Carta da ADI já publicada – ADI tentou bloquear missão parlamentar que conseguiu donativo financeiro de 5,3 milhões de euros para o país

ADI fracassou na sua tentativa. Numa carta enviada ao Parlamento de Timor Leste, ADI quis que as autoridades de Dili, não reconhecessem a delegação da Assembleia Nacional, que visitou o país asiático a convite do parlamento timorense, e que conseguiu um donativo financeiro na ordem de 5,3 milhões de dólares, para financiar projectos em prol do povo são-tomense.

CARTA DA ADI ENDEREÇADA AO PRESIDENTE DO PARLAMENTO DE TIMOR LESTE – Carta da ADI ao Parlamento Timorense

O Presidente da Assembleia Nacional Alcino Pinto, disse que ficou espantado e surpreso quando durante a visita a Timor Leste, a convite do seu homólogo timorense, este lhe informou que tinha uma carta endereçada pela bancada parlamentar do partido ADI, que punha em causa a legitimidade da delegação parlamentar são-tomense. «O meu homólogo Guterres me anunciou que tinha na sua posse uma carta da bancada da ADI, anunciando que esta delegação não representa a Assembleia Nacional e que esta delegação é uma delegação que desrespeita não só o parlamento são-tomense, mas o próprio povo timorense» declarou Alcino Pinto, numa entrevista a imprensa, terça – feira,  no seu gabinete no parlamento são-tomense.

Segundo o Presidente da Assembleia Nacional, o seu homólogo timorense, cedeu-lhe a carta original enviada pelo ADI, e Vicente Guterres ficou com uma cópia da mesma. Alcino Pinto também fez cópias da carta original que trouxe Dili, e deu um exemplar a imprensa. O Téla Nón tem uma cópia da mesma, e anuncia que a carta da bancada parlamentar da ADI, que tentou por em causa a legitimidade do parlamento são-tomense, é assinada pelo líder parlamentar Idalécio Quaresma e foi emitida no dia 13 de Maio último.

Para além do Presidente da Assembleia Nacional a delegação nacional, era composta pelos líderes das bancadas parlamentares do MLSTP/PSD, José Viegas do PCD Delfim Neves, pelo deputado do MDFM-PL Pires Neto, e por pessoal administrativo da Assembleia Nacional. «Convidamos o líder parlamentar da ADI, como sempre fizemos, para integrar as nossas delegações e missões oficiais da Assembleia, quer no plano interno quer no plano externo. No entanto, comunica a um país amigo ao qual vamos pedir ajuda para não dar ajuda», reclamou Alcino Pinto.

O líder parlamentar da ADI, Idalécio Quaresma, recusou o convite para participar na visita a Timor Leste, acrescentou o Presidente da Assembleia Nacional.

O Presidente do Parlamento de Timor Leste anunciou a existência da carta da ADI, a pedir distanciamento das autoridades de Timor Leste, em relação à delegação parlamentar são-tomense, numa altura em que Alcino Pinto, estava a acertar com o Primeiro Ministro são-tomense Gabriel Costa, o valor do financiamento para o Orçamento Geral do Estado, cuja proposta a delegação parlamentar já tinha submetido ao Governo timorense. «Recebemos uma comunicação do Senhor Primeiro Ministro, preparamos a nota e fizemos essa solicitação, e queríamos transmitir essa mensagem feliz ao nosso povo de que Timor Leste vai por a disposição do nosso país cerca de 7 milhões de dólares como donativo, sendo que 5 milhões de ajuda directa ao OGE e 2 milhões uma ajuda especial para projectos da Assembleia Nacional», anunciou Alcino Pinto(na foto).

Um donativo financeiro para sustentar projectos de desenvolvimento a favor da população, que poderia ser posto em causa, caso as autoridades timorenses dessem algum valor a carta da ADI. «A leitura que fizemos é que este ADI, que está todos os dias a propagandear de que defende o povo pequeno, quem é este ADI que diz tanto gostar do povo são-tomense? Quando vamos buscar ajuda e nós conseguimos, essa ajuda, o ADI para além das coisas más que fizeram no passado, e vêm fazendo ainda, tentam impedir que se dê ajuda ao nosso país», desabafou Alcino Pinto.

O Estado timorense ignorou as palavras da ADI, e apostou no povo de São Tomé e Príncipe, cujo donativo financeiro concedido vai permitir a realização de alguns projectos sociais. São no total 7 milhões de dólares, o mesmo que 5,3 milhões de euros. Do valor total a Assembleia Nacional beneficia de 2 milhões de dólares, o mesmo que 1,5 milhões de euros, para realizar projectos especiais. «É a primeira vez que um dirigente da AN consegue uma ajuda especial para a Assembleia Nacional. Assembleia Nacional é um órgão colegial, os recursos foram mobilizados e colegialmente vamos decidir o que fazer com esses recursos no quadro do orçamento actual», explicou o Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

Note-se que depois de a liderança da ADI ter anunciado o seu afastamento do parlamento, os deputados do partido, foram aparecendo ocasionalmente nas sessões plenárias. Desde Abril último que  partido fez marcha atrás na sua posição, tendo ordenado a retoma das suas actividades parlamentares, principalmente nas sessões plenárias.

Abel Veiga

  1. img
    Barão de Água Izé Responder

    Se é verdade, o Presidente da ADI, deve explicar o que se passou e assumir responsabilidades.
    O Sr. Patrice Trovoada, tem que viver e estar, em permanência, em São Tomé; falar, esclarecer e assumir responsabilidades e não dar apoio à ideia que vive na clandestinidade, como se a cidade Capital não tivesse categoria para ele, a “orientar” do estrangeiro os seus colegas partidários.
    Primeiro está o País e depois os interesses pessoais ou partidários.

    • img
      Jose Andre Responder

      Vamos esperar para ver para onde ira esse dinheiro. Aposto que foram pedir dinheio em nome o povo e a seguir o dinheio ira parar nas maos dos mesmos de sempre que irao continuar a ostentar sinais exterior de riqueza. Para povo ira sobrar negocio especulativo de arroz estragado comprado com o dinheiro que ao povo seria destinao.

    • img
      Cidadão Nacinal Responder

      Se os Santomenses, não se entendem uns com os outros, por isso proponho uma Proposta para Referendar na próximas Eleições Legislativas Autárquicas e Regionais ,ao Povo da República Democrática de São Tomé e Príncipe ,constituído com seguintes ideias e dirigido ao Sr.º Primeiro Ministro Dr.º Passos Coelho e que vou torna-lo Público na 2ª mão: Dos santos Mota Ernestino
      Rua Vicente Esteves nº 9-2º
      D-2700-845-Amadora
      16.10.1991 . N.08.02.1960.STP
      Simpatizante do PSD
      Cidadão Nacional

      Exmo. Sr.º Primeiro Ministro
      Dr.º Passos Coelho
      Rua da Imprensa à Estrela
      4 – 1200-88-Lisboa

      PROPOSTA DE LEI PARA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE AO GOVERNO PORTUGUÊS:

      Dado que RDSTP tem tido uma afinidade muito semelhante na Governância Portuguesa e que tem dependendo do seu Financiamento, venho por este meio apresentar a seguinte Proposta:

      Que São Tomé e Príncipe seja anexado como a Terceira Região Autónoma semelhante a da Madeira e do Açores, gozando de todos privilégios das Regiões Autónomas.


      Esta Proposta de Lei seja apresentada a São Tomé e Príncipe, para que seja Sufragada nas Próximas Eleições Legislativas, Autárquicas e Regionais a ser marcada a sua data assim quer haja condições de Financiamento destas.


      Não haverá alterações na Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe, e que seria semelhante a da União Europeia, e como já se encontra a equiparação da moeda Dobras 24.500,00 dobras = 1,00€ com o Euros, tornaria mais flexível a ação da Proposta de Lei.


      Portugal assegurava todo o Desenvolvimento Financeiro e controlo Económico do País, e abolição automática dos vistos verse versa assim que for aprovado a Lei em São Tomé e Príncipe, pelo que entraria em vigor os acordos que seria assinado em Lisboa (O TRATADO DA ALIANÇA ATLÂNTICA PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE).


      Ponto de partida para futura Aliança com Angola Portugal aliarem as suas arestas no desenvolvimento Financeiros Económicos, só assim podemos sair desta dívida e reduzir a dependência do pedido de ajuda externa.

      A proposta para salvar São Tomé e Príncipe da situação financeira e que todos ficaríamos a ganhar.

      Sem outro assunto os melhores Cumprimentos

      Dos santos Mota Ernestino Cidadão Originário STP.

      Lisboa ao 06 de Junho de 2013
      __________________________________________
      Dos Santos Mota Ernestino. Rua Vicente Esteves nº 9 -2º D -2700-845-Amadora
      Email: santosernestomota@gmail.com

      • img
        observador Responder

        olha meu caro salvarias stp assim mas este pais tem tantos parasitas que so com bomba atomica.infeliz mente vim dela a dias e o pais esta como barco a afundar se insistir afundas junto.

        • img
          som Responder

          Ñ tens noção do q.queres,do q.apoias nem onde se encontras!Ñ tem gosto próprio,pior um pouco,amor e respeito por si!

        • img
          catia Responder

          concordo contigo mas nem com a bomba atomica gente mais iprocrita e cretina esses governantes e o povo claro ediota porq n luta.

    • img
      O Revolucionário Responder

      É de fato uma atitude irrespensavel da parte da ADI, atitude essa que mostra que os mesmos so se preocupam com eles, que os mesmos não querem o bem estar do nosso maravilhoso pais. Mas, também não é de considerar a consquista efetuada pela AN de uma vitoria benigna, pois todos nós sabemos que muito antes desse dinheiro entrar para o OGE, a metade para não dizer a maior parte, ja esta antes nos bolsos desses governantes, e a população mesmo nada. Agora questiono: Até quando STP deixará de ser pedinte? Até quando STP dará algum apoio a outros paises? Será que todo esse apoio recebido, não esta na altura de STP sair disso? Quais os verdadeiros destinos desses donativos? Quem na realidade são os beneficiarios desses apoios? Não sejamos eternamente pedintes, pois não foi para isso que lutamos pela nossa independencia…

    • img
      Responsabilidade Responder

      ADI é mesmo inimigo do povo. Como é possivel um País querer dar dinheiro afabal ao Povo de S.Tomé e Principe e o ADI querer boicoitar? Só com Cristo

  2. img
    jose pedro Responder

    Noticia muito triste e que vem mais uma vez provar que o Partido ADI não está preparado para conviver em democracia tal como o seu líder Patrice Trovoada que em 2 anos de Governo usou e abusou do nosso belo País…… Continuo lamentar , pena haver ainda um grupo de cidadãos que vão atrás desses senhores…

    • img
      Filho da Terra Responder

      sinto decepciona-ti veja a carta do ADI em anexo.

  3. img
    ressortissant Responder

    eu nao acredito oque ADI fez isso de verdade isso so pode ser mentira esses sao enimigo do pais pa

  4. img
    concozuco Responder

    STP sempre viveu de mao estendida. Sempre viveu de DONATIVOS. Mesmo assim Alcino Pinto nao deixa de ser um Presidente Ilegal. Oportunista é o que estes senhores sao. E mais nao digo. “Do valor total a Assembleia Nacional beneficia de 2 milhões de dólares,” Vao ver o destino deste dinheiro, como sempre fizeram. Grande novidade…SANGUESSUGAS!!!

  5. img
    RODRIGO Responder

    EU ACREDITO QUE ADI FEZ ISSO SIM, TEM PROVA DA CARTA QUE ELS ESCREVERAM E TIMOR LESTE NÃO IA MENTIR E ATÉ DEU A CARTA ORIGINAL PRA TRAZER. O QUE VEM DE ADI TUDO É VERDADE NÃO SEI PORQUE POVO DE S. TOME AINDA FICA APOIAR ESTE PARTIDO E PRESIDENTE DESTE PARTIDO UM CARA QUE NÃO MORA EM S.TOME SÓ QUANDO TEM ELEIÇÃO QUE ELE VEM PRA S.TOME

    • img
      lupuye Responder

      Nao sabe o porque que o povo ainda anda atras desse partido? Chama-se banho. Eles compraram muita gente e dao muito dinheiro por ai e para aqueles que nao tem, aqueles que nao sabem pensar por si, o dinheiro facil fala mais alto. Se estivessem a analisar o que o ADI tem feito, o comportamento do seu presidente que se diz Santomense, ja teriam notado que esse partido nao presta. O sr. Patrice que venha ao pais responder por tudo isso. Acho que o pais e muito pequeno para ele e nao tem recursos para que ele viva como um rei.

      • img
        Filho da Terra Responder

        o palhaço veja a carta antes

      • img
        catia Responder

        verdade mas digo lhe eu se medessem dinheiro do ADI p votar neles tomaria sim mas n hora H n votava neles p aprenderem se tds fisessem o mesmo a historia do dito banho k n lava nada acabaria a tempos.

  6. img
    zeme Almeida Responder

    Gostaria que o senhor Alcino Pinto apresentasse a carta ao jornal Tela-Non.Isto nao passa de uma grande chantagem.Se os deputados do ADI enderecaram ao presidente da assembleia de timor leste de que nao reconhecem o Alcino Pinto como presidente assembleia de STP,nao é novidades para ninguem.O ADI sempre assumiu as suas posicoes. Estas declaracao nao tém fundamentos.

    • img
      fulano Responder

      coitados daqueles que ainda confiam e desconfiam do que este partido é capaz de fazer(A D I)são maus e sempre foram temos provas a vista quer dizer mais uma pois são tantas não é.

    • img
      toresdias Responder

      VC É DOS TAIS que TEM A SUA CARNE E ALMA JA ARREBATADO POR LUCEFERUM – deus de ADI
      Se vcs do ADI notarem desde que sairam do poder os tidos SANTOS ENDIABONADOS deixaram os nossos filhos e crianças nas escolas. Acreditem que ja não ha salvação divina para os de ADI
      LUCEFERUNS

    • img
      Coelho Bravo Responder

      O ADI deveria sentir vergonha e deixar este povo em paz. Por mais que um homem seja cavaleiro, ( entregar uma carta a minha mulher para me golpear e ela pegar na mesma carta e me entregar e eu esfregar a carta na cara dele), só se ele for mesmo cara de pau para ainda dirigir algumas palavras.

  7. img
    conceituoso Responder

    Se for verdade essa noticia é muito triste. Mas por outro lado me parece jogo político de modo a enfraquecer as forças de ADI porq o assalto ao poder feito por eles levaram-lhes a perder credibilidade do povo. Nao obstante a isso, é triste essa política de mão estendida. Parecemos como um pedinte. Pior é que não se cria mecanismos para sairmos dessa situação.
    Pergunto aos que que fazem isso todo ano se não sentem numa situação embaraçosa?
    Recebendo ajudas todo esse tempo nao fazemos nada para dependemos de nós mesmos? Sinceramente, só com Cristo!fui

    • img
      Coelho Bravo Responder

      Concordo que a politica de S. Tomé é feito com muita mentira para manchar os outros, mas se for mentira porque o ADI não processa o tela nom? Essa situação de pedir também é feio, mas achas que temos outras alternativas? E muitas coisas culpamos governo mas nós todos contribuímos para o retrocesso do nosso país. Eu não vejo a razão de impedir o projeto Agripalma e Satocao duma vez que estão a cortar árvore e plantar árvore. Se nós não aproveitamos os recursos que temos, quando é que vamos deixar de ser pedinte? Não sei se estas pessoas que criticam Agripalma estão mesmo a pensar no povo (querem proteger uma dúzia de pássaros e deixar milhares de seres humanos na miséria) que politica é essa?

  8. img
    zeme Almeida Responder

    Mais endividamentos para coitados deste povo de STP.Este montante nao vai resolver nada para este povo,mas sim,para politicos sanguesugas da nossa praca.

  9. img
    Lódoma Responder

    Agradeço tanto a tela non e Presidente da Assembleia a publicar essa carta ao fim de fazermos prova só assim poderemos avaliar.

  10. img
    Tentado a ler Responder

    À parte a questão de dinheiro, se ADI procedeu dessa forma, mentira não disse. Vivemos num estado quasi lawless. Então, de que forma a ADI faltou com a verdade? Basta ver o numero de crimes(, trafico de influencia, de colar dos ladroes e delitos comuns) que se amontoam por ai. Quem quiser ver só pelo lado do dinheiro que veja, e desta forma continuamos como estamos. Basta se falar em dinheiro que as cabeças se tornam ocas e ninguem mais pensa senão em abocanhar.

  11. img
    pagaguno Responder

    Uma coisa não tem nada haver com outra, uma coisa é informar as autoridades Timoreses que Alcino Pinto é um Presidente ilegal, isto dentro do jogo democratico é normal, outra coisa é impedir donativos ao país. Sera que o ADI já sabia que Timor iria dar donativos a STP ?
    Isto chama-se tirar proveito politico da situação,se por acaso não tivessem conseguido o emprestimo ?

    • img
      Coelho Bravo Responder

      De qualquer forma o ADI tentou impedir uma parceria a nação o que é muito mau. São como terrorista (se não for eu, mas mais ninguém mesmo que me traga prejuízo)

  12. img
    verdadeiro Responder

    Se é verdade ou não, isso prova que o ADI esta a fazer o seu Papel de não reconhecimento da constituição do Parlamento, se O Presidente da Assembleia poder provar nunca estará la escrito não dê Dinheiros a Eles, mais sim persistir na verdade que foi um assalto ao poder convenhamos minha gente isso é mais uma novela para denegrir a imagem do ADI.

  13. img
    Augerio Amado vaz Responder

    É evidente que a carta existe, e independentemente das nossas divergências internas, o que não se pode admitir é que se procura bloquear qualquer esforço venha de onde vier, no sentido de conseguir financiamento para nossa economia sobretudo quando sabemos que temos um país economicamente dependente da ajuda externa. É reprovável a todos os títulos essa atitude do ADI, não há nada que justifica essa falta de patriotismo.

  14. img
    terra a mão Responder

    HÁ UM DITADO QUE DIZ:
    “O PIOR QUE POSSA HAVER É TER INMIGO DENTRO DA PROPIA CASA” NÃO DUVIDO, E PRA MIM NÃO É NOVIDADES DE QUE O ADI E O SEU PATRICE TROVADA ANDA PLO MUNDO FORA TENTANDO BOICOTAR AS AJUDAS A S.TOMÉ E PRÍNCIPE,E COMO DEUS NÃO DORME ,EIS A PROVA.
    PEÇO A TODOS OS S.TOMENSES EM GERAL ,QUE NÃO COMPACTUEMOS COM ESTE TIPO DE ATITUDE, QUE POR SINAL ,É E SERÁ CONDENÁVEL .
    1º EXIGIR QUE O SRº PATRICE REGRESSA AO PAIS E CONVIVE O DIA DIA COM SEU POVO (ELEITORADO)
    2º PERGUNTAR AO SRº PATRICE ,SE ELE NÃO CONSEGUE VIVER CÁ EM S.TOMÉ ,PORQUÊ DE TANTO QUERER GOVERNAR ESTE PAIS?
    AO ADI E PATRICE,JÁ BASTA AS IDIOTICES E POLITIQUICES FEITOS DURANTE ESTE TEMPO,DESDE ABANDONO DA ASSEMBLEIA ATÉ OS PANFLETOS SEM SENTIDOS.

    • img
      Não se esqueça. Responder

      E não só. “Tal pai”.

      O pai, também abandonou o País, rumo ao estrangeiro. Só regressou em fins do ano de 1990, quando foi buscado pelos Srs. do PCD, para vir candidatar nas eleições presidenciais em 3 de Março de 1991, de forma a derrotar o Pinto da Costa, na corrida. Só que o Pinto foi e continua a ser inteligentíssimo. Não foi candidatar na altura. Logicamente, o filho “Patrice Trovoada” também não podia fazer ao contrário. Ele tem que seguir o conselho do pai, para aparecer como o salvador da Pátria. O que se presumiu-se ser MT. Hoje, duvido que as relações entre o PCD e Miguel Trovoada estejam estreitas, ainda. Pinto da Costa é que tornou o chá para cortar febre do PCD. Assim vai a vida política em S.Tomé e Príncipe. Haver vamos.

  15. img
    Verdade Dita Responder

    Se isso fosse verdade, o TélaNón, não perdia essa oportunidade de apresentar publicamente a CÓPIA da carta enviada por ADI.

    Isto é um jogo politico em que o TélaNón está metido com os assaltadores do Poder.

  16. img
    desta terra Responder

    Desde quando é que um presidente de Assembleia está mandatado para substituir o ministro das finanças ou mesmo de negócios estrangeiro, ou mesmo o primeiro ministro?

    BRINCADEIRA!

    Então para onde foi a separação de poderes entre órgãos de soberania?

    Isso é uma granda trapalhada do Sr Alcino Pinto.

    Por outro lado, se a assembleia nacional é financiada pelo OGE, quem disse que pode ficar com 2 milhões de dólares?

    Para quê precisa a assembleia desse valor, quando a execução do OGE está a reclamar pelo mínimo que seja de verbas?

    O país está parado porque não há verbas para investimento.

    Graças as receitas correntes (Impostos e taxas) que têm servido para pagar salários.

    O ministro das Finanças deve abrir os olhos com esses malandros de Alcino Pinto e a sua corja composta por alguns comedores de budo vestidos de capa de deputados.

    Até breve

    • img
      terra a mão Responder

      CARO AMIGO (DESTA TERRA)
      DIZER O SEGUINTE:SENDO TRAPALHADA OU NÃO,O IMPORTANTE É QUE S.TOMÉ E PRÍNCIPE VIU FRUTO DISTO……
      SÃO 7 MILHÕES DE DÓLARES A FAVOR DE STP COMO AJUDA A OGE E PONTO FINAL….

      DEVERIAS MAIS É ACONSELHAR OS SRº DA ADI ,A NÃO TENTAREM IMPERAR O DESENVOLVIMENTO DO PAIS.
      QUANTO AO PATRICE TROVADA ,ESSE NÃO TEM NADA A PERDER,POIS NUNCA VIVEU CÁ MESMO….
      MELHORES CUMPRIMENTOS.

      • img
        Bragança Responder

        São Tomé viu frutos? Os senhores que faziam parte da delegação é que viram os frutos!

  17. img
    Bragança Responder

    Se o teor desta carta corresponder aos factos explanados pelo jornalista, condeno veementemente este tipo de atitude que coloca em causa o país, e o povo pequeno.
    Mas contudo chamo a atenção para utilização transparente deste donativo e que não sirva para pagar as dívidas da reabilitação das casas.

    Obrigado.

  18. img
    ERC Responder

    Ora aqui està a prova do que eu tenho vindo a dizer, a ADI é o parasita do sistema politico santomense. O que eles fizeram é apunhalar o povo pelas costas, depois se declaram defensores dos interesses pùblicos. Este gesto demonstra mais uma vez que a ADI não sabe viver fora do poder e que defende interesses opostos aos dos santomenses comuns. Estou indignado!!!

  19. img
    Santosku Responder

    Caros irmãos a coisa é tão simples. Os ADIs gostam de viajar o líder ao recusar uma viagem desta só pode haver razão profunda. Todavia já que o Tela Non tem uma cópia da carta agradeciamos que a publicasse na integra para vermos de facto quem é quem.

  20. img
    bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Sr Jornalista Abel Veiga não sei poderia por Carta do ADI enviou para timor leste para dizer povo que o Partido ADI não vale nada…Isso não é gostar do posso… é mesma coisa uma mulher não gosta de um homem, ele faz tudo para não ver ela bem com outro homem…

    • img
      Filho da Terra Responder

      Não sera que ele não publica o teor da carta porque sabi que não é essa informação, O dito P.A:N anda a brincadeiras de coisas sérias, e porque foi ridicularizado ao chegar a timor vem com essa coisa de bloquear, sabendo ele que a carta não dizia nada disso, e digo mais, a carta dizia sim que ele ´foi eleito de forma ilegal, e porque tornou a casa parlamentar no antro de ilegalidade levou consigo o Deputado Pires Neto que mem deputo em funções era. Gente Reflitam um Pouco

      • img
        bem ni wê mali ni tlachi Responder

        Então tu viste carta e vc conhece a carta…mas isso é parlamento do ADI…

      • img
        Martelo da Justiça Responder

        Muito triste tudo isto. Penso que estamos quase a atingir o extremo, porque as disputas políticas na democracia é uma atividade normal, mas nunca se pode por em causa os interesses do Pais.

  21. img
    Obama Responder

    Boas meus camaradas, amigos e leitores,

    De facto cada vez mais fico admirado com a forma mediocre do jornalista Abel Veiga (que diz ser jornalista) em fazer o seu trabalho.
    Não é novidade para ninguém a posição do ADI (do n reconhecimento do Sr. Alcino Pinto) como o Presidente da AN.
    Vamos é falar de coisas concretas: o Sr. Alcino Pinto foi la fazer o que?? Ao convite do seu homólogo?? Eu já n me lembro de um Presidente da AN que viajasse tanto como o Sr. Alcino Pinto em tão curto espaço de tempo.
    O dinheiro ao ser canalizado, devia ser para o Governo Central e n vir já dividido com uma fatia para os projectos da AN.
    Sr. Abel Veiga, queira por favor, investigar que projectos são esses??
    É disto que precisamos ouvir, saber e conhecer. Vamos deixar de politiquices, desviar atenção do essencial e focar-nos na resolução dos problemas do País.
    Eu entendo tb um pouco a frustração do Sr. Alcino Pinto, pois se calhar ele deve ter ouvido muitos e boas la em Timor Leste. Vamos deixar da política da mão estendida.
    Temos de levar propostas, projectos para atrair investidores estrangeiros. O dinheiro conseguido irá directamente para os bolsos de cada um e para os respectivos partidos políticos que sustentam o (des)governo dos Srs. Pinto e Gabriel Costa.
    Um bem haja a todos!

  22. img
    alvaro lopes Responder

    Bom dia leitores do tela non. Meus amigos assim não, o ADI não devia fazer isso, cuidado ADI, se numas coisas têm razão noutras é mesmo um descalabro completo, como esta de enviar uma carta as entidades timorenses, para não reconhecer uma delegação parlamentar ,o que é isto?
    Questões de casa são macas de casa, agora lavar roupa suja lá fora, isto não e por amor de Deus, ADI pára com isto, chega mas chega mesmo, caso contrário o povo não vai perceber o que vocês querem nem tão pouco a comunidade internacional.
    Mas ha um assunto, de monta, olha a Assembleia nacional não pode ficar com 1,5 milhões de euros, isto nunca num momento que o cofre de estado está routo e temos que atender a Educação, a Saúde, o salário da função pública, compra de combustível para Emae, bolsa para os nossos estudantes lá fora, reparação de estradas, barco pra Príncipe entre outras coisas importantíssimas e prioritárias. Tenho dito

  23. img
    luz Responder

    como é que País avança ,pura mentira quando dize que pensam no bem estar do povo

  24. img
    luz Responder

    O nosso País nunca terá um futuro desse jeito,cada um só puxa brasa para sua sardinha ,isso ate cansa uma pessoa.

  25. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    Credo! criatura, será? quê assim povo de são tomé esta tramando, essa gente fez isso? com xefe deles la fora, e nós povo aqui a luta essa gente tem curragem de fazer isso, óóó, depois quer eleição este ano, vem para voto vem, traz dinehiro, pata ter voto, o povo vai vos mostrar.

  26. img
    S.S.N Responder

    E assim é o ADI que muitos acham que é o melhor para o país. Também não passam de marionetas do Patrice Trovoada que so querem saber do dinheiro sujo dele…VERGONHA

  27. img
    Dlima Responder

    Este é só mais um capítulo da política de perseguição que o actual poder em STP junto com o téla non têm levado com o objectivo único de acabar de vez com a figura do Patrice. Pois, de outro jeito não têm argumento suficiente para o vencer nas próximas eleições…
    Tudo isso só se resume numa palavra: MEDO

  28. img
    alvaro lopes Responder

    senhores do tela nom escrevi o meu comentário as 8h e 49 e até então não foi publicado quem escreveu mais tarde já foi publicado, não insultei ninguém, nem utilizei palavras obcenas ou mal educadas, por favor publiquem o meu comentário

  29. img
    Descendente Responder

    Isto é uma pouca vergonha.Mas que mente os santomenses têm?

  30. img
    alvaro lopes Responder

    publiquem o comentário do alvaro lopes

  31. img
    jovem de 90 anos Responder

    A D I não tem culpa de nada sim de geração esperança e que são os sanguessuga quando eles descolarem do A D I adeua comgo , , esses só querem destruir este pais são um bando de bandido arrumados em boa gente, povo abre olho se não vamos acabar como a síria.

  32. img
    Pv Responder

    Aos que são apoiantes da coligação do poder, convém que seja verdade, para os de ADI, convém que seja mentira, á telanon, não sei o que lhe convém. Uma coisa é certa, não custava nada, telanon anexar a carta e dissipava toda e qualquer duvida.
    Se o objectivo é só informar, porque não publicar a carta?

  33. img
    som Responder

    vejamos,se tudo isso corresponde a verdade,e se os de ADI,tem recusado a participar com suas obrigações e em vez de estar a difamar a quem q.seja,seria bom em prol de bom nome de STP,e como ñ bom trabalhador,aplicar as faltas injustificada em cada recuso e ausência,consequentemente o despedimento por justa causa,quem ñ sabe fazer politica ñ entra nela,quem ñ sabe conviver com outros ñ fica no ceio das pessoas humilde!

  34. img
    jovem de 90 anos Responder

    e altura de todos nos despirmos de nomes e dar a cara como cidadãos que somos e pagamos imposto , devemos disser não a coisa deste tipo estão convencido que vão ganhar eleições porque pretendem dar banho , povo nos todos vamos dar uma tareia na geração esperança que eles nunca mais vão esquecer , todos juntos vomos gritar bem alto ruaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    gatunos

  35. img
    Braganca Responder

    Já agora, o jornal podia nos facultar a cópia da carta?
    Outra questão que chamo atenção, é o perigo da não separação de poderes. Gostaria também de saber o porquê da AN receber um donativo que á partida não irá se inscrever no OGE. E perguntar se a AN irá ainda beneficiar da parte que dizem ser do Estado, aquando da execução orçamental na rúbrica respeitante a AN.
    Atenção a violação da lei SAFE.

  36. img
    amado Responder

    Isso de “projectos especiais” da Assembleia nós não estamos de acordo. Todo dinheiro deve entrar no cofre do Estado. Parabéns Alcino. Abaixo os ADISTAS ambiciosos do poder. Abaixo Patrice. Quem é é esse esse Idalecio Quaresma é um dos tecnicos mais incompetente da CST. Se fosse tempo do capitão amaro ele iria para rua.

  37. img
    Mé-zochi Baixo Responder

    O partido ADI por fazer isso, provou que não amam este país, porque a política é entre os partido cá dentro, la fora não existe os partidos, mas sim S.Tomé e príncipe, ADI esta a por em risco o próprio desenvolvimento e a imagem do país…eles não merecem governar esta terra…deveriam é ser presos por traição a pátria.

  38. img
    andre Responder

    VIVA ADI

  39. img
    Pv Responder

    moderação, ou censura? telanon,
    ha algum critério pra publicação dos comentários?

  40. img
    Pv Responder

    Aos que são apoiantes da coligação do poder, convém que seja verdade, para os de ADI, convém que seja mentira, á telanon, não sei o que lhe convém. Uma coisa é certa, não custava nada, telanon anexar a carta e dissipava toda e qualquer duvida.
    Se o objectivo é só informar, porque não publicar a carta?

  41. img
    zeme Almeida Responder

    As justificoes do Jornal Tela-Non nao passa do {ENFIM}como resposta.No meu entender o enfim traduz nao vamos aceitar as vossas criticas,ignorar e mais os vossos comentários,nao é verdade? Quando fazemos os comentários sao para anasiles de todos que pertence está terra.Todas as perguntas tém respostas.Solicitamos a voces do Jornal Tela-Non que apresentem a carta para se ler.Eu tenho a certeza obsoluta que esta carta deve ter muitas lacunas.Isto nao passa de uma campanha para denegrir o partido ADI.Se o deputado do ADI nao fez parte da delegacao,é porque eles até entao nao reconhecem o Alcino Pinto como presidente da assembleia nacional e ponto final.Cada partido tem e sempre teve as suas posicoes politicas.Nao acredito que o ADI tentou bloquear estes acordos de ajudas ao nosso País.Queremos provas

  42. img
    Me Zemé Responder

    os nossos problemas internos nunca deviam ir para além da nossa fronteira pondo em causa a nossa imagem, que falando sério não é lá grande coisa, mas temos que a proteger. Se a ADI fez isso é de condenar, fora de S.Tomé e Principe, somos todos santomenses, se for para ajudar santomense é bem vindo, agora temos que nos depater na forma como essas ajudas vão ser usadas. Quando o superior interesse da terra está em jogo, temos que deixar tudo para trás.
    Agora espero que o Tela Non coloco o mais depressa a carta para vermos e pedirmos satisfação ao ADI.

    • img
      Fala Serio Responder

      Senhores,
      Vejam no inicio da noticia, logo depois do primeiro paragrafo, que há um link para abrir a copia da carta, é só dar um click no mesmo

  43. img
    pantufas Responder

    Se for verdade q foi o Sr.Alcinio Pinto q consiguiu o dinheiro,é uma vergonha para o Sr.Ministro da finanças e dos negocios estrangeiro.
    Afinal quem deve solicitar apois para o OGE?
    O Alcino só quer os louros

    • img
      Trindade Responder

      Isso não é vergonhoso, mas sim perigoso. Nesta casa ninguém põe ordem. Quem manda nisto afinal? Porque razão previram separação de poderes. Quem não conhece esses matreiros que lhes comprem. Atenção: Sr Jornalista faça jornalismo e não panfleto.

  44. img
    FARANDULA Responder

    Meus carros, só quem não sente na pele é que diz que o A.D.I teve má conduta, sobre o tema: carta enviada ao Timor. Os lideres se encontrarão no mandato de Patrice e foi ali onde se fez o pedido do tal montante que agora entrou ao país e que o Alcino Pinto vem dizer ao Público que nós enviamos carta de bloqueo ao financiamento…Tenha vergonha meu carro, seje franco e apresente a carta enviada como prova pública… Vocês como filhos da terra tomarão conhecimento de que estes camaradas são bandidos… Falsos profetas armados em Isaías, um fala de morcego que não tem culpa da energia, outro compra arroz de má qualidade para ganham comissão, enfim paga o povo pequeno, isto terá que acabar um dia e serra esmagador porque já não haverá arca de Noé para salvar os judas… La farandula sigue.

  45. img
    santa catarina Responder

    Senhor Alcino Pinto tem que falar verdade.Talvez quer usar o dinheiro para continuar as obras em sua casa e procura a todo o custo lançar poeiras para olhos dos menos atentos.

    O senhor por acaso é Primeiro Ministro, Ministro das Finanças ou da Cooperação.

    O Presidente da Assembleia tambem vai buscar dinheiro e tira já a sua parte que país é este.É por isso que assaltaram o poder.
    Estamso mesmo na republica das babanas como dizia o assessor do PR “Dr.pajó”.
    Atenção não estamos na primeira republica que andou a enganar os jovens e ficou sem fazer nada até agora que diz ter tirado licenciatura para ser Dr.
    O ADI jamais terá uma postura desta esta é a vossa forma de estar destruir os trabalhos dos outros de forma em que o país não avance! Aposto que não será a atitude do ADI. Agradecia que o Jornal publicasse a carta do ADI para vermos preto no branco o que esta dito e escrito.
    Aguardamos a publicação das cartas quer do ADI e que o convite da Assembleia do Timor.
    Que politica tão baixa só pode ser mesmo dos antigos do dito MLSTP”Morte lenta de STP”

  46. img
    zeme Almeida Responder

    Os 7.5 milhoes de dollares sao para pagar os coitados dos timoreses que lutam pelo seu desenvolvimento.Nao facam como estao fazer com os 5.0 milhoes do Brasil.Tenham bom censo

    • img
      jovem de 90 anos Responder

      e como diz o outro e preciso ter muita lata, podemos ser partidário sim mas devemos ter em conta em primeiro lugar o nosso pais , nosso pais e democrático a maioria e que manda , não pode surgir um partido politico medíocre para desmoralizar os que nos estende a mão. este grupo de geração esperança são traidores da pátria querem destruir este pais e depois virem como salvador da pátria e que já mostrarão que são incompetentes e lesivos , com este ato mostrarão que só querem poder eu pergunto pra que:
      -vir esconder barcos em s tome
      -fazer 1001 viagens não oficial
      - usurpar competência
      - tornar s tome num caos
      -esbanjar os nossos impostos
      - faltar com o respeito o presidente da republica
      - chamar de ladrão sem provas os fazedores de politica como vos
      não nos engana já sabemos quem são vocês.
      ovelhas negras da família.

  47. img
    Joaquim d'Alva Teixeira Responder

    A Tela nom ficar-lhe-ia bem se tratasse melhor a informação e não ser um servidor do poder instalado sem autorização popular. Qualquer pessoa sabe e percebe que não foi trabalho do governo de Gabriel Costa nem do Alcino Pinto para que Timor Leste “cedesse” esse donativo a São Tomé e Príncipe. Esse donativo é o resultado do governo de Patrice Trovoada (uma delegação do governo chefiada por Patrice Trovoada) numa visita a Timor Leste, onde encontrou-se com todos os responsáveis de partidos políticos de Timor Leste e as individualidades deste país irmão.
    O Primeiro-ministro de um país (Timor Leste) não tem poder/autoridade de ser mensageiro, por ventura, de um pedido do Alcino Pinto ao Estado de Timor Leste. Alcino não é Primeiro-ministro, Guterres é; Alcino não foi eleito. Guterres foi. Ninguém conhece Alcino Pinto em Timor Leste. Timor Leste conhece Patrice Trovoada. Nenhum Estado “dá outro dinheiro” através de um simples e acidental contacto de cerca de dois/três meses entre um primeiro-ministro eleito e um deputado que se intitula presidente de um parlamento.
    Aquilo que ADI diz é que dirigiu uma carta ao Parlamento do Timor Leste, afirmando não participar na delegação chefiado por Alcino Pinto porque não o reconhece como Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe. Atenção que foi o parlamento de Timor Leste que convidou parlamento de São Tomé e Príncipe a uma visita
    Seria bom que o Tela nom ouvisse ADI e sobretudo apresentaria ao público leitor de tela nom a carta que o ADI dirigiu ao parlamento de Timor Leste.

    • img
      Trindade Responder

      Eu estou plenamente de acordo consigo! Senhor Abel Veiga devia quando formulou a notícia publicar também uma cópia da carta. Não é novidade para ninguém que o partido ADI não reconhece o Alcino Pinto pelas razões que todos nós já sabemos. Será que uma recusa em viajar na companhia de aqueles que nos assaltam é sinónimo de inviabilizar o apoio financeiro. Alguém acha que foi o lindo rosto do Alcino Pinto que fez com que esse Dom viesse ao país (ou melhor aos mesmos do país)? Esse foi fruto do trabalho deixado pelo Dr. Patrice Trovoada e o seu governo, e das viagens que os que hoje colhem os louros criticaram. Haja paciência! O Timor seguramente que tem um Orçamento de Estado, que seguramente também discutido e aprovado. Sendo assim para saída ou entrada de qualquer fundo teria que estar previsto nesse mesmo documento. Por é uma falácia o que vem escrito.
      Publique se faz favor

  48. img
    alvaro lopes Responder

    Mas uma vez o governo que pegue no dinheiro meta no cofre do estado e nada do parlamento ficar com 1,5 milhões de euros, onde é que se viu isto, depois era só boa vida, grandes carros, viagens, mordomias, reparações de casa, e nada de medicamentos, equipamentos e aparelhos médicos e consumíveis, nada de energia nem água, estrada, pontes, barco para príncipe, escolas, hospitais, escolas , bolsas olha agarrem no dinheiro e cubram o que é prioritário, não deixem cair nas mãos destes senhores parlamentares que ja se sabe hummmmmmmmmmmm, até já uivam e afiam os dentes, viram carne fresca hummmmm

  49. img
    alvaro lopes Responder

    Que coisa é esta, que jornal, onde para o direito dos comentaristasou comentadores so fazem o que mais vos interessa, publique o comentário

  50. img
    alvaro lopes Responder

    publiquem também a carta do ADI que deu azo a notícia

  51. img
    alvaro lopes Responder

    Agarrem no dinheiro nada para esta troika querem mamar

  52. img
    alvaro lopes Responder

    Até o vinhanteiro Pires Neto quer falar português, pensas q é vinho

  53. img
    luisó Responder

    Eu não percebo esse ADI.
    Tem um presidente que fugiu para o Gabão e de lá dá as ordens aos seus correlegionários, e portanto não dá a cara.
    Os restantes estão no País e depois fazem estas figuras tristes que prejudicam a imagem da AN e do Estado.
    Espero sinceramente que o povo julgue estas atitudes nas eleições e que os remetam para o canto da sala que é lá o seu lugar perante estas palhaçadas.

  54. img
    Martelo da Justiça Responder

    Tão hábil que é o ADI, se fosse mentira já teria aparecido com um comunicado a desmentir o Presidente da Assembleia. Não acham???

    • img
      jonas Responder

      Compatriotas deixam de Julgar a Vitima….
      está a carta Publicada no adidigital.com
      O ADI é um partido responsavel e já deu prova disso. tiram as vossas conclusoes…

  55. img
    Pv Responder

    Agora esta bem melhor com a carta anexada. Cada um pode ler e tirar as suas conclusões. Nada de novo ai. É de conhecimento de todos (Nacional e Internacional) que ADI não reconhece actual presidente de assembleia como tal. Estavam a espera que que ADI respondesse o convite doutra forma?
    A carta tinha uma copia para Assembleia Nacional, não era suposto Alcino Pinto ter o conhecimento da mesma independentemente do seu homologo timorense o ter falado sobre a tal carta?

  56. img
    agua viva Responder

    meus caros, a carta da ADI que foi dirigida ao parlamento Timorense está publicado em cima, veja o anexo em cima, leia a mesma e tiram vssas proprias conclusões. bem haja.

  57. img
    Advogado Responder

    Informar com verdade e de forma isenta é por a disposição dos leitores a carta da ADI, para podermos provar que ADI pediu as autoridades Timorenses para não dar dinheiro a STP. Isso é que é correcto. Penso que o Alcino, como já se sabe quem é, deve estar a tirar proveito político duma carta que certamente não deve ter tido esse conteúdo. Pergunto: É normal que o presidente da Assembleia peça apoios financeiros para o orçamento do Estado? Onde está o 1º Ministro, o das finanaças e negócios estrangeiros? Olha, cuidado com este senhor que foi pedir dinheiro!!!! Este é uma raposa velha! Com dinheiro não brinca!Até que já reservou 2 milhões para projectos da Assembleia! Que projectos??!! Assembleia já tem orçamento aprovado. Estar a falar de 2 milhões para projectos da assembleia!!! Previnam-se para mais um escândalo financeiro, mas desta vez com sede na Assembleia Nacional! A s’ca bi fé feçaaaa!!O povo que se dane, vai comendo o arroz podre, e os Delfins, os Alcinos fazendo riqueza…

  58. img
    de Ceita Responder

    Mais uma vez, um país amigo sacrifica o dinheiro dos seus contribuintes para doar o nosso país. Mais nós somos fingidos demais, quando fingimos acreditar que este donativo vai para onde deveria ir. Por outro lado, acho que deveríamos ter uma certa vergonha em exibir os donativos que outros nos dão. Quando é que será ao contrário? E ainda que poder um partido tem para impedir que outro país dê donativos a quem quer que seja? Timor Leste, acho que é um país independente.

  59. img
    Pinto Responder

    Afinal de contas se os Deputados continuam a não reconhecer o Presidente do Parlamento, então porquê que regressaram a esta casa. Que contributo podemos contar para enaltecer este órgão ?

    • img
      E. Santos Responder

      Depois da fraude que todos sabemos que foi cometida, mas infelizmente legitimada por todos, eu acho que só a realização de eleições poderia legitimar este órgão. Quanto mais não fosse, repetir as eleições do presidente da Assembleia de forma a dar aos outros deputados a possibilidade de livremente poderem concorrer. O que não aconteceu.
      Os deputados do ADI voltaram em resposta ao apelo do povo que lhes elegeu para fazerem o trabalho de oposição. E diga-se de passagem, estão a fazer. Denunciando os casos de corrupção que enfermam o tão recente Governo.
      Não fazem oposição a propostas porque infelizmente este governo ainda não propos nada e nem tem projectos nenhuns…fazer o quê.

      • img
        emiliano Responder

        Parem com assalto e não assalto, os deputados do ADI foram eleitos pelo povo e os outros que constituem a maioria parlamentar foram eleitos por quem?co mpatriotas neste momento cabe a cada um de nós fazer algo para o nosso País e deixemos de ser mesquinhos e altamente estupidos.neste caso que apareça 1000 Alcinos.Viva a Democracia.

  60. img
    Pinto Responder

    Refiro Deputados de ADI

  61. img
    E. Santos Responder

    Caro Abel

    Nos últimos dias tem chovido neste jornal notícias sobre alegados “podres” do ADI e de Patrice Trovoada, julgo eu, numa tentativa de retirar credibilidade a acção de um partido de oposição queestando a fazer o seu trabalho, felizmente não vem ao público dar boca gosto como o PM Gabriel Costa, mas antes, apresenta provas para a análise e conclusão de qualquer São-tomense interessado.
    Penso eu que desta forma, o ADI está a fazer oposição, condição para a qual os outros partidos com o aval do Presidente da República os relegou. Se calhara coligação MLSTP/PCD/MDFM não estava a espera, porque não estavam abituados a ter oposição e sim Unidade Nacional para todos comerem e o POVO…azar do Povo. Sendo assim, só resta ao Governo Coligado assumir a sua parte e mudar de rumo, isto é, passar a fazer bem e a servir ao POVO.

    No meu entender, o Primeiro Ministro Gabriel Costa, que não respondeu ao convite formulado pelo Agostinho Fernandes para num debate pessoal poder demonstrar aos São-Tomenses quem é quem na política são-tomense para não ir a debate com um senhor, deveria agora vir responder a oposição política, dando aos São-tomenses explicações que estamos a espera sobre os alegados casos de corrupção dentro do seu tão recente governo.
    Costuma-se a dizer que quem cala consente…logo, temos a resposta a vista.
    O que eu entendo desta jogada do Telanon, é penas o desejo de proteger o Sr. Delfim Neves, fazendo-nos esquecer o caso do Arroz amarelo e partido.
    Se a gente virar o olhar para ADI e PT, esquecemo-nos dele e continuamos a comer o arroz amarelo e partido, como se nada tivesse acontecido. Mas é difícil esquecer quando o arroz está aí a vista de todos, todos os dias.

    Eu pergunto: onde é que nesta carta o ADI bloqueou a missão ou diz de alguma forma a Timor Leste para não dar dinheiro a São Tomé e Príncipe, como vem neste título “ADI tentou bloquear missão parlamentar que conseguiu donativo financeiro de 5,3 milhões de euros para o país”.
    Simplesmente se recusaram a fazer parte de uma farça e explicaram o porquê.
    Podiam não ter contado o nosso podre a terceiros e lavar a roupa suja só em casa. Mas cá em casa já ninguém tem vergonha na cara, de que adianta. É preciso de facto começar a envergonha-los para os vizinhos. Era o que os mais velhos faziam a ver se corrigiam os filhos.
    E mesmo assim, as vezes não resultava. E com estes ploco madjoca, eu duvido que resulte.

  62. img
    Pv Responder

    Com passar do tempo, até pensei que o MLSTP pudesse abrir-se a entrada de jovens com uma mentalidade diferente, com outra forma de fazer política mas não. Continuam o mesmo. Exemplo claro é essa tentativa falhada de Alcino Pinto de ludibriar a opinião publica, baseando em dois aspecto que não faz qualquer sentido. Não bastava dizer que foi indevidamente pedir dinheiro como tinha que acrescentar que ADI o tentou impedir. Convenhamos. STP precisa de apoios financeiros sim, mas ha mecanismos próprio para angariar esses apoios. Cabe na cabeça de alguém k Timor deu esse valor pelo simples pedido de AP?
    Telanon é talvez dos jornais digitais com mais visitas, é bom que se demarque de política porque cada vez mais começa a ficar rotulado como jornal tendencioso.

  63. img
    mé pó feladu Responder

    de 12 de julho de 1975 ate 12 de julho de 2013 todo o dontativo ficou depositano no no atlantico na conta dos politicos hora vejamos o BM perdou stp uma divida de + 300 milhões de USD, onde esta projecto que beneficiou o povo neste montante de divida, duas ilhas não existe uma ligação com segurança, energia, agua, hospital esrtrada porto de agua profunda(25.000M euros não existe onde entrou os apoios,no bolso dos politicos, portanto este de timor tambem parte ja ficou no atlantico a raia miuda vai continuar sem ver nada e continuar na extrema pobrezaaaaaaaaaaaaaaaa, ainda bem q temos buzio, cacharramba e ussua viva stp

  64. img
    arlindo fernandes Responder

    Querem mais provas para acreditarem em caos? Acho que esta tudo dito ,se fossem realmente
    politicos nao faziam isso ,mas nao sabem nada da politica e o pais de ODIO .Isto nunca aconteceu em nenhum pais do mundo .UMA VERGONHA ESTAMPADA NA CARA ADI e com isso vao perder muitos adeptos

  65. img
    madalenas Responder

    Esta carta não tinha razão de ser, não temos exercício de diplomacia, quanto mais a diplomacia económica. Gente que fica na lista, atinge o posto de Deputado, depois lixa todo muindo. Creio existir mais tentativas de bloqueio, na nossa costa Africana.
    Há mais cartas, assim não vão a longe

  66. img
    madalenas Responder

    sim, foi uma falha do Deputado do ADI. Mas isso não legitima o senhor em causa para fazer o uso da verba de forma indiscriminada. Alias, pelo que julgo saber uma ONG, vai fazer a gestão do Ferro, em STP.

  67. img
    Coisa Séria Responder

    Politica

  68. img
    Militar Responder

    Agora somos caracterizados como povos pedintes. Sempre conseguindo ajuda estrangeira e colocando nos próprios bolsos, enriquecendo cada vez mais e o povo sempre esperando por algo melhor de vocês

  69. img
    Pv Responder

    Com passar do tempo, até pensei que o MLSTP pudesse abrir-se a entrada de jovens com uma mentalidade diferente, com outra forma de fazer política mas não. Continuam o mesmo. Exemplo claro é essa tentativa falhada de Alcino Pinto de ludibriar a opinião publica, baseando em dois aspecto que não faz qualquer sentido. Não bastava dizer que foi indevidamente pedir dinheiro como tinha que acrescentar que ADI o tentou impedir. Convenhamos. STP precisa de apoios financeiros sim, mas ha mecanismos próprio para angariar esses apoios.

  70. img
    original Responder

    Desculpe lá Sr.Presidente de Assembleia!
    O ADI não portou-se bem com atitude que teve e Sr. não ficou atrás com a sua,porquê?
    Porque está fazendo precisamente o que Fradique fazia recebia donativos em bufufa e encaminhava directamente para favorita alegando que tinha sido o mesmo a fazer contactos e depois a verba era dividido entre comadres e compadres do mesmo partido.porquê que não aprendeu com estas falhas para fazer uma coisa diferente? Parte do donativo vai ser gerido por Assembleia Porquê? O País tem tantas dificuldades consideradas prioritárias que poderiam ser minimizadas e não vai ser porque antes da verba chegar ao País é esmigalhado à distância porquê? Porquê que a verba não vem ao tesouro? Srs.são homens da casa Parlamentar Órgão Legeslador como é que vão interpelar os outros quando cometerem estas barbaridades? Cada sector do Estado é um saco azul e estou a ver que Assembleia não está a fugir as regras.Para terminar pergunto a todos menos a alma que não merece quem é sério neste País será que na nossa política funciona apenas com substituição de ladrões velhos por novos?
    Estou chateado porque sou cidadão pago imposto sobre salário ao Estado não posso continuar a ver este Estado cada vez mais desgraçado com consequências nevastas para os seus cidadãos.

  71. img
    alvaro lopes Responder

    Pronto já chega tudo bem , o ADI não devia fazer isto porque briga com a imagem do nosso estado, agora o dinheiro é para o estado santomense, logo deve entrar no cofre do estado 4,3 milhões de´euros(tesouro público) caberá o governo em função do OGE 2013 e das suas prioridades desbloquear a verba, o parlamento não pode agarrar o dinheiro para gerir ao seu belo prazer, existe um OGE do parlamento já aprovado e o país é mais do que o parlamento, temos várias questões para resolver em diversos sectores, quem disse ao senhor Alcino que tem direito a 1,5 milhões de euros, isto é que era bom, cuá di bobô só cheio de mordomia, bonito, estamos aonde, ADI que faça oposição credível e controle e fiscalize o dinheiro, tenho dito!

  72. img
    alvaro lopes Responder

    dizia 5,3 milhões de euros e não 4,3 desculpem-me

  73. img
    desta terra Responder

    Meus senhores, acabei de ler a carta e não a achei oponente a qualquer acção de captação de recursos financeiros.

    A carta apenas relata um facto que todos nós conhecemos que foi a eleição do sr Alcino Pinto, nos termos em que ocorreu.

    Por outro lado, declara que o sr Pires Neto não é Deputado, portanto não podia fazer parte de uma delegação composta por deputados.

    Onde da carta é que diz que o tal partido que abandonou o poder (ADI) diz autoridade timorenses para não darem dinheiro ao Alcino Pinto e Pires Neto?

    Foi muito bom este jornal ter publicado esta carta porque se estava a comentar no escuro, sob pressupostos incorretos.

    O Sr Alcino Pinto mentiu, de acordo com a carta publicada pelo Tela-Nón.

  74. img
    alvaro lopes Responder

    Digam aos leitores que a carta do ADI só está disponível agora , ontem não cá estava , atenção tela non!

  75. img
    toresdias Responder

    Admiro muito os nossos ditos representantes,muito ainda o D. Idalécio que subscreve a carta nem se preocupa com erros ortográficos : no 2º parágrafo da carta a palavra “hora” deveria ser ora ; e no 4º parágrafo escreveu-se “ vícios/iregularidades” quando deveria ser …./irregularidades.
    Que vergonha… Vê aonde a carta foi enviada. ..trouxa…

  76. img
    bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Meus carros Leitores deixa Jornalista com vida dele ele simplesmente esta fazer seu trabalho aquilo que esta escrito não ele que esta dizer…

  77. img
    Pedro Responder

    Caros leitores e o pessoal do téla nón, acabei de ler a carta, diga-se de passagem com alguns erros ortográficos, mas em nenhuma passagem da carta diz ou mostra que o ADI bloqueou ou tentou bloquear donativos para S.Tomé. Apenas justifica o porquê da ausência do ADI, visto que sempre disseram que não reconhecem Alcino Pinto como Presidente da Assembleia. Por isso, Alcino Pinto mentiu a Nação, não é assim que se deve fazer política. já sabemos todos que a política é suja, mas há sujidades que não se pode tolerar…

  78. img
    Pedro Responder

    Também penso que desde que se apostou a notícia deveria também ter disponibilizado a carta para todos lerem e fazerem o seu juízo e depois comentarem. Por isso, solicitamos ao téla nón, que tem feito um bom trabalho, para não cometer na próxima esta falha, de modo a não induzirem pessoas em erro.

  79. img
    jonas Responder

    olha todos viram?
    A carta por a caso dizia para nao apoiar STP, è uma pOuca VERGONHA, SENHOR ALCINO. SENHOR QUER APARECER. OLHA RECEBE ESSE CONSELHO.
    CAMINHA AO LADO DA SUA ESPOSA( ELSA PINTO) NOS MERCADOS DA CAPITAL. DE CERTEZA QUE O SENHOR A DE APARECER… FUI. QUE POUCA VERGONHA. UTILIZAR AS ATENAS DE TVS, HORARIO NOBRE, PARA MENTIR AO POVO.

  80. img
    luisó Responder

    Para além do mais esta carta representa como não se escreve em Português.
    Cheia de erros por falta de acentuação e não se escreve assim em Português uma missiva para uma AN de outro País.
    Sinceramente…

  81. img
    alvaro lopes Responder

    Pois é, está tudo dito e redito, acabemos com esta pouca vergonha, acabou , agora vem o dinheiro, mas por amor de Deus, deve vir todinho e direitinho para o cofre do estado (tesouro público) só depois o governo se orienta onde deve ser locado para suprir as difioculdades gritantes do país(prioridades das prioridades)nada de 1,5 milhões para a assembleia nacional, sinceramente, nada justifica neste momento esta verba alí, cuidado meus senhores, caso isto aconteça eu mesmo vou interpor uma queixa crime contra o governo e o estado são-tomense.

  82. img
    alvaro lopes Responder

    Estes senhores chamados parlamentares gerem mal e são muito despesistas só querem carros, mordomias e bela vida, assim não, nada de dinheiro pra esta gente, só depois de se atender as prioridades nacionais, como agua, luz, transporte escolar, estrada, medicamentos, bolsas para os estudantes no exterior, quota da UA entre outras questões

  83. img
    José Catembe Responder

    O Tela Non deveria ter postado a carta ontem ou fazer uma segunda noticia, e não fazer esta pouca vergonha, o Abel Veiga continua a fazer o NÃO JORNALISMO.

  84. img
    Verdade Dita Responder

    ESSES ASSALTADORES DO PODER, ANDA A COMETER ” TRAPALHADA ATRAZ DE TRAPALHADAS””

    Desde quando é que um presidente de Assembleia está mandatado para substituir o ministro das finanças ou mesmo de negócios estrangeiro, ou mesmo o primeiro ministro?

    BRINCADEIRA!

    Então para onde foi a separação de poderes entre órgãos de soberania?

    Isso é uma granda trapalhada do Sr Alcino Pinto.

    Por outro lado, se a assembleia nacional é financiada pelo OGE, quem disse que pode ficar com 2 milhões de dólares? JÁ NÃO RECEBE DO OGE TODOS OS ANOS?

    Para quê precisa a assembleia desse valor, quando a execução do OGE está a reclamar pelo mínimo que seja de verbas?

    DESDE QUANDO ASSEMBLEIA NACIONAL VAI EM BUSCA DE AJUDA EXTERNA E RECEBE PERCENTAGEM. ESSE ALCINO PINTO É UM LADRÃO!! ISSO SIM, É UM LADRÃO!!

    AS ENTIDADES QUE METEM DINHEIRO NO TESOURO PUBLICO QUE DEVIAM SER COMPENSADOS POR TAL, PARA QUE NÃO SEJAM CORROMPIDOS,, O ESTADO NÃO OS COMPENSAM. ASSEMBLEIA NACIONAL NÃO TEM ESSA COMPETENCIA EM RECEBER PERCENTAGENS, SENHORES LADRÕES DO POVO!

    O país está parado porque não há verbas para investimento.

    Graças as receitas correntes (Impostos e taxas) que têm servido para pagar salários.

    O ministro das Finanças deve abrir os olhos com esses malandros de Alcino Pinto e a sua corja composta por alguns comedores de budo vestidos de capa de deputados.
    Um Bem haja!

  85. img
    teu tio Responder

    Caros amigos,
    Tiram as vossas conclusões… Os gajos querem nos fazer de parvos…. assim como a historia do Alcino Pinto-Timor leste… é muita brincadeira, de Dezembro para cá, já produziram muitas telenovelas.. é ruimmm…Palavras de Angela Costa a incompetente Ministra da saúde do governo de ADI…A rapariga vive chorando na sua pagina do facebook, ai, ai, ai ,ai perdi o tacho fiquei sem Patrice Trovoada!!!!!

  86. img
    FARANDULA Responder

    Nós estamos a espera das provas, que o senhor Alcino pinto ficou de apresentar… Ou São demagogias baratas da sua pessoa para porem o bom nome do partido A.D.I em causa.
    Meus senhores vamos ser coerentes e responsáveis pelos nossos actos que ele assuma esta mentira publicamente.

  87. img
    madalena Responder

    O Alcino Pinto que não tente fazer o revisão da Biblioteca da Assembleia, para dar ao seu colega do partido verba para comer e investir na sua Quinta.
    Estamos atentos!!

  88. img
    sendoeu Responder

    Na carta não frisa nada impedindo ajuda….so mentiras e mentiras….quem é este presidente de assembleia que diz amar stp?????

  89. img
    pagaguno Responder

    Eu li a carta e não vi nada que diga que o ADI impediu a ajuda a STP, alias segundo Levy , esta ajuda já havia sido pedida pelo anterior governo. Trata-se sim de uma manobra do Sr Alcino Pinto, para divertir as pessoas, para que ele e os seus camaradas poderem dar umas valentes palmadas, nos fundos que veem aí, se for o Alcino já o conhecemos,ele é comedor de ferro nato.

  90. img
    Abelio Viagra Responder

    Agora por fim vi a carta e denoto que:

    1- Parabens, Abel Veiga, pois retificaste a noticia anterior e deste uma corporacao mais ensaiada em relacao a anterior.

    2- A carta é taxativa e clara, é o ponto de vista dum partido, isso em nada poderia dificultar a ajuda ou nao do Parlamento Timorense.

    3- Resumdas contas, Alcino Pinto, mentiu e o jornalista, esperto, tenta amansar as suas falsas declaracoes.

    Com todo o respeito Abel Veiga, faca o teu trabalho sem clubismo. sempre te amirei e quero continar a faze-lo, porque sei que és lutador e sei deo nde vens, mas assim nao. E por favor, nao omita o meu comentário.

  91. img
    Chocolate-Biológico Responder

    Quê Kuwáááá…?

    Inen ké muêêê…, kuwá sá, XÍNO nón ká mintxíla achem tudaxiiiii….!!!

    Só com Cristo é RAPAZ……

    Sinceramente…!

  92. img
    Henda Carvalho Responder

    Santomense, povo ignorante e sem pudor.

    Então se eu pretendo negociar com uma delegação que representa um país no sentido de oferecer ao respectivo país uma ajuda qualquer, e recebo uma carta vinda de um partido que recentemente foi poder nesse mesmo país me informando de que a delegação que eu acabo de receber e que comigo vai negociar um possível apoio não representa o referido país beneficiário por ser uma delegação ilegal, em condições normais, o que acham que deveria acontecer?

    Se eu fizer fé na veracidade da informação contida nessa carta, no mínimo eu não receberia essa delegação e assim ficaria vedada a possibilidade da negociação para o possível apoio.

    Acham mesmo que questões de politiquice interna devem ser usados para bloquear um país no panorama internacional?

    Qual será o futuro desse nosso país que se sustenta em querelas políticas ao invés de se preocupar efectivamente com o aumento da produção e da produtividade?

  93. img
    jose mourinho de stp Responder

    Caro amigo Augerio Amado Vaz, estou a espera do seu comentario depois de ler a carta do ADI. E por favor use o seu bom senso como sempre usou. Abraço.

  94. img
    Eduardo Responder

    Nao existe conciencia dentro do nosso dirigente ate quando!

Deixe um comentario

*