Guardas do mar de STP foram homenageados pelo Parlamento

A Guarda Costeira, foi homenageada pela Assembleia Nacional, pela sua bravura na detenção dos barcos petroleiros que operavam ilegalmente nas águas nacionais e na prática de contrabando. No fecho da sessão plenária, por unanimidade os deputados votaram uma resolução que homenageia a Guarda Costeira.

Ainda em fase de construção, a guarda costeira de São Tomé e Príncipe, sem meios suficientes, conseguiu pela primeira vez deter barcos que operavam ilegalmente nas águas são-tomenses.

Barcos petroleiros, que na base de um acordo secreto, desde o ano 2011, faziam transbordo de combustíveis na costa são-tomense, sem o conhecimento das autoridades competentes do país. Um negócio secreto, que não rendeu qualquer tostão para o Estado são-tomense.

Os guardas do mar de São Tomé e Príncipe, conseguiram desmantelar o negócio, hoje desvendado no parlamento durante o debate de urgência solicitado pelo partido ADI.

O espaço marinho são-tomense, é 180 vezes maior que a terra. Facto que realça a importância da nova unidade militar.

Antes mesmo da aprovação por unanimidade da resolução que homenageia a guarda costeira, os deputados dos partidos MLSTP, PCD, e do ADI, exigiram ao governo a tomada de medidas e a disponibilização de verba no OGE do próximo ano, para dar maior força a nova unidade das forças armadas são-tomenses, a Guarda Costeira.

Abel Veiga

  1. img
    Maria de Lemos Responder

    Uma grande e boa encenação!!
    haver vamos

    • img
      Indignado, Sempre! Responder

      Gabriel Costa…Gabriel Costa…Gabriel Costa…
      ABRE OS OLHOS, PÁ!!!!!!!!!!!
      Não reparaste ainda que o ADI, para além da RDP África, está infiltrado na TVS e RADIO NACIONAL?
      A TVS, com o João Ramos do ADI, fez notícia do debate, à favor do ADI.
      Todo mundo reparou. Foi muito claro.
      Quem ouvir essas peças fica com impressão que o ADI saiu bem no debate.
      O que não é verdade. O ADI foi humilhado pelo Gabriel costa.
      O Juvenal Rodrigues deve sair imediatamente da TVS.
      Ele não tem aquilo no lugar!!!!!
      Ele deve aprender com o Óscar Medeiros. Esse sim, tinha aquilo no lugar e cumpriu muito bem a sua missão para o ADI.

      COM PODER NÃO SE BRINCA, Gabi!!!!!
      Pior ainda, é o Director da Radio Nacional.
      Os Homens mandam nele lá. Cada um faz o que quer e como muito bem entender.

      Os gajos da ADI estavam a comer muito dinheiro. Por isso é que agora, estão todos a emagrecer.
      Estão a ficar todos como o Levy: LUPUIÉS…

    • img
      graca Responder

      Qual a razao que nos leva a negociar
      com os donos das embarcacao?
      …una vez provado que eles sao crimenosos
      ainda por cima insultaram o estado chanando
      ( estdo pirata)
      nao se perce a causa
      do nosso governo fazer pacto con esses
      pirtas…
      o que leva o governo entregar
      o ouro aos piratas?
      sera que por detraz desse pacto
      alguem ficiu a lucrar?…

    • img
      a barca do enferno Responder

      Tambem essa a pura verdade
      os piratas na generalidade ficam
      na ilhas …
      se me recordo , ja se passou varios
      epesodio relacionado com barcos…
      quando Rafael Branco foi pMenstro desapareceram os barcos..
      Os barcos 30 Setembro e o barco Rei Amador tambem sumiram ate hoje nao
      temos exeplicacoes…
      Afinal aonde estao os piratas¿…
      Eles estao na tera ou no mar?…

  2. img
    Merida Melissa Responder

    É justo e merecedores.
    Desejo-vos sucessos.

  3. img
    hhh Responder

    Só isso é que faltava. Não fizeram mais que a obrigação deles. Cada um tem a sua área de responsabilidade, portanto não v~em com essa de homenagens. Isso não passa de tretas. Vamos mas é trabalhar

  4. img
    Põe boca não tira Responder

    Ja não er sem tempo…….. agora é preciso que se alocam meios necessários para que ela possa operar se sobresaltos e garantir a segurança da nossa costa maritima…

  5. img
    armando Responder

    A homenagem é de enaltecer, todavia, não fizeram mais do que a sua obrigaçao e espero que assim continuem a defender o que é nosso, porque existem muitas mais coisas aí para serem desvendado.e quando for contra um daqueles que aplaudiram hoje, tenham a coragem de aplaudir tambem. Parabens ao Tela Non.

  6. img
    Má vijam Responder

    Pois os senhores só sabem criticar os Tribunais, esquecendo que os Tribunais também teve uma grande participação visto que fizeram o Julgamento a tempo e hora tanto 1ª.Instância como o Supremo Tribunal de Justiça e que é um julgamento justo com a grande colaboração do Ministério Público estes sim é que deveria ser elogiados e não os outros. Tudo isto compreendo é uma questão inveja porque sabem que os Tribunais Organismo de renome. Só isso é que faltava. Não fizeram mais que a obrigação deles. Cada um tem a sua área de responsabilidade, portanto não v~em com essa de homenagens. Isso não passa de tretas. Vamos mas é trabalhar

  7. img
    Manuel Responder

    Fizeram o que deviam ter feito a mais tempo. Contudo maos ao trabalho e o estado deve disponibilizar meios maritimos e talvez aerio (reconhecimento) da nossa ZEE

  8. img
    luisó Responder

    Sem ovos não se fazem omeletes.
    Por isso sem meios navais não se pode cumprir a missão que lhes foi cometida pelas leis de defesa nacional e não se trata de ser a sua obrigação ou não.
    Já o disse em outros comentários e pelos vistos tinha alguma razão.
    Sendo STP insular e com uma aérea marítima 180 vezes maior que a terra então os meios navais de defesa e guarda deviam estar em proporção e não é o caso.
    Temos 500 homens no exército e guarda chamada de pretoriana e temos pouco mais de 30 homens na GC e um barquito que não se pode afastar muito de terra.
    Alguma coisa está mal até porque os grandes interesses económicos do País estão no mar e não em terra, pescas, contrabando, busca e salvamento, protecção de águas territoriais, etc, e em terra só se protegem os governantes de possíveis atentados que só eles vêm, por isso vemos nas nossas estradas grandes colunas de homens armados a fazer protecção a esses govenantes e muitas vezes a pôr em risco os passantes ou outros automobilistas que circulam nas estradas.
    Dêm mais meios á GC de STP porque aí é que o dinheiro é bem empregue, seja muito ou pouco.

  9. img
    luisó Responder

    Já agora;
    em tempos a ex-ministra da defesa Elsa Pinto disse que era um sonho seu ver STP com alguns meios aérios.
    Sei que em tempos, 2007 ou 2008, houve a possibilidade de STP receber 1 ou 2 aviocar de Portugal mas ficou por aí por falta de pessoal ou dinheiro.
    Pois há dias li num artigo que Portugal está a vender 12 aviocar porque comprou aviões novos.
    Não seria bom reatar com Portugal essas negociações e talvez eles nos cedam um aviocar tal como antes e ter um meio aéreo para vigilância maritima e de socorro de alto mar dos pescadores e de ligação oficial para o Príncipe?
    A cavalo dado não se olha o dente.
    Fica aqui a ideia…

  10. img
    Original Responder

    Aconselho Guarda Costeira não afastar muito da costa porque no alto mar seriam alvos fáceis para bandidos que poderiam dar meia volta e Guarda Costeira é que passaria ser perseguido.

  11. img
    jose sousa Responder

    Meus caros compatrioptas

    Nao se atrapalhem com as criticas, porques elas servem para suscitar ideias, desde que sejam algo que contribua para que possamos sair destas longicuas e enfadonhas situacoes politicas que de nada nos leve para o bom porto.
    Na estou contra o opiniao deste nosso compatriota, pelo contario e sempre bom elogiar alguams cronicas que no fundo tem tido alguma comparticipacao em torno de uma democracia mais aberta que se tem notado em Sao Tome e Principe.
    Nao se esquecam que SAo Tome e Principe, embora um pais pequeno, tem tido modancas significativas, incoparaveis a pais gigantes do Mundo que ate entao, nao conheceram mudancas ao nivel de politica partidaria em termo de governacao, como o nosso. Maioria dos pais do Mundo apenas conhecem a BI-POLIRIZACAO ou seja a politica do Joao e o Pedro que decidiram fazer a vida enganando as suas plebes com teatros coloridos, ao mesmo tempo que vao lhes sequestrando atraves de milhares de programas exagerados, extensivos e abusivos de um sistema gigantesco de vigilancias nas suas proprias caras; e aos mesmo tempo dar a intender ao chamado Terceiro Mundo que estao a todo momento prontos para resolvcer qualquer desgraca humanitaria ou conflitos internos inventados por eles, com o objectivo de manter a sua politica de sequestro nas outras paragem.
    Isto serve para chamar atencao a todos nos de modo a que comecemos a suscitar interesse ao nivel de conhecimento em torno de maquinacao de politica nos outros pais, sobretudo nos chamados, Paises desenvolvidos a custa de sacrificios dos outros que infelizmente, ainda nao conseguiram desenvolver um sistema de governacao adequado para que se conheca realmente a luz de desenvolvimento no seus respeitivos pais.
    Portanto, esta movimentacao critica tambem tem a sua importancia para os dias de hoje. O importante e nao cairmos em esquecimento, das preocupacoes que temos com o povo e pais.
    Por ultimo, faco apelo ao tudos os nossos compatriotas, sem excepcao, para comecarmos a criar debates ou ceminarios constantes, que considero desde ja o cenario de polica mais importante para o desenvolvimento do nosso Pais.

    Um abraco a todos.

  12. img
    Zona Sul Responder

    Força GC fazem o vosso trabalho. As nossas riquezas marítimas estão nas vossas mãos. Não deixem que apenas família Trovoada usufrui daquilo que é de todos nós.

  13. img
    Joao Chatiça Responder

    O bom trabalho da Guarda Costeira deve de facto ser enaltecido. Com poucos meios deram provas de serem capazes de fazer o mínimo. Esse minimo que deveria ter-se iniciado logo após a independência do país, o que infelizmente não foi possivel porque nem o Pinto da Costa nos primeiros quinze anos, nem Miguel Trovoada durante os dez anos seguintes conseguiu dar importância a guarda costeira. Tinha que vir o Fradique e pedir apoio directamente aos Estados Unidos e Portugal para fazer erguer essa força tão importante para paises ilhas como o nosso.
    Portanto, homenagem também à Fradique de Menezes. Não custa nada reconhecermos os méritos das pessoas.

  14. img
    George Mendes Responder

    O ADI fez figura triste.É maior culpado neste processo juntamente com o seu patrão-mor.
    Estão a valorizar agora as FASTP quando o PT impossibilitou sempre da marinha de ter uma estrutura adequada para fiscalização.Deixem de carnaval porque este foi até fevereiro. Estamos a espera do PT sobre a transferência do BGFI. Dinheiro é capim.Venha trabalhar alibá na cadeia Afonso te espera para fazeres uns canteiros de couve para alimentar os reclusos.

Deixe um comentario

*