Política

Governo responde a ADI no debate de urgência sobre os barcos do contrabando

Esta quinta feira por volta das 9 horas, o Governo liderado por Gabriel Costa vai ao parlamento, responder as preocupações do partido ADI sobre o caso dos barcos Merida Melissa e Duzigit Integrity. Cumpre-se um dos princípios básicos da democracia, a prestação de contas ao parlamento.

O debate parlamentar solicitado pelo partido ADI surge após a libertação pelo Governo do navio Merida Melissa, fruto de acordo entre o Estado são-tomense e o proprietário da embarcação que foi capturada pela guarda costeira são-tomense em Março passado. Outra embarcação Duzigit Integrity, ficou retida.

O Estado são-tomense cansou-se dos ataques e ameaças feitas pela empresa que fretou as duas embarcações e que foram apanhadas a operar ilegalmente nas águas nacionais. Por isso o Governo anunciou o fim das negociações com a Stena Oil e com o proprietário do petroleiro Duzigit Integrity.

O Governo decidiu cumprir a riscas a determinação do Tribunal, no que concerne a confiscação da mercadoria que se encontrava na embarcação. São mais de 8 mil toneladas de combustíveis.

No último fim de semana, por ordem do Estado são-tomense, uma embarcação de cor azul retirou parte do combustível que estava no petroleiro. Na terça feira o mesmo navio de cor azul regressou, e encostou-se ao petroleiro para receber a outra parte do combustível, que pertence ao Estado são-tomense, segundo a sentença do Tribunal.

Como mandam as normas democráticas, o partido ADI, pediu debate com o Governo, para esclarecer toda a história relacionada com as negociações a volta dos navios que foram apreendidos e julgados em tribunal. Como mandam as normas do Estado de direito democrático, o Governo vai ao parlamento esta quinta feira para dar explicações.

Espera-se que o executivo, conte toda a história à volta dos navios. Antes e depois da sua captura pela guarda costeira, passando pelo julgamento, até as negociações abertas recentemente com vista a sua libertação.

Um exercício que Gabriel Costa e o seu Governo deve realizar no parlamento, para que a ADI e a nação são-tomense fiquem definitivamente esclarecidos sobre tudo.

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. Indignado, Sempre!

    23 de Outubro de 2013 as 10:36

    Congratulo com a aceitação do Governo em comparecer nesse debate. Faz-me lembrar que hoje o mesmo ADI enquanto governava sobre liderança do Patrice Trovoada fugiu a vários debates solicitados pela oposição na altura. Faz-me lembrar o debate sobre comunicação social, debate sobre o Estado da nação, debate sobre as chapas de zincos, a moção de censura… etc.
    Deve servir para a ADI de ensinamentos que assim deve ser em Democracia, prestação de contas na Assembleia e comparecer sempre que for solicitado.

    Viva a Democracia! Abaixo ADI e seus lupuies de cara de mascara “dizia o Pépe Lima”

    • graca

      23 de Outubro de 2013 as 21:14

      Por favor! …
      Nao se esquecam dos barcos
      30 de Setembro e Rei Amador…

  2. Salvador Silva

    23 de Outubro de 2013 as 10:44

    Pelo menos esse Governo não foge do parlamento como o diabo da cruz. Que os homens do ADI aprendam alguma coisa da democracia e informem o seu líder desaparecido como é que as coisas devem funcionar em democracia. Parabéns ao governo do Dr. Gabriel Costa. O povo agradece. Sem medo e com transparência.

  3. Kanimambo

    23 de Outubro de 2013 as 11:11

    lololoolol! Gostei muito da última frase do texto! lololololol

  4. Ê ça cada cuá

    23 de Outubro de 2013 as 12:04

    Isto é para que os Deputados de ADI possam refletir, e ter vergonha na carra, quando eles eram governo, pedir debate com Patricie Trovoada era inconstitucional, mas agora ja ñ é…..

  5. S.Tomé Poderoso

    23 de Outubro de 2013 as 12:14

    Pois é…, agora como o jogo virou querem saber, mais antes a nação gostaria de saber sobre outros quatros barcos gigantes o D WHALE, C WHALE, B ELEPHANT e C ElEPHANT, gostaria que o ADI “EXPLICAR SEM COMPLICAR” me explicasse sem complicar.

  6. Maria de Lemos

    23 de Outubro de 2013 as 13:13

    Se o Deputado não tiver palavras , que fique calado.
    Dr Neto, ouviu!!
    Governo vai pagar as favas.

  7. 3 macucu

    23 de Outubro de 2013 as 13:33

    Eu tenho a minha firma certeza que Gabriel COSTA vai levar na sua pasta;muitas coisas para fazer esses mentirosos vergonha força Gabriel

  8. paparazzi

    23 de Outubro de 2013 as 13:39

    Sinceramente adi quer saber de como ficou o assunto criado pelo governo liderado pelo adi.eles tem muita cara de pau.na minha optica deveria ser o adi a explicar das negociações e a presenca destes barcos nas aguas territoriais de stp.caros leitores vcs nao acham.poe gosto

  9. S.António

    23 de Outubro de 2013 as 14:31

    o Gabriel e os seus comparsas considerados de piratas pelas autoridades internacionais, vão ter que explicar ao povo o que é que andam a fazer com a imagem deste país que a cada dia que passa está-se desgastando! Não tenho memória de se ter um S.Tomé e Príncipe com dirigentes considerados piratas! Enfim…caso inédito!

    • Ancrajoty

      25 de Outubro de 2013 as 11:56

      S.Antonio, estás a ver a política de cabeça para baixo ou como? Também es sopeiro ou comeste migalhas debaixo da mesa do PT? Caramba com os dados apresentados pelo Tela Non, ainda dúvidas o’ cegeta? Olha calado não ficas a perder nadinha.

  10. Martelo da Justiça

    23 de Outubro de 2013 as 14:35

    Por tudo aquilo que tenho lido e ouvido dos são-tomenses ligados a ADI, fico com a impressão que são autênticos advogados da empresa prevaricadora Stena Oil. Até utilizam os mesmos termos que a Empresa usa para denigrir um Estado São-Tomense. É caso para se perguntar, onde é que está o espírito patriótico e o amor a terra que a ADI pregoa sempre???

  11. Observador

    23 de Outubro de 2013 as 14:42

    Senhor ZEME ALMEIDA, Já viu como a democracia funciona, A política de S.Tomé, deve ser feita no solo Saotomense, tendo em conta que estamos em DEMOCRACIA. Toda a luta deverá ser interna não no estrangeiro. O que Dr.GABRIEL COSTA irá fazer amanhã, por vota das 09 horas, é o que PATRICE TROVOADA E OS SEUS COMPARÇAS, sempre fugiram. O PATRICE, sem as suas coisas nos seus devido lugares, venha e demonstre o teu nacionalismo.

    • joão pedro

      23 de Outubro de 2013 as 18:35

      Caro amigo observador.
      Por obséquio pode me informar qual o nome e a nacionalidade do navio reportado por tela non, (…barco de cor azul)?
      Pergunto mais ainda,ao meu amigo, já que é um bate palmas efusivo das manobras deste governo,se poderá me precisar o valor da transação petrolifica, realizada por esse governo?

      • Observador

        25 de Outubro de 2013 as 11:52

        Vá as FINANÇAS saber. Se quer que lhe diga, não vivo a custa de nenhum Governo. Vivo do meuarduo esforço. O GRANDESSISSIMO MAL DE ALGUNS SAOTOMENSES, é de querer viver de mão beijada. Se todos pensassem como penso, o S.Tomé e Príncipe não estaria tanto de rasto. VÁ TRABALHAR.

        • António Menezes

          28 de Outubro de 2013 as 10:01

          Meu caro, desculpe em entrar nessa discussão. Muitos que dizem viver do seu árduo esforço, são aqueles , que nunca trabalham, têm riqueza, fazem parte de varias empresas de estado, mas nem escritório têm, são sempre deputados ou ministros, passaram de MLSTP, mudaram para PCD, depois para ADI, mais tarde para MDFL e finalmente acabaram de voltar a casa onde recebeu a educação e diploma, voltam ao MLSTP. Tudo dito. Poucos são aqueles que com o seu suor vão dando pela vida, quando as pessoas sérias desse pais estão sempre a ser perseguidas, precisamente por aqueles … Em STP meu caro, se não vive cá só podes ser gente se fizeres parte do partido, senão estás lixado, vais esperar pelas eleições para receberes as migalhas que vão distribuindo…

  12. Pão com Chouriço

    23 de Outubro de 2013 as 14:53

    Muito bem. O governo deve ir para a Assembleia explicar as coisas. É assim que se faz num país democrático. Muito bem meus senhores.

  13. carlos

    23 de Outubro de 2013 as 16:43

    Explicar o k cada vez mas eles erekecem e povo na miseria depois vai ao parlamento rir do povo e fazer as contas kuanto e k ganharam tenham vergonha e faca melhor para povo deixa de conversa para boi dormir

  14. Lozymyne Ramos

    23 de Outubro de 2013 as 16:47

    Os nosso dirigente só sabe dar espectáculo, ora já estamos perto da eleição , eu estarei atento a tudo isto .

  15. Rui Couto Campos Nunes Guimarães

    23 de Outubro de 2013 as 18:29

    Não foram eleito e ainda fogem seria pior né esse governo de Gabriel Costa é inconstitucional, todo mundo sabe disso.

  16. Odair Costa

    23 de Outubro de 2013 as 21:21

    As pessoas que no mes de MARÇO chamou o ESTADO DE PIRATA,agora querem explicação do ESTADO SOBRE O BARCO que vergonha para essas pessoas,MUITO BEM SENHOR MINISTRO GABRIEL COSTA mostra para essas pessoas que não tens medo do PARLAMENTO,COMO O ANTERIOR LIDER DESSES GRUPOS QUE FUGIA SEMPRE O DEBATE NO PARLAMENTO,vai ao PARLAMENTO E EXPLICA PARA O POVO O CONTEUDO DESSAS NEGOCIAÇÕES DO BARCO DE FORMA QUE PODEREMOS ESTAR MUITO BEM INFORMADO,PORQUE DEPOSITAMOS MUITA CONFIANÇA NO SEU GOVERNO.BOA SORTE AMANHA E VIVA NOSSA DEMOCRACIA,ABAIXO AQUELES QUE FOGEM O DEBATE NO PARLAMENTO E ANDAM A EXPALHAR O PANFLETO PARA CONFUDIR O POVO,MAIS OS QUE TEM CONHECIMENTO NÃO CAI NESSAS PALAVRAS DO PANFLETO DOS AÇÇOES DOS DIABOS DO INFERNO.

  17. SOCOPE SANTOMENSE

    23 de Outubro de 2013 as 23:51

    Este Provo precisa da verdade o Provo precisa sabre a onde esta o Paticio Tovada que dezia que tem muito amor por este Provo acabou de abandonar o pais e sequence do Povo ! E deixou os judas para representa-lo ! Porque que ele nao vem sabendo que ele foi eleito como deputado . Ele so quero ser PRIMEIRO MINISTRO o PEPE Lima cantou o que e verdade

  18. zeme Almeida

    24 de Outubro de 2013 as 9:00

    O povo nunca precisa saber aonde anda o Patrice Trovoada,voces é que andam aflitos e com saudades dele porque ele nao tem respondido as provocacoes vossas.Ele é um grande diplomata e nunca virá responder ninguém a praca publica é isso é que vos esta a doer a alma.No momento proprio ele estará em STP nao tenham medo.

    • Observador

      25 de Outubro de 2013 as 11:56

      Para o senhor, ele é um grande Diplomata. Pois, tem mais é Diploma na PIRATARIA.
      Pela as suas intervenções, o Senhor vive do resto da SOPA do PATRICE TROVOADA.

  19. Martinho Tavares

    24 de Outubro de 2013 as 9:10

    Deve o governo cumprir a obrigação constitucional de responder as perguntas dos deputados. É a democracia que fica em causa quando o governos se furtam a esta responsabilidade. É de aplaudir. E que vingue e perdure para sempre. O povo e os seus representantes merecem esquecer o mau exemplo do passado recente.

  20. zeme Almeida

    24 de Outubro de 2013 as 9:12

    O governo do Gabriel Costa transparente que é deve dar exemplos e a assembleia responder, senhor {Observador}grande seguidor da politica da troika.Se senhor defende a politica deste governo que defenda nao é o meu problema?Eu devo provar o contrario e ter a minha opiniao.O partido ADI quer ser esclarecido e o povo{zé povinho}agradece.Viva RDSTP

  21. Martinho Tavares

    24 de Outubro de 2013 as 9:25

    É de aplaudir o cumprimento do dever constitucional do governo responder a perguntas regulares dos deputados da nação. É mesmo assim para que rapidamente de esqueça dos maus exemplos do passado ainda recente. O povo merece um governo responsável e nacionalista e uma oposição patriótica.

  22. Jocel Santos

    24 de Outubro de 2013 as 10:19

    Tudo isso será mais uma pagina girada e um casa esquecido..

  23. mady

    25 de Outubro de 2013 as 17:49

    Quen deve ia ao parlamento esplicar a desgraca de S.tome e o governo de ADI BANDIDOS forca o governo de Gabriel COSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo