ADI reagiu às declarações do Presidente do Parlamento

Através do seu líder da bancada parlamentar que por sinal foi o subscritor da carta endereçada ao Parlamento Timorense, a ADI, esclareceu que a sua posição não visou bloquear qualquer ajuda para São Tomé e Príncipe.

«A carta só se referia que ADI não reconhece Alcino Pinto como presidente da Assembleia Nacional» declarou Idalécio Quaresma, líder da bancada parlamentar.

Segundo o líder da bancada parlamentar, o seu partido apenas deu explicações ao Parlamento Timorense sobre os motivos que tornaram impossível a sua presença em Dili. «Pelo respeito que temos pelos nossos irmãos timorenses, respondemos a carta tendo em conta que a carta veio dirigida ao Presidente da Assembleia Nacional e a todos os líderes parlamentares dos partidos com acento parlamentar, dizendo porquê que não fazemos parte da delegação», pontuou.

O motivo principal é que a ADI não reconhece Alcino Pinto como Presidente da Assembleia Nacional. «Reafirmamos que continuamos a não reconhecer Alcino Pinto como presidente da Assembleia Nacional, portanto se não reconhecemos não podíamos fazer parte desta delegação que iria ser presidida por esse senhor e em nenhum momento o ADI impediu autoridades são-tomenses de irem buscar dinheiro para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe», frisou.

Abel Veiga 

  1. img
    terra a mão Responder

    bandos de judas !!!!!!!

  2. img
    inteligente Responder

    Não foi Alcino que pediu ajuda ao Timor. É o fruto de um acordo assinado pelo anterior governo de Patrice Trovoada. Actual ministro das Finanças e a ministra de Negócios Estrangeiros tem informações suficientes sobre este acordo que possa elucidar os leitores sobre esta matéria, até porque já haviam deslocado ao Timor Leste neste ano.

    • img
      Orgulho Santomense Responder

      meu caro amigo, inteligente,

      Se és tão inteligente não deverias comentar a tão grande barbaridade.O país é nosso e o que queremos é sair desta vergonha causada por bandos de malandros que nem têm vergonha de se mostrarem a cara pelo roubo e a desgraça que têm causado ao povo santomense.
      Pelo menos deveriam guardar o respeito por este povo que tanto sofre… para responder o seu comentário, tenho só a dizer que qualquer indivíduo que jurou no seu primeiro dia como responsável da nação deve cumprir a obrigação em nome do povo e não buscando méritos.

  3. img
    Trabalhador Responder

    Mucluclú cu cá fé chintche matá sum dê,… Êlê só ca potó ni som plimelo!

  4. img
    verdadeiro Responder

    O MLSTP o PCD MDFM por amor a terra falam a verdade estamos cansados, o Sr. Abel Veiga quis especular essa informação

  5. img
    bem ni wê mali ni tlachi Responder

    ADI não vale nada só esta pegar pessoa que não sabe nada pra enganar, si eu tivesse maneira esse patrice não ponha os pes aqui mas… não vale nada…esse acabou com esse pais…

    • img
      Lupuye Responder

      Podes crer que ele ja nao vai regressar ao pais. Ele que va ao seu, Gabao. Despois de desvendados todas as porcarias que ele fez e deixou para tras, ate os seus hao-de reconhecer que ele so estava a procura de bem estar pessoal e nao para o pais.

  6. img
    Verdade Dita Responder

    TÉLANÓN,APRESENTA A CÓPIA DA CARTA enviada por ADI!! SENHORES mentirosos…

    ESSES ASSALTADORES DO PODER, ANDA A COMETER ” TRAPALHADA ATRAZ DE TRAPALHADAS””

    Desde quando é que um presidente de Assembleia está mandatado para substituir o ministro das finanças ou mesmo de negócios estrangeiro, ou mesmo o primeiro ministro?

    BRINCADEIRA!

    Então para onde foi a separação de poderes entre órgãos de soberania?

    Isso é uma granda trapalhada do Sr Alcino Pinto.

    Por outro lado, se a assembleia nacional é financiada pelo OGE, quem disse que pode ficar com 2 milhões de dólares? JÁ NÃO RECEBE DO OGE TODOS OS ANOS?

    Para quê precisa a assembleia desse valor, quando a execução do OGE está a reclamar pelo mínimo que seja de verbas?

    DESDE QUANDO ASSEMBLEIA NACIONAL VAI EM BUSCA DE AJUDA EXTERNA E RECEBE PERCENTAGEM. ESSE ALCINO PINTO É UM LADRÃO!! ISSO SIM, É UM LADRÃO!!

    AS ENTIDADES QUE METEM DINHEIRO NO TESOURO PUBLICO QUE DEVIAM SER COMPENSADOS POR TAL, PARA QUE NÃO SEJAM CORROMPIDOS,, O ESTADO NÃO OS COMPENSAM. ASSEMBLEIA NACIONAL NÃO TEM ESSA COMPETENCIA EM RECEBER PERCENTAGENS, SENHORES LADRÕES DO POVO!

    O país está parado porque não há verbas para investimento.

    Graças as receitas correntes (Impostos e taxas) que têm servido para pagar salários.

    O ministro das Finanças deve abrir os olhos com esses malandros de Alcino Pinto e a sua corja composta por alguns comedores de budo vestidos de capa de deputados.

    Um Bem haja!

    • img
      Trabalhador Responder

      Se ainda não viste; a tal cartaencontra-se em anexa num dos artigo do Telanom Intitulado:

      “Carta da ADI já publicada – ADI tentou bloquear missão parlamentar que conseguiu donativo financeiro de 5,3 milhões de euros para o país”

  7. img
    Parvo Responder

    Se Justiça funcionasse em STeP, os membros do anterior Governo Liderado Pelo Patrice Trovoada (A.DI), todos poderiam estar atrás das grades… Essa carta demostra que esse Partido não quer ajudar o povo…apenas quer saber das suas ambições…. Esse partido esta envolvido em muitos escândalos… Estão relacionado a bandidagens de barcos, desvio do tesouro publico…e muito mais… Esse partido poderia acabar em Santomé….

    • img
      Stwart Neto Responder

      Meu caro, não apenas os de ADI mas os fde MLSTP e PCD.
      Ou não tenho razão? Queres a lista de actos de corrupção?
      Os processos de arroz, por diversas vezes, projectos de estradas, projectos de energia, casas pre fabricadas, dinheiro da ENCO, financiamento de Brazil, para começar, mas vais listar os autores desses actos.

  8. img
    Negro de STP Responder

    ADI pode até não valer nada.Mais dizêr que Patrice Trovoada acabou com o Pais é de uma demagogia barata que o povo de S.Tomé não precisa .
    Não é esta a ideia que o povo Santomense tem do PT
    Então um pais com 38 anos de independência 15 deles governado por MLSTP o Patrice Trovoada só governou menos que meia duzia de anos.
    Deixem de tretas.

    • img
      GR Responder

      Procure informar-te mais e saiba quanto tempo na realidade o Patrice trovoado e o ADI estiveram ligado ao poder….. Muito pouco sabemos da historia do nosso país… Posso fornecer-te os conteúdos para estudares.-…

      • img
        Negro de STP Responder

        Olha Senhor GR não distorça o meu comentario eu falei o tempo que o Patrice Trovoada andou no governo e não ADI
        Eu não preciso de conteudos nenhum para estudar e não me intereça para nada.
        O progresso que Patrice fêz na sua governação esta ao olhos de todo mundo e o povo gostou isto é que me entereça.Quando houver eleições o Patrice Tovoada vai ganhar e vais me dar razão.

        Senhor GR truque como este que o Senhor esta a usar estão ultrapassados o povo esta farto de sabixões como tu.

      • img
        Negro de STP Responder

        Sr.GR eu não preciso de conteudo nenhum para estudar.Tretas como estas estão ultrapassados.
        Sabixões como o senhor é que aroinou o nosso pais.

  9. img
    Chiquinho Cabral Responder

    No meu ponto de vista se houvesse justiça no país não só os membros do anterior Governo como também muitos politicos na nossa sociedade deveriam comparacer perante os tribunais e por conseguinte arrestados e conduzidos a prisão. Mas esse não é o caso num país onde a imunidade serve os corruptos.

  10. img
    Trinta Mil Responder

    Está explicado.
    Explicação feita verdade reposta. E daí!!!!

  11. img
    jose pedro Responder

    Esse Idalécio Quaresma é pau mandado do Patrice Trovoada, lambe botas….

  12. img
    agua viva Responder

    “ADI não reconhece o Sr. ALCINO PINTO como presidente da assembleia nacional de stp, por issa não participou na delegação que seguiu a Timor Leste.”

    há coisa que não percebo bem, embora a politica tem as suas facetas.

    1. ADI não reconhce Alcino Pinto como presidente ou não reconhece a legitimidade da assembleia eleita pelo povo …,

    2. si não reconhece o alcino pinto como presidente, logo, há ilegalidade na assembleia, sobre todo nas sessões plenarias

    3. si há ilegalidade na assembleia, ADI não deve fazer parte nas sessões plenarias e rejeitar todas decisões nela tomada

    4. si faz parte nas sessões plenarias, como tem “acontecidos”, e votam nas sessões plenarias é porque ADI esta ciente de alguma coisa……

    5. concordo com ADI na sua posição em não fazer parte da citada delegação, tendo em conta queda de relação inter parlamentar, mas escrever carta dessa natureza,para um país amigo, huummmmmm, kúa cú buá mê?

  13. img
    alvaro lopes Responder

    Está tudo explicado, ADI na carta não reconhece o presidente da assembleia e o senhor Pires Neto, pronto onde é que está a história de impedir que Timor nos dê apoio financeiro ou ajuda, basta de politiqice, já chega, o dinheiro que venha é bem vindo e vai para o cofre do estado (tesouro público)para ser colocado na gestão de projectos para o desenvolvimento de STP nada de 1,5 milhões de euros para se comer na assembleia, ponto final

  14. img
    agua viva Responder

    retificação:

    1. … pelo povo?
    2. … sobre tudo…
    5. … tendo em conta queda de relação das bancadas parlamentar

  15. img
    Observador atento Responder

    Nao estou afiliado a nunhum partido politico em STP mas reconheco que esta posicao do ADI foi uma pouca vergonha! Com tantos problemas que existem em STP todo dinheiro limpo eh bom para a nossa terra.Eu disse limpo! Aqueles que dizem ser politicos, defender o povo e actuarem desta maneira eh mesmo o inimigo do seu povo. Os individuos que agem assim so estao a defender os seus proprios interesses e fico muito triste com o ADI. Ha um proverbo saotomense que diz “roupa suja lavasse em casa”. Os do ADI deviam pensar no sentido deste ditado. Eu vivo em europa ha 32 anos; em todos os paises que vivi e trabalhei aplicam este ditado. Tomem exemplo da Inglaterra gente! Mais uma vez sou um observador atento dos problemas da minha terra, nao tenho nehum partido mas isso Sr Idalecio foi demais….

    • img
      Chefe de Estado Responder

      O Senhor Observador atento é mesmo atento a observar com olho de vê?Ou é apenas um mero observador?
      O Senhor leu a missiva enviada pela bancada do partido ADI ou não sabe ler?
      Acho que o Senhor envergonha a Diáspora são-tomense.

      • img
        Observador atento Responder

        O sr chefe de estado,
        Nao tenho nem tempo nem paciencia para as retoricas de novelas, de qualquer tipo seja! Nao obstante, comfirmo ter lido a tal missiva do ADI e vi neste acto oportunismo e jogo politico. Nao vi nada de interesse geral, nada que podesse ajudar o povo. Outra coisa, um chefe de estado deve saber que nao se deve brincar com recursos raros, tal como o dinheiro do povo por exemplo.

  16. img
    Úsua temperada Responder

    STP é um país “sui generis”, MLSTP, PCD, MDFM que são partidos políticos, não se lhes ouve, não existem, não aparecem. Quem agora é um partido político é o téla nón. Nas próximas eleições o povo vai ter que escolher: ADI ou Téla Non
    Fôgo Kêmam môn…..KiKiKiKiKiKiki

  17. img
    Verdade Dita Responder

    Está certo que o ADI não devia fazer isto porque briga com a imagem do nosso estado, agora o dinheiro é para o estado santomense. Logo deve entrar no cofre do estado 5,3 milhões de´euros(tesouro público) caberá o governo em função do OGE 2013 e das suas prioridades desbloquear a verba, A ASSEMBLEIA não pode agarrar o dinheiro para gerir ao seu belo prazer, existe um OGE do parlamento já aprovado e o país é mais do que o parlamento, temos várias questões para resolver em diversos sectores, quem disse ao senhor Alcino que tem O direito à 1,5 milhões de euros. ISTO É UM ROUBO.UM DESVIO DO ERÁRIO PÚBLICO. ISTO É QUE É CORRUPÇÃO ACTIVA. ADI que faça oposição, SIM, e controle e fiscalize o dinheir.

  18. img
    Úsua temperada Responder

    Minhas senhoras e meus senhores, vamos ler bem a carta enviada pelo ADI, em nenhum momento diz ou impede ou obsta a que Timor ajude STP, apenas justifica o porquê da ausência do ADI nessa delegação. Se o ADI sempre disse que não reconhece Alcino Pinto como Presidente da Assembleia, ninguém estaria a espera que fossem viajar com Alcino como Presidente. Acho que o ADI foi coerente, mas Alcino Pinto quis fazer politiquice e saiu muito mal porque todos já lemos a carta e só temos um comentário a fazer Alcino mentiu a nação……É favor publicar porque acho que tem havido muita censura….

  19. img
    Úsua temperada Responder

    Tá provado que Alcino Pinto mentiu… Só fico estupefacto em saber porquê que estão a deixar o ADI ganhar tanta popularidade e crescer cada dia. Será que não conseguem ver que quanto mais falam do ADI e Patrice Trovoada estão a publicitá-los, estão a fazer com que o povo não os esqueçam. Não conseguem ver que hoje em todo o país e fora dele pouco se fala do MLSTP, PCD, MDFM, é só ADI isso, ADI aquilo. Até chego a pensar que o téla nón está feito com o Patrice Trovoada…. pensem bem nisso….

  20. img
    Kúa de BôBô Só.....mordomiaaaa Responder

    Alguém tinha dúvida que o Alcino Pinto é um mentiroso. Parou no tempo na forma de fazer política e está sempre a levar tareia dos jovens do ADI e a criar problemas ao nosso glorioso MLSTP…Alcino Pinto já conseguiu o seu tacho que deveria ser da camarada Maria das Neves, mas é melhor ele ficar calado de modo a não comprometer mais o nosso partido e o poder…..Fuiiiii

  21. img
    Sacode puera Responder

    A culpa nao e de A D I o Alcino Pinto tem vos dado muita confiança senhores traidores da pátria e do pouvo Santomense A D I nao tem vergonha eles deveriam estar atras das grades em vez de estar a mandar boca e enganar o pouvo vamos chegar lá nao se atrapalhem o P G ainda vai ter miuto que trabalhar sobre os acordos assumido pelo A D I fessa nance Sá trache cabi nom sai pá nom pia nance

  22. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Se chefe da bancada parlamentar do ADI tivesse vergonha na cara estaria calado,ele não era assim,mais junto-se a um bandido o que se espera é triste ele ser da Trindade

  23. img
    concozuco Responder

    Alcino Pinto… deixe de politiquices, homem. Ainda vais ficar com BOCA TORTA. Na politica nao vale tudo. Seja digno do cargo que ocupa. MENTIROSO

  24. img
    justino couto Responder

    Caros leitores do Tela-Non, nao sou simpatizante do ADI e nao estou de acordo com muitas coisas que o ADI fez no passado. Mas meus senhores, tenhamos um pouco de dignidade. Li agora a carta do ADI (obrigado Tela-Non)a mesma que o sr Alcino Pinto se refere e fiquei pasmado. O Pr da AN mente descaramente. Nos estamos a ser induzidos em politiquices e esse ser sr acha que o povo saotomense e parvo. Isto so desmonstra a falta de honestidade de sr Alcino Pinto e que realmente o ADI tem razao em nao reconhecer-lo como Pr da AN. Desnecessariamente o sr Alcino Pinto entra numa fria sem precedentes. Haja paciencia

  25. img
    Espirito Santo Responder

    A totalidade desse dinheiro tem que ser gerido pelo governo para o bem do povo e nunca uma parte dela deve ser distribuido para 55 bandidos emcabeçado por Alcino pinto.

  26. img
    h silva Responder

    Mais uma vez eu pergunto:
    Aonde foi parar o bom nome dos homens santomenses?
    1-Se ADI nao reconhece o Presidente da Assembleia Nacional ,entao porque ainda participam na plenaria?
    2-O mais ridiculo ainda o porque que nao pedem por completo o afastamento de todas as actividades da AN.
    3-Criticam de tudo mas fazem o msm,tipo nao vou pedir demissao porque ficarei sem o meu salario.
    Isto para mim e roubar o povo a olho nu.
    Nao fazem patavina alguma e esse lider parlamentar tem carro da AN,casolina,credito para seu telemovel,tem um salario e na hora de viajar em servico para representar o povo e servi-lo,esse msm povo que te paga salario ,o senhor manda uma carta por tras de pouca vergonha.Isso nunca tinha acontecido antes ,so msm com essa nova geracao de sabedores politico.Se nao reconheco o meu lider eu mudo e vou fazer outras coisas.Idalecio mostra te que sabes fazer mais coisas e abandona por completo a tua funcao.felicidades a todos

    • img
      Ké, di Vá plegá cú pávu. Responder

      É isto mesmo. Bem dito, h silva. O problema não está no ADI. O problema está em alguns elementos que o compõe. É sabido que em todos os Partidos Políticos, algumas coisas más não deixam de existir, mas, pedir aos estrangeiros para não dar valor à pessoas da tua própria Terra, é uma vergonha “Lôpa súzu, nom cá labé ni ké fiçadu. Vendelhões da Pátria. Kê téla glávi….

  27. img
    Dlima Responder

    Não há dúvidas da tentativa deste jornal juntamente com o actual poder em STP defamar, denegrir a imagem do ADI e do seu líder Patrice Trovoada.

Deixe um comentario

*