Política

Ministra da Justiça recusa permitir que São Tomé e Príncipe se transforme num narcoestado

Edite Ten Jua, que assistiu na segunda – feira, a queima de drogas que foram apreendidas pela Polícia de Investigação Criminal, garantiu empenho do governo na luta para impedir que as ilhas verdes de São Tomé e Príncipe, chamadas também de maravilhosas, se transforme num narcoestado.

A avalanche da Droga no país nos últimos 2 anos, ameaça os alicerces do Estado de Direito Democrático. Exemplos disso são conhecidos na África Ocidental.

Os dados sobre o consumo da cannabis e da entrada e passagem da cocaína no território nacional, a partir de finais de 2010, preocupam o Governo que decidiu queimar drogas apreendidas pela PIC desde 1995, para demonstrar a sua determinação em dar luta. «Hoje é um dia importante para São Tomé e Príncipe e para a Justiça em São Tomé e Príncipe. O facto de estarmos aqui a fazer a queima esses estupefacientes é um sinal claro da nossa luta contra o trafico de Droga em São Tomé e Príncipe, e a recusa de permitir que São Tomé se torne num narcoestado», declarou a ministra da Justiça na lixeira da Penha onde as drogas foram queimadas.

Foram 11 quilos de Haxixi apreendidos em 1995, 2 quilos e 400 gramas de marijuana também em 1995, e 250 gramas de medicamentos contendo heroína apreendidos no ano 2010. Drogas avaliadas em 500 mil dólares. Tudo lançado ao fogo, numa demonstração de que o executivo não quer conviver com drogas.

A Ministra da Justiça prometeu agir no sentido de apetrechar a PIC com meios para lidar com o trafico de droga. Apesar das limitações financeiras, a Ministra da Justiça, disse que algo deve ser feito, mesmo com recurso a cooperação internacional.

Abel Veiga

39 Comments

39 Comments

  1. Só com Cristo

    28 de Maio de 2013 at 9:32

    Foi dito no telejornal que algumas drogas que foram queimadas datam dos anos 90. Não nos venham trazer linguagens que ferem a nossa moral e a honra deste povo, falando de narco estado!! Não seremos nunca um narco estado, minha senhora! A senhora ministra e o seu governo não têm nada que fazer, isto é uma verdade, por isso vão indo de vez em quando a lixeira queimar alguma coisa!E a droga queima-se assim?!! Isto é um acto perigoso que ameaça a saúde pública!

    • Cidadão Nacinal

      28 de Maio de 2013 at 10:08

      Você deve ser um dos traficante português,ignorante patético não sabes o que estas a falar,em portugal não queimam para voltar a colocar outra vez no mercado ao fim de alimentar os partidos políticos, por isso que foram fazer acordos com os Colombianos oferecendo boas condições de investimento em portugal.

      Existem Santomenses em portugal a viverem a custa desta desgraça e que viajam para São Tomé com este objectivo,os preguiçosos de vida fácil que alimentam os corruptos portugueses.

      A expulsão da Embaixadora de portugal em São Tomé seria um boa Decisão, porque está a fazer politica contra STP por ordem de Lisboa do partido socialista que não está no poder,mas tem tido influencia pela aprovação da lei suja dos animais selvagens.

      Cuidado com as sabotagem partindo de
      Lisboa, toda bagagens devem ser passada a pente fino ao fundo as malas de mãos , rigor e transparência será a Vossa eficiência e eficácia.

      Não têm medo sejam fortes nas Vossas decisões vai em frente muda o destino deste país desmarca dos corruptos, nacionalize Hegino Correia dos Santos esta nas mãos dos corruptos de Lisboa ,retira o 27% do Banco Internacional de STP na posse da Caixa geral dos Depósito coloca a venda ao Banco Africano.

      Cuidado com a Água em STP os sabotadores estão lá abrem os olhos.

    • Pléto Lúlúlú

      28 de Maio de 2013 at 13:18

      Ao Cidadão Nacional ….Estas acusações que faz a Portugal e à sua Embaixadora, a coberto do anonimato, são muito graves e cobardes. Eu também posso dizer que você é ladrão e traficante de droga, mas não vou por aí, porque nem sei quem você é, nem tenho provas. Ninguém sabe quem eu sou, É preciso provar as acusações que você faz. Admira-me que o coordenador deste Jornal Digital, deixe passar um comentário destes. Você deve ter um ‘ódio’ de estimação a Portugal e aos Portugueses, pois só diz asneiras. Mas felizmente ‘vozes de burro’ não chegam ao Céu.

    • Jose antoino

      28 de Maio de 2013 at 13:37

      o sr cidadao nao deve ser um ser racional deve ser outra coisa.

    • Ricardo Bom Jesus

      28 de Maio de 2013 at 14:09

      Acho que o sr cidadao nacional deve estar metido nessa historia de drogas, so me resta saber com que estatuto.

    • Cidadão Nacinal

      29 de Maio de 2013 at 19:19

      Não estou metido no estupefaciente e nunca fui, mas sim, dois cidadãos Santomenses vindo de Angola para Lisboa (Amorim mecânico e Luis),e outro que estava F. Xavier Neto casado com a Caboverdiana Isabel Neto em cúmplice com a organização de burla em cumplicie com o funcionário do Estado,pela perseguição desde 1º dia que sai de STP 15.10.1991, com uma vida organizada, os invejosos vieram á minha casa comer e beber, com objectivos definidos distribuir-me , ao favor de terceiro,tentaram envolver-me não conseguiram e levei o caso ao Tribunal a 6 anos sem resolução,poder politico têm responsabilidades,utilizaram forças poderes ocultas para destruir a minha pessoa,fui perseguido nos dois empregos por assédio moral,difamação, falsidade e mentira,com destruição da família , filhos contra como é a cultura portuguesa ,quando não podem com o pai atacam os filho partido a perna aos dois pela maldição instalada, a revolta de tanta injustiça instalado neste Concelho da Amadora 22 anos neste país a 7 anos de tristeza e revolta de tanta injustiça os 18.000,00€ são financiamento obtido para criação do próprio emprego gatunos com cúmplice sabiam da minha vida organizaram tudo para destruir-me.

      Eu falo revoltado, porque fiz tudo para que esta situação não atingi-se este ponto, recorri todos tribunais 14 processos 22 a 23 Advogados nomeados com sucessivos Arquivamentos, recorri, Todo Orgãos da Soberania Nacional(Presidente da República portuguesa, Procurador Geral da R.P, Provedor da Justiça Portuguesa, Provedor da Justiça Europeia Partidos Políticos Portugueses, há cúmplice políticos por de trás é a realidade todos sabem, o Racismo e Xenofobia complicou a situação.

      Todos Orgãos de Soberania de STP Políticos
      Santomense , o Patrick Trovoada tinham conhecimentos de perseguições a minha pessoa por causa desta queixa que afectou
      certas individualidades , eu tenho a minha consciência firme , sempre trabalhei na minha área profissional com rigor,e muitas horas de trabalho e ganhava bem, os invejosos fizeram tudo para destruir-me.
      A escrita anterior foi de revolta da maldição que fizeram para partir a perna a Estudante na praxe.

      É a revolta de um Pai pela tanta injustiça, sempre estudei trabalhei para valorizar os meus conhecimentos.

      Portanto estupefaciente em São Tomé é jogada suja de determinadas pessoas, tende haver um politica forte entre os países da CPLP.

      Fiz aquele comentário pela revolta de tanta injustiça se fosse um cidadão português em São Tomé e Príncipe de Certeza que a Embaixada Portuguesa resolvia o problema do seu Cidadão.

      Eu apresentei uma Proposta ao Supremo Tribunal de Justiça com indicação ao PR,ao uma ao PM e ao B.E.S.T.P com uma Exposição Contratual de Empréstimo para regresso ao Meu país, o Srº Alcino Silva foi manipulado pela força interna Portuguesa para bloquear o meu regresso, para ver se liquidam a minha pessoa, nenhum país tem o direito de tratar desta forma um cidadão até dizem que sou carne de cavalo, porque fizeram tudo para aniquilar a minha pessoa.

      Há muito que falar , só peço aos meus conterrâneo que mudam de atitude de má-fé.

      Tenho a firma certeza de que irei regressar ao meu país, Trabalhar e viver a vida e esquecer do passado.
      Eu sempre dei a cara nunca escondi a ninguém porque não tenho nada a temer.

      A falta de competência e de estrutura em portugal para resolver este tipo de conflito, tanto é que eu dei muita indicação ao Governo Português, para que a situação atenua-se.
      Só quando a situação toca na nossa pele é que sentimos.

    • Pléto Lúlúlú

      30 de Maio de 2013 at 18:42

      Sr. Cidadão Nacional …. O seu 2º comentário é bastante ‘confuso’ e é tão longo e cheio de ‘acusações’ às Autoridades Portuguesas e Santomenses, que lamento dizer, fiquei sem peceber ‘nadica di nada’. Mas mesmo não percebendo nada, sou solidário com toda esta confusão em que o Srº. diz que está envolvido. Lamento sinceramente.

    • rancataco

      28 de Maio de 2013 at 14:21

      Cidadao nacional nao confunda as coisas por favor … tome juizo .

    • Barão de Água Izé

      28 de Maio de 2013 at 19:59

      Para Cidadão Nacional: você pela sua engenhosa e insultuosa imaginação deve ser um dos culpados da desgraça que caiu em STP no pós-independência.

    • sotavento

      29 de Maio de 2013 at 6:39

      Sr.Cidadao nacional
      Mesmo vivendo em democracia temos que ter muito cuidado com o que dizemos.Temos que ser ponderados responsaveis sensatos porque o feitico pode virar contra o feticeiro.O sr. faz acusacoes gravissimas e reza a Deus para que nao tenha problemas.Ha que ter bases e fundamentos solidos para tecer consideracoes e para comentar assuntos delicados como o narcotrafico.
      Com todo respeito

    • Santomé Plodôsu

      29 de Maio de 2013 at 14:20

      Senhor Cidadão Nacional, o sr. não estará sob o efeito dalguma droga ao proferir semelhantes acusacões contra Portugal e a sua Embaixada?

    • luisó

      29 de Maio de 2013 at 15:28

      Ao cidadão nacional:
      muito baixo e muito preconceituoso.
      Sem mais comentários…

    • tela d' ine

      28 de Maio de 2013 at 21:31

      E simplismente lamentavel a tentativa do Director desse PASQUIM/JORNALECO Sr Abel Viegas e do seu tela Non usando todos os golpes baixos para colar ADI a droga. Na outra peça ele usou “nos ultimos 2 anos” N vezes para fazer crer que so nos ultimos 2 anos ha droga em STP. Pior ainda e usar a droga que entrou no Pais desde 1995 como pedra de arremesso contra ADI. A droga sempre existiu em STP e claro que a tendencia é aumentar como tudo nessa vida. No anos 90 havia um aviao ligado a um grande empresario nacional que entrava todas as semanas no nosso aeroporto cujo a mercadoria nao era controlada e todos sabemos disso. Antes de ficarmos aqui com esse “Faits divers” que todos sabemos que nao vai dar em nada porque e um poco sem fundo, Tela Non devia e se preocupar com coisas palpaveis que doi no dia a dia dos Sao Tomenses como por exemplo o negocio de arroz que foi denunciado por ADI e que envolve mais uma vez o vosso patrao Delfim Neves. Se ha droga em STP tratem de controlar afronteira que e a unica porta de entrade que todo o resto e so bla bla bla.

    • Téla Nón

      28 de Maio de 2013 at 23:12

      enfim….

  2. santola

    28 de Maio de 2013 at 10:13

    alguem mi responde.- qual país que desenvolveu licitamente, sem o negocio sujo?

    • Lupuye

      28 de Maio de 2013 at 13:26

      Oh Santola, Voce quer me dizer que esta de acordo a que o nosso pais se transforme em plataforma giratoria de drogas so para ver o pais avancar? Sabes das consequencias que o consumo das drogas tem para a nossa populacao sobretudo a camada mais vulneravel, os jovens e os mais pobres? Basta ver o que esta a acontecer agora, os assaltos a maos armadas, violacoes de criancas e jovens, roubos, etc, para teres uma ideia do que pode advir dessas drogas. E preferivel que continuemos pobres mas com o coracao limpo do que virarmos ricos mas todos drogados. Pensa homem de Deus!

    • santola

      29 de Maio de 2013 at 9:55

      SIM, porque nós estamos numa politica de nem eu me explico nem tu me entedes.- claro sim

    • de CEITA

      30 de Maio de 2013 at 10:46

      Essa é boa, será que existe pobre com coração limpo? A pobreza é doença,tal como a toxicodependeência é, falo porque sou pobre. Concordo plenamente com o Santola. As grandes economias de hoje são o resultado de comercios ilegais incluiondo, o da droga. Deixemos de hipocresias, é como os senhores ricos deste país, são o que sõa hoje( grande parte deles) a custa de roubo ( do povo) e outras coisas ilicitas.

  3. Cova Agua 2

    28 de Maio de 2013 at 10:19

    Afinal, a droga está cá desde anos 90?

    Então, Era Governo do ADI e de Patrice Trovoada que estava a Governar desde anos 90?

    Será que a quantidade queimada era mesma a que estava apreendida?

    Senhora Ministra, ajuda o Gabriel e seu Governo a mentir.

    Fizeram crer que o Governo de Patrice Trovoada é que tentou fazer de STP um narcoestado. Ontem, ficou claro que há droga desde 90 a entrar.

    Outra coisa. Queremos ouvir as vozes da Senhora bastonária da ordem dos advogados e a são deus lima, sobre o caso da morte de um motoqueiro provocado por um agente da PIC.

    Queremos carta na mesa sobre esse assunto.

  4. Cova Agua 2

    28 de Maio de 2013 at 10:22

    A criminalidade é defendida por pessoas da nossa praça. Celiza, por favor venha criticar esse acto macabro. São Deus Lima, critica esse acto, que não aconteceu nos últimos dois anos, mas sim há cerca de 2 semanas.

  5. santola

    28 de Maio de 2013 at 10:25

    sabem quem tem o negocio da droga e trafico do mercúrio da zona SUL em STP? os dito dirigentes do povo envolvendo altas individualidades do País, e assim se vão desenvolvendo inlicitamente comprando carros de GAMA

  6. Cova Agua 2

    28 de Maio de 2013 at 10:35

    Essa MInistra é mesmo bonita. Tem olhos chinês. Eu Gosto dela.

    MAs não suporto vê-la junto de Gabriel Costa ou do Ministro baixinho das finanças. Esses estão a disgraçar o país e vão tirar a beleza da minha boazuda Mniistra.

  7. Mutante

    28 de Maio de 2013 at 10:46

    Essa é mesmo boa.

    Ministra, não queime tudo por favor.

  8. Bota

    28 de Maio de 2013 at 11:42

    O Governo do Sr PC e Sr Gabriel Costa esta a contar povo anedota no nosado. A culpa,também é nossa, vocês votarão para este Sr de Nome Pinto da Costa que vez toda sua campanha a enganar povo que mudou, que no tempo de 15 anos,ele só pagava fama de outro,pk o regime era único;;enganou povo, ganhou e agora e Ta a fazer vingança.os três,que Ta a reabilitar as suas Residências :Pinto D Costa,Gabriel Costa,Alcino Pinto.

  9. Telavive

    28 de Maio de 2013 at 12:06

    Menina jovem bonita a faltar a verdade. Politica em S. Tomé não presta!

  10. sun sun sun

    28 de Maio de 2013 at 13:12

    Desde que a vi pela primeira vez, perdi-me pelos seus olhos de chinesa.

    No entanto, me parece que politicamente falando, a senhorita tem tomado o caminho dos que nao teem credibilidade e só arrastam o país na miséria.

  11. Pedro Rochinha

    28 de Maio de 2013 at 14:04

    realmente o sr cidadao nacional nao deve bater certo.

  12. horacio semedo

    28 de Maio de 2013 at 17:45

    Francamente estamos de mal a pior. “Foram 11 quilos de AXI apreendidos em 1995, 2 quilos e 400 gramas de marijuana também em 1995, e 250 gramas de medicamentos contendo heroína apreendidos no ano 2010. Drogas avaliadas em 500 mil dólares.” Meus senhores, tanto o Tela Non como a dita ministra andam todos desnorteados. Essa quantidade de droga avaliada em 500 mil dólares? Voces sabem quanto dinheiro sao 500 mil dólares? Narcoestado? Drogas dos anos 90? Gente haja paciencia. Nunca ouvi tanta asneira. Por favor, façam o trabalho de casa antes de abrirem a BOCA.

    • nene

      29 de Maio de 2013 at 17:31

      Por ver pessoas que pensam como eu, faz-me pensar que tal como eu, aqueles que não deixam a política, o interesse próprio, a falta de humanismo, etc invadir o que traz como herança e boa formação, poderão fazer o bem para essa nação que tanto precisa. Obrigado Horacio semedo

  13. horacio semedo

    28 de Maio de 2013 at 17:49

    E AXI escreve-se HAXIXI.

    • Téla Nón

      28 de Maio de 2013 at 20:31

      Muito bem, está corrigido

    • luisó

      31 de Maio de 2013 at 21:27

      nem uma nem outra é haxixe.

  14. bostoner

    28 de Maio de 2013 at 18:25

    eu fico muito fodido quando vejo essas informacoes droga bandidos a roubar a desflorestar assaltar em saotome eu deveria ser criminologo de saotome eu resolveria isso em 2 meses se for para utilisar forca de braco eu utilizaria desde o maior culpado ate o pequenino uma lavagem geral

  15. Original

    28 de Maio de 2013 at 18:38

    Drogas apreendidas desde 1995 e queimadas em 2013 isto é depois de 18 anos.Pergunto:
    porquê que reteram este produto tão perigoso durante este período sabendo que poderia servir de tentação às pessoas que as guardava? Como é que estas drogas estavam guardadas?A mesma quantidade que foi queimada foi a mesma que foi apreendida? De 1995 para 2013 não houve mais apreensão?Então quer dizer que está-se a consumir mais droga e utilizadores estão mais espertos que os polícias e agentes.Não vale a pena vir a televisão dizer que o consumo de droga aumentou e sem também dizer que tem havido um maior controle nas nossa fronteiras e pessoas consideradas potenciais fornecedores.Não devemos esquecer que os assaltos e crimes
    violentos têm droga por detrás e já estamos a ver esta situação no nosso país.

  16. carvalho

    28 de Maio de 2013 at 19:06

    olha a senhora Ministra que quero colocar meio na PIC, KKKKK olha a pic existe a mas de 20 anos n tem arma, algema, laboratorio criminal. luvas, colete prova de bala, computadores, papel, empresora …..olha muita coisa que falta na Pic paralem da miseria que os funcionario recebem como salario. olha senora ministra deve fazer mas rapido possivel porque os furtos, assaltos, entre outros crime esta aumentando em STP. Cada vez mais. olha meus caros amigos população em geral os agentes da PIC estão muito revoltados com muita comversa dos governos que passam . todos promete e promete e na pratica nã faz nada e nada cada dia os agentes da PIC esta mas pobre e com divida e só divida ….devem investigar para saber bem como é a PIC….QUE UM DIA DEUS ILUMINA A PIC DE VERDADE

  17. Ralph

    29 de Maio de 2013 at 7:11

    Concordo que voces devem lutar contra o trafico das drogas. Enquanto todos os paises no mundo enfrentam problemas com drogas, e importante que a luta esta mantida. Isto e porque muitos dos crimes mais serios podem ser ligados ao trafico de drogas. Se nao vencer a guerra contra as drogas, o vosso pais pode entao atrair outros criminosos como eles vem acreditar que o pais seja um alvo facil. Boa sorte!

  18. luisó

    29 de Maio de 2013 at 15:21

    (…Foram 11 quilos de Haxixi apreendidos em 1995, 2 quilos e 400 gramas de marijuana também em 1995, e 250 gramas de medicamentos contendo heroína apreendidos no ano 2010. Drogas avaliadas em 500 mil dólares. Tudo lançado ao fogo, numa demonstração de que o executivo não quer conviver com drogas…)
    Só isto?
    Se fossem toneladas como é em Portugal e Espanha por exemplo, aí ficava preocupado.
    2 quilos e pouco de cannabis em STP?
    Grande exemplo de apreensão…
    Deixem-se de filmes para a TV e façam leis para combater o grande tráfico que o resto é paisagem natural.

  19. Toni

    29 de Maio de 2013 at 20:00

    Senhora Ministra faca o seu trabalho e deixe as demagogias… STP não tem qualquer nível de segurança , seja por ar seja por mar. Se os narcotraficantes quiserem pode ter a certeza que transformam Stp num Pais de passagem de droga. Agora relatar situações de há mais de 10 anos, tenha do. STP só não e Pais de narcotrafico porque tem ligações exíguas com o resto do Mundo.

  20. madalenas

    29 de Maio de 2013 at 23:41

    A questão de droga não falo, apenas sei que todo o cuidado e pouco.
    Não meto nisso, vida fácil nunca tive. Trabalho de sol a sol, para viver e vivo bem, graças ao Pai eterno.
    Este titulo, outra vez. A ministra recusa…, podia ser melhor

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top