Taiwan decide reforçar investimento na produção de energias renováveis em São Tomé e Príncipe

Garantia do Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, no encontro com o Primeiro-ministro são-tomense durante a visita de 48 horas que Gabriel Costa efectuou na última semana a Taipei. Taiwan está também disponível para construir um hospital de referência a nível da sub-região africana.

A visita do Primeiro-ministro Gabriel Costa a Taiwan, serviu segundo o Chefe do Governo para deitar por terra, as más notícias dos últimos tempos. «Contrariamente a aquilo que os fazedores da má notícia propagam pelo mundo fora, nós vamos fortalecer as relações que nos unem à República da China Taiwan a Taiwan», declarou o Chefe do Governo são-tomense, num workshop em Taipei, sobre o investimento privado em São Tomé e Príncipe.

Prova mais contundente do fortalecimento das relações entre os dois Estados é talvez o convite endereçado pelo Presidente Pinto da Costa ao seu homólogo Taiwanês Ma Ying-jeou, para visitar São Tomé e Príncipe. O Primeiro-ministro Gabriel Costa, foi portador do convite oficial.

Talvez para dissipar dúvidas que teimam em persistir sobre as relações entre os dois países, o Presidente de Taiwan, aproveitou o encontro com Gabriel Costa, para anunciar as futuras acções da cooperação taiwanesa para com São Tomé e Príncipe, que passam pelo reforço do investimento do sector empresarial Taiwanês, no domínio da energia renovável.

Projecto que vai provocar a redução do custo com a energia. Ao mesmo tempo segundo Ma Ying-jeou, Taiwan vai continuar a dar a sua preciosa colaboração no domínio da saúde.

Combate ao paludismo, é um dos ganhos mais importantes conquistados por São Tomé e Príncipe, graças a cooperação com Taiwan.

O Primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, reconheceu o contributo de Taiwan noutros sectores como a agricultura, onde tem ajudado os agricultores e criadores de gado, a evoluírem no sentido da garantia da segurança alimentar, assim como a energia. Foi com o financiamento de Taiwan na ordem de 15 milhões de dólares que São Tomé e Príncipe construiu a sua primeira central térmica desde a independência.

A delegação santomense, que visitou Taiwan composta por líderes dos dois partidos que sustentam o governo, nomeadamente Jorge Amado do MLSTP e Xavier Mendes do PCD,  conheceu o  hospitalar Wan Fang um importante centro universitário de formação Médica de Taipé.

É o primeiro centro hospitalar no continente asiático,  que efectua cirurgias com bisturis laizer controlados por computadores. Um centro onde há alguns anos duas crianças são-tomenses receberam tratamento a nível de operação plástica.

O Hospital Wan Fang, inspira o projecto da cooperação taiwanesa para construção de uma unidade hospitalar de referência em São Tomé e Príncipe. Um centro hospitalar privado que para além de atender o público nacional, terá a região do Golfo da Guiné como um dos alvos. Na visita do Chefe do Governo são-tomense a parte taiwanesa mostrou que está pronta a avançar com o projecto. Cabe ao Estado são-tomense acender a luz verde.

Por ouro lado, Taiwan manifestou-se disponível a receber mais estudantes de São Tomé e Príncipe na área da medicina.

Actualmente cerca de 40 estudantes são-tomenses estão a formar em diferentes áreas nas universidades taiwanesas.

Abel Veiga / TVS

  1. img
    Barão de Água Izé Responder

    Muito positivos os projectos que esta notícia fala. Quanto às energias renováveis, seria muito interessante que a tecnologia de produção fosse instalada em STP, nem que fosse nesta fase só com uma fábrica de pequena ou média dimensão.
    Quanto ao hospital, para além de assistência e tratamentos à população de STP, se ele fosse também configurado numa visão de turismo de saúde, seria uma mais valia muito importante.

    • img
      ferpenapandopo Responder

      Caro Barão existe uma situação politica passada no Brasil que me faz lembrar esta noticia.
      “Numa conversa entre um Senador e um Perfeito,este estava a agradecer ao Senador o ter enviado uma avultada verba para a construção de uma ponte,já no final da conversa o Perfeito diz ao Senador que mais uma vez agradecia o envio da verba para a ponte, mas para ele também não se esquecer da verba para construir o RIO”.

      • img
        Barão de Água Izé Responder

        Veja meu comentário, mais abaixo.

  2. img
    António Silva Responder

    Se se consumar a construção deste hospital no nosso país será na realidade uma das mais valias para o nosso desenvolvimento. Há muito que eu reclamo esta opção e espero que realmente esta ideia seja uma realidade.Por ser privado será que o público em geral terá acesso aos cuidados primários nele?

  3. img
    observador Responder

    Importante; não basta construir o hospital, é necessário garantir a sua manutenção e operacionalidade, todavia a ideia parece-me fantástica do ponto de vista de prestação de serviço para a região onde nos localizamos, dou exemplo, por ano viajam milhares de angolanos a Namíbia e a Africa do Sul para tratamento, quando podiam faze-lo em S. Tomé e Príncipe… Força

  4. img
    Bingo Responder

    Vamos todos torcer para que os resultados cheguem. O país bem precisa de obras e de investimentos. Que esta visita do Primeiro-ministro dê frutos.

  5. img
    Zeca Afonso Responder

    A primeira mamografia que o Estado Santomense instalou no Hospital no mês passado já estragou!Qual Hospital, qual tecnologia que sobrevive em S.Tomé e Príncipe?

  6. img
    .A. Gomes Responder

    Já que apanhou um chuto no traseiro dos chineses, então teve que correr rápido para Taiwan
    Cuidado, que quem tudo quer, tudo perde
    Os chineses querem o local onde podem fazer a sua exploração sem controlo, como exploração florestal, exploração dos recursos naturais e SP não tem a capacidade para eles realizarem estas actividades.
    Daí que o namoro do Governo não deu certo. Agora tem que contentar com o Pai Grande Taiwan.
    Bem Haja
    Gomes

  7. img
    Maxibim Responder

    muito bem

  8. img
    luisó Responder

    Eu posso ter um carro novo de 60 mil euros mas se for um teso e não tiver dinheiro para a manutenção, então para que quero um carro?

    • img
      Vedé cu Mintxila Responder

      seja optimista…

  9. img
    miguel angelo Responder

    Fla so, fla so. Essa é a nova companhia que os chineses vão instalar em STP.

  10. img
    forro da terra Responder

    Francamente, esses políticos são muito propagandistas.

    Há quanto tempo se vem propalando que Taiwan vai construir um hospital de referencia em STP?

    Há mais de 5 anos.

    Onde está o hospital?
    Em parte nenhuma.

    Há notícia nesta informação?
    Não!

    Porquê desta propaganda barata?

    Porque estamos em pré-campanha eleitoral.

    Tomam juízos políticos!

  11. img
    Barão de Água Izé Responder

    Caro Ferpenapandopo; A técnica da ponte e do rio tem sido utilizada por muitos políticos da nossa Terra, e como se vê com muito sucesso, pelo incontestável desenvolvimento de STP.
    O projecto da fábrica e do hospital , é como sonhar um pouco, e sonhar não custa nada, por enquanto.

    • img
      ferpenapandopo Responder

      Então vamos sonhando e esperando pelo dinheiro para a ponte e para o rio…

  12. img
    Vedé cu Mintxila Responder

    Esta iniciativa é mesmo de elogiar, mas atenção na construção para que não seja semelhante a do Mercado Coco-Coco. construa e fiscalize bem a obra para que não venha por em causa a vida dos descendentes, pois quem está em cima um dia ainda pode descer. Eu nuca estarei contra o serviço que traga benefícios, independentemente de quem faz, mas é sempre bom estar atentos no que fazemos. Força…

  13. img
    cidadão atencioso Responder

    não entendo!

    1º qual o papel dos lideres do PCD E MLSTP, nessa visita, ou seja, o que eles foram lá fazer? uma vez que o governo chora dinheiro e diz implementar politica de contenção orçamental

    2º será que a presença desses dois lideres servia para fiscalizar ou controlar 1º ministro na tentativa de usurpar qualquer donativo cedido ao país, dizem por aí ” blablabla” que essas visita de estado chovem massas frescas ……

    não encontro motivos para a presença desses lideres numa visita de estado, uma vez que o nosso país não tem recursos para suportar esses encargos.

  14. img
    Odeth Pinto Responder

    Queridos santomenses eu entendo a vossa dor embora distante mas uma coisa aprendi, temos que ser optimista e DEUS vai tocar nos corações de todos os Políticos que é uma vergonha para todos ter um País neste estado com tantas ajudas que têm havido em SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Basta de roubo, miséria, criminalidade e porcarias nos hospitais e nos arredores da cidade CAPITAL. Somos um povo rico e eu acredito nesta nova viragem, sim, na construção de um hospital decente e de todos os CENTROS DE SAÚDE. BOM NATAL PARA TODOS COM SAÚDE PAZ E MUITO DINHEIRO. VIVA 2014, VIVA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO HOSPITAL, VIVA S. TOMÉ TODO PODEROSO.Chegou a nossa vez, deixamos que DEUS TOME O CONTROLO DESTA SITUAÇÃO. UM ABRAÇO, CAMARADAS, JUNTOS SOMOS FORTES. BOM NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO CHEIO DE NOVIDADES. SENHOR JESUS VOS AMA. EU TAMBÉM BJS

  15. img
    Odeth Pinto Responder

    Peço desculpa se escrevi alguma besteira. Desejo-vos um bom final de semana. Beijinhos à todos

  16. img
    CAÇÔ SÁN ZUWANA Responder

    Falam tanto e nunca se vê o objetivo…
    Há anos que esta linda terra esta a espera de um bom hospital publico, um bom porto acostável, um bom aeroporto,etc. etc,e esses homens la do poder não veem isso, TAIWAN nesses anos todos já INJETOU muita massa nessa TERRA mas que até hoje estamos ainda sem ponto ou seja o nosso I ESTA SEM PONTO…
    Mas até onde vamos parrar meu s.tome…

Deixe um comentario

*