África Ocidental reunida em Yaoundé para debater segurança marítima no Golfo da Guiné

O Presidente da República Manuel Pinto da Costa já se encontra na capital camaronesa-Yaounde desde o último domingo para tomar parte na cimeira que reúne Chefes de Estados, da CEDEAO, da CEEAC e da Comissão do Golfo da Guiné. Segurança marítima no golfo da Guiné é o principal tema da cimeira.

Para além das intervenções do representante das Nações Unidas e da União Africana, na cimeira dos chefes de estados e de governos, que começa esta segunda – feira, o Presidente da Costa do Marfim Alassane Outtara que é também presidente em exercício da CEDEAO,(Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) usará da palavra assim como, Idriss Deby, Presidente da República do Tchad e presidente em exercício da CEEAC (Comunidade Económica dos Estados da África Central).

O Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que também preside a Comissão do Golfo, organização, que agrupa 8 países do golfo da Guiné incluindo São Tomé e Príncipe, também vai falar sobre a segurança marítima numa região que tem registado importante aumento de acções de pirataria.

São Tomé e Príncipe, que tem manifestado enorme preocupação, em face de ameaça da pirataria na sua zona económica exclusiva, já assinou acordo com Portugal para ajudar na fiscalização do mar territorial, e continua segundo o ministro da defesa e ordem interna Óscar Sousa, de mãos estendidas aos outros parceiros regionais e internacionais, para reforçar a luta contra a pirataria e outras formas de crimes praticados no mar.

Abel Veiga

  1. img
    Paparazzi Responder

    O presidente de angola sera representado pelo ministro da defesa

  2. img
    malebobo Responder

    porque que em stp, não se faz o mesmo, so tinha que ser op.r, este tb, gosta de passear um bocado

Deixe um comentario

*