Empresa privada dos quadros da Direcção das Pescas foi extinta

Desde o ano 2006 que os quadros dirigentes da Direcção das Pescas, defendiam os interesses da sua sociedade de pesca, comércio e serviços limitada, em simultâneo com os interesses do Estado são-tomense nas negociações de acordos de pesca com parceiros internacionais. Agora foi extinta.

Nos últimos 7 anos, a Direcção das Pescas de São Tomé e Príncipe funcionou em paralelo com uma sociedade privada de pesca, comércio e serviços limitada, criada no ano 2006 e que desde julho do ano passado passou a designar-se SOPESCOSER.

Os responsáveis da direcção das pescas, são os accionistas da sociedade privada. Desde finais do ano passado, que os quadros do sector das pescas decidiram dinamizar a sociedade criando uma nova designação. Em Fevereiro de 2013, foi feita a oficialização da nova designação no Guiché Único.

José Eva Aurélio actual director das Pescas, indicado como próximo do partido PCD, é um dos accionistas da sociedade. João Gomes Pessoa Lima, ex-Director das Pescas, durante o governo de Patrice Trovoada, é indicado como militante da ADI e também acionista da sociedade. Seguem-se Graciano do Espírito Costa, e Olávio Anibal. 5 Sócios todos quadros responsáveis do sector das pescas.

Ao mesmo tempo que administravam o sector das pescas em nome do Estado são-tomense também defendiam os interesses da sociedade privada nos negócios de Pesca, com empresas estrangeiras.

Em conferência de imprensa na manhã de quinta – feira, o Ministro da Agricultura e Pescas António Dias, disse que só tomou conhecimento da existência da tal sociedade privada na última terça-feira. Período em que a denúncia de corrupção feita pelo partido ADI, já estava a ser projectada. «Dei orientações para que extinguissem a empresa. Enviaram-me uma acta da Assembleia Geral realizada no dia 14 de Maio em que extinguiram a empresa. A empresa foi extinta esta semana», assegurou, o ministro.

Uma alegada rede de corrupção interna na direcção das pescas que tem 7 anos de vida e que a denúncia da ADI pode ajudar a desmantelar. «Se alguém prevaricou ou se há alguma promiscuidade a única coisa que eu tenho a dizer é que já dei orientações aos serviços administrativos e financeiros do ministério no sentido de proceder-se a abertura do inquérito para se apurar as responsabilidades e eu agirei em conformidade com a lei», precisou.

O ministro António Dias agradeceu a denúncia da ADI, que na sua perspectiva vai provar a sua inocência e por outro lado, facilitar a intervenção da justiça no sentido de sancionar os prevaricadores. «Estou completamente a vontade. Sei que o partido ADI deverá pedir-me desculpas, quando a justiça for feita, e irá indemnizar-me pelos danos causados. Eu vou poder ganhar com esta denúncia da ADI e vou sair muito mais fortalecido», concluiu.

O Ministério Público, já deve ter iniciado a investigação para dentre outros aspectos apurar se os quadros superiores do sector das pescas, defendiam os interesses do Estado ou da sua sociedade privada nos negócios de pesca entre São Tomé e Príncipe e os grupos privados internacionais.

Abel Veiga

  1. img
    Carlos Costa Responder

    Ja nao entendo nada. Para encobrir a corrupcao do PCD de Delfim Neves & companhia Lda qualquer truque serve. Entao o ministro da ordem para extinguir uma sociedade privada da qual ele nao e socio?
    Entao o estado Sao Tomente tem relacoes com uma sociedade que so foi oficializada em Fevereiro de 2013. Nos sabemos que esses senhores sao capazes de tudo mas uma coisa eles nao conseguem certamente. Fazer todo um povo de Parvo. Isso garanto vos o povo Sao tomense nao e Estupido como esses Srs querem nos fazer crer. Demita-se Sr ministro que tudo esta tao claro como agua que cada fez que abrires a boca vais por mais porcaria na ventoinha

    • img
      Gualter Almeida Responder

      olha os acentos nas palavras

    • img
      Ze Responder

      Meus senhores, a corupção no sector de pesca não é inovação e nem sequer é novidade. Basta girarmos o discos para decada de 90 em que os barcos Rei Amador e 30 de Setembro que eram símbolo de orgulho e patriotísmo Santomense desapareceram sem que os responsáveis fossem punidos. Alguém se lembra quem foram os autores dessa robalheira? Esses individuos ainda estão vivos? Non buyá ê.

    • img
      Gualter Almeida Responder

      não te esqueças dos acentos nas palavras que escreves

    • img
      João Carlos Responder

      Abel, como grande jornalista que é sugiro que coloques documento em anexo que recebeste do ADI, para que as pessoas tomem conhecimento e vejam de facto se o Ministro sabia ou não da existência da Empresa…

    • img
      João Carlos Responder

      Minha opinião pessoal, baseado em factosque vi e li:

      1. Ministro assinou acordo e sabia da existência da empresa muito bem, por isso não vem dizer que desconhecia a empresa..

      2. União europeira, está fora desse processo, ministro não pode estar a envolver nome de um dos maiores parceiros de desenvolvimento de STP.

      3. Quem pagou a estadia e viagem, foi agência Equador e não União Europeia.

      4. Os membros da empresa, porque só um aparece que é membro do partido ADI e outros são membros de onde?

      5. Quem facturou e cobrou os navios, 50.000 mil euros para entrar e pescar nas nossas águas, é a Agência Equador, incluisive com transfência bancária para conta da agência no BISTP, vindo de Espanha e passando pela Caixa Geral de Deposito em Portugal.

      6. Depois da bronca, vem o estado emitir uma factura, para Agência devolver o Dinheiro ao estado?

      7. Agora pergunta, quem deve cobrar os navios? Estado ou agência? O nosso mar pertence a quem, estado ou agência?

      8. Senhor Ministro pediu a agência, esses valores para viagem.

      8.1 . Alojamento – 200 euro/dia
      8.2 . Representação – 160 euro/dia (quando a lei diz 60 euro)
      8.3 . Taxa aeroportuaria – 21 euro (Ministro alguma vez pagou a taxa aeroportuaria? Nem os ministros, nem as pessoas detentoras do passaporte diplomatico.
      8.4 . Até o senhor diretor, pediu subsidio de representação, quando a lei nem lhe dá o direito de receber.

      Pouca vergonha e mesquinhisses das pessoas (21 euros de taxa para quê)…

      9. Por isso, senhor Ministro, pode vender o seu peixe na televisão, mas isso está mais do que claro, estamos fartos:

      10. Demita-se urgente, antes que seja tarde.

      10. Caso não o fizer, senhor Presidente da Republica que o faço para que o seu nome não afunde mais do que isso.

      11. Tudo que acabei de citar, todos os jornalistas têm documentos na sua posse. Divulga.

  2. img
    Xuta Chuta Responder

    A cá samé : Súba…

    Será que o Ministro tem poderes para mandar extinguir uma empresa privada? Então o Ministro era sócio camuflado.

    Cada acção do Mnistro vai-lhe enterrar cada vez mais.

    Só os sócios podem decidir pela extinção. Eis mais uma ponta que o Ministério Público vai pegar. HAhahahahah. António Dias… Quem mandô ôcé meter com cobra.

    Associar-se aos negócios do PCD dá no que dá.

    MLSTP deve distanciar-se desses gajos imediatamente. Pois daqui a pouco esses gajos do ADI (muito espertos e inteligentes-verdade seja dita) vão começar com os ataques para atingir também ao MLSTP. Por favor, Pai grande resolve isso para o bem de STP e do MLSTP.

    • img
      Jose Augusto Responder

      Tambem dei conta disso. O ministro teve conhecimento na terca feira 14/05 no mesmo dia deu ordens para extinção duma sociedade privada que no mesmo dia convoca a assembleia geral e fica extinta 14 de Maio. e caso para se dizer lol. Esse ministro esta mais sujo que “bássu po nganhá”. Pior ainda e tentar atirar responsabilidades para os outros dizendo que o estado Santomente teve desde 2006 relacao com a tal sociedade que curiosamente so foi criada em fev. 2013. Uma vergonha. Tambem sei que esse caso vai ser arquivado pelo ministério publico mas qualquer burro ver que estamos diante de um caso nítido de corrupcao. Outra coisa que o ministro nao explicou e a viagem paga por uma empresa privada e que ele tenta fazer paralelismo com viagens paras por uma entidade internacional como a União Europeia. Va para casa Senhor ministro e por favor leve consigo o seu chefe na sociedade de corrupção do PCD que é Delfim Neves.

      • img
        Bragança Responder

        Fico muito feliz de saber que em são tomé já há pessoas com grande margem de análise.
        Tentar equiparar uma organização como a União Europeia à uma entidade privada, é no minimo falta de conhecimento.

    • img
      Gualter Almeida Responder

      pai grande ah ah ah ah

  3. img
    jorge desalmado Responder

    Ora, ora sr ministro, o sr tem “força” para mandar extinguir uma sociedade da qual o sr nao faz parte? A sociedade formada em 2006… quem era o governo… MDFM/PCD. Palavras para que? E é caso para perguntar onde está a PROVA VIVA:…sr Jorge Amado?

  4. img
    Sou da Paz... Responder

    Senhor Ministro, senhor pode fazer. Aqui é mundo é…

    Já que os outros têm direito de garantir a sua reforma o senhor que veio no grupo de bandidos arrumados em salvador da Pátria salve agora a sua honra e demita-se.

  5. img
    Lito Responder

    Ja agora, veja as outras direcçoes:
    Agricultura, Projectos, Florestas!!
    Eu confio neste Ministro. Nao espere os inqueritos, suspenda todos antes que atirem contra si, senhor Ministro. JA tem dados de sobra, falta coragem!!!!
    Dê dois passos para frente e um para retaguarda. ça va!!!

  6. img
    Filho da Terra Responder

    Que a verdade seja dita, este atropelo de 6 meses atras vai nos custar muito carro, reparem bem tem havido um desnorteio em todos os sectores da Ad.Publica, começando na Assembleia NAcional e devastando todo o resto, deputados fora do exercicio da funçõa viaja como se fosso, andam a invetar negocios de china com arroz e ate querem vender camisolas aos pobres pais do alunos do ensino basico, agora é mais um acto que indicia corrupção pessada, como podemos continuar a vover assimm. só uma coisa quanto aos subsidios do Ministro que administrativo enganou, o Sr.ministro sabia levou porque ?

  7. img
    Fernando Responder

    Caros leitores,

    Esta deve ser a ponta de tantos “icebergs” que o país deve ter…Persiste-se nos remendos, em vez de curar-se e começar-se a estruturar o país. Conflito de interesse deveria ser um pré-requisito a analisar-se para os pretendentes a cargos na administração pública, assim como o registo criminal “limpo”. Mas qual é a prática?! Ladrões, digo literalmente, ladrões que passaram em julgado e foram tidos como tais, hoje são promovidos à altos cargos notórios e cuidado, pois, de contrário pode um cidadão honesto ser molestado, enfim, é de se entender “aí vai o ladrão-grita o próprio ladrão”…

  8. img
    BALU KUADO Responder

    Este país onde os bandidods é que ascendem ao poder só da para essas bagunçarias. É bom que se saiba que em quase todas ou senão todas as empresas do Estado há essas micro-fantasmas empresas para saquear o Estado. EMAE é especialista nessas empresas. Se há seriaded que investiguem o que fazem. Obviamente que isso é do conhecimento e cumplicidade dos ministros que também “lolon dedo”. Banditos. Um país de cultura de bandidagem na vida pública.
    O Ministro dá ordem para extinguir empresas.Antíssima ingnorancia… e é ministro…Deus ha-de salvar esste país um dia. Ministro manda extir uma empresa privada???? Tá tudo doido oh que”

    Estye é um país dse cumulo das babuzeiras, com todos os chefes a dormir na sorna.

  9. img
    E. Santos Responder

    Sr. Presidente Pinto da Costa. Sr. Primeiro Ministro.
    Antes que a coisa se estrague e nos cause pior mal. por favor, demitam este senhor. Com culpa ou sem culpa o Sr. já não tem condições para continuar a frente deste Ministério. Justificação: perda de confiança popular. O POVO deixou de ter confiança no Sr.Ponto. Vai para casa. Há outros, que venham outros Ministros. Não podemos ser eternamente uma república das Bananas (com todo o gosto que tenho pelas bananas).

    • img
      E. Santos Responder

      o Sr. não tinha de dar ordens para que se extiguinsse a empresa Sr. Ministro. Tinha sim de por termo a relação desta empresa com o Estado São-tomense.
      Mas a escritura é pública (seja de constituição, de alteração ou extinção) não há como fugir….Está ou tem de estar no DR.

  10. img
    Fla So Responder

    E o silêncio reina no Palácio Real do Pai Grande e do seu filho mais velho, o Gabizinho… É muita falta de respeito para com o povo deste país…

    • img
      Gualter Almeida Responder

      gostava de saber o significado do porque que chamam pai grande a senhor Pinto da Costa

  11. img
    E. Santos Responder

    “Nos últimos 7 anos, a Direcção das Pescas de São Tomé e Príncipe funcionou em paralelo com uma sociedade privada de pesca, comércio e serviços limitada, criada no ano 2006 e que desde julho do ano passado passou a designar-se SOPESCOSER.”

    caro Abel Veiga. Retira este parágrafo porque está errado. Já tive oportunidade de ver a escritura e ela é de constituição de sociedade em Fevereiro e não de alteração de denominação como querem fazer parecer.

    • img
      Téla Nón Responder

      Infelizmente E. Santos não retiro o parágrafo porque efectivamente desde 2006 existiu uma sociedade comercial na direcção das pescas, cujo nome creio ser SOVIPESCA. Em Julho do ano passado os sócios decidiram transforma-la na actual SOPESCOSER, que foi registada em Fevereiro de 2013. Portanto creio que temos um problema de negócio paralelo na instituição pública – Direcção das Pescas que já tem 7 anos.

      • img
        E. Santos Responder

        Abel vamos la ver se nos entendemos.

        - Que existia desde de 2006/7 negócio paralelo de funcionários de estado (fosse de partido fosse) com a própria entidade pública, isto já percebemos.

        - Mas a questão é outra: Com que emprasas de funcionários mantinha o estado relação?
        A primeira empresa chamava-se SIPESCA e foi constituida em 2006/7 (não sei bem). Esta empresa não mudou de nome e nem foi extinta. Continua a existir com a mesma designação embora já sem qualquer dinamismo por situações de querelas ou opções ligadas aos seus sócios.

        A segunda empresa, constituída por ESCRITURA PÙBLICA em Fevereiro deste ano, chamase SIPESCOSER.

        O que vocês querem dizer é que a SIPESCA passou a se chamar SIPESCOSER e isto não é verdade.

        São duas empresas com personalidades jurídicas distintas, número fiscal distinto, e pelo que percebi com apenas alguns sócios comuns entre elas.

        Se a SIPESCOSER está a actuar desde Junho/Julho de 2012 como você está a afirmar, entaõ é muito mais grave. Porque daí se depreende que ela estava a actuar de forma fraudulenta. Como é que uma pessoa colectiva sem personalidade jurídica pode funcionar num país? Como abriu a conta bancária, com que numero fiscal emitia as facturas, onde está a sua declaração de rendimentos apresentada ao estado no final de 2012?
        Veja que o Banco só abre a conta a uma pessoa colectiva contra apresentação da escritura e número fiscal atribuído. E o número fiscal ela só tem depois de ter sido legalmente constituída.

        Se houve desde Junho/julho do ano passdo a intenção, repare, intenção dos sócios (alguns) de mudar o nome da empresa é outra coisa completamente diferente.

        Mas na prática, esta empresa só existe com a sua constituição, que a lei obriga, seja por escritura pública.
        Se isto não foi feito e se a SIPESCOSER esta a trabalhar ilegalmente desde 2012, então, estamos perante outro crime.
        Pois se se provar que a SIPESCOSER agiu como personalidade juridica quando ainda não tinha este estatuto ….Ui, aí é que são elas.

        • img
          E. Santos Responder

          Mais Abel, se quiser se certificar se são ou não a mesma empresa, veja se os números fiscais das duas são coincidentes.
          É que para serem a mesma pessoa colectiva não se faria Escritura de Constituição de algo que já estava constituído e sim de Alteração de Denominação. Só assim, se poderia manter o número fiscal.
          Investigue e depois diz-nos alguma coisa.Porque a minha fraca inteligência não me está a permitir perceber esta Ginga-joga como nos estão a passar.

        • img
          Téla Nón Responder

          Para ver E. Santo que temos aqui uma grande trapalhada. Muitos negócios, muita chatice que a Justiça deve ajudar a esclarecer. A denúncia feita pela ADI é muito importante, mas ajudou a abrir apenas uma ponta do véu. Tudo indica que falta muito mais para desvendar…

          • img
            Abençoado

            Muto Bom
            Ministeriô nº1

            Ministro nº1 que pertence ao partido nº1 na corrupção e no roubo do suor dos santomense e do futuro dos nossos filhos.
            Diabo cá levá nnancê ba nfenô!

  12. img
    Eusebio Neto Responder

    Parabens ADI, isto e que e fazer politica. Nao e meter a cauda entre as pernas e correr a esconder-se poqrque vos tiraram o canil. Relativamente ao auto de corrupcao no sector das pescas, nada mais e exigido se nao o Procurador Geral da Republica assumir o caso e colocar os seus homens no terreno a procura dos corruptos. Quanto ao facto do sr. ministro ter dado ordens para se extiguir uma empresa privada, ja nao compreendo nada. Alias muita gente ja manifestou igual incompreensao. Pelo que dizem as leis e os pactos sociais de empresas privadas, elas so se dissolvem por decisao dos socios ou imposicao judicial. Sob que estatutos o sr ministro deu essa ordem? Sera que o sr e Socio? E os anteriores ministros das pesacas, que fizeram? Sera que tambem nao sabiam de nada? Como? Ou todos eles tambem tiravam vantagens dessa malandrice? Nao acredito que num pais tao pequeno e com nada ou muito pouco para fazer pelos ministros, estes nao tenham tido conhecimento dessa situacao. Sr Dr Jose Bandeira, por favor alargue as investigacoes para o dia em que a empresa foi criada. Acredito em si Sr Procurador Geral da Republica.

    • img
      Gualter Almeida Responder

      atenção aos acentos como por exemplo a palavra não leva um acento e muitas outras que se esqueceu

      • img
        Dedu cu ubwe dê. Responder

        Preste igualmente atenção, pois, as frases em português se iniciam com letra maiúscula e, por outro lado, deves rever bem a pontuação, nunca se esquecendo de colocar as vírgulas nos seus respectivos lugares. “Assim se escreve em bom português.”

  13. img
    Barão de Água Izé Responder

    Palavras para quê? A miséria em que vive o povo de São Tomé é o reflexo da miséria ética e moral de muitos dos dirigentes do nosso País. A Direção de Pescas deve ser saneada de alto a baixo. O que se passou é mais um insulto aos Sãotomenses. è mais um caso que o Presidente da República chamar o 1º ministro e exigir punição para os responsáveis.

    • img
      Jose Rocha Responder

      Se estao a espera que o PR faca algo e melhor esperarem sentado porque isso jamais acontecera. Garanto.

      • img
        Gualter Almeida Responder

        é muito distraido esquece muito dos acentos assim não passas de ano

        • img
          Dedu cu ubwe dê. Responder

          Nem tu, convencido; porque esqueces-te sempre dos pontos e das vírgulas e isto também conta muito na gramática portuguesa. Lembras-te das famosas frases: “—Se Salazar morrer não faz falta a nação!” (…) “— Se Salazar morrer, não, faz falta a nação!” Vês a diferença? Seu armado em sabichão?

    • img
      Jose Rocha Responder

      Pelo nervosismo revelado na TV o ministro provou que o PCD esta infestado de aldraboes compulsivos. Ha varios elementos dentro do PCD com ficha muito manchada por indicios graves de corrupcao que nunca foram punidos por culpa dos politicos da assembleia.

  14. img
    Viana da Mota 1987 Responder

    Bamo ginga po, pa non sebee, caminha ku ganha sca domini ne.
    Ambiente, Florestas, Agricultura, Centros de Investigação(não investiga nada), entre outros. Muita corrupção ai, Ministro deve ser bravo, se não for assim , vai sair manchado a sua reputação.

  15. img
    Deus nos acuda Responder

    Conheço perfeitamente bem o Ministro da Agricultura e acredito também que o povo S.Tomense conhece bem a pessoa .Portanto quero aqui dizer que é uma pessoa dinâmica,trabalhadora ,honesta e com muita capacidade de gestão ,prova viva temos a cooperativa CECABE,no qual é hoje o que, é graças a dinâmica e a boa gestão do Ministro (ANTÓNIO DIAS)alias os agricultores de S.Tomé e príncipe que digam.
    Graças ao António Dias e a SECABE, os nossos agricultores hoje vivem melhores dias.
    Ja agora aconselho ao SRº Ministro que demita em bloco todos os funcionários da direcção das pescas que estejam envolvidos de forma directa ou indirecta neste caso,de forma a salvaguardar a sua imagem ,e dizer mais,o partido ADI já viu o perigo que corre com a presença do ANTÓNIO DIAS no ministério de Agricultura e Pescas,por isso estão a tentar tramar-lhe,e não é de agora se repararem a vinda de SATOCAU a Stomé era com objectivo de abater a CECABE,e o António Dias,mas os agricultores jamais permitirão,e como Deus é pai e não Padrasto ,S.Tomé Poderoso fez a sua justiça.
    Fuiiiiiiiiiiiii.

  16. img
    VERDADE VEM A TONA. Responder

    As verdades sempre serão verdades, PCD ( PARTIDO COMEDOR DE DINHEIRO) pois o que diz ser Ministro de agricultura ….bla bla bla …….é do PCD…… quem fala muito mente. esse homem esta mentindo. olhos aregaçados, boca peche peche….. furia de não deichar jornalista falar…..que vergonha, Ministroooooooooo…. Mercado é lugar indicado para esse homenzinho…

  17. img
    Exterminador... Responder

    Ministro palîê…

    Bunto bom. Pimero, pimero. Ministro bom, bom bom. Ahahahahah

  18. img
    Exterminador... Responder

    Quem muito fala, corre o risco de mentir ou de dizer algo de errado.

    Por isso, Ministro demita-se urgentemente. António Dias é uma vergonha. Não basta ser dinâmico. Deves ser leal com as suas palavras.

    Há facturas de pagamento de suborno no valor de mais de 2 mil euros, paga pela empresa espanhola, via Agência Equador.

    Pinto da Costa. É momento de provar ao povo que as palavras do rei são para cumprir: “Tolerância Zero com a corrupção= Ministro de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, António Dias RUA.

  19. img
    desta terra Responder

    Esse Ministro é no minimo um GRANDE PALHAÇO!

    Onde é que ele já viu e ouviu que um terceiro manda extinguir uma empresa legalmente constituida?

    Em que mundo?

    É no minimo doutado de muita ignorância!

    Sr Ministro não tem mais nada que fazer, se não DEMITIR-SE!

    Se tiver ainda um minimo de dignidade, DEMITA-SE!

    E não tenta fazer santomenses de parvos.

  20. img
    Viana da Mota 1987 Responder

    Temos de apurar os montantes que as empresas arrecadaram, montante esse que devia entrar no cofre do estado. O imposto fugido, fuga.
    Por isso a consequência dever vista de forma a repor o dinheiro.

  21. img
    Catarina Vaz das Neves Responder

    Tem havido movimentações nos gabinetes, senhor Ministro tem havido reuniões secretas, para descredibilizar a sua pessoa, por isso 2 feira produz o seu despacho, sem dó, nem piedade. Todos devem ficar suspensos ate averiguações finais, Todas a Direções, faça de uma só vez, se não, sai o SENHORT MINISTRO. Recado de Tia. Quem avisa, amiga é!!!

  22. img
    estudante do ensino superior Responder

    peço a vossa atenção
    eu sei e vocês também sabem que é sempre assim quando alguém realmente tenta fazer alguma coisa que presta para a nossa sociedade aparece sempre o mau os demónios aqueles que não conseguem ver os outros a fazer o que eles deveriam ter feito, todos sabemos que isso doí, e acusar sem prova é tanta cobardia que nem sei como isso foi considerado de noticia, isso chega a ser irónico, isso é uma falta de educação e respeito dos membros do ADI ao responsável pela Direcção das pescas.

    • img
      Dedu cu ubwe dê. Responder

      Acusar sem provas? Olha pra este “estudante superior” com conversa de inferior das inferiores análises. Acusar sem provas é quando chamas a outro de traficante e consumidor de drogas e nem se quer apresentas uma simples pistas de que a tua acusação seja séria. Acusar sem provas é dizer babuzeiras na comunicação social com o único intuito de denigrir a imagem do outro e fazer política suja e baixa, como infelizmente temos sido habituados nos últimos anos. Quem nos dera santomenses que em todos os casos em que muitos coitados foram presos por roubo de galinhas e outros crimes menores, fossem apresentadas provas tão contundentes quanto estas. Mas a grande diferença meu caro “estudante superior” é que para determinadas elites até mesmo as provas de consumação do crime se transformam em argumentos de defesa. E sabe porquê, meu caro, porque o crime dos grandes senhores santomenses sempre foi legitimado. Os pequenos sim é que pagam e tu, meu caro, seguramente, não és dos pequenos, porque és ” estudante superior”.

    • img
      Dedu cu ubwe dê. Responder

      … ainda mais quando se trata de alguém que não quer ser reconhecido como um simples estudante, mas sim “estudante do ensino superior”. Nem quero imaginar a sua prepotência quando concluíres a tua ” formação superior”. Mas nesta altura, não te esqueças que a tua condição de estudante estará apenas a começar. Digo-te por experiência própria. A humildade ainda pode ser uma das virtudes de nós santomenses, vamos tentar cultiva-la.

      Abraços.

  23. img
    Jean Paul Responder

    A senhora ESAntos, tem revelado uma costela politica forte. Antes de brandos costumes, nunca falou em publico. Agora fico surpreso com as suas analises.
    Tem lugar num governo serio, na área económica, alias área da formação. Mas como governo serio, leva tempo a surgir, não sei não!!!
    Um abraço de Santo António, Lisboa ate Luanda.

  24. img
    Stwart Neto Responder

    Tudo isso demonstra apenas uma coisa.
    Esse Pais é onde o crime compensa. Onde está o Presidente e o Primeiro Ministro?
    Agora o Senhor Ministro pede apoio aos agricultores para fazer o quê? Por acaso foi o povo que colocou esse Ministro e o Governo no poder? Quando foi para pedir o parecer do Povo o Presidente recusou, agora estão a fazer fiasco. Que vergonha, ate os jornalistas estão a entrar nessa pouca vergonha. Senhor jornalista que vergonha, depois venham pra TVS dizendo que estão sendo pressionados. Quem pressionou para estar a passar essa pouca vergonha?

  25. img
    crédo Responder

    Xuta Chuta, você, o quer dizer,
    MLSTP deve distanciar-se desses gajos imediatamente. Pois daqui a pouco esses gajos do ADI (muito espertos e inteligentes-verdade seja dita) vão começar com os ataques para atingir também ao MLSTP. Por favor, Pai grande resolve isso para o bem de STP e do MLSTP.

    PR. ñ tem nada a ver com isso ok

    Você cito bem uma frase que tem td haver com os elementos de Adi (gajos), essa frase para mim esta relaccionada com bandidos, gatunos, mafiosos ok, e tem quem a represnta, que são alguns elemntos do ADI

    Obrigado

  26. img
    germana alves Responder

    Viva a Republica das Bananas. sr Presidente da Republica e o sr Primeiro Ministro estao ainda a digerir a noticia. Esperemos que o bom senso reine entre os dois como foi para o caso da infeliz (minha comadre) Elsa Pinto. Pegaram o Pais e retrocederam 10 anos. Malditos sejam.

  27. img
    Negro de STP Responder

    Esta extinção da empresa anunciada pelo Ministro e TRETA.
    A empresa foi extinta mais o dinheiro vai continuar o mesmo caminho.
    Os donos da extinta empresa vão continuar a receber. Vao mudar e a tatica.

  28. img
    Flá Sóo Responder

    Flá Sóo diz. Meus senhores do ADI, se nós tivessemos a consciencia de governar e respeitar as pessoas neste País, este STP, não podia estar hoje como está,porque esquecemos que todos nós, quer trabalhadores agrícolas, pescadores, paliés, sapateiros, deputados, directores, empresários, politicos, dirigentes, governantes, presidentes da republica, mulheres, homens e também os ventos que sopram têm uma quota parte culpa pelo atraso do desenvolvimento desta e de terra e de um indice elevado de corrupção que está sendo uma enfermeridade para os santomenses e outros acusa outros,isolando o assunto, faz de conta que ele é santinho e nunca acusando-o proprio.
    Isto para dizer os militantes ,Simpatizantes, dirigentes, deputados e ex-Ministros do ADI, que também não foram honestos para com povo, principalmente aqueles que não fazem da parte vossa ala politica.Quantas foram danos causados psicologica e financs eiramente aos santomenses, na educação, saúde, EMAE, Hospital, Desporto, Enaport TVS,Rádio Nacional, Os pescadores, Agricultores que tiraram terra deram SATOCAO, os militares,etc, esqueceram? Foi bom que o Sr.Ministro de agricultura,pesca e desenvolvimento rural, toumou as medidas e extinguiu aquela empresa fantasma. E Senhor, Abnildo não tem moral de criticar ninguém porque ainda tem contas pagar com a justiça, julga que tomando posse como deputado, escaparás disto? 500.000.000,00 que serviu para a drenagem do campo de futebol da trindade que está a construir a sua residência tb n é corrupção, Então deixemos de politiquice.Vamos trabalhar e deixar de sabotagem.

    Então, deixemos

Deixe um comentario

*