PCD avançou com queixa crime contra Patrice Trovoada

O partido da convergência democrática esteve na Procuradoria Geral da República, na tarde de segunda – feira, para processar criminalmente o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, por lavagem de dinheiro. O recibo de transferência em dinheiro vivo de 624 mil e 600 euros, publicado pelo Téla Nón é um dos elementos de prova apresentado pelo PCD.

Armindo Aguiar e Edite Salvaterra, são os dois membros da direcção do partido PCD, que foram entregar a queixa crime movida contra o ex-Primeiro ministro Patrice Trovoada. «Estamos aqui para apresentar uma queixa crime, contra o ex-primeiro ministro, por um crime que tudo indica ele cometeu, porque há indícios. Isto é do domínio público, porque está publicado no Jornal Digital Téla Nón, em que ele transferiu para a República Gabonesa a quantia de 624 mil e 600 euros, qualquer coisa como 15 mil milhões de dobras», referiu Armindo Aguiar, que falou em nome do PCD.

Segundo o PCD, todos os actos de corrupção devem ser combatidos. «Queremos que a Procuradoria Geral da República, apure a veracidade desses factos. Porque não é admissível que aquele que dizia combater a corrupção seja um corrupto. E a prova disso são os documentos que apresentamos na Procuradoria Geral da República», frisou.

PCD diz não ter dúvidas de que o recibo de transferênca em dinheiro vivo no valor de 624 mil e 600 euros, emitido pelo ex-Primeiro ministro, e devidamente subscrito tanto por ele como pelo receptor do montante em cash, é uma autêntica lavagem de dinheiro. «Lavagem de dinheiro é haver actividades ilícitas, que concorrem para amontoar dinheiro, e esse dinheiro ser remetido para o exterior. Se houve dinheiro que terá entrado ilegalmente no país, e depois sai do país para uma conta devidamente identificada, isso indicia acto criminoso. Daí que o PD pede a Procuradoria Geral da República que faça o seu trabalho, para quese identifique quem é corrupto neste país», concluiu.

Note-se que para além da queixa crime agora apresentada pelo PCD, o recibo que foi publicado pelo Téla Nón, faz parte de um dossier, que se encontra nas mãos das autoridades judiciais em fase de investigação.

Abel Veiga

  1. img
    trindadense Responder

    vai fazer queixa contra Delfim neves sem vergonha na cara

    • img
      Nova Orden Responder

      Meus Caros compatriotas,
      Como sempre, a política em São Tomé/ notícia passa só pela pessoa de Patrice Trovoada/ família Trovoada e família Pinto e Costa.
      Fico abismado com a pobreza deste país, pobreza dos nossos dirigentes.
      Gostaria de fazer a seguinte pergunta aos nossos políticos: que país conheceu crescimento sem corrupção?
      Fala-se tanto de corrupção, mais nunca é apresentado as provas, quem quer combater corrupção esta tão cego que não consegue ver corrupção acontecer em sua casa.
      Meus caros compatriotas são Tomé esta como esta só por um motivo: só sabemos cuspir no prato que comemos.
      Não é em vão que se diz que peixe more pela sua boca.
      O que é 624 mil e 600 euros para um empresário? Quantos empresários estrangeiros movimentam mais de 2 milões e tal de euros? Nós os Santomense somos pobres que ate espantamos quando vemos um valor um pouco avultado, por isso que temos empresários pobres.
      Como é que a economia vai crescer se não estamos preparados para viver de acordo com esse crescimento? Só Estamos habituados com ministros que só sabem inaugurarem lavandarias, casas atras das quintas, e acham que estão a fazer muito.
      Apareceu o negócio de porto flutuante, como somos pobres, achamos que o mundo estava desabar na nossa cabeça.
      Meus senhores e minhas senhoras, comecemos a refletir nas causas que vem acontecendo no nosso país, até parecer que estamos a pagar a culpa do massacre.
      Porque que os cidadãos estrangeiro/ Empresários conseguem crescer no negócio e nós não, acredito que tuto esta na nossa mentalidade e nada mais.
      Voltarei com mais
      Nova Ordem

    • img
      Vai ou racha. Responder

      Ladrão a gritar pega ladrão, lol, isso é mais do que uma brincadeira.
      Culpado são os ouvidos e olhos para vêr e lêr esses bôbos…

    • img
      toresdias Responder

      Trindadense se tens provas de crime contra Delfim como é este facto identificado de autoria do teu patrão, enquanto ex – 1º Ministro que foi de um país que não o viu a nascer que rouba e suja DESCARADAMENTE s.t.p., faça o mesmo que PDC fez, não fica aí a uivar, nota a caravana está passando. É melhor agir já e agora.

    • img
      João Carlos Responder

      Ladrão a gritar pega ladrão, lol, isso é mais do que uma brincadeira.
      Culpado são os ouvidos e olhos para vêrem e lêrem esses bôbos…

    • img
      Vai ou racha. Responder

      Esse coitado do homem que esta na foto, estava quase morto e agora já tem força de queixar outros, poder tem força. Ultimamente era grande cliente dos motoqueiros da nossa praça.

      • img
        carlos Responder

        Esse coitado? Porque? Porque anda de motoqueiro? Ele é otário porque não é endinheirado é isso não é? Porque não Roubou enquanto esteve no poder? Uma pessoa licenciada em história como ele num pais como esse aonde pode ir? Aonde todo mundo (letrado ou não) diz fez história? vai dar aulas.
        Se você não é da áreas económicas e jurídicas você é um nada ou um quase nada ou ainda pior um futuro nada infelizmente espero pelo menos no futuro estar errado. Se ele não fosse o coitado que se refere ele estaria a viver num palácio no campo de milho não é? É meu irmão não queremos ladrões no poder más tenbém não queremos Ex dirigentes a andarem de moto? Assim fica difícil limpar o pais dos sugadores
        Primeiro definir – mos o que queremos e a seguir definir se podemos e temos estruturas para tal.
        Coitado é aqueles que ainda vão as urnas gastar sola de sapato ou chinelo para votar em vão otários riquíssimos não em contas bancárias, propriedades geradoras de empregos, holding e etc. más sim riquíssimos em arrogância e complexos de superioridade barata.
        Esse pais precisa de muita coisa más tenho que concordar que consultas a psiquiatria deveriam ser um meio de avaliação na entrada nos sectores públicos bem como no processo de aquisição de bolsas de estudo assim teria – se um diagnostico dos comportamentos desviantes do nosso povo e minimizava – se isso se for possível com uma roda. ARSTP – amigos reais de São Tomé e Príncipe porque o país deve sempre, sempre vir primeiro em detrimento de egos de cada um.
        Bem haja.

  2. img
    José Rufino Responder

    Só fantuchada,bando de parvos.No nosso país qual daqueles politicos(politiqueiros)que não são corruptos???,talvez só mesmo esse senhor que esta ai na peça.

  3. img
    explicar sem complicar Responder

    Patrice Trovoada!
    Grande Corrupto/Mafioso/Especialista em Lavagem de dinheiro.
    Var dar explicações à Justica.
    Cadé Elísio Texeira,Levy,Agostinho,Varela…etc?

  4. img
    Male Responder

    Comedia de “Aristofan”,so agora? O PCD tambem nao e boa peca,de quem e a culpa de arroz com ma qualidade que os pequenos estao a consumir; nao e do lider do PCD?
    Se tivessemos uma procuradoria nao por”encomenda” voces nao mas sairem de la serima presos automaticamente.Nenhum governate deste pais e de boa peca nenhum ,entarm bons e saem autenticos LADROES,DESGRACADOS.

  5. img
    jose mourinho de stp Responder

    PALHAÇADA…

    • img
      Augerio Amado vaz Responder

      Não se trata de nenhuma palhaçada, pese embora nesses casos não haver lugar a queixa – crime, pois, qualquer cidadão, e é dever de ofício do Ministério Público abrir um inquérito, nos casos de uma denuncia pública de indícios de actos passíveis de serem considerados crimes públicos.
      Só se apresenta Queixa – Crime nos Crimes de natureza semi- pública e particular.
      Á apresentação de qualquer denuncia de actividade criminosa, não significa a priori que o indiciado seja culpado, por respeito Sacro-santo ao princípio de presunção de inocência.
      Não despiciendo o facto do indiciado poder intentar uma Queixa – Crime de calúnia, caso os factos denunciados, não corresponderem a verdade.

    • img
      Trabalhador Responder

      Eu não quero Desmerecer o Assunto,!
      Mas parece-me que em STP agora todo mundo quer Protagonismo!

  6. img
    Kua Li Responder

    Façam o mesmo quando esta em causa um dos vossos,porque para mim Delfim Neves, Cosme Rita estão entre os políticos mais corruptos e astutos em contornar a lei,sei do que vos digo,mas nao digo.

    • img
      Neima Cassandra Responder

      Meu amigo,
      Isto é que é mesmo palhaçada!
      Perante factos tão evidentes de cometimento de acto ilícito, pessoas há, sem escrupulo que são capazes de defender coisas indenfensáveis? Então se tem provas de que o Delfim Neves e Cosme Rita são ladrões e corruptos (como você diz) porque não fazer o mesmo contra eles apresentado queixa-crime contra os mesmos?
      Que eu saiba, durante cerca de 38 anos da nossa independência, fala-se sempre de políticos, ladrões e corruptos, mas nunca houve um facto tão evidente e com peças comprovativas quanto esse escandalo financeiro do Sr. Patrice Trovoada! Mesmo quando se assinou o acordo de cooperação com taiwan que se sabe qu alquém de uma família bem conhecida de STP que era até certo ponto pobre de classe média baixa de repente ficou ficou rica não se tinha provas tão comprometedoras quanto isto.
      Por isso, meu caro, voçê e seu patrão têm que encontrar novos artificios para defenderem-se desta. O recibo é claro! Plaga só fé patlice deça doumento cé ni dossier. E agora eééée´?

      • img
        Combate a corrupção Responder

        Não houve Neima Cassandra?
        Sinceramente! Pergunta bem para a senhora não cair no ridículo. Eu quero acreditar que nem a senhora acredita naquilo que escreveu. Caso GGA; STP Trading; Air São Tomé; Lota de Pesca; Barco Pagué; Arroz que foi a Pic; Autocarros que vieram nos contentores sem dono; o caso recente do arroz; etc. Eu só citei alguns. Acorda para a vida minha senhora.

        • img
          Negro de STP Responder

          A Sr.Neima qurer fazêr de cega perante todo este escandalos aqui nomerados por senhor(combate a corrupção).

          Olha Senhorita Neima A PIOR CEGA É AQUELA QUE NÃO QUER VER.

      • img
        Kua Li Responder

        Minha Cara Neima eu gostaria muito que a justiça funcionasse,a deixe-me lhe refrescar a memória,a Sra.se lembra das palavras proferidas por cidadão Delfim Neves,no inicio do escândalo STP Trading,era qualquer coisa como isso “eu estou disposto a pedir a A.R que me seja retirada a imunidade parlamentar para que eu possa responder a justiça,se esta assim entender,” pois a justiça quando entendeu o que que este fez? Sabe me responder?Bom a Sra. é cidadã presumo informada,peça porque é um direito que lhe assiste,aos orgàos do ministério das Finanças o dossier sobre a polemica do pagamento desta divida ao governo Brasileiro,aliás a Dr. Santa Tebus em tempos recentes numa entrevista a TVS referiu alguns efeitos perniciosos desta divida,e sabe quem a vai suportar,eu,tu o Zé. Das tripas e outros Rues,sabe como no arroz que em vez de ser 13.000dbs são 17.000.dbs,na inflação galopante numa economia estagnada,etc,etc,a Sra. se quiser se debater comigo prepare-se, se informe e depois se exponha.Digo-lhe eu não sou acolito do Patrice Trovoada,basta reparar nos meus outros comentários,o meu Partido se chama Justiça Social,Igualdade de Oportunidades,Progresso e Desenvolvimento,que o IDF,não sobreviva sobre a capa de escola católica,educação para ricos,que o Liceu tenha turmas dignas,professores qualificados,enquanto desinvestimos na educação porque estamos a pagar atos de gente sem escrúpulo,que lesaram o Estado e saíram impunes,dique atenta aos sinais do tempo…em breve nada será como antes.

        • img
          Negro de STP Responder

          Senhor kua li ja tivemos em disacordo neste espaço.Mais vejo que convergimos em aquilo que é essencial para S.Tomé.
          Um desses ponto que convergimos é da justiça não pode valer só para um e para outros não.

          • img
            Kua Li

            Meu caro,a identidade cultural de um homem,assim como os direitos que se enquadram no seu estatuto pessoal,define-se pela sua nacionalidade,o país é numa micro visão das coisas, a nossa casa,quando o Sr.convida alguém a lhe visitar,ainda que o Sr seja pobre,se os seus parcos haveres tiverem bem dispostos,organizados,limpos revelam o seu carácter e bom gosto,( o contrário também é verdadeiro) a ambição e vontade de bem fazer não é uma virtude inerente a riqueza,o problema do nosso São Tomé não reside na insularidade e na pobreza do país,mas na pobreza de espirito dos homens, que nele habita, é uma herança cultural fortemente enraizada que temos que combater é um genes colectivo que se revela nefasto para os desígnios dos sãotomenses enquanto povo,bom não lhe vou maçar com as minhas cogitações sobre as razões do atraso a que estamos votados,digo-lhe apenas que ter filiação Partidária é um dto que a todos nos assiste,mas se organização em causa lograr objectivos comuns,coisa difícil e contrária a lógica de grupo,mas que tem de ser balanciada por alguma razão,desta sorte,impõe que os órgãos instituidos para fazer este contra-peso,que ao meu ver são os órgãos judiciários funcionem em plenitude,porque depreendo que a vossa Exc.a seja mais velho do que eu,Há um livro escrito por Gerart Searber suponho ser assim o nome,um alemão que andava aí na nossa praça de macaco ao ombro e de uma motorizada,chegou-se até a dizer que era da CIA,se o meu caro puder ler aquilo,esclarecerá muito sobre os empecilhos que nos travam o desenvolvimento.Não obstante quero lhe afirmar que temos de ter esperança camihando e lutando vencemos, a nação mas ditosa da terra em redor da pátria imortal.Há de mim ouvir falar…Aquele abraço,fica ku Decçu

      • img
        Kua Lu Responder

        Bô ça anzu letê,mal sabes o que dizes,até contradizes,ora vejamos se em 38 anos nunca ninguém foi preso por atos de corrupção ,;;;(porque os coitados vão aqueles directores-zinho tipo,tDeogenes Moniz caso GGA etc,pra fazer inglês vê,esses foram)achas que Patrice agora é que vai responder,esse meu povo é unico, em breve Delfim candidata e lá estão os Mén Ganhá paxença a apelidarem-no de OBAMA,mas isso tudo não é por acaso,a estratégia passa por analfabetizar para reinar.

  7. img
    abigail varela Responder

    LOL…queixa crime virou moda em STP

    • img
      DECA Responder

      MEU CARO EXISTE ALGUMA COISA MAIS PARA OS POLITIQUEIROS DE STP FAZEREM!O PESSOAL ESTA TODO SEM NORTE.

    • img
      pické Responder

      Procuradoria Geral virou C**a mãe joana agora.. com tantos processos nem sabem como analisar e um tribunal que não funciona.. p´ra quê mais queixa em cima de queixa!! Vai tudo para arquivo

    • img
      PGD Responder

      mete uma queixa crime na justiça stp entre esses políticos e um João ninguém ao mesmo tempo vais ver ki, João Ninguém é notificado, condenado e compre a sua pena e sai, esses políticos nem se quer são notificas a prestar depoimentos ainda. pk vão estar fora do país, agenda está cheia para ouvir o sermão do juízes…

    • img
      Me Zemé Responder

      …auó. O que o procurador vai fazer com essas queixas todas…arquivar, como tem sido hábito. Ninguém se responsabiliza pelos seus actos, só os pequeninos, infelizmente. Tudo quacé, nóm cá pôgi cuê.

  8. img
    RECOMENDACAO Responder

    Recomendo-vos:

    1- Professora Edite, faca um favor a si mesma, e volte ao Liceu a leccionar, que isso sim a senhora mormente sabia fazer.

    2- Armindo Aguiar, por favor, continue com a sua simplicidade e suas investigacoes culturais e históricas, por favor, isso lhe faz bem e sim é uma actividade nobre a qual o notabiliza.

    Deixem de fazer brincadeiras de mau gosto com as instituicoes públicas. Honestamente!

    • img
      Fala Serio Responder

      Acho bem que essas suspeitas sejam levados ao Ministério Publico. Porque não? Da mesma forma como o ADI fez uma queixa crime contra o actual Ministro da Agricultura, o PCD tem toda legitimidade de o fazer contra o Líder do ADI. Eu penso que tudo quanto cheira a actos ilícitos contra o Pais e o bem estar comum, deve ser denunciado em instituições competentes. O ADI seu o pontapé de sida e fez muito bem, que todos sigam esse exemplo. Denunciar aquilo que nos prejudica…

  9. img
    jose pedro Responder

    Bem se de facto existem indicios acho normal fazerem queixa crime…..

  10. img
    Revoltado e indignado Responder

    Bem, o PCD encheu-se de coragem e avançou com queixa crime, agora vamos esperar para ver no que dará, se será um tiro na próprio cabeça levando a morte do PCD e os compatriotas PCDISTAS ou se de baixo desse fumo e “suposto” crime cometido pelo Patrice Trovoada há coisa concreta para levar o homem a justiça e porque não a cadeia. Caso o PCD ou o Procurador Geral Samba conseguir fazer isso, se calhar os cidadãos do país começaram a ganhar mais respeito, os jovens e futuros dirigentes começaram a ser mais cautelosos, responsáveis, ou no contrario o PCD que prepare para o Delfim abrir de novo a falência com a indemnização que poderão vir a pagar ao Patrice Trovoada. Seja como for o PCD e os seus dirigentes, sobretudo Delfim preparem que vão rolar no Tela Non toda espécie de comentários possíveis, mais uma vez e unicamente com o mero intuito de “ladrar” enquanto a caravana passara. Engraçado e estranho é que são poucas as pessoas mesmo dentro do ADI que deram caras, nomes e voz na defesa do Patrice Trovoada, o partido ainda não reagiu, não sei se esta a se preparar uma reação ou se a estratégia é calar e ver ate aonde ou que informações ainda o Tela Non poderá ter. Haver vamos, o certo é que o Procurador Geral da Republica já solicitou a Assembleia a lista nominal das pessoas do ADI que são deputados, o que quer dizer que vem ai coisa grossa ou também não. Se calhar agora que o lambe-botas e incompetente do Roberto Raposo que auto nomeou e empossou-se a se mesmo procurador adjunto, esta fora, isto foi exonerado das funções, a justiça poça vir a funcionar com o Samba. Só espero que não apareça um Adelino Isidro ou Guilherme Posser na procuradoria para dar ao Samba um morro ou mera intimidação. Procurador Geral Samba, força, eu sempre acreditei que os jovens quando querem criam revolução para o bem da nação e com certeza haverá vários seguidores. Simplesmente queremos e apreciamos a arte de bem fazer e coragem. Já agora ainda estamos a espera da antiga queixa crime que o Rafael Branco igualmente ex primeiro ministro apresentou contra o Patrice Trovoada.

  11. img
    Chefe de Estado Responder

    Os PCDistas estão desnorteados!!!
    Viva Democracia e Viva STP!

    • img
      Gulherme Carlos Responder

      É assim que deve ser feito. Se o senhor Patrice Trovoada cometeu alguma ilegalidade deve responder pelos seus erros. Caso contrário, também deve ser ilibado e explicar com transparência os meandros da transferência deste montante efetuado. É assim que se defende a transparência sobre a coisa pública. Isto não tem nada a ver com perseguição, com política e outras coisas. Nós não podemos passar o tempo a dizer que estamos contra a corrupção, que a Justiça não finciona, que não existe transparência e outras coisas e no entanto quando há iniciativas deste genério começamos a dizer que é perseguição, que é polítiquices mais isto mais aquilo. Afinal: tudo deve ser transparente ou não? Tudo deve ser investigado ou não? Tudo deve ser esclarecido ou não? Na minha opinião isto tem de começar a acontecer mais vezes no país com todos os políticos e dirigentes de todos os quadrantes políticos, independentemente da grandeza ou pequenêz do caso em concreto. Todos aqueles que comtem ilegalidades, políticos ou não, grande ou pequenas ilegalidades, têm que responder pelos seus atos.
      Eu espero também que os dirigentes que estão associados ao caso de Agripalma possam responder criminalmente pelos seus atos. Isto é também um crime. Nós aqui em S.Tomé temos de mudar de atitude e começar a demonstrar que a Justiça não é só para os pequenos e gente do povo. Os grandes também cometem crimes e devem ser julgados e responder pelos seus atos. Se houve crime no projeto de Agripalma os atores deste projeto têm que responder judicialmente.

  12. img
    convencido Responder

    Chegou a vez do patrice trovoada. Ele tem que ir ao tribunal dar explicaçoes sobre as origens de tanto dinheiro. Força pcd.

  13. img
    jovens de 90 anos Responder

    VAMOS TODOS MUDAR A MENTALIDADE E ATITUDE
    PARA O BEM DA NOSSO PAIS , AVENDO ANOMALIAS CABE A PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA INSTAURA O INQUERITO PARA PUNIR OU NAO OS RESPONSAVEIS DOS ACTO. TARDE OU SEDO TODOS AQUELES QUE FISERAO MAL A ESTE PAIS IRAO PAGAR POR ISSO . E LEJITIMO AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA

  14. img
    mana Responder

    O maior corrupto de sao tome vai ter que prestar contas na justiça. Patrice, voçe vai ter que explicar ao juiz donde vem tanto dinheiro. O monteiro esta a tua espera.

    • img
      explicar sem complicar Responder

      EU VOR TORCER QUE O JUIZ VENHA A SER O MONTEIRO(Bom Juiz por acaso)

      • img
        mé pó feladu Responder

        o senhor vai torcer pelo juiz monteiro porque nao torcer tambem para os que andaram e andam a bricar com diheiros publicos importando coisas podres para consumo perigo para saude publica

    • img
      afonso varela Responder

      Estão perdendo vosso precioso tempo,meus caros.
      A.Varela

  15. img
    ritinha Responder

    o PCD quer acabar com o patrico trovada mais encontram com armas sem munição,,por favor meus pecedistas deixão disso k o povo da STP bem vos conhence,são umas corjas de bandos ladrões oportunistas se escrupolos,,de atacar seja kem for,,,,,o PCD esta sem matéria,,achão k assim conseguem atrabalhar a população,,,,nançe sa caçô conchido,,,,bedàlàààààààààààààààààààààààààà

  16. img
    anonimo Responder

    se for pra acabar com a corrupcao, todos os politicoas santomenses irao pra cadeia por causa dos desvios.
    Em Sao Tome nenhum politico pode processor outro porque todos tem problema com a justica

  17. img
    Antagónico Responder

    Temos que regozijar o trabalho jornalístico do Abel Veiga. Meu caro, segue sempre em frente, o seu trabalho é de louvar e não se sinta inibido pela atitude negativa de algum interventor. Em caso de jornalismo que implica denúncia pública para entidade de carisma politica, procure anexar sempre documentos comprovativos. Abraços
    Ps: Sou apartidário!

    • img
      Combate a corrupção Responder

      Lol! Eu, você, o Abel, o Patrice Trovoada, o Jorge Amado, o Delfin Neves, todos somos apartidários. hahahahahahaah

  18. img
    Terra Responder

    inê té dôlo clôçon de çún patrece.
    Quacê sê sá yo-xá

  19. img
    mé pó feladu Responder

    meus caros
    onde esta queixa crime contra os nhonos,mercadoria podre do brasil, arroz podre, a doca pesca como foi construida sem qualquer concurso publico de igual modo os passeios da cidade enfimmmmmmmmmmm

    • img
      jovens de 90 anos Responder

      os pt estavao no governo como e que nao puserao delfim na cadeia , estavao no governo podian ter provas do involvimemto de delfim e outros , mudem jente de atitude, para que possamos viver em paz neste pais , e preciso saber que nao inporta quem seja fez mal tem que pagar . pior de todos e aquele que nao adimite que erro e justifica seu erro indicando erro do outro . as coisas nao vao so quando chegar o momento mesmo aqueles que forao governantes ja a 20 anos hao de prestar comta e ser punido por seus erro.

  20. img
    a força do povo Responder

    Esses indivíduos são paus mandados de Delfim Neves.

    Até Edite Salvaterra se mete debaixo dos pés de Delfim Neves.

    Budo de corrupção(LÔÇÔ AMARELO E QUEBRADO PARA PORCO) bô tê foçaêê..

    O mais engraçado é que este jornal digital ao serviço de PCD não passou qualquer notícia sobre o arroz amarelo e quebrado importado pelo Delfim Neves.
    Arroz que nem para porco serve.

    Isso denota a clara parcialização do JORNAL TELANON ao PCD.

    O Abel Veigas também está a comer dinheiro de corrupção de Delfim Neves! Se não teria investigado essa polémica do arroz.

    O PCD partido CUMÉ BUDU hipnotizou o Gabrielzinho e Pintinho, ambos “DE COSTAS”.
    Que pena da minha terra!

    • img
      Téla Nón Responder

      Enfim…….vai ao arquivo do Téla Nón e encontrará dois artigos que foram publicados sobre o arroz. Um da queixa crime da ADI, e outro sobre a reacção da empresa que importou o arroz. Enfim.. apesar de estar a faltar com a verdade, Abel publica seu comentário por aqui a democracia funciona.

      • img
        enfim tambem pra ti Responder

        Abel é mentira quando afirmas que aqui no tela non reina Democracia. Muitos mas muitos comentarios sao sencurados ca mal e porcamente. E mais o tratamento dado a noticia do pro Delfim/ Arroz e em contraponto com a queixa do ADI foi abismal e a olho nu que quase passou despersebido a denuncia do ADI e apenasteve direito a umas linha totalmente destorcida da realidade. Tela non nao tente levantar uma bandeira que claramente voces a muito deixou perder. Estou a falar da imparcialidade e de democracia.

        • img
          E. Santos Responder

          E é preciso lembrar que o Telanon só publicou a denúncia do ADI sobre este caso juntamente com a resposta do acusado. Quando a denúncia tinha sido feita muitos dias antes.
          Deu para perceber a estratégia embora, já nem vale a pena falar deste assunto.
          O Tela non já assumiu qual o seu lado e não vai mudar, por isso, siga irmão.
          Enquanto Abel, é um direito seu. Mas enquanto jornalista, é desprestigiante.

  21. img
    Kanimambo Responder

    Edite nasceu na Guiné-Bissau, e o Armindo Aguiar no outro dia disse-me que quem nasce fora de ST não pode ter a nacionalidade são-tomense. O que dizer sobre isso irmão do PCD?

  22. img
    ERC Responder

    Um contra-ataque do PCD ao lider do ADI depois desse ùltimo ter acusado o Delfim Neves de corrupto. Quem serà o verdadeiro corrupto nessa història? Serà que alguém irà ser mesmo condenado? Esperemos pelos proximos episodos dessa novela mexicana.

  23. img
    Original Responder

    Queixa de crime na Procuradoria Geral da República deveria ser algo sério,mas como estamos onde estamos,esta queixa irá somar às outras e daqui a alguns dias aparecerá outra que irá abafar esta,tendo em conta que estamos a bater record em queixas de crime ,pelo nosso tamanho.Se estas queixas rendessem juros,a Procuradoria estaria rica.

  24. img
    fundo vasco Responder

    Meus senhores, primeiro vejam bem ( informen-se)sobre o k é lavagem de dinheiro.
    Nas campanhas quantos partidos politicos, não recebem milhões de dolares em dinheiro,será lavagem?o dinheiro de nita que roubaram em casa de rafael, tanbem é lavagem ? estaremos atentos nas proximas campanhas, as malas que veem de Angola, Guine Equatorial, Nigeria, e outras paragens.
    Isto tudo é para se desviar atenção dos atos do PCD, Ministro pomero… arroz podre… falta de energia.. falta de agua … falta de medicamentos no hospital.. estradas esborracadas … etc..etc.
    Trabalhem e deixem de divertir as pessoas.

  25. img
    malebobo Responder

    sr.armindo por favor, convenhamos, falar de corrupção, o sr. primeiramente deveria aconselhar o seu amiguinho d.n.de tantos actos de corrupção que cometeu aqui, em stp
    1- STP Trading
    2- Doca de Pesca
    3-Passeios de cidade capital e arredores
    4-Barco principe

  26. img
    malebobo Responder

    m.p. tornou um autêntico palco de teatro e de comedia,

  27. img
    terra a mão Responder

    Caros amigos cibernautas.
    O nosso Pais,S.tomé e Principe,bem como todos os países, movem a base da lei,por tanto nós enquanto cidadão, não podemos ignorar um facto que sabemos e conhecemos perfeitamente.
    1º É que a nossa lei que regula o mercado monetário e financeiro,não permite que nenhum cidadão viaje com tanta soma a queche, como foi o caso .
    2ºSegundo o documento exibido pelo Telanon,torna tanto quanto suspeito a forma como se procedeu a tal operação.
    Ora bem, perante esses factos ,sem querer ser juiz,ou mover pela camisola,acho normal que se peça explicações ao senhor Patrice ,quanto a este caso.
    Acredito que o maior tesouro que um ser humano pode ter ,é humildade,havendo isso ,não será de todo necessário chegarmos ao extremo,o Senhor Patrice vem e dá explicações ao pais ,a razão da tal operação,posto isso ,e se não for capaz de convencer o pais ,ai sim…
    Acho que o silencio do Srº Patrice ta sendo muito longo,e que todos nós deveríamos estar preocupados com isso,acho que já esta mais de que na hora, do mesmo vir cá,ou senão, mesmo partir de algures onde se encontra,dar explicações ao povo S.tomense,das coisas que fora fazendo enquanto chefe do governo,e que hoje são alvos de criticas. Posto isto ,e não havendo indícios que o incriminam,acredito que o partido ADI,sairia disto com uma vitoria nas próximas eleições.
    Portanto peço a humildade a todos os nossos dirigentes políticos,pois só assim conseguiremos avançar rumo ao desenvolvimento que todos almejamos.
    Viva a humildade!
    Viva o Patriotismo!
    Viva a democracia!
    Viva os S.tomenses!
    Abaixo a corrupção!
    Abaixo a arrogância!
    Abaixo a prepotência!
    Um bem haja a todos ,e que Deus nos acuda e proteja a todos.
    AMEM

  28. img
    zeme Almeida Responder

    Apontar dedos aos outros,sabe bem?O PCD convive com um corrupto no seio e nada se passa.Deveriam ter é vergonha a imagem do lider do ADI Patrice Trovoada está em alta,podem crer.O povo só está que o ano 2014 chegue para votarem em massa para o partido ADI e o seu lider incontestável Patrice Trovoada.O povo agradece por estarem a promover a imagem do Patrice Trovoada.

  29. img
    Pen Drive Responder

    De facto 15 mil mlhões de dobras não é nada!Já imaginaram que montante os nossos políticos vão buscar no estrangeiro com pendor para a vizinha Angola durante as campanhas eleitorais? Mas a forma como o ex PM o fez não demonstra nada de inteligência.Pois muitos políticos bem posicionados da nossa praça fazem enormes transações clandestinas e não deixam qualquer pista. E por isso nada aconteceu.Espero que pela próxima aquele aprende a lição com estes!

  30. img
    zeme Almeida Responder

    O jornal Tela-non e o seu director ABEL VEIGA, tranformaram em PIC.Emfim…temos que aceitar.

  31. img
    bmw Responder

    nada adianta,se os processos dão entrada na justiça e de la morre.há anos que leio queixas crimes ai no tela nón de vários partidos e governos,mas final destas novelas ninguem fica a saber.

  32. img
    malebobo Responder

    de toda propaganda que o jornal tela non possa fazer a favor de pcd, digo vos uma coisa com muita honestidade, nunca o pcd superar o adi em termos de voto, por todo isso que fazem o adi, continua com o seu eleitorado

  33. img
    Adelino Pires dos Santos Responder

    O queixa apresentada pelo PCD não passa de uma palhaçada e desnorte deste partido politico que esta em via de instinção.
    Seanalisamos com cabeça fria e fazer um retrospetiva do PCD como partido da mudança vamos chegar a conclusão que os dirigentes do PCD muitos deles apresentam sinal exterior de riqueza sem nenhuma jusificação.
    Foi com gestão do Pcd que os fundos da da caixa foram dilapidados, existe uma lista nos serviços competentes que ronda 8 mil milhões de dobras na altura e que maior parte dos individuos na lista são do PCD.
    Varias centenas de milhões de euro que veio para financiar projecto agricula os maiores beneficiarios são elementos do PCD.
    A lista dos devedores encontra-se Ministério da Agricultura.
    Detentores de várias médias empresas do Estado e que não pagam um centimo os maiores beneficiários PCD.
    Donativos do Japão os maiores beneficiários Pcd (ferro chapa de zinco etc…)
    A lista de má gestão e dilapidação do património de todos os santomenses é enorme.
    Como jurista e criminalista o PCD esta a vitimiza-se a disciplina que estuda esta forma de pensar e confundir o disvio de forma vergonhosa da coisa publica é a(vitimologia).
    Sem falar nos recentes escandalos de arroz para porcos importado pelo senhor delfim neves.

  34. img
    Badiu di STP Responder

    Ninguém para apresentar uma queixa crime contra os sucessivos governos de PCD MLSTP/PSD pelo abandono, isolamento, e a situação desumana que vive a maioria das habitantes nas Roças de São Tomé e Príncipe? Ninguém ? …………….
    Tenham vergonha pelo menos uma vez na vida meus caros políticos.

  35. img
    Pânico do Banho Responder

    Introduzi hoje uma queixa-crime no tribunal dos “corta-braços”, para que se apure qual é o politico neste país ainda tem os dois braços, porque se existe algum com dois braços é porque os tribunais não funcionam…

  36. img
    Negro de STP Responder

    S.Tomé esta megulhado em PANTANO POLITICO.
    Marquem ELEIÇÕES mais rapido pocivel para o povo fazêr justiça de todas estas queixa crime.

  37. img
    ecuatorial guinea Responder

    caros leitores do Tela Non. Já repararam que o documento publicado como recibo do dinheiro é falso! Forjado! mal feito.
    Vejam bem, analisem, reflictam, são-tomenses são inteligentes.

    • img
      Adalberto Responder

      Eu não sei qual a razão de tanto barulho por parte dos simpatizantes do ADI em defesa do senhor Patrice Trovoada nem dos apoiantes de outros partidos em defesa de outros políticos. Eu não tenho partido nenhum e só acho que tenho direito, como cidadão nacional comprometido com os interesses da comunidade, a dizer três coisas:

      Primeiro: ninguém está acima da lei. Patrice Trovoada ou qualquer outro cidadão, independentemente da sua origem social, política ou religiosa, se existem indícios de prática de crime deve responder perante a Justiça a eventual prática destes mesmos crimes. Onde é que está o problema? Para quê estarem a misturar as coisas a falarem de eleições para cá, eleições para lá, e outras coisas? O que é que os atos eventualmente ilícitos praticados por senhor Patrice Trovoada tem a ver com eleições? Não misturem as coisas, por favor.

      Segundo: os Tribunais servem para dirimir, resolver ou explicar conflitos ou prática de crimes. Isto é alçada do Tribunal. Se recai sobre o senhor Patrice indícios de crime ele deve responder em Tribunal, como inocente até prova em contrário, com a finalidade de se esclarecer o assunto. Onde é que está o problema? Quem tem medo que isto aconteça? Para quê tanta agitação? Para quê tanto medo, sobretudo quando se diz com boca cheia que o homem é inocente? Deixem a Justiça funcionar, por favor. Não misturem isto com a política, por favor.

      Terceiro: todo o cidadão é inocente ou deve ser considerado inocente, até prova em contrário decretada pelos Tribunais ou trânsito em julgado. Se o senhor Patrice não fez nada deve esperar pela Justiça, sem medo, para que a mesma esclareça o problema ou acusação em que o mesmo vem indiciado. Onde é que está o problema? Para quê tanta agitação, tanto nervosismo? Se a Justiça não atua andámos a dizer que existe desmando, que ninguém apresenta queixa, que ninguém responde pelos seus atos, etc. Agora que um jornal fez um trabalho de investigação jornalística, apresentou provas que podem indiciar crime contra um governante do nosso país, toda a gente fica nervosa, fica agitada, fazem uma grande quantidade de barulho porque foi apresentada queixa com a respetiva prova que pode indiciar a existência de crime. O que é que querem afinal? Querem ou não que exista Justiça no nosso país para todos, independentemente da sua posição social ou económica?

      • img
        E. Santos Responder

        Concordo consigo. E digo mais. Acho que o próprio Patrice Trovoada deveria se propor ir ao Tribunal esclarecer esta suspeição para rapidamente (se assim o entender) limpar o seu bom nome.
        Fugir da Justiça para quê?
        Embora compreenda o medo que se tenha desta nossa justiça que não é justa e responde aos interesses de alguns. Quem é parvo para confiar.
        É ssó ver no caso GGA o que aconteceu. Quem mandou tirar o dinheiro ficou de fora, coitados que cumpriram as ordens e lamberam o dedo é que foram mamar a cadeia.
        Acho que se dignificarmos a nossa justiça ninguém terra qualquer temos em se apresentar a ela.
        Mas acho que sim, o PT deveria se propor ser julgado ainda que se tivesse que criar um Tribunal só para o efeito, com magistrado dos vários países de respeito.

        • img
          E. Santos Responder

          Queria dizer: Acho que se dignificarmos a nossa justiça ninguém terá qualquer temor em se apresentar a ela.

      • img
        Adérito Vaz Responder

        Muito bem dito. Eu também não percebo tanta agitação, tanta fala, tanto barulho, tanta confusão por causa desta caso. Se o homem está inocente, deixem o homem responder perante o tribunal. Onde é que está o problema? Para quê andarem a complicar tanto?

  38. img
    stp-misericórdia Responder

    Sem vergonha!…agora queixa crime virou moda. Os partidos não sabem fazer politica! Porque no País não se vê teatro, estes é que são as grandes estrelas de actores de teatro em STP. Grandes palhaços…

  39. img
    Bêtodo Responder

    Blefes e mais blefes, uma coisa digo, Gorgulho e Zé brigada estão fazendo muita falta a essa sociedade, não obstante a atuação triste deles na época colonial, tenho certeza se ele tivessem vivos a essas horas todos esses Políticos estariam com mão a ardem de palmatória com 10 buracos.

  40. img
    Atencioso Responder

    O intenção do PCD não tem de ser, se tivermos em consideração que ao artigo do tela non, por si só, considera-se com uma denuncia; pois “corrupção” afigura-se com sendo um crime público.Pelo que Ministério Público, provalvemente já estaria na posse da notícia.O Partido neste caso só está fazendo “show of”.Deveriam demonstrar e denunciar, caso existam, outros casos.

  41. img
    Dlima Responder

    PCD parece o CDS em Portugal… Só andam à boleia. Assim como os carros com bataria descaregada… Só empurrando é que pega.

    • img
      Dlima Responder

      *descarregada

  42. img
    Toni Responder

    Atenção aos telados de vidro !!!

  43. img
    Toni Responder

    Atenção aos telhados de vidro !!!

  44. img
    E. Santos Responder

    Acho que sim. Faz todo o sentido que o PCD apresente queixa crime contra Patrice Trovoada. Tem de tocar a todos não?
    Só espero que os juristas da praça que assistem o Ex- PM Patrice Trovoada não sejam os mesmos que assistem o actual Ministro da Agricultura que já sabe que provavelmente o seu caso (queixa feita pelo ADI) vai ser arquivado.
    Mas ele deixa de ter razão. Todos os casos que envolvem o PCD foram arquivados ou mal julgados, porque é que o dele não seria? Ele que até é primário, coitado.
    É que com tantos casos arquivados, nós o POVO ficamos sem saber verdadeiramente quem é quem na sociedade. E continuamos a levar com estes gatunos de sempre.
    Apurem todos os factos e tragam-nos a verdade. Se Patrice Trovoada tem praticou algum ilícito, ele que responda por isso. Ficamos a espera.
    E esperemos que este não seja só mais uma manobra do PCD (os wê liso da sociedade) de desviarem a atenção que recaiu sobre eles por conta do arroz amarelo e partido e por causa do Primeroo. Porque esperteza para malandrice é com Partido Come Dinheiro.

  45. img
    Povo treste Responder

    Tela non tambem é fofoqueiro ne;PCD SÃO 1º LAVADORES DE DINHEIRO NESTE PAIS AINDA INDICA OUTRO?TODOS POLITICO DESTE PAIS LAVA DINHEIRO O POVO SABES ;SERA QUE É SO PATRICIO TROVADA…SERA E A HISTORIA DE STP TREDING; ja não fala tambem ;arroz que delfim neves comprou podre tambem é lavagem.SÃO MEDROSOS;
    VIVA PARICIO TROVADA
    DESPACHA COM ELEIÇÔES PARA PARAREM DE FALAR.

  46. img
    toresdias Responder

    Oh Patrice, veja lá se vens à S.Tomé, onde onde existem parvos, e que tu ja bem o conheces. Não fuja. Não pemsa que ainda estamos repremidos por um ou outro regime. Somos democratas, agora, na democracia h+a responsabilização dos actos ilicitos ou contraversos as normas democraticamente instituidas.
    Estas a cometer erro do passado, Ja não o tempo do seu pai, e outros tantos que refugiaram noutros paises para fazerem politicas. S.Tomé ePríncipe não há leões, há sim pessoas de bom caracter e capacitados com disposição a contraditórios de ideias e não metodicos como por exemplo vc. Faça politica limpa. Se um estiveres nas barras do Tribunal enfrente.
    Quem não faz, não pode temer. Tas com medo porque?

  47. img
    ritinha Responder

    oPCD,,pode estar descançado k na STP jamais ,,mesmo coligado com os assaltantes,,so limitão aki querendo atrapalhar meia dúzia de populações com vossa tatica k já è conhencida,,,esquecem k tenhem janela de vidro e querem atirar pedradas,,,,,nançe sa caço conchido,,lula cù tava fèla cù na bêndefà,cù tudo môsca da cumba,,chi nançe ca tè vlegonha a nà cà che lua poçon cà flà vonvo mô mosca talbolôôô,,,nem blanco floinda cà matàninguê peliba cua dèèèèèè,,,,,nace cà tài mo fleminga tamanha,,nem cala môdi juda cu bendê clisto bunda gelô,,,,,PCD cu ladlon di inèm MLSTP nançe cà fica sebido cu patriço ça mina de tela e bila san gunba a pô da campô fogo ê na cà caba ni son fà,,nance pô lanja tudo ma fala disanime pè xè un tela eca bè è ca bila bi,santomè so è ca govena,se nance meçe quele quele chi a na meça sa cu nance,,,è sa fladuèèèèèèèèèèèèèèèèèèèè

  48. img
    Pânico do Banho Responder

    As 10 estratégias de manipulação mediática

    1. A estratégia da distracção.
    O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distracções e de informações insignificantes. A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado; sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja com outros animais (citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    2. Criar problemas e depois oferecer soluções.
    Esse método também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reacção no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o demandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise económica para forçar a aceitação, como um mal menor, do retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços púbicos.

    3. A estratégia da gradualidade.
    Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

    4. A estratégia de diferir.
    Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Logo, porque o público, a massa tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isso dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

    5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade.
    A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais. Quanto mais tentem enganar o espectador, mais tendem a adoptar um tom infantilizante. Por quê? “Aí alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, em razão da sugestionabilidade, então, provavelmente, ela terá uma resposta ou ração também desprovida de um sentido crítico (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.

    6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão.
    Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto-circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do Registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos…

    7. Manter o público na ignorância e na mediocridade.
    Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.
    Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

    9. Reforçar a autoculpabilidade.
    Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua acção. E sem acção, não há revolução!

    10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem.
    No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem disfrutado de um conhecimento e avançado do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. O sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele a si mesmo. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior do que o dos indivíduos sobre si mesmos.

  49. img
    filha chama- lhe de puta Responder

    …enre duas ciganas
    …numa descussao etre duas amigas
    advertia a mae…
    Filha!…
    Filha!…
    Filha; chama-lhe de puta antes que ela
    chama puta a te…
    Assim esta o PCD
    o partido da vergonha
    o partido dos murcegos gigantes que provocam problemas de falta de Energia
    em stp
    palavras para que …
    que pena, da pior pobresa que nunca se tinha visto em stp.
    nenm com a obra do carlos graca ,,,,
    O burro velho nunca aprende …
    quem semea a vento ha decolher tempestade….

  50. img
    Pânico do Banho Responder

    O falso paradigma da sustentabilidade: Se é propaganda é boa, barata e funciona não é sustentável. A precipitação da moda da apresentação das “queixa-crimes” não transformará nenhuma das queixas em vantagens comparativas ou competitivas. O Povo já tem o seu club de coração e o seu amor a camisola, não lhe fará mudar de opinião pelas qeixinhas-crimes. Devemos correr, mas devagar…

  51. img
    Stwart Neto Responder

    O PCD se tivesse vergonha deveria fazer o seguinte:
    Actos de corrupção a serem denunciados: doca, passeios, fundo do Brasil, dinheiro da venda da enco,casas pre fabricadas,compra de navio, obras de edificio dos negocios estrangeiros, varios casos de arroz, so anunciar alguns casos. O PCD só esta a nos distrair dos verdadeiros actos de corrupção. Se não resolvermos esses casos e outros teremos sempre os mesmos problemas.

  52. img
    santa catarina Responder

    Este senhor não tem o que pensar era melhor responder a solicitação feita pela Espanha com relação ao relatorio de conta da Expo Sevilha.
    Agora vem dar lições de corrupção. É preciso ter uma cara muito dura como são todos do PCD.
    Para pensarem bem na questão do arroz de muito má qualidade posta a nossa população, do credito do Brazil etc..
    Temos que ter olhos muito bem abertos Povo de STP.
    Um bem haja…

  53. img
    loqueto iambongo Responder

    manda prender delfin Neves.
    Esse, sim…..é um tobarão. Dos maiores aí da praça.
    Não tenho cor politica,…mas esses senhores que agora fala em apresntar queixa até podem estar certos,….só que não têm vergonha.
    Caras de PAU!
    E O Delfim,….não o apertam porquê?

  54. img
    A. Santos Responder

    Ouve-se na rua, na rádio e televisão. lê-se nos jornais. Muito bom ser-se informado.A verdade, é que cada vez mais, vai diminuindo o nr. de quem efectivamente trabalha e que esteja verdadeiramente preocupado com o desenvolvimento desta terra. Até se critica quem anda no notoqueiro. esperto e limpo é esse individuo que não é arrogante, não anda em grandes jeeps muitos deles adquiridos duvidosanente, ou com somas de dívidas impagáveis nos bancos,sem combustiveis para os sustentar, telemóveis carros entretanto sem saldos só para daren nas vistas. Todos os atentos sabem e conhecem bem, quem é quem nesta terra. Maioritáriamente comandantes de preguiçosos, vida fácil e facilitada,quase de joelhos a espera que o Senhor Deus ou SUN GêLO mandem dinheiro.

Deixe um comentario

*