ADI denuncia negócios duvidosos no sector das pescas

Maior partido da oposição, a ADI, fez denúncia junto ao Ministério Público, de uma situação alegadamente irregular que está a ocorrer no sector das pescas, envolvendo a Direcção das Pescas e o Ministro de tutela. ADI, garante que há fortes indícios de corrupção.

ADI, fez a denúncia junto ao ministério público, na quarta – feira, onde depositou os documentos que comprovam as alegadas suspeitas de corrupção, que deverão ser investigadas pelo ministério público.

Dentre os documentos comprovativos da alegada corrupção praticada pela Direcção das Pescas, coadjuvada pelo ministério da agricultura e pescas, destaca-se o acto de constituição de uma sociedade designada SOPESCOSER(sociedade de pesca comércio e serviços limitada), em que são subscritores o Director das pescas, os seus acessores e outros quadros do sector.

A sociedade foi criada oficialmente em Fevereiro último, com o objectivo de desenvolver actividades no domíno da pesca, comércio, agenciamento de navios, e prestação de serviços diversos.

No dossier que a ADI entregou ao Ministério Público, encontram-se emails trocados entre os accionistas da sociedade, por sinal responsáveis também da direcção das pescas, com instituições internacionais como a União Europeia e a empresa são-tomense Equador. Conversas suspeitas via on line, que agora sustentam a denúncia da ADI.

No rol de documentos, existem facturas, que anunciam o pagamento da viagem do Ministro da Agricultura e Pescas, António Dias, à Espanha onde assinou acordo no domínio das pescas com uma empresa designada “Asociaction de Grandes Atuneros Congeladores”. A factura número 49 da empresa são-tomense Equador, indica que a tal empresa espanhola pagou 4.231.21 euros, para custear a viagem do ministro e do Director das pescas José Eva Aurélio, a fim de assinar o acordo. « Viemos apresentar uma denuncia pública, uma vez que temos em mãos documentos que comprovam que há fortes indícios de prática de crime de corrupção. Tendo em conta que o director das pescas e os seus assessores criaram uma sociedade que emite licenças, cobra facturas e que o ministro viajou as expensas de uma empresa privada, para assinar um protocolo de cooperação no domínio das pescas, e previlegiou essa mesma empresa. Consideramos que há aqui actos que são ilícitos», declarou Ilísio Teixeira, membro da direcção da ADI, e porta voz da delegação do partido que foi denunciar o caso junto ao ministério público.

Segundo o porta-voz da ADI, cabe ao ministério Público investigar ou não a denúncia feita. Se ficar confirmada a suspeita de corrupção, ADI exige que o Ministro da Agricultura e Pescas seja demitido das suas funções. « Que os factos sejam apurados. E políticamente achamos que o ministro deve se demitir», reforçou Ilísio Teixeira.

A ADI, garante que a mesma empresa SOPESCOSER, cujos sócios são membros da direcção das pescas, é que negociou o novo acordo de pesca que o Ministro foi assinar em Espanha. « A mesma sociedade negociou com uma empresa privada e com aval do ministro das pescas. A empresa concede licenças e o ministério emite facturas. Há uma série de negócios que são feitos entre pessoas que são responsáveis e ao mesmo tempo interessadas em ter proveito na sociedade comercial», frisou, o ex-Ministro da Justiça Ilísio Teixeira.

A denúncia está feita. Resta ao ministério público, apurar responsabilidades.

Abel Veiga

  1. img
    Xuta Chuta Responder

    Na minha opinião, o Ministro deve dimitir-se. Até porque ontem, ele tentou acusar o anterior Ministro que teria ido à Espanha com tudo pago pela União Europeia.

    Uma coisa é União Europeia (Comunidade de Estados) com a qual o Estado S.Tomense tem relação de cooperação outra coisa é uma empresa privada.

    O Ministro, peca na sua explicação quando não tenta dizer que o seu diretor criou uma associação. Pelo que sei não se regista associação no Guiché Único. Logo O Pinto da Costa deve ter mão dura e aconselhar o Primeiro Ministro e Chefe do governo, Dr. Gabriel Costa a demitir o Ministro.

    Fui

    • img
      OLHOS ABERTOS Responder

      Caro, acusar por acusar, não avantaja nada. Repare, que o Dr. Elísio Teixeira, deveria ficar num cantinho e não mostrando a sua cara, por ela encontrar-se muito suja. Está lembrado de acordos assinados por ele, de forma muito escura. Ele deveria estar na cadeia. Nem parece jurista!

      • img
        Martelo da Justiça Responder

        Porque é que não foi denunciado??

        Muitos não fazem para que quando fizerem não serem também denunciados.
        Não se pode tratar de assuntos do Estado com essa ligeireza.

      • img
        Bragança Responder

        Caso o senhor ou outras pessoas tenham prova denuciem. O país precisa disso. Agora acusar sem fundamento da forma como o fez mas vale estar calado. Ou melhor, pelas sua palavras o sonhor concorda que há matéria para crime de corrupção, e que poderia ser outra pessoa a entrega e não o cidadão Elisio Texeira, que de acordo com as suas palavras estaria também ele envolvido em crime de corrupção.

        Obrigado

      • img
        mé pó feladu Responder

        OLHOS ABERTOS
        O CASO FOI ENTREGUE A AUTORIDADE QUE DEFENDE OS INTERESSES DO ESTADO PORTANTO NÃO VEM COM ESTE COMENTARIO CONVENHAMOS. SERA QUE SR TB FAZ PARTE DA EMPRESA?

    • img
      E. Santos Responder

      Eu acho que a TVS e todos os outros jornalistas (que se prezem) deveriam agora chamar o Ex-ministro para ajudar a esclarecer a situação. Não importa de que partido as pessoas sejam. Importa que não devem ser corruptos.
      Vir dizer que a pessoas X ou Y é do ADI não muda nada. Quem disse que todas as pessoas do ADI são confiáveis. São seres Humanos e podem pecar. O ADI enquanto instituição é que não pode pecar. E nisso até louvo o ADI por ter contrariamente ao que é prática neste país, entregue um seu militante para esclarecer na justiça alegado caso de corrupção.
      Não podem andar a encobrir-se uns aos outros como fazem os camaradas do MLSTP/PCD.
      Pinto da Costa não quer beber da experiência de Angola, então que ligue a JES e pergunte o que ele faria neste caso. Este Ministro estava logo na rua. Querer comparar a União Europeia com uma empresa privada??? Faça-nos o favor.

      • img
        Anónimo Responder

        Para E. Santos
        Bom dia, com os devidos respeitos peço-lhe o especial favor de mudar o seu pseudónimo, uma vez que é muito parecido com o meu nome. Por várias vezes tenho sido abordado por pessoas que pensam ser eu o autor das mensagens subscritas por si.
        Respeito o direito de todos a opinar, não quero aqui comentar opiniões. Apenas não quero que me confundam com outra pessoa.
        Agradeço desde já a sua compreensão e gentileza, desejo-lhe muitas felicidades!
        Anónimo

        • img
          E. Santos Responder

          Meu caro, não posso fazer nada. O nome também é meu, não tenho outro. Se lhe confundem comigo, paciência. Diga que não é você, e acreditem se quiserem. Senão, azar de quem não acreditar. Você deve alguma coisa a alguém??? E já agora, pôs-se Anónimo porquê?

          • img
            Anónimo

            Haja paz e entendimento, Senhor E. Santos, só assim poderemos ter um STP melhor.

            Felicidades !!!

    • img
      Não se esqueça. Responder

      Se o ADI, não reconheceu o Governo do Dr. Gabriel Costa, agora, pede demissão do Ministro António Dias? Só agora que o ADI, conhece o Presidente Pinto da Costa?
      Água do ADI, está no fogo a ferver. Aguardemos. Não existe mais honesto no ADI, a anão ser Elísio Teixeira para ir à Procuradoria Geral da República? Ele deveria ser detido, naquele momento.

      • img
        Não se esqueça. Responder

        Porquê que a ex-Ministra Ângela Costa não foi demitida no momento próprio, antes da viagem do ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada? Onde é que o ADI estava?

        • img
          jonas Responder

          Meu senhor
          Que eu saiba, a ministra pediu a sua demissão 2 depois, e uma coisa nao tem a ver com a outra.
          Ela nao estava ligada a nenhum caso de suspeita de corrupta, mas sim foi insultada pelo PR. Por ter falado a verdade. Todos nos sabemos que o pinto nao aceita as verdades.
          Vamos ser honestos e sinceros

    • img
      Ze Responder

      Onde anda o Bidão? Ingoliu a língua?Tenho saudades das intervenções deste homem.

  2. img
    Lemba Neves Responder

    As resposta do Ministro foram muito vagas estava muito nervoso.Este calulu tem osso, temos que comer até ao fim.
    Tambem gostaria de perguntar:
    O Presidente da Republica ficou tanto tempo em hibernação não teve tempo para reparar a casa de Beirão e agora que voltou ao activo já tem dinheiro para reparar a casa.
    Donde veio/vem este dinheiro?
    Em pouco mais de um ano de trabalho já faz a poupança suficiente para iniciar as obras.
    Gostaria de esclarecimento o sr. de telanon.Investiguem sff.

  3. img
    Mestre do costume juridico Responder

    Negócio Jurídico Unilateral ou cambalachoral ?

  4. img
    Telavive Responder

    Acompanhei atentamente a defesa do Ministro.Nervoso,gaguejo,populista, etc.Não sei se o caso merece uma demissão.Só sei que graças a coligação com PCD,o partido MLSTP de Rafael Branco perdeu as eleições.Peço os militantes de MLSTP para estarem atentos às desgraças que o PCD de certeza irá trazer para MLSTP!

  5. img
    Sem papa na língua Responder

    Este ministro não convenceu ninguém com a sua explicação. Parece que está mesmo encurralado! Não tem onde ir. Logo se via a forma como ele abre o olhos, previa-se logo que estávamos perante um ministro bandido. E PCD é especialista em produzir bandidos!

  6. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Isso sim é papel, da oposição desvendar caso ou indícios, de maningância..Fui

  7. img
    desta terra Responder

    O Ministro nervoso deve demitir-se.

    E não andar por aí a sujar o bom nome do nosso país STP junto a União Europeia e a comunidade internacional.

    CORRUPÇÃO É CRIME!

    DEMITE-SE sr Ministro!

  8. img
    Lito Responder

    Ha mais casos noutras direções. BAsta o ministro demonstrar repudia.
    Pente fino, este Ministro não é corrupto, mas tem gente ladeado com indicios graves de corrupção, fazendo negocios em nome do ESTADO, lixando todo o interesse NACIONAL.

  9. img
    Verdadeiro Responder

    O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido.”

    O Ministro não respondeu nada limitou-se em querer demonstrar que o seu partido não tem nada haver, quando deveria responder se fez ou não negocio com a tal Associação criada, no seu ministério onde o seu director faz parte como membro, esta é a questão.

  10. img
    inteligente Responder

    Pela forma como o Ministro reagiu ontem depois da denuncia feita pelo ADI resta-me dizer algumas coisas:
    1 – O seu comportamento não foi melhor como ministro, como homem de estado;
    2 – Ele deveria deixar que os outros elogiasse através dos meios disponíveis. É incrível ele próprio dizendo que têm lhe elogiando,
    3 – Ele no Governo defende interesses do PCD e não do governo formado pelo 2º maior partido MLSTP e do MDFM
    4-O Ministro demonstrou que está para fazer campanha apenas em favor do PCD e procurar condições para o seu partido
    5- Não tendo informação da constituição da sociedade a qual o seu director das pescas e o sócio número 1, ele não pode sair em defesa do mesmo, a sua reacção demonstra a implicância no processo.

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Não tenho nada com o ADI mas acho que fizeram muito bem em denunciar um ato que acham indiciar corrupção. Tem que se acabar duma vez para sempre de indivíduos que aproveitando da sua condição privilegiada na Administração Central do Estado tirem proveitos em beneficio próprio e de grupo.

  11. img
    Malditos Assaltantes do Poder diz Responder

    Cala glave magi cloçon suzo, djelo na cá valé ni uê fá.Ladlon campleste.
    Este Ministro deve ser demitido na minha opinião, não está a trabalhar para o país. Se ele não sabe de nada está lá a fazer o quê, para delapidar o país? Eu sendo um polícia de ivestigação, prendia este homem, o seu comportamento demonstra que tem rabo preso. Os homens assaltam o poder e ficam nervos. Porque não orientou o director das pescas para falar? Porque foi ele confundir o povo com conversas de que ele não tem conhecimento de nada. Como um Ministro não tem conhecimento do sector onde é chefe.

  12. img
    Xuta Chuta Responder

    MLSTP por favor, distancie-se rápido desses gajos do PCD. Se não eles vão sujar-nos.

    Os ADI (inteligentes e espertos)vão começar a atacar também o MLSTP dizendo que nós estamos a encobrir os ladrões do PCD.

    O partido tem que emitir um comunicado que está contra a corrupção e que será apurado as responsabilidades.

    Pai Grande por sua vez deve exigir a demissão do Ministro e pedir que o PCD apresente outra figura. Aproveita também para tirar o palhaço do Ministro da Juventude e Desporto.

  13. img
    jorge desalmado Responder

    Gente, vejam so aonde o PCD chegou. Este homem de ministro nao tem nada. Que fiasco!!! Dr Filinto Costa Alegre tem razao. Este PCD nada tem com o seu PCD.

  14. img
    Sou da Paz... Responder

    Sim meu caro Jorge desalmado.

    Esse PCD não é o PCD do Filintro. Mas onde para o Filintro? Gostaria de ouvir o Filintro a condenar esse acto.

  15. img
    Tlipa cu bega Responder

    Este é o exemplo daqueles que queriam a moralidade em São Tomé e Príncipe? Agirem em nome próprio? Em outros países iso configura-se como crime de peculato, em STP o que será? Para isso é que queriam o ADI fora do poder?

    Outrossim, gostaria qie esta manifestação eletrónica fosse postada uma vez que ao meu ver há uma censura toda vez que as manifestações forem contrárias a situação.

  16. img
    terra a mão Responder

    Isto que sirva de lição aos Partidos ,PCD/GR,MLSTP/PSD,E O MDFM/PL,quando estiverem na oposição desempenhar este papel ,fiscalizador no qual foram chamados,denunciar os actos de corrupção,chamando atenção dos comportamentos anormais dos membros do governo,e assim o povo agradece e ao mesmo tempo vai fragilizando o partido no poder.
    Chama-se de estratégias Politica.
    E dizer que só assim o Pais desenvolve,porque de facto há muitas gente do estado metido em negociatas nas esquinas fazendo com que o povo esteja a sofrer como esta.

    • img
      Assim é Responder

      Tens toda a razão “Terra a mão” Ao envez destes partidos atuarem assim, só queriam colar aos elementos do poder para comer com eles o bolo. Como õ ADI não os permitiu, a solução foi assalto ao poder para se abrir o caminho a corrupção. E quem perde com tudo isso é o povo que não consegue ter dirigentes sérios.

  17. img
    VERDADE VEM A TONA. Responder

    As verdades sempre serão verdades, PCD ( PARTIDO COMEDOR DE DINHEIRO) pois o que diz ser Ministro de agricultura ….bla bla bla …….é do PCD…… quem fala muito mente. esse homem esta mentindo. olhos aregaçados, boca peche peche….. furia de não deichar jornalista falar…..que vergonha, Ministroooooooooo…. Mercado é lugar indicado para esse homenzinho…

  18. img
    raposo joaquim Responder

    MLSTP, que tome cuidado. Os senhores do PCD são artista em corrupção da coisa pública. Para saberem, qual a legitimidade do Ministro para mandar acabar com a sociedade? sabendo que ela é privada!!!!!! O deveria acontecer é levantar de imediato processos disciplinares e suspender os agentes público envolventes. Depois podem optar de que lado, estarem no estado ou no privado , com dependeria deles. Cuidado com PCD, como vêm o pais ainda mandou Delfim Importar género alimentício porquê? Porque são Chicanistas. O António Dias é malandro ou burro. O governo e pais não é ONG afetos agricultores que o senhor come como quer e com quem quer. Demita-se o teu tempo chegou. Malandro ou burro!!!!!!

  19. img
    sulila miranda Responder

    E assim estragaram o negócio dos seus comparsas.
    Bouca demais!

  20. img
    inteligência Responder

    Este ministro parece estar contra MLSTP: pensem comigo; ele, o ministro, diz que todos pequenos agricultores têm estado a dizer que ele está fazendo um bom trabalho nas roças que alberga um número considerável de militantes e eleitores do MLSTP, então ele vem engrandecendo a figura do PCD em detrimento do MLSTP. Meus amigos do MLSTP atenção com PCD.

  21. img
    Não se esqueça. Responder

    O “ADI” defende a cobertura da sua cauda. Infelizmente, ela está de fora, porque o corpo do seu mal é mais comprido do que a cauda. O buraco não é espaçoso para receber todo o seu corpo. A partir do momento que os dossieis não foram passados, já não é indício de corrupção, mas sim, é corrupção consumada. Como prestar contas?

  22. img
    Exterminador... Responder

    Meus caros, onde param os outros partidos:
    1. MLSTP?
    2. MDFM?
    3. Códo?
    4. Anacleto Rolim?
    5. Frente?

    E as forças vivas da nação?
    1. Filinto,
    2. Fernando Maquengo? aahahahah
    3. Liberato Moniz,
    4. São deus Lima (com Cartas na Mesa)? Bem estamos a espera do jornal Kê Kuá. Ela estava na conferência de Imprensa do ADI.

    Pai Grande. Confiamos em ti. Manda o Ministro pra casa. Que o PCD apresente uma nova figura para agricultura. Avança Filintro.

  23. img
    Maria Livramento Responder

    Que hipocrisia!!!
    Porque é que andaram tanto tempo a conviver com o facto do Patríce Trovoada andar em aviões privados que não se sabe qual a proveniência e agora criticam o Ministro de Agricultura.

  24. img
    Catarina Vaz das Neves Responder

    Não se trata de nenhuma grande descoberta.
    BAsta ver os Diretores gerais que viajam sempre, nem confiança dão ao Ministro, nem relatório apresentam. Basta ver Florestas, Agricultura, Ambiente(Tremenda Confusione), Projetos, ETC, Pecuária. !!Ngue ku na fofa ca kie kumba!!

  25. img
    estudante do ensino superior Responder

    peço a vossa atenção
    eu sei e vocês também sabem que é sempre assim quando alguém realmente tenta fazer alguma coisa que presta para a nossa sociedade aparece sempre o mau os demónios aqueles que não conseguem ver os outros a fazer o que eles deveriam ter feito, todos sabemos que isso doí, e acusar sem prova é tanta cobardia que nem sei como isso foi considerado de noticia, isso chega a ser irónico, isso é uma falta de educação e respeito dos membros do ADI ao responsável pela Direcção das pescas.

  26. img
    Estamos atentos! Responder

    Meus Caros o ADI fez o papel que cabe a oposição denunciar algo que possa ferir o desenvolvimento do país, e fez bem. Agora cabe os partidos que sustentam o Governo remeter a procuradoria da república as provas das acções prejudiciais ao país perpetradas pelo ADI tais como: contrato do Supermercado; Empresa de pesca em neves; ENFARMA, onde a ex-ministra ângela pinheiro é sócia enquanto ministra; negócio da água perfurada de ribamato; Caso Cosovo; muitas assinaturas feitas pelos ministros que não são tutelares das pastas; recibo no Gabinete do 1º Ministro onde consta o recebimento de somas avultadas, assinada pelo próprio patrice; transferências avultadas para a conta do Patrice proveniente do Banco BGFI; e por último o Dr. Ilísio de férias porque pensa que ainda é ministro até 2014, coisas de louco a deambular pela cidade feito cão vadio com o carro do estado entregue ao seu pai. Preciso saber se esses actos não se vê nada de anormal.

  27. img
    de Ceita Responder

    Em S.Tomé e Príncipe,fa-ze “fulumento” para cargos ministeriais, pelo facto de ser oportunidades de “safar” em négociatas como este.Alguém ja teve medo de ser ministro em S.T.P? Mais no Iraque muitos têm medo pelo facto…!

Deixe um comentario

*