Política

PCD apoia a proposta do PR que visa uniformizar as eleições autárquicas, regional e legislativa

Para o PCD era de esperar o adiamento das eleições autárquicas e regional. Com cadernos eleitorais suspeitos, as eleições não seriam credíveis, e mais grave ainda seria a exclusão de milhares de eleitores, por causa da não realização nos últimos 3 anos do recenseamento eleitoral.  

Sebastião Santos, vulgo Bidão, membro da direcção do PCD, em nome do partido considerou que era de esperar a decisão tomada pelo Presidente da República em adiar as eleições. «As condições não estão criadas para a realização dessas eleições, quer do ponto de vista técnico, e, sobretudo do ponto de vista técnico, porque as eleições ao serem realizadas, elas devem proporcionar estabilidade, seriedade, transparência e procurar isentar no máximo, potenciais clivagens e reclamações, para que os resultados não sejam questionados por ninguém e que a democracia ganhe», frisou.

Sebastião Santos, prossegiu «a explicação do senhor Presidente é convincente e, aliás, é a realidade objectiva. Não se tem feito o recenseamento eleitoral  já de algum tempo a esta parte, quer dizer que constitucionalmente marcar as eleições sem que os cidadãos que já têm 18 anos estejam inscritos para votar, esta-se a coarctar um direito que a eles assiste».

O PCD recordou as declarações do Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, segundo as quais os cadernos eleitorais em vigor são suspeitos. A base de dados do sistema eleitoral, excluiu vários eleitores e há casos de duplicação de eleitores. Situação que por si só, segundo o PCD, poderia exigir o questionamento das últimas eleições realizadas no país. «Mas os erros não devem ser repetidos. O PCD acha correcta a decisão», precisou Sebastião Santos. .

As proposta de realização das eleições locais em simltâneo com as legislativas, agrada ao PCD. «O próprio PCD já interpôs um processo de revisão constitucional, que tinha como um dos objectivos, provocar alterações a nível da constituição, visando a  uniformização das eleições. Um país como nosso que está até então de mãos estendidas não pode nem deve estar de mãos estendidas nas coisas que ele pode melhorar», justificou.

Abel Veiga

    10 comentários

10 comentários

  1. alvaro lopes

    30 de Maio de 2013 as 11:52

    Caros leitores do tela non bom dia. Reconheço que sua Exa o sr presidente da república Dr Manuel Pinto da Costa tinha que adiar as eleições, mas não orientar o governo no sentido de conseguir meios para a comissão eleitoral nacional realizá-las ainda este ano é politicamente suspeito e propor aos partidos políticos a realização de eleições legislativas Aut. e Reg em simultâneo, é violar a lei e a constituição, não pode ser assim agora. Tinha que ser num momento calmo periodo sem eleições para se rever a constituição e estou de acordo que a diáspora também deve votar. Meus senhores políticos, calma, cabeça fria e ponderação, pensem no povo e não nos vossos interesses pessoais. O país é de todos nós, vamos resolver os problemas e viver em harmonia, de uma vez por todas, porra homem!Desculpem-me se ofendi alguém!

  2. HLN

    30 de Maio de 2013 as 12:05

    Sinceramente, será uma repitição daquilo que o PR, justificou, MLSTP, relembrou, e assim vamos nós, como disse anteriomente agora nos convem dizer assim, vamos dizer. PCD é o pior partido politico que existe na nossa praça,funciona de forma indentica como a profissão mais antiga do mundo.

  3. Visionário

    30 de Maio de 2013 as 14:39

    Este homem barbudo e … é um esquizofrénico! Não tem noção do que diz! O PCD é um partido gerador de corruptos, muito por culpa dos actuais dirigentes seus! É um partido de comerciantes e corruptos! Ora, ele disse na sua entrevista a RDP-África, que era bom que se realizasse as eleições todas em simultâneo. Este senhor, no referendo de 1991 ele mesmo, penso eu ter votado no regime pluripartidário. Ele foi um dos grandes críticos do regime autoritário e único, do período que antecedeu ao de 91.Foi um opositor implacável do Pinto da Costa. Auto proclama-se constitucionalista o que de nada percebe! Se temos o mandato constitucionalmente definido para o presidente da república(5 anos), para o poder legislativo(4 anos)e para os poderes autárquicos e regional (3 anos), não vejo a possibilidade de se realizar eleições todas elas em simultâneo!!!!!!Ora, se se pretende alterar todo esse figurino, não é algo que se faça de ânimo tão leve e que aborde de forma tão leviana como este senhor faz!!!! Como está no poder (ele e o seu partido) a roubar para sustentar o partido, então lhe convém que se adie as eleições, nem que seja até 2016 para poderem resolver os seus problemas e do seu partido, que está em queda livre! Estão a imaginar se fosse PCD na oposição e que isto estivesse a acontecer!!! A gestão danosa que ele fez quando administrava a empresa agrícola Água Izé é que devia vir a ribalta, para responder judicialmente dos males que fez a este país! Seu corrupto!

  4. E. Santos

    30 de Maio de 2013 as 15:42

    Só de ouvir falar em PCD apetece-me vomitar…digo-vos. Olhar para cara destes camaradas então….nem posso.
    Mas um dia vocês hão de pagar a desgraça que estão a fazer este POVO passar. O nosso dinheiro do passeio, o dinheiro da doca, o dinheiro das estradas que tanta falta nos faz agora para as eleições, a manteiga podre que comemos, o leite impróprio que bebemos e agora o arroz amarelo que estamos a ser obrigados a consumir a preço de ouro???? Uam já mé, não tenham dúvida.
    O Homem manda com o tempo e Deus manda para sempre. O ciclo da vida já provou que não há mal que nunca acabe.Um dia havemos de conseguir combater o vosso mal.

  5. horacio semedo

    30 de Maio de 2013 as 19:12

    Mas esse toma banho mesmo? Tipo cheira mal de tanta corrupção. Desculpem mas nao consegui me conter. Haja paciencia.

  6. Toni

    30 de Maio de 2013 as 19:29

    Da jeito não êh?

  7. sun sun sun

    30 de Maio de 2013 as 19:53

    Admrá-me hoje em dia a tua postura Bidao, pois na tua juventude andaste num caminho melhor, do qual um dia te arrependerás de nao te teres mantido nele. que é o caminho ha honestidade. quem te viu e quem te ve. foste uma pessoa muito honesta e cortez antes de entrar nessas andancas de…

  8. graca

    30 de Maio de 2013 as 22:50

    por favor….
    olhem bem para cara dessa desgraça…
    alem da podredao tem cara de bebado
    pertence ao grupo do lixo político

  9. malebobo

    31 de Maio de 2013 as 8:04

    só de ver este senhor, digo com toda sinceridade,em termos politicos este homem n~~ao vale nada e nem sabe o diz

  10. Jujú de cajú

    31 de Maio de 2013 as 11:03

    Outros bebem sua cacharamba e Bidão é que chora!

    Esse porco de mato deve ir para mato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo