ADI repudia comunicado do MLSTP e diz que a TROICA está com medo da estrondosa derrota eleitoral prevista para 2014

A Comissão Política do ADI, reagiu ao comunicado do MLSTP/PSD, que considera ser uma declaração mentirosa. Antes mesmo de o jogo começar, ADI  já sabe que vai ganhar, e de forma estrondosa. Por isso diz que a TROICA que governa o país, está com medo da derrota que a aguarda em 2014.

Carlos Correia, membro da comissão política da ADI, e um dos deputados do partido, que saiu fragilizado no debate parlamentar de urgência solicitado pelo próprio partido, foi desta vez o porta voz.  ADI diz que «repudia o teor do último comunicado do MLSTP/PSD  que mais uma vez lança mentiras e difamações contra o décimo quarto governo constitucional,  contra o ADI e contra o seu líder Doutor Patrice Trovoada», declarou o porta voz Carlos Correia.

Segundo  o partido ADI, as acusações feitas pelo MLSTP, segundo as quais, os membros do anterior governo e o próprio ADI, são os obreiros do negócio que trouxe barcos petroleiros para operar ilegalmente nas águas nacionais, tendo os membros do ADI, somado ganhos com as tais operações piratas dos navios, são mentirosas. «ADI alerta pela forma como esses partidos da Troica, o MLSTP, PCD, e o MDFM  bem como o Governo de Gabriel Costa vêem usando e abusando dos órgãos de vcomunicação social nacional, principalmente a Rádio Nacional e a TVS com o único intuíto de virar o povo contra o ADI e contra o doutor Patrice Trovoada», denuncia o ADI.

ADI sabe o que espera os 3 partidos que representam a maioria parlamentar em São Tomé e Príncipe. «Porque se aproxima as eleições 2014, porque já sabem o que lhes espera nas urnas. O medo de uma estrondosa derrota no próximo ano nas eleições autárquicas e legislativas, esses partidos de forma desesperada tentam atirar areia nos olhos da população, forçando a todo o custo confundir o povo querendo meter toda gente no mesmo saco», reforçou.

ADI, desvaloriza o escândalo em torno dos barcos de contrabando que operavam ilegalmente nas águas nacionais, e concentra a sua atenção no dado adquirido que está reservado para si em 2014. Uma vitória estrondosa nas eleições de 2014. Antes mesmo de começar o jogo  o destino dos 3 Partidos, MLSTP, PCD e MDFM já está definido, DERROTA estrondosa.

Tudo certo e predestinado para 2014, ADI apela o povo a fazer como o partido. Concentrar toda energia e pensamento na vitória estrondosa. «Manter-se firme rumo às eleições do próximo ano».

Abel Veiga

  1. img
    Homem do campo Responder

    Palhaços

    • img
      Albertina Trovoda. Responder

      palhaços ainda menos. coitados estao desorientados. é o fim do adi e do patrice aldrabao.

      • img
        a barca do enferno Responder

        Os salvadores da patria ;a troica, o trio do mal
        os d mlstp ,pcd…
        carrecidamente….
        facam o especial favor ao povo…
        todo os dias antes de sairem de casa olhem para o espelho…
        ao menos uma vez por dia durante um mes …
        o espelho vos dira quem sao voces…

    • img
      MICOLÓ Responder

      VILA NOVA DISSE e Abílio Neto tem muito que explicar sobre isso:
      «Trata-se de um memorandum de entendimento que assinei com uma empresa nórdica, isto porque durante o exercício do décimo quarto governo constitucional, tentamos transformar São Tomé e Príncipe numa plataforma de serviços»

      Até o Vila Nova nisso e a querer confundir-nos.
      Coitado, ele tinha que assinar, senão o Patrice que lhe tinha dado prémio como Ministro, por causa das dívidas que este tinha com Mistral Voyage e Vila foi protelando até que fosse Primeiro Ministro, pagasse as dívidas e o premiasse com a pasta de Obras Públicas e Petróleo.

      Vila nova pensa que não sabemos o que significa um CONSÓRCIO?
      Foi o que Gabriel leu e que o Okito disse na carta.
      Brincadeira tem hora!
      Que pouca vergonha, Vila Nova!
      Eu estou ansioso que o Abel Veiga anexe a tal carta para vermos com os nossos olhos e depois cuspir-te nos teus (vossos) olhos.
      Mas, estás a pagar o que muito sorrateiramente fizeste aos outros.
      Tu não és santo nenhum e sabes que sei.

      Olha…olha…olha!!!!
      O ABÍLIO NETO esquece-se que não sei que ele é o principal ideólogo desse negócio?
      É ele, o “CONSELHEIRO PRINCIPAL” do Patrice.
      Foi o Abílio quem montou tudo. Ele disse com a sua própria boca no Debate Africana do dia 27 último. Ficou claro qual era a estratégia que estava a montar com Patrice para era do petróleo.
      Disse com boca cheia que Stena Oil é um gigante na área do petróleo e não só e que era bom que fosse dos principais, ou mesmo,o principal cliente do nosso petróleo. GRANDE ESTRATÉGIA, Abílio.
      Basta ler o Memorando de Entendimento que previa garantir as futuras operações na ZEE de STP e JDA com a Nigéria, para confirmar o que digo.
      Estava tudo arranjado para haver exclusividade do nosso petróleo.
      Abílio Neto, o País é só do Patrice Trovoada?
      O Elíso Teixeira já está com diarreia. Aaaaaaaaaaa!

      MAS QUE POUCA VERGONHA ABÍLIO. O tiro saiu-te pela culatra.
      Toda gente ouviu da boca do Abílio Neto no Debate Africano, dizendo que o processo de venda do combustível não foi legal, porque não houve concurso público:
      Abílio Neto disse:
      {…UMA EMPRESA QUE EU REPRESENTO, PODIA ESTAR INTERESSADO, EVENTUALMENTE, NA AQUISIÇÃO… DAQUELE… DAQUELE… DAQUÊ…DAQUÊ LOTE DE COMBUSTÍVEL…E ISTO NÃO FOI DADO ACESSO A TODAS AS EMPRESAS PARA O FAZER}.
      Já viram? Vocês não ouviram isso da boca dele?
      Abilio ê…bô me ku boca bô. Bom vida bô ni putuga!
      Depois de teres dito que a Guarda Costeira é Pirata, querias ganhar comissão na venda de combustível que eles prenderam para dividir com Patrice? Aaaaaaaaaaaa! Bô cu lôpa péssado mece cume jaca? Bô buiá!
      Ainda por cima vem dizer que os da Guarda Costeira são analfabetos impreparados porque não sabem falar línguas estrangeiras. Ooooooo….ABUSO DEMAIS!
      Espero bem que os militares tenham ouvido isso da tua boca.
      Pergunta ao Sterlyne do MNE…Ele viu fogo e até urinou nas calças.

      Depois do Levy “LUPUIÉ” ter chorado no Parlamento porque não houve concurso e Posser ganhou dinheiro, que ele também poderia ganhar se tivesse havido concurso, agora vem o Abílio Neto também chorar.
      O que ele ganha com EMAE, não chaga ainda?
      MAS QUE POUCA VERGONHA, minha gente!
      O vosso problema não é o País, mas sim, o dinheiro que não ganharam.

      Coitado do Abílio Neto. Estava a contar com o Cargo de Ministro Secretário Geral do Governo ou Ministro do Petróleo. Quem sabe!

      Estou a espera do momento justo para falar-vos do outro larápio insonso do ADI e do XIV Governo [VÁBÚ!!!].
      Ele chama-se AGOSTINHO FERNANDES.

      O dinheiro é capim, não vinha somente dos barcos petroleiros…há outras minas também.
      O Agostinho Fernandes sabe do que estou a falar. PREPARA-TE.
      O teu momento está quase a chegar. Tonomu pa bô pia! Um ga moça bô!

      AFONSO VARELA, SALVADOR RAMOS, AMÉRICO, ELÍSIO E STOK… preparem-se.
      Vou por boca no trombone brevemente.
      QUISERAM COMER SOZINHO…TÓMA!

      Bala, tas a gostar?
      Tudo que andamos a falar, vou desbobinar.
      Falta o que andamos a conversar em casa do Patrice na praia da conchas
      O problema é teu e do Levy LUPUIÉ.
      FUI…

      • img
        Vai tu Responder

        Papagaio fala,mas não sabe o que diz, espero que saia do anonimato e entregue provas, sobre as ameaças veladas que faz a
        esses Srs, sobre desmascarar actos ilícitos
        dos mesmos.
        Do mesmo modo que o Tela Non, deveria arranjar uma cópia do contracto assinado pelo anterior Governo e da carta da Stena
        Oil.

      • img
        Abençoado Responder

        Essa é uma prova de imparcialidade do Abel. Como publicaste para MICOLO, espero que publiques o meu comentário também. A ver vamos!!!

        Indicado por Pinto da Costa para segurar um poder que não conquistou nas urnas, Gabriel Costa tem sido o mais ridículo, desatinado, incompetente e mentiroso dos Primeiros-ministros que a República já conheceu, talvez até, que um país alguma vez conheceu.
        Nas suas já habituais manifestações esquizofrénicas no Parlamento e dotado de uma gesticulação discursiva epiléptica e, como forma de atirar poeiras aos olhos dos mais desatentos, Gabriel Costa veio afirmar, no último debate de urgência, que o XIV Governo Constitucional tinha assinado, pelo punho do ex-Ministro Carlos Vila Nova, um acordo secreto com a STENA OIL, na base do qual operações ilegais estavam a ser desenvolvidas nas nossas águas, com ganhos financeiros que nunca entraram para os cofres do Estado. Ridículo em que se transformou, Gabriel Costa até se esqueceu que se houvesse acordo com o Governo anterior, as operações jamais poderiam ser consideradas de ilegais. Mas a verdade é que nem sequer há, nem nunca houve, acordo algum com a STENA OIL.
        O ex-ministro das Obras Públicas, Carlos Vila Nova, veio desmentir publicamente Gabriel Costa, desafiando-o a apresentar, também publicamente, o tal contrato secreto com a Stena Oil a que fez alusão na Assembleia Nacional ou a carta da Stena Oil onde se diz que o Governo cessante tem com esta empresa algum acordo.
        Carlos Vila Nova afirmou ainda, em conferência de imprensa que, enquanto membro do Governo cessante, apenas assinou um memorandum de entendimento (cópia em anexo) com um consórcio nórdico (L&J Invest AB e Acona Wellpro AS), que nada tem a ver com a Stena oil, AB, visando a constituição de uma parceria público/privada para apoiar as futuras operações petrolíferas na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe e na Zona de desenvolvimento Conjunto. Nada mais era visado do que a criação da tão almejada plataforma de serviços petrolíferos, tirando partido do desenvolvimento da indústria na nossa sub-região e a crescente procura de serviços dessa natureza.
        Nada de novo, numa República onde vários memorandos de entendimento já foram assinados pelos sucessivos governos, como é o caso por exemplo do MoU com Abu Dabi, celebrado pelo Governo de Rafael Branco em 2009 (cópia em anexo), sem que tal fosse motivo de tanta esquizofrenia. A diferença é que nenhum dos anteriores primeiros-ministros se prestou a este ridículo e palhaçada que só Gabriel Costa sabe fazer. Mas, compreende-se, pois, Gabriel Costa é o único humano na nossa República que conseguiu ser primeiro-ministro duas vezes sem que em nenhuma delas tivesse legitimidade para o efeito. Como um abutre, Gabriel Costa come sempre da caça alheia, pois tanto quanto se sabe a UDD nunca ganhou eleição alguma nem alguma vez teve alguma representação parlamentar ou mesmo distrital.
        Gabriel Costa, na sua avidez de sujar o bom nome de pessoas, para escamotear a incompetência e o insucesso da sua governação, e na sua habitual obsessão pelo seu predecessor Patrice Trovoada, nem deu-se ao trabalho de certificar que uma coisa é o consórcio nórdico onde está a L&J Invest AB e outra é a Stena Oil, AB. Gabriel Costa, qual um ignorante, fixou-se no sufixo AB constante da parte final das duas sociedades e concluiu ridícula e cafrealmente que se tratava da mesma empresa. O que Gabriel Costa ignora é que o sufixo AB (AktieBolag), nas sociedades nórdicas, mais não é do que o correspondente ao sufixo “Limitada” nas sociedades portuguesas. Gabriel Costa agiu de forma comparável a um banal atrasado que vendo “Lda” na parte final do nome das sociedades portuguesas concluiria que é tudo a mesma empresa. Mais ridículo não podia ser.
        Mas, importa aqui dizer em abono da verdade e da seriedade que o referido memorandum não só não foi assinado com a STENA OIL, como não dizia respeito a barco nenhum e muito menos à uma eventual autorização para a realização de operações ilícitas nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe.
        Mas, foi lançado ao Gabriel Costa um desafio: Tornar público o contrato que o ex-Ministro Carlos Vila Nova teria assinado com a Stena Oil. Os são-tomenses aguardam com grande ansiedade a divulgação deste acordo, sob pena de imputarem a Gabriel Costa, para além da alcunha de flassóoo que já ostenta, o rótulo de “ser mentiroso e de uma baixeza atroz”.
        Mais ainda, os são-tomenses aguardam que Gabriel Costa apresente à Assembleia Nacional os documentos comprovativos de que o dinheiro da venda do combustível perdido a favor do Estado, juntamente com os navios Marida Melissa e Duzguit Integrity, já entrou nos cofres do Estado, pois, fontes oficiais, já deram conta que na data em que afirmou na Assembleia Nacional que o dinheiro já havia entrado no cofre do Estado tal não tinha de todo acontecido. Razão pela qual, aliás, no debate de urgência Gabriel Costa não fez qualquer alusão ao montante, como se tal não interessasse aos deputados e ao povo.
        Sinceramente que, se não tivesse sido transformado por Pinto da Costa numa República das bananas, o país nunca teria um primeiro-ministro destes. Um indivíduo que em vez de governar e resolver os graves problemas que o país enfrenta, passa o seu tempo a destilar o seu ódio doentio por Patrice Trovoada, como se o país todo tivesse algo a ver com os seus desentendimentos do passado e demais recalcamentos de que padece atrozmente.

    • img
      a barca do enferno Responder

      Quen viver vera !…
      …lembren-se do Socrates? em Portugal.
      chamavam-lhe de tudo …
      do pior ao pessimo !…
      ate com ovos podre levou na cara…
      hoje, os portugeses querem beijar o chao que
      ele pisou…

      • img
        ferpenapandopo Responder

        Você não sabe o que está a dizer,Socrates foi a maior desgraça que passou por Portugal,após o 25 de Abril de 74,
        Se têm ficado mais um mês a governar,de certeza que a Nação Portuguesa hoje já não existia.

        • img
          tudo o vento levou!... Responder

          Ferpenapandopo
          Tambem ha quen diz que o Salazar foi
          melhor que eles todos jusntos….

          • img
            ferpenapandopo

            E essa é a maior verdade do século.

  2. img
    MICOLÓ Responder

    Miseráveis deveriam ter vergonha e pedir desculpas ao Povo Santomense.

  3. img
    Carlitos Responder

    Bandidos,traficantes e vende-pátria.

  4. img
    B-13 Responder

    Autentica comedia Humana- pensam que nos podem manipular desta forma tao primaria, saibam que o povo esta atento, e que mesmo que a Justica nao venha a ser feita Eleicoes de 2014 os Senhores nao ganharao; nao queremos pessoas com arte de enganar e manipular o povo para o seu propio beneficio , mas sim individuos idoneos capazes de tirar o pais no inferno em que se tornou, rumo a senda do desenvolvimento.Os Senhores deveriam e ter vergonha de tentarem nos enganar com estes silogismos falsos e barratos.

  5. img
    Observador Responder

    Quis dizer “Muito cuidado”

  6. img
    jay barros Responder

    o pais nao pertence aos velho caducos do Partido MLSTP, nem tao pouca os velho imundos e inguinorantes do partido PCD que o aposento vos esperam

    • img
      Rui Barros Responder

      Senhor Jay,se este nome é mesmo seu deve ser muito jovem, só assim se pode compreender a sua inocência que lhe faz mergulhar num nível de profunda ignorância ao ponto de dizer tantas asneiras.
      Pense um pouco e seja no mínimo sério ou pelo menos uma vez honesto. o Senhor é capaz de defender o Patrice, Vila Nova e outros dirigentes do ADI nesta tão visível fralde económica e financeira contra seu próprio país? convenhámos!há por ai até comentários que na tentativa de serem advogados dos diabos tentam comparar outras situações. Não deve ser assim meu caro.
      Por exemplo fala-se no caso de venda das acções de Enco,Doca, Passeio e outros, isto tem alguma comparação? existe algum processo criminal sobre estes casos? que eu saiba não! No entanto o ADI esteve no governo mais de dois anos, será que viu alguma coisa ilícita nestes processos? se sim porquê que não agiu? Será que estavam a defender o Rafael e Delfim? Penso que não! Acho que sim que o Governo de PT que mais tirou proveitos destes processos, ora visto a loja que foi instalada num edifício construído com prepósito de ter-se um recinto adequado para tratamento, conservação e comercialização do pescado. O ADI entendeu que supermercado é muito mais prioritário e deu de bandeja aos chamados investidores” que na verdade é o próprio Patrice Trovoada o dono da loja. Isto é bom? Um dia Santo Tomé poderoso e Santo António julgará tudo isso que alguns dos senhores ainda defendem de forma cega? Já já awa fió ká ça cula!!! Fui

  7. img
    original Responder

    Estes gajos deveriam ter um pingo de vergonha na cara ao tentar passar por cima de toda esta falcatrua e pensar apenas nas eleições do próximo ano.Vocês podem estar ao serviço do patrice mas povo de s.Tomé e Príncipe não.Basta!E poupa-nos com esta figura de alguém que está endo vítima e se estivessem ainda no Governo,isto estaria totalmente afundado.

  8. img
    Maiker Responder

    É bom sonhar ADI,sonhar não paga imposto.O que Vocês vão ganhar é juízo.O povo sabe quem são vocês, bandos de corruptos disfarçados em honesto,de honesto não têm nada.Vocês da ADI andam a gozar com PCD, a dizer que Pcd é partido comedor de dinheiro, em 2 anos de governo comprovou que quem é corrupto é a ADI e o lider mafioso Patrice Trovoada. Levy Nazaré vai a igreja, andas muito nervoso. Tas possuído por diabo?

  9. img
    António Menezes Responder

    A verdade tem de ser dita, os de MLSTP e PCD, não falo de MDFM, pois esses… estão sim com medo. Todos os dias dizem mal dos antigos govenos, só isso e nada mais…trabalhem.

  10. img
    XYZ Responder

    “Fela di be ssa tlexi v” – 2014 sera a Terceira tentativa da tao preconizada maioria absoluta.

  11. img
    Socope Santomense Responder

    ADI qua cu clopo golo dálima . O vosso chefe sabe o que fez por isso que ele tinha que fugir assim que cai do primeiro ministro . Patrice Trovada quem não deve não teme não custa nada vir a São Tomé responder essa acusação depois volta para tua terra como diz o PEPE Lima

  12. img
    Socope Santomense Responder

    ADI txau fui vosso militante mas eu não sabia que o Patrice seria e tão mau com este povo quando dizia que ele não era Santomense eu até lhe defendia mas depois de ouvir o que se passou na assembleia com a história do barco isso eu não esperava dele basta acabei de saber quem ele é txau fiquem com o vosso partido

  13. img
    3 macucu Responder

    Quém està a falar verdade, eu ou voçe? vamos saber muito brevimente

  14. img
    stp Responder

    ex ministro de obras públicas Carlos Vila Nova disse a imprensa que não assinou nenhum documento, só assinou um memorando de intendimento. Agora memorando de intendimento não é documento???… Brincadeira tem ora, ADI já era… depois diz que vai ganha eleições no 2014… que vai ganhar, e de forma estrondosa… população em geral está com vista aberta,

  15. img
    cidadão atencioso Responder

    Vitoria estrondosa em 2014…, nesse país, com tanta dificuldade social tudo é possível, mas O MEU VOTO,certamente não terão…… francamente

  16. img
    Democrata Responder

    Este partido politico so pensa no poder de forma a delapidar por completo o Pais e deichar o pobre cada vez mais pobre porque de governacao julgo nao terem capacidades. Faltam com a verdade pois sabiam do contrado dos barcos que eram uma das fontes de suas rendas.
    vamos fazer corrente de formas a banirmos este partido de uma vez por toda.

  17. img
    Bem de S.Tomé e Principe Responder

    Eu não votei nesse partido, pq conheço há mt tempo quem é PT.Porquê Carlos Neves, Edgar Neves,Gabriel Costa, Diogo da Enaport, Jaime Menezes,Rodrigo Cassandra e outros abandonaram esse partido?
    Patrice tinha oportunidade de ouro quando ganhou as eleições, mas como ele é pessoa como é, por isso que caíu.Se ele fosse humilde, com espírito de verdadeiro patriotismo, desprovido de rancor, ódio e tentasse ter uma politica construtiva, o seu governo não cairia e até seria presidente da Republica na próxima presidencial.

  18. img
    carlos jorge Responder

    Acção
    Demónios
    Inferno

  19. img
    de Ceita Responder

    Se o ADI, não vai ganhar as próximas eleições, porquê tanta preocupação, com eles pelas hostes dos partidos no poder. Pelas sondagens feitas, a vitória vai ser esmagadora. E há partidos da troika que vão ficar sem deputados.

  20. img
    bôbô fé Responder

    correto correto , eu darei meu voto como fiz da outra vez , e dessa vez vamos passar de arastão !quem viver verá . dotor Patrice trouvada não esquenta . essa cadeira e sua !

  21. img
    bôbô fé Responder

    Mas fica como uma lição para doutor Patrice que devia apoiar o douto Filintro costa alegre nas eliçois P.R passadas , ogora viu no que deu.e para o socopé tu és um frac(o,a), já vais tarde , só estavas a fazer sombra .o bote deles cabe mas um vai lá .

  22. img
    Cão mudu. Responder

    Desta vez, O Plano B do ADI, que era “Virar o todos os Militantes do MDFM para carregar a bateria do ADI, acabou. O MDFM, quer também ter Bancada Parlamentar no Parlamento Santomense. Fui.

  23. img
    H. COSTA Responder

    Faço apelo a Direção do TELANON, a criar um abaixo-assinado sobre a petição para efeitos de que o valor resultante da arrecadação do crude seja depositado nos cofres do Estado, bem como a prestação de contas sobre a sua eventual distribuição. Pois considero este um assunto de interesse público, tendo em conta o aumento de comentários solicitando o paredeiro do dinheiro.

  24. img
    Manuel Ceita Responder

    Comentários sem lógica e avaliação de igual modo. Coisa horrível…

    • img
      atento ao dossier Responder

      E o que é para si a “LÓGICA”???

  25. img
    marcolino fatu Responder

    Apoio a iniciativa do sr.H. COSTA. Dinheiro de arrecadação do crude seja depositado nos cofres do Estado.

Deixe um comentario

*