Política

Quintas deixa GRIP para ser embaixador

António Quintas do Espírito Santo, militante do MLSTP/PSD, foi nomeado pelo Presidente da República como novo embaixador de São Tomé e Príncipe na República da China-Taiwan. O biblioteconomista deixa o gabinete de registo e informação pública, para ocupar o lugar deixado pelo seu amigo e camarada de partido Jorge Amado, como embaixador em Taipé.

Político conflituoso, António Quintas, cresceu nas estruturas do MLSTP/PSD, tendo ocupado o cargo de Ministro das Obras Públicas e Infraestruturas num dos governos de unidade nacional, liderado por Maria das Neves. Jorge Amado, actual Presidente do Partido, e o advogado Adelino Izidro, foram desde sempre os seus grandes amigos e camaradas no seio das fileiras do MLSTP/PSD.

António Quintas, fez parte do grupo de revoltosos do MLSTP que combateu a liderança de Rafael Branco no partido. Um grupo de “indignados” no seio do MLSTP que em 2010 ajudou a derrotar Rafael Branco e o próprio MLSTP/PSD nas eleições legislativas de 2010.

Proprietário de uma média empresa agrícola nas terras de Pedra Maria, na zona de Santa Cruz – Madalena,nos últimos anos António Quintas se dedicou a agricultura, a par da Direcção do GRIP-Gabinete de Registo e Informação Pública. Um organismo criado pela Assembleia Nacional, no quadro da lei de petróleo para informação da opinião pública sobre todos os aspectos ligados a prospecção e exploração do ouro negro tanto na zona económica exclusiva são-tomense, como na fronteira marítima com a Nigéria.

Participou no processo de reconciliação interna no seio do MLSTP/PSD, que deu lugar ao congresso extraordinário em que o seu amigo e ex-embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan, Jorge Amado, foi eleito presidente do partido.

Agora por decreto presidencial, de Pinto da Costa, António Quintas do Espírito Santo, deixa a sua quinta de Santa Cruz-Madalena, para ser inquilino da embaixada de São Tomé e Príncipe em Taipé-República da China – Taiwan.

Abel Veiga

    48 comentários

48 comentários

  1. desta terra

    6 de Agosto de 2013 as 7:40

    O MLSTP começou a abrir os olhos.

    Deixou o PCD reinar, e disse: agora é a vez do MLSTP.

    O grande problema é que Quintas não sabe falar inglês.
    Mas isso para Pinto não é problema porque se o homem quiser mesmo estar em Taiwan, ele terá que abrir as pestanas e aprender o inglês.

    Que faça um bom trabalho, Quintas.

    • Kamila

      6 de Agosto de 2013 as 10:06

      Mas quem disse ao senhor que “Desta Terra” que António Quintas nao sabe falar Ingles ??
      Pura inveja, olho cheio, por acaso fizeste o trabalho de casa de lhe perguntar ou sequer conversar com ele ??
      Mentes mesquinhas!

      • ulisses rodrigues

        6 de Agosto de 2013 as 20:27

        Infelizmente são assim as mentes perturbadas,vazias e sem noção das coisas que falam.
        A dormência e a incapacidade de pensar ou realizar algo em beneficio próprio já se torna difícil pela mesquinhe’se das mentes humana ou talvez a própria ignorância.

  2. OP Angola/STP

    6 de Agosto de 2013 as 8:03

    Na roça com os tachos.

  3. Cassumá

    6 de Agosto de 2013 as 8:28

    Mais um de Mé-Zochí a subir, aí está o problema e outros distritos não sobe ninguém. O mais prejudicado é Cantagalo, nem parece distrito do Jorge Amado. Jorge Amado faz alguma coisa pelos de Cantagalo, tens lá bons camaradas também né.

  4. loqueto iambongo

    6 de Agosto de 2013 as 8:28

    Pois!!
    E não existe mais ninguém com competência para ir ocupar esse lugar?!!
    Este Gajo nunca enganou ningém.
    Astuto, esquemático e malandro ….do pior que temos ai na praça.
    É o Pinto da Costa a dar taxo e a tratar da vida dos seus aliados.
    Isso, sim.
    Cambadas de sanguessugas.

    • Kamila

      6 de Agosto de 2013 as 10:09

      Porque não tentas ser amigo do Presidente ou aliado???, pode ser q assim garantas o teu tacho e para de falar de coisas que não sabes….

    • Kamila

      6 de Agosto de 2013 as 10:18

      O maior problema desse povo é precisamente o de nao desejar nunca bem aos outros, queremos sempre que o outro tenha insucesso, se não for nosso familiar ou amigo, nao seu cargo, que o outro erre, tudo em nome da maldita ” POLÍTICA”, sejamos mais espertos, se o senhor Quintas fracassar como embaixador, somos nós os santomenses fracassando também, paremos para pensar nisso, o melhor que temos a fazer é nos conscientizar, deixando as politicagens baratas de lado e lutar por um STP melhor. Criticar, insultar, chamar nomes as pessoas que nem sequer conhecemos não nos fará crescer apenas nos colocara mais a baixo, com mentalidades sempre negativas.
      Deixa cada fazer seu trabalho e vamos torcer para que ele dê o melhor de si e nada mais.
      Por uns instantes deixemos a Inveja e a COBIÇA de lado.
      Coisa feia demais.

  5. CAUE-A-PAGUEÇAGINON

    6 de Agosto de 2013 as 8:41

    Tudo entre compadres!
    Isto é democracia são-tomense e noção de governar país a bom porto!
    Se não estamos mais do que bem tramados, que mais dizer?

  6. Kuá scá bi.

    6 de Agosto de 2013 as 9:32

    Parabéns, António Quintas. Buê náchi molê-fá.

  7. Carlos Jorge da Silva

    6 de Agosto de 2013 as 9:49

    Grande trabalhador e solidário.Político habilidoso e de bom senso. Esteve sempre presente nas vitórias do seu Partido. É crítico e grande combatente. Quintas vai e volta o MLSTP/PSD precisa de ti nos próximos combates

  8. arroz podre

    6 de Agosto de 2013 as 10:07

    É isso que Pinto queria.
    Um 1º.ministro que ele manda.
    Nomear as pessoas que lhe apoiou logo na primeira na sua campanha.
    Os que não lhe apoiaram estão tramados.
    Não terão tacho.
    O António Quintas é fraco na sabedoria para ser embaixador.
    São Tomé e Príncipe não vai ganhar nada com a sua presença lá.
    Fui.

    • Stwart Neto

      10 de Agosto de 2013 as 8:34

      Meu amigo,
      O pinto está demontrando o que é. Ele não mudou. Será que o Pinto não sabe quem é o Quintas, sua passagem nos Correios e no Ministério? Ele sabe, são os camaradas.
      Que coisa, que Pais é esse, então passamos cerca de 4 decadas formando gentes, para depois apoiarmos aqueles como Quintas. Alias tudo está assim, para seres alguem em STP tens que ir jogar no Riboque ST

  9. Patriota

    6 de Agosto de 2013 as 10:45

    infelizmente com Pinto da Costa tomando esta e outras decisoes nosso Sao Tome nao terá futuro
    tambm será ultima vez que pinto sera presidente, estou muito desapondado, votei no pinto, pensando que veio pra fazer melhor que no passado, afinal nada.

  10. Outro Lado

    6 de Agosto de 2013 as 10:51

    Um grande militante que sempre lutou pelas causas do partido. O que o jornalista chama de “grupo dos revoltosos” eu chamaria de grupo dos que não apoiava a desintegração do partido e que lutou para combater esse mal.

  11. Arroz da Terra Mãe

    6 de Agosto de 2013 as 11:00

    Falar inglês,quais quê, é só ele dizer: Yes, Yes.

  12. Patriota

    6 de Agosto de 2013 as 11:09

    quiz dizer desapontado

  13. critico

    6 de Agosto de 2013 as 11:28

    Que aberração, com tantos diplomatas vinculado ao Negócios Estrangeiro, será que não poderia se aproveitar jovens naquele sector? mas uma vez se apercebe que esse país não pertence os jovens…boa sorte Quintas

  14. Trinta Mil

    6 de Agosto de 2013 as 11:57

    Parabéns para ele e a família.
    MAs pelo que sei o senhor Quintas formou-se bibliotecário, a costela de economista!!!!, amigo fiel a malograda Dona Alda, sempre teve bom relacionamento com Pinto da Costa, Teve uma das melhores bolsas (OMS). Trabalhador, gosta de agricultura,espero que cada jovem estudante, faça a sua parte, ame a pátria e siga o exemplo de Quintas. Quintas é um amigo dos amigos.

  15. joana

    6 de Agosto de 2013 as 12:19

    parabéns antónio quintas. Voce merece pk es trabalhador e lutador.Força vai e volta pk o STP precisa de ti.

  16. Filomena V Sambalala

    6 de Agosto de 2013 as 14:07

    As funções do novo Embaixador eram estas e mais alguma coisa. Para ser Embaixador não precisa muito, alias já tivemos vários, sem formação superior, mas souberam de forma exemplar, fazer a representação digna do nosso pais. O recém nomeado não é troxa, de olhão e de visão. Quem consegue derrubar o Mam RAFA, em 2010. Cf, mais atribuições deste jovem deu as costas na década de 80/90 em STP, teve muita sorte. Mina quia de Samu tamé, também é bom.

    São a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet. O licenciado está apto a dar aulas no ensino técnico para formar bibliotecários

  17. Raimundo

    6 de Agosto de 2013 as 14:07

    Ele merece. sempre deu o seu contributo em prol do MLSTP/PSD. Dizer que ele contribuiu para queda do Rafael Branco, isso eu nao concordo. O Rafael Branco cavou sua própria sepultura, convenceu-se muito… por isso perdeu as eleições. Em política temos que saber viver e conviver com todos… quando se pensa em ignorar alguém, a pessoa que pensa assim será o 1º ignorado.
    Parabéns quintas apesar de alguns camaradas teus nao gostarem muito desta nomeação.

  18. ADMLDR

    6 de Agosto de 2013 as 14:52

    Do fundo dos nossos corações desejamos-te muitas felicidades, profissionalismo acima de tudo e sucessos na nova e espinhosa missão que é representar STP no continente asiatico. Dez anos depois chegou também a tua vez MEU AMIGO QUINTAS…2003-2013.

  19. Eike

    6 de Agosto de 2013 as 15:03

    O Sr. quintas deve ter seus méritos, mas provavelmente não são na qualidade de administrador público, como já deu provas em outras funções importantes que ocupou. Porém em STP já se está acostumado ao facto de maus administradores serem premiados com funções mais importantes. Boa sorte e bons negócios!!!

  20. Carlos Jorge da Silva

    6 de Agosto de 2013 as 15:12

    Ó Sr. Patriota de patriota o senhor (ª )não tem nada. Só está a pensar em si. O PR deu provas que está a fazer uma magistratura aberta e inclusiva. Já nomeou muitos quadros que nem sequer votaram nele e longe de dos círculos dos camaradas. O Sr. Quintas Jamais poderá ser considerado um Homem fraco na sabedoria no trabalho, na política. Será sim um grande Embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan. O resto é complexo dos que gostariam ocupar o lugar.Falará Inglês, mandarim da mesma maneira que os outros estrangeiros( Taiwaneses,Libaneses,Gongoleses, nigerianos aprenderam português e outros arranham as nossas línguas nacionais. Vai Quintas ….

    • Patriota

      6 de Agosto de 2013 as 17:40

      senhor carlos jorge da silva, o senhor nao tem visao deste pais, este pais nao da passos com pessoas que ja deram o pior de si quando esteveram na governação. fico feliz quando sao nomeados jovens do MLSTP que tem visao do mundo e do crescimento.eu acredito que nas proximas eleiçoes nosso pai grande nao arranca, o futuro dira,o povo desse pais ja sabe quem é quem. os resultados dos ultimos anos fala por si, espero que o senhor seja consistente na analise desse pais.

    • Abelino Santos

      7 de Agosto de 2013 as 20:27

      meu amigo eu estou muito satisfeito com a sua opinião, eu vivo em paris, nos primeiros meses era muito difícil compreender o sutac dos meus colegas franceses mas depois passou a ser como uma coisa normal, a sua opinião e de um homem vencedor, obrigado, e eu aproveito pra dizer que democracia ficou escrita no papel tone e filho do MLSTP meudos de Pinto e Alda falecida.

  21. Rafael Visão

    6 de Agosto de 2013 as 15:42

    Doravante, estarei atento e serei mais um dos INDIGNADOS desta Cidade!

  22. Rafael Visão

    6 de Agosto de 2013 as 15:44

    serei também mais um analista neste veiculo de informação. Bem haja a todos.

    • Rafael Visão

      6 de Agosto de 2013 as 15:50

      Penso, que a escolha de António Quintas, é normal. Competência, não deve falta-lo, pra quem o conhece de perto. É, um líder desinteressado, mas que consegue fazer eleger facilmente um líder. Quintas, é trabalhador, dinãmico, tem visão. Não, sejamos pessimista, poderá até fazer uma excelente trabalho, no tempo que ficar em Taiwan, sobretudo dinamizar os sectores de políticas económicas e cultural… fazer com que o intercambio cultural entre esses dois países se intensificam.

  23. madalena

    6 de Agosto de 2013 as 16:07

    No mundo de hoje, estas coisas de qualificações servem muito pouco. Cada um deve semear, mas não o vento, se não colhe Tempestade. Eu tenho tido entraves na minha carreira profissional, mas mesmo assim luto dia e noite para não pedir dinheiro aos meus amigos, eles amigos, muitos do quais já fizeram refeições em minha casa, andam a sabotar o bom nome. Como dizia Fradique” Comeu tanto em Minha casa, dei dinheiro para passar ferias em lisboa, agora diz, senhor senhor Fradique, Senhor Fradique, assado e cozido.
    Pessoalmente não tenho nada contra o sujeito, Lóbis, faça o teu sem passar por cima de mim. Tem muita razão, embora a forma de fala deixe muito a desejar.

  24. Amiga dos Amigos

    6 de Agosto de 2013 as 16:08

    Só quem nao o conhece bem, terá opinião desfavorável a seu respeito.
    Quem o conhece bem, dirá certamente Bom para STP.
    Homem como esse, ja deve haver poucos em São Tome e Príncipe.
    Por isso tem amigos em todos os partidos. Quem tiver duvidas da grandeza desse homem, vai um dia conversar abertamente com ele.
    De certeza que vai mudar de opinião.

    Força amigo Quintas, Deus esteja contigo e te proteja de olho cheio.

  25. Verónica

    6 de Agosto de 2013 as 16:36

    O Quintas pediu Taiwan, porque lá tem mel. Tem dinheiro disponível e gestão directa. O Estado não precisa mandar dinheiro. Já está lá. É solevantar e não tem controlo do Governo. Nunca prestam conta.A Inspecção não vai lá.Como a Gingunbinha (Natália Umbelina) não gosta de controlo, buá só.
    Só que vai haver guerra. Porque o segundo homemda Embaixada, Gilberto Andrade, não vai deixar. Vamos ver o que vai dar, daqui há mais algum tempo.

  26. Amiga dos Amigos

    6 de Agosto de 2013 as 16:58

    Só quem nao o conhece bem, terá opinião desfavorável a seu respeito.
    Quem o conhece bem, dirá certamente Bom para STP.
    Homem como esse, ja deve haver poucos em São Tome e Príncipe.
    Por isso tem amigos em todos os partidos. Quem tiver duvidas da grandeza desse homem, vai um dia conversar abertamente com ele.
    De certeza que vai mudar de opinião.
    Força amigo Quintas, Deus esteja contigo e te proteja de olho cheio.

    • Inimiga dos amigos

      7 de Agosto de 2013 as 15:43

      Senhor Quintas & Companhia,

      já chega de escrever coisas a favor de você próprio. Seu panfletista, destruidor de Rafael Branco com seu amigo Isidro. Já basta de elogiar a si prórprio, porque é voce mesmo que estás a escrever tanta coisa.

  27. mana

    6 de Agosto de 2013 as 17:22

    Parabéns Quintas. Em tempo apresentei a minha candidatura para um cargo numa organização internacional, o Patrice nem a minha carta respondeu. Ele é muito importante. Depois, ele mais os seus comparsas, Isabéis Domingos querem dar lições aos outros. Não valem nada. Vocês conhecem algum Santomense que trabalha numa organização internacional como aval do governo de STP? Se conhecem publiquem os nomes.

  28. CCCP

    6 de Agosto de 2013 as 22:49

    Pode ser que com gestao da roça o Quintas teria melhorado a sua capacidade de gestão. Gerir bens pessoais é diferente gerir bens publico. Empresa de Correios que o diga, poderia estar melhor. Tambem nao podemos esquecer o caso Ronda (telecomicaçoes) vs actos de corupçao. Nova temporada da serie Na Roça com Tachos. Bem haja a todos.

  29. zeme Almeida

    7 de Agosto de 2013 as 10:52

    Este gesto do Pinto Costa em colocar este individuo,nao passa de uma recompensa do trabalho feito por ele na campanha presidencial.Sejamos sérios,o que vem passando neste STP só assistimos coisas destas,{os favoretismos}.Estes lugares cimeiros só sao para os familiares e amigos.

  30. Nino Makúakúa

    7 de Agosto de 2013 as 11:13

    Temos que deixar de lamirés e vamos trabalhar, copiemos Cabo Verde.
    Os Santomenses têm todos os hábitos dos Portugueses e também temos dos Africanos que é mais nefasto. QUE PORA DE RAÇA TÊM RAZÃO PROVEM DE MISTURA DA OUTRA.

  31. mandioquinha

    7 de Agosto de 2013 as 11:27

    Parabéns Quintas!
    Ao contrario de alguns, tenho a certeza que o Sr. António Quintas tem competência é proativo e dedicado o suficiente para exercer o carga que lhe foi atribuido, como ja vem demostrado nas suas administração, tenho como exemplo os correios. Desde quando que em S.Tomé para se exercer cargos desses manda-se alguêm que sabe falar língua.
    Conheci figura Santomense que estiveram nos estados unidos a trabalhar para o consulado e também nao falavam nada de inglês.

  32. aoaní d'Alva

    7 de Agosto de 2013 as 11:28

    Do pouco que conheço de António Quintas, acho que principalmente os estudantes que lá estão, terão a ganhar. É um homem bastante dinâmico e geralmente de bom trato. Espero que corra tudo bem, para ele e principalmente para a comunidade são-tomense naquelas paragens. Parabéns ao sr Quintas. (É protocolarmente correcto dar os parabéns?)

  33. Carlos Jorge da Silva

    7 de Agosto de 2013 as 11:30

    cccp. Não deve haver grandes diferenças em gestão privada e pública. Mas gestão privada hoje em dia exige maior rigor com a crise econômica. Passei pelos correios há dias os funcionários daquela empresa disseram que o Sr. Quintas foi um dos melhores diretores que passaram pela Empresa.

  34. H silva

    7 de Agosto de 2013 as 12:34

    Sinceramente ,axo essa nomeacao uma aberacao,o Quintas é um lutador no seio do MLSTP,Homem de campanha,ajuda o seu partido…Mas agora ser o melhor nessa altura para embaixador em Taiwan ?Acho que no seio do partido ha mais gente com melhor CV e provas dada do que ele.Nada contra a Pessoa do sr.Quintas,Mas enquanto director e ministro saiu muito mal na fotografia.Mas nesse momento minha opiniao nao muda nada.Espero estar enganado pela sua nomeacao e como santomense,so Tenho k desejar boa sorte e que sirva o pais da melhor maneira possivel.Parabens e felicidade camarada.”Nao julgues para nao seres julgado”por isso foi apena uma opiniao e nao condenacao.Avante Stp

  35. Amiga de STP

    7 de Agosto de 2013 as 13:21

    São poucos os nossos governantes que depois de sair de um gargo politico ” Ministro, Presidente, etc.” continuam a trabalhar como um cidadão deve comportar-se. Por isso homens como esses é que a gente precisa.
    Força Quintas, vc merece, sei que estas a disposição do povo de São Tome e Príncipe.

  36. Amiga de STP

    7 de Agosto de 2013 as 14:33

    digo – cargo

  37. Francisca CL

    7 de Agosto de 2013 as 19:12

    De agricultor para embaixador. Somos mesmo o pais das Maravilhas.

  38. Arlete Franco

    9 de Agosto de 2013 as 19:00

    Parabéns Quintas, pela nova jornada!
    Já desde a faculdade sabíamos que você era uma pessoa capaz de elevar seu país a vôos mais altos.

    Um abraço!

    Arlete Franco
    Biblioteca Central
    Universidade Federal do Espírito Santo
    Brasil

  39. franca

    16 de Agosto de 2013 as 20:11

    Mas minhas gente afinal qual oque estao a dizer afinal neste pais estao aver pra quem merece ou pra suem tem cualidades pra assumer as suas responssabilidades muintos estudandes que ja terminarao os seus estudo no esterior sera que nao tenhem qualidade pra assumer essas pastas …haaa. mas ja percebe pk eles nao estavao nas campanhas. Quer dizer que os que estao a formar fora nao a lugar nesta terra . Seria tao bom um dia s.tome ter uma lavagem pulitica como guine bissau . Malditos……..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo