Presidente da República acreditou novo embaixador da Rússia para São Tomé e Príncipe

Dimitri Lobach é o novo embaixador da Rússia com residência em Angola. Substitui Serguey Nenáchev, que terminou a sua missão em Outubro do ano passado. O novo embaixador indicou cooperação económica e financeira como uma das prioridades na relação com São Tomé e Príncipe.

O novo diplomata de Moscovo acreditado junto ao Estado são-tomense entregou as suas cartas credenciais ao Presidente da República Manuel Pinto da Costa, na manhã de terça – feira. Realçou a execlente relação entre os dois países, sobretudo no domínio da formação. Disse que nesta altura existem 14 estudantes são-tomenses em formação na Rússia, e que no próximo ano as universidades russas vão receber mais 7 estudantes são-tomenses. «Também estamos a formar a polícia nacional. Temos três cadetes em formação e neste ano mais 3 cadetes irão para formação», declarou o embaixador Dimitri Lobach.

Rússia está também interessada em promover negócios em São Tomé e Príncipe. Gunvor empresa ligada ao negócio do petróleo, já tinha contactos particulares com o ex-Primeiro Ministro com vista à construção de um porto petrolífero na zona de Espraínha no norte de São Tomé.

Gazpron, a grande empresa de peróleo russo, também visitou Patrice Trovoada, e manifestou interesse em investir no negócio do ouro negro. Isso mesmo foi confirmado pelo ex-embaixador Serguey Nenáchev,  em entrevist concedida ao Téla Nón. «Ambas as partes estão interessadas que homens de negócios russos venham a São Tomé para investir aqui», declarou Dimitri  no átrio do Palácio do Povo, após ter sido acreditado como embaixador da Rússia junto ao Estado são-tomense.

Ainda em Outubro de 2012, o ex-embaixador da Rússia Serguey Nenáchev, tinha anunciado para o Téla Nón que o banco russo VTB, por sinal banco estatal, estava a preparar uma montagem financeira para participar na construção do porto em águas profundas na zona de Fernão Dias, num negócio que transformaria o projecto inicialmente exclusivo da empresa francesa Terminal Link, num consórcio internacional.

No entanto recentemente após encontro com o Presidente da República, o embaixador dos Estados Unidos de América, disse a imprensa que homens de negócios norte americanos estariam interessados em investir na construção do port em águas profundas na zona de Fernão Dias.

Abel Veiga

  1. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Que venha ser bom passo desde que hajá trasnparência. acima de tudo melhor que sejam homens de Negócios Russo, em investir com as suas actividades. Sem apostar nos demais derigentes da nossa Terra chega negocios de socios tudo em S.Tomé os Derigentes querem ser socio em custa do bem público que finalmente seja bem pessoais. O governo tem vontade de fazer mas enquanto governo procura e aguarda investimento.Oposição faz sondagem e propagande de retirar as populações confiaça no actual Governo. Isto é feio deveria a oposição ausente contribuir e respeitar o povo. Portanto se o presidente de Camara de Mé-Zochi utiliza um mês em propaganda o que devia ser atenção de o colocar Energia em Cassuma. O meu voto será para presidente Nelson Carvalho se na crença dele for verdadeira e justificada usando argumento a priori. Eu fui e volto coisa é demais….

  2. img
    FDJ Responder

    Russia , faz parte das 100 melhores Universidades do Mundo.
    Eu estudei no lucham, devo aproveitar esta chance.

    • img
      Me Pombo Responder

      Tens a certeza 100 melhores universidades do mundo?

  3. img
    FDJ Responder

    Kosovo deve batalhar muito para ser reconhecido, embora os EUA seja um dos que reconhece a soberania dos KOSOVARES.
    TPC pra Diplomacia, Qua li!!!

  4. img
    Mamadou Trindade Responder

    Se for para enviar estudantes e obrigando-os a assinar uma entimacao aonde os mesmos nao podem reclamar face aos excessivos atrazos no pagamento da bolsa,como os que estao ca com seis meses de atrazo e melhor nao enviar para nao criar inimizade.

  5. img
    Ana Maria Responder

    Bem-vindo ao nosso belo país. Investem no porto, aeroporto, turismo. As ilhas de Sao Tome e Principe são as mais bonitas do mundo.

  6. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Estou de volta minha gente povo de S.T.P! O Governo busca meios para OGE (Orçamento Geral do Estado). Enquanto OPOSIÇÃO no Terreno mobilizam nacional e internacionalmente em busca de meios para Campanhas ou eleições. O Presidente Pinto da Costa viajou 5ª feira 11/4/2013 para Republica Angolana como seu parceiro amigo, vizinho de estruturar o mecanismo de investimento e engajamento para financiar o “OGE” para o povo sair da miséria estrema. Mas o Patrice faz contactos internacionais em busca de investimento, dinheiro para Campanhas de ganhar com maioria relativa e absoluta que associa a Estabilidade Governativa…É muito feio porque, o engajamento dele, Patrice agora é superior e mais preocupante, custo que custar. Quanto é que devia contribuir para o bem do povo colaborar em diálogo com o XV Governo Constitucional.
    Ora, vejamos Eng. Tomé Vera Cruz, Rafael Branco, bem como outros 1ºs Ministros nunca abandonou seu e nosso S. Tomé & Príncipe muito menos povo. Então como que o Patrice abandonou em preocupar e cuidar do seu Negócios pessoais?
    A Politica de S.T.P- é a manobra que muitos usam volantes para dar saída ou um passo na vida e enriquecimento pessoais.
    A ficção de muitos representantes mata os que vivem sem conhecimento e dando elogios aos presidentes que pouco fez ou nada nomeadamente Camara de Mé-Zochi visando que no artigo 143º da nossa Constituição diz as Competências e dever de um presidente de Camara. Mesmo que o presidente pode considerar que Mé-Zochi é só no Centro da Trindade? Mas pergunto aos Trindadenses: Que mudança houve no Parque Popular? Se é mesmo Popular! Quanto ao serviço rápido e eficaz no Registo Civil? Solidariedade Estatal não avança devido o grupo de maior Acão “AJUBAM” de Nelson Carvalho Presidente da Autarquia Local.
    Mixicógi pega balança pesa bem cu mali, manda nón fatula ôôô ; mixidagi sá suba magi olá cu deçu cá messe aua fio cá bi sá cula! Ola ola mem…

  7. img
    sts Responder

    Apesar de fracatulha que vai aver. mas penso aver um bom cinal,a desenvolvimento para a s.tomé.

Deixe um comentario

*