Política

Rei da Bélgica homenageia ex Presidente Fradique de Menezes

O embaixador da Bélgica em São Tomé e Príncipe foi o portador da distinção honrosa que o Rei da Bélgica Dom Filipe atribuiu à Fradique Bandeira Melo de Menezes. A cerimónia decorreu na Quinta da Favorita.

Desde 16 de Outubro último que o Rei da Bélgica atribui a distinção honrosa ao ex-presidente Fradique de Menezes. A distinção que homenageia Fradique de Menezes, pelo papel desempenhado no reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e o reino belga, foi entregue na última quinta – feira pelo embaixador Charles Dogne. «Cada vez que eu falo da Bélgica e do tempo que eu vivi nesse país, o Reino da Bélgica invade-me uma emoção muito grande», declarou Fradique de Menezes, quando recebeu a distinção na sua residência, a Quinta da Favorita.

Amigos, conselheiros e membros do seu partido MDFM-PL, marcaram presença na cerimónia. Fradique de Menezes manifestou disponibilidade para continuar a colaborar no sentido do aprofundamento das relações entre o Reino da Bélgica e o arquipélago são-tomense. «Contem sempre comigo, qualquer cidadão belga que visite São Tomé e Príncipe ou que esteja num outro sítio qualquer», frisou.

O embaixador da Bélgica descreveu o percurso de Fradique de Menezes, que motivou a distinção pelo Rei Filipe. «Como empresário ele atraiu várias empresas belgas e associações para São Tomé e Príncipe. Exercendo cargos públicos, sua excelência Fradique Bandeira Melo de Menzes, abriu a embaixada de São Tomé e Príncipe em Bruxelas», sublinhou o embaixador, Charles Dogne.

Abel Veiga

16 Comments

16 Comments

  1. Jornalista Amador

    4 de Novembro de 2013 at 9:34

    Muito bem Sr. Fradique, Sr. pode não ter postura que eles querem que Sr tenha ( ser burro e sinico, para ser facil eles usarem), mas uma coisa Sr tem, faz coisas concretas para eles verem, fica descançado que mesm o daqui a 20 ou 30 anos, nem que seja no dia do seu funeral, ele vão meter ocluo escuro para esconder a vergnha e vão falar bem de si….
    Não basta ser ou dizer que é intelectual, basta aplicar a intelectualidade. Posso a ter dar dois exemplos simples:
    – Manuel Vaz Fernandes, muito intelectual, diz o que ele fez de concreto com sua intelectualidade? Um homem que tinha toda a popularidade para ser presidente indiscutivel de STP….
    – Armingo Aguiar, ex ministro sei la de quê….. fez uma casa sem casa de banho, so mais tarde por vergonha ou aconselhamento reparou o erro.
    Meus parabens Sr. Fradique

  2. Marcelo Costa

    4 de Novembro de 2013 at 11:18

    Muito bem.
    O Fradique de Menezes bem merece isso.
    Terminou a sua função de Presidente e não fugiu. Continua aqui na terra com a gente. Deveria no entanto ser o actual poder politico deste país a homenagear também Fradique Menezes, sobretudo por motivos seguintes:- fez com que o país em 2006 conseguisse o perdão da divida externa adquirida nos primeiros 15 anos de Pinto e dos 10 anos de Miguel. Conseguiu mobilizar parceiros estrangeiros e de uma vez por todas partrir-se para uma luta séria contra o paludismo. Contribuiu para o desenvolvimento do sector do turisnmo nacional fazendo o grupo pestana consttruir o unico hotel de 5 estrelas do país, brindou as crianças santomenses com transportes escolares, implementou o sistema de uniformes escolares e claro, como amigo das crianças que sempre revelou e defendeu, levou para o país inteiro o registro obrigatório de milhares de crianças que pululavam no país inteiro sem registro dos país.
    Portanto, Parabés à Fradique, ele bem mereceu. Aliás deveria ser ele a ocupar esse lugar que o “Gabi Moi” está a ocupar sem fazer nada.

  3. Estanislau Afonso

    4 de Novembro de 2013 at 12:10

    Na verdade, é um bom exemplo para os santomenses. Foi também um presidente exemplar, muito democrático, sempre marcou as eleições, não ficou nem um dia a mais no poder.

  4. pedro

    4 de Novembro de 2013 at 14:13

    VIVA PR. FRADIQUE VIVA

  5. original

    4 de Novembro de 2013 at 15:09

    Se calhar foi distinguido por derrubar quase todos Governos durante o seu mandato.

  6. kwatela

    4 de Novembro de 2013 at 15:49

    parabens sr Fradique
    quando um filho da minha terra é homenageado esqueço a cor partidaria e congratulo-me com este facto.
    viva stp

  7. Trianta Mil Barris de petroleo

    4 de Novembro de 2013 at 15:50

    Com tantos elogios ele pode voltar a candidatar-se
    cuidado
    Mas quem merece a homenagem, +e aquele desgraçado que anda de sol a sol, produzindo cacau, vendendo aos desbarato, para os senhores fazerem chacota, com suor do povo. Há muito tempo que se fala de roubo de cacau, so agora. vede sa de mo zete??? devolva a homenagem aos trabalhadores das roças.

  8. Jean Rossi Matman

    4 de Novembro de 2013 at 18:05

    Tiramos conclusão que Fradique é e foi o melhor presidente do país.
    É só analisarmos o cenário politico actual.

  9. Colomba

    4 de Novembro de 2013 at 18:52

    Parabéns senhor Fradique!

  10. tela mu

    4 de Novembro de 2013 at 22:31

    Este Rei nao sabe bem quem foi Fradique para muitos santomenses ;acho que nenhum presidente ate agora y primeiro ministros nao fizeram nada pelo povo ;quem fara algo por esta ilha?

  11. pagaguno

    5 de Novembro de 2013 at 14:00

    Parabens Fradique, o melhor k fizeste foi derrubar o Gabi fala barrato e mentiroso, este País deve ser governado por Fradique e Patrice, gente com contactos ao nivel do Mundo.

  12. Anjo do Céu

    5 de Novembro de 2013 at 15:09

    Concordo bem com a posição defendida por Marcelo Costa.Fradique Menezes é uma pessoa generosa só que teve maus conselheiros.Também tem ajudado muitos estudantes com pagamentos de Bolsa de estudos tanto nacional como internacional.É uma coisa que não divulgam porque os pais como são de outra cor politica tem vergonha de dizer que meu filho(a) está a estudar graças ao apoio mensal de Fradique de Menezes.É um bom exemplo para muitos dirigentes.Até no dia do seu aniversário natalicio convida a todos que neste dia se comemora.É um gesto de louvar.Qual dos dirigentes que fazem isto? Fradique continuas ser Pai da Naçao Santomense e mantém sempre a sua postura de ajudar

  13. Júlio Neto

    5 de Novembro de 2013 at 16:58

    “Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. O seu pensamento é a planta concebida por um arquiteto para construir um edifício denominado prosperidade. Você deve tornar o seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero.”
    Martin Luther King

    Parabéns, Senhor Fradique de Menezes..!

  14. Toni

    5 de Novembro de 2013 at 23:46

    Só tenho a dizer:
    Grande empreendedor
    Grande empresário
    Grande Saotomense

  15. João Semedo

    6 de Novembro de 2013 at 10:18

    O que escreveu ” Anjo do Céu” é uma grande verdade. É que há tanta ingratidão de alguns santomenses, pais de filhos a estudarem com bolsa do Fradique que até dá para admirar. Por exemplo, dois desses pais, como são os casos dos senhores Carlos Simioão e Ilidio Afonso que fingindo serem do partyido do Fradique conseguiram bolsas para seus filhos e depois abandonaram o partido do Fradique. bandidos esses gajos, eles e também aquele Tomé vera Cruz que foi apenas graças ao MDFM que ele conseguiu ser primeiro ministro, senãi nunca seria isso na sua vida porque não tem cacife para isso. Tanto não tem cacife que bastou um aperto ao gajo na Asembleia para ele colocar o lugar a disposição.
    O Simião e o Ilidio Afonso agora já foram comprados pelo Gabriel Costa. O Tomé Vera Cruz baldou-se para o PCD mas o tiro esta a sair pela culatra porque o PCD vai de mal a pior.
    Tenho dito!

  16. ssfilipe

    10 de Novembro de 2013 at 20:51

    ssfilho as pessoas as vezes teem a memoria curta.so se lembram das coisa mas que fez o sr. Fradique, as boas estao esquecidas.o Sr Fradique fez muito para o povo de Stome e Principe; depois de 25 de Abril,a venda de cacau parou em S.tome,foi o sr Fradique quem abriu as portas das compras e vendas deste produto; ja esqueceram? entao sejam honestos e nao quero voltar a falar das outras coisa feitas por ele,acima ja ditas por outros comentadores.Ate la…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top