Atenção leitores sobretudo os que comentam artigos aqui no Téla Nón

A vaga de insultos que está a dominar o espaço dos comentários, obriga a Direcção do Téla Nón, que também não escapa aos insultos, a reforçar a partir de hoje as medidas de  fiscalização dos comentários, e deixa aqui expressas as normas que existem na página ACERCA desde 2009.

O jornal mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente da corrente ideólógica ou divergência de ideias.

Mas o jornal tem regras de conduta que devem ser respeitadas e que consideram princípios de moralidade, ética e bons costumes.

Este jornal não aceita comentários que:

  1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
  2. Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas e instituições;
  3. Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
  4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
  5. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
  6. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
  7. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
  8. Contenham links de qualquer espécie;
  9. Tenham cunho comercial ou de propaganda;
  10. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros

Não cumpridas essas regras, o jornal reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

O leitor que insistir em desrespeitar essas regras será bloqueado do nosso sistema de comentários.

A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:

  • Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;
  • Insistirem no envio de comentários em caixa alta (letras maiúsculas);

Avisos:

  • Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos aos topicos do jornal;
  • Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus  autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
  • Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o titular do jornal a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;
  • A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade de identidade.

Téla Nón

  1. img
    Perigo Responder

    Acho bem,mas gostaria que esclarecessem o que entendem por conteúdos publicitários,os a apoiantes do ADI perderam um espaço para intervirem,porque se não é permitido insulto,então acabou pra os gajos,ideias eles não têm,é mais um assalto ao poder nas considerações dos Adistas.

    • img
      Ze Responder

      Não concordo. Deixa tudo como está. A regra existe desde 2009 porquê k telanon não aplicou-las? Eu conheço as regras do ACERCA e lia com desagrado alguns comentários, mas já habituei-me a eles. Se os deputados lutam no parlamento, abandonaram a casa da democracia, mas continuam a receber salários chorudos do erário público, cujo dinheiro vem dos contribuinte e ninguém faz nada, então tudo é possível nesse país cujo nome é democrático. Regras só existem por conveniência nessa república. Zé

    • img
      João Carlos Responder

      Picante nos olhos dos outros é refresco.

      Quantos nomes chamaram ao Patrice Trovoada, mesmo quando era primeiro ministro, quantos insultos?

      Mas hoje como {pontopé dá ni giba}, feitiço está a virar contra o feiticeiro, a regra voltou.

      Isto para dizer, como se ataca constantemente este governo, alguns elementos do partido no poder; têm que impor regras.

      Esta medida de certeza que veio de cima pra baixo.

      Viva a liberdade de expressão, viva a democracia, viva STP.

  2. img
    Kua li Responder

    O que comento agora nada tem que ver com,o supracitado destaque,todavia nos tempos que correm,numa sociedade pautada pelo desrespeito ao próximo e pelo sobrepor das condicoes económicas, da luxuria em detrimento da solidariedade e dos princípios éticos morais,senti-me no direito de exaltar,um pormenor,que constatei há dias na inauguração da Conferência dos Tribunais de Conta dos Palops,decorrido recentemente no país,emocionei-me ainda que distante com o facto do Hino Nacional ter sido entoado de viva voz por um conjunto de crianças,há muito que nas cerimonias presididas por representantes dos órgãos de soberania não era desta forma entoado,registei com agrado…É
    necessário resgatarmos o nosso Patriotismo,porque muito dos que por aonde vociferam como defensores da pátria e dos pobres mal sabem soletrar o nosso hino,quanto mais cantar…

  3. img
    sotavento Responder

    Vejo muito bem esta tomada de decisao por parte da direccao do jornal, mas convenhamos que muitas vezes é o proprio Telanon que provoca determinados comentarios menos decente.Muitas vezes a forma como expoem as noticias as palavras que usan nos obriga a comentar de forma rude.Esta muito bem que tenhamos regras de civismo no forum e tambem que o Telanon tenha regras na divulgacao das informacoes..com todo respeito forca Telanon

  4. img
    bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Concordo consigo Téla Nón

  5. img
    desta terra Responder

    Acho bem.

    Este deve ser antes de tudo, um espaço de debates de ideias relativamente aos problemas actuais e que enfermam a vida dos nossos cidadãos.

    Bem haja o Tela-Non.

  6. img
    Democrata Responder

    Também concordo com o exposto. Pois é salutar ideias construtivas e opinios valiosas ao comentar certos artigos.

    Tenho dito e um bem haja a todos os usuarios.

  7. img
    cua lumado Responder

    Com o todo o respeito telanon, mas eu não acredito na vossa tárdia tentativa de tentar disciplinar os comentários no vosso espeço. Quantas e tantas vezes fiz comentários advertindo que estvam a ser passados comentários discriminátorios e abusivos contra várias personalidades nacionais e ainda assim o telanon deixou passar. A título de exemplo: assim foi com as noicias relacionadas com o Sr. Silvestre Leite, Sr. Roberto Raposo, Sr. José Antonio Monte Cristo, Sr. Delfim Neves, Sr. Óscar Medeiros, etc. Deste último então, deixou-se passar coisas que até transparecia uma certa cumplicidade do próprio jornal. Só espero que as regras ditas como existentes desde 2009 e que só agora se pretende observar à riscas, não sejam regras só pra alguns ou só para esta ou aquela ala ideologica nacional. Bem haja telanon.

  8. img
    GR Responder

    Acho magnifico está ideia……

  9. img
    GR Responder

    esta ideia quis dizer

  10. img
    jojo Responder

    Acho Magnífico a ideia.

    Já viram ,O entanto o que provocaram no passado? Muitas pessoas foram insultadas e enchuvalhadas sem culpa. Mas nunca é tarde. Deveriam procurar forma de indeminizar os que sem culpa foram insultados pelos culpados. Fui

  11. img
    Libertador Responder

    Parabéns Tela nom.
    Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores.

  12. img
    Male Responder

    Obviamente,que nao podemos criar um jornal aonde individuos mal intencinados refugiam o seu mal-estar.Contudo fica aqui um aspecto curioso:Em nenhuma sociedade o descontentamento do povo vem so,se ha um aumento da chamada”anarquia” nos comentarios no meu entender trata-se de uma materia para analises de especialistas em Sociologia e Culturologia,tudo isto so nos vem demonstrar a frustrcao que o povo saotomense tem estado a viver :o aumento da criminalidade,o trafico e consumo de droga,o bem recente escandalo arrepiante sobre a venda dos menores,sao no fundo tematicas de reflexao,nao sei sinceramente aonde andam os nossos educadires socias (Sociologos ,Culturologos,Psicologos-)Torna-se necessario que criemos debates acessos acerca destes factos socias.

    • img
      Bingo Responder

      Senhor Malé:

      Deixe em paz os sociólogos, biólogos, psicólogos e outros ólogos. Boa educação e nada mais. Debate livre sem ordinarice.

      Muito obrigado e passar bem.

  13. img
    Roberto Carlos Gomes Responder

    Caro Abel, acho bem está atitude do telanon, vem tarde, mas vale tarde que nunca e doa a quem doer.
    Muitos compatriotas nosso utilizam este espaço de opinião e debate de ideias para insultar e inclusive ameaçar sem assumirem a sua verdadeira identidade porque não têm coragem de dar a cara.
    Se o espaço é aberto, logos os cidadãos que se interessam pela coisas do país devem assumir a sua identidade e dar a sua opinião de uma forma livre e construtiva.
    Força ao telanon

  14. img
    CEITA Responder

    Muito bem Abel Viegas, as pessoas criticam sem saber porque que estão a criticar, só pelo facto de não gostar de aquele ou aquela. Esquecem do conteúdo ou a ideia que a pessoa quer transmitir. Recordas de um artigo publicado por Eugerio Amado Vaz, foi um artigo com cabeça, tronco e Membro pra quem gosta de cronicas etc. o que eu pode perceber é que algumas pessoas só escreveram insultos e atingir família e amigos que não tem nada a vez. da minha opinião pessoal os comentadores deveria deixar nome próprio deixar de cobardia…fuiiiiiiiiiiiiiiii

  15. img
    alvaro lopes Responder

    Bom dia caros leitores e comentadores do tela non. Aceito esta orientação e estou plenamente de acordo. Vamos debater somente as ideias e pontos de vista, caso se alguém sentir-se ofendido como uma das claúsulas diz e bem deve recorrer aos tribunais processando o jornal e o autor da ofensa. Sejam todos felizes na companinha do Espirito Santo.

  16. img
    Maria Ricardo Responder

    Concordo com o Téla Nón. Tem havido de facto muito desrespeito nesse espaço do Diário Digital. Sobretudo em questões políticas. Enxovalham uns aos outros, usam nomes que não são do próprio leitor/comentador, enfim, uma série de artimanhas que não são aceitáveis numa sociedade como a nossa.

    Obrigado Abel Veiga e Téla Nón!

  17. img
    Martelo da Justiça Responder

    Eu até achava muito estranho como é que o Tela Non permitia tanto insulto e tanta baixaria num espaço que devia ser de debate de ideias. Há muita gente que ainda não sabe o que é a democracia. Mas essas pessoas não tem assim tanta culpa, tendo em conta a forma como os nossos políticos tratam-se um aos outros, a forma como alguns deles tratam as nossas instituições, não pode ser um bom exemplo. Por isso é que acho que Tele Non deve ser implacável para com essas pessoas.

  18. img
    Sousa Gamboa Responder

    Finalmente o Tela-Non dá a mão à palmatória.
    Tenho ainda a dizer que enquanto Santomense, vou esperar para ver e crer.

    Bom trabalho a todos

  19. img
    W.SALOMAO Responder

    Com serteza essas medidas de detencao de comentarios inapropriados deveria ser tomada a muito tempo, porque isso ao meu ver vem baixando a credibilidade deste jornal.
    Telanon continuacao de bom trabalho que a diaspora agradece.

  20. img
    zeme Almeida Responder

    Eu nao acredito.Vamos a ver

  21. img
    mimi Responder

    Finalmente!

  22. img
    terra a mão Responder

    e necessário que tenhamos punhos suficientes para combatermos os males que assolam o pais ,cada um no seu local de trabalho,portanto ,ao telanon desejo força e punho forte,pois este espaço não pode ,e nem poderá servir de meios de propaganda barrata a favor deste ou aquele partido politico.sobre td oADI,e como se não bastasse ainda com insultos de varias ordem.
    Abel Veiga ,va sempre em frente, força e muita saúde.

  23. img
    Horácio Will Responder

    Tivemos algumas notícias muito deprimentes, a fazerem supor que por pior que tudo pareça, continua a haver espaço para aprofundamento da instabilidade no país. Causa dor na alma vir ao jornal e ver comentários cujo propósito seria ataque a erros ortográficos, às pessoas, aos partidos… tudo com manifesta despreocupação sobre o que poderíamos todos fazer para inversão do rumo ao abismo. A construção gera ideias construtivas e o oportunismo gera desrespeito e a perda do consenso de que tanto necessitamos neste momento. Todos somos necessários.
    Esperemos que pensando dentro das regras preconizadas, possamos voltar a nos concentrarmos nos princópios de que o país precisa.
    Espero que Téla Nón não deixe de dar o seu valiosíssimo contributo ao intercâmbio de ideias entre as pessoas que pensam no País. Espero também que o jornal consiga uma convivência mais saudável com os comentadores que alegam imparcialidade por parte do mesmo. Essa convivência deverá ser o fruto do esforço honesto de todos.

  24. img
    matuitui Responder

    Eu estou ao favor do actual governo e do actual PR. Sem nenhuma demagia!
    Mas eu estou tomando de tudo que possa colocar em perigo a liberdade deste povo.
    Eu vou começar a inumerar todas as acções que apesar de ser momentaneamente pertinente temos que levar alguma atenção:
    1- Adiamento das elecções.(è pertinente mas tem se que ter alguma atençao, porque é perigoso para o estado de direito democratico)
    2- As regras impostas pelo jornal digital tela nom, o jornal mais influente do país. ( Pode ser pertinente mas é perigoso para o estado de direito democratico
    3- Atenção a cronologia desses sacontecimentos! o tempo e o espaço!

  25. img
    Toni Responder

    Concordo plenamente com esta medida, este espaço deverá ser para se exprimir opiniões, mesmo que divergentes e um lugar para o explanar da livre opinião, pela Democracia e também, porque não, influenciar novos caminhos para o bem estar do Povo de STP

  26. img
    minus Responder

    hhuuummm, interessante, entao ja podemos vislumbrar um filtro pra conter tamanhas barbaridades que por aqui flue, bem ja e um comeco por agora espero mesmo que sejamos rigorosissimos senao qualquer um dia destes damos por nos e nem sequer sabemos a diferenca entre uma tarantula e um humano!!!

  27. img
    crédo Responder

    Você deveia ter feito isto a muito tempo.
    mas valeu apenas publicar este artigo desta forma, para que os que não são fazedortes de opinião, poderá agora exprimir melhor as suas opiniões de forma condigna e justa. Isto quer dizer que na medida em que essas opiniões forém exposta público, aquele ou aquele que reagir este comentário principalmente que se posiciona como o contraditório, ira pençar bem sobre aquilo que vai escrever, e se escrever alguma coisa, ira faze-lo com responsabilidade.

  28. img
    crédo Responder

    eu quis fazedores e ñ fazedortes ok

    quis dizer também (na medida em que essas opiniões forém expostas ao público; e aquele ou aquela vier reagir a este comentário principalmente se posiciona como o contraditório,

  29. img
    Barão de Água Izé Responder

    Infelizmente, muitas pessoas por falta de argumentos e conhecimentos dos assuntos que pretendem comentar, recorrem ao insulto, à desconsideração pessoal, lançam ou reforçam boatos de acusações graves a terceiros.
    A má formação humana, educacional passa infelizmente pelo Téla Non.
    No entanto, a Direção do Téla Non não deve deixar-se cair na tentação da censura.
    Com censura, o contrário da liberdade de expressão, deixaremos de ver como se manifestam muitos Sãotomenses e isso é mau, pois uma parte da realidade humana ficará escondida.
    Pela Liberdade, contra a ignorância atrevida. Força Téla Non!

  30. img
    Menezes Responder

    concordo plenamente , certas pessoas pensam que estão na feira a conversar, comentários ou considerações com insultos devem ser deleitado.

  31. img
    carlos gomes Responder

    Espero que a direcçao do tela non respeite e ponha em pratica o que foi estipulado.

  32. img
    rapaz de riboque Responder

    concordo plena mente com o conteudo do artigo espero também que a direoção deste jornal saiba publicar alguns artigos e saibem controlar alguns comentários caluniosos e gravissimo que publicam e não ocultar alguns porque não interessam ser publicados e outros porque não é da mesma cor pulitica ou é algum amigo não publicar se forem exentos estão de parabéns
    bom fim de semana a todos

  33. img
    nala mê Responder

    concordo com essas regras, estou certo que as regras moda os principio da liberdade.

  34. img
    Original Responder

    Caro Abel,a forma como tem sido o desempenho dos nossos ditos políticos merecem palavras de afecto e mimo?se eu disser que 99% destes ditos políticos são corruptos,malabaristas,bandidos, é ofensa que deve merecer sensura deste jornal? Se for,paciência e digo-te que devem ser tratados tal e qual como são para ver se sentem vergonha e mudam de comportamento porque eles é que estão a afundar este País cada dia que passa.

Deixe um comentario

*