MArca as eleições e faz baixar a tenção em que o país está mergulhado.

    Quem fala de mais, ou perde-se a lógica ou mente um bocado. Por isso, fico po cá.

    Vamos as eleições.

  3. img
    supresa Responder

    Esta ideia de eleições para este ano é errada, o país não tem dinheiro para pagar os estudantes, não tem dinheiro para pagar os medico e os pensionista. então eu pergunto vamos para eleições como fica o orçamento de estado que foi aprovado este ano? como fica os vários contacto e as varias ajudas que o governo vá fez? como fica os estudantes vão passar fome de novo como estão a passar no exterior? meu povo deixamos de ignorância que foi herdada não sei de onde mais vocês devem sabe de facto e trabalhemos, pa.
    quer dizer este país ficou mesmo BôBõ e chinbôto né, esse políticos que nem sabem nada e que só querem roubar e roubar, não estão cansados querem volta de novo vão descansar os bolso e deixa o país ira para frente pa. bando de palermas.

    • img
      Migo mú Responder

      Tudo isto que o Senhor disse deve estar programado no OGE2013. As eleições de 2013 não são surpresas em termos financeiros. A três anos atraz ja se sabia das eleições de 2013. O OGE foi elaborado, discutido e aprovado. Isto quer dizer que as eleições, transferencias para bolceiros etc, etc… foram tidos em conta.
      Aquilo que o Sr. diz constitui uma falça questão.Tem medo de que? Ja estás acostumado a violar a lei e por isso não vê problemas em adiar as eleições? Este é o comportamento dos ditadores africanos.

      • img
        O Revolucionário Responder

        E tu vens me dizer que és do tipo que acredita que com outra eleição, poderá mudar as coisas.. Agora pergunto: A quanto tempo ouves a promessa de muitos partidos politicos, que se forem eleitos irão mudar as coisas? A quanto tempo eles dizem que irão resolver os problemas dos desempregados e pagar as bolsas dos alunos, dar casa aos sem tetos, e fazer com que o pais tenha uma base sustentavel? De certo que perderás as contas, pois ja la vão muitos anos e se vão repetindo as mesmas promessas a cada eleição… Cresça e pensa para que não sejas apenas uma criança que dão um doce de apito e logo desata a sorrir de tamanha alegria ok! Esses politicos não valem nada,, são todos apenas uns interesseiros, o que lhes mais interessa é apenas o poder, prestigio e dinheiro…

  4. img
    explicar sem complicar Responder

    ADI comeu todo dinheiro de CEN para não haver eleições em 2013.Fechou torneira as camaras que nao sao de ADI de forma a asfixiar estas camaras para fazerem eleições legislativas e autarticas em 2014.Agora estão arrasca porquê?
    ADI,
    DEVOLVA dinheiro da Comissao Eleitoral.

  5. img
    explicar sem complicar Responder

    Feitiço voltou contra feiticeiro.Os planos de ADI nao deram certo.

    • img
      adi.bete Responder

      deves ser um dos parvos do mlstp-mdfm e pcd pra falar tantas barbaridades

    • img
      Ngonça Responder

      Quando a parvoice é grande de mais perde-se a razão. É o seu caso meu caro amigo!!

  6. img
    Maguita tuatuá Responder

    Vamos a eleições. Em democracia as eleições é que legitimam os dirigentes. O povo elege os partidos e os dirigentes para um mandato : Poder local e regional para três anos, o poder legislativo para quatro anos e a presidência para cinco anos. Não é para cada um ficar mais um ano ano ou mais cinco meses contra a vontade popular. O povo é que renova se assim entender o poder dos políticos. Estão com medo da urna. Mas não há outra hipótese; enquanto país democrático que é, o voto popular é que determina. E isto é particularmente importante para o fortalecimento da nossa democracia. Viva a democracia. Viva STP. O povo é quem mais ordena!

  7. img
    Zedo Responder

    Não Há Dinheiro???
    Então como é que o Ministro da Juventude vai conseguir construir 400 casas?
    Como é que o Ministro da Juventude vai criar mil postos de trabalho?
    Como é que o Ministro da Juventude vai formar três mil atletas?
    O Dinheiro há e tem que haver.
    O principal são as eleições, pois estavam programadas à três anos atrás. Por isso os projetos do Ministro da Juventude que vieram à um mês não podem ter a prioridade sobre as eleições que já tinham sido programadas à 3 anos.
    Arranjemos a forma de realizar eleições
    Força Pinto

  8. img
    O Revolucionário Responder

    Mas pra quê mais eleição? Pra quê eleger mais corruptos, ladrões e assalteadores do poder e do dinheiro do povo? Ja não basta aqueles que lá estão, então porquê haveriamos de colocar mais outros? Será que o povo Santomense não vê que os interesses dos partidos politicos é apenas estar com os seus bolsos cheios e adquirir um nome na praça pública? Porquê que não peguem esse dinheiro das campanhas e invistam no desenvolvimento dos jovens, ajuda aos pobres, paguem as bolsas do alunos que estão no estrangeiro e faz algo que muitos Santomenses que estão fora do seu pais tenham orgulho e vontade em querer voltar para o seu pais de oriegm? Porquê que ainda têm que destribuir mais dinheiro aos partidos politicos tanto dinheiro para fazerem as suas campanhas enquanto existem muitos que la estão precisando? Porquê que esses partidos politicos não tiram esse dinheiro dos seus bolsos atendendo que pertence mesmo ao povo, e faz as suas campanhas? Se a intenção é ajudar para que São Tomé e Principe desenvolva, então porquê que não o faz sem serem membros do Governo e Presidente? Porquê esperar ocupar um cargo politico e depois querer ajudar? Sinceramente não vejo o porquê que o povo Santomense ainda vota nesses ladrões desgraçados que so sabem pensar neles… Abramos os olhos

  9. img
    Barão de Água Ize Responder

    Quaisquer eleições neste regime Semi-Presidencialista, não mudarão em nada a vida dos Saotomenses. STP necessita de um regime Presidencialista (democrático) que dê origem a um Governo forte e rápido nas decisões, minimizando os conflitos institucionais e partidários, que têm mantido o País na pobreza. Nova Constituição e novo Código Penal adequado ao regime Presidencialista para eliminar ou impedir tentativas autocráticas ou ditatoriais.

  10. img
    fdj Responder

    A foto quer dizer
    Toma muito juízo e não acompanha o teu chefe. Ola primo de Guadalupe

  11. img
    Santosku Responder

    Eleições sim,mais é preciso ter em conta alguns aspectos importantes para que ela seja efectiva. Alguns estão com muita pressa pensando já no banho. Todos queremos eleições mas é preciso ter em conta que sem ovos não há omoletes.O ano 2013 vai até Dezembro se fizermos em Junho ou Novembro de 2013 está bem, agora se não houver, há que haver explicações bem detalhadas porque sabia-se que dentro de três anos teríamos eleições. Vamos com calma País é nosso.

  12. img
    verdade seja dita Responder

    STP não deveria ter eleições autárquicas, só duas chegava, a presidencial e a legislativa, na legislativa e que elegia-se os respectivos presidentes das câmaras, quem obter o maior número de votos em determinado distrito ganha, com candidatos(as) já escolhidos(das) e fazendo campanha nos seus partidos. simples quando isso.

  13. img
    laranja Responder

    ADI quer eleições já. Têm razão, pois a lei é para ser cumprida. Porém, há que ter em conta que esse partido tudo andou a fazer para asfixiar as câmaras que não eram da cor política do ADI, na perspectiva das eleições em 2013, de modo a vir a dominar todo o poder local. Mas, como Deus é grande, o ADI está na oposição e lá está tiro saiu-lhe pela culatra.
    O sr. PR deve tudo fazer para que haja eleições, mas sem pressão externa dos malandros do ADI. Eleições sem banho, eleições para elegerem novos autarcas sérios, de modo a contribuir para que o nosso POVO saia da situação de pobreza em se encontra.
    Se for fazer eleições por fazer, por favor, Sr. PR, acautele-se.
    As últimas eleições (autárquicas e legislativas)foram feitas no mesmo período. Porque não ajuntá-las outra vez? Assim ganhar-se-ia tempo e dinheiro. Eleições em 2014 não faz mal a democracia, nem a nenhum santomense de bom senso. O que a maioria esmagadora do Povo quer é emprego, pão, paz e tranquilidade.

  14. img
    político mendigo Responder

    onde esta o denheiro que tem entrado no pais ?…

  15. img
    Estamos atentos! Responder

    A situação da comissão eleitoral é triste pelo que sei, são as desvantagens da terceirização, estamos a depender dos sul africanos para resolver o problema da base de dados. A culpa não pode morrer solteira. Na CEN estão os representantes dos partidos políticos, pergunta ao sr. boa morte do ADI se as condições estão criadas para a eleição no prazo. Ele está lá a fazer o papel do seu partido, não podemos continuar nessa situação.
    Mucluclú scá fé txinti matá sun dê, ê cá pótó ni son plumelu.

  16. img
    Exterminador... Responder

    Meus senhores, o Ministro deve demitir-se ou ser demitido.

Deixe um comentario

*