Política

Angola prolongou visita de Pinto da Costa até Sábado

Só na tarde deste sábado o Presidente da República e Chefe de Estado, regressa a São Tomé, após visita a Angola. Inicialmente estava prevista uma visita relâmpago de algumas horas. Pelo que o Tela Nón apurou o Presidente são-tomense, foi convidado a ficar em Angola até sábado. Na quinta feira Pinto da Costa reuniu-se com o seu homólogo José Eduardo dos Santos com quem almoçou, para depois visitar a zona económica de Viana. Os ministros dos recursos naturais e obras públicas, Osvaldo Abreu e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Natália Umbelina acompanham Pinto da Costa na sua terceira visita a Angola, desde que regressou a presidência da República no ano 2011.

    31 comentários

31 comentários

  1. Jose Andre

    12 de Abril de 2013 as 0:57

    Para algumas situacoes o PR tem a agenda aparentemente tao cheia que nao ha flexibilidade para encaixar coisas nao previamente programadas. Aparentemente para com Angola tudo e possivel, mas espero que essa alteracao de agenda traga boas novas para STP.

    • Nilson

      14 de Abril de 2013 as 2:42

      Deixem o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa em paz! Pai Grande ta bom!

      Ele e’ o melhor presidente da historia Santomense. Presidente com todas as letras e qualidades.

      Deixem o homem em paz–Ele esta a vos ensinar a sair de mentalidade atrasada e de mesquinhas…

      Povo muda e melhora, por favor!

      P.S. Temos que trabalhar mais e preocupar com o nosso futuro, futuro das nossas familias, e o futuro de STP.

      VAMOS TER QUE TRABALHAR ou criar oportunidades de emprego, e sermos honestos e humildes!

  2. angola-controla

    12 de Abril de 2013 as 1:01

    De que país é a empresa que recentemente ficou com a segunda licença de rede móvel ?

    De quem é filha a dona dessa empresa ?

    • SAO TOMÉ

      12 de Abril de 2013 as 8:38

      Com td o respeito que tenho pela opinião aleia,mas quero ai dizer que estas a ser um parvo,acho que deverias preocupar com o desenvolvimento do pais ,e encorajar aos nossos dirigentes que se abram portas aos investidores e empresas estrangeiras,ao invés de estares ai a se preocupar de quem é a empresa A,B,ou C.Acho que isso não te interessa e nem nos interessa,o importante é que venha a empresa para garantir emprego e fazer concorrência com a CST,de forma a baixar os preço.só iso….
      Enquanto cidadão só quero que o pais avance ,todo o resto é cantiga.
      FFFFUUUUUIIIIII

    • PATRIOTA DA NAÇÃO

      12 de Abril de 2013 as 9:38

      presados irmão santomenses bom dia.

      mais uma vez chamo a atenção dos comentadores. deixemos de ser ORGULHOSOS,MAUS, E CRÍTICOS ANORMAIS.
      meu caro Angola – Controla eu lhe aconselho a ler mais e a acompanhar melhor as notícias do teu pais.
      1. A AGER abriu um concurso público onde concorreram varias empresas e passou aquela que tinha melhor qualificação( sendo ela da filha do Zé Do ou não) o que que conta é que ela a empresa teve as qualidades exigível no caderno do encargo NÃO SEI SE PERCEBES.
      2. SÓ faltava essa um chefe de estado vir feira de ponto ou MINO 22 e fazer a sua agenda, só em STP mesmo….. algoma vez exigiram isso do Patrice Trovoada ????? ele não vos dava tanta confiança para isso
      3.Estamos num pais com sérios problemas e o nosso PR esta a procura das possíveis soluções e vocês em vez de ajudar andam por ai com coisas mesquinhas e parvas credo gentes é por isso que estamos assim atrasados e depois culpamos os governantes
      mas nunca fazemos nada que presta se criticar mesmo quando esta bem fogos. SE NÃO TEM O QUE DIZER FICA CALADO.
      VIVA STP, VIVA DRº MANUEL PINTO DA COSTA ABAIXO OS SABOTADORES SR PR ESTAMOS CONSIGO VÁ EM FRENTE

    • toni

      12 de Abril de 2013 as 22:10

      Desculpe, mas tinha outra empresa para explorar um mercado de 200 mil habitantes, vamos ser honestos independente de ser filha de quem é , trata-se de uma empresária de sucesso, nunca vi uma empresa dela a falir…..

  3. E. Santos

    12 de Abril de 2013 as 7:27

    A visita foi alterada para 24 horas, segundo noticiou a ANGOP, fazendo referência a informações recebidas do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Angola. Se Pinto ficar em Angola até sábado, muito provavelmente será por sua conta e risco. Pinto tem outras amizadas em Angola, sem dúvida.

  4. Estevão

    12 de Abril de 2013 as 7:28

    Cá decê…
    Assim é que se trabalha. Não é rancor, raivas, ódios, ausências de deputados preguiçosos na Assembleia, não passar pasta ao novo governo e outras coisas más como o senhor Patrice Trovoada quis implementar cá em S.Tomé.
    Viva S.TOMÉ E PRÍNCIPE

  5. P. T

    12 de Abril de 2013 as 8:16

    Deixemos de descorrar da notícia. É normal que um Chefe de Estado queira ter mais tempo com outro homologo, alhas com Angola e Zé Dú, São Tomé e Principe terá sempre tempo. É bom que esta visita traga bons resultados, de certeza que Pinto da Costa sabe o que quer de Angola (Parceria Estrategicas), e forma o País poder erguer-se o rosto e encoler os braços.

    Bem haja, Angola e São Tomé e Princípe.

  6. Dos Santos

    12 de Abril de 2013 as 8:47

    Kua fe ku yon.

  7. ODisco

    12 de Abril de 2013 as 9:10

    Existem SaoTomenses maus, mas muito maus. Eles estao a rezar para que o Presidente da Republica nao tenha exito, falam mal de tudo e de nada, gente ruim

    • E. Santos

      12 de Abril de 2013 as 13:47

      Talvés estejam a rezar para isso a prever que os delapidadores de sempre serão os únicos a se aproveitar deste exito. O Povo menor fica apenas com o fardo da dívida.
      Ao visitar a Zona Económica Especial (uma zona Industrial) de Viana em Angola, Pinto da Costa declarou que de 1976 ao dia de hoje Angola evolui de forma considerável. Que estavamos a passar de um país detentor de matérias primas para país que gera produto final. O Nós ficou-lhe um bocado mal, porque STP tem tanta riqueza natural e não conseguiu até hoje transformar isso em nada. E Pinto da Costa se faz cercar dos mesmos ladrões de sempre que até hoje não souberam fazer nenhum pelo país. Daí o nosso descrédito no Sr. presidente. E hoje é que vomos acreditar que eles vão a Angola beber da sua experiência. Nós é que os deveriamos ensinar alguma coisa, foram eles que estiveram em guerra armada durante anos. Mas com a paz a partir de 2002 o país deles mudou considerávelmente.
      A nossa guerra é fria, a guerra de empobrecimento do cidadão que tente contrariar estas premissas para que ele se submeta ao regime de assambarcamento do Estado e do País.
      Corjas de sem vergonha. Angola deveria sim dar uma lição de moral ao Pinto da Costa a ver se de agora em diante o Sr. PR consegue ser mais coerente nas suas acções e palavras, demostrando ao povo que de facto está contra os ladrões do país.

  8. Santosku

    12 de Abril de 2013 as 9:41

    Angola controla ou seja lá o que for,o que São Tomé e Principe precisa é de investidores independentemente se são de Africa, Asia, Europa, América. Se for um Angolano/a seja benvinda ao País. Se não queres porquê que não investe, sou fala barato. Se um Presidente convida outro para ficar + ums dias no seu País deviamos dizer graças a Deus, porque é sinal que as relações são boas e necessitam melhorar ou necessitam analisar mais profundamente outras aspectos de cooperação. Pinto quando viaja é para tratar de São Tomé e Principe.

  9. Má cutá, Filha da terra.

    12 de Abril de 2013 as 10:41

    Presidente Zé Dú oferece vestido novo a Natália Hubelina, e fatos para todos os membros da delegação do Pinto da Costa.

    O Presidente que viajou para algumas horas, recebeu a prorrogação da estadia.

    A delegação foi sem bagagem e apenas com a roupa do corpo. Ahahahah

    Viva agenda que delata a horas. Isso é que é trabalho. Agenda de horas vira para 24 horas. De 24 horas para 48 horas (sábado). ´República das Bananas?

  10. Xuta Chuta

    12 de Abril de 2013 as 10:44

    Boa Pinto. Engraxa bem o cota Zé Dú.

  11. Paparazzi

    12 de Abril de 2013 as 11:37

    E.santos e intrujao.intriguista e fala barato em momento algum o MNE de angola afirmou que pinto fica ate sabado por sua conta e risco.quando nao se percebe nao comenta para nao criar mal estar.as relacoes estao boas nao estraga.preocupa melhor em saber para quando os santomenses veem para angola
    Sem precisar de visto ok.

    • E. Santos

      12 de Abril de 2013 as 13:58

      “quando nao se percebe nao comenta “, esta sua frase fica bem a si próprio, porque nem eu disse em momento algum que o MNE de Angola disse que se Pinto ficar até sábado é por sua conta e risco.
      Esta frase foi minha dedução porque o que o MNE disse, segundo informações da ANGOP é que a visita seria de 24 horas. Angola é um país sério, não muda a agenda do presidente desta forma. Isto nunca aconteceu antes com nenhum outro presidente. Se acontesse com o nosso, das duas uma, ou a visita foi muito mal programada, o que não abona nada a favor dos funcionários do nosso MNE ou o nosso Presidente não tem o que fazer e por isso pode estender a sua agenda ao belo prazer dos outros.
      A minha intenção não era ser intriguista mas apenas contrapor com outra verdade, porque o Tela Nom é especialista em dizer o que lhe apetece. As pessoas devem ser bem informadas e não ludibriadas, como você acabou por ser. O que eu quiz dizer é que Pinto da Costa pode ficar em Angola até sábado sim, mas não significa que seja porque o Presidente Angolano tenha prolongado a sua visita até lá, porque não foi esta a informação dada pelo MNE Angolano. Percebeu agora, ou precisa que lhe faça um desenho?

  12. enjenheiro mecânico. Cuba

    12 de Abril de 2013 as 11:39

    Epa deixa Pinto porque até entao é o unico presidente maduro que nós temos. E da para ver que o kota ronca. Forsa ai pai grande.

  13. Zedo

    12 de Abril de 2013 as 11:43

    Normalmente todos os dirigentes de um qualquer país responsável têm uma agenda de trabalho.
    Quando faz-se visitas, preparam programas que são discutidos e aprovados antes de realiza a missão. Um presidente não pode estar a mercê da vontade do outro. A cooperação tem que ser mesmo cooperação de dar e receber. Neste sentido, não faz muito sentido, um presidente ter uma agenda de visita, quando chegar ao destino o outro diz-lhe, ficas mais um ou dois dias. Praticamente ele está a tratar o outro como o seu empregado. Como não tens nada de importante a fazer no teu país, vais ficar mais um dia. E se dissesse para ficar mais um mês de certeza que a delegação santomense morria de alegria.
    Os chefes de Estado, mesmo pequeno e pobre têm que fazer respeitar. Quando visito alguém e tenho um programa traçado, não é normal com a responsabilidade que tem dizer, vou ficar mais tempo porque ele disse para ficar.
    Ou é um chefe de estado ou é um subordinado do outro
    Temos que crescer

    • E. Santos

      12 de Abril de 2013 as 14:06

      Pois, mas o Tela Non anunciou isso como se ficar mais uns dias em angola fosse uma conquista, uma valorização para Pinto da Costa e comitiva. Até parece filho do vizinho pobre quando vai assistir televisão em casa do amiguinho rico. Se lhe disserem, fica para jantar, quem como ele, coitado. Ele sente-se em grande.

      • Culorado

        14 de Abril de 2013 as 13:49

        Que gente sem carácter nem escrúpulo!

        Não será demasiada promiscuidade ou prova de excesso livre e falta de ocupação sem ter nada para fazer?

        Vocês não acham que não estão a criticar mas sim a fazer fofoca?

        O Senhor PR sempre foi e é pessoa responsável, como também goza dos direitos, regalias legais, constitucionais e de cidadania. É dentro desses limites que decidiu prolongar sua visita de trabalho a Angola até ao Sábado. Ponto final

  14. FDJ

    12 de Abril de 2013 as 13:09

    AS verbas devem ir para Infraestruturas, formação, Saude e Agricultura.
    Não temos gestores.
    Inspectores de Pesca, quantos são???

  15. trinta Mil Barris

    12 de Abril de 2013 as 13:18

    Mesmo que o presidente, tenha que voltar outra semana, mas prolongar é um pouco falta de consideração. Mas kuma nom ca féee??
    Ciumes!!
    Ela ficou desta vez!!!

  16. Negro de STP

    12 de Abril de 2013 as 13:33

    E bom lembrar que esta couperacao entre Pinto da Costa e o presidente de Angola já existio no passado durante os 15 anos de governação do Pinto da Costa os beneficio nunca forao para todos Santomenses , forao sim para alguns.

    Espero que esta viagem do nosso chefe do estado para Angola traga frutos não para alguns Santomenses mas sim para todos Santomenses e isso que desejamos.

  17. Carlos Mena

    13 de Abril de 2013 as 0:34

    Ao mesmo tempo que tento ler os comentários dos texto aqui colocados também as lágrimas vêm me aos olhos. A julgar pelos textos testados e castigados de erros ortográfico aqui colocados é fácil perceber em que garras se encontra o meu belo País medieval. S.Tomé promete.. E muito! Afinal em S.Tomé a Educação padecem de uma contradição atormentadora: é suposto os alunos com bolsa de estudo no estrangeiro aprenderem e assegurar um bom nível de conhecimento de forma a ajudar a desenvolver o País. A intenção subjacente à ideia da formação no exterior foi a redução das diferenças entre as classes sociais e o aumento das hipóteses de todos de ascenderem socialmente devido a uma preparação cultural abrangente a fim de poderem levar uma vida rica e plena. Para além disso, havia a esperança de a formação no estrangeiro promover o que era designado por “competências comunicativa”, significando uma maior compreensão mútua.
    Hoje em dia já é bastante pacifico afirmarmos que, a avaliar pelos resultados, o GOVERNO não ganhou, o País não ganhou e o Povo não ganhou esta disputa. Todas as avaliações comparativa dos aproveitamento para o País demostram que muitos dos alunos bolseiros no exterior acabam por ficar nestes oportunos Países- por mais diversas razões, nomeadamente o nível do desenvolvimento dos mesmos é claramente superior que o nosso S.Tomé. E ficou bem provado que mesmo aqueles que regressaram arrependem-se amargamente uma vez, que não encontram oportunidade de vida no seu próprio PAÍS. A única esperança que me resta é que os poucos corajosos que tiveram a infeliz ideia de regresar, como eu! Não paremos de lutar…Perante estes deprimentes resultados, os representantes nada fazem, por outras palavras: o feitiço consistiu na manutenção de ficções, na negação da realidade e no esforço de ignorar as evidências. Depositar alunos no estrangeiro não trouxe um retorno acentuado ao País. PONTO!! Em resumo, a educação esta num estado lastimável que a miséria permanece completamente desconhecida, visto a sua dimensão ser inconcebível,
    Tal estado de coisas deve-se ao facto de terem perdido as referências. Já não se sabe o que deve fazer, e com que finalidade. Uma vez que os antigos cânones do governo parecem ser redutores e caducos,
    Este já vai longo-e ainda tenho que ir dormir meus irmãos….

  18. Matabala

    13 de Abril de 2013 as 0:58

    Eu queria comentar mas, com todos estes, prefiro ficar calado…esperando o fim desta visita e ver resultados…

  19. laranja

    13 de Abril de 2013 as 8:55

    Queremos Turismo no Páis. Queremos investidores. Temos que nos abrir ao mundo. Partindo dessas premissas, porque não abrir a janela a Angola, como experiência, de modo a que, os nossos controladores fronteriços aprendam a lidar com a situação? l
    Em seguida abrir a porta, se necessário o portão, a outros países amigos, principalmente esses, cujos os concidadãos não vêm cá, estando os seus respectivos países em recessão, vender cebolas, batatas e peças usadas.
    “Diplomacia faz-se procurando sempre trazer brasas para sua sardinha”.
    Isto de estar mais um ou dois dias em Angola ao convite do Chefe de Estado Angolano, não é problema, desde que não fira as n/Leis.
    Para reflexão: quando o antigo Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, saía, sem dar satisfações à ninguém, os que hoje estão contra mais dois dias em Angola, porquê que não lhe chamavam a atenção? Tinham medo ou porque sabiam que ele(PT) iria trazer os restos para lhes fazer calar? Não se atreviam a dizer nada, ai desses lacaios!
    Outrossim, os órgãos de soberania devem estar de braços dados, pois as suas ações complementam-se para o bem do País e consequentemente do POVO. Dôa a quem doer! Viva S. Tomé e Príncipe

  20. Zé Zé

    13 de Abril de 2013 as 9:19

    Se o PR conseguir ajuda, todos iremos beneficiar dela. Mas os políticos sujos devem ficar de fora. Não se trata de novos ou velhos políticos, mas todos aqueles que demonstraram que dispostos estão em delapidar os bens do povo; e há muitos quer no MLSTP/PSD, PCD e o MDFM/PL. Porém no ADI é uma desgraça. Repare que só agora o ADI conduziu um Governo, veja o que começaram a fazer os vendedores de sonhos maléficos: Patrice, Varela, Óscar Medeiros, Abenilde de Oliveira, etc., etc; se XIV governo continuasse mais um ano seria delapidação completa e em pouco tempo. Viva o (XIV) Governo dos homens “puros de adrem”!!!
    Parem de envenenar o POVO com mentiras. Vão ocupar os vossos lugares no Parlamento, seus charlatões! Que moral têm os senhores de exigir a massa para se dedicarem ao trabalho, quando os senhores ganham chorudo sem trabalar?

  21. STP

    14 de Abril de 2013 as 10:06

    Como são-tomense sinto-me envergonhado, pois essa notica só serviu para confirmar que os nossos politicos não honram o juramento que fazem, pois não se admite que o presidente de um país prolonga a sua visita a outro país, só porque o seu homologo o disse que ficasse. Onde está o carater e o respeito pela soberania nacional? E as pessoas ainda aplaudem essa humilhação a que os nossos politicos nos estão expondo? Povo sem morar e sem identidade, sinceramente temos os politicos que merecemos.

    • Mé Pó Feladu

      14 de Abril de 2013 as 22:30

      subscrevo na integra

    • supresa

      15 de Abril de 2013 as 13:01

      meu caro STP, vc é uma besta ok, o nosso país não tem nada e dever agora mais do que nunca cria contactos e abrir portas de modo que o futuro de SÃO TOMÉ seja risonho para todos os nós. dever ser um desse individuo que quer vê o país no abismo mais ti digo já essas ideias para o nosso arquipélago ou seja jovem como tu o país não precisa nem para deitar lixo ou para apanhar merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo