Política

Comissão Eleitoral Nacional prevê inscrever cerca de 9 mil novos eleitores

A campanha de recenseamento eleitoral está em marcha em todo o território nacional. A Comissão Eleitoral prevê inscrever cerca de 9 mil novos eleitores durante a campanha com vista às eleições de 2014.

Desde o ano 2010, que os cadernos eleitores não foram actualizados em São Tomé e Príncipe. A Comissão Eleitoral Nacional, estima que cerca de 9 mil cidadãos nacionais com idade eleitoral, vão ser inscritos, para participar nas eleições legislativas, autárquicas e regional de 2014.

José Bouças porta voz da Comissão Eleitoral Nacional, disse ao Téla Nón que a campanha de recenseamento eleitoral em curso pode até superar a previsão, ou seja, poderão ser inscritos mais de 9 mil novos eleitores. Todos os são-tomenses maiores de 18 anos, ou que os completa até junho de 2014, são chamados a se recensear para exercer o poder político.

Para sustentar a campana de sensibilização da população para aderir o recenseamento eleitoral, e a realização do próprio o Governo terá que disponibilizar 500 mil euros. Segundo José Bouças a primeira tranche já foi desbloqueada para o início dos trabalhos. «Tivemos uma disponibilidade financeira do Governo. O orçamento para o recenseamento eleitoral está avaliado em 500 mil euros, o governo já colocou uma terça parte do dinheiro, prevendo que no decorrer do processo haja o desbloqueamento da segunda tranche no sentido de concluirmos esses trabalhos», explicou o porta voz da CEN.

A campanha de recenseamento eleitoral, vai durar 3 meses. 44 agentes recenseadores estão espalhados pelo território são-tomense. Segundos estimativas da comissão eleitoral nacional, no final do processo em janeiro de 2014, o número de eleitores são-tomenses deverá saltar dos actuais 84 mil para mais de 90 mil.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. mello

    13 de Novembro de 2013 at 12:32

    Esta na hora de acabar com Comissão Eleitoral Nacional, e Criar o Tribunal Eleitoral, poupariamos mais e teria-mos um melhor trabalho.

  2. Jornalista Amador

    15 de Novembro de 2013 at 10:58

    9000 banhista queria dizer…..

  3. Emanuel Silva Morgan

    21 de Novembro de 2013 at 13:16

    Eu vou me recensear pela primeira vez

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top