Disparates do comentador são-tomense numa rádio estrangeira obriga Ministério da Defesa e Ordem Interna a reagir

Num comunicado que chegou a redacção do Téla Nón o Ministério da Defesa e Ordem Interna, reage a mais um disparate do comentador Abílio Neto da RDP-África. O comentador terá envolvido as forças armadas são-tomenses, através de um dos seus sargentos numa intentona golpista.

No contexto internacional as forças armadas de um país tem 3 ramos, nomeadamente o exército, a marinha e a força aérea. No caso são-tomense, as forças armadas estão distribuídas por dois braços, o exército e a guarda costeira, esta última recentemente instituída.

Qualquer cidadão são-tomense, do comum ao mais intelectual, sabe que as forças armadas de São Tomé e Príncipe significam militares do exército e da guarda costeira.

A guarda presidencial é uma unidade para – militar, autónoma, encarregue exclusivamente de garantir a segurança do Presidente da República.

Num artigo publicado no dia 11 de Novembro, o Téla Nón informou aos seus leitores, sobre a detenção no aeroporto internacional do sargento Valdemar da Guarda Presidencial, que pretendia fugir para Angola. No artigo o Téla Nón detalhou os antecedentes do agente da guarda presidencial, que é alvo de um processo crime por causa de uma intentona golpista que alegadamente estava a ser preparada numa noite de Março passado, em que o país ficou na escuridão devido a corte de energia pela EMAE.

O artigo do Téla Nón, baseado em factos devidamente apurados, seguros e consistentes, não foi desmentido por nenhuma instituição militar ou para militar do país.

No entanto o comentador da RDP-África na sua constante gincana, quando se pronuncia sobre questões relacionadas com São Tome e Príncipe,  decidiu indicar um desconhecido sargento das forças armadas de São Tomé e Príncipe, como tendo sido detido no aeroporto internacional, no âmbito da alegada intentona golpista.

Pelas informações que chegaram a redacação do Téla Nón, para além de caluniar as forças armadas de São Tomé e Príncipe, o comentador avançou com os seus disparates, tentando por em causa a credibilidade da informação publicada pelo Téla Nón, aliás, como passou a ser hábito do tal comentador, nos últimos tempos.

De disparate em disparate o comentador terá ousado, dizer que a notícia veiculada pelo Téla Nón, terá sido encomendada. Os dados sustentados relatados no artigo, sobre os acontecimentos da noite escura de Março, não interessavam. O que importava era a defesa do desconhecido, e a condenação do alvo da alegada intentona, que mais uma vez está a criar fantasmas no país.

O comentador saiu em defesa e terá considerado que é algo talvez tão mentiroso, que preferiu não dizer o nome.

Mas, o Téla Nón continua a investigar o caso do sargento da guarda presidencial, não do sargento das forças armadas, que só o comentador da RDP-África conhece. O leitor terá mais pormenores nos próximos dias.

O Téla Nón coloca a disposição do leitor o artigo sustentado, até agora sem hipóteses de qualquer desmentido oficial. Clique -Sargento da Guarda Presidencial indiciado em alegada tentativa de golpe foi detido no aeroporto internacional

O Público deve também ler na íntegra o comunicado do Ministério da Defesa e Ordem Interna que insurge contra mais um disparate do comentador Abílio Neto,  Clique – COMUNICADO

Abel Veiga

  1. img
    Zeca Afonso Responder

    Mas os senhores, afinal de contas, não trabalham na mesma empresa?

  2. img
    Augerio dos Santos Amado Vaz Responder

    Reportando -se a primeira noticia veiculada pelo Tela- non, acerca do “golpe de Estado”, e que o comentador da RDP – Africa fez referencia no debate africano, houve da parte dele quiçá, um desconhecimento relativamente a procedência do Sargento, porque ao contrario de pessoas entendidas na matéria que podem facilmente distinguir o exercito e a Guarda pretoriana, há como que uma diluição entre essas duas instituições, aliais, o grosso da Guarda Presidencial está composta por elementos do exército, pois o nosso Estado não tem dinheiro para pagar, como se paga um Guarda presidencial em qualquer parte do mundo, e até parece que somos um Estado que saiu de guerra tento em conta a quantidade de homens mal pagos a Guardar o Presidente da Republica. Se é uma questão de preciosismo, também podia – se aferir de que não seria o Ministério da Defesa e ordem interna, a instituição que devia produzir esse comunicado despropositado, pois o Exército podia emitir o mesmo comunicado, pois tanto o Exercito como a “GP”, são instituições ligadas a MDOI. Me dói ver tanta palhaçada junta, desde logo toda essa estória está muito mal contada e infelizmente os protagonistas são os mesmos de trinta e tal anos que vêm infernizando esse povo.

    • img
      R.R. Responder

      Olha outro recalcado e revoltado. Fez das suas nos tribunais, vendou a alma ao diabo, sujou o nome do país e continua a cantar de galo. Este país só tem aldrabões. Como é que este senhor tem a lata de aparecer a comentar e escrever qualquer coisa sobre o país depois dele fazer o que fez no caso rosema? Esta gente não tem vergonha na cara.

      • img
        Augerio dos Santos Amado Vaz Responder

        Apresento – me e apresentarei sempre que entendo e de cara levantada; a fazer os comentários que entendo fazer e os assumo com um nome e um apelido, os recalcados labe – botas e cobardes são aqueles que nem nome têm ou sentem vergonha do seu próprio nome, porque não são nada sem beneplácito dos outros.

        • img
          Carlinhos Responder

          Deixe de tretas senhor Gegé Amado Vaz. O senhor tem de explicar ao povo porquê que fez as trafulhices nos tribunais por onde andou denegrindo a imagem da justiça e sendo posteriormente espancado na praça pública por um advogado da nossa praça.
          O senhor não deve ser exemplo para ninguém e se anda com cara levantada é porque talvez não tem vergonha, nunca teve vergonha dos seus actos. E quen nunca teve vergonha dos seus actos e nem arrepende daquilo que fez de mal, tendo contribuido para descredibilização da justiça do nosso país manifestando, múltiplas vezes conduta imprópria com prática de corrupção nos tribunais por onde passou não pode andar a cantar de galo e tentar branquear as suas acções querendo escrever sobre tudo e sobre todos sendo o senhor um caso mais mediático de desvio e marginalidade do nosso sector de justiça. Quem não tem nâo pode dar. Não é escrevendo muito ou berrando muito que o senhor vai deixar de ser o que foi contribuindo de forma decisiva para a nossa desgraça como país. Que credibilidade tem o senhor para falar sobre a justiça, corrupção, retidão,, honra, lealdade e outras coisas se o senhor é o caso exemplar de más práticas nestes domínios cá em S.Tomé? Quem acredita em si?

          • img
            Augerio dos Santos Amado Vaz

            Senhor Carlinhos tem medo de quem ou de quê que não se identifica, pelos vistos os meus comentários lhe incomoda e se assim for vai ter que me ver a escrever sempre e nunca em anonimato e sabe porquê? Porque ao contrario de si eu sou livre!

    • img
      Olhos bem abertos! Responder

      Sr. Augério Amado Vaz, Não faça de inocente. Pois, se houve pessoa que muitíssimo contribuiu para infernizar esse povo, é o seu próprio PAI, Sr. ANTÓNIO AMADO VAZ. Muitos traumas que existe neste País, é originado pelo seu PAI. Muitos deles, a margem do Presidente da República. Muita coisa que o Sr. ANTÓNIO AMADO VAZ, fazia, o então Ministro da Defesa, Sr. DANIEL DAIO, não tinha conhecimento. O Sr. ANTÓNIO AMADO VAZ, muito curticicuitou o Sr. DANIEL DAIO com o PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Se o Senhor não sabe, porque teve o privilégio de ir a CUBA, ainda pioneiro, O DANIEL DAIO, resolveu abandonar tudo nos anos 80, muito por causa do António Amado Vaz. Se o mesmo pusesse os olhos numa garota que tivesse o seu marido, esse mesmo marido era alvo de um forjar de intrigas, para ir parar a cadeia. Seria bom que o Sr. Augério, antes de intervir em qualquer assunto, fale primeiramente com o seu Pai.

      • img
        Augerio dos Santos Amado Vaz Responder

        É vil, dizer alguém que é culpado pelos factos praticados por outros. O meu Pai, de quem orgulho muito é responsável pelos seus actos, os problemas que aconteceram no passado e todos os protagonistas estão vivos serão esclarecidos um dia; o meu pai serviu o Regime como talvez o Senhor agora está a servir, e deixou de ser Director da Segurança do Estado, porque recusou dispersar uma manifestação de fronte ao palácio, com tiros de bala real; ordens de tirar a matar. Já que é muito esclarecido nessa matéria tente saber quem ordenou matar o seu próprio povo.

        • img
          Olhos bem abertos! Responder

          Coadjuvou, para não dizer que desgraça de muitos santomenses, a ordem unilateral, veio do seu Pai, António Amado Vaz. O mesmo nem pareceu que tivesse andado no SIMINÁRIO, querendo ser PADRE. E as mulheres dos outro que o mesmo andou a desviar, devido o seu poder de ter sido o homem forte de Segurança de Estado. Os bens que seu Pai foi adquirindo, a custa de fundos secretos da Segurança, terá ele herdado esses bens? Claro que o Senhor deverá orgulhar dos feitos criminosos que o seu Pai andou a fazer.

  3. img
    Leopoldo Varela Responder

    Não é novidade para ninguem que esse Abilio Neto é um vendedor de Pátria.
    Esse gajo nunca fala algo que seja a favor do seu país, ao menos que esteja em causa o seu ADI e o seu Patrão Patrice Trovoada.
    Todos nós, os verdadeiros santomenses sentimos enjoados quando esse indiviuo fala na RDP-Africa em nome de S.Tomé e Principe.
    Mesmo entre os seus colegas do debate africano na RDP-Africa esse gajo é permanentemente humilhado e tratado de burro, à boa maneira, mas o tipo nem esta ai. É um verdadeiro ignorante arrumado em Zé-Sabe-Tudo. Recentemente ao referir-se ao Presidente Guebuza de Moçambique o tipo foi tão estupido que seus colegas foram rindo dele, foram lhe interrompendo, foram lhe corrigindo, mas o gajo estava tão patético que nem deu por isso-
    Por mim, em nome deste meu pobre pais mas que eu amo tanto, deveria-se é fachar a RDP-Africa em S.Tomé.
    Tenho dito.
    Chamo-me Leopoldo Verela e resido em fruta-fruta. Trabalho nas Alfandegas. Podem procurar por mim.

    • img
      Adelino Santo Responder

      Senhor Leopoldo Varela,eu subscrevo e faço das tuas palavras minhas. Ando farto dos comentários desse sr quer na rdp-africa quer nos debates aos domingos. É nojento a forma como ele fala sobre s.tomé. Todo é negativo, todo que vem do governo e do presidente da república é sempre negativo.Este senhor é arrumado que sabe de tudo, porque que não vai a s.tomé contribuir? Quero saber quais são as contribuições deste sr para modernização e desenvolvimento para s.tomé?

    • img
      Justiça XXI Responder

      Não me meta nesse enjoo, pois eu como verdadeiro santomense, não tenho nojo de outros santamenses, mesmo que sejam ou pensem diferente que eu.O verdadeiro santomense, deveria ser aquele que tolera a diferença e não manda fechar uma Rádio só porque tem nojo dquilo que lá se expressa. O verdadeiro santomense apenas devia questionar se o que se expressa representa a verdade ou mentira e dái tirar suas própias inalações.

  4. img
    jgbma Responder

    O PR e governo de S, Tomé e príncipe têm que em conjunto com o governo português pôr ordem na RDP-África. A RDP-Africa tem sido mais um partido de oposição ao governo Santomense. Isto não pode continuar.

    • img
      de Ceita Responder

      Não é pelo facto de um comentador ter feito comentários fugindo bastante de fatos que não aconteceram, é que se vai pôr em causa uma rádio. A RDP África tem feito um papel muito importante, sobretudo na vertente imformativa, porque as imfomações que são omitidas, pela RNSTP e TVS, A RDP África imforma, infelizmente as imformações que não beneficiam os governos não são passadas.

  5. img
    Justiça XXI Responder

    Disparate sobre disparate deve ser 100 vezes perdoado.

  6. img
    Féla Balía Responder

    Este cara está ao serviço do Patrice Trovoada e da ADI. Tanto que não poderia aguentar mais, só na RDP África a dizer disparates todos os domingos, agora ele é o entrevistador do Patrice Trovoada todos os Sabados no canal inventado pelo Patrice na STP TV.
    SEM VERGONHAS ESSES CARAS PÁ.

  7. img
    Combocone Responder

    Eu penso que um comentador deve ser alguém, imparcial, neutra, com uma certa postura, temos exemplo do sr Paulo Jorge, e o jovem jurista Tiny, que faziam esse programa e dava gosto ouvir. Hoje estamos com um individuo rancoroso, só vê mal da parte dos outros, vaz cometários com odio incentiva a mentira e raiva. Não e isso que queremos

    • img
      Dlima Responder

      Sr. Combocone, concordo consigo quanto a imparcialidade e neutralidade dos comentadores de rádio ou televisão mas, penso que estes critérios também devem ser aplicados aos jornais, sejam eles quais forem.
      E já agora, pergunto-lhe o seguinte: acha que este jornal “Téla Non” é imparcial e neutro???

      • img
        Combocone Responder

        Cara DLima
        Não quero fazer comentários sobre isso, mais sim e pouco ético um comentador numa radio internacional fazer cometários sobre o seu próprio pais com odio e rancor, agora quanto aos jornais também esta tudo bem definido, uns com mais diplomacia que outros

  8. img
    Justiça XXI Responder

    Disparate sobre Disparate, gerou Desparatão, quem terá 100 anos de perdão? Fui

  9. img
    Maria Abrantes Responder

    Já há muito tempo que este senhro Abilio Neto perdeu toda credibilidade enquanto comentador. Não sei se anda a receber dinheiro do ADI ou se o ódio indisfarçável que tem contra o Pinto da Costa, mas os seus comentários dão-me azia. Ele nem percebe o mal que anda a fazer à São Tomé, dando grande énfase sempre as noticias más e escondendo as noticias boas.Mas a verdade é como azeite e um dia saberemos todos o que anda por trás dessa guerra que a própria RDP africa tem feito contra o Governo de Gabriel Costa e contra STP. Força Abel, não desanimes.

  10. img
    Manduco Responder

    Será que a RDP Africa ainda nao reparou que o perfil de um comentador dever ser uma figura imparcial e isenta de actividades politicas?! Pois, para um observador atento aos comentários feitos pelo Sr Abilio Neto, dá conta que este Sr fica extremamente “emociado” quando fala das figuras que ele tem o belo prazer de nao gostar e “elogia” todas as figuras politicas, mesmo nao tendo razao para elogiar, desde que seja politicos da sua preferência.
    Por isso, aconselhamos a RDP Africa,para contratar outro comentador Saotomense, pois acreditamos que temos na diáspora Santomense, muitos “FORROs” com melhor perfil que o atual comentador da STP nesta prestigiada estacao emissora, sobretudo para a AFRICA LUSÖFONA.

  11. img
    Jutta Belcy Sousa Responder

    “Vai dar pano para manga”…

    • img
      Juvê Responder

      Toda a gente sabe que o Abílio Neto é um revoltado e recalcado por problemas que todos nós conhecemos. Eu que sou amigo dele já lhe chamei atenção que quanto mais ele manifesta este recalcamento na análise política o efeito volta-se contra ele apesar dele e a sua família terem alguma razão tendo em conta tudo o que aconteceu. Eu acho contudo que a forma como ele faz as coisas tão convictamente contra uma parte e tão a favor da outra deixa-o vulnerável para estes tipos de críticas. É óbvio que qualquer pessoa que ouve os comentários que o Abílio Neto faz, mesmo os seus colegas do debate, já notaram este problema. É triste que assim seja porque ele é um amigo meu e continuo a pensar que ele tem qualidades intelectuais para este trabalho. Só que na minha opinião ele tem que em primeiro lugar sentar no divã e consultar um psicólogo antes de fazer este papel sem haver problemas e acusações de parcialidade. Todavia quem tem que analisar tudo isto é o próprio em primeiro lugar. Eu continuo a pensar que para fazer análise ou comentário politico tem que existir algum distamciamento mínimo que seja e a presença de pessoas com recalcamentos por vencer complica muito a tarefa neste âmbito.

    • img
      Cinco Responder

      Abílio Neto tem que ir primeiro para psicólogo curar só então deve estar em condições de fazer comentários. Ele tem algumas qualidades mas é muito revoltado e deixa transparecer isto nas suas mensagens. Assim é difícil acreditar nesta pessoa.

  12. img
    Maria silva Responder

    Eu muito sinceramente penso que sr Abilio Neto tem algo contra sua Pessoa ( Abel ), o tal Senhor deixa muito a desejar nos seus coments sobre stp, as vezes até perde grandes oportunidades de ficar calado.
    OBS: nada contra a Pessoa ,mas sim pelo seu proficionalismo!!!

  13. img
    Dlima Responder

    Sr. Abel Veiga, já ouviste aquele ditado que diz que “quem com o férro mata, com o férro morre”? Pois, verdade ou mentira, o que o referido comentador tem feito não é nada mais nada menos que o mesmo que o Sr. e o seu jornal têm feito ao partido ADI e o seu líder.
    Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam à ti…

    • img
      fg-RESUMO Responder

      Melhor comentário do dia. sao todos farinha do mesmo tacho, o Abilio Neto está a favor do ADI e morre d amores pelo Patrice Trovoada, assim como o Abel Veiga e o seu Tela Non, estao a favor do MLSTP e da TROIKA governamental e sao fanáticos do anciao que só nasceu para ser Presidente, o Pinto da Costa. Todos iguais,apenas em trncheiras diferentes.

  14. img
    César Alexandre Responder

    Concordo plenamente com o Leopoldo Varela, e pra não sentir esse tal nojo ao ouvir o Abílio, que é um mercenário bem pago pelo Patrice, simplesmente desligo a RDP-Africa.

  15. img
    Por bem de s.tome e principe Responder

    Sr Secretário de Estado para Comunicação Social.Pedimos encarecidamente REVER ESTE ACORDO COM RDPAfrica ou encerrar esta RÁDIO PIRATA.
    Esta RÁDIO PIRATA vai provocar CAOS CAOS CAOS em s.tome e príncipe afim de cumprir os planos de Patrice Trrovoada e ADI,se NÃO meter um TRAVÃO AGORA E JÁ.Sao financiados para ISTO.
    Força e coragem Sr Adelino Lucas na tomada desta decisão para o bem de S.tome e príncipe.

  16. img
    braneto Responder

    Junto a minha voz, aos que estão enojados com esse sr, Bragança Neto. Não sei como ele consegue andar de cabeça erguida. A diferença entre os outros comentadores e ele, é abismal. Todos criticam o que está mal e elogiam com alguma isenção e finura. Mas, esse tipo é um “bota abaixo” ( quando não seja para apoiar o seu chefe), que cansa…
    Resta-nos perguntar a RDP – estão a serviço de quem?
    Fui

  17. img
    Odair Costa Responder

    Esses Jornalista de R.D.P ÁFRICA parecem que não nasceram em S.TOMÉ eu me refiro ao ABILO NETO,OSCAR MEDEIRO e o CARLOS MENEZES ,passam muitas notícias a maldizer do nosso PAÍS e eu acho que GOVERNO tem que por cobro á esta situação juntamente com o GOVERNO PORTUGUÊS porque é muito mau visto para uma ESTAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL dos países africano.

  18. img
    Libô Mucambú Responder

    Não há motivo para alarmismo, pois pode até não ter lógica nenhuma, exigir-se o pedido e desculpas e que também não é disparte nenhum alguém fazer a confusão que fez o comentador, acho eu, porquanto o grosso das foças que compõe a segurança do PR vem das forças armadas e daí qualquer indivíduo podia incorrer nesse equívoco! A RDP África é uma rádio aberta, contrariamente ao que assistimos da nossa “TVS” e a “Rádio Nacional” que não passam de uma vergonha pública, com profissionais numa subserviência grosseira, propositada e sem escrúpulo, salvo algumas excepcões. Não pode haver democracia com o estado em que a nossa rádio e a TVS está!! É triste, muito triste o exagero que se pratica nessas duas instituições públicas como pilares importantes da democracia!!

  19. img
    Volto Já Responder

    há onde do mundo que já se viu um comentador isento? em que lado do mundo?
    No minimo o que eles fazem é dar um no cravó, outro na ferradura. infelismente é assim em todo lado do mundo.

  20. img
    jose Responder

    Aconselhava contratar Abel Veiga ou Juvenal Rodrigues da TVS, ou teotóneo da rnstp, ou moura da presidencia, arturinho da tvs,ou representante da rtp-africa em s.tome, sao muito bons para actual situaçao em stp, as verdades nao sao ditas so as que os interessam, porque nao falam da pancadaria da policia a um cidadao? abel mesmo que o meu comenbtario nao seja publicado, leste

  21. img
    gritodosolhos Responder

    os protagonistas são os mesmos de trinta e tal anos que vêm infernizando esse povo.
    a exploração do povo e à manipulação da opinão pelo medo è truque dos nostálgicos do partido unico.
    Viva a democracia e a liberdade de expressão,como o direito de criticar todas as instituições e órgãos de Estado
    sem ser acusado de tentativa de desestabilização da nação.
    Mas Nada

  22. img
    zeme Almeida Responder

    Os maiores rancorosos andam em S.Tome nao os da ilha do Principe.Só sabemos falar males dos outros quando nao somos beneficiados.Fala-se tanto de rancorismo porque?Será que vosso primeiro ministro nao é rancoroso?Porque tanto odio contra o Patrice Trovoada e reservas.Estes comentários pateticos que me antecederam nao tem razao de ser.Se nao fosse a RDP-Africa nunca estariamos informados na diaspora de tudo que vem passando neste STP.Com a vossa TVS ao servico do governo que vem censurando tudo quanto da oposicao e da troika nunca poderiamos ter informacoes.É de louvar a iniativa destas televisoes privadas como STP/TV RTP-AFRICA E RDP-AFRICA.Viva RDSTP

  23. img
    zeme Almeida Responder

    Senhor{Coboncone}fala dos racores contra o pinto da costa?…Tambem pode me dizer porque tanto rancores contra o Patrice Trovoada é o unico desta terra que desgracou o seu País?Nao

  24. img
    APELO Responder

    Deve-se ouvir a RDP-África, sim senhor.
    Eu ouço, sempre que posso.
    Para saber muito bem como é que NÃO SE DEVE fazer jornalismo.
    Para perceber bem como é que NÃO SE DEVE fazer informação.
    Para saber bem como é que NÃO SE DEVE fazer opinião.

    A RTP-África não se deve esquecer daquele senhor muito inteligente e lúcido que escreveu certo dia:

    ” Meu general/ o homem é muito útil/ ele sabe roubar/ ele sabe matar/ mas tem um defeito/ sabe pensar.”

    Fui e não volto mais.

  25. img
    Martelo da Justiça Responder

    Cá por mim, o Abílio Neto daria um bom dirigente político da ADI. Porque é que ele não faz isso em vez de aproveitar a sua condição de comentador para fazer política?? Um comentador embora tenha a sua simpatia política como qualquer um de nós, ele deve fazer um esforço de se imparcial. Essa história de STP TV que ele diz que é imparcial, é uma palhaçada!!!A RDP se quiser continuar a ter credibilidade, tem que expulsar esse Senhor.

  26. img
    Jose Responder

    Eu nao sabia que o Tela Non agora trabalha para a PIC porque o Tela Disse assim: “Mas, o Téla Nón continua a investigar o caso do sargento da guarda presidencial, não do sargento das forças armadas, que só o comentador da RDP-África conhece. O leitor terá mais pormenores nos próximos dias.”… Acho que o Abel Viega esta na profissao errada porque ele agora e investigador….

    • img
      Rio Responder

      Senhor José não tem conhecimento que um bom jornalista tem de ter espírito de investigar informações concretas e seguras.O sr tem de apreender mais de jornalismo depois critica.

      • img
        Jose Responder

        Sr. Rio eu tenho de apreender mais ou eu tenho aprender mais? Aguardo a sua resposta para decidir o meu futuro..

  27. img
    APELO Responder

    A minha crítica à RTP-África tem a ver fundamentalmente com a sua cobertura noticiosa e opinativa de São Tomé e Príncipe. Obrigado.

    • img
      APELO Responder

      Quis dizer RDP-África.
      Sinceras desculpas à RTP-África, que é outra conversa.

    • img
      J.S Responder

      Perdoem o Abílio Neto. Eu compreendo ele pelos traumas e recalcamentos que devem mexer com a personalidade dele. Acredito que se ele fizer um esforço ele poderá certamente ultrapadssar estes traumas. Qualquer um de nós já passámos por problemas pessoais, familiares, etc, de natureza política ou outra. Todos temos condições de ultrapassar estes problemas. O Abílio Neto pode muito bem, se quiser, ultrapassar estes problemas. Há formas conhecidas de ultrapassar estes problemas. Sendo ele uma pessoa com alguma qualidade deveria fazer este esforço e ultrapassar este recalcamento e continuar a sua vida sem problemas. Até poderia continuar a fazer comentário político. Só que assim eu tenho dúvidas que alguém lhe dê credibilidade para além de pessoas do ADI.
      Meu caro amigo Abílio Neto não me leves a mal. É um conselho de amigo que eu estou a dar-te. Acho que tens algum valor só que tens de ser um bocado imparcial e realista se quiseres ter alguma credibilidade neste papel de comentador. Caso contrário eu te dou outro conselho. Já que o problema é aparentemente político, crie um partido ou inscreve-te no ADI e faça política para vingar aquilo que os teus familiares sofreram.
      Não me leves a mal meu car. Já falei isto contigo mais do que uma vez. Conselho de amigo.
      Um abraço

      J.S

      • img
        Pão com Chouriço Responder

        Eu concordo consigo. O Abílio Neto Bragança até diz, de vez em quando, algumas coisas importantes. Se bem que faz muita confusão de conceitos que ele tenta usar sem saber significados. Todavia estes erros são perdoáveis, na minha opiniâo. O que, de facto, me aflige é a sua imparcialidade que toda a gente vê. Ainda há dias eu comentava isto com alguns colegas. E tenho a impressão que os próprios colegas de debate já constataram isto mesmo.
        Parece que ele fica tão emocionado quando fala algo contra alguns dirigentes do país que ele perde o controlo todo. Eu percebo que a situação que ele e os familiares dele viveram não foi a melhor. Mas todos devemos fazer um esforço para ultrapassar estas dificuldades. Não é imutável. Admito que ele deveria consultar um psicólogo ou qualquer coisa assim para libertar deste fantasma e continuar a fazer o trabalho que ele está a fazer nesta rádio. É muito complicado ver-se uma pessoa com algum valor a perder-se por causa de recalcamento e rancor. Para quê minha gente!!!! A vida é muito curta para estas coisas.

  28. img
    Me Pombo Responder

    E ai vai mas um intelectual que por meio da ganancia esta a “tomar banho de lama”. O Abilio Neto pensei que eras muito intelegente para fazeres este papel sujo, pensas que na tua lama tem mais gente, e mentira estas so, o teu patrao e intelegente deixou-te sujar sozinho e pela qualidade da lama isto vai cheirar mal durante muito tempo.Apagas-te a tua reptacao por uns trocados, penso que se utilizarias a tua intelengia de forma honesta ganharia mais.
    Sua alma sua palma.

  29. img
    zumba Responder

    Só palhaçada.Gente burra e ignorante.Foi bom Angola ter-vos oferecido Burros.

  30. img
    Vila Mareco Responder

    Meus senhores, vocêis são comicos tudo isso só para ofender “Abilio Neto” ele deve ter muito valor, vejo ai ataque a pessoa dele nós deveriamos atacar os politicos que estão a gerir mal nosso São Tomé em vez dessa palhaçada,”querem que feichem a RDP Africa só por causa disso que pouca vergonha vamos viver sem invejar e ódear outros tenho medo de santomense como eu devido inveja isso é muita inveja mesmo credo meus senhores façam comentarios com nexo por favor.

    • img
      Bingo Responder

      Acareado com a ideia que dava de si próprio, com a ideia que dele faziam os que julgavam conhecê-lo e com aquilo que tem revelado ser, enquanto comentador da RDP-África, o Dr. Abílio Neto é não só uma gigantesca decepção.
      É uma fraude colossal.
      É pena.

  31. img
    Olhos bem abertos! Responder

    Não faça confusão; investigação jornalistica.Naturalmente,um bom jornalista, precisa fazer investigação, para não mandar para o ar informações falças.

  32. img
    Certeza Responder

    Força Abílio Neto e RDP África! Vocês, a Voz de América, RFI são as nossas fontes de informação. Cá dentro só temos palhaços que andam a migalhas para servir a troica desinformando o povo. Mas vão supondo que o povo está indo na vossa!!!!!! Ainda vão comer o pão que diabo amaçou!

  33. img
    Riboquense até morrer Responder

    Amassou, amigo Certeza, amassou e não amaçou. Assim se fala em bom português. Obrigado.

  34. img
    Gaga Responder

    Acareado com a ideia que dava de si próprio, com a ideia que dele faziam os que julgavam conhecê-lo e com aquilo que tem revelado ser, enquanto comentador da RDP-África, o Dr. Abílio Neto é não só uma gigantesca decepção.
    É uma colossal fraude.
    É pena.
    E com esta me voy!

    • img
      C.F Responder

      Mas desculpem a minha ignorância! Este Abílio Neto tem algum problema psicológico? Porquê que estão a mandar ele ir para psicólogo?
      Desculpem a minha ignorância outra vez. Eu constumo ouvir ele na rádio e não concordo com muita coisa que ele diz que até parece alguém com muito ódio e rancor. Mas ter que ir a um psicólogo?!

      • img
        Maria Vai Responder

        Eu concordo com algumas pessoas que escreveram anteriormente e discordo de outras. É verdade que este senhor Abílio Bragança Neto faz comentário que de vez em quando ninguém compreende o alcance. Acho eu que este é um problema que ele mesmo tem que resolver senão cai na descredibilização total. Basta ouvir este programa uma vez para constatar isto mesmo. Basta ler tantas críticas que por ai dizem para se ficar com esta impressão. Engraçado é que eu não constato isto em relação aos representantes de outros países. Costumo ler com regularidade os diversos jornais de outros países e falo com colegas estudantes de outros países que ouvem este programa e não constato nenhuma reserva em relação aos seus representantes neste programa. Mesmo o senhor da Guiné Bissau que bate forte nos políticos do seu país ele consegue transmitir uma sensação de imparcialidade e racionalidade argumentativa. O de Angola também é crítico mas consegue se imparcial e gosto muito dele.
        Porquê então que só o representante de S.Tomé e Príncipe é tão pouco amado e faz tão malo o seu papel ? Eu não concordo com todas as críticas que o fazem. Mas deve existir alguma razão para só ele ser tão malo amado junto da respetiva população.
        Agora se é um problema de recalcamento e de rancor e raiva acho que ele pode e deve ultrapassar este problema. Caso contrário a imagem dele fica danificada. Mas enfim…

  35. img
    Bingo Responder

    Se o Dr. Abílio Neto tivesse optado por juntar alguma honestidade e rectidão intelectual à sua inteligência, à sua cultura e aos seus conhecimentos,São Tomé e Príncipe estaria bem representado no painel do Debate Africano. Não é isso que acontece. É pena.

    • img
      Barriga de Peixe Andala Responder

      Eu conheço o meu amigo Abílio Neto desde criança, Jogámos muita bola juntos. Ele nunca vai esquecer este problema que aconteceu com os pais dele. Isto está no osso. Dói muito. Eu percebo ele. Provavelmente eu no lugar dele também faria a mesma coisa. Só que, se ele quiser credibilidade e respeito, ele deveria ser mais razoável e inteligente. Há várias maneiras de matar a mosca. Não tem que ser com uma pistola como ele está a querer fazer. Assim, em vez dele matar a mosca, perde balas, espanta as moscas e fica sem nada no fim. E nesta altura alguns que lhe instigam a fazer isto de malvadez ainda se vão rir dele. Sendo ele inteligente eu esperava dele outra atitude mas com melhores resultados tendo em conta aquilo que provavelmente lhe vai na alma. Eu sei que foi duro para ele. Só que os métodos que ele está a utilizar é que parecem muito controversos e inadequados. No entanto, cada um é que sabe da sua vida.
      Meu amigo se precisares de ajuda telefona. Sabes quem eu sou.
      Um abraço
      E.S

  36. img
    Rui Couto Campos Nunes Guimarães Responder

    Gente vocês adoram Abílio Neto..

    • img
      Peri Doida Responder

      Senhor Rui Couto. Kuá li bili dêua…
      hhihihihihihihihihihih
      Eu amo o senhor Abílio Costa Neto. Eu sou uma apaixonada pelo senhor Abílio Costa Neto.
      hihihihihihihihihihihihihih

  37. img
    luisó Responder

    Muito bem.
    Gosto muito desta nova maneira do MDOI e outras entidades nacionais de virem a terreiro e desmentirem ou repor a verdade sobre algumas noticias postas a circular.
    Quem não tem medo fala abertamente e quem tem medo ou está calado ou compra um cão.

    • img
      Chateada Responder

      Kidalêooooooo. Deixem o meu primo Abílio Neto com vida dele. Nós sofremos muito e temos o direito de desforra. Por favor deixem o rapaz com vida dele. Não matem o meu primo, por favor. Esta terra só é de MLSTP? O ADI também não é feito por gentes deste país? Que mal é a nossa família fez que não nos deixam emm paz!!!!!!
      O Abílio tem o direito de defender o ADI muito bem. Ele também não é de S.Tomé?? Que mal é que ele fez para ser enxovalhado assim? Ele não pode fazer parte de um partido???
      Kidalêoooooooooooooooooooooooo….
      Estou muito chateada com esta situação toda.

      • img
        Vinho de Palma Responder

        Ó minha senhora a senhora tem o direito de defender o seu primo. Isto é legítimo. Mas a senhora não acha que sendo ele do ADI, como a senhora diz, ele não deveria estar a representar este painel no comentário político na R.D.P.-África? Ele tem o direito de ser do ADI mas parece-me um bocado exagerado estar simiultaneamente a representar o nosso país num programa como aquele que existe naquela rádio. Acho eu. Eu não percebo destas coisas mas acho que deveria ser assim.
        Fui

  38. img
    miguel angelo Responder

    Nunca ouvi tantas besteiras. Comentários descabidos de gente inculta. Assim vai o nosso país. Façam algo de útil minha gente. Já ouviram a falar de critica positiva? Reflitam um pouco antes de dizerem asneiras.

  39. img
    Juka Valentim Responder

    Lembro-me quando a São Deus Lima foi afastada da TVS, muita gente nacional e estrangeira assinou o abaixo-assinado.
    Mas só duas vozes santomenses falaram bem alto em defesa da jornalista, criticando duramente PT e o governo ADI. Essas pessoas foram ABEL VEIGA e ABÍLIO NETO.
    O que é que se passou depois para que o Abílio Neto tenha perdido a capacidade de criticar quando deve criticar e de elogiar quando deve elogiar???

    • img
      Papa Figo Responder

      Deixem o rapaz com vida dele. A família dele já está a reclamar. Eu compreendo estas coisas. Só eles sabem o que sofreram naquela altura.
      Todavia, eu também entendo que ele exagera um bocado.
      Se ele e a família dele têm problemas porquê que aceitam este tipo de trabalhos tão expostos e sujeitos a críticas? Quem critica de forma injusta deve saber aceitar as críticas dos outros.
      Agora, se a família dele tem o direito de responder também é verdade que quem se expôs foi ele. Quem não resolveu os seus traumas psicológicos não pode querer arrumar em comentador político.
      Há que ser razoável nestas coisas.

      • img
        Jojó Responder

        Concordo consigo. Se ele escolheu ser analista político e anda a criticar de forma parcial, defendendo uns e criticando outros por traumas de infância e problemas políticos então também tem de estar disponível para receber críticas. Eu tenho a consciência dos problemas que os pais dele sofreram mas também existem outras pessoas com os mesmos problemas que ultrapassaram ou mesmo não tendo ultrapassado sabem dar volta ao assunto mesmo no contexto político. Agora fazer disto um problema que não tem fim nunca dá uma imagem muito negativa desta pessoa que não está a defender as suas ideias mas sim a fazer um papel de desforra sem qualquer sentido. O país não pode ser representado por gente com esta qualidade e problemas pessoais. Eu compreendo sim senhor os problemas pessoais dele e da família dele. Mas o que é que eu tenho a ver com isto? O que é que restantes Sãotomenses tem a ver com isto? Isto é um problema da família dele que podemos manifestar solidariedade mas todos somos obrigados a ir na mesma direção deste senhor e da sua família só porque ele tem os seus problemas e quer ajustar contas com alguém? Tirem-me deste filme por favor. Eu respeito muito este senhor fui colega de tropa do irmão dele mas não sou obrigado a ser representado por uma pessoa que só está interessado em ajustar a conta com alguns políticos por causa daquilo que sofreu anteriormente. Isto não é dignificante para o nosso país.
        Tenho dito

      • img
        Feira de Ponto Responder

        Eu não sabia que este senhor Abílio Neto era filho do Albertino Neto. Agora é que estou a perceber tudo.
        Se ele quer desforrra eu acho que fica mal. Sofreram sim senhor. Mas muitos outros naturais de S.Tomé também sofreram e hoje estão a trabalhar para o país em diversos sectores. Não se pode estar a guardar as coisas desta forma. Kê Kuá!!!! Isto também é ódio demais. Se ele agora representa o nosso país não pode estar a querer desforra. Que raio de coisa é esta? Uma coisa é problema pessoal e familiar e outra coisa é problema coletivo do país. Temos que saber perdoar uns aos outros para o país avançar.
        Assim nunca mais saímos desta coisa de ódios e rancores.
        Não me levam a mal a família do senhor Abílio Neto e o próprio. É a minha opnião para o bem do próprio e do nosso querido país.
        Viva S.Tomé e Príncipe
        Viva Presidente Pinto da Costa
        Viva Primeiro-ministro Gabriel Costa
        Viva todos os partidos politicos de S.Tomé e Príncipe
        Unidos venceremos

        • img
          Ideias Novas Responder

          Desde que este senhor foi fazer comentários na R.D.P.-África que eu sabia o que ia acontecer. Eu conheço a família dele muito bem. Conheço ele muito bem. Vivi algum tempo próximo com ele e com alguns familiares. Eles nunca ultrapassaram o problema que aconteceu na vida deles. Têm alguma razão. Só que eu acho um exagero depois de tanto tempo estar-se com este espírito de rancor e recalcamento a representar o país com outras pessoas num comentário politico. É muito difícil para ele ultrapassar este problema. Só que ao mesmo tempo ele tem que ver que ele só perde credibilidade agindo assim. É sempre uma opção. Só que esta opção tem consequências. As pessoas deixam de acreditar na pessoa em causa. Talvez seria melhor ele fazer diretamente parte de um partido político como alguém já disse lá em cima. Assim ainda se compreendia a opção dele.
          Cá em S.Tomé há um ditado que diz: blublublú na ça lutafa colê flontadú na ça têfa.
          Tudo na vida tem solução.
          Fui

        • img
          Dedo Polegar Responder

          Isto não é um problema pessoal ou político. É um problema psicológico que só o próprio pode resolver. É isto também que tem dado cabo das nossas queridas ilhas. Este rancor, ódio, inveja, complexos, recalcamento, etc. Numa sociedade pequena como a nossa isto tem muita influência. Como é possível que passados tantos anos uma pessoa não tenmha esquecido estas coisas todas e só tenha na cabeça vingança e desforra? Credo!!!!!!!!!!! Como é que o país pode avançar assim? Enfim… Eu já não tenho esperança nenhuma neste país enquanto as pessoas não ultrapassarem estes pequenos complexos.

    • img
      Jusaldo Responder

      É isso mesmo, no Nosso País dizem que há a liberdade de Expressão, agora pergunto aonde está a tal liberdade de Expressão?
      meus Sr. Convenhamos, nós estamos no Sec.XXI, e alias o nosso Estado é um Estado de Direito Democrático, todos têm Direito de Manifestar o seu Pensamento por palavra, ou por qualquer outro meio. está bém pasmado no artº 29º da CRDSTP.

  40. img
    zeme Almeida Responder

    Já estou a entender os senhores feira ponto e o jojó.Quando as coisas nao nos tocam na pele, ou, a um dos nossos familiares,a cantiga torna-se outra.Se tivessem alguém da vossa familia que tivesse passado na altura do regime do partido unico,nunca teriam este palavreado para com pessoa deste senhor Abilio Neto.Eu espero que nada aconteca a nenhum de vós, cada um tem o direito de manifestar as suas magoas em qualquer parte onde esteja.Viva a Democracia e o estado de direito.Viva RDSTP

  41. img
    Eusebio Neto Responder

    De disparates do nosso “coitado” Abílio Neto estamos nos cansados e habituados. Por isso, pouca ou nenhuma importância damos as incompetentes, desajustadas e mafelicas intervenções que esse senhor tem feito nas antenas da RDP Africa. Mas, na verdade pouca ou nenhuma culpa ele tem pois, se a RDP Africa conseguisse manter alguma responsabilidade,necessária imparcialidade e respeito pelos povos e países soberanos que somos ha quase 40 anos, no tratamento dos nossos assuntos, acredito que ha muito tempo que o Abílio Neto já estaria a engrossar a bicha de infelizes “desempregados” em Portugal. Pergunto, como pode uma estacão de radio publica de um pais amigo e parceiro nos esforços de desenvolvimento nacional que bem ou mal temos empreendido, deixar as suas portas e janelas tao descancaradas para que pessoas altamente desesperadas e frustradas como o Abílio Neto estar a fazer e desfazer das suas antenas para insultar, maldizer, caluniar e denegrir todo um pais que lhe viu nasceu, um povo que lhe instruiu e instituições que ele diz respeitar? Todos sabemos que o Abílio Neto estava pre-seleccionado para ser Embaixador de S. Tome e Príncipe em Portugal. Por isso se compreende as razoes de tanta babuzerras que andou e insiste em dizer na RDP Africa para contra tudo e todos que são diferentes ou pensam de forma diferente dos “seus” ! O Abílio anda desnorteado, tanto que não se pode evitar de compara-lo aos outros comentadores do “Debate Africano” quando estes falam dos seus respectivos países e governos. Urge tomar medidas para colocar um fim a esta situação. As autoridades portuguesas devem reestruturar esse programa de forma a permitir o confronto entre todas as partes interessadas (Abílio Neto e os por ele criticados e/ou ofendidos), colocando o mesmo espaço radiofônico a disposição de todos. Por exemplo dando oportunidade de reacção a pessoas e instituições ofendidas pelo seu comentador Abílio Neto na edição imediatamente seguinte. Ou caso a RDP Africa teime em limitar essa possibilidade somente ao(s) seu(s) comentadores, suspende-se imediatamente a recepção do “Debate Africano” em STP enquanto esse senhor continuar a gozar de tanta liberdade, tanta preferencia e tanto apoio da RDP Africa para cumprir o seu grande plano de campanha anti- S. Tome e Príncipe. Viva as FASTP!

  42. img
    Vává Responder

    É pena ver o Téla Nón a transformar-se num jornal onde desaguam todos os ódios e amarguras dos santomenses. Precisamos de um jornal informativo e rigoroso que seja uma referência e traduza a sociedade que temos.
    Quem é que ouviu ou teve o cuidado de ir ouvir o dito programa, que está disponível na internet. Possivelmente ninguém. É tudo baseado no diz que disse, até o artigo assinado pelo Abel. Podemos ler que diz,… Pelas informações que chegaram à redacção do Téla Nón…. pois é, assim não.

    • img
      Suá Suá Responder

      Senhor Vavá eu ouvi o tal programa e mais outros. Portanto não me venha com histórias de “diz que diz” e outras coisas. Eu não tenho simpatia por nenhum partido nacional nem me interessa estas coisas. Mas sempre que ouço este senhor Abílio Neto a falar ele transmite ódio, vingança e rancor nos seus comentários para além de dizer disparates como o outro já qualificou. Mas isto é o menos. Ainda hoje ouvi este senhor a dizer que quem fez o comunicado dos Ministérios das Forças Armadas não sabia escrever e recomendou estas pessoas para que lessem mais. Basta ver as calinadas que ele escreve ou diz neste programa ou no faceboock. Se ele tiver com atenção ele verá os disparates ortrográficos, de organização das frases, etc., que ele comete tanto neste programa como no faceboock. Depois quer dar lições aos outros. Ele está absolutamente convencido que sabe escrever e falar. Antes deveria ter cuidado com aquilo que diz e escreve.

  43. img
    nilton carvalho Responder

    tudo muito bem tudo muito bonito,comentar esta ou aquela material seja la qual for deveria ter alguns requisites,penso eu.Em primeiro lugar e que e muito importante seria exigir nomes verdadeiros,ou seja as pessoas serem identificados como que sao e nao como fantasmas,isto para me e um acto de covardia.obrigado

  44. img
    Cabo Verde Responder

    Este senhor não tem condições para fazer comentário político numa rádio. Isto só acontece no vosso país. Se ele é de um partido politico, declara e assumi esta particularidade, não está em condições de fazer este papel. Ao menos seria mais discreto. Ainda por cima dizem que ele tem traumas psicológicos de outros tempos em relação àquilo que os seus familiares sofreram.Em Cabo Verde isto não aconteceria de certeza absoluta. Para fazer comentário político é preciso alguma imparcialidade e discrição.
    Tenho dito

    • img
      Jucel Responder

      Muito bem dito senhor “Cabo Verde”. Estas coisas só acontecem infelizmente em S.Tomé. Todavia não podemos perder a esperança.
      Tenho fé que um dia as coisas vão mudar.

    • img
      Eu mesmo Responder

      Eu acho que o senhor Abílio Bragança Neto deve continuar neste programa. No entanto seria bom que fosse com outros Sãotomenses de outros partidos também para em conjunto analisarem a situação do país. Há gente em Portugal de outros partidos, para além do ADI, que podem também debater com o senhor Abílio Bragança Neto sobre os problemas da Terra. Assim senmdo já não haveria problemas. Eu cocncordo que ele pode ser perfeitamente do ADI como o familiar dele já disse. Só que acho uma injustiça ele representar o ADI e outros partidos ficarem sem representação. Que democracia é esta. Por isso deixo uma proposta para R.D.P.-África: convidem mais 3 ou 4 Sãotomense juntamente com o senhor Abílio Bragança Neto para debaterem a situação do país.

  45. img
    zumba Responder

    Meus senhores a verdade é que só os santomenses que não vivem a custa dos politicos como muito dos que pulalam por cá estão a vontade para comentar,criticar e falar verdade ao povo.Não se esqueçam que a noticia foi dada em primeira mão por este jornal e não pelas rádios internacionais que apenas limitaram a comentar o que foi escrito de forma irresponsáevl neste espaço que é nada mais nada menos que feira de má lingua.

    • img
      Zeze Responder

      Custa-me crer que uma pessoa com capacidade crítica e alguma capacidade intelectual se deixe enredar por um papel deste de comentarista de terceira categoria em defesa de interesses próprios ou de um partido de forma tão descarada.

  46. img
    zeme Almeida Responder

    Deixem a STP/TV e o Abilio Neto em paz,voces já tem em STP a TVS para se preocuparem.

  47. img
    rapaz de rioboque Responder

    poça meu Deus a coisa esta feia quase que se comem uns aos outros nesses comentários tenham calma a vida é dois dias e na miséria estamos na miséria vamos morrer

  48. img
    Madalena Responder

    Ao invés de se pautar pela analise de dados ou expressões usadas pelo DR Abílio Neto, INTELECTUAL, que tem sabido honrar o nosso nome, a semelhança do Dr. Paulo Jorge, numa apresentação por excelência, não obstante a nossa dimensão de pais, ficamos a martela-lo com argumentos infundados. A dada altura disse que se tratava de um militar, preso.`
    É ou não verdade! Trata-se de um policia!! Se agora, as guardas do presidente, têm outra designação, não retira , no essencial nada ao episodio. As conversas baixam de nível e sobem de interesse. Apenas achei exagerado a referencia do erro ortográfico cometido, no comunicado de imprensa, referido pelo Abílio Neto.

  49. img
    Verdade Responder

    Não sei qual é historia da vida do Sr. Abílio Neto e da sua Família, mas pelo que vejo, deve ser algo que o marcou bastante, tanto que a sua sede de vingança tem o transformado num Homem cego, que fala e pensa com o sentimento cravado no mais profundo do seu ser, despertando o seu lado escuro. Isso é devastador para qualquer ser humano, esse tipo de vingança não vai lhe trazer felicidade, só lhe vai fazer viver mais o pesadelo do passado… “Vingue e seja feliz por um minuto” ou “perdoe e seja feliz para sempre”… A escolha é sua, mas permiti-me um conselho, escolha a segunda alternativa…
    Vai-se sentir muito melhor, Sr. Abilio

  50. img
    Da Terra Responder

    Agradeço ao Sr. Abílio Neto pela forma sábia a que respondeu ao triste e infeliz comunicado a exigir o pedido de desculpas! É pena que instituições Santomenses passam pela tamanha vergonha, que infelizmente afetam a todos nós enquanto Santomenses, sinceramente!! Urge mudarmos a situação por que passa neste momento o nosso país!!

    • img
      Zeze Responder

      Mas de que forma é que ele respondeu? Respondeu dizendo mais disparates. Basta repararem que ele insurgiu-se contra os eventuais erros de português dos outros e, pelo contrário, desvalorizou os bastantes erros que ele mesmo dá no faceboock e no referido programa. Basta ver que ele não sabe o significado de “Biosfera” e foi corrigido por uma forista. Aquele que não sabe não pode dar. Primeiro o Abílio Neto tem que resolver o problema da sua ignorância e só mais tarde tentar corrigir a dos outros.
      Fui

  51. img
    Asneiras Responder

    Mas qual forma sábia, minha gente?! Abílio Neto é um superficial que gosta de demonstrar que é culto. Quando esprimido só sai dai asneiras. Quem está no faceboock pode constatar isto mesmo. Perguntem ao Abílio Neto o que é a “Biosfera”, por exemplo. É esta a pessoa que se acha em condições de corrigir os outros? Kuá li, bili dêua….

  52. img
    Úkwé Responder

    Estive a ler os comentários e só queria corrigir o Juka Valentim. ABEL VEIGA e ABÍLIO NETO defenderam bastante São Deus Lima quando Patrice Trovoada a afastou da TVS. Mas eu lembro-me de um grande artigo de ADELINO CASSANDRA também a defender a jornalista. Obrigado.

Deixe um comentario

*