Extractos da carta da Stena Oil que revela negócio “secreto” nas águas nacionais

No parlamento em resposta às questões colocadas pela ADI, o Primeiro Ministro Gabriel Costa, leu a carta que a Stena Oil enviou ao seu Governo, detonando a existência de um contrato “secreto” com o anterior governo da ADI.

A Stena escreveu-nos uma carta. A carta diz….ao senhor Gabriel Arcanjo da Costa… não respeito da execução do contrato da Sociedade São-tomense dos Serviços Petrolíferos, pelo Governo Trovoada.

Diz essa carta que em Novembro de 2010, e sob uma base de investigação aprofundada sobre as vias e meios para gerar receitas de forma imediata e constante em benefício do Estado de São Tomé e Príncipe, ….nós exprimimos sob a forma de uma carta de intenção a possibilidade de propor uma solução ligada ao sector petrolífero.

Em Janeiro de 2011, fomos convidados pelo governo a visitar a Agência Nacional de Petróleo, e as infraestruturas portuárias e eléctricas do país. Esta visita saldou num protocolo de acordo assinado pelo ministro Vila Nova e a RIG assistida pelo seu parceiro técnico, a terceira sociedade de engenharia norueguesa de prospecção petrolífera, visando criar um centro de suporte de actividades petrolíferas desenrolando-se na zona de desenvolvimento conjunto com a Nigéria e na zona exclusiva são-tomense.

Um contrato de parceria público privada por um periodo de 30 anos. Foi assinado em junho de 2011 entre o Estado de São Tomé e Príncipe, representado pelo ministro das infraestruturas públicas e dos recursos naturais Vila Nova e LIG Investement representatda pelo senhor Joseph Okito, co-fundador e vice-presidente da noss empresa sueca.

O fim do contrato se resume a criação da sociedade mista são-tomense de serviços petrolíferos, SSP, que beneficiaria do direito da primeira recusa como toda empresa nacional, tal como previsto no capítulo décimo da lei sobre as actividades petrolíferas e que seria a termo um centro de serviços gerionais, mas sobretudo um veículo através do qual viriam a se juntar as sociedades nórdicas líderes de cada seguimento serviços de indústrias petrolíferas.

Em janeiro de 2012 o ministro Vila Nova que recebeu-nos em audiência não tinha nenhuma explicação em relação a ausência de mandato do primeiro ministro, de anúncio público da existência desse contrato.

Foi só em Abril de 2012, por ocasião da reunião dos Estados do Golfo da Guiné em Luanda, que o ministro dos negócios estrangeiros Salvador Ramos nos informa das condições do Primeiro Ministro Patrice Trovoada da submissão do mandato ao Guiché único ao estebelecimento das relações bilaterais entre São Tomé e Príncipe e a Suécia, e a visita do Primeiro Ministro à Suécia, e a canalização da ajuda da Suécia ao país………………………………………….

A bancada da ADI, começou a interromper a leitura da carta, e o Primeiro Ministro, disse «Por isso é que digo que os senhores sabem muito mais dos barcos do que nós».

O Presidente da Assembleia Nacional bateu o martelo pediu silêncio, sensibilizou a bancada da oposição a ser ordeira, e o Primeiro Ministro prossegue …………………….Desta feita anunciando na carta o descontentamento da Stena Oil, por causa da nomeação do ex-Ministro Secretário Geral do Governo Afonso Varela, como advogado dos barcos no processo judicial.

«Diz a Stena, que desde 1 de Abril de 2013, que podemos notar uma tentativa de recuperação política da sentença judicial número 95/2013 da parte do partido político ADI, e envio de um sinal muito inquietante, da parte da defesa orquestrada pela seguradora britânica PI KLOSE, agindo exclusivamente por conta dos proprietários dos navios pelo facto da nomeação instantânea do senhor Afonso Varela, membro do governo sensurado como advogado», fim da leitura do estrato da carta. ….

Segundo Gabriel Costa o seu Governo soube do negócio graças a carta enviada pela Stena Oil. As outras instituições do Estado também desconhecem. No entanto os barcos geridos pela Stena Oil, operavam nas águas nacionais sem que o Estado recebesse qualquer contra-partida.

Abel Veiga

  1. img
    Adálio Responder

    Tudo secreto nesta terra. Até quando, minha gente?!
    Fui

    • img
      atento ao dossier Responder

      Eles falam falam mas não dizem nada.
      quanto é que receberam e de quem?
      Isto é que era importante sabermos,tudo o resto e palha seca e muito fumo branco.

    • img
      MAQUITOYO Responder

      ABÍLIO NETO:
      O Abel Veiga esqueceu de dizer que o SALVADOR RAMOS também esteve na NEGOCIATA dos PIRATAS DO MAR.
      O próprio Gabriel Costa ao ler o famoso Acordo Secreto, explicou qual foi o papel dele nisso tudo.
      Eu sempre dizia que SALVADOR RAMOS era o DIRECTOR COMERCIAL da Bluesky.
      Gabriel deu show no Parlamento.
      Xin Xió!!!!

      DINHEIRO É CAPIM!!!!!!
      Agora já sabem porquê dessa afirmação, minha gente?
      Donde estava a sair o capim para BANHO?

      O problema é que o PATRICE TROVOADA quis comer sozinho e vai pagar sozinho. Ao querer comer sozinho, alguém do grupo, aborrecido a ver a caravana a passar, desvendou o segredo dos barcos da CALADA DA NOITE, pondo boca no trombone e a Guarda Costeira recebeu ordens de surpreender.

      O ABÍLIO NETO e o SALVADOR RAMOS sabem do que estou a falar.

      O Bala Também sabe do que estou a falar.
      Lembras-te da nossa conversa no Papa-Figo, Bala?
      Não me digas que traíste o Patrice, Bala!
      Eu pensei que estavas a bater-me barriga.
      Estavas a falar a sério, afinal!
      Keeeeeeei…. ôcê matô Patrice, pá. Kei rapaz!
      Todo esse dinheiro d’homem que comeste, pá?

      Coitado do Abílio Neto!
      Dá tanta vida, defendendo o Patrice Trovoada…
      Sabem porquê?
      O Patrice prometeu ao Abílio Neto o lugar que o Afonso Varela ocupava, SECRETÁRIO GERAL DO GOVERNO.
      Uma espécie de Vice-Primeiro Ministro.
      É por isso que Abílio faz da RDP África, o palco da oposição ao Pinto da Costa e o poder actual.
      Ele é capaz de passar sobre o cadáver da própria mãe para conseguir esse lugar.
      Pinto da Costa devia fazer com RDP África o que Eduardo dos Santos fez com a parceria estratégica com Portugal;
      INTERROMPER AS EMISSÕES DA RDP ÁFRICA EM STP, e ponto final!!!!!

      É mentira Abílio?
      Estou a pôr boca no trombone agora, para saberes!
      Quando participei na criação do ADI, tu nem tinhas nascido ainda.
      Apareces como um paraquedista e transformas-te no homem mais fiel do Patrice. E nós que criamos o ADI?
      Eu sei que tu e o Patrice sabem quem sou eu, mas estou-me nas tintas.

      Ê STÔ A PRÉPARÁ FUBA CU PÊXI PÁ LEVÁ ÔCÊS N’CADÊIA!
      SALVADOR RAMOS, PREPARA-TE! Kinga ôcê ku êu!
      ESTÁ QUASE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      PS:
      Já agora:
      Já ouviram o Dêntci Bétu 2, do Pêpê-Lima?
      O CD não para no mercado.
      Desta vês, Pêpê vai ficar rico.
      A saída do CD colou tão bem com o debate solicitado pelo ADI.
      Se eu fosse Patrice, comprava todos os CDs para não ficar nada no mercado.
      Levy, LUPUIÉ: Ainda não acreditas que Pinto da Costa é médium?

  2. img
    Indignado, Sempre! Responder

    Oh. Credo gente. ADI é terrorista em matéria de negócios sujos. Jorge Amado é que tinha razão.

    • img
      Mé pó feladu Responder

      o senhor sabe quanto custou a venda dos produtos que estavam a bordo do navio quem é terrorista que diga onde foi parar os produtos

    • img
      feijoada Responder

      Quem Jorge Amado? Aquele traficante tinha razão?

  3. img
    António Menezes Responder

    Mas onde está o problema de se negociar com empresas estrangeiras? Então desde da independência quantos negócios foram realizados, barcos e aviões com a nossa matricula? Temos que ser sérios.
    Então os negócios de energia, pescas, casas prefabricadas e outras, foram negócios ou não? Então o Pais não vai negociar? Será que esse governo não vai negociar nada? Não acredito. Todas essa viagens são negócios ou não?

    • img
      Lupuye Responder

      Nao e que nao se possa fazer negocios, a questao esta no facto de o negocio nao ser do conhecimento do pais e o pais nao ter recebido qualquer “suco” do tal negocio. Se foi negocio e se o pais nao recebeu nada, isso quer dizer que alguem comeu muita “pedra”. So isso. As coisas devem ser feitas claramente e as receitas devem entrar nos cofres do estado para o bem da nacao e nao nos bolsos de cada um.

    • img
      MAQUITOYO Responder

      O problema reside no facto de você ser do ADI.

      • img
        Justiça XXI Responder

        Qual o problema em ser do ADI. Talvez ele é do ADI tal como você é do MLSTP. Parem lá com isso, o nosso pais é democrata e multipartidarista. Até parece a era do fascismo em que ninguém podia ser comunista abertamente. Credo falta de coerência.

  4. img
    Carlos Santos Responder

    O estado santomense tem que introduzir um processo crime contra senhor Patrice Trovoada,Carlos Vila Nova e Afonso Varela pelo crime de contrabandonas águas territotias de Sao Tomé e Príncipe e por abuso do poder.

    • img
      António Menezes Responder

      Não esqueçamos outros actos, eventuais de corrupção, passo a citar alguns apara sermos coerentes, vamos ter coragem e lavar a casa e não apenas “fazer inglês ver”, atacar alguns,
      - Casas prefabricadas, rosema, Enco, vários casos de arroz, barcos e aviões com bandeira de STP, fundo de Brasil, projectos de energia e agricultura fantoches, doka de peixe, passeios, so para citar alguns.
      Olha se alguém mais casos, o favor de4 listar.

    • img
      Tito Responder

      Concordo plenamente consigo, se é verdade que fazem a queixa crime e deixam de fla sóóóóóóóóóóóóóóo´!!! De forjar verdades.

      O Sr. Vila Nova já desafiou Gabriel Costa a demonstrar a prova, vamos a ver o que ele vai fazer.

      Abel quando vais jornal as declarações do ex-Ministro Vila Nova e do AdI.

      Estás a fazer mesmo o jornalismo? Foi isso que te ensinaram na escola, ou não és formado? Mais juízo garroto, deixa de vender a tua alma e a tua inteligência, és um garroto inteligente, não negocia a tua consciência assim de forma tão barata como uma vulgar prostituta.

  5. img
    Maiker Responder

    Aonde esta o senhor Patrice Trovoada?
    Este individuo está a espera das eleições para ir a Tomé.O Patrice Trovoada tem que dar explicação ao povo.Este individuo anda em PorTugal a dar entrevistas,tudo programado,para dizer que ele tem aceitação.Esta tese de dizer que não para S.Tomé por motivo de segurança ninguém acredita,só o patrice Trovoada é que acredita na sua mentira. Patrice Trovoada vai a S.Tomé dar explicações,ninguém vai te fazer mal.O levy Nazaré está a fazer o máximo para te proteger,mas já não tem solução, cada dia descobrem mais coisas, o Levy está todo nervoso,parece quem está possuído por diabo. Levy manda o teu líder regressar a S.Tomé dar explicações.

    • img
      ASSASSINO Responder

      O que está a fazer Ministério Publico e o Tribunal e este governo de falar barrato. Tanto crime que ddizem que o Patricio Trovoada copmeteu, mas até então ele não foi intimado a responder por esses supostos crimes que o Sr. Gabi tem tanta prova. Porquê? É a grande questão. Gabi não te cansas, a tua montanha vai parir um rato. o que é teu está a vir. é muita pena, muita dor, para uma pessoa que há foi bastonário a dar este espetáculo na praça publica. Você Gabi é mesmo doente, o odio não é bom não éê, destrói a pessoa que tem este sentimento, coitada da tua mulher, ela deve sofrer suportando este teu caracter sujo e porco.

  6. img
    Bluesky Elephant C Responder

    Parabéns Dr JORGE AMADO
    Afinal de contas e o Sr tinha RAZÃO.
    …” À CALADA DA NOITE “,,,Tudo veio à superfície.

  7. img
    Lógica Responder

    Ignorância! Com estes mentalidades tacanhas vamos ter um STP às tangas, vendendo ao desbarato o que é do outro e atirando o pais ao isolamento. Quem com os gigantes mete sabe onde vai parar. Pena é que estamos no mesmo barco que se está afundando! Os próximos meses o dirão! De tão mal que já estamos, vamos ver o mundo a desabar sobre nós!

  8. img
    homem honesto Responder

    Telanon, por favor, publica protocolo desse acordo, para averiguarmos. Só assim podemos fazer juízo daquilo que o 1º. Ministro disse no parlamento, assim como a carta da Stena Oil.
    Fico a espera.

  9. img
    adelino santos Responder

    Os especialistas nos negócios camuflados são elementos do MLSTP E PCD pergunto o senhor Rafael Branco para explicar o negócio da venda do ENCO Contrato com o senhor que construi Resort no Ilhéu das Rolas em que até o momento não paga um cêntimo de renda usurpação de várias médias empresas do Estado sem pagar um cêntimo de renda por maior parte dos deputados de que sustenta o governo, lista de dividas avaliados em 8 mil milhões da antiga caixa de depósito maior parte PCD MLSTP, créditos concedidos a nível de projetos do ministério da agricultura milhões de euros MLSTP PCD A lista de bens do Estado na posse deste individuos da troica é infinito.

  10. img
    CEITA Responder

    Ó Senhor Carlos Menezes espero bem que não seja aquele da RDP Africa… só pelo facto de sucessivo governo ter feito diversos acordos nas escondidas dá direito a continuarmos a fazer esses tipos de negocio, vamos ser sérios…

  11. img
    raposo joaquim Responder

    A muita matéria para vários membros do anterior governo irem ao banco de réu.
    O senhor varela tem sido a muito tempo homem de todo negocio internacional menos transparente. Este é um delinquente fino.

    • img
      tlabâ sâ lenço Responder

      você tem razão, mais o primeiro a ir será você.

  12. img
    LMD Responder

    bwe de bate boca sempre a mesma coisa…gostam de falassos, num Estado soberano que dizemos ser, existe tribunais para isso, e olha, vos garanto que nao sei se haveria celas suficientes para tanta fuba com bixo que existe ali…outra coisa, sera que nao se perguntam porque que muitos politicos e seus filhos quando ficam inactivos vao viver em outros Paises???? esta pergunta vale um milhao de dolares pela resposta certa!

  13. img
    pó fédé Responder

    Até agora ñ ouvi qual otipo de contrabando existe. Os barcos operavamlegalmente nas nossas agua pois havia contrato. Que tipo de operações tambem ja sabemos. Agora, o dinheiro é não se sabe se entrou ou não na nossa conta(estado). Sr Bluesky elephant, Jorge Amado falou do caso ” A CALADA DANOITE” reletivamente aos bracos taiwanes.A minha duvida é, se os tipos são contrabandistas, como é que o governo vai negociar com eles? E será que a missão do GOVERNO DE TRANSIÇÃO, é procurar saber de todos os negocios que anterior fez ou resolver o problema do país? E outros negocios que outros fizeram, quem os vasculhar? Quantos negocios foram feitos com Angola? Porquê que mwangolês não paga visto de entrada? Quem ganha com isso? Não ha uma coisa que se diz SEGREDO DE ESTADO? Esses gajos estão a entreter o povo com essas mesrdas e o tempo esta ha passar. Nas proximas eleições, vão dizer” Vote en Nós, porque o outro estva a yionor. Que tristeza
    Bem que ja mudei de país.

    • img
      Fókótó Responder

      Se já mudou de país então não meta onde não é chamado

  14. img
    Luis Responder

    … Simplesmente lamentavel … Corrupção ao seu mais alto nivel …

  15. img
    pontual diz Responder

    o negócio escuro dos barcos devem ser julgado, Patrice e o seu elenco devem responder na justiça. Inventou desculpas para fugir porque sabe que se o negócio vir a superficie vai para xilindó.Venha ao país explicar o que se passa.Não precisa fingir. Fui

  16. img
    STP Responder

    É muito triste o tipo de gente em nos transformamos! Até faz-me muita confusão na cabeça, como é de ainda existe pessoas que defendem esse tipo de pessoas!? Perdemos o senso do que é/está errado, do que é mau para nós mesmos. Isso vai levar-nos ao abismo.
    Este é um caso de repudio total e deve ser levado á barra de justiça. O atual governo deve isso ao povo de STP. Se esse governo quer mesmo dar inicio, repito dar inicio ao combate a corrupção deve acionar os mecanismos legais para investigar esse assunto com vista a identificar os responsáveis e levá-los ao tribunais. QUE SEJA FEITA DE FORMA ISENTA E EXEMPLAR.

  17. img
    SOCOPE SANTOMENSE Responder

    O Patriice Trovada tem que ser chamado mesmo vindo detido ou preso para S Tome mais urgente para prestar as contras com tribunal.SENHOR PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA agora a Nacao espera por si .

  18. img
    SOCOPE SANTOMENSE Responder

    O Levy Tinha razao de mandar tanta boca São desses contratos que sobrava sempre os trocos para Levy, Bala , Afonso Varela Carlos Menezes, Oscar Medeiro e os outros viva ADI com os seus artistas de ma fe

  19. img
    Maria Teresa Responder

    Onde é que está a maquina do ADI? Calou-se?

  20. img
    Carlos Santos Responder

    O povo ja sabe quem é ADI partido dos piratas e negocios sufo, se o Patrice Trovoada não tem nada haver porque ausentou do país, alguem alguma vez viu o Patrice Trovoada a trabalhar ele nunca trabalhou na sua vida vive de quê……! A onde vem esse tanto dinheiro que ADI gasta?

  21. img
    Barão de Água Izé Responder

    Este assunto, pelas informações que têm estado a surgir, é gravíssimo para a credibilidade do País e estado de espirito dos Sãotomenses fustigados pela pobreza.
    O Sr. Presidente Pinto da Costa vai continuar silencioso? Onde está a verdade?
    No Governo; na ANP; no anterior Governo; nos partidos ou na desgraça organizativa dos Ministérios que não sabem onde estão os documentos e contratos que responsabilizam o País?

    • img
      ferpenapandopo Responder

      E o dinheiro recebido aonde é que está?
      Ninguém diz nada ao povo…

      • img
        Barão de Água Izé Responder

        Correcto! Onde está o dinheiro?

  22. img
    Fernando Castanheira Responder

    Meus senhores!
    Porque nao levam estes malandros a cadeia?

    • img
      ferpenapandopo Responder

      Mas quais malandros??
      E o dinheirinho a onde é que ele está?

  23. img
    Me Zemé Responder

    Estamos numa encruzilhada, pois o ADI tem muita coisa para esclarecer o país. MLSTP, PCD e MDFM também tem muitas coisas para esclarecer ao país. São todos bandidos. A questão que se coloca, como é que vamos resolver esta situação??? Começamos por onde? Chamando a justiça o pessoal do ADI, os outros também têm muitos problemas com a justiça. O nosso sistema judicial não funciona e é altamente politizado. A questão que coloco cá para TODOS utilizadores do forum e não só, como sair dessa ENCRUZILHADA???

    • img
      ferpenapandopo Responder

      Deveria-mos ter aproveitado a saída dos navios,e dar boleia a eles todos até ao alto mar…

      • img
        António Menezes Responder

        Vamos lá, por todos os corruptos no barço e vender aos estrangeiros. Bom assim não vamos ter políticos… que pena.

  24. img
    Horàcio Bragança Responder

    gabriel costa devia respeiitar o contrato petrolifro contrato 30 anos que ADI celebrou é muita dinhero que entrava em s.tomé seriamos ricos mas o gabriel no poder so faz pocaria nao é de hoje enfim sao tome poderoso nao ve quem destroi este país

  25. img
    3 macucu Responder

    Cuncheçaeeeee ,antéee quejàeeee cu bo cà bi mundueee quer dizer (até quando a conciencia chegarà o mundo ) para que todos Santomensses poderia beneficiar do produto de petroleo hoje ,estamos a hovir uma coisa ,amanha serà outra coisa assim vai o mundo até final

  26. img
    bruto costa Responder

    Chegou a hora de pensar um pouco no bem estar do país.

  27. img
    Lazaro Lambane Responder

    lamento as mente fraca e atrasada dos santomenses. parece que único inteligente que realmente quer desenvolver este pais é o tal de patrice, que entende o mundo atual . em vez de buscar alternativa para desenvolver o seu pais, vão afugentados os homens de dinheiro, como espera desenvolver vosso pais?. esperando a ajuda externa!, de quem? com esses surto de honestidades. Os países governares europeus ajudam suas grandes empresas a realizar este tipo de operação de forma aumenta o seu capital financeiro, criando posta de emprego. A trinta oito anos que estão com esta atitude ainda não perceberam que o dinheiro limpo fica para investir na Europa e amarica, e a parte escura vai para países do terceiro mundo e assim vamos,

    • img
      Justiça XXI Responder

      Se o Sr Lázaro não é santomense como parece, tenho apenas que agradecer o seu conselho, mas se for mesmo santomense o felicito na mesmo por ter tido a coragem de expor com muita clareza o miolo do nosso obstáculo rumo ao desenvolvimento. É certo que não podemos apoiar qualquer tipo de ilicitudes apenas como meio para atingirmos o nosso desenvolvimento, mas também não podemos ser otários e acreditar qua a Europa e a América se desenvolveram percorrendo os caminhos da honestidade. Não é que tenhamos quer desonestos. Eu também acredito que Patrice Trovoada,independentemente de meios, apenas que conduzir o pais rumo ao desenvolvimento, o que naturalmente iria ser bom para ele mesmo, mas também para todos nós santomenses. Pois o homem naturalmente deve ter as suas ambições. Mas o grande problema é que alguns santomenses bem colocados na vida política nacional se aperceberam que o patrice iria levar o pais ao desenvolvimento desejado e tiveram medo da hegemonia e da perpetuação da figura política Patrice Trovoada, então preferiram aniquilar aquela figura, sacrificando o futuro da nação. Uma atitude digna de “santolas” que ao verem um dos seus companheiros a fugir do buraco, preferem arrasta-lo ao fundo e morrem todos de fome no mesmo buraco. Tristeza.

  28. img
    Antagónico Responder

    Esse negócio sujo que o Patrice e o seu elenco participaram, leva o país a pobreza extrema e com alto nível de corrupção. Repare bem, caso o dinheiro entrasse no cofre do Estado, alguma coisa seria feita a nível do Desenvolvimento Sustentável do País. Ao contrário, usaram a imagem do país para extorquir dinheiro para bem pessoal em detrimento do povo humilde. Basta!!!

    • img
      Lazaro Lambane Responder

      Não sou santomense mas resido cá.
      este tipo de negocio el dinheiro não entra para o cofre do estado se alcança o desenvolvimento porque esta espremas investem no pais criando empresas que contribui para criação de emprego, apoiando o governo em financiamento de projecto estruturante. (Ex. eliminação suplica por placa solar). aumentando o clima de negocio no pais. veja, algum tempo traz, este jornal publicou uma noticia que uma empresa que o governo do patrice estava negociar para instalação de um porto petrolífero no valor de quinhentos milhões de dólares e o actual governo não continuou porque a empresa é suspeita de branqueamento de capital, e em seguida o governo Gabones apadrinhou o projecto que já esta em execução com enumera vantagem para pais. e assim vão

  29. img
    de Ceita Responder

    Lázaro, concordo plenamente consigo, existem muitos que acreditam, que o desenvolvimento do nosso país vai ser a custa de muito «trabalho», em África neste momento existe um surto bastante grande de negócios escuros de grande volume, que tem contribuido para o desenvolvimento de países. Nós que estamos a espera de dinheiro «limpinho» para desenvolver, vamos continuar esperando, com os nossos negocinhos de miséria, e pedindo esmolas aos doadores internacionais.

  30. img
    Observador Responder

    Acho que algum dia algo deverá acontecer, no sentido de se por termo as coisas. Por isso, é agora, que a justiça deve começar. Comecem por esses bandidos. Do 14º Governo. Aqueles que criaram danos ao País, que sentem no banco do RÉU e alguns dias na CADEIA. Daí em diante tudo começará a entrar no eixo. Os vindouros terão mais cuidado quando forem chamados para gestão de coisa pública.

Deixe um comentario

*