ADI diz que o Presidente da República não consegue viver em democracia

Levy Nazaré, Secretário Geral da ADI, considera que o pronunciamento do Presidente da República à nação, provou que Pinto da Costa não quer marcar as eleições autárquicas e regional. ADI considera que o Chefe de Estado tem medo das eleições.

ADI, maior partido político na oposição, acusa o Presidente da República de não ter exercido toda a sua influência para que os problemas que imperam a realização das eleições fossem resolvidos. «Ficou demonstrado que o Presidente da República, não quer marcar as eleições, tem medo das eleições, não consegue viver em democracia», declarou o Secretário Geral da ADI.

Presidnte da República tem tanto medo das eleições, que na perspectiva da ADI, não nfluenciou suficientemente para que os problemas fossem resolvidos. E o povo ficou amordaçado. «Como ele próprio disse o povo só manda nas urnas, e o povo está a espera de expressar a sua vontade nas urnas. Não pode estar com desculpas de adiar constantemente as eleições», enfatizou o Secretário Geral.

O adiamento das eleições locais e regional, irritiou ADI, que 6 meses depois de ter caído do poder, após a aprovação de uma moção de censura pelo parlamento, teria nas eleições locais a oportunidade para provar a imensa popularidade que vem apregoando desde Dezembro do ano passado, altura em que o seu governo caiu, tendo exigido eleições legislativas antecipadas com a garantia de que ganharia com maioria absoluta.

Os graves problemas técnicos na Comissão Eleitoral que vieram ao público mais tarde, com destaque para adulteração, supressão e duplicação dos nomes dos eleitores, demonstram também que não haveriam condições para a realização das eleições legislativas antecipadas exigidas pela ADI após a queda do seu governo.

Abel Veiga

  1. img
    Trabalhador Responder

    Sr. Levy Nazaré,e o seu bando do ADI, só sabem viver a custa das Eleições, Por isso essa frustração toda com o adiamento das Eleições

    • img
      Araújo Lima Responder

      Pode ser que tenha razão, ninguém conhece dos malfetores politicos, costuma-se dizer na nossa lingua materna que: «uê bê uê, uê na bê cloçon fá» CUIDADO MEU CARO AMIGO…

  2. img
    Principe Responder

    Embora não ser justo o que Pinto da Costa esta fazer, so quero dizer o seguinte para o ADI.. É Bem feito porque os Sr não tinham nada de entregar o poder de mão beijada agora ficam a mereces desse velho que encanou todo mundo e não vale o chão que pisa.

    • img
      Mutante Responder

      Meu caro, você é do MLSTP ou do PCD.

      Como se explicar a moção de censura que derrubou o Governo do ADI. O poder foi entregue como? Patrice Trovoada demitiu-se? Não. Derrubaram-no através de moção de censura.

      Santa paciência. Só tu e alguns ignorantes da república é que sentem coragem de dizer que o ADI entregou o poder.

      ADI tem minoria no parlamento. Mesmo com Evaristo ADI não passava dos 26 contra os 29 deputados da oposição.

      Logo, cara ou caro são-tomense. ADI não entregou o poder. O poder foi entregue a GABRIEL cOSTA, mlstp, pcd E mdfm.

      fUI

      • img
        sabedoria Responder

        meu caro mutante
        Tens que ser mais esperto. Então quando caiu o ADI Pinto pediu ao Patrice para indicar um outro primeiro Ministro e ele não aceitou poruqe ninguem no ADI pode estar a cima dele. Não é verdade? Voces estão cá a mandar bocas e o Patrice está em caiscais numa bela manção a enviar-vos gorgetas. Que vergonha

        • img
          Jonas Responder

          Sabedoria, inveja mata…

  3. img
    HLN Responder

    Analizando o prós e os contra, o PR encontra-se agora numa saia justa. Houve tempo suficienta de arregaçar as mangas em busca de condições financeiras e tecnicas.Pelo que tenho conhecimento a muito que vêm divulgando a falta de condições na CNE. não é na vesperas das respectivas eleições aparece uma proposta de associar as três. Claro aos olhos dos partidos que estão no poder maravilha e que não estão a fazer nem melhor nem pior que o antigo governo, pelo contrario não estão a fazer nada, apenas falar e falar. deve esperar que a aposição prununciará de forma desagradavel.
    Independentemente de controversas entre os partidos politicos, Será bom para o país? Sendo a solução vindo de um PR cujo o curriculum todos conhecemos. Haver cá vamos Cá estarei.Ao meu ver as diligências deviam ser tomadas anticipadamente para evitar, esses transtornos e credibilizar mais a pessoa de P.C.

  4. img
    alvaro lopes Responder

    Caros leitores do tela non bom dia. Reconheço que sua Exa o sr presidente da república Dr Manuel Pinto da Costa tinha que adiar as eleições, mas não orientar o governo no sentido de conseguir meios para a comissão eleitoral nacional realizá-las ainda este ano é politicamente suspeito e propor aos partidos políticos a realização de eleições legislativas Aut. e Reg em simultâneo, é violar a lei e a constituição, não pode ser assim agora. Tinha que ser num momento calmo periodo sem eleições para se rever a constituição e estou de acordo que a diáspora também deve votar. Meus senhores políticos, calma, cabeça fria e ponderação, pensem no povo e não nos vossos interesses pessoais. O país é de todos nós, vamos resolver os problemas e viver em harmonia, de uma vez por todas, porra homem!Desculpem-me se ofendi alguém!

    • img
      Geração Responder

      Alvaro Lopes
      As ultimas eleiçoes náo foram simultaneo?
      Ninguem disse nada porque convinha ADI- Agora já é anticonstitucional. Vao mazé tomar banho.

      • img
        Jonas Responder

        Nas eleicçoes , por à causa o ADI estava nô poder?
        Vamos ser coerentes…

        • img
          toresdias Responder

          Também agora não está ADI no poder!

  5. img
    Fede ká dóchi Responder

    Óh Levy, estás a chora o quê? Entregaste o poder e agora andas a lamentar? Porque razão voltaste para o Parlamento, porque tinhas medo de perder o banco, tu e os teus comparsas.
    Não tens nacionalidade Portuguesa? Vai cavar batata. Vcs são uma camabadas de incompetentes e só querem criar instabilidade. A culpa não é vossa. Se o Procurador fizesse o seu papel relativo as acusações do Primeiro Ministro, não estavas aí a cantar. Manda Patrice Trovoada vir. Ele tem medo porque delapidou os bens do Povo. Esse povo martirizado. Hoje temos que mendigar para pagar salário. Vão todos mais é trabalhar. Cuidado! como vcs só vivem de campanha, se o PT não mandar dinheiro para vcs corromperem o povo para ganhar eleições. Ê Ká bilá káka de plôcô. Vai ser fuba com bicho. Mas mesmo assim vamos ver o Levi vai para Portugal, o Baluba e o Idalécio tem a CST. Os outros? Mulela vai continuando a aldrabar alguns e amigalhando. A minha Isabel Domingos, coitada!

    • img
      Filho da Terra Responder

      PALHAÇO

  6. img
    Coisa feia Responder

    Oh “Príncipe” o que tem Sua Excelência Presidente da Republica a ver com adiamento das eleições? responda-me. É por culpa do PR que os cadernos não foram atualizou a 3 anos? Querias que el fosse irresponsável ao ponto de marcar eleições só por marcar. Repara que não estas a brincar com o PR brinquedo. Se o ADI quisesse eleições como diz que quer teria feito enquanto esteve no governo a Atualização dos cadernos para que agora o país estivesse em condições de realizar com segurança e transparência as eleições. Não foi por falta de aviso.

    • img
      Principe Responder

      Coisa feia» Acho que estas noutro planeta, melhor estares sossegado.

  7. img
    Pânico do Banho Responder

    Adivinha:
    Quem mais ganha com os banhos das eleições ?

    a) O Povo
    b) Os Políticos
    c) a Democracia

    Se a resposta for a)- significa que devemos repensar as eleições cíclicas.

    Se a resposta for b)- se calhar daí se entende as inumeras crises que ja tivemos.

    Se a resposta for c)- então estamos a caminhar bem.

    • img
      toresdias Responder

      Que adivinha difícil? Parece pertinente propor o tema ao debate cartas na mesa com S.L.

  8. img
    Visionário Responder

    Não era novidade para ninguém que este senhor, depois de deixar cair o governo, para desgovernar o país a sua maneira, não ia marcar as eleições!!!Hoje ele está a coabitar com roubos no seu governo, ora nas pescas, ora mo Ministério do Comércio e nada está a fazer porque tem medo que o seu governo caia! Ele ficou refém dos Delfins e companhia… Estão a roubar na barba dele. Onde é que está o Pinto que disse tolerância zero a corrupção? Mas uma coisa é certa, qualquer político ascende ao poder por via de eleições, tal como ele foi. E nenhum politico ou força politica deve estar acima da lei. Ele deve sim, como jurou cumpri-la, e fazer cumprir, ser coerente e honesto. Toda a sua linguagem, nota-se enfermar de truques, numa clara conivência com os partidos assaltantes! O povo já não se deixa enganar. Este truque é velho. Esta combina com os partidos políticos e com a comissão eleitoral é uma pouca vergonha! Vamos cumprir a constituição e as leis da república! Não vem agora fazer as contas com as despesas das eleições, pois de contrário, não se teria feito eleições em 2010 e 2011!!! Isto não é regime único. Só lá é que não tem eleições! Se não quiser mais democracia faça o referendo. Mas enquanto formos um país democrático, temos que fazer eleições para elegermos livremente quem deve nos governar!

    • img
      Responsabilidade Responder

      Caro Visionario
      Vocês do ADI ainda estão a mandar bocas porque o procurador é vosso. Onde foi 14 mil milhoes do arroz que desviou o Agostinho Fernanades? Onde foi 200 mil dolares que o Patrice recebia por dia do Barco que estava atracado no nosso porto e que ninguem sabia o que estava a fazer?
      Onde foi o dinheiro que o Governo de ADI recebeu quando Elisio Teixeira reconheceu o Cosovo?~
      Onde foi 20 mil milhoes para comprar medicamentos? Podem falar. A justiça se não vier do Ministerio Publico vira de outra forma-

      • img
        Chefe de Estado Responder

        O Senhor Responsabilidade, por favor, apresente provas e as entrega à Justiça…
        Deixa de falácia…

      • img
        E. Santos Responder

        É isso mesmo. O ADI não precisou de Procurador para colocar as provas que tinha contra os Ministros do Gabriel cá fora aos olhos e conhecimento de todos.
        Em vez de estarem a acusar e acusar, apresentem também as vossas provas, os vossos documentos. Estamos todos ávidos para os ver…desde que Gabriel falou isso? Se provas existissem já estariam cá fora.
        Se não conseguem apresentar provas para vermos, então calem-se e não julguem os outros pelos vossos maus hábitos. Toda a gente não é igual a vocês…

  9. img
    HLN Responder

    Então o meu comentario foi ignorado? Não entendo o porquê?

  10. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Embora não estou de acordo com Politica interna e externa de Pinto da Costa porque não favorece e nem tem beneficiado S.tmense na sua Terra Natal e nem no estrangeiro,mas também não estou a favor de alguns elementos de ADI com atitude que eles tem tomado ,não promove a Democracia,mas afinal de contas ADI já esteve no poder e não fez nada nada de concreto ,aonde e que Patrice estava com a cabeça, nas Eleições fez tantas promessas que não passou de aparência da promessa ,quem conhece e sabe fazer bem e não faz peca ,todo o que semeia a gente colhe, se plantou mal colhe mal ,se semeia bem a gente colhe bem, isto e a consequência da ma governação a partir de 8meses ou 1ano devias fazer a diferençá no que concerne a boa Governação em relacao ao Governos anteriores e passaste a fazer mesma coisa ou pior ,toda esperança foi a Agua abaixo e hoje e só choro murmurações e maldizer do outro LEVY E PATRICE faca uma oposição limpa porque com VERDADE HONESTIDADE PACIÊNCIA ESPERANÇÁ SE ALCANÇA PODER,jamais conseguiras vencer a mentira com mentira,mas com a VERDADE venceras a mentira,seja sempre fiel contigo e com o teu próximo que DEUS nos proteja ,ilumina ,e abençoe ÁMEN.

  11. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Eu quer perguntar Sr.Levy qual é o problema da realização das eleições em simultaneo?eu só sei que vai se gastar menos,deixa de pensar no partido e pensa mais no nosso país para bem de todos nós

    • img
      Nom Molê Responder

      Meu Caro Adelino,como tu,eu não consigo entender essa azafama,por conta de uma eleição,cuja data embora nao satisfaça a alguns já esta marcada,eu fico em pulgas com o cérebro dessa gente,sabe,existem tantos problemas no paios,que merecem consenso para serem ultrapassados,e sobre estes não vejo do ADI,a mesma atitude e perseverança para os questionar,demonstrando assim,que é uma alternativa ao governo,um Partido serio que se demarca dos restantes cuja a prova por nós já foi produzida…Estar na oposição é fiscalizar os atos do governo,sobre esse tema por parte deste Partido nao se vê nada,…eles se prendem em criticas reiteradas ao P.R,eximindo de exercer o que lhes compete nessa condição ,e eu,acho que era bom perceberem que a imagem do Partido,se constrói com propostas alternativas,criticas consistentes sobre temas que afligem o povo,fazendo com que nas urnas gentes lúcidas,possam até castigar o P.R pela decisão de demitir o XIV gov.constitucional,meu concidadão peço-lhe desculpas por intervir na boleia do seu comentário,fi-lo

      • img
        Nom Molê Responder

        porque são raros os intervenientes nesse espaço,que revelam algum sentido de responsabilidade,alheios a partidocracia,pondo em primeiro lugar a patria,um bem haja,somos poucos mas havemos de ser ouvidos…um bem haja

      • img
        de Ceita Responder

        Pela barafunda que isto está, começo achar que S.T.P é um NÃO PAÍS.

      • img
        E. Santos Responder

        Afinal a data já está marcada? E ficou marcada para que data, posso saber?

        • img
          Non Molê Responder

          Não sabes porque o teu objectivo é disparar em todas as direcoes em que possa visar o P.R,as eleições decorreram na data em que realizam as legeslativas se a Legislatura
          Sao de 4 anos, se já passaram 2 anos e 6 meses,e supondo que as. Eleições legeslativas decorrem no mínimo 3 meses antes da vagatura,faça ás contas….

          • img
            Nom Molê

            Caros leitores perdão pelo erro”decorrerão.” e não decorreram…

          • img
            E. Santos

            Afinal é só fazer as contas? Eu já tinha feito as contas para estas eleições e mesmo assim não bateu certo. Tens a certeza que para a próxima vai bater certo? É que enquanto se violarem a Constituição, nada garante que é só fazer as contas.
            Não quero visar ninguém meu amigo, tanto mais porque não disse nenhuma mentira até agora…
            Quero sim, que se comesse a ser sério neste país, e que se respeite o Povo e o seu direito. E olha que eu votei no PR a contar com isso. Que ele sim, iria disciplinar este país. É por isso, mais do que justa a minha indignação.

  12. img
    alvaro lopes Responder

    caro senhores do tela nom por favor passem o meu comentário feito desde 09 horas e 50 minutos obg

  13. img
    Joao Batepa Responder

    *Unico partido da oposição.
    Muito honestamente eu estou super farto de poder de STP e de toda essa raça politica.
    So querem dinheiro, ninguem quer fazer nada pelo pais. gente má e sem caracter. pioram todos os dias. sangue rui. todos esses politicos epa é mt triste para o povo Santomense

  14. img
    paparazzi Responder

    Levy quer dar banho . espera mantem uma calma evita mensagens incendiarias que so te vao prejudicar mais la pra frente

  15. img
    Bô Bila Bi Responder

    Iá tipo sé,nome dê ssá “Lá vie” fanhá felá cú ventu venta só buía,,,bô tê temá,kua Mali ká bi da ku bô

  16. img
    alvaro lopes Responder

    Mas neu caros compatriotas é verdade também que o ADI devia fazer o recenseamento eleitoral em 2011, 2012,ísto é verdade assim actualizariam o caderno eleitoral e o trabalho seria mais fácil e rápido agora, será que o ADI se estivesse no poder queria mesmo realizar as eleições autarquicas e regionais en julho deste ano? fico a espera das respostas obg

  17. img
    Sem farda e com farda Responder

    Meus caros. Agora estamos a evocar a suposição se o ADI estivesse no poder.

    Vamos ao factos. È o Pinto da Costa e os seus que estão no poder. Façam as eleições e cumpram com a constituição e ponto final. Todos juram cumprir e fazer cumprir a constituição e as leis, mas na hora de verdade culpam os outros?

    Convenhamos…Não arrangem desculpas. Cumpram com a constituição. As reformas fazem-se paulatinamentge.

    Ou vamos decretar 15 anos para Pinto da Costa e os seus para eles poderem termirar todas as reformas e depois marcarmos as eleições.

    Deus é grande.

    Olha, muitos têm pedido ao Tela NOn para passar os seus comentários. Espero que esse seja passado. Abel, estamos de olhos abertos. Faça o teu trabalho e deixe o meu comentário passar.

  18. img
    sendoeu Responder

    É de lamentar a falta de competencia e de responsabilidade daqueles que dizem amar o povo de Sao tomé.Deveriam ser tdos demitidos si realmente houvesse rigor nesse pais,o presidente da comissao eleitoral realmente está recebendo seu salario en vão porque isto so prova que ele n está trabalhando.Espera 2 meses antes das eleições pra dizer que nao ha condições…….un ano antes andava fazendo o qué? adeus democraciaaaaaa

    • img
      Fala Serio Responder

      Meu caro,
      Para o teu conhecimento, a Comissão Eleitoral não é um órgão permanente, é dissolvida depois de terminar o processo eleitoral. Para actualização dos cadernos é preciso que a comissão seja activada pela assembleia. Por isso não se pode culpar ao Presidente da CNE porque assim que a comissão tomou posse, ela informou dos problemas.
      Vamos falar com factos e deixar de estar a denegrir pessoas sem ter provas. essas pessoas têm família como tu tens e não gostarias que outros estivessem a fazer o mesmo com aqueles que te são queridos.

  19. img
    Kaka Responder

    ADI VOCÊS TENHAM VERGONHA NA CARA,PENSSEM NO BEM ESTAR DO POVO,VOCÊS ESTÃO SÓ A PENSSAR EM ASSALTAR O PAIS,VOSSO PAIS E POUBRE PORQUE NAO CONSTRÓEM CASAS,ESCOLAS,E OUTRAS COISAS MAIS SÓ ESTÃO PREOCUPADOS COM ELEIÇÕES SEUS MATUMBOS GATUNOS,

  20. img
    Toni Responder

    In the end of a day , the problema is that the democracia do not work in STP

    • img
      Luis Dondoia Responder

      O Homem revelou – se .

      Já nem a constituição que jurou defender quer cumprir . Ou já houve revisão Constitucional?
      Todas as eleições tem prazo porque todos orgãos(em principio ) tem prazo de Mandato.
      Supunhamos que amanhã o PR decide que as presidenciais serão em 2020 ? PERIGO .
      e as legislativas em dezembro de 2013 ?
      Com as leis não se brinca .E quando se trata da Lei Fundamental …Cuidado.

      Outro assunto será que ~todos anos entra gente com capacidade de votar , enquanto outros morrem e os cadernos devem ser limpos ? Isso faz-se em 3 meses .

      Escondem que não há dinheiro .

      Não somos parvos

  21. img
    Jose Carlos C. Moreira Responder

    Com muita Pena vejo Certos comentarios que faz pensar os menos atentos que em São Tomé e Principe estamos bem governados pelos pseudo politicos São-tomense. Senhores voces estao bem Servidos e contentes com as acoes dos pseudo-politicos? Continuam a defende-Los. Se nao vamos expulsa-los. Eles São corsarios modernos que usam a politica como mascara para dilapidar os bens Públicos. Albums comentarios me faz crer que estao satisfeitos com algumas migalhas (restos do saque, o espolho),que os corsarios vao dando. Mas caros compatriotas nao fiquem contentes com os restos. Os corsarios nao São donors da terra. Esta terra pretence a todos e os bens produzidos São de todos. Portanto vamos reclamar, LUTAR, participar todos activamente para que o nosso pais seja governado Pelos politicos e nao pseudo-politicos. Esses corsarios estam a desgovernar o pais, humilhar o povo, dando migalhas ao povo passando por bons. Nao nos deixemos enganar pelos corsarios. Somos superiores a eles apesar de tudo que nos fazem. Famos nos unir e correr com os piratas da Nossa terra e permitir que a Nossa terra seja governado Pelos politicos nao por piratas. VIVA SAO TOME E PRINCIPE E VIVA A DEMOCRACIA.

  22. img
    madalenas Responder

    povo passou uma espécie procuração, mas não e irrevogável, para assumir a presidência. ADI deve apoiar esta ideia embora não seja a favor dela.
    Ora vejamos. Com esta maioria, podem aprovar emendas na Constituição dando mais poderes ao PR, transformando num sistema presidencialista,
    Quem viver verá,
    Nha boka ca sta la.

  23. img
    ERC Responder

    A ADI é o parasita da vida politica santomense. Levy Nazaré? Ilisio? Trovoada? Daio? Agostinho Fernandes? Aonde é que a nação iria com pseudo-governantes como esses? Todos querem a sua fatia do bolo e mais nada.

  24. img
    original Responder

    Ok.O Pinto não consegue viver na democracia.Patrice sufocou toda comunicação social durante a governação é que é democrático? Levy,deves trocar este CD porque já não convences ninguém com esta música e diga uma coisa diferente para o teu bem estar e para o bem do teu Partido.

  25. img
    elnis Responder

    Naverdade quem não quero ver a situação que o país esta a passar neste preciso momento são voces do MLSTP/PSD e o PCD, MDFM, é o momento certo para a realização das eleições o mais rapido possivel.

  26. img
    António Sampaio Responder

    Meus caros,
    O meu receio não é o adiamento, pelas justificações até parece sensato. Mas num contexto actual adiar presupõe marcar outra data. Pra mim mesmo que seja no ínicio do próximo ano. Mas estamos hoje num impasse muito grande. Ja sabemos que foi adiado mas não sabemos quando é que vai ser fixado. Esta incerteza me incomoda.

  27. img
    Vane Responder

    A solução para STP é o empreendedorismo, pois vejo que o resto STP tem em fartura como por exemplo: matéria prima e povo alegre!

    • img
      Non Molê Responder

      Também acho cidadã,mas o maior negocio do país passou a ser a filiação num partido,e eleição para tomar banho,coisa nunca vista antes,mas que a família Trovoada trouxe para subjugar os pobres,esses do ADI,que falam de corrupção se esquecem a má gestão do dossier petróleo levado a cabo pelo fundador mor do ADI…que hoje nem da aos atuais seguidores da fé Adista,capitalismo cego,o mínimo de credito,tendo votado inclusive a favor do adiamento das eleições .

  28. img
    hahah Responder

    Levy Nazaré coitado….pombo correio de PT…VAI TOMAR JUIZO

  29. img
    Lódoma Responder

    Ao comentar esse assunto quero manifestar a minha indignação com os ditos políticos da meia tijela da minha terra.
    É triste ouvir ou ler declarações dos ditos políticos sem credibilidade mentirosos sem vergonha vir a praça publica dizer tantas mentiras, como caso do Levy Nazaré, e Patrício Trovoada.
    Estou a referenciar as eleições; Li do Levy Nazaré e ouvi do Patrício Trovoada, os dois desgraçados mentirosos sem vergonha, e sem carater e que pensam em desgraçar mais do que já esta a vida desse povo humilde.
    Quero perguntar aos dois que durante os dois anos de mandato se não foi sufragado no orçamento do estado atualizações dos cadernos eleitoral, e porque que não os fizeram?
    Agora vem a publico acusar o Pinto da Costa, povo já devia tirar provas que ADI é uma força politica de instabilidade.
    Culpado disso tudo é mesmo o povo que se vende a sua dignidade personalidade por uma migalha que não passa de 24 horas. (Banho)

Deixe um comentario

*