Gabriel Costa viaja esta sexta – feira para Taiwan

O Chefe do Governo são-tomense se desloca esta sexta-feira à Taiwan para uma visita de 4 dias. Gabriel Costa que se reunirá com o Presidente de Taiwan, pretende reforçar a cooperação bilateral e dar um novo impulso nas relações, com ênfase para o investimento privado taiwanês em São Tomé e Príncipe.

Fonte do Palácio do Governo, disse ao Téla Nón que a visita de Gabriel Costa, visa dar provas ao Governo de Taiwan, de que o recente estabelecimento de relações comerciais com a República Popular da China, não belisca as relações especiais que São Tomé e Príncipe partilha com Taiwan desde 1997. « Também para calar as especulações que têm surgido por causa da recente viagem de uma delegação são-tomense à China Popular», referiu a fonte do Palácio do Governo.

Durante a visita para além de reforçar os laços de amizade já existentes, o Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, pretende promover um novo modelo de cooperação, «mais virada para a vertente empresarial».

Por isso durante a visita à Taiwan, será realizado um fórum empresarial, que contará com a presente dos mais importantes grupos empresariais de Taiwaneses.

A ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Natália Umbelina integra a delegação governamental, que conta também com a presença do Presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, do Secretário Geral do Governo Frederico dos Anjos,  o Diretor Executivo do GAPE ( Gabinete para Projectos Estratégicos) Eng. Tony Aguiar, e quadros técnicos do gabinete do Primeiro Ministro.

Os partidos políticos que sustentam o governo também marcam presença na delegação governamental, que visita Taiwan. O Presidente do MLSTP Jorge Amado, por sinal ex-embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan, segue na delegação, assim como o Presidente do PCD Xavier Mendes.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Salvador Silva Responder

    Grande ofensiva diplomática e comercial. Os meus parabéns ao Governo. Agora sim. Continuem a trabalhar e esqueçam os papagaios. STP agradece.

    • img
      tudo o vento levou!... Responder

      quantas viagens ja fez o
      Gabriel costa em tao pouco
      tempo de desgovernacao?
      As criticas que fez do patricio
      Trovoada
      o seu inimigo de estimacao.
      ja estais a lembrar da Sata Barba…
      as vezes quem tudo quer tudo perde.
      as exeperiecias malucas pode nos ficar caro.
      mas nao se sabe se esse vai ser o
      ultimo golpe para matar a galinha dos
      ovos de ouro.
      os chinese nao sao
      parvos como pensam…

  2. img
    José Responder

    Muito bem.
    Nota dez.
    Trabalho inclusivo e objectivo.
    Queremos resultado.
    STP agradece.

  3. img
    sum jaca Responder

    Meus parabéns ao governo de Gabriel Costa.
    STP agradece.

  4. img
    rancataco Responder

    boa iniciativa
    obgd
    boa viagem
    e que td corra bem

  5. img
    Dias Responder

    há ou não necessidade de qualquer chefe de governo viajar?
    Porquê todas essas criticas feitas anteriormente?
    Temos é que deixar de todas essas porca vergonha antes de estar no poder.

  6. img
    pontual diz Responder

    Governo esta a trabalhar, resultado visivel, o arroz mais barrato, agricultura em velocidade, educação sempre a subir,parabens senhor primeiro Ministro grande ofensiva diplomática, o povo está contigo e o seu Governo, não se preocupa com aqueles que te criticam,ajuda o teu povo e Deus te ajuda.

    • img
      Zeca Afonso Responder

      O senhor não sabe nada que diz. Diga-me onde o governo foi buscar o arroz mais barato! Qual a loja do país que vende o tal arroz? Que agricultura está a avançar? Inauguração de três casas comboio? Exportação agrícola aumentou? Áreas cultivadas aumentaram? Existe mais alguma grande empresa agricola para além de SATOCAO e AGRIPALMA? E quanto a educação, onde está a melhoria? Alunos na quarta classe que não sabe escrever o seu nome? E não se trata de um ou dois. São milhares!E o senhor sabe bem disto!
      Entendo a sua euforia. Se calhar é um político. Mas nós os santomenses temos que deixar de nos contentar com tão pouco!Talvés por isso somos eternamente pedintes. Aprendam com Cabo Verde!

  7. img
    arroz podre Responder

    O Sr.1º.Ministro já sabe que também tem que viajar?
    Não esqueça do que disse sobre viagens do ex-chefe do Governo Patrice Trovoada.
    Façam coisa para que o povo não saía a perder.
    Não acham que o governo de Taiwan irá ficar com um pé atrás?
    Quem tudo quer, no fim não consegue nada.

  8. img
    Anjo do Céu Responder

    MDFM nao sustenta também o governo?

  9. img
    Martelo da Justiça Responder

    Faço votos que o Governo consiga fazer o equilíbrio entre a China Popular e Taiwan, de modo a tirar o maior proveito para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Seria também uma modesta contribuição para a unificação das duas Chinas. Todo o resto é politiquice daqueles que estão obcecados a fazer uma política de terra queimada, só porque não foram capazes de fazer o mesmo porque tinham outros objetivo que não tem nada a ver com o Pais.

  10. img
    Kanimambo Responder

    Depois da Chantagem, agora vão para Taiwan mendigar mais um pouco. Excelente, o nosso advogado do diabo. lolololololol

  11. img
    madalena Responder

    Será que vai dizer que não conhece China Popular?
    Que justificação terá, O que fizeram com o dinheiro de Taiwan??
    Devolvam aos cofres de Taiwan.

  12. img
    Nota 10 Responder

    NOTA 10.
    Isto sim.
    S.Tomé e Príncipe ” A SUBIR ”
    DEUS ouviu as “Preces e Sofrimentos” dos Santomenses.
    ABRIU-NOS A PORTA.
    Viva S.Tomé e Príncipe.

  13. img
    bôbô fé Responder

    am agora é para comer duas boca cuidado !

  14. img
    Rui Couto Campos Nunes Guimarães Responder

    Eu não vi nada de especial que esse cara fez para STP José és um lambe bota do Gabriel vc + o Salvador Silva sabem perfeitamente pk digo isso.

  15. img
    deixe-nos trabalhar Responder

    Disse Mao Tse Tung:
    SE O INIMIGO NOS ATACA,É PORQUE ESTAMOS EM CAMINHO CERTO.
    Todos maus comentários e votos negativos na avaliação só vêm de ADI e suas gentes QUE NÃO QUEREM BEM DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE.
    Está mais do que claro.

    • img
      ferpenapandopo Responder

      O problema é que o grande inimigo do Povo
      era o próprio Mao tsé tung…

  16. img
    Odair Costa Responder

    Muito bem senhor PRIMEIRO MINISTRO GABRIEL COSTA vai em frente não da ouvidos aos outros que querem caos,caos para país,continue com o seu trabalho muita gente agora está há ver o seu trabalho estas no caminho certo,tente conseguir mais investimento para país em TAIWAM e atrair o investimento dos empresários TAIWANESES para o nosso PAÍS que muito precisa e também tente que o nosso PAÍS seja o primeiro á UNIR CHINA POPULAR e TAIWAM SERÁ UMA GRANDE CONQUISTA MUNDIAL.Nestas duas semanas a popularidade do nosso PRIMEIRO MINISTRO ESTÁ EM ALTA por isso eu apelo que o senhor PRIMEIRO MINISTRO faça tudo que tiver no seu alcance de modo que tudo que está no papel seja passado para prática e açção para muitos verem porque á um ditado ver para crer.MEUS PARABÉNS E TENHA UMA BOA VIAJEM.

  17. img
    papagaio Responder

    Eesse Presidente do príncipe não cansa de viajar, não é a pouco que veio de Angola, isso está dar para senhor mesmo heheheh….

  18. img
    zeme Almeida Responder

    É este o tal primeiro ministro que disse que nao está desposto a pegar aviao viajar pelo mundo a procura de ajudas?Com estas constantes viagens deste senhor nao deve custar ao estado nenhum tostao.Nao se pode criticar nenhuma delas porque está a sair do seu bolso e da troika.Todas viagens do anterior primeiro ministro foram objectos de criticas, neste jornal,agora, nada se passa com estas viagens porque vem do senhor do poder e dono destas ilhas.Quero vos fazer saber que o homem manda com o tempo e Deus é para sempre. STP é a pertenca de todos nós e nao para meia duzia de gatos pingados.Haver vamos.Viva RDSTP

  19. img
    Barão de Água Izé Responder

    É bem importante a aproximação à RP China, mas na diplomacia, tal qual como na caça, não nos devemos atemorizar ou ceder por estarmos perto do leão.
    STP tem valor geoestratégico e não o deve negociar por troca de lojas chinesas de Dbs. 100, ou cooperação faz-de-conta.
    O desespero em que se encontra a Economia e o povo de STP, será de certeza utilizado pelos políticos chineses para obterem contrapartidas quase gratuitas.

  20. img
    Zeca Afonso Responder

    O fim do ano aproxima-se. O gpverno santomense precisa dar um último banho do ano aos partidos que sustentam o governo com viagem.

  21. img
    malebobo Responder

    muito bem Sr. pm é agora ou nunca, é assim que deve fazer politica, nos precisamos de todos aqueles que vem nos ajudar para alavancar este stp, o povo esta consigo.

  22. img
    Cheguevara Responder

    Espero que nessa viajem o Senhore José Cassandra, consiga a menos angariar fundos para reabilitar a estrada de S.Antonio, pois com essa viagem a Cina, espero que consiga alguma coisa para vossa ilha. Nos aqui em stomé estamos avançado, procura ver se consigam tambem avançar…obrigado

    • img
      Amilcar Responder

      Estamos avançando aqui em S.Tomé? O senhor está a gozar comigo? Avançar como? Só se for o senhor que está a avançar. Com tanta miséria que anda por ai. Enfim… Uma pessoa lê cada coisa…

  23. img
    verdade amarga Responder

    Dr Pinto da Costa,
    Dr Gabriel Costa,
    Por favor,não olha mais para trás.Frente é que é caminho.
    ACÇÃO.
    Não percam tempo com Palhaços nem PALHAÇADAS.
    Queremo é um S.Tomé e Príncipe a crescer.
    Viva “NÓS” todos Santomenses.

  24. img
    STP-"País de todos nós" Responder

    Força e coragem,
    Sr Dr Pinto da Costa e
    Governo de Dr Gabriel Costa.
    Viva Assembleia;Viva Deputados(que estão a dar no duro):APROVEM tudo apenas que é de BOM para S.Tomé e Príncipe.
    Viva S.Tomé e Príncipe.
    Vamos crescer juntos.

  25. img
    já foste Responder

    nós os santomenses temos que deixar de oportunismo vamos criar uma corrente de energia positiva vamos elogiar a iniciativa e se tivermos que criticar que essa seja uma critica construtiva , e não estar a usar as redes sociais para falar asneiras . Eu pelo menos sou daqueles que acredito que se houver boa vontade dos nossos dirigentes esta ilha sairá do buraco em que nós nos encontramos.

    • img
      seabra Responder

      …você que està dando opiniao: ” STP deve sair do buraco etc”, onde é que você se encontra? Sabe dar ordens, ora que està ai na meloia a comer os restos dos “portugas”…é essa a sua luta?
      Muito falam aqueles que se encontram fora do pais, a curtir , mas dando opinioes estùpidas aos que là vivem e sacrificam para o pais. CALA mas é a sua BOCARRA !!!

      Seabra

  26. img
    Democrata Responder

    Julgo ser boa iniciativa da parte da vossa excellencia (Governo) , pois é isto que o pais precisa de accoes concretas e respostas precisas e claras tudo com unico proposito de alavancar a nossa economia e poder destribuir equitativamente a todos os santomenses visto que somos todos filho desta terra.

  27. img
    Santosku Responder

    Se alguém compara viagens do actual 1.º Ministro com as do anterior, esta pessoa está perdendo juizo. O PT vivia no ar e o Gabriel vive na Terra, granda diferença. As viagens de GC têm direcção certa e objectivo concreto e o Povo sabe quando e aonde ele vai, ao contrário de outro.

  28. img
    zeme Almeida Responder

    Os da troika é que estao com o senhor primeiro ministro e nao o coitadinho do zé povinho que sofrendo e empobrecendo ainda mais com estes politicos de jogos de centuras.Só pensam em si e o seu estar da sua familia e amigos da mesma equipa.É isto que andam ali a fazer comentarios sem cabementos.

  29. img
    nabuangongo Responder

    Bem haja o PM e seu grupo de trabalho.

    Coragem.Êxito nas negociações.

    Viva China Popular/Taiwam

  30. img
    Verdade é para ser dita! Responder

    tudo o vento levou,
    Está claro que esse comentador, seja daquele que nunca sabe o que quer.
    A viagem que o actual Primeiro-ministro, tem feito, não tem nada a ver com aquelas viagens fantasma que o seu patrão PATRICE TROVOADA fazia. Fazia-o de uma forma muito esquisita e SEMPRE EM AVIÕES PRIVADOS. Que saibamos S.Tomé e Príncipe não tem se quer um avião. Todas as viagens que o Dr. GABRIEL COSTA, tem vindo a fazer, estão bem patentes, que são para o bem do PAÍS.

    • img
      tudo o vento levou!... Responder

      (a verdade e para ser dita)
      os resultados da viagem do
      Gabi costa ja esta a vista
      Angolanos ja comecaram a
      produzir sal na ilha do principe?
      Os burros vindo de Angola para ja
      tenhem duas palas na cara para que
      eles possam seguir sempre em
      frente …
      O senhor Gabriel constituido o advogado
      da china popular e Taiwam em simbuntanio.
      …por isso que cada vez que ele diz uma verdade
      cai-lhe um braco.
      olhem bem para ele se ainda nao tem dois bracos.
      ainda se lembram de quando
      os santomenses ficaram privados
      de trocar a carta de conducao em Portugal?
      por causa da ma formacao desse
      artista” no governo de Fradq…”
      so temos ma recordacao desse
      artista…
      eu gostria de conhecer um advogado
      que falasse verdade…

  31. img
    pantufas Responder

    MDFM não é da Troica?

  32. img
    Verdade Responder

    Este espaço de comentário é uma vergonha. É pena que isso é visto lá fora e mostra o nível que nós os santomenses baixamos, mesmo tratando de coisas serias e importante para o País.
    Peço ao Telanon que filtre melhor os comentários, sobre pena das pessoas que realmente queiram contribuir para o desenvolvimentos deste País se afastarem deste espaço devido a asneiras e bobagens que são aqui ditas.
    Este espaço está a se transformar num espaço de campanha politica de alguns partidos, com linguagem de baixo nível que em nada contribui para um debate serio e construtivo.

  33. img
    De Coração Responder

    O Gabriel Costae os amigos da Tróica, não estão a fazer outra coisa a não ser, procurar encher os seus bolsos o quanto é tempo pq sabem que o barco que Gabriel foi indicado a comandar está a se afundar, tendo ficado apenas a cabine e o casco! Mas ele ainda estará a conta com os Santomenses que ele anda a fazer tão mal! Que vá a Taiwan, que vá a China, ou Conchichina, mas certo é que não tardará muito ele há-de ter de explicar aos Santomenses por que razão assumiu esta triste missão que atirou o país ao desnorte, o povo a miséria, à frustração e ao ceticismo…porquê tudo isso??!!!

  34. img
    Vargas Cardoso Responder

    Em termos de estratégia este é um excelente momento para que o Sr. 1º Mnistro tente junto das autoridades taiwan, que apesar de S. tomé ter reatado relações com a República Popular da China, é possível as duas potências operarem no nosso pais, embora haja um certo clima de tenção entre ambos, não sendo justo S. Tomé sair prejudicado em termos de benefícios de cooperação entre os mesmos.
    Força Sr. 1º Ministro.

  35. img
    abhdulay Responder

    Tudo nos conformes…a opiniao pode ser ùtil quando ela é inteligente, coerente, bem exprimida (mesmo nao estando de acordo, podemos respeità-la). Mas quando ela é infundada, sem interesse, mal exprimida, torna-se um CAOS.
    Refiro-me ao artigo sem sentido que diz “Gabriel, cresça e apareça…”, quanto a direçao que o 1° minisro està dando para tentar tirar STP do abismo. Talvez nao conseguirà (como muitos santomenses, inimigos da pàtria , desejam), mas pelo menos estudou, aprendeu, regressou ao seu pais, contribuir no seu desnvolvimento…jovem foi da JOTA. Sempre a querer fazer algo de positivo para o seu pais STP .
    E vocessemecê, onde se encontra? o que jà fez para o seu pais STP? Qual é a sua formaçao? O que é exatamente que critica o Gabriel (pois que o seu artigo é inexpressivo , para compreendermos a sua reclamaçao em relaçao à politica do 1° ministro santomense).

  36. img
    Paulo Kilamba Responder

    Bom Dia acho muito gratificante o trabalho e desempenhado do PM Gabriel Costa , tem feito um trabalho em prol do povo de São Tomé e Principe , continua assim que para frente é o caminho . Abraços de Angola

Deixe um comentario

*