Política

Agricultores levantaram-se em defesa do Ministro atacado pela ADI

Agricultores de 12 comunidades da ilha de São Tomé enviaram comunicados para a imprensa, manifestando apoio e solidariedade para com o Ministro da Agricultura e Pescas, António Dias, após apelo da ADI para que o mesmo seja demitido.

Filho da roça, desde criança que António Dias, se inspirou no trabalho agrícola, para se afirmar como homem. Nasceu na roça Santa Catarina, e cresceu como técnico agrícola destacando-se como líder da cooperativa de produção do cacau biológico.

Líder de uma cooperativa que trouxe melhor rendimento para centenas de famílias de agricultores, e consequentemente para milhares de são-tomenses. Homem da roça, conhecedor da degradação das infraestruturas, e da pobreza sem precedentes no meio rural, António Dias, tem sido um ministro próximo dos seus conterrâneos, que trabalham a terra.

5 meses como membro do Governo que voltou a elevar, agricultura para patamar de ministério, lançou projectos de reabilitação das sanzalas das roças, para melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Conhecedor das gentes que fazem agricultura em São Tomé e Príncipe, e do cheiro da roça, o ministro é menino querido da maioria dos que vivem do trabalho árduo a sol e chuva.

Face ao apelo do partido ADI para que o ministro seja demitido no âmbito da polémica em torno da Direcção das Pescas, que vive uma promiscuidade público-privada, os agricultores de 12 comunidades agrícolas, saíram em defesa do jovem ministro com o qual se identificam.

A cooperativa dos produtores de Goiaba, juntou-se aos agricultores das roças Filipina, Água Telha, Maianço, Queluz, Santa Luzia, Plancas, Costa Santos, Ponta Figo, Generosa, Cadão, Ribeira Palma Sede, Ribeira Palma Praia, Rosema e Santa Tereza, num coro de solidariedade e apoio ao Ministro António Dias. «É o homem certo no lugar certo», dizem os agricultores nos diversos comunicados enviados a imprensa.

«É o homem da agricultura», avisam os agricultores. Nas comunidades agrícolas do distrito de Lembá, há um apelo a realização de manifestação pública. Num país recheado de roças, para além das 12 comunidades, a imprensa continua a receber comunicados de apoio e solidariedade para com o ministro, vindos de outras comunidades agrícolas.

Abel Veiga

    34 comentários

34 comentários

  1. Stwart Neto

    20 de Maio de 2013 as 7:36

    Muita vergonha. Que Pais esse?

    • bingo

      20 de Maio de 2013 as 9:17

      1.É verdade que António
      o Dias é o ministro mais activo e dinamico deste governo.

      2.É preciso provar que o Ministro está envolvido em actos de corrupção. E parece-me que isto não está provado. Se ficar provado, deve ir para a rua.

      O que está provado até agora, são actos indiciadores de corrupção na Direcção das Pescas, com os quais o governo do ADI conviveu agradavelmente durante mais de dois anos. Não admira. O Agostinho Fernandes quando responsável da administração pública, também criou a sua empresazinha em situação ilícita…Hipócritas!

      Passar bem.

    • Juka Valentim

      20 de Maio de 2013 as 9:22

      ADI quer abater o melhor membro do governo. Fui!!!

  2. desta terra

    20 de Maio de 2013 as 8:00

    “Lnçou projectos de reabilitação das sanzalas das roças…”

    O Ministro não lançou coisa alguma!
    Fez sim, mais uma das suas habituais propagandas para depois vir dizer que está a trabalhar muito.

    Ora vejamos, O Ministro convida a TVS para ir à roça Praia das Conchas e diz que vai reabilitar algumas casas de comboio daquela comunidade.

    Mas, pergunta-se:
    1- O concurso pelo menos já foi lançado?
    2- Já há confirmação da verba para o pagamento das obras?
    3- Ou ele está a contar com o “ovo no cu da galinha”?
    4- Ter dotações inscritas no OGE não significa ter disponibilidades financeiras! Significa sim que, o Governo terá que redobrar esforços para que os parceiros desbloqueiem essas verbas a tempo de serem executadas no quadro do OGE.
    5- O que foi que o Ministro de agricultura já fez em meio ano para relançar a agricultura?

    Tudo isso são propagandas do António Dias.
    Ele é um grande propagandista.
    E quem fala muito trabalha pouco. Tenta passar para outros que está a fazer muito com palavras e não com actos concretos.

    Anunciar não é fazer!
    Já se anunciou muito nesta terra e não se fez nada.

    Aconselho o sr ministro a fazer mais e falar menos na Comunicação social.

    • desta terra

      20 de Maio de 2013 as 8:03

      “Lançou” quis dizer.

    • Fókótó

      20 de Maio de 2013 as 13:33

      Sejamos justos e honestos.
      O homem é trabalhador e isso tem demonstrado em todo o passo da sua vida até hoje.
      Só falou porque provocaram no gratuitamente.
      As más bocas desse país até fazem nojo e condenam-no sem apelo nem agravo em defesa de casos indefensaveis

  3. vida de solé

    20 de Maio de 2013 as 8:12

    ADI esta brinca com coisa séria eles não com quem eles estão meter com ele…

  4. Assim é

    20 de Maio de 2013 as 8:20

    O facto de ser homem do campo não implica que não tenha cometido erros no processo “pesca”. Uma coisa é a campanha que se está a fazer a favor do Ministro e outra coisa é o resultado da investigação que se espera por parte do Ministerio Público. A justiça dirá a verdade. De todas formas, desejo que o Ministro saia bem de tudo isto.

    • Estanislau Afonso

      20 de Maio de 2013 as 13:15

      Tenho certeza absoluta que o ministro de Agricultura e Pescas não está envolvido na corrupção. A oposição está a difamar o ministro. Aproveito esta oportunidade para desejar o ministro António Dias muita força e coragem.

    • Atento

      21 de Maio de 2013 as 8:30

      Que justiça? Acredita naquilo que diz? Isso é mais uma campanha politica do partido PCD, o MLSTP/PSD que se ponha a pau. O PCD vai nos roubar os eleitores. Acordem meus camaradas!

  5. Exterminador...

    20 de Maio de 2013 as 8:21

    O Governo de ADI tinha simpatia do povo. entretanto, alegadamente, por ser arrogante, foi pra casa.

    O Ministro tem simpatia dos agricultores, entretanto, por estar envolvido na corrupção deve ir para casa.

    Rei morto, rei posto. Ninguém é insubstituível. Esse ministro está é a fazer campanha.

    Eu estive na comunidade. Também sou filho de roça. Nenhum agricultor dessas comunidades enviou comunicado.

    Foi PCD que inventou o referido comunicado.

    Aliás, esse ministro anda a fazer campanha nas roças contra o MLSTP. Ele anda a dizer que é melhor ministro no Governo. Será que ele tem simpatia em MOnte café? Monte café é do MLSTP. O MInistro recebe3u gorgeta de empresa espanhola, deve ir para casa ponto final.

    Bem, Jorge Amado, disse esse fim de semana que MLSTP não mete na corrupção. Logo o Ministro deve ir para casa.

    Estamos cá para ver o que Gabriel vai dizer e o que Pai Grande vai fazer. Ainda essa semana esperamos o desfecho dessa novela.

  6. feijoada

    20 de Maio de 2013 as 8:33

    Ser um bom tecnico no terreno não implica ser um bom gestor. O ministro visivelmente demonstrou a sua total imcapacidade de ser meu se não o representante dos santomenses no ministério de agricultura e pesca. tenho muitas dúvidas q ele seja um bom técnico no terreno. Pode até ser um bom trabalhador e abraçar a agricultura como seu forte e na administração não entende absolutamente nada. estudei com o individuo no ISP e conheço as suas competencias. Convenhamos; é triste dizer q estamos perante pessoa certa no lugar certo. Se me disserem q os ministros como: de Finanças, de saude e de educação estão no lugar certo ainda posso admitir. Mas outros não, não e não.

  7. De longe

    20 de Maio de 2013 as 8:43

    É no mínimo surrealista o que tem estado a acontecer em S.Tomé e Príncipe. O País que tem o povo que vive e convive pacificamente com dirigentes corruptos, não é um povo vítima, é um povo cúmplice da corrupção.
    Por isso, ninguém toma esse país a sério. Quiçá o melhor mesmo é vender esse país a grosso, dar cada um seu dinheiro e criarmos uma sociedade virtual via net, do e estar a quase quarenta anos a nos enganarmos.

  8. inteligência

    20 de Maio de 2013 as 8:49

    mesmo que seja um ministro querido se estiver envolvido na corrupção a justiça terá que ser feita. Aí está o problema dos santomenses. é por isso que muitos senhores que têm poder, muitos corruptos que subtraíram dinheiro do povo enganam esses mesmo povo com dinheiro e demagogia e engajam-se logo.

  9. tchuna baby

    20 de Maio de 2013 as 8:58

    Palavreados baratos dos PCDistas, e os jornalistas que investiguem os tantos comunicados de apoio, porque tamos a começar a duvidar… temos que ter dignidade… o que é isso? sai fora e pronto…

  10. Exterminador...

    20 de Maio de 2013 as 11:22

    Queremos ver cópias dos comunicados e as respetivas assinaturas. Faça o scâner de todos os comunicados e publica.

    Vamos deixar de meter dedo nos olhos da população.

    Onde está o MLSTP? Onde estão os outros partidos políticos?

  11. Besta

    20 de Maio de 2013 as 12:17

    Viva Assembléia de Alcino Pinto.Comprar botas,machins,enxadas,picareta,e outros material.enquanto isso,a empresa que fez obras de reabilitação na Assembléia aguarda há quatro meses pelo pagamento das mesma,com trabalhadores sem salários e com família dos mesmo fome.E aonde pára o Sr Alcino Pinto?

  12. Besta

    20 de Maio de 2013 as 12:23

    Pelo que se sabe,assim que chegar de TimorLeste segue de novo para Lisboa e quando regressar de Lisboa Alcino Pinto vai para Suíça.Qual o resultado para o País?

  13. João Carlos

    20 de Maio de 2013 as 12:37

    Deixemos de campanha ao baixo nível…

  14. Estanislau Afonso

    20 de Maio de 2013 as 13:10

    Tenho certeza absoluta que o Ministro de Agricultura e das Pescas não está envolvido na corrupção. Na minha opinião a oposição não deve difamar a sua Excelência senhor ministro António Dias

    • Vanda

      20 de Maio de 2013 as 16:21

      Meu Caro
      A única certeza absoluta que temos é a morte.

  15. eduardosantos

    20 de Maio de 2013 as 13:14

    Para quem conhece o Ministro de Agricultura ele é uma boa pessoa mas PCD vai enterrar este belo homem, tudo que foi dito tenho a certeza que 90 por cento é verdade mas todo esse projeto é do PCD e coitado do Ministro que tem que aceitar ou dimitir-se e mas não só ele como outros que pertencem a esse partido que esta no Governo.

  16. VERDADE VEM A TONA.

    20 de Maio de 2013 as 13:55

    Responsabilidade,trabalho, Honestidade, Verdade… GOVERNANTES, muita injustiça, ate quando? Miseria esta tomando o País.PINTO; PINTO; PINTO…… DEUS sim, é Pai Grande. Justiça Divina Demora mais não falha.
    Cuidado com Recaida…….. é Forte………..

  17. Maria Teresa

    20 de Maio de 2013 as 14:30

    A arrogancia do ADI e que lhes vai enterrar.

  18. desta terra

    20 de Maio de 2013 as 14:48

    Alguém consegue dizer me o que foi que esse ministro já fez para o relançamento da Agricultura e Pescas em STP, em seis meses que ele está no poder?

    Só propaganda de campanha, até contra o aliado MLSTP.
    MLSTP que abra os olhos, com essa campanha sem obras de PCD.

    Estando metido na corrupção, o Ministro António Dias deve DEMITIR-SE!

    Não podemos continuar a conviver com a corrupção!

    Basta de Ministros Malandros nesta terra!

  19. Exterminador...

    20 de Maio de 2013 as 15:48

    Onde para Gabriel Costa. Gabriel não diz nada?

    Pai Grande, o povo está a espera do desfecho dessa novela.

    Li no panfleto de ADI que querem tirar Jorge Amado. Esse homem é mesmo para tirar, Pai Grande.

    Outra coisa, porquê que até agora MLSTP não disse nada? Depois vão começar a culpar Pinto da Costa.

    Força Pai Grande. Abaixo Corrupção. António Dias para casa.

  20. Exterminador...

    20 de Maio de 2013 as 15:53

    Força Pinto. Demita o homem que o povo agradece. Não basta ser bom, tem que parecer sê-lo.

    Não basta ser esperto, dinâmico. Tem quer honesto com o povo.

    Viva democracia. Abaixo corrupção.

  21. Budo dáuá

    20 de Maio de 2013 as 17:18

    Meus senhores, somos todos filhos da terra.

    O Ministro é muito dinâmico. Por isso tem que meter as mãos na massa. só que ele enganou-se a porta.

    Por isso, Pinto da Costa como homem de punho forte, terá um caminho a seguir. Frete.

    Pinto terá uma acção a fazer: Assinar o decreto sobre a demissão de António Dias.

    Pinto terá um favor a fazer
    à população: devolver a legalidade e lutar contra contra a corrupção.

  22. Coisa Séria

    20 de Maio de 2013 as 19:05

    Hummmm, então vcs acham que eles vão tomar medidas. O Ministro da Juventude disse o que disse o PM veio dizer no programa cartas na mesa que cada Ministro é responsável pelo seu Ministério. Que vergonha! Para que serve o PM e chefe do Governo?
    Estamos num Governo de desordem. Cada um diz o que quer e faz o que lhe apetece, sobre orientação de um chefe sombra e o PM assiste na bancada da praça Yon Gato.
    Amor a terra… expressão dificil e proferida por muitos como forma de enganar o povo.
    Alda Graça, que saudade temos do vosso ensinamento.
    Para ser Ministro não basta ser um bom técnico, tem que ser um homem ou uma mulher de estado. Porque representa o pais tanto dentro como fora. Se esses qualidades são associadas ao “savoir faire” melhor ainda. Por isso nesse governo Temos 4 Ministros: O PM (não vai conseguir fazer nada porque tem vários chefes), o das Finanças, o da Saúde, o da Educação e o da Defesa. Todo o resto são Ministros por acidentes.
    Obrigado

  23. São Tomé Poderoso

    20 de Maio de 2013 as 23:43

    Muita tristeza mesmo :O usam povo para fazer brincadeira de mau Gosto!!

  24. Badiu di STP

    21 de Maio de 2013 as 7:57

    NÃO SERIA MELHOR REECONSTRUÇÃO DAS CASAS NAS ROÇAS?

    – uma reabilitação ou batechapas nas antigas casas comboios?
    convido-vos a ir a Roça Pinheira entrar dentro das casas comboios que foram recentemente reabilitadas;
    – outra vergonha que está a passar nas Roças, construção de uma latrina (seis barrotes e seis ripas e dez chapas de zinco um pouco de cimento e areia) com um custo de dez milhões de Dobras – Projecto da Cruz Vermelha – disse uns dos moradores da Roça Claudino Faro e mais ainda cada beneficiário tem de apanhar as pedras e contribuir com cerca de duzentas mil Dobras – Projecto? Luta contra pobreza ou luta a favor a pobreza? chau ê…..

  25. Desirei Cardoso

    21 de Maio de 2013 as 12:41

    A inveja faz parte dos sete pecados
    Dificilmente na nossa repulica um membro do Governo tem apoio da pessoas. Este tem deixado sinal claro que a casa bem lavada reconhece-se na escada. Doi aos invejosos os preguiçosos que adoram arcondicionado.
    Força António Dias.
    Deus Pai está contigo.
    Cristo também foi perseguido injustamente esperem que a Justiça faça o seu trabalho porque até agora não apareceu ningém do outro Governo a pronuciar-se sob quem teria dado autorização do caso que foi julgado. São eles que mais comentários fazem contra ministro com falsos nomes, esquecendo que sabemos bem como cada um fala neste país. Tirem a MASCARAAAAAA, o carnaval já acabou

  26. Sem papa na língua

    23 de Maio de 2013 as 11:49

    Este Ministro muito cedo entrou na corrupção com fúria de enriquecimento rápido. E anda a pagar alguns inocentes para emitir comunicados na rádio. Uma vergonha!!!!Só em S.T.P.! Este já devia estar na rua a muito tempo! Ministro palhaço e esquemático! Quer confundir as pessoas, malandro!!

  27. Hosny Satos

    24 de Maio de 2013 as 11:40

    Quem sempre trabalha bem é o primeiro a ser atacado com falsas denuncia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo