Política

Grave ameaça à segurança do Presidente da República

O sistema informático utilizado pelo Chefe de Estado são-tomense, no seu gabinete no Palácio do Povo, foi assaltado. Um agente da segurança do Palácio Presidencial terá retirado o disco duro, e outros equipamentos de armazenamento e transferência de dados do sistema informático de Pinto da Costa.

Numa altura em que o país regista sucessivos actos de sabotagem, o Palácio Presidencial, mais concretamente o gabinete do Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, não escapou a onda de ataques cujos objectivos ainda são desconhecios.

No passado dia 1 de Outubro a equipa técnica do Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento(INIC), foi inspeccionar o sistema informático  instalado no Palácio do Povo, que permite comunicação em video conferência, e outras modalidades de comunicação e troca de informação, entre o Presidente de São Tomé e Príncipe e os seus homólogos africanos e não só.

A operação de rotina do INIC permitiu identificar que o Gabinete do Presidente da República foi alvo de um ataque de sabotagem, ou de uma estratégia premeditada para vasculhar a privacidade do Presidente. O computador instalado no gabinete de Pinto da Costa, foi violado. Os atacantes levaram o disco duro do computador, a placa de energia foi retirada, assim como as placas de video e de memória. Só ficou o casco do computador.

O sistema informático que foi instalado no quadro da cooperação entre a Índia e os países africanos, tem uma unidade central instalada no rés de chão do Palácio Presidencial. Estrategicamente os atacantes conseguiram também entrar na unidade central, e levaram todo o recheio electrónico, ou seja, o disco duro, as placas de memória e de video.

Nenhum outro bem do Gabinete de Pinto da Costa, foi tocado, nem tão pouco na sala do rés de chão onde funciona a  base central. Fonte do Téla Nón considera que os atacantes só queriam deitar as mãos nos equipamentos que guardam informações e dados do Presidente da República.

O Chefe de Estado são-tomense tomou conhecimento do ataque contra o seu sistema informático, quando estava de visita privada à Portugal. Viajou no dia 27 de Setembro último rumo a Lisboa, e a inspecção do INIC, que detectou o ataque foi realizada no dia 1 de Outubro.

O Téla Nòn apurou que 1 dos 4 seguranças do Presidente da República, que tem acesso as chaves do seu gabinete, confessou ser o autor material da operação do ataque contra o sistema informático do Chefe de Estado. Confissão feita após forte interrogatório, realizado ainda na Unidade de Defesa e Segurança do Presidente da República-a Guarda Presidencial, pela contra-inteligência da guarda pretoriana do Chefe de Estado.

O segurança que assaltou o sistema informático, foi detido, conduzido mais tarde à Polícia de Investigação Criminal, e presente ao Ministério Público. Foi constituído arguido e neste momento aguarda julgamento em regime de prisão preventiva, apurou o Téla Nón.

O Téla Nón sabe também que a rigorosidade da investigação em curso, pela contra-inteligência da Guarda Presidencial pode pôr luz sobre o autor ou autores morais da operação, caso eles existam.

Não é a primeira vez que a segurança do Presidente são-tomense, regista acções consideradas perigosas ou suspeitas de interesses infiltrados.

Em meados de Março passado, num dos dias de grande apagão (corte de energia eléctrica no país), um sargento da Guarda Presidencial, que chefiava a Unidade do Palácio do Povo naquela noite escura, terá tido manifestações suspeitas, que levaram a sua detenção, apurou o Téla Nón de fonte segura.

O sargento em causa era membro da escolta do Presidente da República. O Téla Nón apurou que o mesmo foi expulso da corporação. Acabou transferido para o departamento da Polícia Fiscal e Aduaneira.

Nos últimos dias, terá deixado novos sinais no ar, que motivaram a sua detenção pela segunda vez. Desta feita, o ex-sargento da guarda presidencial, está guardado no estabelecimento da Unidade de Protecção dos Dirigentes do Estado, por ordem do Tribunal Militar, apurou o Téla Nón.

A pressão alegadamente de natureza política, que os agentes da Guarda Presidencial, são alegadamente alvos, no sentido de violarem o sistema de defesa e segurança do Presidente da República, só não surtiu efeito a 100%, por causa da reforma operada na Guarda Presidencial, explicou para o Téla Nón a fonte que pediu anonimato.

Em Julho de 2012, pela primeira vez na história da unidade militar autónoma que protege o Chefe de Estado, um oficial do exército passou a ser o comandante. Na altura era Capitão. Chama-se Leopoldo Fernandes, vulgo Rambo.

Promovido a Major, em 2013 o novo comandante da Guarda Presidencial, operou reformas na estrutura de comando. O chefe de Operações da Guarda Presidencial e outros chefes de secções foram afastados, para dar lugar a novos chefes, alguns deles oriundos do exército.

Abel Veiga

44 Comments

44 Comments

  1. osvaldo pereira

    11 de Outubro de 2013 at 6:11

    é preocupante, tem que se apurar a finalidade destes atos premeditados…

  2. 3 macucu

    11 de Outubro de 2013 at 8:09

    Porqué que o gabinete do Sr prisidente nao tehne um sistema de camara vidio para rigisto de coisas dessas naturesas porque se hoje é na prisidencia amanha sera no outro lado ,no meu ponto de vista todos os gabinetes estrategicos devem ter ,sistema de camara rigistadora e assim poderemos pegar esse vagabundos

  3. Mixídají

    11 de Outubro de 2013 at 8:19

    Acredito que é mais uma sabotagem do ADI. Qual a importância dos dados informáticos que o tal segurança esperava adquirir.
    Tenho avisado e vocês não me dão ouvidos. Esses Senhores do ADI são capazes de tudo só para dar cabo do Pinto da Costa. Atenção meu Povo.

  4. tchuna baby

    11 de Outubro de 2013 at 8:26

    muito preocupante mesmo… há que se averiguar a veracidade de mãos políticas como o Abel diz … isso não pode acontecer…O tal comandante vulgo Rambo oriundo do Exército é aquele que bateu no Árbitro e que ficou por isto mesmo nehhh…

  5. kwatela

    11 de Outubro de 2013 at 8:44

    ADI prometeu o caos
    já estamos a ver parte desse caos
    se os senhores do ADI pensam que só eles sabem sabotar…cuidado!!!
    meus senhores o Patrice nao está em sao tomé,por isso quero deixar aqui bem claro aos senhores do ADI que estao no país”se tocarem no nosso mais velho… isto vai ficar feio”

    • PATRIOTA DA NAÇÃO

      11 de Outubro de 2013 at 11:02

      meus caros compatriotas isso vem provar o seguinte: 1º os nosso PR não esta acompanhado de gente seria.
      2º no mundo actual é um imperativo acompanhar a evolução das novas tecnologias.
      3º A UPDE deve tomar as devidas atitudes em relação a este acontecimentos que em nada dignifica a unidade.
      4º Se o próprio PR é assaltado dentro do Palácio Presidencial e os ladrões são as autoridades então é caso para dizermos « NUM MOLÉ»

  6. Védé ça Libô

    11 de Outubro de 2013 at 8:51

    Creio que o partido ADI não está interessado em actos dessa natureza. O povo sabe que ADI é um partido do povo e nunca se compactua com essas acções! Isto é só para distrair as pessoas que estão diariamente a pensar de como sair desta mísera situação por que passa o país.O povo farto e cansado só está a espera e muito furioso, que se coloque as urnas para votar e despachar esse imbróglio. Relativamente a invasão à privacidade do sr. presidente é um caso de justiça. O povo tem outras preocupações que não são menos importantes!

  7. observador

    11 de Outubro de 2013 at 9:02

    Apesar de preocupante, é preciso não dramatizarmos, há que deixar que órgãos competentes tomem medidas necessárias… Penso também que não podemos perder muito tempo com estas coisas, vamos avançar na resolução dos problemas do País

  8. zeme Almeida

    11 de Outubro de 2013 at 9:12

    There is no comments

  9. Flá Ceto

    11 de Outubro de 2013 at 9:15

    Penso que o partido ADI não precisa desse caminho. É um partido responsável pela forma até que eles vêm fazendo a sua oposição!! O povo sabe o que quer e está a espera de fazer a justiça por aquilo que está a passar o país! Esses actos são condenáveis e a justiça deve assumir o seu papel é verdade! Mas que o país está a atravessar o momento de extrema dificuldade, talvez nunca visto,isto não podemos negar! E a frustração está a todos os níveis, por isso o estado santomense tem que organizar o país para que se possa ter outro rumo.

  10. Carlos Santos

    11 de Outubro de 2013 at 9:24

    Estao a preparar mas um golpe de estado ja um ano existe um estado maior residente no exterior senhor presidente por favor reforca a sua seguranca existe muits pessoa de ma fe,entraram em STP alguns terrorista desfacado de negociante de nacionalidade diversas e preciso que servico de emigracao seja mas operacional de fazer patrulhas,so em STP que servico de emigracao nao faz a Pautrulha eles andam por todo lado do pais.

    • PARABENS

      11 de Outubro de 2013 at 17:32

      Sim, é verdade que estão a entrar muitos estrangeiros no país. Lembre-se que os angolanos também são estrangeiros e estão a entrar no país sem vistos.

  11. gente de outro mundo

    11 de Outubro de 2013 at 9:28

    Não culpa o que olhos não viram.
    Cuidado em culpa o ADI.

  12. Filho da terra

    11 de Outubro de 2013 at 9:43

    Isto é mais uma prova que o INIC esta a trabalhar… Isso é vergonhoso INIC…
    Vocês são mais uma prova do andar para traz da nossa TIC…
    Como isso pode acontecer nas vossas barbas, existe tecnologias que impede que isso aconteça meus carros amigos…
    Vergonha Total…

    PS: Filho da Terra

  13. Budo

    11 de Outubro de 2013 at 9:50

    o partido ADI deve ser muito forte,os outros partidos temem tanto, nao sei porque.

  14. Africana

    11 de Outubro de 2013 at 9:51

    Auwó

  15. Think

    11 de Outubro de 2013 at 10:28

    Este acontecimento e juntamente com os outros podes nos conduzir,a uma classificação desagradável:Estado Falhado.Nada seria pior para nós se a comunidade internacional, nos visse desta forma.

  16. Bito Costa Capita

    11 de Outubro de 2013 at 10:45

    É uma ameaça ao chefe do estado sim e é grave mais isso que estão ai a imputer culpa aos dirigentes do ADI eu não concordo e não é por esta a dizer isso que pertenço esse partido ou qualquer outro mais não famos difamar outro sem ter prova se o caso já esta na justice vamos aguardar, ninguém vai mata Pinto da Costa.

  17. malebobo

    11 de Outubro de 2013 at 12:15

    primeiro, este atos são condenáveis, e depois, criar uma equipa de gente seria e fazer um investigação la no seio destas forças que efetuam o seu serviço junto a presidência da republica

  18. Pv

    11 de Outubro de 2013 at 13:26

    Manobras de distracção. Ha coisas muito mais importantes e preocupante a passar em STP. Se fosse o caso de roubo de informações só teriam levado os discos e se feito de forma inteligente, nem isso é necessário, bastava fazer copias. Se objectivo é informações, porque raios haviam de roubar placa de video e fonte de alimentação?

  19. Bom Samaritano

    11 de Outubro de 2013 at 15:00

    Tem um ditado que diz maldito homem que confia no homem. É só pra nós vemos a situação que estar acontecer no palacio presidencial. é chato pa, vamos abrir os olhos ” tela co non ça né ça búa soo, maxi ngué cu ça né só na búa fá”

  20. san fulana

    11 de Outubro de 2013 at 15:11

    sao tome ta como o mundo,so girando. mas nao sai do burraco,,,vamos ser mais prudentes e responsaveis e optimistas…

  21. carlos santana

    11 de Outubro de 2013 at 15:26

    SÃO TOMÉ, está num beco sem saída como que é possível, que gabinete de um chefe de Estado é assaltado isto tem que ser muito bem investigado porque é uma brincadeira de mau gosto, cuidado com eles

  22. Caos Caos Caos

    11 de Outubro de 2013 at 16:00

    EMAE
    Aeroporto Internacional
    Palácio Presidencial

    Qual será a próxima paragem?

  23. Horácio Will

    11 de Outubro de 2013 at 16:17

    Dentro de vários comentários só dois dos comentadores apresentarem nomes aparentemente verdadeiros até o momento em que escrevo. Parece que cada vez mais precisamos de anonimato para nos afirmarmos na nossa terra. Também, por medo ou por princípios, vou tentar mostrar que não estou a falar contra ninguém em especial.
    Quanto a o que nos preocupa nesta notícia, fica claro que estamos no início da colheita de tudo quanto fomos semeando ao longo de todos os anos após a independência.
    Por mais que nos queixemos dos políticos, sabemos que em todos os sectores de actividade diária já existe muita gente com medo de que seja corrigida a situação em que se vive. Já tornou normal o benefício colhido do ilícito. Para os políticos também convinha não se aborrecerem muito com o cinzentismo social porque lá de cima são os grandes beneficiados pelo sistema de impunidade e de desresponsabilização social. Ainda lhes é acrscido o benefício da imunidade parlamentar para se sentirem com o mundo aos pés.
    Talvez estes incómodos lhes lembre que o mundo não é para se ter aos pés, mas para se agarrar com as mãos e construir usando a cabeça com princípios de respeito, honestidade, responsabilidade, responsabilização e igualdade de oportunidades.
    Afinal, se nos beneficiarmos ou não nos importarmos com o mal, seremos atingidos pelo mal que permitimos crescer aos nossos olhos.

    • panoleve

      12 de Outubro de 2013 at 6:02

      Bô bila bí? Falaste nada…………

  24. conobia cumé izé

    11 de Outubro de 2013 at 16:21

    Jesus Cristo tem que defender o Povo de STP pela orquestração que está sendo preparada contra o nosso Povo !!!Fui…

    • mario

      15 de Outubro de 2013 at 10:07

      tem que prender todos os broxos com antigamente

  25. José Frota Soares de Barros

    11 de Outubro de 2013 at 16:55

    Boa tarde.
    Isto é uma palhaçada autentica,estão a tentar qualquer coisa encapotada, mais uma vez tentativa de implantação de ditadura.
    É tal e qual a camuflagem de barcos da primeira República.
    O futuro dirá.
    Até breve meus caros irmãos.

  26. luisó

    11 de Outubro de 2013 at 17:09

    Mais uma vez vejo que tenho razão.
    Para quê a existência desta chamada “guarda pretoriana “, se há malfeitores dentro dela própria?
    Este tipo de guardas só nos Países do 3º mundo.
    E depois “serviços de contra-inteligência dentro desta guarda” até parece um Estado dentro de outro Estado.
    Já não há um serviço destes estatal?SINFO?
    É tudo ao contrário e depois admiram-se quando isto acontece.

  27. Alguém

    11 de Outubro de 2013 at 17:28

    O sucedido tem no mínimo contornos estranhos:
    1- Para roubar o disco, o “tal” suspeito teria que ter conhecimentos de hardware, o que me parece pouco provável.
    2- Seria mais plausível o militar ter facilitado a entrada de alguém que percebesse de hardware.
    3- Sendo um especialista a cometer tais actos, acredito que provavelmente teria optado por copiar o disco ou substituído por outro.
    4- Pelos vistos o presidente e a sua assessoria não são grandes adeptos das TIC, porque se usassem o sistema com alguma regularidade, provavelmente teriam reparado que não conseguem gravar nada no disco.
    5- É preciso comparar os relatórios das duas últimas inspecções do INIC e estabelecer
    6- É preciso saber, que pessoas, além do presidente, o tal Segurança e pelos vistos os membros do INIC têm acesso a sala onde alegadamente retiraram o disco.

    Para terminar, não quero acreditar que um sistema desses não tenha algum mecanismo de redundância(disco suplementar para cópia de segurança), encriptação de dados, Scripts para apagar o disco caso este seja acedido a partir de um computador com IP não autorizado e autenticado, sistema de password, etc.

  28. Rui Couto Campos Nunes Guimarães

    11 de Outubro de 2013 at 17:30

    Pinto da Costa esta cercado de inimigos, não gostei dessa noticia. Já se sabe quem é que fez isso e já esta na alçada da justiça por que acusar o partido ADI vamos deixar de perseguir outros e sem fundamento meus camaradas.

  29. solução

    11 de Outubro de 2013 at 18:34

    Deu-me vontade de rir. é uma coisa tão simples de ser resolvido. Até restaurante onde almoço tem uma camera ligada com um site na internet aonde se pode ver qual é o fluxo na entrada do restaurante. Se ha algo tão importante quanto dados informaticos porquê não colocar toda a electronica da presidencia sob vigilancia camera reforçada com segurança a base de impressão digital?
    é complicado fazer? pois é, mas ha gente que passaou anos e anos aprendendo pra saber como fazer….
    custa caro? nem tanto, se ha dihneiro pra viagens e mais viagens….uma viagem menos não faria tanta diferença

  30. Vai ou racha.

    11 de Outubro de 2013 at 19:32

    Isso tudo não passa de uma montagem para justificar o injustificável.

  31. luisó

    11 de Outubro de 2013 at 22:35

    Eu não vejo onde está a grave ameaça à segurança do PR.
    O que vejo é uma grave intromissão e roubo de material pessoal e talvez sensível e informático do gabinete do PR e daí invasão do espaço por alguém não autorizado para o fazer, agora ameaça pessoal não sei onde.

  32. Gorila

    12 de Outubro de 2013 at 0:01

    HAhahahahah isso mostra como frágil somos nós mesmo diante da realidade da vida, onde já se viu a mais alta figura do País, sendo assaltada sua sala, só dias depois para descobrirem que haviam levado algo do espaço em questão, mais caricato ainda é saber que quem ele depositou a confiança para lhe proteger é o mesmo que lhe esta roubar hahahaha parece coisa de rir, mas não é mesmo….mas por detrás desse facto mostra realmente nua e crua que assola a esta situação do país ao ponto de um segurança que devia coibir assalto, roubo, vigiar…é ele mesmo cometendo a tamanha estupidez de roubar algo que ele foi encobrir a missão de proteger…meus senhores isso é só a ponta de “ICE BERG” que esta nessa terra.

    Espero eu que essa situação seja uma caso só isolado que aconteceu, sem grande finalidade (mirabolante que se pratica nessa ilhas) pois caso contrario estamos apenas no roteiro do filme, falta o próprio filme para vermos onde estamos caminhando…

  33. Germias

    12 de Outubro de 2013 at 15:12

    Aconselho o presidente da república a recorrer ao seu amigo José Eduardo dos santos para enviar uma força militar angolana para sua proteção,caso contrário haverá surpresas

  34. paparazzi

    12 de Outubro de 2013 at 16:16

    Pr deve mudar a sua guarda urgente isto mostra quao e fragil o gabinete do presidente do pr de sao tome .agora pergunto.como sente o presidente neste momento em que o seu gabinete foi violado
    medidas seguras precisa se.
    presidente isso e um grande aviso acautele se melhor

  35. paparazzi

    12 de Outubro de 2013 at 16:22

    Agora pergunto ao guarda que traiu ao presidente o seguinte.ele jurou fidelidade ao presidente agora nao cumpriu o que ele espera da justica militar.se em sao tome tivesse a pena de morte este seria a justica certa por traição e como nao tem vai cair na desgraca para sempre.ele nunca sera serio ate a morte grande deliquente

  36. Arlindo

    13 de Outubro de 2013 at 10:46

    E quem disse que Pinto sabe trabalhar com Computador?

  37. maguita tatuá

    13 de Outubro de 2013 at 11:04

    Isto n passa de mais uma treta k o poder inventa para acusar oposição. É assim k eles são. Qnd se encontram perdidos invetam golpes de estado e outras coisas mais para desviarem atençao da população dos problemas mais relevantes que eles deveriam resolver para o País e k n estão resolvendo coisíssima alguma.
    Qnd. o coitado k foi apanhado for prsente ao tribunal até serão capazes de obrigá-lo a dizer que # foi um dirigente do da oposição é me mandou faze “. O povo já vos conhece e jamais conseguirão enganar-nos. Jmais…!

  38. Kadu

    13 de Outubro de 2013 at 21:00

    Diante disso só se pode tirar duas ilações:
    A equipe do PR está muito vulnerável e desarticulada. Há que se fazer alguns ajustes a começar pelo Diretor do Protocolo até ao responsável pela área de Informática ou Tecnologias de Informação.
    Tal vulnerabilidade é inadmissível, ainda bem que não estamos mais na guerra fria, porque caso contrário, a tragédia seria maior, resultando em catástrofe.

  39. Canablabo

    14 de Outubro de 2013 at 8:06

    Meus amigos, dos diversos comentários que li desta notícia tão bombástica, resta-me dizer o seguinte:

    1º. É chegada a hora para que nós todos passamos a nos preocupar com o futuro do país, deixando para trás os vícios de perseguição, ódio, fúria e ganância pelo poder, passando por cima de tudo e de todos;

    2º. São Tomé e Príncipe, não é país de uma pessoa ou de “uma família gananciosa”. Nesta ordem de ideias alerto às autoridades para prestarem muita atenção nas ultimas movimentações quer política, quer privada, no nosso país;

    3º. Não podemos permitir que São Tomé e Príncipe, se transforme num mundo de violência, onde deixemos de viver em paz, para passarmos a conviver com situações lamentáveis vistas a olhos nus nos meios de Comunicação Social, colocados a nossa disposição;

    4º. Meus senhores o homem tem que falar porque o assunto não é para brincadeira. O povo está a espera para saber o que está acontecendo realmente no nosso país.

  40. Kuá flogá

    14 de Outubro de 2013 at 9:30

    Ledè di felu blanco sá auá.
    Ventu sá scá ventá cu foça…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top