Política

Fim da missão de Miguel Trovoada na Comissão do Golfo da Guiné

O ex-presidente de São Tomé e Príncipe, Miguel Trovoada, terminou com êxito o seu mandato como secretário executivo da comissão do golfo. Foi substituído pela nigeriana Adenique Florentine.

A conferência dos chefes de Estados e de Governos da Comissão do Golfo da Guiné, realizada na última semana em Malabo-Guiné Equatorial, ficou marcada pela despedida do secretário executivo Miguel Trovoada.

Antigo Presidente de São Tomé e Príncipe, conduziu o secretariado executivo da organização sub-regional, que tem como um dos objectivos, garantir a segurança e paz no golfo da Guiné. «É um ponto de viragem na vida da nossa organização e não apenas porque se esgotam o período e missão do primeiro ciclo de mandatos desta secretaria. É sabido que os homens passam e as instituições permanecem», declarou Miguel Trovoada na tribuna da conferência de Malabo.

O ex-Chefe de Estado são-tomense considera que cumpriu com a sua missão. «O sentimento que me habita é o de dever cumprido, com isenção empenho e transparência», frisou tendo recebido aplausos.

Os Presidentes dos 8 países que integram a comissão do Golfo da Guiné, decidiram apostar na nigeriana Adenique Florentine, como secretária executiva da organização. Nos últimos 6 anos, Adenique Florestine, exerceu as funções de secretária executiva adjunta para questões de política da Comisão do Golfo da Guiné.

Prometeu trabalhar em parceria com outras organizações sub-regionais, nomeadamente a CEDEAO e a CEEAC, para vencer o maior desafio da organização, o combate contra a pirataria marítima na região. « Temos problemas nesta região, há problemas de pirataria e vamos trabalhar com outras organizações sub-regionais para fazer face a ameaça. Esta é uma questão prioritária para a Comissão do Golfo da Guiné, mas também para outras organizações da região. Vou trabalhar em parceria com a CEDEAO e a CEEAC, para começarmos a tomar medidas contra esta ameaça», assegurou Adenique Florentine, em declarações a equipa de reportagem da TVS, que acompanhou a cimeira de Malabo.

Angola também deixou a presidência da Comissão do Golfo da Guiné para a Guiné Equatorial.

Abel Veiga

    13 comentários

13 comentários

  1. Boia Fria

    12 de Agosto de 2013 as 9:34

    Acho que trovoada fez bom trabalho. Mas agora que esse tacho acabou sera que ele vai regressar ao pais ou vai fazer como o filho?
    Esse tacho que trovoada comeu durante seis anos, foi gracas ao ex-presidente Fradique de Menezes que lancou sua candidatura e o colocou la, mas ele certamente ja antevia que com Pinto da Costa ele nao iria continuar nesse tacho de mais de vinte mil dolares por mes..

    • Observador

      12 de Agosto de 2013 as 10:17

      Boia Fria, Por favor, não comece a escrever o que não deve. Por muito que o Pinto da Coasta quizesse, A Comissão do Golfo da Guiné, não é propriedade de S.Tomé apenas, muito menos o de Pinto da Costa. Esse lugar, é rotativo. portanto, todos os Países que a entegram, terão que ocupar, por um período o referido lugar. S.Tomé e Príncipe, teve o previlégio de ter lá dois representantes de seguida. Se O Carlos Gomes, foi afastado, é porque o mesmo não estava a dar boa conta de recado. Estava a aproveitar a função, para promover o seu negócio. Pôs-se lá o Miguel Trovoada. Já cumpriu a sua missão, agora é a vez de um cidadão de outro País integrante também ir ocupar esse lugar, que é o caso de uma cidadã Nigériana. Portanto, vamos ser mais elegante e justos nos nossos comentários. Um dos grandes malis nosso, é que gostamos muito de estar a ver pelos números. Esse salario não é pago por S.Tomé, mas sim pela organização. Quando começarmos a nos comportar assim, seremos mais objectivos.

    • Bingo

      13 de Agosto de 2013 as 10:35

      Trovoada encontrou masé um granda tacho.
      Obrigado.

  2. paulo portas

    12 de Agosto de 2013 as 10:54

    Boia Fria.Com Pinto da Costa no poder,qual foi o resultado?

  3. Uê dono

    12 de Agosto de 2013 as 11:43

    Parabéns Miguel Trovoada.
    Parabéns S.Tomé e Príncipe.
    Acho que fomos bem representados.

    Viva STP. Quando queremos, podemos.

  4. Pen Drive

    12 de Agosto de 2013 as 15:33

    Mas o que é isto de comissão do golfo?

    • Armindo

      12 de Agosto de 2013 as 16:12

      Comissáo do Golfo saiba meu caro, é uma organizacao que gere politicas de petroleo. Angola, Stome, gabao, Guine equatorial , Nigeria, Congo, mas aquilo nao funciona. Stome nem tem como pagar as cotas. Aqui é para cada um comer massa com salario altissimo e nao fazer nada.

  5. Kuá scá bi.

    12 de Agosto de 2013 as 17:07

    Não houve nenhuma pronúncia do Miguel Trovoada, acerca dos Navios que estavam ancorados no nosso País em negócios sujos, Ele como responsável executivo, o Povo de S. Tomé e Príncipe nunca ouviu algum comentário seu, no lugar que ocupava. Porque, segundo suspeita-se que o filho está envolvido. Não houve transparência.

  6. Odair Costa

    12 de Agosto de 2013 as 18:26

    Meus parabéns,MIGUEL TROVOADA por ter dirigido sabiamente a comissão do golfo da guine,foi o bom nome do nosso país que esteve em alto durante esses quatro anos,agora eu desejo um bom regresso a S.TOMÉ E PRÍNCIPE para unir com os outros para o desenvolvimento do nosso país.

  7. Eu também sou filho da terra

    13 de Agosto de 2013 as 7:59

    Que salário tão chorudo! A ser verdade, o nosso ex-Presidente é sem dúvida uma excepção, pois, poucos sãotomenses terão essa sorte na vida. Parabéns pelo desempenho e o ganho.

  8. mana

    13 de Agosto de 2013 as 10:46

    Eu foi tão apto, como de resto dirigiu São Tomé e Príncipe durante os dez anos do seu conclave.

  9. CEITA

    16 de Agosto de 2013 as 15:11

    muita inveja, muito chamado pouco escolhido, aquele lugar não é pra todos arrumados em Drº mal formado, só casaco e gravata e blêizer. execução zero… esse odeio e rancor só acabaram quando Miguel e Pinto desaparecerem fisicamente do Mundo. credo santomense ainda bem que esse jornal existe pra podermos medir o grau de temperatura de santomense

    • conobia cumé izé

      21 de Agosto de 2013 as 11:30

      STP tem valores.Precisamos é definir objectivos.Miguel não é messias;mas sabe fazer quando quer.Como pecador, tem alguns defeitos;mas tem também virtudes…
      Quando fazemos bem fica-nos bem.STP ficou bem com o desempenho de miguel trovoada.Parabens STP.Fui…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo