Parlamento são-tomense recebeu Caravana cultural de Taiwan

O Presidente da Assembleia Nacional, Alcino Pinto, homenageou esta terça-feira o chefe honorário da Delegação cultural da Universidade Nacional da Arte de Taipei, Embaixador, David Wang. A cerimónia decorreu no Palácio dos Congressos.

O chefe da Casa Parlamentar pediu ao Embaixador de Taiwan em São Tome e Príncipe, Jack Cheng, e o chefe da Delegação; que exerce a função de Director-Geral do Departamento de África do Ministério dos Negócios Estrangeiros, David Wang, para enriquecer este intercâmbio entre as duas ilhas formosas.

Tudo porque a participação popular correspondeu a expectativa e moveu a mente dos presentes, com a marcha final e o lançamento do Balão Celeste a frente do Palácio dos Congressos, dirigidos ao mar da Praia Perigosa. «No sábado quando escrevi no Balão Celeste vermelho durante o cocktail, escrevi o desejo de aprofundar mais a relação de com a China Taiwan e que com este inicio de duas culturas possa continuar enriquecendo os dois Países com maior aproximação e formação para a nossa Companhia Nacional de Cultura e encontrar uma parceria de fazer promover a cultura santomense em Taiwan», afirmou Alcino Pinto.

Assembleia Nacional já decidiu pela criação da liga de Amizade entre São Tome e Príncipe e a China –Taiwan, composta por 5 deputados são-tomenses.

Em resposta, o chefe da Delegação taiwanesa e Director-Geral para África, David Wang, manifestou o desejo de que os deputados para Liga de Amizade possam incentivar a intercâmbio entre os dois países.

O Chefe da Delegação Taiwanesa manifestou-se muito satisfeito pela calorosa recepção encontrada durante a cooperação cultural com São Tomé e Príncipe. «Vamos acatar a ideia do senhor Presidente da Assembleia Nacional porque este é um bom principio para dar o inicio a esta cooperação cultural e ao mesmo tempo estender para outras áreas mais necessitadas e um novo incentivo para o desenvolvimento entre São Tome e Taiwan», declarou David Wang.

David Wang, já garantiu ao chefe da Casa Parlamentar que vai fazer tudo no mais curto tempo possível, para que uma delegação cultural são-tomense vá a Taiwan. Uma forma de promover o arquipélago são-tomense. «Nós trouxemos uma caravana cultural que retrata a cultura chinesa a todos os níveis para mostrar a realidade em São Tome e Príncipe e o lançamento do balão foi um grande motivo de satisfação e a nossa dança tradicional ainda funcionou lá na rua depois do balão, que mereceu atenção», concluiu o visitante.

Por outro lado, o Presidente da Assembleia, Alcino Pinto, também distinguiu a Companhia de Cântico e Dança da Direcção da Cultura, que tem acompanhado esta caravana cultural com exibição intercalada em espetáculos de borla.

Inter Mamata

  1. img
    Barão de Água Izé Responder

    Taiwan mantem com STP uma relação de hà muitos anos, mas desculpem, é um pouco estranha.
    O sucesso da China na Economia Mundial passa muito pela capacidade da intervenção de Taiwan na sua economia.
    Muitos projectos industriais na China, a sua gestão e venda no exterior, passa pela ação de chineses de Taiwan. Por que não apoia Taiwan a indústria em STP, para um maior desenvolvimento? Taiwan domina muitos centros, em todo o mundo, de distribuição comercial. Será que diplomacia taiwnesa é uma testa de ferro da China?

    • img
      Pen Drive Responder

      Estou em crer que Taiwan apoia os pedidos de S. Tomé e Príncipe. Alguma vez os dirigentes santomenses pediram apoios para instalações fabris?

  2. img
    Jornalista Amador Responder

    Falta de assunto?
    falta de trabalho?
    Os Taiwaneses estão se devertir com os bobo do parlamento?

  3. img
    Disciplinador Responder

    Os nossos dirigentes por ganância e dinheiro fácil passamos a privilegiar a relação com Taiwan em detrimento da republica popular da China. Acho que nós ficamos a perder e muito por esta burrice, basta olhar o papel da economia chinesa no mundo e o grande investimento que a mesma potência tem feito no continente africano. S.Tomé e Príncipe deve tirar maior partido dessa relação com Taiwan, aproveitar o apoio que lhes damos, para em troca por exemplo eles financiarem grandes obras que o país tanto precisa, e não ficar só pelos pequenos projectos.

  4. img
    Barão de Água Izé Responder

    Provavelmente os nossos dirigentes só se lembraram da agropecuária, ou também pediram a erradicação da goiaba vermelha (muito melhor) da nossa Terra substituída pela goiaba asiática?
    Claro que é melhor que nada a cooperação Taiwanesa, como a Brasileira. Mas por que não fazem mais? Estão à espera que se peça ou estão à espera de alguma valia no futuro, com investimento mínimo?

  5. img
    Trinta Mil Responder

    Barão!!
    Ai está o cerne da questão.
    Não interessa aos dirigentes a sustentabilidade das ações, interessa sim o dinheiro fresco.
    Com 12 milhões de dólares anual, para viagem, ajudas de custos, viaturas e mobiliários de escritórios.
    O Palácio dos Congressos, quem construiu, China Popular!!
    Os nossos governantes, não estão preocupados com a empregabilidade, valor acrescentado, estão sim a pensar no dia a dia, gestão corrente.
    Peixe/banana/vinho.
    Formação de jovens!!, Temos de desenvolver a massa critica.

  6. img
    Trinta Mil Responder

    Ao invés de importar de Taiwan, pequenas maquinas para triturar frutas e transformar e sumos naturais verdadeiros, para travar a importação de sumos de gaz que se vende ao torto e ao direito trazendo complicações para as crianças e adultos, ficam na brincadeira. A goiaba está a apodrecer nas cooperativas agrícolas. fazem compotas e doces!!
    Dirigentes, deputados desta terra merecem mais respeito.
    Pequenas usinas!!!
    requalificação de bairros dos trabalhadores. Sem truques,

    • img
      joão pedro Responder

      Concordo plenamente consigo caro compatriota.

    • img
      joão pedro Responder

      Os palhos ficaram bem na fotografias,com esses diademas enfiadas nessas cabeças sei la de quê!!!!!

  7. img
    Nuno Responder

    VIVA PR ALCINO PINTO VIVA

  8. img
    zeme Almeida Responder

    Hoje Taiwuan já faz sentido para os senhores do MLSTP.

Deixe um comentario

*