Política

Membros do XV Governo Constitucional declararam os seus bens

Com esta acção, o Governo diz que pretende demonstrar a sua determinação na luta contra a corrupção, a promoção da transparência e a boa governação na gestão da coisa pública. Os bens declarados pelos membros do governo foram depositados no Supremo Tribunal de Justiça.

Num comunicado de imprensa enviado para a redacção do Téla Nón, o Governo liderado por Gabriel Costa, diz que conforme acordado em reuniões do conselho de ministros, todos os membros do Governo procederam à entrega da declaração dos respectivos bens, com a finalidade de serem depositados junto do Supremo Tribunal de Justiça.

O comunicado datado de 15 de Abril refere que a acção ilustra a determinação do Governo em prosseguir os objectivos da luta contra a corrupção, a promoção da transparência e da boa governação na gestão da coisa pública.

Abel Veiga

    48 comentários

48 comentários

  1. conceituoso

    17 de Abril de 2013 as 1:03

    Muito boa essa atitude, espero que sirva de exemplo para os demais governos e que o povo de STP exija isso dos governos que virão!
    Quero eu salientar que o tribunal de STP precisa de uma varredura para eliminar as corrupções que advêm daquele lugar.

    • john Smith

      17 de Abril de 2013 as 12:16

      A iniciativa é boa e finalmente o Sr. Gabi me surprende, mas sería ainda melhor si essa resoluçao fosse levada a assembleia Nacional para ser aprovada de forma a obrigar os futuros governos a fazer o mesmo, senao estamos a apanhar agua com cesto.
      J.S

    • Saotomense

      17 de Abril de 2013 as 17:02

      TELA NOM, POR FAVOR RESPEITE O DIREITO DE EXPRESSÃO E DE OPINIÃO DOS COMENTADORES,AFINAL VOCÊS SÃO UM JORNAL PRIVADO OU UMA CASA DO GOVERNO?ACHO QUE DEVEM DAR EXEMPLOS DA DEMOCRACIA. VOCÊS SÃO PAGOS PELO GOVERNO? OU TAMBÉM CHUPAM OS DEDOS NO MEL DO PETRÓLEO ? A VERDADE VOS IRRITA TANTO ASSIM?!

  2. Lede di alame ça ua

    17 de Abril de 2013 as 5:06

    ISSO? NUNCA VAI FUNCIONAR, SE EU QUE SOU POBRE, TENHO CARRO COM NOME DO MEU IRMAO”””…….RSRS, MAS A INICIATICA E BOA…

  3. Telavive

    17 de Abril de 2013 as 7:29

    Só pode servir para adomercer boi! Se eu fosse 1ºMinistro e retirava grandes somas para reabilitar e ampliar a minha moradia e meses seguintes apresentava a lista dos meus bens ao tribunal?Quem se desconfiava de mim?

  4. I

    17 de Abril de 2013 as 7:47

    Por favor Tela Non, gostaria de vêr publicada a lista desses bens.

    • Arroz de Polvo

      17 de Abril de 2013 as 11:37

      Deixa de ser coscuvilheiro. A finalidade não é que este ato se transforme numa coscuvilhice. É um ato de transparência. Como vocês são invejosos e só vivem na coscuvilhice em vez de ver algo de superioridade nesta atitude querem ver coscuvilhice. Gente sem caráter. Em vez de ficarem satisfeitos com este ato querem saber da vida de cada um. Bandidos.

    • Antero

      17 de Abril de 2013 as 14:33

      Não tem nada de saber os bens das pessoas. Não é este o objectivo das pessoas que decleram os seus bens. Vocês são coscuvilheiros. Já querem estragar uma boa iniciativa em fofoquices e perseguições pessoais. Porquê que o senhor também não mostra publicamente os seus bens ao povo??? Seria bom já que o senhor exige o mesmo aos outros. O objectivo é a transparência para aqueles que ocupam cargos públicos, não é bisbilhotices.

  5. verdadeiro

    17 de Abril de 2013 as 8:17

    Bom dia
    Eu espero que o PM ilustrou também todas as suas contas bancarias, e tem que ser antes e depois de ele sair do poder.
    Olhe Sr. PM seriedade não se fala demonstra-se, no seu primeiro discurso dizia que o amigo de povo tinha que por o Arroz menos preço que 13.000,00, hoje nos já temos o Arroz 25.000,00 como produto de primeira necessidade, ganha vergonha PM o seu Objectivo e encher o bolso porque se assim não fosse, nunca na sua vida iria dar o sr. Delfim 46 Biliões de dobra sabendo que esta figura esta implicada em vários casos de gestão danosa, o que me inquieta mais é saber que o Sr. Com muito menos realiza as Eleições em STP.

    • Cidadão

      17 de Abril de 2013 as 10:18

      Senhor(a) verdadeiro, esqueceste que o Delfim foi o terceiro mais votado na eleição presidencial passada. Portanto tome o cuidado e incurta a língua.

      • Horácio Will

        17 de Abril de 2013 as 20:19

        Sendo eu da Madalena, recuso-me a a creditar que de lá tenha saído um homem que ao chegar a presidência possa fazer do país um estado sem direito de modo a punir quem tenha opiniões. Respeitarei se o Delfim convencer o meu povo de que deve ser o nosso presidente. Mas qualquer político que quiser que o país viva sob os seus caprichos será temido mas nunca rerspeitado.

        • Horácio Will

          18 de Abril de 2013 as 9:36

          Esclarecendo:
          O meu comentário pareceu ser de defesa à eleição do Delfim como presidente da república por ser da Madalena. Longe disso!
          Como o resultado das eleições fizeram-me entender que tudo pode acontecer na política, quis antecipadamente deixar um recado ao Delfim caso ele algum dia ganhe. O recado está na última frase que responde também ao comentarista anterior.

  6. budo dawa

    17 de Abril de 2013 as 9:01

    Meu caro VERDADEIRO.

    Não pretendo instalar qualquer polemica só esclarecer o seguinte: o PM Gabriel, disse na Assembleia que aquele que disse ser amigo do povo fixou o preço do arroz em 13.000,00 dobras, sem acerto com o Doador e o quando recebeu o representante do doador, questionou o valor pois é com o produto da venda que o Japão executa as diversas acções em STP. Disse mais, que o doador nunca quer prejudicar o empresariado local que importa o arroz, pois só o custo de aquisição ultrapassa o preço de 13.000,00, mesmo o oferecido pelo Japão.

    SE NÃO SERÁ ESTAS AS PALAVRAS, ESTE É O CONTEÚDO DO QUE DISSE O PM.

    CULTIVEMOS A VERDADE. ESTAREMOS A CRESCER JUNTOS.

    • verdadeiro

      17 de Abril de 2013 as 10:08

      Meu carro amigo, ele fala muito e perde a razão de ser, porque vejamos PET não pôs o preço de 13.000,00 para prejudicar o Gabriel costa e o seu Governo como ele afirmou ou vais dizer também que não é verdade?
      Queremos ver ele na labuta, não ficar dizendo coisas sem nexos como foi no Programa Cartas na Mesa.

  7. P. T

    17 de Abril de 2013 as 9:02

    DEMONSTRAÇÃO DE SERIEDADE E SENTIDO DE ESTADO. HOMENS SERIUS. SEJAM LOVADOS.

  8. Madalena

    17 de Abril de 2013 as 9:35

    Ha coisas que não colam bem. Esta atitude é uma delas, representa um desafio muito grande, uma facada nas costas!!!
    Os nossos vizinhos de Angola, Nigeria, Gabão, Guine Equatorial, podem considerar uma provocação muito grande.
    Veja la voce!!!

  9. jorge desalmado

    17 de Abril de 2013 as 10:08

    Haja paciencia. Isto e so pra Ingles ver. Eu bem disse assaltaram o PODER para que os armazens de Delfim Neves voltassem a encher de arroz. Isso tambem eu queria. O Estado da ao maior DEVEDOR da Banca 46 Bilioes de dobras (cerca de USD 2.500.000) sem juros para comprar arror para depois vir vender e o lucro?

  10. verdade

    17 de Abril de 2013 as 10:50

    Bao iniciativa mas sera que esta declarado como conquistarao os tais bens

  11. Paulo Costa

    17 de Abril de 2013 as 11:22

    Parem com isso, por favor. Isto é conversa pra boi dormir.

  12. Armindo

    17 de Abril de 2013 as 12:13

    Meu deus do céu. Ja náo entendo o que é bom para os santomenses. Os homens declaram bens tambem é motivo de critica.

    O que é salutar é que o fizeram.

    • Lupuye

      17 de Abril de 2013 as 12:38

      E isso, essa gente nunca esta satisfeita. Quando nao declaram, pedem que o facam; quando declaram, criticam. As declaracoes sao de louvar so que elas deveriam ser do conhecimeneto do povo, deveriamos ter acesso a essa infformacao visto que eles trabalham para o povo.

    • olho grande

      17 de Abril de 2013 as 15:10

      isto não significa nada, só serve para distrair o povo, podem roubar guardar a grana e depois quando deixarem o poder arranjar forma de as lavar em negócios,

      considero isto de um truque de magia

  13. Maguita tuatuá

    17 de Abril de 2013 as 12:15

    Este não é governo nenhum! É como se não existisse! É sim, um cadáver adiado!É pena que com este grupo carnavalesco vamos perdendo o precioso tempo que ainda existe para podermos tirar o país do fosso.Mas quem tem culpa disso é o autor de sempre: Mas um dia ele há-de deixar o nosso país em paz. Deus é poderoso!

  14. inteligencia

    17 de Abril de 2013 as 12:26

    Nós que o país seja governado. Que o senhor seja melhor do Dr. Patrice Trovoada.

    Esta declaração não é sinonimo de Governação.
    Apresentaram lista e quem confirmou? Só São realmente aquilo que têm é que declaram ou anexaram já aquilo que tencionam ter?
    São-tomenses cuidado.
    Quando estavam a organizar o país, veio alguém novamente criar problemas a democracia para reinar.

  15. Madalena

    17 de Abril de 2013 as 12:29

    Comparar a natureza dos bens dos franceses com a nossa miseria economia, não passa de mero expediente de retorica.
    Atitudes como viajar em classe economica, colocar painel solar em edificios publicos, Não usar viaturas de Estado, em dias feriados e fins de semana, reduzir gastos com Administração publica(chefias), importar menos e exportar mais(cafe, pimento, banana, cacau, agua gaseificada(temos bue)
    ). Assim ficamos mais ricos e podemos declarar os bens!!!

  16. Madalena

    17 de Abril de 2013 as 12:31

    Não sefaz registos de bens nesse pais, compra e venda atoa. AS conservatorias, apenas na capital, estamos a falar de declaração de bens????

  17. Negro de STP

    17 de Abril de 2013 as 12:52

    Esta medida só serve para atirar areia para os olhos dos Santomenses e a opinião publica

    Primeiro esses senhores tem contas e bens no estrangeiro e não vão ser declarados.

    Segundo a maior parte dos seus bens estão em nomes dos familiares ou boquitas.
    O importante e que não haja mais escândalos de desvios de dinheiros Públicos.

  18. Madalena

    17 de Abril de 2013 as 12:54

    De duas, uma! Não coma arroz!!
    NAo se deve chamar oferta de arroz do japão!! Este arroz fica-nos ao preço de ouro. Entregamos peixe de alto valor comercial e ecologico, os Pelagios. para em troca receber arroz não perfumado, de qualidade media. Temos possibilidade de produzir bom arroz em STP, apenas para consumo local. Mas falta-nos boa vontade. A tradição, a cultura são factores que fracassam esta iniciativa. Ora vejamos Arroz é plantado em lamaçal, agua pode molhar testiculo do homem, isso suficiente para falsa impotencia sexual. Basta issopara inviabilizar o projecto de arroz. Meu marido não iria ao tarbalho de arroz, Plantio nestas condições, por isso!!!
    Vai levar tempo o consumo de arroz de japão!!!!

  19. zeme Almeida

    17 de Abril de 2013 as 13:17

    Voces continuam e continuarao a ser enganados pelos politicos da nossa praca.O bem que o Gabriel Costa diz declarado nao é nada mais para desviar-nos a atencao.Eles tem familias e amigo,basta passar a riqueza em nome deles e quando deixarem o poder as contas serao feitas.O POVO TAO BURRO.

  20. zeme Almeida

    17 de Abril de 2013 as 13:19

    Depois de deixarem o poder as contas serao ajustadas mais tarde.gente ignorantes

  21. Zumbakuê

    17 de Abril de 2013 as 14:34

    Parabéns ao actual governo, pela coragem.
    Independentemente da forma como obtiveram os tais bens declarados, a medida visa proteger a nação contra desvios posteriores, que poderiam aumentar sem justificações o património dos políticos em activo.
    É um bom caminho…..

  22. Negro de STP

    17 de Abril de 2013 as 14:46

    Mais uma vez o JORNAL TELA NOM não publicou o comentário que fiz sobre esta noticia

    Isto e CENSURA.

  23. verdadeiro

    17 de Abril de 2013 as 16:52

    Boa tarde
    Onde esta seriedade neste Governo, pelo facto de terem um relatório de Auditoria não tão polémicos como aquele que foi defender o PM no Tribunal de Contas, é suficiente para mandar prender um Jornalista? Se ele fez algo de errado na sua gestão é o dever do actual Governo manda-lhe repor, não mandar prender o Jornalista, nem mandar para casa todos que trabalharam com o PET, uma coisa não tem nada a ver com a outra se eu sou um bom técnico que sou tenho que dar a minha contribuição para o desenvolvimento deste País, este que é o Principio.

  24. verdadeiro

    17 de Abril de 2013 as 16:58

    Boa tarde
    Ate a presente data esperava do Abel veiga uma postura de um grande Jornalista, não sei se ele sabe mesmo qual é o Papel de um Jornalista e de um Jornal.
    Ora vejamos, ele postou tanto artigo em defesa dos Trabalhadores que engajou todos, que é uma causa Justa que poderiam abraçar.
    Agora eu gostaria que ele responde-se, se o que está acontecer com o seu colega tendo ordem de prisão como se fosse um assassino ou talvez alguém que cometeu um grande crime contra Estado de STP, neste momento o mesmo está sobre termo de residência.
    Isto não é notícia! Ou não é um grande artigo para os Leitores?
    O seu papel principal é investigar, especular e informar, e não fazer papel de um Politico e feio, desculpa meu amigo a verdade tem que ser dita

  25. Barach Obama

    17 de Abril de 2013 as 17:18

    Muito bem, um exemplo a seguir. Transparência total. Viva a Democracia.

  26. kwatela

    17 de Abril de 2013 as 17:35

    Já é bom sinal
    forca e bom trabalho
    trabalha e não dê confiança.
    o cão ladra e a caravana passa!
    Bom trabalho para o bem da nação

    • Antero

      17 de Abril de 2013 as 17:55

      Boa iniciativa!! Continuem assim. Isto é que é governar. Sem espalhafatos, culto de personalidade, andar de avião de um lado para outro gastando rios de dinheiro do orçamento do estado, trafulhices e outras coisas como desrespeito pelas instituições do país, etc. Eu compreendo que twendo em conta aquilo que o senhor Patrice Trovoada fez torna-se difícil de um dia para outro mudar a imagem do país. Este senhor fez muita asneira, delapidou bens públicos dando entrevista nos jornais estrangeiros que cobraram milhares de euros, etc. O actual primeiro-ministro e toda a sua equipa têm de fazer muito, durante muito tempo, para inverter esta imagem negativa que o senhor Patrice Trovoada deixou. Este gesto vem mesmo a calhar. Parabéns pela iniciativa. Um bem haja…

  27. Santomé Plodôsu

    17 de Abril de 2013 as 17:54

    Só agora ? Meses depois! Deveria ter sido na altura ou logo à seguir a tomada de posse.
    Em nome da transparencia, peca por tardio.

  28. graca

    17 de Abril de 2013 as 20:07

    …so agora porque as ajudas dos parceiros internacional ja estao depositadas …sera que esse povo é assim tão burro ?…

    • Felisberto

      17 de Abril de 2013 as 22:46

      O povo não é burro coisa nenhuma. Este governo já está a dar sinais de grande responsabilidade. É assim que se governa. Sem dramatismos nem radicalismos e muito menos esbanjamentos de fundos a torto e direito. Este governo tem demonstrado trabalho e rumo definido. É assim que se governa. Não é com espetáculos, desmandos, irresponsabilidades e outras coisas. O governo do Patrice transformou o estado numa brincadeira, numa irresponsabilidade, deu cabo das instituições do país, os deputados abandonaram a Assembleia Nacional, etc. O país teve uma imagem muito má neste período. Agora é preciso muito trabalho para mudar tudo isto. Esta imagem que o actual governo está a ter vem mesmo a calhar. Continuem assim.

      • Telavive

        19 de Abril de 2013 as 17:41

        Com trabalho! Pense melhor! Este governo? Olha até sou militante de MLSTP/PCD!

  29. Barão de Água Ize

    17 de Abril de 2013 as 22:53

    A declaração de bens e rendimentos deve ser obrigatória por lei e não por atitudes de grupo ou individuais, voluntariosas. Gabriel Alves deu um passo, agora é precisoa dar um grande salto e legislar. Presidentes, Ministros, secretários de Estado, deputados, embaixadores, todos devem ser obrigados a declarar com pena de ilícito criminal, os seus bens e rendimentos, ao iniciarem os cargos e na sua retirada.

  30. akeles

    18 de Abril de 2013 as 10:39

    Agora vai ter outra forma de roubo, vao colocar roubo em nome da outra pessoa, irmã , amigo e companias, secretarios ….

  31. Toni

    18 de Abril de 2013 as 20:17

    A atitude êh louvável demonstra vontade em se querer mudar e ser transparente.
    Agora este Pais tem população a ganhar 1 milhão de dobras por mês , por acaso STP êh um Pais abençoado . A minha ironia êh saber quais os bens e rendimentos êh que vão apresentar e que fiscalização vai ser feita e com quais poderes?

  32. Besta

    18 de Abril de 2013 as 23:50

    Este Homem não é cério,pergunta o Sr Filipe de Boss quem tem o Prado preto que Sr G Costa Darci au luxo de deixar o carro do estado em casa pk ele tem carro pessoal; o prado não é dele é do francês e esteve cá o Sr G Costa mentiu o Sr que Carro esta avariado,o coitado do homem tinha que andar no carro que levava os filhos do Sr G Costa para escola mau” é Primeiro Ministro que declara os seus bens ? Que bens? A casa onde ele vivi é babe,os terreno,é da sociedade de Francisco Cabral, O escritório de advogado,é também da sociedade de Francisco Cabral ok O homem declarou que ele vai Roubar gente,não cai na lábia dele.

  33. Felisberto Bandeira

    21 de Abril de 2013 as 13:48

    A iniciativa e boa ,e de louvar,precisamos agradecer a Deus e ora muito por este governo e o pais.

  34. joaozinho amaral pontes.

    22 de Abril de 2013 as 21:23

    outra vez o tribunaal supremo entará em contradiçao com os seus membros juizes conselheiros,por causa do ganancia(fulumento) do cargo da sua presidência .depois de amanha dia 24 haverá eleiçoes para escolha do novo e mesmo unico presidente.ora vejamos como é possivel o próprio presidente actual envolvido em várias questoes que todos sabemos atravez de muitos comentarios a volta dos proprios juizes ,depois de ter dito que nao se iria candidatar surge agora num golpe de mizericodia dos mais baixos avançando a sua recandidatura.que raio de País k temos ? todos nós sabemos k a lei de base do sistema judicial ..lei n 07/2010 artigo 115 em concordancia com o artg 73 .C R..SOBRE JURADOS nao permite isso se temos fé e consciencia em ver nosso país em crescimento é melhor
    todos unidos analizarmos isso e pedir apoio ao Páis com mais e melhor experienia,outro assunto tambem cúmulo,juizes sobre processo de sindicancia também concorre,nao ha seriedade neste País..atençao nosso povo abre olhos notem bem que esse tribunal só e casa familiar, axam isso normal ? uma casa espelho do equilibrio da justiça so se vê marido,esposa,tio subrinho,genro,filha,cunhado,neto,irmão,amamantes enfim enfim.

  35. joaozinho amaral pontes

    22 de Abril de 2013 as 21:36

    nova guerra entre os juizes supremos a procura do tacho da chefia ..muito bôbô vai acontecer ..haverá no dias 24 deste mes nova eleiçao dos juizes do supremo tribunal,ogara outra maca o actual presidente que prometeu em nao se candidatar e que a lei de base do sistema judicial ..lei n 07/2010 ,artg n 115 do fim da linha n 2 em concordancia com artg 73 do C.R..no uso do juramento..(o presidente do supremo tribunal em funçao nao se pode candidatar-se…mas como tem viver do mél,enfim ele surge como recandidato outra vez,e nao só tambem juiz sobre inquerito da sindicançia tambem é canditato mas isso pode ser ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo