“Fiquem calmos que o MP está a agir em relação às situações de crime público”

Declaração de uma fonte do Ministério Público, que foi contactada esta manhã pelo Téla Nón. Face a notícias postas a circular que dão conta de que um processo crime contra o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada já deu entrada nos tribunais para julgamento, a fonte do Téla Nón fez saber que o Ministério Público, está a agir sobre o caso em concreto, que se encontra ainda em segredo de justiça. A fonte acrescentou que o Ministério Público não age em função das queixas crimes que se faz. É sua competência agir sempre que haja uma denúncia que indicia crime público. Deixou entender que o Ministério Público, já estava a trabalhar sobre o assunto de alegada lavagem de dinheiro, antes mesmo da queixa crime formulada pelo partido PCD.

  1. img
    Dário Encantado Responder

    ESTRATEGIA DE ANIQUILAR O ADIVESARIO POLITICO
    Era uma vez num pequeno País, pretendia que um sujeito deixasse de governar e que fosse aniquilado politicamente. Acusaram-no judicialmente de lavagem de dinheiro, baseado no resultado de uma investigação (por sinal 1º feita por um jornal), depois um determinado partido apresenta uma proposta de lei eleitoral indicando que pessoas que as pessoas condenadas não podem candidatar-se a cargo de Presidente da República, por último o procurador Geral da República deste País vem dizer que o caso já esta nos tribunais, neste ponto de vista muito provavelmente o tal individuo será julgado a revelia ….e já não poderá candidatar a Presidenciais como sempre desejou.

    • img
      E que tal Responder

      Grande visão,mas porque será ele condenado a revelia,!,? Porque nao vem se defender?O contraditório ajudar-nos-ia,a formular uma opnião sobre o indivíduo discriminado,e a estoria desse pequeno paīs de malfeitores ficava melhor contada,assim contava ao meu filho na hora de lhe deitar…

    • img
      Neima Cassandra Responder

      Não sejas ignorante!
      Leia o meu comentário no artigo que publica a iniciativa da revisão da lei eleitoral (proposta dos deputados do PCD). Assim os próximos comentários teus serão mais bem visto pelos leitores. Estas a ser muito parcial e os comentários devem ser sobre a matéria de forma lógica e desapaixonada! Ou dê a cara e assume as tuas posições, pk os leitores não têm que ver com as suas magoas.

    • img
      stomé Responder

      orrigida

      A análise que faço deste facto é bastante claro: Estamos num país onde a corrupção alimenta a classe politica ou seja é dá corrupção que os nossos políticos e não só ganham mais algum dinheiro extra. Vejamos; Quando Patrice Trovoada assumiu o comando do governo,viu-se a projectar um futuro risonho para o povo de S.tomé e Príncipe,tal como o senhor Tozé Cassandra tem feito na ilha do príncipe. Quando o então primeiro ministro estava no poder,ele tentou colmatar a corrupção; controlando da melhor forma a finança pública, os bens público, e um maior rigor à entrada e saída nos diferentes postos de trabalho público,implementou vários projectos sociais e de criação de emprego e atraiu vários investigadores para o país. O povo depositou nele doda a confiança para um futuro melhor.

      Seja como for, isso gera um clima de descontentamento dentro das elites corruptas do nosso país,ou seja,se patrice não cair na nossa rede de corrupção e ser peixe podre como nós,então… lutamos para o destruir.

      O que está acontecer é isto,mudamos vários governos em 37/8 anos,nenhum foi capaz de fazer em tão pouco tempo o que fez o trovoada. MLSTP,PCD,MDFL, que moral têm para acusar o Dr.Patrice? Esses partidos pensam que nós somos parvos ou temos memória curta? Eles só podem reclamar das suas próprias incompetências.

      Pelo que vejo,existe um clima de inveja,medo de perder o poder para lapidar o bem público,por isso fazem estas acusações por excesso de ansiedade para derrubar o homem mais forte.

      • img
        Responsabilidade Responder

        S.Tome
        Estas cá no país comendo migalhas que o Patrice te manda e estas a defender-lhe.Não tens vergonha. Trabalha e não vive parasita dos outros. Acha que um homem que manda depositar na sua conta 15 mil milhoes de dobras quer o bem deste povo?

  2. img
    migo povo Responder

    quem nao deve nao teme,povo esta a espera de esplicaçoes,quem esta sendo perciguido injustamente venha ao publico oou aos tribunas provar o contrario,nao tem que esconder nem fugir

  3. img
    trindadense Responder

    quem vai sofrer é o povo de stp com tudo isso, so porque homem tem visao e tirou a mama dos mlst e pcd quero acabar com carreira do homem mas DEUS é grande.

    • img
      verdade crua e nua Responder

      O documento que transfere o dinheiro para Gabão é do MLSTP ou do PCD. Convenhamos a justiça deverá prevalecer firme e dura, seja quem quer que seja.

  4. img
    malebobo Responder

    a pessoa em causa, não deveria ficar calado neste assunto tão relevante, mas sim deveria provar o facto se é real ou não,

  5. img
    zeme Almeida Responder

    Podem fazer de tudo como já é o habito da justica da SaoTomemense.O Patrice Trovoada está tranquilo e atento a todas estas movimentacoes que tém feito neste País contra a sua pessoa. O mal que está ali é que ele nao responde nunca respondeu as acusacoes que tém feito contra ele! Quando nao se responde alguem, nao significa que estamos com medo ou cumplices!O Patrice Trovoada vai aparecer em peso.

    • img
      jovens de 90 anos Responder

      quem es tu para diser que o pt esta tranquilo tu estiveste no governo ? o que sabes de ma governaçao , se nao sabes defender que fiques calado , quando vais ao hospital e nao a medicamento o pt vai tedar . entao ate que fique provado que ele nao tem nada a ver com isso , tu pares de faser comentarios ridiculo , pt e teu amigo , s tome e o nosso abitat

    • img
      Luis fFernandes Responder

      Sim senhor Zeme Almeida. Vai aparecer sim, mas, para ser julgado e preso.
      Cuidado para não serem também vooês acompanhantes.

  6. img
    zeme Almeida Responder

    Quem fica calado consente.O caso do Patrice Trovoada,este, está deixar a justica saotomense e alguns politicos revoltados por estar calado.Isto é que está lhes doer

    • img
      João Carlos Responder

      A melhor forma de Patrice responder, é mesmo assim ignorar os ignorantes, isso sim….

  7. img
    zeme Almeida Responder

    O Patrice Trovoada está calado,é porque está tranquilo.De certeza que ele tem advogados que lhe aconselhou a estar calado.Sao estrategias do bom ganhador na justica.Estas coisas nao se trata na praca publica

    • img
      Andre Responder

      Sr Zeme Almeida
      Quando alguem e’ acusado (a) e mantem-se como esta’ o sr. Patric Trovoada, em silencio total sobre
      varias acusacoes que sao imputadas ainda mais como figura publica que e’, ou lhe falta argumento ou esta’ a dar tempo para que o povo esqueca
      todo o mal que causou ao mesmo. Uma coisa, se ele nao deve e nao e’ covarde porque nao regressa ao Pais?

      • img
        Lódoma Responder

        Mudaste de opinião?

  8. img
    de Ceita Responder

    A sobrevivência de alguns partidos políticos está em jogo a partir deste momento, ou aniquila-se agora o adversário político, ou espera para ser aniquilado depois, ou seja se não matas morres.

  9. img
    Breve manifestaçao em S.Tomé Responder

    Na minha opinião deveriam mandar um mandado de capitara a este foragido a onde quer que ele esteja ele deve ser preso não importa que ele foi no passado a justiça tem que ser forte não intimida por ele ser rico se o Leve Nazaré trazer mais desculpa se credito a nossa nação será ele apedrejado se a justiça
    não fizer nada estamos revoltado e apelamos a esses políticos ladroe a reforçarem a suas seguranças

    • img
      Lódoma Responder

      Tua opinião não é esclarecedora esclarecedora seja mais explícito

    • img
      João Carlos Responder

      Porquê que não vais lhe buscar? Com tantos corruptos, ladrões a tua volta e que o povo não é cego e vê, estão a preocupar com homenzinho. Haja paciência em STP.

  10. img
    desta terra Responder

    Se a procuradoria agir assim, será muito bem vinda.

    falta o caso de arroz de porco (2,5 milhões de dolares americanos) e o caso do ministério de agricultura.

    Quando é que a procuradoria nos brinda com o envio desses processos para tribunais?

    Espero que o Samba (procurador geral da republica) não caia na jogada política suja do PCD.

    • img
      Rui Castro Responder

      Senhor,
      Ao invés de falar de coisas sérias está falando do PCD. Isto não é já um caso que os senhores introduziram na justiça? Se na verdade há provas de que foi entregue a qualquer cidadão 2.5 milhões de dólares em mãos ou de bandeja para compra de o que seja é algo para justiça. Mas será que o ADI tem mesmo provas? porque tem sido habito deste partido exibir tudo no seu site e de tudo quanto foi publicado neste site sobre o caso do arroz não vi em parte alguma qualquer justificativo ´sobre desbloqueamento ou pagamento pelo estado à alguém deste montante.Cuidado para ADI não passar vergonha! Porque se o estado não pagou e como já se diz por ai o arroz que o ADI está reclamando ainda nem sequer chegou ao país vai ser uma grande vergonha para o ADI e sobretudo ao Ilisio que deu a sua já suja cara! Fui….

    • img
      carlos gomes Responder

      Antevejo com esse caso abertura de precedentes graves para outros politicos santomenses com casos no segredo da justiça e com casos no segredo da sociedade. Se a justiça funcionar, veremos quem é quem.

  11. img
    José Rufino Responder

    Tudo a moda de são tomé,só fantuchadas,tantos anos que este país tem destas coisas,existe por ai tanta gente na mesma situação,não e só Patrice Trovoada,aqueles que roubam o dinheiro publico o que pensa o Ministerio Publico casos dos governos de Rafael Branco que tanta falcratou aconteceram,minha gente infelizmente o nosso país vai de mal a pior nimguem faz nada o país não funciona cada um só defende a sua dama…enfim…coisas de São-tomenses.

  12. img
    Homem das cavernas... Responder

    É hora de sabermos se o PGR também entrará no jogo sujo desses fulanos do PCD e do MLSTP.
    Vamos também investigar o arroz podre do Delfim Neves que está na praça, investigar o caso do Ministro de Agricultura e Pescas, dentre outros…
    Queremos ver todos esses casos devidamente esclarecidos.
    Abraços e beijinhos…

  13. img
    Paulo Lima Responder

    Meus amigos, o tal documento que constitui a base de queixa não prova juridicamente nada. É montagem até no carimbo que não era daquele governo de Patrice Trovoada. Sabem aluguer de um avião de gabão- s.tomé – gabão custa aproximadamente 10 000 euros. Fala-se que Patrice Trovoada tem alugado aviões, ultimamente os adistas foram em táxis aéreos para gabão, táxis aéreos caros, para encontrarem com o seu chefe. Se Patrice gasta 10 000 euros para aluguer de um avião fica ainda com muitos euros que podia meter em malas e enviar pra gabão e nunca enviaria por via bancaria, vocês não conseguem ver que isso não faz sentido? A montagem do documento foi feita por gente que os adistas dizem saber quem é. Não vamos continuar a brincar com coisa séria e Armindo Aguiar que tenha mais bom senso e não siga as manobras do dn.

  14. img
    zeme Almeida Responder

    Processualmente nao é possivel este processo ir já para o tribunal.No País existem leis.O ministério publico tem que notificar a pessoa.Se quer apresentar alguma defesa,nesse caso requrer a abertura de intrucao.Só depois do prazo é que o processo vai ao tribunal.O homem nao está ca em S.Tome,para responder do que é acusado, como é possivel ir parar já ao tribunal!Só existe num País que chama STP é que a justica deve funcionar assim.

  15. img
    zeme Almeida Responder

    Quem nao sabe como funciona a justica deveria é estar calado.sao coisas dos jornais

  16. img
    corno assumido Responder

    São-Tomenses, ainda não existe nenhuma acusação contra o Patrice Trovoada (santo venerado pelo PCD).
    o MP apenas abriu um inquérito para apurar factos. Ora, a questão veio para rua/media, devido a incompetência de procuradores adjuntos criados e promovidos pelo raposo.

  17. img
    moderado Responder

    Meus caros,
    Vê-se que os nossos dirigentes são mesmo vazio, sem tarefas nas agendas.
    Agora estão extremamente preocupado com um adversário em vez de assumir a responsabilidade que o Pinto Atribui.
    Tantas preocupação que o governo tem para com o seu povo, agora resume-se a volta do caso P.T., pois dar-lhe margem para ser importante. Acho que o governo esta a ter uma atitude ignóbil.
    O que preocupa os nossos governantes é o sr. silencio. Mais acredito que as coisas em S.T.P. vai mudar com tempo. É preciso um esforço enorme, o esforço é
    Vermos que o nosso pais esta cada vez mais a ser enterrado, o povo com grandes dificuldade financeira, sem alimento sem medicamento no hospital, para isso temos que deixar de lado a nossa má fé para com outros , ser no mínimo compreensível e ouvir um pouco de todos criar tarefa para deixarmos de preocupar com fantasias… quando aparecer um líder que atribui responsabilidade aos nossos governantes as coisas vão mudar…cada um começa a desempenhar as sua funções com dignidade com responsabilidade.

  18. img
    Me Zemé Responder

    A pouco tempo foi uma grande delegação santomense para incentivar os empresários angolanos a virem cá investir. Mas, com essa nossa justiça partidária vai ser muito difícil. O empresário Melo Xavier até tocou no ponto quando ele falou na reportagem que a TVS passou. Falando em TVS, isso está uma tristeza, fizeram tanta publicidade do programa nóa por cá, mas não passou, foi censurado, porque falavam qualquer coisa a ver com o arroz recentemente importado. Para isso é que pretediam o poder? Estamos perdidos…

  19. img
    E. Santos Responder

    Esta tranquilização do Ministério Público na voz do Tela Non é muito importante para os São-tomenses.
    Não só em relação ao caso do Ex Primeiro Ministro Patrice Trovoada, mas sim de todos os supostos casos de crime público existente no país.
    A ver vamos. O Ministério Público que não tome o POVO como parvo também.
    De facto não sei o que será pior para o POVO. O Patrice Trovoada fazer lavagem de dinheiro ou o Delfim Neves vender arroz amarelo e partido, impróprio para o consumo humano e nos mate lentamente a todos.
    O Ministério Público se estivesse preocupado com o povo já teria impedido a comercialização deste arroz, tendo em conta o relatório das nossas entidades competentes.
    Alguém tem de pôr cobro a isso. É a vida das pessoas que está em questão. Os São-tomenses não merecem isso.

    • img
      Responsabilidade Responder

      Meu caro E Santos
      Quando eras menino da rua scomias de facto arroz podre. Mas não venha confundir as pessoas só porque tens um compromisso com Patrice. Pedes a DEus para ele não deixar de alimentar-te com salario chorrudo que até deu pra tu acabares o predio de Lucumi. Ès uma vergonha da familia Nazaré. Achava-te um homem muito simples e honesto. Mas as aparencias eludem

      • img
        E. Santos Responder

        Tenho pena de ti camarada. Estás a atirar no que não vés para caçar o que vês. Se quiser marcar encontro pessoal, diz onde e eu apareço. Não tenho porque me escontder. Sou um cidadão honesto, com direitos e obrigações. Se cumpro com as minhas obrigações, ninguém pode pôr em causa os meus direitos.
        Graças a Deus nunca precisei comer comida da rua, porque nunca fui menino de rua. Antes pelo contrário, vi muita gente ir a minha casa pedir comida na altura da crise em 1982. Sabe, naquela altura quando você só comia folha de matabala. Mas nem o arroz de ajuda externa era tão mau quanto este que você quer a todo o custo nos dar para comer. E rezo a Deus para que nem menino de rua seja tão desprezado ao ponto de lhes ser dado o seu arroz podre.
        Acredito que nem o Levy que passava a maior parte do tempo a brincar na rua (porque ele tinha um pai e todos conhecem) comeu alguma coisa com esta qualidade. Senão ele não teria crescido saudável, não teria estudo e virado Doutor que você não conseguiu ser até hoje, senão por correspondência.
        Vamos nos limitar ao que interessa. Discutir São Tomé e Príncipe e o seu bem estar. Esta sim é minha preocupação.
        A sua vida particular, a vida do Levy, não me aquece e nem arrefece…desde que não ponha em causa a nossa vida, a do POVO.

  20. img
    Breve manifestaçao em S.Tomé Responder

    concordo contigo queromos justiça e que os ladroes sejam punidos ta bom

  21. img
    Negro de STP Responder

    Isto é uma tecnica nova em S.tomé.

    Quem morreu é que perdeu coisa do mundo.
    No fim vai ser assim : Alvo Abatido.

  22. img
    Negro de STP Responder

    Como santomense eu quero que haja justiça mais a justiça deve julgar a todos sem excepção .
    Durante a nossa democracia já tivemos inúmeros casos de corrupção mais nunca foram julgados.
    Um procurador que tentou levar a justiça um politico do MLSTP foi agredido no seu gabinete e ficou com o gabinete vandalizado este politico nunca foi responsabilizado . Não se lembrao ?
    Quem nao se lembra do barco REI AMADOR que viajou e nunca mais voltou a S.Tome foi vendido.

    Quem não se lembra da corrupção das CASAS do COLOMBO os responsáveis nunca forao chamados a justiça são muitos casos meus senhores que não forao julgados.
    Então se for para julgar vamos julgar todos os corruptos
    Os que estão aqui a pedir a cabeça de Patrice Trovoada não estão a defender S. Tome estão sim a defender seu partido e o seu taxo.
    Para terminar quero aqui dizer que já tive um partido no passado que não e o adi e nao vivo da politica e não tenho familiares e amigos na politica.
    A minha intervenção aqui e só por um S. Tome justo.

  23. img
    eduardosantos Responder

    meus senhores estamos a ser muito mal visto pela comunidade internacional, um caso que deu entrada a menos de 10 dias o Ministério Publico já se pronunciou os que la esto há mais de um ano ainda não se sabe nada tenhamos vergonha meus senhores mesmos que queremos fazer coisa serias ninguém acredita em nós, pk tanto medo de um Politico como Patricio Trovoada? Têm rabo na estrada?

  24. img
    Maria Responder

    Rabo na estrada isto mais duque outra coisa qualquer!!!!!
    Infelismente la na terra ( São Tomé e principe ) ninguem tem moral para prender, acusar, julgar muito menos mandato de busca e capitura como disse outro .
    Porque todos os ditos ” politicos ” têm telhado de vidro , e este é o nosso STP lamentavel……

  25. img
    Maria Responder

    Mandado de busca e capitura
    Quiz eu dizer

  26. img
    Santomense Responder

    E lamentavel o q. se passa em STP. Deveria dizer q. sinto pena desse povo…. mas digo NAO!!!
    Cada Povo tem o Governo q. merece.vcs foram as urnas e os eleigeram,…”Tomam distraidos” e nas proximas eleicoes apliquem o q. aprenderam, se e q. vcs apredem alguma coisa. Cambada de Incopetentes reclamadores.

  27. img
    João Rodrigues Serôdio Responder

    A mentira,está no código genético dos Políticos Santomenses,é a sua imagem,a sua segunda pele.Meus Caros Concidadãos,sinceramente alguém acredita,que quem lava dinheiro,deixa recibos assinados?Este tipo de notícias serve a quem e porquê?Neste aspecto,é a minha opinião,e ela vale o que vale,o Jornal Tela Non,prestou um mau serviço,limitando-se a ser Correia de Transmissao,do que Jornalismo de Informação e Investigação.Conforme Tela Non diz,seguiu algumas pistas que O levaram a uma fonte,que lhe cederam um recibo de suposta lavagem de dinheiro.O que Tela Non não diz,é se com o material que lhe chegou às mãos,foi devidamente investigado pelo Jornalista,como por exemplo se assinatura constante do tal recibo é verdadeira,se foi ao Gabão investigar se tal conta existe e em que nome,se existe mais alguém envolvido,etc.Este é um tipo de jornalismo que leva tempo,paciência e dinheiro para investigar,tenho sérias dúvidas que Tela Non tenha capacidades para tal.Cada um que tire as ilações que entender,mas o maior elogio que fazem a Patrice Trovoada,é chamarem-no de “Ingénuo”,pois lava dinheiro e ainda deixa recibos assinados,parafraseando Luís Filipe Scolari “e o Burro sou Eu?”

  28. img
    Eu também sou filho da terra Responder

    O visado sabe perfeitamente que quem cala consente. Mas também sabe perfeitamente que boca fechada não entra moscas. Portanto, enquanto estejamos perante meras suspeitas, é preferível que não as responda. Reagir ao contrário seria sustentar a ignorância.

  29. img
    felicidade Responder

    caros comentadores do tela nom vocês nao acham que isso de usar o jornal para insultar o outro ou até mesmo falar coisas que não sabem é perca de tempo e deixar o mal crescer debaixo dos vossos nariz ? com muita coisa que o nosso pequeno e lindo país esta passando por inumeras dificulidades e voces ai a se preocuparem com as palhaçadas que os nossos ditos governtes andam a fazer e a dizer por aí ! gente vamos dar as maos todos juntos unidos seja lá qual for a nossa cor politica ou partidaria e dizer um chega a todos esses nossos dirigentes porque se nao vamos sempre continuar a bater na mesma tela mesmo tema e os gajos vao gozando cada vez mais do povo porque é isso que eles vem fazendo e fazem com nos o povo que por sua vez ainda os defende entrando muitas vezes em conflito com os seus proprios amigos e irmãos por causa daqueles mumias vamos dizer chega !!!!!!!!!!!

  30. img
    mana Responder

    O homem que levou dinheiro para libreville e o presidente director geral do grupo bgfi. O patrice falou na rdp sobre outras coisas fora do contexto e sem nexo. Carlos menezes como jornalista devia saber isso.

    • img
      carlos gomes Responder

      sera que 600 mil euros é branqueamento?todos os cidadaos que tem 600 mil euros estao na lavagem? nao sera que para ser branqueamento o montante tera que ver com a fonte donde veio o dinheiro?

  31. img
    mana Responder

    Senhor carlos o senhor conhece quantos cidadaos que tem 600.000 mil euros. Tenha juizo. Ok

  32. img
    vivenda de luxo em cascais Responder

    O documento é verdadeiro. O homem que levou o dinheiro para Gabão é o Presidente do grupo BGFI. Podem investigar na net senhores defensores das mordomias do Patrice. Dinheiro é capim? Não éee

  33. img
    vivenda de luxo em cascais Responder

    É muito facil. Se vocês não acreditam na justiça dos pretos, vocês podem apresentar uma queixa contra o tal senhor que levou o dinheiro em Paris/França e vão ver como é que a justiça francêsa vai tratar o assunto. De resto, o BGFI tem costelas francesas. Podem experimentar.

  34. img
    vivenda de luxo em cascais Responder

    O co-autor do Patrice no crime de branqueamento de capital chama-se HENRI CLAUDE OYIMA de nacionalidade Gabonesa. Ele é Presidente do grupo BGFI em Libreville.

    • img
      O Justiceiro Responder

      Meu caro Vivenda de luxo em cascais!
      Só o chamo atenção para o seguinte facto. Hoje em dia com os avanços tecnologicos é muito facil chegar mesmo estando usando um nome ficticio. Por isso ao acusar o presidente do BGFI Bank é bom que tenha prova plausível. Conselho de compatriota. Obrigado

  35. img
    Dias Responder

    Deixo essa pergunta no ar.
    Crime de Lavagem, branqueamento de Capital e atentado contra saúde (arroz duvidoso)qual desses crimes são mais penalizantes e mais grave

  36. img
    mana Responder

    Justiceiro concordo com o vivenda de luxo. O homem que levou dinheiro e presidente do bgfi em libreville. Nao seja idiota. Voce vive no lucimi e estas a defender corruptos.

    • img
      dio Responder

      quatela diz:
      li muitos comentário,opiniões aqui deixado pelo nossos compatriotas na Diáspora,resumindo concluindo: Quem esta mal é o povo. Há provérbio que tono mú
      tam pá bô pia isto é o lema dos políticos santomense porque todos têm rabo de palha,portanto ninguém faz nada porque também é cúmplice.

    • img
      dio Responder

      quatela diz:
      li muitos comentário,opiniões aqui deixado pelo nossos compatriotas na Diáspora,resumindo concluindo: Quem esta mal é o povo. Há provérbio que tono mú
      tam pá bô pia isto é o lema dos políticos santomense porque todos têm rabo de palha,portanto ninguém faz nada porque também é cúmplice.

Deixe um comentario

*