Incidente fronteiriço entre Taiwan e Filipinas

Importante parceiro de São Tomé e Príncipe há cerca de 16 anos, Taiwan tem estendido às suas mãos ao povo são-tomense nos momentos de alegria e de infortúnio. No início de Maio um navio de pesca de Taiwan foi abatido pela guarda costeira das Filipinas. O governo de Taiwan está condoído com a situação e pede justiça.

O barco de pesca de Taiwan, designado “Guang Da Xing” operava nas águas contíguas do seu país com as Filipinas. A um navio da guarda costeira das Filipinas, perseguiu a embarcação taiwanesa durante uma hora, e depois segundo a representação diplomática de Taiwan em São Tomé, a marinha Filipina abriu fogo contra o indefeso barco de pesca. «Fizeram 50 disparos que perfuraram o barco de pesca e provocou a morte de um pescador que se chama Hong Shi-cheng», explicou o embaixador de Taiwan em São Tomé.

Segundo a embaixada de Taiwan, o executivo de Taipei, exigiu pedido de desculpas formal, a indemnização às vítimas do ataque, e a punição severa dos autores do ataque. E abertura imediata de negociações com vista a delimitar a zona de pesca na fronteira marítima entre os dois países.

O Governo das Filipinas respondeu com um pedido oficial de desculpas, tendo manifestado «profundo arrependimento e pedido de descupas à família do Sr. Hong Shi-sheng, bem como ao povo de Taiwan sobre lamentável e não intencional da perda de vida», refere a embaixada de Taiwan.

No entanto a reperesentação diplomática em São Tomé, diz que o seu governo, tomou conhecimento do pedido de desculpas, «mas não aceita a caracterização de morte do Sr.Hong como não intencional», frisa..

O incidente na fronteira marítima entre os dois países asiáticos, está a provocar tensão. Taiwan decidiu proibir a entrada de emigrantes filipinos no seu território. Diariamente 3 mil filipinos entram em Taiwan em busca de melhores condições de vida. Actualmente segundo a embaixada de Taiwan 800 mil Filipinos vivem e trabalham na chamada Ilha Formosa.

Note-se que o continente asiático está infestado de conflitos fronteiriços. Recentemente tensão subiu bastante nas relações entre a China Popular e o Japão por causa de umas ilhas fronteiriças, reclamadas por um e outro país. Os próprios filipinos também têm desavenças com a China Popular, por causa da fronteira marítima.

Abel Veiga

  1. img
    Coisa Séria Responder

    Somos ingratos. Agora que a tendência é pedir esmola a China Popular imaginem só se vamos reconhecer alguma coisa.

    Os nossos amigos Taiwaneses contam é com a solidariedade do povo que viu baixar a morte no pais por causa do paludismo.
    A luta continua.

  2. img
    osvaldo pereira Responder

    tela-non,qual é o objectivo desta noticia?
    nós santomenses estamos preocupados com um navio taiwanês que foi abatido?!!!!
    sera que nós fomos noticia em taiwan quando os nossos navios se afundaram levando consigo vidas de muitos irmãos e filhos nossos numa viagem de sâo tome ao principe,taiwan da a SÃO TOME E PRINCIPE uma megalha daquilo que SÃO TOME da a taiwan,SÃO TOME reconheceu taiwan como paìs soberano e o que vemos de apoio taiwanês são micro-projetos,,,
    sr Abel,respeito o seu trabalho sinto-me ofendido com a importancia que voçê esta a dar a isso.

  3. img
    osvaldo pereira Responder

    migalha quis eu dizer.

  4. img
    loqueto iambongo Responder

    uma porcaria de notícia.
    Acham mesmo que isto é notícia para aparecer aqui?!!
    Alguém pediu para telanon dar graxa a taiwan…só pode ser.
    Quando ocorre naufrágio na nossa terra…tb é notícia em taiwan!?…Não acredito.
    Bajuladores.

  5. img
    loqueto iambongo Responder

    telanon não tem assunto para fazer notícias e faz-nos consumir noticias da treta!
    Porque isto para mim não é notícia para este forum.
    Muito precários.

    • img
      Medusa Responder

      já ouviu falar de noticias internacionais? ou pensa que o mundo gira só a volta de São Tomé? caso esta notícia não lhe interesse , faça exactamente como se faz ao jornal , e vire a pagina , só leia o que lhe interesse , pois não é obrigado(a)

  6. img
    DESABAFO SÉRIO Responder

    É engracada, quando os líderes politicos, cometem atrocidades como essas em nome do seu povo ou Nacao.

    Como é possivel que devido a polémica de delimtacao de fronteira marítima, se tire a vida a um homem inocente?

    É por essa e por outras que o Mundo caminha ao passo que vai, por isso é que, quando algum líder um dia me pedir pra ir guerrear por ele, nao irei. Pois ele que vá primeiro. Porque depois, só mandam córoa de flores ou pedidos de desculpas formais e pomposas em palavras.

    Sabe-se lá, quantos filhos tinha o homem pra criar…!? Sabe-se lá como está sua familia doravante…!?

  7. img
    Africano Responder

    Isto é o Abel a pedir indiretamente alguma “esmola” ao Embaixador de Taiwam,

  8. img
    madalenas Responder

    Sinceramente, não é publicada a noticia do jovem abatido a tiro , pela policia, em detrimento colocam essa noticia. Este jornal é muito lido, e por causa disso merece um Diretor.
    Uma vida, por uma vida. Danos materiais, por amor de Deus. ~
    Os valores se perdem de verdade absoluta. Adelino Isidro foi devorado pela CSocial.
    Dois pesos duas ,medidas.

  9. img
    DA TRINDADE Responder

    concordo com os sr.osvaldo e a sra. madalena esses paises so aldrabam stp vão e constroiem um wc e os responsaveis ficam todos satisfeitos ,meus senhores nos queremos paises que vão a stp para desenvolver a terra como a china popular ,queremos estradas , pontes , escolas ,predios, hospitais e não essa brincadeira de taiwan.

  10. img
    zeme Almeida Responder

    Santomenses sao mesmos {INGRATOS}de natureza.A desgraca bateu a porta a um País,que tem nos dado grandes ajudas ,muitos acham que o Jornal Tela-Non nao deveria fazer passar estas noticias?Meus irmaos deixemos de ser hipocritas.

  11. img
    zeme Almeida Responder

    Ja se esqueceram dos DOLLARES Taiwaneses?

  12. img
    madalena Responder

    Chuvas intensas têm assolado, Angola, país irmão. Sobretudo com danos incalculaveis, em Luanda, perdas de vidas humanas. Em nenhum momento isso foi noticia. Convenhamos!!!
    Os filipinos tiram pão da nossa boca. Construiram hotel, aeroporto, casa de Herlinguer, etc quando podia ser o sao tomense a receber estes dolares todos. Afinal!! memoria curta!!
    Taiwam não nos faz favor, antes pelo contrario. Somos “pobres”, contentados desde 1975, “ka lá lá ka inhé”

  13. img
    ERC Responder

    Como santomense, esta noticia não me aquece nem me arrefece. Quero saber sobre os casos GGA, STP trading, o senhor Adelino Isidro que cortou a perna de um ciddão por causa de uma pinha de banana, e outros publicados outrora por esse jornal!

  14. img
    teu tio Responder

    Pelo respeito que tenho por si, mas esta noticia tem pouco interesse para nós.
    O disparo de um navio Filipino a uma embarcação Taiwanesa em que resultou na morte de um marinheiro Taiwanês, cuja desavença os dois Países devem encontrar forma para os solucionar, o que temos a ver com isso? Varias famílias sem pão para comer, santomenses que morem todos os dias nos hospitais por falta de medicamento ou a devida atenção por parte dos profissionais de saúde, casos de pedofilia, entre outros males que diariamente acontecem no nosso País, para serem noticiados o tela non publica esta noticia…convenhamos!!! Fora do nosso espaço, nos Países africanos de expressão portuguesa cuja ligação é de irmãos todos os dias registam-se acontecimentos que mexe com o nosso sentimento e que despertam mais a nossa atenção, pela proximidade e solidariedade de longa data, Filipinas e Taiwan está fora da nossa linha e um acontecimento em que resultou a panas um morto. Por favor, seja mais profissional Tela-non.

Deixe um comentario

*