Política

Presidente da República nomeou novos directores para a Autoridade Conjunta STP-Nigéria

Comandante Luís dos Prazeres vulgo “Kapala” regressa a Autoridade Conjunta como Director Executivo do Departamento Comercial e de Investimentos. Eugénio Vaz do Nascimento, também quadro que já trabalhou na autoridade conjunta na Nigéria foi nomeado Director do departamento dos Recursos Não Petrolíferos.

Piloto de avião, Luis dos Prazeres é  um dos quadros  pioneiros do processo de exploração de petróleo entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria. Foi um dos primeiros directores da Autoridade conjunta para onde regressa por nomeação do Presidente Pinto da Costa. Nos últimos anos, Luís dos Prazeres desempenhou as funções do Director Executivo da Agência Nacional de Petróleo.

Eugénio do Nascimento, que trabalhou na autoridade conjunta na Nigéria, foi destacado nos últimos anos, para a delegação da Autoridade Conjunta em São Tomé. Regressa a sede da autoridade em Abuja, agora na qualidade de Diretor Executivo do Departamento dos Recursos não Derivados do Petróleo.

Para permitir a entrada dos dois quadros nomeados, o Presidente da República exonerou Jorge Pereira dos Santos, que vinha exercendo o cargo de Diretor Executivo do Departamento Comercial e de Investimento da Autoridade Conjunta, e Olegário Tiny que se ocupava do departamento que agora passou para as mãos de Eugénio Nascimento.

Olegário Tiny e Jorge Santos regressam a casa.

Note-se que a autoridade conjunta é uma instituição criada por São Tomé e Príncipe e a Nigéria para gerir os recursos existentes na sua fronteira marítima comum. É composta por 4 directores executivos. São Tomé e Príncipe tem duas direcções e a Nigéria outras duas.

Abel Veiga

    32 comentários

32 comentários

  1. conceituoso

    24 de Abril de 2013 as 2:51

    Esse é o exemplo da famosa panelinha existente em STP, aqueles só mudam de lugar nunca dão espaços para os outros.

    • Verdade dói

      25 de Abril de 2013 as 9:42

      Concordo plenamente, no fundo ta tudo na mesma. É absurdo todos os sectores têm a sua frente alguém formado na área. Médicos no hospital, juristas nos tribunais e na procuradoria etc… Porquê que só petróleo, não obstante todos sabermos que existem 7 quadros licenciados em petróleo, apesar de todos apresentarem os seus currículos a ANP desde 2006 quando chegaram o país e nenhum foi aceite. Até hoje apesar de alguns terem demonstrado muita competência e humildade nenhum está a frente de nada que se refere ao petróleo do país. Será por causa do dinheiro que pagam para petróleo? Ó Pinto, qual é a tua inovação para esse país afinal? Me parece estar tudo na mesma…

      • migo povo

        15 de Maio de 2013 as 13:25

        temos muito que faser para esse pais conhecer melhores dias,temos que colocar jurista nos tribunas nao como presidente de um instituto de habitaçao,onde queremos chegar,muitos jovens querendo formar familia sem casa ,precisamos de alguem que conhece a materia a frente das coisas

  2. I

    24 de Abril de 2013 as 8:28

    Demorou muito. Esses dois malandros e malabaristas deviam ter sido exonerados pelo Fradique ha mais de dois anos. Tenho informacoes que esses dois ” gajos” ora demitidos nao defendiam interesses do pais e estavam envolvidos ate pescoco com os nigerianos na delapidacao dos recursos da autoridade conjunta. Passavam vida a viajar pelo mundo e a fazer negocio imobiliario na nigeria. Um deles passava ferias com boquita nigeriana em ilheu das rolas e fazia passa-la por colega de trabalho. Nenhum dos dois empregou e tinha santomense a trabalhar nos seus departamentos, pelo contrario empregaram e defendiam nigerianos ate as ultimas consequencias. O meu confidente santomense acrescentou que Pinto da Costa fez escolha certa em nomear Eng Nascimento para o lugar, mas lamenta a escolha do piloto, uma vez que esse ja esteve la e a semelhanca desses dois diretores demitidos, tambem nao fez nada paralem de visitar os antigos colegas pilotos nigerianos no norte do pais.

    • Seabra

      16 de Junho de 2014 as 10:21

      ….ah sim?!!! Era o que fazia o Jorge dos Santos? Tinha outras amantes nigerianas que ele levava para STP, mais exactamente às îlha das Rolas? Realmente, este individuo deixa-me repugnada! Uma conduta detestàvel, pode ùnicamente dar é ENJÔO . … eu que pensei que o Jorge era uma pesoa de bem…estou tao DECEPCIONADA, que sou incapaz de exprimir o quanto ele dà-me NOJO !!!

  3. Carlos Gomes

    24 de Abril de 2013 as 8:37

    Tiraram-me também. Agora vão trabalhar como eu. Tenho lugar para voçês no balcão da minha loja de tintas em Santo António.
    Kwá li bili dêua pia.

  4. a

    24 de Abril de 2013 as 8:41

    Ah ah ah ah. Jorge Santos seja benvindo ao mundo de trabalho. Agora que te tiraram a chupeta, tens que dar no duro agora aqui no país. Peça outro tacho ao Fradique. Preguiçoso mental.

  5. a

    24 de Abril de 2013 as 9:24

    Olegario nao volta para casa ja. Ele tem negocios imoliario la na Nigeria e tem boquita tambem.

  6. l

    24 de Abril de 2013 as 9:25

    Estamos sempre a subir.

  7. Ricardinho

    24 de Abril de 2013 as 9:34

    Ate quando colocar pessoas certas nos lugares certos?

  8. Barão de Água Ize

    24 de Abril de 2013 as 9:39

    Porquê o acordo com a Nigéria é altamente desfavorável para STP?
    A Agência Nacional de Petróleos já tem plano estratégico de investimentos públicos, como renovação total da rede viária; rede de água potável; rede de energia; Hospital central novo e etc…?
    O que têm feito os membros desta agência?
    Explicações e informações, por favor!

    • Ricardinho

      24 de Abril de 2013 as 9:55

      Os sucessivos dirigentes da ANP nao entendem dessa materia e nem sequer percebem a lingua inglesa. Tenta falar com um deles em ingles para constactares o que digo. E sao eles que assinaram diferentes acordos que lesaram o pais. Infelizmente sao esses que sao premidos com melhores tachos. Veja o caso do Kapala. Fui

  9. carpinteiro

    24 de Abril de 2013 as 10:29

    Sinceramente….essa ilha gira a volta de sistema.
    Somos todos primos…mas acredita que dirigentes não tem ambição .
    Se o povo tivesse ambição esses ignorantes mentais não estariam a envelhecer aquela ilha.
    Como o pais sempre viveu em testes …. Podemos testar um carpinteiro para ser Director Executivo do Departamento Comercial e de Investimentos.
    Acho que esse carpinteiro podia ter uma politica de melhor estratégia de investimentos públicos, pois STP ficaria a ganhar…

  10. Mé Pó Feladu

    24 de Abril de 2013 as 11:03

    País de amigos e familias, deem oportunidade a outros quadros, convenhamos será que outros santomenses não estudaram?
    esta terra que é uma panelinha será que outros quadros não merecem Sr PR, reflete bem sobre o seu programa eleitoral, falou durante a campanha de justiça onde está? Sr PR, onde está? um bem haja viva STP, viva Povo sofredor

    • Ze

      24 de Abril de 2013 as 17:46

      Tanta confusão pra nada. Vamos trabalhar para desenvolver o país e deixar de mesquinhice.

      • Mé Pó Feladu

        26 de Abril de 2013 as 15:39

        morro de pé e não de joelho e mão estendida tambem não sou trabalhador dedico o meu tempo livre a enxada na pequena horta e cultivo de banana pão, criação de galinhas e com muito orgulho

  11. justiça

    24 de Abril de 2013 as 11:06

    era bom escolher quem o Senhor Presidente da república achasse, todavia julgo necessário que sua Excelência deveria averiguar muito bem a competência e qualificação. Colocar alguém que comete os meus erros num lugar de responsabilidade não é principio de sabedoria de quem o fez ,porém é envergonhar a nação.

    • PAI DO "BALU KUADO"

      25 de Abril de 2013 as 11:42

      Meu caro,
      O pior é nomear alguém que já esteve na Zona Conjunta e que deu provas de incompetência total assim como vai dando na ANP-STP, conforme reclamações dos funcionários da ANP-STP. Independentemente de não ter competências para trabalhar em equipa, é também rancoroso e “grachador” . Infelizmente a competência profissional em STP é medido através destas características no nosso país.

  12. Telavive

    24 de Abril de 2013 as 12:26

    Comissão conjunta STP-Nigéria. Quantos o nosso país ganhou com isto. Acabem-me com esta coisa e ponham as pessoas a pensar agricultura de escala e não aquela ideia amorfa de buscar verbas para levar os santomenses a trabalharem as suas glebas. Mas que idiotece. Glebas! Há ideias em STP que até me fazem chorar, pela sua mesquinhez!

  13. Francisca

    24 de Abril de 2013 as 14:54

    Quei Pinto eu estou triste co ocê muito. ..Havemos de levantar as mãos para cumprimentar e não para pedir…irei desencadear uma politica de combate a corrupção sem tréguas, em 10 anos tivemos 14 primeiros ministros, repito 14 primeirosministros…tudo isto afinal queria dizer nomear, nomear, nomear e nomear ir para Angola regressar e nomear!

  14. Jorge Santos

    24 de Abril de 2013 as 16:32

    Não há problema. Tiraram-me da Nigeria sim. Mas antes, eu consegui através do meu amigo Gabriel Costa meter a minha boquita santomense no governo. Ela nunca tranbalhou em STP e vive numa residencia presidencial e eu vou “campar” lá e viver minha vida.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 22:37

      Porque você tem outras “boquitas” que não São Sãotomenses? De onde São elas, Jorge?

  15. Aledunha

    24 de Abril de 2013 as 16:33

    Intreguista e’ como carvao, se nao queima suja. Segundo o meu confidente Santomense os intreguista da Autoridade conjunta entre Stp e Nigeria sao: 2 irmaos,segundo ele (o meu condidente)os 2 estao por de traz de todas as confusoes na JDA. Juraram guerra contra todos os EDs da JDA e não so. Quem não os conhece e’ q os compra. Malandros, fingem estar doente pra viajarem pra tratamento a custa da organizacao (Autoridade Conjunta), tudo por causa do subsidio de viagem,regressaram de tratamento e recusaram prestar conta a organizacao. A culpa e’ da organizacao, pq pela norma não deveriam estar a trabalhar na mesma organizacao, e’ contra os principios da organizacao, tendo enconta q os mesmo sao irmaos de sangue. Recebem dinheiro pra estagio e viajam pra STP de ferias, outro bebe ate ficar vermelho, o cara tem 2 mulheres em STP mas mesmo assim encara a prostituicao como uma arte. Eu sou de opiniao q o governo deveria trocar tambem os quadros tecnicos pra dar oportunidades financeiras e tecnicas aos outros q estao na Agencia Nacional do Petroleo. Fui mas volto ja.

  16. Mina Zequentxi

    24 de Abril de 2013 as 18:06

    Consta que na primeira vez, o actual e nomeado Director Luís Kapala teve a casa assaltada e que a sua família foi sujeita a violações sexuais mas mormente todas estas peripécias o homem ganhou coragem e volta para a boca do lobo…. Santa Coragem… Se isso tudo e sinonimo de coragem, deixa estar!

  17. Edite Ten Jua

    24 de Abril de 2013 as 22:32

    Quer dizer q boquinha sou eu? Por favor se ouvir isto de boca de alguem eu mando prender, sei quem ta a falar isto. Tenho Jorge Santos como Pai nao como amante, Jorge Santos e um bom Homem sim, defendeu os interesses Santomenses sim, e’ um homem sem parcialidade. Olha eu amo este homem, pq com ele nao tem papa, falhou comeu. Nao viu o q ele fez com Tome Soares, quando chegou o tempo do Tome pra se apusentar mesmo quando ele (Jorge Santos) era presidente da empreza ele tirou o homem sem cantiga

    • Kamarada

      18 de Junho de 2014 as 11:52

      …com que direito você manda prender alguém, porque disse que você foi amante do Jorge Santos na Nigéria. Eu também digo, porque é verdade que na época você estave com Jorge Santos. Que hoje ele é o seu melhor amigo, tanto melhor…là que você esteja arrependida desta relaçao passada, é o seu problema. Mas nao vai responder ameaçando que vai meter na prisao, alguém, por causa deste proposito ridiculo. Aliàs, a meu ver, tendo a postura que tem de ministro, por cima de justiça, suponho que foi baixaria de responder tal proposito. Afinal, você deve ser o exemplo e nao uma ameaça, por um comentàrio ridiculo e sem gravidade…sabe , a sua atitude chama-se “ABUSO DO PODER”e é ainda mais grave, quando penso na sua formaçao de jurista…mas que injustça , de querer prender alguém que falou de si, de um assunto banal, ora que em STP passam-se imensas injustiças!!!Resolva primeiramente, como Ministra da Justiça (que bem precisa), a situaçao péssima da justtiça (foi nomeada para dar conta do recado neste sector…), antes de se ocupar do seu ÊGO, da sua pequena pessoa.
      Confirmo que com ministros como a sra Dra Ten-Jua, é dificil de fazer avançar o pais de um pequenininho passo…é um conselho e comentàrio. Por favor, nao me prenda, porque tenho muitos dossiês a defender!

  18. respondao

    24 de Abril de 2013 as 22:41

    fala barato cala boca quando nao sabes das coisas yha…fuiiiiiiiiiii

  19. mana

    24 de Abril de 2013 as 23:55

    Kapala, o incompetente de sempre esta convencido que o dossier petróleo e andar de truque sum deçu para príncipe. O homem não sabe nada e transformou a agência nacional de petróleo em casa de pasto,aonde circula às maiores prostitutas ffinas da cidade que vão receber as mesadas do senhor petrolekapala você esta a viver mais que o teu filho.. Estamos dispostos a publicar os nomes das gajas.

  20. raposo joaquim

    25 de Abril de 2013 as 11:08

    Mas top do petróleo em stp é casa de capala? Porquê sempre capala a ter maior salario do pais? Isto não é competência? porque desde que andamos a falar de petróleo os pobres não comem nada só ele e seus comparsas. o pais é de todos e todos devem ter oportunidades.

  21. Alberto Silva

    25 de Abril de 2013 as 12:55

    Ja viram, outra vez o Capala. O Pais é isso mesmo. Que digam ao contrario. nOs amigos vão safando

  22. Muxima Kizúa Nzambi

    25 de Abril de 2013 as 16:56

    Cada dia que passa vejo que o País vai se degradando. E nós os filhos da terra o que temos feito para melhorar? Nada apenas comentamos rimos das desgraças dos outros, queremos o melhor mas nunca damos uma mão. Quem de nós estaria no poder e fari o melhor? O dinheiro cria um ciclo vicioso que quando temos queremos sempre mais antes de ter prometemos mundos e fundos deixa la chegar para ver como seria. Conhecemos muitos que estão no poder a fazer promessas esta é a eronia do Política (Promessa). Ja viram quantos Hospitais temos? Escolas? Estradas? Repartiram parcelas de terra o povo está preguiçoso que mete nojo, só quer esmola e pápa feita.
    Os que estão no poder cada um esta a comer e a dar de comer os seus essa é a realidade. Façamos diferente irmãos

  23. Toni

    26 de Abril de 2013 as 22:26

    Realmente só muda o cheiro… Desculpem a insolência …. Tratem de defender o que e de STP para o bem do POVO… Meus Amigos se calhar pode dar para tudo, se for bem feito…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo